Curriculum Vitae

Luísa Mariana de Oliveira Rodrigues Cymbron

Data da última atualização »Last update : 27/02/2019


Luísa Mariana de Oliveira Rodrigues Cymbron. É Professor Associado na Universidade Nova de Lisboa. Publicou 11 artigos em revistas especializadas e 3 trabalhos em actas de eventos, possui 6 capítulos de livros e 6 livros publicados. Possui 10 itens de produção técnica. Participou em 20 eventos no estrangeiro e 44 em Portugal. Nas suas actividades profissionais interagiu com 8 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=9515789982786392


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Luísa Mariana de Oliveira Rodrigues Cymbron
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Cymbron, Luísa
Categoria profissional
Position
Professor Associado
Endereço profissional
Professional address
Universidade Nova de Lisboa
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical
Av. de Berna, 26C
Lisboa
1069--061 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)2179083
Correio electrónico: lcymbron@fcsh.unl.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
1999 Doutoramento
Phd
Ciências Musicais Históricas.
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

1990 Provas de Aptidão Pedagógica/Capacidade Científica
Evaluation of Pedagogic Readiness/Cientific Ability
Ciências Musicais.
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

1981-1985 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em Ciências Musicais (4 anos » years) .
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade Nova de Lisboa
Set/2012-Actual Professor Associado

Universidade Nova de Lisboa
Jul/1999-Set/2012 Professor Auxiliar

Universidade Nova de Lisboa
Dez/1990-Jul/1999 Assistente

Universidade Nova de Lisboa
Jun/1986-Dez/1990 Assistente Estagiário





Atividades de Ensino (Teaching activities)


Universidade Nova de Lisboa
Jul/1999-Set/2012
Curso»Academic program: Licenciatura em Ciências Musicais

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Análise Musical IV (Romantismo)
  • História da Música III (Período Clássico)
  • História da Música V (Romantismo)
  • História da Música em Portugal II
  • Seminário de Investigação: “O Arquivo do Teatro de S. Carlos: estudo de fontes e produção de ópera italiana no século XIX”
  • Seminário de Investigação “Questões de historiografia e dramaturgia verdianas: Nabucco, Macbeth, Aida”
  • Seminário de Musicologia do Mestrado em Ciências Musicais: “Os compositores portugueses de meados do século XIX e a ópera”
  • Análise e Teoria Musical – Séc. XIX
  • História da Música – Séc. XIX(Regente)
  • Seminário de Investigação: “A carreira e a produção de Francisco de Sá Noronha (1820-1881)”(Regente)
  • História da Música Ibérica e Latino-Americana
  • Análise e Teoria Musical 1815-1890
  • História da Música 1815-1890
  • Temas de investigação em Musicologia: “O virtuosismo instrumental do século XIX em Portugal: o violino”
  • Seminário B “Fontes para o estudo da história da música em Portugal (sécs. XVIII-XX)”
  • Organologia(Regente)
  • História da Música 1750-1820(Regente)
  • Análise e Teoria Musical 1750-1820(Regente)






Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Universidade Nova de Lisboa
Jul/2013-Actual Departamento de Ciências Musicais,Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
- Coordenadora Executiva


Abr/2013-Actual Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
- Membro Eleito do Conselho Científico


Abr/2009-Abr/2013 Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
- Membro eleito do Conselho Pedagógico


Mai/2010-Mai/2012 Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical,Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
- Secretária da Direcção


Mai/2008-Mai/2010 Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical,Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
- Secretária da Direcção






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Francês (Bem), Italiano (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Francês (Bem), Italiano (Bem), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Bem).

Reading
Francês (Bem), Italiano (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Francês (Bem), Italiano (Bem), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Membro.
2009- 2012 Caravelas -Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira, Membro.
Membro da Comissão Coordenadora e do Conselho Científico.
1992- 2002 Associação Portuguesa de Ciências Musicais , Membro fundador.
Secretária da Mesa da Assembleia Geral .




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Cymbron, Luísa M. O. R. 2012. Olhares sobre a Música em Portugal no Século XIX: ópera, virtuosismo e música doméstica. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-689-248-7. Lisboa: Edições Colibri-CESEM.
2. Cymbron, Luísa M. O. R. 2002. “Writing Opera in Nineteenth Century Portugal: Francisco de Sá Noronha and L'arco di Sant'Anna” . ed. 1, 1 vol.. New York: Pendragon Press.
3. Cymbron, Luísa M. O. R. 2001. Verdi em Portugal 1843-2001 . ed. 1, 1 vol., ISBN: 972-565-327-0. Lisboa: Biblioteca Nacional - Teatro Nacional de S. Carlos.
4. Cymbron, Luísa M. O. R. 1996. A Arte Musical 1873-1875; 1890-1891. ed. 1, 1 vol.. Ann Arbor, Michigan: UMI.
5. Brito, Manuel C.. 1992. História da Música Portuguesa. ed. 1, 1 vol.. Lisboa: Universidade Aberta.
6. Cymbron, Luísa M. O. R; Carvalho, João S.. 1985. Bibliografia da Música do Baixo Alentejo. ed. 1, 1 vol.. Beja: n.c..

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Cymbron, Luísa M. O. R; Brito, Manuel C.. 2008. “Opera orchestras in Portugal: Lisbon and Oporto¿? .  In The Opera Orchestra in 18th- and 19th- Century Europe, I: The Orchestra in Society, ed. Niels Martin Jensen e Franco Piperno, 441 - 475. ISBN: 978-3-8305-1487-9. Berlim: BWV Berliner Wissenschafts-Verlag.
2. Cymbron, Luísa M. O. R. 2008. “Don Giovanni as Performed by the Orchestra of the Teatro S. Carlos: Nineteenth-Century Reception¿? .  In The Opera Orchestra in 18th-and 19th-Century Europe, II: The Orchestra in the Theatre – Composers, Orchestras and Instruments, ed. Niels Martin Jensen e Franco Piperno, 47 - 66. ISBN: 978-3-8305-1488-6. Berlim: BWV. Berliner Wissenschafts-Verlag.
3. Cymbron, Luísa M. O. R; Gonçalves, Isabel N. 2007. "Scribe’s theatre in Lisbon during the early Liberal period (1834-1853)¿? .  In Eugène Scribe und das europäische Musiktheater des 19. Jahrhunderts, ed. Sebastien Werr, 153 - 174. ISBN: 978-3-8258-0967-6. Berlim: Lit Verlag.
4. Cymbron, Luísa M. O. R. 2002. “‘O celebre auctor dos Lombardos e do Hernani’: Verdi in Portugal in the 1840’s¿?.  In Pensieri per un Maestro. Studi in onore di Pierluigi Petrobelli, ed. Stefano Lavia e Roger Parker, 253 - 272. . Turim: EDT.
5. Cymbron, Luísa M. O. R. 2001. “A produção e recepção das óperas de Verdi em Portugal no século XIX (com algumas notas sobre a relação do compositor com o nosso país)¿?.  In Verdi em Portugal 1843-2001 (Catálogo da Exposição Comemorativa do Centenário da Morte do Compositor), 21 - 39. . Lisboa: Biblioteca Nacional de Lisboa .
6. Cymbron, Luísa M. O. R. 2000. “L´egemonia dell’opera italiana nel Portogallo del XIX secolo¿?.  In Il teatro dei due mondi: l’opera italiana nei paesi di lingua iberica, ed. Ana Laura Bellina, 125 - 140. ISBN: n.c.. Treviso: Diastema Libri.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Cymbron, Luísa M. O. R. 2009. "«"Algumas modinhas de bom gosto e duetos italianos para meninas": a música e a educação de uma família micaelense do início do século XIX»", Arquipélago-História, Revista da Universidade dos Açores  13, 13: 87 - 118.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Cymbron, Luísa M. O. R. 2011. "“A complexa teia do exotismo: aspectos da personalidade e da obra do violinista e compositor Francisco de Sá Noronha¿?", Trabalho apresentado em XXI Congresso da ANPPOM, In Anais do XXI Congresso da ANPOM, Uberlândia.
2. Cymbron, Luísa M. O. R. 2006. ""A estreia de Don Giovanni no Teatro de S. Carlos em 1839: um projecto romântico adiado?" ", Trabalho apresentado em Mozart, Marcos Portugal e o seu tempo, In Mozart/Marcos Portugal e o seu tempo. Actas, Lisboa.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Cymbron, Luísa M. O. R. 2011. "“À margem do Risorgimento: as primeiras óperas de Verdi e o mundo da ópera em Portugal"", Estudos Italianos em Portugal, 6 (2011), 6: 77 - 94.
2. Cymbron, Luísa M. O. R. 2006. "“À descoberta das ilhas: os Açores nas rotas do virtuosismo oitocentista¿?", Insulana. Órgão do Instituto Cultural de Ponta Delgada, 62: 107 - 122.
3. Cymbron, Luísa M. O. R. 2000. "“Entre o modelo italiano e o drama romântico – os compositores portugueses de meados do século XIX e a ópera¿? ", Revista Portuguesa de Musicologia, nº 10 (2000), 10: 117 - 150.
4. Cymbron, Luísa. 1999. " As óperas garrettianas e as suas fontes ", Leituras. Revista da Biblioteca Nacional, 4: 279 - 284.
5. Cymbron, Luísa M. O. R. 1995. "“O Teatro de S. João do Porto: novos dados sobre o seu funcionamento (1834-1876)¿? ", Revista Portuguesa de Musicologia, 4-5: 147 - 166.
6. Cymbron, Luísa M. O. R. 1995. "“'A crude and eccentric genius': Francisco de Sá Noronha (1820-1881) violinista e compositor português” ", Colóquio-Artes, 105: 47 - 52.
7. Cymbron, Luísa M. O. R. 1992. "“Para uma discografia da música portuguesa¿? ", Revista Portuguesa de Musicologia, 2: 13 - 56.
8. Cymbron, Luísa M. O. R; Latino, Adriana. 1988. "“Música e liturgia na historiografia açoriana quinhentista e seiscentista” ", Boletim da Associação Portuguesa de Educação Musical, nº 58 (Julho/Setembro 1988), 58: 34 - 37.
9. Cymbron, Luísa M. O. R. 1987. "“O piano e a sociedade açoriana oitocentista: subsídios para um estudo organológico em Ponta Delgada” ", Boletim da Associação Portuguesa de Educação Musical, nº 52 (Janeiro/Março 1987), 52: 83 - 85.
10. Cymbron, Luísa M. O. R; Cruz, Nuno I. 1986. "“A importância da música na publicidade em Portugal” ", Boletim da Associação Portuguesa de Educação Musical, nº 48 (Janeiro/Março 1986), 48: 55 - 57.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Cymbron, Luísa M. O. R; Artiaga, Maria J. 2009. "“Before the arrival of Lohengrin: the Wagner phenomenon and its consequences in Portugal between 1861 and 1883"", Trabalho apresentado em Consequences of Wagner International Conference , In Consequences of Wagner International Conference , Lisboa.

Prefácio, Posfácio
Preface, Postface
1. Cymbron, Luísa M. O. R. 2013. "Prefácio". Lisboa. (Prefácio)
2. Cymbron, Luísa. 2000. ""Introdução"". Lisboa. (Introdução)

Outra produção científica
Other scientific production
1. Cymbron, Luísa. 2000. "Editora da Revista Portuguesa de Musicologia nº 10", 300 pp.. Lisboa: Associação Portuguesa de Ciências Musicais.



Organização de evento
Event organization
1. Cymbron, Luísa M. O. R. Colóquio Internacional "As Práticas da Comédia",2013 (Congresso / Organização).
2. Cymbron, Luísa M. O. R. ”'O Gosto pela Música' homenagem a João de Freitas Branco, no 90º aniversário do seu nascimento”,2012 (Congresso / Curadoria).
3. Cymbron, Luísa M. O. R. Colóquio “O Teatro de S. Carlos e as artes do espectáculo em Portugal”,2010 (Encontro / Organização).
4. Cymbron, Luísa M. O. R. “Texts and Singers”,2009 (Oficina / Organização).
5. Cymbron, Luísa M. O. R. XIII Encontro de Musicologia “Os Espaços da Música”,2005 (Congresso / Curadoria).
6. Cymbron, Luísa M. O. R. XI Encontro de Musicologia “Música e Processos de Formação: perspectivas históricas e etnomusicológicas”,2002 (Congresso).
7. Cymbron, Luísa M. O. R. Verdi em Portugal (1843-2001),2001 (Exposição / Curadoria).
8. Cymbron, Luísa M. O. R. “Verdi e o Mundo Operático do Século XIX” ,2001 (Congresso).
9. Cymbron, Luísa M. O. R. IX Encontro de Musicologia,1998 (Congresso).
10. Cymbron, Luísa M. O. R. VIII Encontro Nacional de Musicologia “Música e Identidade”,1997 (Congresso).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Jorge Alexandre Cardoso Marques da Costa, António Luís Miró (18?-1853): um maestro concertatore português nos Teatros das Laranjeiras e de S. Carlos, 2010. Tese (Sociologia da Cultura) - Universidade do Porto (Co-orientador).
Em curso
Ongoing
1. Maria Isabel Albergaria Sousa, O órgão nos Açores do século XIX: estudo histórico e organológico, 2011. Tese (Ciências Musicais Históricas) - Universidade Nova de Lisboa (Co-orientador).
2. Walter Luiz Alves da Silva, Heinrich e Cécile Däniker-Haller – A música doméstica na vida de um casal de negociantes suíços entre Zurique e o Rio de Janeiro imperial (1811-1863), 2010. Tese (Ciências Musicais Históricas) - Universidade Nova de Lisboa (Co-orientador).
3. Pedro Alexandre Marcelino Marquês de Sousa, As Bandas de música no distrito de Lisboa entre a Regeneração e a República (1850-1910): História, organologia, repertórios e práticas interpretativas, 2009. Tese (Ciências Musicais Históricas) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Luísa Fonte Gomes, A opereta em Portugal na viragem para o século XX: 'Tição Negro' de Augusto Machado (1902), 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Musicais) - Universidade Nova de Lisboa, Bolseiro(a) de Universidade Nova de Lisboa (Orientador).
2. Ana Margarida Alves Marques, O programa Semanário Musical da Emissora Nacional (1968 a 1973): estudo de caso sobre a divulgação radiofónica no “período marcelista, 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Musicais) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador).
3. Ana Carolina Ferreira da Cruz, António Luís Miró (18?-1853): um maestro concertatore português nos Teatros das Laranjeiras e de S. Carlos, 2009. Dissertação (iências Musicais) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador).
4. Vânia Mariete Pereira Ferreira, L’assedio di Diu (1841): melodramma italiano, drama histórico e orientalismo na obra de Manuel Inocêncio Liberato dos Santos, 2007. Dissertação (Ciências Musicais) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador).
5. João Luís Meireles Santos Leitão da Silva, O diário A Revolução de Setembro (1840-1857): Música, poder e construção social de realidade em Portugal nos meados do século XIX, 2006. Dissertação (Ciências Musicais) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador).
6. João Carlos Soares, O teatro de S. João e a imprensa periódica portuense nas décadas de 1870 a 1890, 2005. Dissertação (Ciências Musicais) - Universidade de Coimbra (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Cymbron, Luísa Mariana de Oliveira Rodrigues. Participação no júri de Isabel Maria Dias Novais Gonçalves. A Musica Teatral na Lisboa de Oitocentos: Uma Abordagem através da Obra de Joaquim Casimiro Junior, 2012. Tese (Ciências Musicais Históricas) - Universidade Nova de Lisboa.


Exame de qualificação de doutoramento
Phd qualification test
1. Cymbron, Luísa Mariana de Oliveira Rodrigues. Participação no júri de Luís Miguel da Luz Raimundo. Almeida Garrett e os compositores de ópera portugueses de finais do século XIX: Dona Branca de Alfredo Keil e Frei Luiz de Sousa de Freitas Gazul, 2011. Exame de qualificação (Ciências Musicais Históricas) - Universidade Nova de Lisboa.


Outra
Other
1. Cymbron, Luísa. Participação no júri de Alberto José Vieira Pacheco. Cantoria Joanina : a pratica vocal carioca sob influencia da corte de D. João VI, castrati e outros virtuoses, 2012. Outra, Universidade Nova de Lisboa.
2. Cymbron, Luísa Mariana de Oliveira Rodrigues. Participação no júri de Maria Esperanza Clares Clares. La Vida Musical en Múrcia Durante la Segunda Mitad del Siglo XIX, 2012. Outra, Universidad de Barcelona.


Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1. Membro do Painel de artes do Proposals for Research and Development Projects in all Scientific Domains, 2004, Fundação para a Ciência e a Tecnologia.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. “[E]sta sempre maçadora opera”: Don Giovanni e o Teatro de S. Carlos no século XIX”, 2010 (Seminário).
Nome do evento: Forum “Música e dramaturgia”; Nome da Instituição: CESEM; Cidade do evento: Lisboa / FCSH.
2. “Depois da Guerra Civil – Repertório italiano”, 2009 (Outra).
Nome do evento: Ciclo de concertos “O Teatro de S. Carlos no século XIX”; Nome da Instituição: Teatro Nacional de S. Carlos; Cidade do evento: Lisboa / Teatro Nacional de S. Carlos.
3. “En la periferia de la periferia. La Ópera italiana en Portugal durante el siglo XIX (Lisboa y Oporto)” , 2009 (Conferência).
Nome do evento: 60ª Edición, Cursos de Verão de Cadiz; Nome da Instituição: Universidade de Cadiz; Cidade do evento: Cadiz / Universidade de Cadiz.
4. “Os compositores portugueses do liberalismo e a ópera”, 2008 (Outra).
Nome do evento: Ciclo de concertos “Os compositores portugueses do liberalismo e a ópera”; Nome da Instituição: Teatro Nacional de S. Carlos; Cidade do evento: Lisboa / Teatro Nacional de S. Carlos.
5. “‘A ópera do fanatismo portuense’: Il trovatore de Verdi e o melodramma italiano do séc. XIX”, 2008 (Conferência).
Nome do evento: Ciclo de Conferências “4 séculos de ópera” – Música em Matosinhos; Nome da Instituição: Escola de Música Óscar da Silva; Cidade do evento: Matosinhos / Escola de Música Óscar da Silva.
6. “"Algumas modinhas de bom gosto e duetos italianos para meninas": a música e a educação de uma família micaelense do início do século XIX”, 2008 (Conferência).
Nome do evento: A música discute-se; Nome da Instituição: CESEM; Cidade do evento: Lisboa / FCSH.
7. “‘Filho da natureza e do sentimento’: Francisco de Sá Noronha Violonista”, 2006 (Seminário).
Nome da Instituição: CESEM; Cidade do evento: Lisboa / FCSH.
8. “Uma viagem musical pelos Açores” , 2006 (Workshop).
Nome do evento: Simpósio Uma Viagem Musical pelas Ilhas do Atlântico; Nome da Instituição: Departamento de Ciências Musicais - FCSH; Cidade do evento: Lisboa / FCSH.
9. “A Ópera em Viena no Tempo de Beethoven”, 2005 (Conferência).
Nome do evento: Festa da Música; Nome da Instituição: Centro Cultural de Belém; Cidade do evento: Lisboa / Centro Cultural de Belém.
10. “La donna del lago de Rossini” , 2005 (Conferência).
Nome do evento: Apresentação da Ópera; Nome da Instituição: Amigos do S. Carlos; Cidade do evento: Lisboa / Teatro Nacional de S. Carlos.
11. “A Música portuguesa do século XIX e as suas relações com o panorama musical europeu”, 2004 (Conferência).
Cidade do evento: Matosinhos / Museu da Quinta de Sant’Iago .
12. “Sitffelio de Verdi” , 2004 (Conferência).
Nome do evento: Apresentação da Ópera; Nome da Instituição: Amigos do S. Carlos; Cidade do evento: Lisboa / Teatro Nacional de S. Carlos.
13. “Espanha na ópera do século XIX”, 2002 (Conferência).
Nome do evento: Espanha: O diálogo entre culturas ; Nome da Instituição: Departamento de Línguas e Literaturas Românicas; Cidade do evento: Lisboa / FCSH.
14. “Adina de Gioachino Rossini”, 2002 (Conferência).
Nome do evento: Apresentação da Ópera; Nome da Instituição: Amigos do S. Carlos; Cidade do evento: Lisboa / Teatro Nacional de S. Carlos.
15. “Verdi e a ópera do século XIX”, 2001 (Conferência).
Nome da Instituição: Academia das Artes de Ponta Delgada; Cidade do evento: Ponta Delgada / Academia das Artes de Ponta Delgada.
16. “Do italianismo ao germanismo: perspectivas da música em Portugal no século XIX”, 1993 (Conferência).
Nome da Instituição: Universidade de Granada; Cidade do evento: Granada / Universidade de Granada.
17. “A música americana nos anos 1910-20 e as imagens da América na música erudita ocidental”, 1988 (Conferência).
Nome do evento: Exposição América 1910-20; Nome da Instituição: Centro de Estudos Americanos da UNL, Embaixada dos EUA; Cidade do evento: Lisboa / FCSH.

Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. "Camões in Brazil: Operetta and Portuguese culture in Rio de Janeiro circa 1880", 2013 (Congresso).
Nome do evento: Conferência Internacional "As Práticas da Comédia"; Nome da Instituição: CESEM; Cidade do evento: Lisboa / Teatro da Trindade.
2. “Francisco de Sá Noronha (1820-1881): perfil de um músico português entre as duas margens do Atlântico”, 2013 (Congresso).
Nome do evento: Congresso Internacional “A Música no Espaço Luso-Brasileiro: Um Panorama Histórico”; Nome da Instituição: CESEM - Universidade Federal de Pelotas; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
3. “A difícil procura de um caminho. Os compositores portugueses do primeiro Liberalismo e a ópera: o caso de Manuel Inocêncio dos Santos” , 2010 (Encontro).
Nome do evento: Colóquio “O Teatro de S. Carlos e as artes do espectáculo em Portugal”; Nome da Instituição: CESEM - Projecto "O Teatro de S. Carlos e as artes do espectáculo em Portugal"; Cidade do evento: Lisboa / Teatro Nacional de S. Carlos.
4. “Scrivere opere senza cantanti: F. X. Migone e il ruolo di Vannina”, Colóquio “Texts and Singers” , 2009 (Workshop).
Nome do evento: Colóquio “Texts and Singers” ; Nome da Instituição: CESEM - Projecto “O Teatro de S. Carlos e as artes do espectáculo em Portugal”; Cidade do evento: Lisboa / FCSH.
5. “‘Sempre Trovador, sempre Rigoletto, sempre Traviata’: a presença de Verdi em L’arco di Sant’Anna de Francisco de Sá Noronha (1820-1881)”, 2001 (Congresso).
Nome do evento: Colóquio “Verdi e o Mundo Operático do Século XIX”; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Ciências Musicais -- Teatro Nacional de S. Carlos; Cidade do evento: Lisboa / Teatro Nacional de S. Carlos.

Participação como Relator
Participation as Commentator
1. “I Vespri Siciliani a Lisbona (1857-1863): recezione verdiana e rifiuto della storia portoghese”, 2013 (Congresso).
Nome do evento: Convegno Internazionale “Giuseppe Verdi, dalla musica alla messinscena. In ricordo di Pierluigi Petrobelli”; Nome da Instituição: Università La Sapienza; Cidade do evento: Roma / Università La Sapienza.
2. “I Vespri Siciliani em Lisboa (1857-1863): recepção verdiana e recusa da história portuguesa”, 2013 (Encontro).
Nome do evento: III Encontro Nacional de Investigação em Música; Nome da Instituição: Sociedade Portuguesa de Investigação em Música; Cidade do evento: Cascais / Museu da Presidência da República.
3. “Compondo sobre textos em língua portuguesa entre o Porto e o Rio de Janeiro: Francisco de Sá Noronha e o mundo do opéra comique e da opereta (1868-80)”, 2012 (Congresso).
Nome do evento: Simpósio Internacional A Língua Portuguesa em Música, Lisboa; Nome da Instituição: CESEM; Cidade do evento: Lisboa / Culturgest.
4. “ ‘Ó Istambul! Cabul! Liverpool! Rio Grande do Sul!’: operetta as a cross-cultural space in the Rio de Janeiro of the early 1880's”, 2012 (Congresso).
Nome do evento: 17th Biennial International Conference on Nineteenth-Century Music; Nome da Instituição: The University of Edinburgh; Cidade do evento: Edimburgo.
5. “Refusing history: Portuguese composers of the second half of the 19th century and the construction of a model of the national hero”, 2012 (Congresso).
Nome do evento: 19th IMS Congress; Nome da Instituição: International Musicological Society; Cidade do evento: Roma / Parco della Musica.
6. “Amor tem fogo”: o centenário Camões no Rio de Janeiro através da opereta”, 2012 (Encontro).
Nome do evento: II Encontro Nacional de Investigação em Música; Nome da Instituição: Sociedade Portuguesa de Investigação em Música; Cidade do evento: Castelo Branco / Cine-Teatro.
7. Apresentação da revista Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher nº 25 (2011), 2011 (Outra).
Nome do evento: Apresentação da revista Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher nº 25 (2011); Nome da Instituição: Revista Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher ; Cidade do evento: Lisboa / Salão Nobre do Conservatório Nacional.
8. Projecto bilateral CESEM-UNICAMP: “Música vocal luso-brasileira nos séculos XVIII e XIX” , 2011 (Workshop).
Nome do evento: “Música vocal luso-brasileira nos séculos XVIII e XIX” ; Nome da Instituição: Universidade de Campinas - CESEM; Cidade do evento: Campinas / Universidade de Campinas.
9. “A corte portuguesa e a música: do Antigo Regime ao Liberalismo”, 2011 (Conferência).
Nome do evento: 46º Festival de Sintra; Nome da Instituição: 46º Festival de Sintra; Cidade do evento: Queluz / Palácio de Queluz.
10. “O cair do pano: Francisco de Sá Noronha e a opereta no Rio de Janeiro dos últimos anos do Império”, 2011 (Encontro).
Nome do evento: I Encontro Nacional de Investigação em Música; Nome da Instituição: Sociedade Portuguesa de Investigação em Música; Cidade do evento: Porto / Casa da Música.
11. “A complexa teia do exotismo: aspectos da personalidade e da obra do violinista e compositor Francisco de Sá Noronha”, 2011 (Congresso).
Nome do evento: Congresso da ANPPOM; Nome da Instituição: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música; Cidade do evento: Uberlândia / Universidade Federal de Uberlândia.
12. “Revisitando uma obra de juventude: José Francisco Arroyo e a ópera Bianca di Mauleon”, 2011 (Congresso).
Nome do evento: Congresso “O Porto Romântico”; Nome da Instituição: Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa; Cidade do evento: Porto / Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.
13. Los fastos de la nueva élite liberal: Il sogno del zíngano de António Luís Miró (1844) que modelo dramatúrgico?”, 2010 (Encontro).
Nome do evento: IV Coloquio de Musicologia La Ópera a la escena: conceptos de dramturgia musical; Nome da Instituição: Universidade de Zaragoza/Instituición Fernando el Católico; Cidade do evento: Zaragoza / Universidade de Zaragoza.
14. “Between operatic models, romantic drama and political celebration: Portuguese composers of the 1830’s-50’s and the search for a national opera”, 2010 (Congresso).
Nome do evento: Opera and Nation International Musicological Conference; Nome da Instituição: The Institute for Musicology of the Hungarian Academy of Sciences; Cidade do evento: Budapest / The Institute for Musicology of the Hungarian Academy of Sciences.
15. “Around the Atlantic Ocean: the career and images of a mid-19th century Portuguese virtuoso”, 2010 (Congresso).
Nome do evento: Worlds to Conquer: the travelling virtuoso in the long 19th-century; Nome da Instituição: University of Bristol; Cidade do evento: Bristol / University of Bristol.
16. “Before the arrival of Lohengrin: the Wagner phenomenon and its consequences in Portugal between 1861 and 1883”, 2009 (Congresso).
Nome do evento: Internacional Conference "Consequences of Wagner"; Nome da Instituição: CESEM - Projecto "O Teatro de S. Carlos e as artes do espectáculo em Portugal" -- Teatro Nacional de S. Carlos; Cidade do evento: Lisboa / Teatro Nacional de S. Carlos.
17. “À descoberta das ilhas: os Açores nas rotas do virtuosismo oitocentista”, 2009 (Workshop).
Nome do evento: II Simpósio Informal do Núcleo de Estudos da História da Música Luso-brasileira; Nome da Instituição: Núcleo Caravelas; Cidade do evento: Lisboa / FCSH.
18. “The never-ending story: fontes para o conhecimento da vida e da obra de Francisco de Sá Noronha”, 2009 (Simpósio).
Nome do evento: 3º Simpósio - GuimaraMus 2009 – Música e Músicos em Guimarães; Nome da Instituição: Sociedade Musical de Guimarães-Universidade do Minho; Cidade do evento: Guimarães.
19. “Inventar a ópera nacional portuguesa a partir do Brasil: Beatriz de Portugal de Francisco de Sá Noronha (1859)”, 2008 (Congresso).
Nome do evento: Colóquio “As Músicas Luso-Brasileiras no Final do Antigo Regime. Repertórios, Práticas e Representações”; Nome da Instituição: Fundação Calouste Gulbenkian; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian.
20. "Cosmopolitisme de province: ´Bianca di Mauleon´ de José Francisco Arroyo (1846)", 2007 (Congresso).
Nome do evento: Hernani/Ernani-4 siècles d´opéras italiens inspirés par la littérature française; Nome da Instituição: Tours, Université François Rabelais; Cidade do evento: Tours / Tours, Université François Rabelais.
21. “‘[E]sta sempre maçadora opera’: Don Giovanni e o Teatro de S. Carlos no século XIX”, 2006 (Congresso).
Nome do evento: Colóquio Internacional “Mozart, Marcos Portugal e o seu Tempo”; Nome da Instituição: CESEM — Teatro Nacional de S. Carlos; Cidade do evento: Lisboa / Teatro Nacional de S. Carlos.
22. “O espaço atlântico nas carreiras dos músicos portugueses de meados do século XIX: o caso do violinista Francisco de Sá Noronha (1820-1881)”, 2005 (Encontro).
Nome do evento: 13º Encontro de Musicologia; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Ciências Musicais; Cidade do evento: Lisboa / FCSH.
23 Em torno do romance Correspondência Secreta de Luís Filipe Castro Mendes, 2004 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: Em torno do romance Correspondência Secreta de Luís Filipe Castro Mendes; Nome da Instituição: Escola de Música do Conservatório Nacional; Cidade do evento: Lisboa / Conservatório Nacional.
24. “Drammaturgia italiana e melodie brasiliane nell’opera del compositore portoghese Francisco de Sá Noronha (1820-1881)”, 2002 (Congresso).
Nome do evento: VI Colloquio di Musicologia del “Saggiatore Musicale”; Nome da Instituição: Associazione “Saggiatore Musicale”; Cidade do evento: Bolonha / Università di Bolonha, Dipartimento di Musica e Spettacolo.
25. “Orchestras of the European Opera Houses in the 18th and 19th centuries”, 2001 (Workshop).
Nome do evento: Programa “Musical Life in Europe 1600-1900 Circulation, Institutions, Representation”; Nome da Instituição: European Science Foundation -- Academia das Ciências de Budapeste; Cidade do evento: Budapeste / Academia das Ciências de Budapeste.
26 “Os Encontros em retrospectiva”, 2000 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: X Encontro de Musicologia ; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Ciências Musicais ; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian.
27. “Orchestras of the European Opera Houses in the 18th and 19th centuries”, 2000 (Workshop).
Nome do evento: Programa “Musical Life in Europe 1600-1900 Circulation, Institutions, Representation”; Nome da Instituição: European Science Foundation - Biblioteca Nacional de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Biblioteca Nacional de Lisboa.
28. "Piccinni e il Portogallo: fonti e documenti", 2000 (Congresso).
Nome do evento: Congresso Internacional Piccinni, musicista europeo; Nome da Instituição: Casa Piccini -- Università di Bari; Cidade do evento: Bari / Casa Piccini -- Università di Bari.
29. “L’orchestre d’opéra au Portugal dans la première moitié du XIXème siécle – un premier bilan”, 1999 (Congresso).
Nome do evento: Congresso Internacional “The Opera Orchestra in 18th- and 19th- Century Europe – Social, Institutional, and Artistic Problems”; Nome da Instituição: projecto Musical Institutions and the Circulation of Music and Musicians in Europe 1600-1900, European Science Foundation; Cidade do evento: Copenhaga / The Royal Danish Academy of Sciences and Letters.
30. “A produção e composição de ópera no Porto do século XIX: os casos de José Francisco Arroyo e Francisco de Sá Noronha”, 1999 (Encontro).
Nome do evento: Colóquio “A Música Entre Douro e Minho”; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Ciências Musicais em colaboração com a Universidade Católica Portuguesa e a Universidade do Minho; Cidade do evento: Porto-Braga / Universidade Católica Portuguesa e a Universidade do Minho.
31. “Un compositor español en Oporto: José Francisco Arroyo y la ópera Bianca di Mauleon (1846)”, 1999 (Congresso).
Nome do evento: Congresso Internacional “La Opera en España y Hispanoamérica: Una Creación Própria”; Nome da Instituição: Sociedad General de Autores de España; Cidade do evento: Madrid / Sociedad General de Autores de España.
32. “L’Opéra au Portugal au XIXème siècle: une vue à travers les archives”, 1998 (Congresso).
Nome do evento: 18º Congresso da International Association of Music Librarians; Nome da Instituição: International Association of Music Librarians; Cidade do evento: San Sebastian / San Sebastian.
33 “Italianismo e tradições nacionais nos séculos XVIII e XIX”, 1997 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: VIII Encontro Nacional de Musicologia “Música e Identidade”; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Ciências Musicais; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian.
34. “Nuove fonti per lo studio dell'opera italiana nel Portogallo dell' Ottocento: note intorno al Teatro S. Carlos di Lisbona (1834-1854)”, 1996 (Congresso).
Nome do evento: Colóquio “Il teatro dei due mondi: migrazioni e circolazione del dramma per musica fra l'Italia, la Spagna, il Portogallo e le Americhe Latine”; Nome da Instituição: Università degli Studi di Padova, Istituto di Storia del Teatro e dello Spettacolo; Cidade do evento: Pádua / Università degli Studi di Padova, Istituto di Storia del Teatro e dello Spettacolo.
35. “A actividade operática na cidade do Porto e a circulação das companhias (1840-1875)”, 1994 (Workshop).
Nome do evento: II Encontro RIIA; Nome da Instituição: IMLA (Istituto per lo Studio della Musica Latino Americana); Cidade do evento: A Coruña / A Coruña.
36. “L’opera in Portogallo nell’Ottocento”, 1993 (Encontro).
Nome do evento: I Encontro RIIA (Relazione Italo-Ibero-Americane) subordinado ao tema “La diffusione del melodrama in Italia, Spagna, Portogallo e America Latina dal 1701 al 1914 - Progetto di Ricognizione e organizzazione dei dati in un programa di schedatura; Nome da Instituição: IMLA (Istituto per lo Studio della Musica Latino Americana, Pavia) -- Scuola di Paleografia Musicale da Università degli Studi di Pavia; Cidade do evento: Cremona / Scuola di Paleografia Musicale da Università degli Studi di Pavia.
37 “A vida musical portuguesa de Carlos Seixas a João Domingos Bomtempo”, 1993 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: Jornadas de Musicologia 93; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Ciências Musicais -- Biblioteca Nacional de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Biblioteca Nacional de Lisboa.
38. “La Spinalba e a ópera buffa do século XVIII: inovação e persistência na caracterização das personagens”, 1990 (Encontro).
Nome do evento: Colóquio Modernidade e Mudança em Portugal; Nome da Instituição: Departamento de Ciências Musicais; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
39. “Manifestações musicais profanas no arquipélago dos Açores na transição do século XV para o XVI”, 1988 (Congresso).
Nome do evento: Congresso Internacional Bartolomeu Dias e a sua Época; Nome da Instituição: Universidade do Porto; Cidade do evento: Porto / Universidade do Porto.
40. “Música e liturgia na historiografia açoriana quinhen¬tis¬ta e seiscentista”, 1987 (Congresso).
Nome do evento: V Encontro Nacional de Musicologia; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Educação Musical - Fundação Calouste Gulbenkian; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian.
41. “O piano e a sociedade açoriana oitocentista: subsídios para um estudo organológico em Ponta Delgada”, 1986 (Encontro).
Nome do evento: IV Encontro Nacional de Musicologia; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Educação Musical -- Fundação Calouste Gulbenkian; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian.
42. : “A importância da música na publicidade em Portugal”, 1985 (Encontro).
Nome do evento: III Encontro de Nacional de Musicologia; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Educação Musical -- Fundação Calouste Gulbenkian; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Cymbron, Luísa Mariana de Oliveira Rodrigues. Revista Portuguesa de Musicologia, desde 2012/05/01, Função ou tipo de participação: Editor.
2. Cymbron, Luísa Mariana de Oliveira Rodrigues. Journal of the Royal Musical Association, desde 2010/07/01, Função ou tipo de participação: Conselho científico, Editora: Routledge.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
29

Livros e capítulos
Books and book chapters
12
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
6
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
6
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
11
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
1
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
10
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
3
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
2
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
3

Total
Produção técnica
Technical production
10

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
10

Total
Dados complementares
(Additional data)
83

Orientações
Orientations
12
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
4
Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1
Participação em Eventos
Event participation
64
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
2


Outras informações relevantes
2011 ao presente, Membro do projecto “LA RECEPCIÓN DE LA ÓPERA ITALIANA Y FRANCESA EN ESPAÑA (1790-1870)” (HAR2010-21498), Universidade de Salamanca, Investigador principal José Máximo Leza Cruz 2010-2012, Membro do projecto bilateral CESEM-UNICAMP: “Música vocal luso-brasileira nos séculos XVIII e XIX” (financiado pela FCT e pela CAPS).
2009-2012, Membro da equipa do projecto "Theater of Laughter": Musical Comedy in Portuguese-speaking Theaters (1849-1900), CESEM (com financiamento já aprovado pela FCT) 2007-2010, Membro da equipa do projecto: "The Teatro de S.
Carlos: Performing Arts in Portugal", CESEM-FCT.
1998-2001, Membro do grupo português do projecto “Orchestras of the European Opera Houses in the 18th and 19th centuries”, do programa da European Science Foundation “Musical Life in Europe 1600-1900 Circulation, Institutions, Representation”.<br> 1994-1999, Membro do Projecto RIPM, Réper¬toire International de la Presse Musicale, sob os auspícios da Sociedade Internacional de Musico¬lo¬gia, da Associação Internacional de Bibliotecas Muusicais, Arquivos e Centros de Documentação, e do Conselho Internacional para a Filosofia e os Estudos Humanísticos da UNESCO.


Visualizações do curriculum [ 325 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 04-02-2020 às 21:54:58
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis