Pós-Graduação em Neurodesenvolvimento na Infância e na Adolescência
Apresentação do curso
A ESSLei enquanto estabelecimento de Ensino Superior realiza atividades nos domínios do ensino, da formação profissional, da investigação e da prestação de serviços à Comunidade, regendo-se por padrões de qualidade que assegurem uma resposta adequada às necessidades da região em que se insere.
Tendo em conta que as perturbações do neurodesenvolvimento são das patologias crónicas mais frequentes da infância e adolescência com tendência a aumentar nas sociedades modernas, o neurodesenvolvimento constitui-se como um foco de estudo na área da saúde.
A Pós-graduação em neurodesenvolvimento na infância e na adolescência, surgiu através de um desafio lançado pelo Centro Hospitalar São Francisco, instituição parceira, com o objetivo de combinar uma sólida formação de base teórica com um forte desenvolvimento de competências práticas no domínio do neurodesenvolvimento na infância e na adolescência.
Objetivos
- Adquirir conhecimentos científicos no âmbito do Neurodesenvolvimento na infância e adolescência, classificando-os em áreas fenomenológicas e considerando os principais sistemas de classificação;
- Conhecer as características típicas e atípicas do desenvolvimento neuropsicomotor, numa perspetiva integradora das dimensões biológica e psicológica do ser humano;
- Reconhecer as comorbilidades e diagnósticos diferenciais, no âmbito das perturbações do neurodesenvolvimento;
- Selecionar metodologias de rastreio e avaliação, e desenvolver conhecimentos que permita, avaliar a eficácia da intervenção multimodal;
- Identificar estratégias de intervenção nas perturbações do neurodesenvolvimento nos contextos Família e Escola.
Plano curricular
| Code | Curricular Unit | Period | ECTS | Workload |
|---|---|---|---|---|
| Desenvolvimento Infantil | S1 | 6 | T13; TP10; OT3; S2 | |
| Comunicação e Linguagem I | S1 | 4 | T12; TP6; OT2 | |
| Perturbações do Neurodesenvolvimento I | S1 | 6 | T10; TP17; OT3 | |
| Psicopatologia da Infância e da Adolescência I | S1 | 4 | T10; TP6; OT2; S2 | |
| Educação Especial | S1 | 4 | T12; TP6; OT2 | |
| Família e Neurodesenvolvimento | S1 | 6 | T17; TP8; OT3 | |
| Comunicação e Linguagem II | S2 | 6 | T12; TP6; OT2 | |
| Perturbações do Neurodesenvolvimento II | S2 | 7 | T15; TP20; OT5 | |
| Psicopatologia da Infância e da Adolescência II | S2 | 6 | T12; TP6; OT2 | |
| Reabilitação Motora nas Perturbações do Neurodesenvolvimento | S2 | 6 | T10; TP8; OT2 | |
| Educação Neurocognitiva | S2 | 5 | T8; TP5; OT2 |
Condições de acesso
Destinatários
- Licenciados em áreas de Saúde, Psicossociais, educação e outras;
- Titulares de curso superior que possuam formação ou experiência profissional relevante;
- Titulares de grau académico superior estrangeiros que seja reconhecido pelo órgão competente.
Critérios de seriação
A seriação dos candidatos será efetuada de acordo com a pontuação obtida de acordo com os seguintes critérios:
- Classificação de Licenciatura e de outro (s) grau (s) ou diploma (s) de pós-graduação;
- Currículo académico e/ou científico;
- Currículo profissional.
Em sede de apreciação das candidaturas em mérito absoluto a entrevista pode ser utilizada como método de seleção com carácter eliminatório.
Mais informações
Plano de estudos
Despacho n.º 8998/2017, D.R. n.º 196, 2.ª série de 11-10-2017
Ficha técnica do curso 2017/2018
Nota: O curso funciona em regime diurno com algumas temáticas e B-learning
Candidaturas
As candidaturas poderão ser realizadas até 2 de fevereiro de 2018, no site http://candidaturas.ipleiria.pt
Contactos
Serviços Académicos
Campus 2 | ESTG . ESSLei
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