Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo–Motor
Objetivos
- Desenvolver conhecimentos e capacidades para diagnosticar situações de Necessidades Educativas Especiais
- Desenvolver conhecimentos e capacidades para avaliar necessidades educativas especiais
- Fornecer instrumentos para intervir pedagogicamente em situações de necessidades educativas especiais
- Desenvolver capacidades para Identificar dificuldades de inclusão, definir estratégias de intervenção e sua avaliação
- Desenvolver a capacidade de investigação no campo das necessidades educativas especiais
- Desenvolver capacidades de trabalho colaborativo na abordagem de problemas curriculares em contextos diversificados
- Desenvolver conhecimentos na área das tecnologias de apoio
Plano curricular
| Code | Curricular Unit | Period | ECTS | Workload |
|---|---|---|---|---|
| 2077103 | Metodologia de Investigação em Educação | S1 | 7.5 | 1º Ano |
| 2077104 | Pedagogia Diferenciada | S1 | 7.5 | 1º Ano |
| 2077102 | Problemas de Aprendizagem | S1 | 7.5 | 1º Ano |
| 2077101 | Problemas Intelectuais | S1 | 7.5 | 1º Ano |
| 2077105 | Métodos e Técnicas de Intervenção em Comunicação e Motricidade | S2 | 9 | 1º Ano |
| 2077107 | Métodos e Técnicas de Intervenção em Expressões Artísticas | S2 | 7 | 1º Ano |
| 2077106 | Métodos e Técnicas de Intervenção em Matemática e Ciências da Natureza | S2 | 7 | 1º Ano |
| 2077108 | Tecnologias de Apoio | S2 | 7 | 1º Ano |
| Code | Curricular Unit | Period | ECTS | Workload |
|---|---|---|---|---|
| 2077109 | Projeto I | S1 | 15 | 1º Ano |
| 2077110 | Seminário | S1 | 15 | 1º Ano |
| 2077111 | Projeto II | S2 | 30 | 1º Ano |
Condições de acesso
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo-Motor:
- Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário, profissionalizados e titulares do grau de licenciatura, e outros titulares do grau de licenciatura em áreas afins ou com atividade profissional relevante face aos objectivos do curso
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas referidas na alínea a)
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos, desde que nas áreas referidas na alínea a)
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos. (alínea d) do n.º 1 do artigo 17º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, com as alterações introduzidas pelos normativos subsequentes)
Estudante internacional
Todas as informações relacionadas com a candidatura do Estudante Internacional ao IPLeiria devem ser consultadas na página de Candidaturas de Estudantes Internacionais.
Mais informações
Plano de estudos
Despacho n.º 11884/2012, D.R. n.º 173, 2.ª série de 06-09-2012
Acreditação como Formação Especializada
A edição do ano letivo 2019/2020 deste curso encontra-se acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, na área e grupo(s) abaixo indicados.
|
Área de formação Especializada |
Especialização |
Registo de Acreditação |
Grupos: Dimensão Científica e Pedagógica |
Nº horas acreditadas para progressão em carreira |
|
Educação Especial |
Domínio cognitivo e motor |
CCPFC/CFE-3369/19 |
910 |
400 |
Nota: Nos termos do disposto no n.º 2 do art.º 4º do regime jurídico da formação especializada de educadores de infância e de professores dos ensinos básico e secundário, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 95/97, de 23 de abril, este mestrado só pode ser considerado como curso de formação especializada para aqueles que, à data da admissão, sejam educadores de infância, professores do ensino básico ou professores do ensino secundário profissionalizados e com, pelo menos, cinco anos de serviço docente.
Reconhecimento para efeitos de progressão na carreira docente
Para informação sobre o reconhecimento deste mestrado para efeitos de progressão na carreira, consulte o Sítio DGAE/Gestão de Recursos Humanos/Pessoal docente/Carreira/Aquisição de outras habilitações , onde poderá encontrar a lista de cursos reconhecidos e os respetivos grupos de recrutamento.
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