Curriculum Vitae

Fernando Manuel Seixas Guimarães

Data da última atualização »Last update : 20/03/2018


Fernando Manuel Seixas Guimarães. Concluiu Estudos da Criança - Estudo do Meio Físico pela Universidade do Minho em 2008. É Professor Auxiliar na Universidade do Minho. Publicou 18 trabalhos em actas de eventos, possui 1 livro publicado. Possui 20 itens de produção técnica. Participou em 2 eventos em Portugal. Orientou 14 trabalhos de conclusão de curso de bach./licenciatura na área de Ciências da Educação. Actua na área de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 7 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Educação, Manuais Escolares, Ensino de Botânica, Ensino das Ciências, Ensino Básico (1.º Ciclo), 1.º Ciclo, Alfabetização, Educação de Adultos, Habilitações académicas e profissionais e Botânica.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=7314218808946256


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Fernando Manuel Seixas Guimarães
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Guimarães, Fernando
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Universidade do Minho
Instituto de Educação
Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
Campus de Gualtar
Braga
4710-057 Braga
Portugal
Telefone: (+351)253604240Extensão: 601349
Correio electrónico: fernandoguimaraes@ie.uminho.pt
Homepage: https://www.ie.uminho.pt
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2002-2008 Doutoramento
Phd
Estudos da Criança - Estudo do Meio Físico.
Universidade do Minho, Portugal.

1995-1998 Mestrado
Master degree
Educação - Educação de Adultos (1 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

1990-1994 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em Ensino de Matemática e Ciências da Natureza (4 anos » years) .
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade do Minho
Mar/2008-Actual Professor Auxiliar

Universidade do Minho
Mar/1999-Mar/2008 Assistente

Universidade do Minho
Mar/1998-Mar/1999 Assistente Estagiário





Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Português (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente).

Reading
Português (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Português (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente), Francês (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Set/2017 - Actual IARTEM - International Association for Research on Textbooks and Educational Media, Outros (especifique).
Board Member.
Mai/2008 - Actual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Outros (Sócio).




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Guimarães, Fernando; Cunha, Maria J. 2016. Promoção da Saúde Oral no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Contributos da análise de manuais escolares (1990-2010). ed. 1, ISBN: 978-613-0-15764-7. Saarbrucken: OmniScriptum GmbH & Co. KG.
2. Guimarães, Fernando. 2010. O Ensino de Botânica em Portugal: Análise de Manuais escolares do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1900-2000. ed. 1, ISBN: 978-972-31-1337-2. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Guimarães, Fernando; Cavadas, Bento F. 2012. Práticas inovadoras nos manuais escolares de Zoologia: a introdução das atividades laboratoriais.  In Os manuais escolares e os jovens: tédio ou curiosidade pelos saberes, ed. J. B. Duarte, S. Claudino & L. Carvalho, 117 - 134. ISBN: 978-982-8881-78-8. Lisboa: Coleção Ciências da Educação – Debates e Perspetivas – Edições Universitárias Lusófonas.
2. Guimarães, Fernando. 2011. A República e o ensino de Botânica: didactização e pedagogização dos manuais escolares de Ciências nos Ensinos Primário e Básico (1.º Ciclo).  In O Imperativo Republicano em Debate, ed. J. V. Brás & M. N. Gonçalves, 129 - 142. ISBN: 978-989-8512-10-9. Lisboa: Coleção Ciências da Educação – Série Memória e Sociedade – Edições Universitárias Lusófonas.
3. Guimarães, Fernando; Cavadas, Bento F. 2011. Os Manuais Liceais de Ciências da 1.ª República.  In Manuais Escolares: mudanças nos discursos e nas práticas., ed. José B. Duarte, 57 - 72. ISBN: 978-989-8512-03-1. Lisboa: Coleção Ciências da Educação - Aprendizagem e Formação – Edições Universitárias Lusófonas.
4. Guimarães, Fernando; Lima, Nelson. 2010. A Botânica escolar em Portugal no século XX. Análise dos conteúdos programáticos nos manuais escolares dos Ensinos Primário e Básico (1.º Ciclo).  In A História das Disciplinas Escolares de Matemática e de Ciências. Contributos para um campo de pesquisa, ed. J. Pintassilgo, A. Teixeira, C. Beato & I. C. Dias, 1 - 16. ISBN: 978-972-592-223-1. Lisboa: Escolar Editora. (Livro/CD-ROM).
5. Guimarães, Fernando; Cavadas, Bento F. 2010. As ilustrações dos manuais de botânica de Seomara da Costa Primo.  In Manuais escolares e dinâmica da aprendizagem: podem os manuais contribuir para a transformação da escola?, ed. José B. Duarte, 117 - 142. ISBN: 978-972-8881-77-1. Lisboa: Coleção Observatório de Políticas de Educação e de Contextos Educativos – Edições Universitárias Lus.
6. Guimarães, Fernando. 2009. A Botânica no século XX em Portugal. Análise do seu ensino nos Manuais Escolares dos Ensinos Primário e Básico (1.º Ciclo).  In X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais – sociedades desiguais e paradigmas em confronto. Volume III – Ciências sociais e educação: Formação e aprendizagens, ed. M. C. Silva et al., 174 - 187. . Braga: Centro de Investigação em Ciências Sociais (Edit.) – Universidade do Minho/Instituto de Ciências Soc.
7. Guimarães, Fernando. 2000. Alfabetização e Mercantilização do Trabalho: Percursos de Conformidade Cultural, Social e Profissional dos Operários Têxteis do Vale do Ave (1896-1955).  In Homenagem ao Prof. Dr. José Ribeiro Dias, ed. M. A. da Veiga & J. P. de Magalhães, 463 - 475. ISBN: 972-8098-60-X. Braga: Universidade do Minho/Instituto de Educação e Psicologia.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Silva, João R. S.; Guimarães, Fernando; Sano, Paulo T. 2017. "Estratégias de Ensino de Botânica: como estas são desenvolvidas por professores universitários brasileiros e portugueses?", Enseñanza de las Ciencias, Extra: 1917 - 1921.
2. Silva, João R. S.; Guimarães, Fernando; Sano, Paulo T. 2017. "Professores de Botânica: que Concepções apresentam sobre o ensino universitário?", Enseñanza de las Ciencias, Extra: 1923 - 1927.
3. Silva, João R. S.; Guimarães, Fernando; Sano, Paulo T. 2017. "Botany classes’ contextualization: A research work inside three Brazilian universities and a Portuguese one", Conexão Ciência 12, Esp 2: 56 - 61.
4. Santos, Fernando S.; Guimarães, Fernando. 2017. "Botany on the spot: collaborative production of didactic material for elementary and high school students", Revista de estudos curriculares 2, 8: 66 - 80.
5. Silva, João R. S.; Guimarães, Fernando; Sano, Paulo T. 2016. "Teaching of Botany in higher education: representations and discussions of undergraduate students", Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias 15, 3: 380 - 393.
6. Brandão, Ana M. S; Guimarães, Fernando. 2016. "Atividades experimentais nas práticas de ensino e de aprendizagem de biologia. um estudo na escola secundária de Díli", Revista Veritas 4, 2: 101 - 116.
7. Guimarães, Fernando. 2015. "Manuais Escolares e Ensino de Ciências no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal (1900-2000): Promovendo a reflexão crítica em assuntos ambientais?", Sensos 5, 2: 15 - 28.
8. Guimarães, Fernando. 2014. "O ensino de Botânica escolar no último século em Portugal. Análise de livros didáticos do Ensino Fundamental 1", InterMeio 20, 39: 129 - 144.
9. Guimarães, Fernando; Santos, Fernando S.. 2011. "A Botânica escolar nos Ensinos Primário e Básico (1. º Ciclo) no último século em Portugal. Análise de manuais escolares de Ciências da Natureza", Revista de Educação 18, 1: 83 - 111.
10. Gomes, Maria J; Coutinho, Clara; Guimarães, Fernando; Casa-Nova, Maria J; Caires, Susana. 2011. "Práticas de e-learning no Instituto de Educação da Universidade do Minho: um estudo exploratório", Indagatio Didactica 3, 3: 19 - 43.
11. Guimarães, Fernando. 2009. "Contributos dos manuais escolares de ciências para a formação de professores no ensino de Botânica", Revista a página da educação, Série II, n.º 187, Inverno. , 187: 8 - 8.
12. Guimarães, Fernando. 2008. "Saberes escolares de Botânica nos Livros Didáticos de Ciências da Natureza dos Ensinos Primário e Básico (1.º Ciclo). Análise ao seu estatuto curricular no último século em Portugal", Plures – Humanidades, 10: 27 - 45.
13. Guimarães, Fernando. 2003. "Memórias de Operários Têxteis do Vale do Ave. Contribuição dos Relatos Orais para a História da Alfabetização", Cadernos do Projecto Museológico sobre Educação e Infância, 98: 1 - 25.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Guimarães, Fernando; Cavadas, Bento. 2009. "A especificidade de ser professor de Ciências da Natureza. Reflexões em torno do conhecimento científico/escolar e dos manuais escolares no Ensino Básico", Trabalho apresentado em 4.º Encontro de Investigação e Formação. Formar Professores - Investigar as práticas, In 4.º Encontro de Investigação e Formação. Formar Professores - Investigar as práticas, Lisboa.
2. Guimarães, Fernando; Santos, Fernando S. 2009. "Botany teaching in Portugal and Brazil: analysis of school textbooks and their application in elementary school classes (2001- 2010)", Trabalho apresentado em ICERI2009, In ICERI2009 Proceedings, Madrid.
3. Guimarães, Fernando. 2009. "Similarity in School Textbooks on Natural Sciences for the Primary School Level: an analysis of teaching and apprenticeship of Botany in the last century in Portugal (1900-2000)", Trabalho apresentado em ICERI 2009, In ICERI2009 Proceedings, Madrid.
4. Guimarães, Fernando; Santos, Fernando S. 2009. "Botany teaching in Portugal and Brazil: analysis of school textbooks and their application in elementary school classes (2001- 2010)", Trabalho apresentado em ICERI 2009, In ICERI2009 Abstracts, Madrid.
5. Guimarães, Fernando. 2009. "Similarity in School Textbooks on Natural Sciences for the Primary School Level: an analysis of teaching and apprenticeship of Botany in the last century in Portugal (1900-2000)", Trabalho apresentado em ICERI 2009, In ICERI2009 Abstracts, Madrid.
6. Guimarães, Fernando. 2009. "A similaridade dos manuais escolares de Ciências da Natureza dos ensinos Primário e Básico (1. º Ciclo). Análise ao ensino e aprendizagem da Botânica escolar no último século em Portugal", Trabalho apresentado em XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências, In XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências, Castelo Branco.
7. Cavadas, Bento; Guimarães, Fernando. 2009. "As ilustrações dos manuais de Botânica de Seomara da Costa Primo", Trabalho apresentado em Colóquio sobre Os Manuais Escolares e a Dinâmica da Aprendizagem, In Colóquio sobre Os Manuais Escolares e a Dinâmica da Aprendizagem, Lisboa.
8. Guimarães, Fernando. 2009. "Os manuais escolares no ensino de Botânica no Ensino Básico (1.º Ciclo) em Portugal: promoção de uma reflexão critica em assuntos ambientais?", Trabalho apresentado em X Congresso da SPCE - nvestigar, Avaliar, Descentralizar, In Investigar, Avaliar, Descentralizar. Livro de Actas do X Congresso da SPCE, Bragança.
9. Guimarães, Fernando. 2009. "A Botânica no século XX em Portugal. Análise do seu ensino nos Manuais Escolares dos Ensinos Primário e Básico (1.º Ciclo)", Trabalho apresentado em X Congresso Luso-Afro-Brasileiro – Sociedades desiguais e paradigmas em confronto, In X Congresso Luso-Afro-Brasileiro – Sociedades desiguais e paradigmas em confronto, Braga.
10. Guimarães, Fernando. 2009. "Textbooks in the teaching of Botany in primary school education in Portugal: promoting critical reflection on environmental issues?", Trabalho apresentado em 5th World Environment Education Congress – Earth, our common home, In Abstract Book, Montréal.
11. Guimarães, Fernando; Lima, Nelson; Magalhães, Justino. 2008. "A Botânica escolar em Portugal no século XX. Análise ao seu estatuto curricular e processo de ensino-aprendizagem nos manuais escolares dos Ensinos Primário e Básico (1.º Ciclo)", Trabalho apresentado em IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares. VIII Colóquio sobre Questões Curriculares, currículo, teoria, métodos, In IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares. VIII Colóquio sobre Questões Curriculares, currículo, teoria, métodos, Florianópolis.
12. Guimarães, Fernando; Lima, Nelson; Magalhães, Justino. 2008. "Saberes escolares de Botânica na análise de manuais escolares dos Ensinos Primário e Básico (1.º Ciclo) no último século em Portugal", Trabalho apresentado em Infâncias Possíveis, Mundos Reais, 1.º Congresso Internacional em Estudos da Criança, In Infâncias Possíveis, Mundos Reais, 1.º Congresso Internacional em Estudos da Criança, Braga.
13. Guimarães, Fernando; Lima, Nelson; Magalhães, Justino. 2007. "Conteúdos que privilegiam diferentes dimensões do ensino da Botânica. Análise de manuais escolares dos Ensinos Primário e Básico (1.º Ciclo)", Trabalho apresentado em IX Congresso da SPCE - Educação para o sucesso: políticas e actores, In Educação para o sucesso: políticas e actores. Livro de Actas do IX Congresso da SPCE, Funchal.
14. Guimarães, Fernando. 2000. "Aprender a ler, escrever e contar: aumento dos graus de escolaridade e instrumentalização da cultura escrita. O caso dos operários têxteis do Vale do Ave (1896-1955)", Trabalho apresentado em III Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação - Escolas, Culturas e Identidades, In Escolas, Culturas e Identidades - III Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, Coimbra.
15. Guimarães, Fernando; Lima, Nelson; Magalhães, Justino. 2003. "Manuais escolares e outros materiais nos Ensinos Elementar e Básico (1.º Ciclo). Que ensino das Ciências da Natureza no século XX em Portugal?", Trabalho apresentado em Colóquio Nacional de Historia de la Educación – Etnohistoria de la Escuela, In Colóquio Nacional de Historia de la Educación – Etnohistoria de la Escuela, Burgos.
16. Guimarães, Fernando. 2001. "Percursos de Conformidade dos Operários Têxteis do Vale do Ave (1896-1955): Valorização Instrumental da Alfabetização e da Cultura Escrita", Trabalho apresentado em II Jornadas Modelos e Práticas em Educação de Adultos, In Modelos e Práticas em Educação de Adultos Actas das II Jornadas, Coimbra.
17. Sá, Joaquim; Varela, Paulo; Carvalho, Graça; Guimarães, Fernando. 1998. "Manual do Professor para o Ensino Experimental no 1º Ciclo: Um Projecto de Investigação Acção Centrado na Escola", Trabalho apresentado em I Encontro Internacional sobre Manuais Escolares – Estatuto, Funções, História, In Manuais Escolares – Estatuto, Funções, História. Actas do I Encontro Internacional sobre Manuais Escolares, Braga.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Guimarães, Fernando; Lima, Nelson. 2008. "A Botânica escolar em Portugal no século XX. Análise dos conteúdos programáticos nos manuais escolares dos Ensinos Primário e Básico (1.º Ciclo)", Trabalho apresentado em 1.º Seminário de História do Ensino da Matemática e das Ciências, In 1.º Seminário de História do Ensino da Matemática e das Ciências, Lisboa.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Guimarães, Fernando. 18 mar. 2018. "Entrevista concedida ao jornal Diário de Noticias" Diário de Noticias, 15 - 15.
2. Guimarães, Fernando. 04 mar. 2018. "Entrevista concedida ao jornal Diário de Noticias" Diário de Noticias, 7 - 7.
3. Guimarães, Fernando. 01 mar. 1998. "A alfabetização como instrumento de desenvolvimento" Noticias – Jornal Do Sindicato Dos Professores Da Zona Norte, 7 - 7.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Guimarães, Fernando. 2007. "A Botânica nos manuais escolares dos Ensinos Primário e Básico (1.º Ciclo) no século XX em Portugal", 565 pp.. Braga: Universidade do Minho/Instituto de Estudos da Criança [Tese de Doutoramento].
2. Guimarães, Fernando. 1998. "Em Torno da Conformidade. Uma História de Quotidianos e Destinos de Vida sobre Operários Têxteis do Vale do Ave (1896-1955)", 484 pp.. Braga: Universidade do Minho/Instituto de Educação e Psicologia [Dissertação de Mestrado].



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Guimarães, Fernando; Santos, Fernando S. Botany teaching in Portugal and Brazil: analysis of school textbooks and their application in elementary school classes (2001- 2010),International Conference of Education Research and Innovation,Madrid,2009 (Comunicação).
2. Guimarães, Fernando; Cavadas, Bento. A especificidade de ser professor de Ciências da Natureza. Reflexões em torno do conhecimento científico/escolar e dos manuais escolares no Ensino Básico,4.º Encontro de Investigação e Formação. Formar Professores - Investigar as práticas,Lisboa,2009 (Comunicação).
3. Guimarães, Fernando. Os manuais escolares no ensino de Botânica no Ensino Básico (1.º Ciclo) em Portugal: promoção de uma reflexão critica em assuntos ambientais?,X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Investigar, Avaliar, Descentralizar,Bragança,2009 (Comunicação).
4. Guimarães, Fernando. A importância de ser professor no 1.º Ciclo: conhecimento escolar e manuais escolares,II Jornadas da Educação intituladas Métodos e estratégias de ensino no pré - escolar e 1.º ciclo - Vantagens e desvantagens da rotação de professores?,Fafe,2009 (Conferência ou palestra).
5. Guimarães, Fernando. A similaridade dos manuais escolares de Ciências da Natureza dos ensinos Primário e Básico (1. º Ciclo). Análise ao ensino e aprendizagem da Botânica escolar no último século em Portugal,XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências,Castelo Branco,2009 (Comunicação).
6. Guimarães, Fernando. Textbooks in the teaching of Botany in primary school education in Portugal: promoting critical reflection on environmental issues?,5th World Environment Education Congress. Earth, our common home,Montreal,2009 (Comunicação).
7. Guimarães, Fernando. A Botânica no século XX em Portugal. Análise do seu ensino nos Manuais Escolares dos Ensinos Primário e Básico (1.º Ciclo),X Congresso Luso-Afro-Brasileiro – Sociedades desiguais e paradigmas em confronto,Braga,2009 (Comunicação).
8. Guimarães, Fernando. Similarity in School Textbooks on Natural Sciences for the Primary School Level: an analysis of teaching and apprenticeship of Botany in the last century in Portugal (1900-2000),International Conference of Education Research and Innovation,Madrid,2009 (Comunicação).
9. Cavadas, Bento; Guimarães, Fernando. As ilustrações dos manuais de Botânica de Seomara da Costa Primo,Colóquio sobre Os Manuais Escolares e a Dinâmica da Aprendizagem,Lisboa,2009 (Comunicação).
10. Guimarães, Fernando; Lima, Nelson. A Botânica escolar em Portugal no século XX. Análise dos conteúdos programáticos nos manuais escolares dos Ensinos Primário e Básico (1.º Ciclo),1.º Seminário de História do Ensino da Matemática e das Ciências,Lisboa,2008 (Comunicação).
11. Guimarães, Fernando. A Botânica escolar em Portugal no século XX. Análise ao seu estatuto curricular e processo de ensino-aprendizagem nos manuais escolares dos Ensinos Primário e Básico (1.º Ciclo),IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares. VIII Colóquio sobre Questões Curriculares, currículo, teorias, métodos,Florianópolis ,2008 (Comunicação).
12. Guimarães, Fernando; Lima, Nelson; Magalhães, Justino. Saberes escolares de Botânica na análise de manuais escolares dos Ensinos Primário e Básico (1.º Ciclo) no último século em Portugal,1.º Congresso Internacional em Estudos da Criança – Infâncias Possíveis, Mundos Reais,Braga,2008 (Comunicação).
13. Guimarães, Fernando; Lima, Nelson; Magalhães, Justino. Conteúdos que privilegiam diferentes dimensões do ensino da Botânica. Análise de manuais escolares dos Ensinos Primário e Básico (1.º Ciclo),IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Educação para o sucesso: políticas e actores,Funchal,2007 (Comunicação).
14. Guimarães, Fernando; Lima, Nelson; Magalhães, Justino. A Botânica no ensino das Ciências da Natureza nos Ensinos Primário e Básico (1.º Ciclo). Uma primeira análise de manuais escolares do século XX em Portugal,V Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação – Igreja, Estado, Sociedade Civil – instâncias promotoras de ensino,Évora,2004 (Comunicação).
15. Guimarães, Fernando; Lima, Nelson; Magalhães, Justino. Manuais escolares e outros materiais nos Ensinos Elementar e Básico (1º Ciclo). Que ensino das Ciências da Natureza no século XX em Portugal?,XII Colóquio Nacional de Historia de la Educación – Etnohistoria de la Escuela,Burgos,2003 (Comunicação).
16. Guimarães, Fernando; Lima, Nelson; Magalhães, Justino. O ensino das Ciências da Natureza e os manuais escolares nos Ensinos Elementar e Básico (1º Ciclo) no século XX em Portugal,Jornadas DCILM 2002 – A Criança e o Estudo do Meio. Perspectivas didácticas para o seu desenvolvimento em contexto escolar,Braga,2002 (Poster).
17. Guimarães, Fernando. Percursos de Conformidade dos Operários Têxteis do Vale do Ave (1896-1955): Valorização Instrumental da Alfabetização e da Cultura Escrita,II Jornadas Modelos e Práticas em Educação de Adultos,Coimbra,2001 (Comunicação).
18. Guimarães, Fernando. Aprender a Ler, Escrever e Contar: Aumento dos Graus de Escolaridade e Instrumentalização da Cultura Escrita. O Caso dos Operários Têxteis do Vale do Ave (1896-1955),III Congresso Luso – Brasileiro de História da Educação – Escolas, Culturas e Identidades,Coimbra,2000 (Comunicação).
19. Sá, Joaquim; Varela, Paulo; Carvalho, Graça; Guimarães, Fernando. Manual do Professor para o Ensino Experimental no 1º Ciclo: Um Projecto de Investigação Acção Centrado na Escola,I Encontro Internacional sobre Manuais Escolares – Estatuto, Funções, História,Braga,1999 (Comunicação).
20. Guimarães, Fernando. Memórias de Operários Têxteis do Vale do Ave. Contribuição dos Relatos Orais para a História da Alfabetização,Encontro de História Oral no IV Ciclo de Conferências e Seminários Memórias e Materiais da Aprendizagem – o Passado e o Presente,Santarém,1999 (Comunicação).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Filomena da Costa Nunes, Prática de Ensino dos Professores de Química. Um Estudo sobre as Conceções de Professores e Alunos do Ensino Secundário no Município de Manufahi, 2015. Dissertação (Mestrado em Formação de Professores, Ensino de Ciências) - Universidade Nacional de Timor Lorosa'e (Orientador).
2. Ana Maria dos Santos Brandão, Atividades Experimentais nas Práticas de Ensino e de Aprendizagem de Biologia. Um Estudo numa Escola Secundária de Díli , 2015. Dissertação (Mestrado em Formação de Professores, Ensino de Ciências) - Universidade Nacional de Timor Lorosa'e (Orientador).
3. Augusto Correia, O Movimento dos Corpos e o Ensino Experimental de Ciências Físico-Naturais: Um Estudo Sobre as Conceções de Professores no Município de Aileu, 2015. Dissertação (Mestrado em Formação de Professores, Ensino de Ciências) - Universidade Nacional de Timor Lorosa'e (Orientador).
4. João Bosco da Conceição, O Novo Programa da Disciplina de Ciências Físico-Naturais no 3.º Ciclo do Ensino Básico. Um Estudo sobre as Perspetivas de Professores e Alunos no Município de Aileu , 2015. Dissertação (Mestrado em Formação de Professores, Ensino de Ciências) - Universidade Nacional de Timor Lorosa'e (Orientador).
5. Agostinho da Conceição Sarmento Pinto , Importância da Construção de Materiais Didáticos no Ensino de Ciências do 3.º Ciclo do Ensino Básico. Um estudo no Município de Baucau, 2015. Dissertação (Mestrado em Formação de Professores, Ensino de Ciências) - Universidade Nacional de Timor Lorosa'e (Orientador).
6. João Bosco da Conceição , O Novo Programa da Disciplina de Ciências Físico-Naturais no 3.º Ciclo do Ensino Básico. Um Estudo sobre as Perspetivas de Professores e Alunos no Distrito de Aileu , 2014. Dissertação (Mestrado Formação de Formadores, Ensino Ciências Naturais) - Instituto Nacional de Formação de Docentes e Profissionais da Educação (Orientador).
7. Agostinho da Conceição Sarmento Pinto , Importância da Construção de Materiais Didáticos no Ensino de Ciências do 3.º Ciclo do Ensino Básico. Um estudo no Distrito de Baucau, 2013. Dissertação (Mestrado Formação de Formadores, Ensino Ciências Naturais) - Instituto Nacional de Formação de Docentes e Profissionais da Educação (Orientador).
8. Ana Maria dos Santos Brandão , Atividades Experimentais nas Práticas de Ensino e de Aprendizagem de Biologia. Um Estudo numa Escola Secundária de Díli , 2013. Dissertação (Mestrado Formação de Formadores, Ensino Ciências Naturais) - Instituto Nacional de Formação de Docentes e Profissionais da Educação (Orientador).
9. Augusto Correia, O Movimento dos Corpos e o Ensino Experimental de Ciências Físico-Naturais: Um Estudo Sobre as Conceções de Professores no Distrito de Aileu, 2013. Dissertação (Mestrado Formação de Formadores, Ensino Ciências Naturais) - Instituto Nacional de Formação de Docentes e Profissionais da Educação (Orientador).
10. Filomena da Costa Nunes , Prática de Ensino dos Professores de Química. Um Estudo sobre as Conceções de Professores e Alunos do Ensino Secundário no Distrito de Manufahi , 2013. Dissertação (Mestrado Formação de Formadores, Ensino Ciências Naturais) - Instituto Nacional de Formação de Docentes e Profissionais da Educação (Orientador).


Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura
Bachelor/Licenciate degree conclusion work
Concluídas
Completed
1. Maria Aurora da Silva Ferreira , Aprender a Comer… Um Projecto Para Toda a Vida, 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Cursos de Complemento de Formação Científica e Pedagógica) - Universidade do Minho (Orientador).
2. Maria Alice da Cunha Correia de Carvalho , Uma viagem imaginária ao país dos alimentos, 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Cursos de Complemento de Formação Científica e Pedagógica) - Universidade do Minho (Orientador).
3. Maria Teresa Gomes de Sousa Braga de Sá Carneiro , Eu Não Quero Ficar Assim, 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Cursos de Complemento de Formação Científica e Pedagógica) - Universidade do Minho (Orientador).
4. Maria Amena Antunes Barbosa , Educar é Ensinar e Ensinar é Prevenir, 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Cursos de Complemento de Formação Científica e Pedagógica) - Universidade do Minho (Orientador).
5. Maria do Carmo Gonçalves Evangelista Martins Vieira , Vamos Varrer o Lixo do Teu Prato, 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Cursos de Complemento de Formação Científica e Pedagógica) - Universidade do Minho (Orientador).
6. Cármen da Luz Pereira Rodrigues , Prevenção Rodoviária – a criança quando peão, a criança quando passageiro, 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Cursos de Complemento de Formação Científica e Pedagógica) - Universidade do Minho (Orientador).
7. Isabel de Fátima Rodrigues Cascais Warlaumont , Quando Alimentação e Saúde vão à Escola…, 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Cursos de Complemento de Formação Científica e Pedagógica) - Universidade do Minho (Orientador).
8. Patrícia Alexandra Lopes Pinto , A Influência da Higiene Corporal ao Longo dos Tempos, 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em 4º ano de transição das Licenciaturas em Ensino Básico do 1º Ciclo e Educaç) - Universidade do Minho (Orientador).
9. Teresa Filipa Magalhães Sampaio , Os Alimentos têm uma Mensagem para Ti..., 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em 4º ano de transição das Licenciaturas em Ensino Básico do 1º Ciclo e Educaç) - Universidade do Minho (Orientador).
10. Anabela Ferreira Gonçalves , Quando o lema é a Segurança... Falando de Educação Rodoviária na Prevenção de Acidentes, 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em 4º ano de transição das Licenciaturas em Ensino Básico do 1º Ciclo e Educaç) - Universidade do Minho (Orientador).
11. Alexandra Maria Correia Oliveira Novais , Saber Comer para Crescer. Um Projecto de Intervenção no Jardim de Infância, 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em 4º ano de transição das Licenciaturas em Ensino Básico do 1º Ciclo e Educaç) - Universidade do Minho (Orientador).
12. Patrícia Maria da Fonseca Alves , A Roda dos Alimentos: Jogar e Aprender, 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em 4º ano de transição das Licenciaturas em Ensino Básico do 1º Ciclo e Educaç) - Universidade do Minho (Orientador).
13. Sandra Maria Pinho Faustino Moreira Ferraz , Educar para a Alimentação. Criar Ateliers de Alimentação, 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em 4º ano de transição das Licenciaturas em Ensino Básico do 1º Ciclo e Educaç) - Universidade do Minho (Orientador).
14. Catarina Sofia Barbosa Gaspar Silva , Os Manuais Escolares: Alguns Processos de Promoção de Saúde, 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em 4º ano de transição das Licenciaturas em Ensino Básico do 1º Ciclo e Educaç) - Universidade do Minho (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Outra
Other
1. Guimarães, Fernando. Participação no júri de Sandra Salomé de Azevedo Rodrigues Borges. O Tempo Que Faz… Estratégia de Ensino-Aprendizagem para Iniciação ao Estudo do Clima de Portugal, 2001. Outra, Universidade do Minho.
2. Guimarães, Fernando. Participação no júri de Sandra Margarida Freitas Rodrigues. Sensibilizar as Crianças para as Práticas de uma Alimentação Saudável, 2001. Outra, Universidade do Minho.
3. Guimarães, Fernando. Participação no júri de Sílvia Margarida Malheiro Gomes. Um Estudo sobre a Qualidade das ementas dos jardins-de-infância em Braga e em Viena, 2001. Outra, Universidade do Minho.
4. Guimarães, Fernando. Participação no júri de Maria Margarida Andrade Pinto dos Santos Marques. Educação Ambiental. Reprodução de um Microecossistema na sala de aula, 2001. Outra, Universidade do Minho.
5. Guimarães, Fernando. Participação no júri de Olga de Fátima Loureiro Machado. Higiene…Nunca é Cedo para Aprender, 2001. Outra, Universidade do Minho.
6. Guimarães, Fernando. Participação no júri de Maria José Macedo Pinto Fernandes. Os Hábitos de Higiene Individual nos Alunos do 1º Ciclo, 2001. Outra, Universidade do Minho.
7. Guimarães, Fernando. Participação no júri de Glória Maria Cerqueira Ferreira. Educação para o Consumo, 2001. Outra, Universidade do Minho.
8. Guimarães, Fernando. Participação no júri de Helena Maria Gonçalves Melo Alves. Sensibilização para a Higiene Corporal em Crianças do Pré-Escolar, 2001. Outra, Universidade do Minho.
9. Guimarães, Fernando. Participação no júri de Rui Manuel Correia da Silva. Educar para a Prevenção Rodoviária. O Combate está para durar…, 2001. Outra, Universidade do Minho.
10. Guimarães, Fernando. Participação no júri de Paula Catarina Marques Esteves. Está nas tuas mãos… lutar por uns dentes sãos!, 2001. Outra, Universidade do Minho.
11. Guimarães, Fernando. Participação no júri de Teresa Cristina Oliveira de Lima. A Importância da Água, 2000. Outra, Universidade do Minho.
12. Guimarães, Fernando. Participação no júri de Sónia Branca Martins Fonseca. Resíduos Sólidos Urbanos – Reutilizar, Separar e Tratar... Para um Melhor Ambiente, 2000. Outra, Universidade do Minho.
13. Guimarães, Fernando. Participação no júri de Olga Maria Mendes da Silva Monteiro. O Ruído. A Escola e a Comunidade, 1999. Outra, Universidade do Minho.
14. Guimarães, Fernando. Participação no júri de Sílvia Maria Marinho Rodrigues. O Ciclo da Água no Jardim de Infância, 1999. Outra, Universidade do Minho.
15. Guimarães, Fernando. Participação no júri de Luísa Paula Lopes Pereira. A Água. Uma Abordagem Prática e Experimental no 1º Ciclo, 1999. Outra, Universidade do Minho.
16. Guimarães, Fernando. Participação no júri de Arlete Cabral Alves. A Miscibilidade dos Líquidos em Água. Uma Abordagem Experimental no 1º Ciclo, 1999. Outra, Universidade do Minho.
17. Guimarães, Fernando. Participação no júri de Carla Manuela Lopes Loureiro. Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) – A Reutilização na Construção de Materiais, 1999. Outra, Universidade do Minho.
18. Guimarães, Fernando. Participação no júri de Maria do Sameiro Antunes Gomes da Silva Vasconcelos Cerqueir. Um Olhar sobre o Rio Ave. Uma Proposta de Acção para o 1º Ciclo do Ensino Básico, 1999. Outra, Universidade do Minho.
19. Guimarães, Fernando. Participação no júri de Maria Carolina Vaz Pinheiro de Lacerda. O Ar, 1999. Outra, Universidade do Minho.
20. Guimarães, Fernando. Participação no júri de Maria da Luz Gomes de Sousa. Fabrico Caseiro da Manteiga, 1999. Outra, Universidade do Minho.
21. Guimarães, Fernando. Participação no júri de Maria da Conceição da Costa Araújo. Brincando com as Folhas, 1999. Outra, Universidade do Minho.
22. Guimarães, Fernando. Participação no júri de Luísa Dias Fernandes. A Floresta: Conhecer para Proteger. Actividades de Educação Ambiental Levadas a Cabo no 1º Ciclo do Ensino Básico, 1999. Outra, Universidade do Minho.
23. Guimarães, Fernando. Participação no júri de Maria Teresa Sousa dos Santos. Abordagem ao Estudo da Influência da Luz nas Plantas no Contexto do Jardim de Infância, 1999. Outra, Universidade do Minho.
24. Guimarães, Fernando. Participação no júri de Maria da Graça Macedo Dinis. O Ar. Ensino Experimental no 1º Ciclo, 1999. Outra, Universidade do Minho.
25. Guimarães, Fernando. Participação no júri de Madalena Pires Fernandes Rodrigues. A Água – Uma Proposta de Aprendizagem Activa numa Escola do 1º Ciclo, 1999. Outra, Universidade do Minho.
26. Guimarães, Fernando. Participação no júri de Maria Mavíldia Lameiras de Almeida. Circuitos Eléctricos. Uma Abordagem Experimental com Crianças com a Deficiência Trissomia 21, 1999. Outra, Universidade do Minho.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. A importância de ser professor no 1.º Ciclo: conhecimento escolar e manuais escolares, 2009 (Conferência).
Nome do evento: II Jornadas da Educação intituladas Métodos e estratégias de ensino no pré - escolar e 1.º ciclo - Vantagens e desvantagens da rotação de professores?; Nome da Instituição: A.C.R. de Fornelos; Cidade do evento: Fafe / Fornelos.

Participação como Relator
Participation as Commentator
1. Memórias de Operários Têxteis do Vale do Ave. Contribuição dos Relatos Orais para a História da Alfabetização, 1999 (Conferência).
Nome do evento: Encontro de História Oral no IV Ciclo de Conferências e Seminários Memórias e Materiais da Aprendizagem – o Passado e o Presente; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação; Cidade do evento: Santarém / Santarém.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
45

Livros e capítulos
Books and book chapters
9
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
2
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
7
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
13
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
13
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
18
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
17
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
3
Jornais de notícias
Newspapers
3
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
2

Total
Produção técnica
Technical production
20

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
20

Total
Dados complementares
(Additional data)
52

Orientações
Orientations
24
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
26
Participação em Eventos
Event participation
2


Outras informações relevantes
Licenciado em ensino de Matemática e Ciências da Natureza, Mestre em Educação e Doutorado em Estudos da Criança (ensino de botânica no 1.
º Ciclo).
É Professor Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade do Minho, onde leciona em cursos de formação de professores na área das ciências e didática do ensino das ciências.
Orienta, também, alunos ao nível do Mestrado e Doutoramento.


Visualizações do curriculum [ 2194 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 04-02-2020 às 18:14:25
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (3)
 Co-authors listed in Degóis