Rui Fonseca-Pinto assume cargo de Diretor na Escola Superior de Saúde de Leiria
A cerimónia de tomada de posse da nova direção da Escola Superior de Saúde (ESSLei) do Instituto Politécnico de Leiria decorreu no dia 11 de dezembro de 2019, pelas 15h00, no auditório da Escola. Rui Fonseca-Pinto é o novo diretor da ESSLei, iniciando um mandato de 4 anos.
Maria dos Anjos Dixe e Dulce Gomes foram nomeadas subdiretoras.
Parabéns à nova equipa e votos de sucesso!
Após a assinatura do compromisso de empossamento, Rui Fonseca-Pinto fez um discurso aos presentes, onde começou por destacar as suas origens, percurso académico e profissional, e elencou os desafios atuais na Saúde. «A estratégia que proponho é a força motriz para afirmação da Escola de Saúde nos próximos quatro anos, mas que por si só, e de forma isolada não se cumpre, pois trata-se de uma estratégia agregadora e plural, que necessita da participação de todos», salientou o diretor da ESSLei.
Além de destacar o trabalho desenvolvido por Clarisse Louro, diretora cessante da ESSLei, o presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, lançou um desafio para a agenda da ESSLei. «Há margem para gerar conhecimento na comunidade, já que a Saúde é uma área estratégica no País. Relativamente ao ensino, o 2.º ciclo de formação pode crescer e o 3.º ciclo pode ser pensado no futuro.»

António Sales referiu que «face aos novos desafios, como as epidemias, as resistências aos antimicrobianos ou as alterações climáticas, obrigam a um novo paradigma assistencial. Estamos a trabalhar para envolver mais o cidadão, com mais centros de referência, cuidados continuados e hospitalização domiciliária». «Contamos com a Escola Superior de Saúde de Leiria para um Serviço Nacional de Saúde ainda mais robusto nos seus resultados e ainda mais eficiente na gestão dos recursos de todos nós», terminou o secretário de Estado.
Perfil de Rui Fonseca-Pinto

Rui Fonseca-Pinto é atualmente professor adjunto do Politécnico de Leiria, onde exerce funções docentes desde 2002, inicialmente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, e desde 2010 também na Escola Superior de Saúde. Desde 2011 que é investigador no Instituto de Telecomunicações no grupo “Multimedia Signal Processing” na delegação de Leiria, e desde 2018 é membro integrado do ciTechCare – Center for Innovative Care and Health Technology do Politécnico de Leiria.
