O Politécnico de Leiria tem-se afirmado nos últimos anos como uma instituição focada na Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I&D+i), tendo por marca identitária um Ecossistema de I&D+i orientado primordialmente para o tecido económico e social da região onde está inserido, não perdendo, contudo, o foco global que se pretende para a I&D+i.
Assim, é nosso objetivo assegurar uma atividade de I&D+i que seja útil para a Região, mas também relevante para todo o País, e com potencial de aplicação em contexto internacional, dentro das nossas diversas áreas de atuação.
Para além das suas unidades orgânicas e de investigação internas, destaca-se ainda a estrutura de apoio interna à I&D+i do Politécnico de Leiria de, dividida em 3 setores: INDEA, CTC e Gabinete de Projetos.

Fazem parte deste ecossistema de I&D+i as suas 5 escolas superiores, 15 unidades de investigação, 1 centro de transferência de conhecimento e tecnologia e 2 infraestruturas científicas (Edifício CDRsp – Engenharia e Biofabricação; Edifício CETEMARES – Ciência e Tecnologia do Mar), às quais se unem:
3 incubadoras de empresas
- IDD – Incubadora D. Dinis (Leiria do CCD – Centro de Competências D.Dinis)
- OPEN – Oportunidades Específicas de Negócio (Marinha Grande)
- ABC – Apoio de Base à Criatividade (Parque Tecnológico de Óbidos)
1 business school
1 associação empresarial
1 centro tecnológico
1 parque tecnológico
2 agências regionais de energia
- ENERDURA – Agência Regional de Energia da Alta Estremadura
- Oeste Sustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste
1 centro ciência viva
9 clusters e pólos de competitividade de tecnologia
- AED – Cluster da Aeronáutica, Espaço e Defesa
- Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar
- InovCluster – Associação do Cluster AgroIndustrial do Centro
- Mobinov – Associação do Cluster Automóvel
- Pool-Net – Cluster de Competitividade Engineering & Tooling
- PRODUTECH – Pólo das Tecnologias de Produção
- TICE.PT – Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica
- ACPMR – Associação dos Recursos Minerais de Portugal
- AEC – Cluster da Arquitetura, Engenharia e Construção
Para o futuro, pretende o Politécnico de Leiria de Leiria
- Continuar a apoiar, dinamizar e consolidar as suas atividades de I&D+i;
- Estabelecer e reforçar parcerias com outros institutos e unidades de investigação nacionais e estrangeiras, fomentando a participação em projetos conjuntos;
- Promover o intercâmbio dos investigadores do Politécnico de Leiria de Leiria com outros institutos e unidades de investigação, nacionais e estrangeiras, assim como a integração de investigadores externos nas suas unidades de investigação;
- Potenciar e alargar as parcerias existentes para a formação pós-graduada, quer com outras instituições de ensino superior, quer com o setor empresarial local;
- Estimular a participação dos alunos de formação inicial e pós-graduada nas actividades de I&D+i das suas unidades de investigação.
Acreditamos que o nosso Ecossistema de I&D+i nos permitirá, duma forma segura e sustentada, alcançar todos estes objetivos, para que novos e mais ambiciosos propósitos surjam de seguida, e com isso podermos continuamente contribuir para a melhoria da sociedade local, regional, nacional e global em que vivemos.
INDEA – Instituto de Investigação, Desenvolvimento e Estudos Avançados
O INDEA é uma unidade de formação, investigação e desenvolvimento do Politécnico de Leiria, que surge integrado numa estratégia alargada de desenvolvimento do Politécnico de Leiria de Leiria, visando a promoção das atividades de I&D+i e a generalização da oferta de formação pós-graduada nos diversos domínios científicos do Politécnico de Leiria.
Enquanto espaço de referência de I&D+i e formação avançada no Politécnico de Leiria, o INDEA visa o fortalecimento das capacidades próprias de investigação e o desenvolvimento do conhecimento científico.
Missão
- Fomentar, apoiar e coordenar atividades de I&D+i;
- Promover a formação avançada no Politécnico de Leiria;
- Contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e para a capacidade de inovação da região e do país.
A equipa do INDEA é responsável pelo apoio técnico e administrativo e pela comunicação com as estruturas internas e externas no âmbito da I&D+i. Entre os diversos serviços que presta, destaca-se o apoio às unidades de investigação e a gestão dos concursos de atribuição de Bolsas de Investigação Científica do Politécnico de Leiria
Legislação
Contactos
Centro de Partilha e Valorização do Conhecimento
O CTC, como estrutura de interface interna e com o exterior, permite alavancar a concretização de diversos projetos académicos e, em parceria com empresas e outras instituições, potenciar a criação de spin-offs.
Atividades como: a realização de ações de formação, seminários, conferências, workshops, participação em exposições e organização de eventos de divulgação de inovação e tecnologia do Politécnico de Leiria de Leiria são, também, objeto de ação do CTC.
Missão
Promover a oferta tecnológica e o conhecimento existente no Politécnico de Leiria junto das empresas e instituições, interagindo com estas, de forma a identificar novas áreas de conhecimento emergentes. Estimular, incentivar e dinamizar a participação de todos aqueles que integram o Politécnico de Leiria em projetos de transferência de tecnologia e partilha de conhecimento.
Gabinete de Projetos
O Gabinete de Projetos (GPROJ) do Politécnico de Leiria de Leiria está integrado na Direção de Serviços de Planeamento e Desenvolvimento Estratégico do Instituto (DSPDE), que engloba também o Gabinete de Planeamento (GPLAN) e o Gabinete de Organização e Métodos (GOM).
O GPROJ foi criado com o objetivo de promover a participação das unidades orgânicas, unidades de investigação, docentes e investigadores do Politécnico de Leiria em projetos financiados por programas nacionais e internacionais de diversa tipologia.
Missão
- Deteção de oportunidades de financiamento;
- Sistematização e divulgação interna ao corpo de investigadores do Politécnico de Leiria a de informação relativa a programas de financiamento;
- Promoção de parcerias internas e externas, nacionais e internacionais, para candidaturas a programas de financiamento;
- Gestão das componentes administrativa e financeira nos processos de candidatura a programas de financiamento em que o Politécnico de Leiria participe, apoiando os seus investigadores em tarefas para as quais não estão especificamente vocacionados.
A execução financeira dos projetos aprovados é depois realizada pelo Sector de Gestão Financeira de Projetos (SGFP), da Direção de Serviços Financeiros (DSF).
Contactos
Ana Marta Santos (responsável): gabinete.projectos@ipleiria.pt
Siga-nos em Politécnico de Leiria de Leiria Projetos