Licenciatura em Comunicação e Media
Objetivos
O curso pretende formar profissionais com sólida formação teórica e prática na área da comunicação e dos media. Desenvolvem-se competências para a atuação profissional nos subdomínios do jornalismo e da produção de informação, da gestão de comunicação e comunicação estratégica, valorizando-se a capacidade de produção em diferentes linguagens e tecnologias.
O plano curricular visa dotar os estudantes das seguintes aptidões e conhecimentos:
- Conhecer a história e as dinâmicas de evolução do universo da comunicação e dos media;
- Distinguir as finalidades e características específicas dos subdomínios e profissões da área da comunicação;
- Conhecer a estrutura dos meios de comunicação, seus principais formatos e dinâmicas de funcionamento;
- Conceber, planificar e produzir conteúdos adequados a diferentes áreas de atuação profissional (informação e gestão de comunicação);
- Identificar as características dos meios e dominar as tecnologias de produção de soluções adequadas a diferentes objetivos e suportes (impressos, áudio, vídeo, digitais);
- Desenvolver competências de conceção e produção de soluções adequadas a ambientes multi-meios;
- Desenvolver competências de análise crítica e revisão de projetos;
- Conhecer os enquadramentos legais e deontológicos da atuação profissional na área;
- Compreender dinâmicas políticas, económicas e culturais das sociedades contemporâneas;
- Refletir sobre tecnologias e discursos dos media e seus impactos sociais;
- Analisar processos e contextos de receção de produtos de media;
- Desenvolver competências de investigação na área da comunicação;
- Explorar competências de análise crítica e auto-reflexão orientadoras da atuação e desenvolvimento profissional.
Área de estudo
Ciências da Comunicação
Plano curricular
| Code | Curricular Unit | Period | ECTS | Workload |
|---|---|---|---|---|
| 3099101 | Comunicação em Língua Portuguesa | S1 | 5 | 45 h |
| 3099102 | Teorias da Comunicação | S1 | 5 | 45 h |
| 3099103 | História e Dinâmicas dos Media | S1 | 5 | 45 h |
| 3099104 | História Contemporânea | S1 | 5 | 60 h |
| 3099105 | Teoria e Prática da Imagem | S1 | 6 | 60 h |
| Língua Estrangeira I | S1 | 4 | 45 h | |
| 3099107 | Investigação em Ciências Sociais e em Comunicação | S2 | 5 | 45 h |
| 3099108 | Informação e Géneros Jornalísticos | S2 | 5 | 45 h |
| 3099109 | Marketing e Comunicação Integrada | S2 | 5 | 45 h |
| 3099110 | Semiótica | S2 | 5 | 45 h |
| 3099111 | Escrita e Meios Audiovisuais | S2 | 5 | 60 h |
| Língua Estrangeira II | S2 | 4 | 45 h | |
| 3099113 | Workshop de Comunicação I | S2 | 1 | 15 h |
| Code | Curricular Unit | Period | ECTS | Workload |
|---|---|---|---|---|
| 3099114 | Sociologia da Comunicação | S1 | 5 | 45 h |
| 3099115 | Ciência Política e Relações Internacionais | S1 | 5 | 45 h |
| 3099116 | Laboratório Jornalístico | S1 | 5 | 45 h |
| 3099117 | Meios e Publicidade | S1 | 5 | 45 h |
| 3099118 | Estética e Grafismo | S1 | 4 | 45 h |
| 3099119 | Tecnologias Multimédia | S1 | 5 | 60 h |
| 3099120 | Workshop de Comunicação II | S1 | 1 | 15 h |
| 3099121 | Temas do Mundo Contemporâneo | S2 | 5 | 45 h |
| 3099122 | Direito e Deontologia da Comunicação | S2 | 5 | 45 h |
| 3099123 | Teorias da Produção Noticiosa | S2 | 4 | 45 h |
| 3099124 | Produção de Conteúdos | S2 | 5 | 60 h |
| Opção I | S2 | 5 | 45 h | |
| 3099126 | Workshop de Comunicação III | S2 | 1 | 15 h |
| Code | Curricular Unit | Period | ECTS | Workload |
|---|---|---|---|---|
| 3099127 | Projeto | S1 | 10 | 60 h |
| 3099128 | Análise dos Media | S1 | 5 | 45 h |
| 3099129 | Gestão de Media e Modelos de Negócio | S1 | 5 | 45 h |
| Opção II | S1 | 5 | 45 h | |
| 3099131 | Estágio | S2 | 30 |
Saídas profissionais
- Jornalismo
- Produção de Informação
- Gestão de Comunicação
- Comunicação Estratégica
- Publicidade
- Relações Públicas
- Assessoria de Comunicação
- Gestão e Produção de Conteúdos Audiovisuais e Multimédia
- Órgãos de Comunicação Social (Imprensa, Rádio, TV, Multimédia)
- Agências de Comunicação, Publicidade e Assessoria
- Gabinetes de Comunicação (entidades públicas e privadas)
- Setor empresarial em geral (gestão de comunicação e comunicação estratégica)
- Agências de Design
- Empresas de produção multimédia
- Empresas de produção e distribuição de conteúdos
Condições de acesso
Prova de ingresso
Uma das seguintes provas:
(04) Economia
(06) Filosofia
(11) História
(18) Português
Consulte a Deliberação, fixada para cada ano letivo, que estabelece a correspondência entre os exames nacionais do ensino secundário e as provas de ingresso no Portal da Direção-Geral do Ensino Superior.
Preferência regional
Área de influência: Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém.
Vagas: 30%
Classificações mínimas
Nota de candidatura: 100 pontos
Provas de ingresso: 95 pontos
Fórmula de cálculo
Média do secundário: 65%
Provas de ingresso: 35%
Estudante internacional
Todas as informações relacionadas com a candidatura do Estudante Internacional ao IPLeiria devem ser consultadas na página de Candidaturas de Estudantes Internacionais.
Mais informações
Despacho n.º 7304/2015, D. R. n.º 127, 2ª série de 02-07-2015
Contactos
Serviços Académicos