Curriculum Vitae

Susana Emília Vaz de Oliveira e Sá

Data da última atualização »Last update : 15/03/2019


Susana Emília Vaz de Oliveira e Sá. Concluiu Supervisão Pedagógica em Ensino de Física e Química pela Universidade do Minho em 2000. Frequenta Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho desde 2011. É Investigador Auxiliar na Universidade do Minho. Publicou 2 artigos em revistas especializadas. Possui 1 item de produção técnica. Actua na área de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 2 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Ensino Superior.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0681390641834454


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Susana Emília Vaz de Oliveira e Sá
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Sá, Susana Emília Vaz de Oliveira e
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Endereço profissional
Professional address
Universidade Lusófona do Porto
Instituto da Educação
Rua Augusto Rosas, nº 24
Porto
4000-098 Porto
Portugal
Telefone: (+351)927578826
Correio electrónico: susanaemiliasa@gmail.com
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
1996-2000 Mestrado
Master degree
Supervisão Pedagógica em Ensino de Física e Química (4 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

1983-1988 Licenciatura
Licentiate degree
Ensino de Física e Química (5 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2016-2017 Pós-Doutoramento
Postdoctorate
1 anos » years. Universidade do Minho, Portugal.

2012-2012 Curso de curta duração
Short course
Análise Qualitativa com apoio do software WebQDA.
Universidade de Aveiro, Portugal.

1994-1995 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Especialização em Metodologia do Ensino da Física e Química.
Universidade do Minho, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Dez/2018-Actual Assistente de Investigação

Universidade Lusófona do Porto
Jun/2018-Actual Professor Auxiliar

Universidade do Minho
Out/2011-Actual Investigador Auxiliar

Universidade do Minho
Set/1994-Set/2000 Assistente





Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem).
Fala
Speaking
Português (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem).

Reading
Português (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem).
Escreve
Writing
Português (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Dez/2011 - Actual Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Sá, Susana E. V. O. e. ed. 2017. A prática na Investigação Qualitativa: exemplos de estudos ed. 1, 100 vols.. Oliveira de Azeméis: Ludomédia.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. da Costa, E. P; Sá, Susana E. V. O. e. 2019. Teacher Narratives on the Practice of Conflict Mediation.  In Computer Supported Qualitative Research, ed. António Pedro CostaLuís Paulo ReisAntónio Moreira, 156 - 169. ISBN: 978-3-030-01405-6. Cham: Springer International Publishing.
2. Sá, Susana E. V. O. e; Alves, Palmira. 2018. The Schools’ Ranking in the Opinion of Directors of Secondary Education Schools in Portugal.  In Computer Supported Qualitative Research, ed. António Pedro CostaLuís Paulo ReisFrancislê Neri de SouzaAntónio Moreira, 327 - 340. ISBN: 978-3-319-61120-4. Cham: Springer International Publishing.
3. Sá, Susana E. V. O. e; De Castro, P. A. 2016. Um modelo holístico para a Avaliação no Ensino Superior.  In Ensino Interdisdisciplinar: Um Mundo, Diferentes Olhares e Muitos Caminhos , ed. A. Castro & L. S. Andrade, 121 - 144. . Oliveira de Azeméis: Ludomédia.
4. De Castro, P. A; Sá, Susana E. V. O. e. 2016. Status Quo da Evasão no Brasil dos Cursos de Licenciaturas das Ciências Exatas. O que mudou depois de Duas Décadas do Relatório da Comissão Especial de Estudos sobre a Evasão de Estudantes das IES do Brasil? .  In Ensino Interdisdisciplinar: Um Mundo, Diferentes Olhares e Muitos Caminhos , ed. P. A. Castro & L. S. Andrade, 95 - 1119. . Oliveira de Azeméis: Ludomédia.
5. Sá, Susana E. V. O. e; Alves, Maria P. 2015. A centralidade dos estudantes no desenvolvimento do Currículo no Ensino Superior.  In Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspetivas , ed. D. Fernandes, A. Borralho, C. Barreira, A. Monteiro, D. Catani, E. Cunha & M. Alves , 523 - 562. . Lisboa: EDUCA.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Sá, Susana E. V. O. e. 2017. "A Interação entre pares: que lugar na avaliação do desempenho docente?", Revista Lusófona de Educação 37, 1: 27 - 43.
2. Sá, Susana O; Alves, Maria P; Costa, António P. 2014. "A avaliação formativa no ensino superior: o contributo do feedback interativo e construtivo na aprendizagem ativa dos estudantes", Comunicação & Informação 17, 2: 55 - 69.
3. Leite, L.; Sá, S.. 1997. "Cor, óptica e pintura: Um estudo sobre concepções alternativas", Gazeta de Física 20, 2/3: 17 - 22.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. De Castro, P. A; Sayonara, Adriana; Sobrinho, Gerson; Souza, M.; Ba, P.; Sá, Susana E. V. O. e; Mónico, L.; Souza, T.. 2017. "A (im)pertinência das teorias pedagógicas no ensino das Ciências Exatas no Ensino Superior", Trabalho apresentado em CIAIQ2017, In Atas CIAIQ2017- 6º Congresso Ibero – Americano em Investigação Qualitativa, Salamanca.
2. Sá, Susana E. V. O. e; Deus, Maria. 2016. "Da Crítica da Supervisão à Interação entre Pares", Trabalho apresentado em CIAIQ2016, In Atas CIAIQ2016- 5º Congresso Ibero – Americano em Investigação Qualitativa., PORTO.
3. Sá, Susana E. V. O. e; Alves, Palmira; Costa, António P. 2015. "Teaching methodologies and assessment in Higher Education: The centrality of students", Trabalho apresentado em 4º Congresso de Análise Qualitativa , In Atas do 4º Congresso de Análise Qualitativa , Aracajú.
4. Alves, Palmira. 2012. "Práticas Inovadoras no Ensino Superior", Trabalho apresentado em VII Congresso IberoAmericano de Docência Universitária, In Atas do VII Congresso IberoAmericano de Docência Universitária, Porto.
5. Alves, Palmira; Morgado, J.C.; Sá, Susana E. V. O. e; Rodrigues, S. C; Lemos, A. R. 2012. "Práticas Inovadoras no Ensino Superior", Trabalho apresentado em VII Congresso IberoAmericano de Docência Universitária: Ensino Superior Inovação e Qualidade na Docência, In Atas do VII Congresso IberoAmericano de Docência Universitária: Ensino Superior Inovação e Qualidade na Docência , Porto.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Oliveira Sá, S; Costa-Lobo, Cristina. 2018. "Evaluar la Práctica Pedagógica de los Profesores de Educación Superior: Una Propuesta", REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación 17, 1: 39 - 39.
2. De Castro, P. A; Souza, Thays S; Sá, Susana E. V. O. e. 2018. "Evasão no ensino superior: Mapeamento de cursos licenciaturas da Universidade Federal de Goiás", Revista EDaPECI 18, 3: 45 - 45.
3. Leite, Laurinda. 1997. "Cor, Óptica e Pintura: Um estudo sobre concepções alternativas", Gazeta de Física da Sociedade Portuguesa de Física 20, 2/3: 50 - 56.
4. Leite, Laurinda. 1996. "Opiniões e sugestões dos alunos acerca da disciplina de Técnicas Laboratoriais de Química", Boletim da Sociedade Portuguesa de Química, 63: 46 - 48.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Sá, Susana E. V. O. e. 2016. "Interação Entre Pares: Uma Alternativa para a Avaliação do Desempenho Docente", Trabalho apresentado em CIAIQ2016, In Atas CIAIQ2016- 5º Congresso Ibero – Americano em Investigação Qualitativa, PORTO.
2. Sá, Susana E. V. O. e; Alves, Palmira. 2014. "O contributo do feedback e da coavaliação para a melhoria da aprendizagem dos estudantes", Trabalho apresentado em XI Colóquio sobre Questões Curriculares/ VII Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares/ I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares , In Atas do XI Colóquio sobre Questões Curriculares/ VII Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares/ I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares , Braga.
3. Sá, Susana E. V. O. e; Alves, Palmira. 2013. "O contributo do feedback na avaliação das aprendizagens do ensino superior: implicações no desempenho dos estudantes", Trabalho apresentado em 3º Congresso de Análise Qualitativa , In Atas do 3º Congresso de Análise Qualitativa , Badajoz.
4. Alves, Palmira; Sá, Susana E. V. O. e. 2013. "Metodologias de avaliação das aprendizagens numa área curricular no Ensino Superior: implicações no desempenho dos estudantes", Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, In Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Sá, Susana E. V. O. e; Alves, Maria P; Costa, António P. 20 mar. 2019. "Methods of Teaching Centered on Learning and Formative assessement in Higher education" The Qualitative Report, 54 - 62.
2. Sá, Susana E. V. O. e; Alves, Maria P. 20 mar. 2019. "The Role of Feedback and Co-Assessment to the Improvement of Students’ Learning in Higher Education" Journal of Education & Social Policy, 10 - 15.
3. Sá, Susana E. V. O. e; Costa, António P. 20 mar. 2019. "Critérios de Qualidade de um estudo Qualitativo" Revista Eixo, 9 - 13.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Alves, Palmira. Práticas Inovadoras no Ensino Superior,VII Congresso IberoAmericano de Docência Universitária,Porto,2012 (Simpósio).





Dados Complementares (Additional data)


Outros Trabalhos
Other production
1. Sá, Susana E. V. O. e. Perceptions of Teaching in Students and in Teachers’ Point of View: Implications on Students’ Learning Skills in Higher Education, 2015.



Participação em eventos
Event participation
Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Seminário no Mestrado em Ciências da Educação, especialidade em desenvolvimento curricular, 2012 (Seminário).
Nome do evento: Seminário no Mestrado em Ciências da Educação, especialidade em desenvolvimento curricular; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
Duração de 6 horas em Maio de 2012.
2. Práticas Inovadoras no Ensino Superior. para publicação nas atas do VII Congresso IberoAm, 2012 (Simpósio).
Nome do evento: VII Congresso IberoAmericano de Docência Universitária; Nome da Instituição: Universidade do Porto; Cidade do evento: Porto / Porto.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
25

Livros e capítulos
Books and book chapters
6
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
1
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
5
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
7
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
3
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
4
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
9
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
5
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
4
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
3
Revistas
Magazines
3

Total
Produção técnica
Technical production
1

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
1

Total
Dados complementares
(Additional data)
3

Outros Trabalhos
Other production
1
Participação em Eventos
Event participation
2


Visualizações do curriculum [ 224 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 05-02-2020 às 00:12:21
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (3)
 Co-authors listed in Degóis