Curriculum Vitae

Manuel José Serra da Fonseca

Data da última atualização »Last update : 28/10/2017


Manuel José Serra da Fonseca. Concluiu Ciências da Informação pela Universidade Fernando Pessoa em 2012. É Professor Adjunto no Instituto Politécnico de Viana do Castelo e no ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão (European Business School). Publicou 6 artigos em revistas especializadas e 3 trabalhos em actas de eventos, possui 3 capítulos de livros publicados. Possui 30 itens de produção técnica. Orientou 1 dissertação de mestrado, alem de ter orientado 41 trabalhos de conclusão de curso de bach./licenciatura nas áreas de Economia e Gestão e Ciências da Comunicação. Em 2015 coordenou 1 projecto de investigação. Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Comunicação, Economia e Gestão. Nas suas actividades profissionais interagiu com 10 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: atitude face à publicidade, atitude face às técnicas de comunicação, campanhas de comunicação de prevenção rodoviária, comportamento do consumidor, comunicação integrada, marketing social, publicidade de causas sociais, publicidade de serviço público e marketing digital.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0782787217645756


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Manuel José Serra da Fonseca
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Fonseca, Manuel José
Categoria profissional
Position
Professor Adjunto
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Comunicação.
Ciências Sociais-Economia e Gestão.
Endereço profissional
Professional address
Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Escola Superior de Ciências Empresariais (Valença)
Av. Miguel Dantas
4930-678
Portugal
Telefone: (+351)251800840
Fax: (+351)251 800 84
Correio electrónico: manuelfonseca@esce.ipvc.pt
Homepage: http://portal.ipvc.pt/portal/page/portal/esce
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2009-2012 Doutoramento
Phd
Ciências da Informação (3 anos » years) .
Universidade Fernando Pessoa, Portugal.

2008 Mestrado
Master degree
Ciências da Comunicação (2 anos » years) .
Universidade Fernando Pessoa, Portugal.

2001 Licenciatura
Licentiate degree
Engenharia Publicitária (5 anos » years) .
Universidade Fernando Pessoa, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2016 Pós-Doutoramento
Postdoctorate
1,5 anos » years. Universidade do Minho, Portugal.

2015-2015 Curso de curta duração
Short course
Auditorias da Qualidade.
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal.

2002-2003 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Gestão de Marketing.
Instituto Português de Administração de Marketing de Matosinhos, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Instituto Superior de Administração e Gestão
Set/2016-Actual Professor Adjunto

Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Set/2013-Actual Professor Adjunto

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Set/2006-Jul/2012 Assistente

Desigual Comunicação
Fev/1997-Jul/2012 Técnico Superior Principal





Atividades de Ensino (Teaching activities)
Instituto Superior de Administração e Gestão
Set/2017-Actual
Curso»Academic program: Mestrado em Gestão de Empresas

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Metodologias de Investigação(Docente)


Set/2017-Actual
Curso»Academic program: Licenciatura em Gestão Hoteleira

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Negócios Internacionais(Regente)


Set/2017-Actual
Curso»Academic program: Licenciatura em Relações Empresariais

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Comunicação e Imagem Empresarial(Regente)
  • Expressão e Comunicação II(Regente)


Set/2017-Actual
Curso»Academic program: Licenciatura em Turismo

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Comunicação e Imagem Empresarial(Regente)


Set/2016-Actual
Curso»Academic program: Mestrado em Direcção Comercial e Marketing

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Comunicação Empresarial Integrada(Regente)
  • Metodologias de Investigação(Docente)


Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Set/2017-Actual
Curso»Academic program: Gestão da Distribuição e Logística

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Marketing(Regente)


Set/2013-Actual
Curso»Academic program: Marketing e Comunicação Empresarial

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Comunicação Publicitária(Regente)
  • Relações Públicas e Assessoria de Comunicação(Regente)
  • Comunicação Empresarial(Regente)
  • Marketing Internacional(Regente)
  • Marketing Social e Não Lucrativo (Regente)
  • Projeto de Marketing e Empreendedorismo(Docente)


Set/2013-Actual
Curso»Academic program: Mestrado em Marketing

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Comunicação Organizacional(Regente)
  • Marketing Estratégico e Operacional (Regente)
  • Novas Tendências de Marketing - Módulo de Marketing Social(Regente)


Set/2013-Actual
Curso»Academic program: Organização e Gestão Empresariais

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Comunicação Empresarial(Regente)
  • Negócios Internacionais(Regente)
  • Marketing(Regente)
  • Inovação e Empreendedorismo(Docente)




Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Set/2006-Jul/2012
Curso»Academic program: Ciências da Comunicação

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Atelier de Comunicação e Informação II(Docente)
  • Projeto em Relações Públicas e Publicidade(Docente)
  • Laboratório de Publicidade e Relações Públicas(Docente)
  • Estágio em Relações Públicas e Publicidade(Docente)






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Set/2015-Actual
Comissão de Curso Organização e Gestão Empresariais (1º Ciclo) - Membro


Set/2014-Actual
Comissão de Curso Marketing e Comunicação Empresarial (1º Ciclo) - Membro


Fev/2014-Actual
Vice-presidente do Conselho Pedagógico - Escola Superior de Ciências Empresariais


Jun/2017-Jul/2017
Membro de júri de seleção/seriação de Concurso de admissão ao Ensino Superior - Maiores de 23


Jun/2016-Jul/2016
Membro de júri de seleção/seriação de Concurso de admissão ao Ensino Superior - Maiores de 23


Jun/2016-Jul/2016
Membro de júri de seleção/seriação de admissão de candidatos ao 2º ciclo de estudos em Marketing


Jul/2014-Set/2015
Comissão de Curso Mestrado Marketing (2º Ciclo) - Membro


Jun/2015-Jul/2015
Membro de júri de seleção/seriação de Concurso de admissão ao Ensino Superior - Maiores de 23


Jun/2014-Set/2014
Membro de júri de seleção/colocação do Concurso Especial de Acesso e Ingresso para Estudantes Internacionais – Licenciatura em Marketing e Comunicação Empresarial


Jun/2014-Jul/2014
Membro de júri de seleção/seriação de Concurso de admissão ao Ensino Superior - Maiores de 23


Jun/2014-Jul/2014
Membro de júri de seleção/seriação de admissão de candidatos ao 2º ciclo de estudos em Marketing


Set/2013-Jul/2014
Comissão de Curso Informática de Gestão (1º ciclo) - Membro






Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Set/2015-Actual
- Coordenador de Curso - Mestrado Marketing ESCE-IPVC


Jul/2014-Out/2015
- Coordenador Erasmus - Escola Superior de Ciências Empresariais


Jul/2014-Set/2015
- Gestor do Processo de Cooperação Internacional (CIN), na Escola Superior e Ciências Empresariais, no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade do Instituto Politécnico de Viana do Castelo






Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)


Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Mai/2015-Mai/2015
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Erasmus+: Staff Mobility for Training Mobility Agreement (Poland, Bialystok; From 18 to 22 May 2015; Overall objectives: develop activities that lead to the establishment of partnerships between companies in the northwest region of Poland and the IPVC ).






Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Dez/2015-Actual
Atividade realizada»Activity:

Auditor Interno certificado, no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade do Instituto Politécnico de Viana do Castelo


Set/2016-Jul/2017
Atividade realizada»Activity:

Coordenador Poliempreende ESCE-IPVC


Set/2016-Jul/2017
Atividade realizada»Activity:

Coordenador do Projeto de Empreendedorismo Integrado “Leaders for the Future”, nas licenciaturas da Escola Superior de Ciências Empresariais, Instituto Politécnico de Viana do Castelo






Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2015-2015
Sistema compacto de média potência para a produção de energia térmica a partir de biomassa
Referência do projeto»Project reference: Projeto nº 38869 PLUG&HEAT.
Parceiro(s)»Partners: Universidade de Aveiro.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Inglês (Razoavelmente), Francês (Pouco).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Inglês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Mai/2016 - Actual SOPCOM - Sociedade Portuguesa de Ciências da Comunicação, Membro.
Grupo de Trabalho de Comunicação Organizacional e Institucional .
2014- Actual UNIAG – Unidade de Investigação Aplicada em Gestão, Membro fundador.
Membro investigador .
Jan/2002 - Actual APPM - Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing, Membro.
Set/2011 - Jul/2012 Centro de Estudos em Letras (CEL - UTAD), Membro.
(Colaborador).




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Rodrigues, Helena S; Fonseca, Manuel J. 2017. Viral Marketing and Exposure to Health and Risk Messages.  In Encyclopedia of Health and Risk Message Design and Processing, ed. Roxanne Parrott , 15 - 30. . New York: Oxford University Press.
2. Cardoso, Paulo; Fonseca, Manuel J. 2013. Paz na Estrada: As Campanhas Publicitárias de Prevenção Rodoviária em Portugal e o seu Impacto nos Condutores.  In Construir a Paz - Visões Interdisciplinares e Internacionais Sobre Conhecimentos e Práticas - Cidadania, Relações Internacionais, Comunicação e Responsabilidade Social, 197 - 202. ISBN: 978-989-643-107-5. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa.
3. Cardoso, Paulo; Fonseca, Manuel J. 2008. Appeals and Creative Formats in Portuguese Road Safety Advertising Campaigns.  In New Trends in Advertising Research, ed. Pereira, Francisco Costa; Veríssimo, Jorge; Neijens, Peter, 391 - 399. ISBN: 978-972-618-493-5. Lisboa: Edições Sílabo.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Cardoso, Paulo; Fonseca, Manuel J. 2016. "Campanhas de Prevenção Rodoviária no Contexto Internacional: uma Análise dos Conteúdos e dos Suportes de Difusão", Revista FSA 1, 13: 45 - 65.
ABSTRACTThe present study focuses on the analysis of integrated communications in the context ofsocial marketing. The Integrated Marketing Communications (IMC) consolidates theintegration of various techniques and media, aiming to increase the communicativeeffectiveness. Focusing on this theme, this research attempts to systematize the concept ofintegrated communication and its techniques in the context of social marketing and inaddition, to observe how these techniques are applied in real programs, specifically in roadsafety campaigns. To do this we proceeded to a content analysis of thirty road preventioncampaigns in several countries. As main results it was found that integrated communicationare not a widespread practice in this type of campaigns and that there is a frequent use of asingle communication technique. Online communication is present in half of the campaignsobserved demonstrating their strategic potential. In terms of the messages it was found thatthe dominant themes are the "driving prevention under the influence of alcohol or drugs" and"observance of speed limits", followed by the negative consequences for the offender such as"insecurity, accident or death. "Keywords: Road Safety Campaigns. Social Marketing. Integrated MarketingCommunications. Advertising.
2. Rodrigues, Helena S; Fonseca, Manuel J. 2016. "Can information be spread as a virus? Viral marketing as epidemiological model", Mathematical Methods in the Applied Sciences 39, 16: 4780 - 4786.
3. Fonseca, Manuel J; Cardoso, Paulo. 2016. "A Comunicação Integrada de Marketing no contexto das campanhas de prevenção rodoviária em Portugal e a sua influência junto dos jovens condutores", Revista Comunicação & Sociedade da Universidade Metodista de São Paulo 38, 3: 137 - 162.
4. Rodrigues, Helena S; Fonseca, Manuel J; Cardoso, Paulo. 2015. "The effect of drivers gender on the perception of Portuguese road safety communication campaigns", International Journal of Business and Management 4, 3: 103 - 121.
Abstract:The road safety campaigns use a range of media and marketing communication techniques to alertdrivers to take appropriate behavior on the road. The aim of this study was to investigate howgender differences influence the behavior and attitude of the Portuguese drivers regarding drivingas well as the attitude toward the road safety campaigns. In Portugal, there are no studies thatanalyze the gender difference related to road safety, which reinforces its relevance. To implementthis purpose, firstly it was described the profile of drivers by gender regarding a set of behavioralvariables. The attitude of drivers toward the road safety communication campaigns was analyzedand drivers were grouped by clusters, aiming its characterization as possible targets ofcommunication actions for road safety marketing.Keywords:Road traffic accidents; road safety campaigns; driver behavior; gender effect; target audience;Pearson Chi-Square; principal components analysis; cluster analysis.
5. Cardoso, Paulo; Fonseca, Manuel J. 2012. "Campanhas portuguesas de prevenção rodoviária: uma análise da sua influência", Verso e Reverso, 26: 62 - 71.
6. Fonseca, Manuel J; Cardoso, Paulo. 2010. "Recordação e atitudes dos condutores em face das campanhas publicitárias de prevenção rodoviária em Portugal – uma abordagem exploratória", REMark – Revista Brasileira de Marketing 9, 2: 6 - 19.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Rodrigues, Helena S; Fonseca, Manuel J. 2015. "Viral Marketing as epidemiological model", Trabalho apresentado em 15th International Conference on Computational and Mathematical Methods in Science and Engineering, In Proceedings of the 15th International Conference on Computational and Mathematical Methods in Science and Engineering, Cádiz.
2. Rodrigues, Helena S; Fonseca, Manuel J. 2015. "The perception of road safety communication campaigns: the gender influence", Trabalho apresentado em 2nd Business & Management Conference, International Institute of Social and Economic Sciences 2015, In Proceedings of the 2nd Business & Management Conference, International Institute of Social and Economic Sciences 2015, Madrid.
3. Cardoso, Paulo; Neto, Evandro; Fonseca, Manuel J; Freitas, Elsa. 2013. "Perspetivas sobre a publicidade enquanto influência pessoal e fenómeno social: uma análise comparativa em jovens portugueses e brasileiros", Trabalho apresentado em VIII SOCPCOM - Comunicação Global, Cultura e Tecnologia, In VIII SOCPCOM - Comunicação Global, Cultura e Tecnologia, Lisboa.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Teixeira, Andreia; Fonseca, Manuel J; Castro, Luísa; Garcia, Jorge E; Igreja, Carla; Costa-Santos, Cristina. A escala Webqual na avaliação multidisciplinar de websites de hotéis: o caso da cidade do Porto,1st Workshop on Tourism and Hospitality,Porto,2017 (Conferência ou palestra).
2. Rodrigues, Helena S; Fonseca, Manuel J; Garcia, Jorge E. Epidemiological models and the diffusion of na advertising campaign,XVIII Congress of the Portuguese Association of Operational Research - IO 2017,Valença,2017 (Congresso).
3. Fonseca, Manuel J; Rodrigues, Helena S; Garcia, Jorge E. Digital Marketing under epidemiological point of view: a case study.,The Cape Verde International Days on Mathematics 2017,2017 (Congresso).
4. Fonseca, Manuel J. "Atreve-te Mais" e “Empreende Mais”,Workshop de Empreendedorismo Juvenil,Monção e Paredes de Coura,2016 (Seminário).
5. Fonseca, Manuel J; Rodrigues, Helena S. Road Safety Campaigns: a Structural Equation Modelling Analysis,International Conference of Applied Business and Management (ICABM),Porto,2016 (Conferência ou palestra).
6. Rodrigues, Helena S; Fonseca, Manuel J. Could commercial information be spread like a virus? Epidemiological model in a viral marketing context. ,American Mathematical Society (AMS) - European Mathematical Society (EMS) - Portuguese Mathematical Society International Meeting 2015 ,Porto,2015 (Conferência ou palestra).
7. Rodrigues, Helena S; Fonseca, Manuel J. Viral Marketing as epidemiological model,15th International Conference on Computational and Mathematical Methods in Science and Engineering, CMMSE 2015,Cadiz,2015 (Conferência ou palestra).
8. Rodrigues, Helena S; Fonseca, Manuel J. The perception of road safety communication campaigns: the gender influence,2nd Business & Management Conference,Madrid,2015 (Conferência ou palestra).
9. Fonseca, Manuel J. Empreende Mais,Workshop de Empreendedorismo Juvenil,Paredes de Coura e Monção ,2015 (Seminário).
10. Fonseca, Manuel J. Atreve-te Mais,Workshop de Empreendedorismo Juvenil,Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ponte de Lima,2015 (Seminário).
11. Fonseca, Manuel J. Publicidade: Ontem, Hoje e Amanhã,Semana Académica da Escola Secundária de Santa Maria Maior,Viana do Castelo,2014 (Conferência ou palestra).
12. Fonseca, Manuel J. Comunicação de Marketing,Palestra Agrupamento de Escolas de Muralhas do Minho,Valença,2014 (Conferência ou palestra).
13. Fonseca, Manuel J. Empreende Mais ,Workshop de Empreendedorismo Juvenil,Caminha,2014 (Seminário).
14. Fonseca, Manuel J; Cardoso, Paulo. A Comunicação Integrada de Marketing no contexto das campanhas de prevenção rodoviária em Portugal e sua influência junto dos jovens condutores,V Jornadas de Publicidade: Publicidade, Públicos e Redes de Influência na Atualidade Digital ,Braga,2012 (Comunicação).
15. Fonseca, Manuel J. Publicidade Hoje: Entre o Ontem e o Amanhã,Conferência A Nova Era da Publicidade,Vila Real,2011 (Conferência ou palestra).
16. Fonseca, Manuel J; Cardoso, Paulo. Paz na Estrada: As Campanhas Publicitárias de Prevenção Rodoviária em Portugal e o seu Impacto nos Condutores,I Congresso Internacional Construir a Paz ,Porto,2011 (Congresso).
17. Fonseca, Manuel J. Violência na Estrada. A Perceção dos Condutores Face às Campanhas de Prevenção Rodoviária,XIII Jornadas de Comunicação,Braga,2010 (Comunicação).
18. Cardoso, Paulo; Fonseca, Manuel J. Appeals and Creative Formats in Portuguese Road Safety Advertising Campaigns,6th International Conference on Research in Advertising ,Lisboa,2007 (Conferência ou palestra).
19. Fonseca, Manuel J. Uma Análise das Ações de Comunicação Publicitária de Prevenção Rodoviária em Portugal. Considerações sobre a sua Eficácia,Cidadania (s): Congresso Internacional sobre Discursos e Práticas,Porto,2006 (Congresso).
20. Fonseca, Manuel J. A Comunicação Dirigida ao Target Jovem,Workshop Internacional Jovens, Marcas e Estilos de Vida,Porto,2006 (Comunicação).

Organização de evento
Event organization
1. Fonseca, Manuel J. I Jornadas de Organização e Gestão do Minho ,2017 (Conferência / Organização).
2. Fonseca, Manuel J. Quarto Encontro Internacional de Jovens Empreendedores ,2017 (Encontro / Organização).
3. Fonseca, Manuel J. III Jornadas de Marketing,2017 (Conferência / Organização).
4. Fonseca, Manuel J. Terceiro Encontro Internacional de Jovens Empreendedores ,2016 (Encontro).
5. Fonseca, Manuel J. Jornadas de Logística “O Mundo dos Transportes” ,2016 (Conferência).
6. Fonseca, Manuel J. II Jornadas de Marketing,2016 (Conferência).
7. Fonseca, Manuel J. 1st International Meeting in Business and Management ,2015 (Encontro / Organização).
8. Fonseca, Manuel J. Coaching: da Teoria à Prática ,2015 (Oficina).
9. Fonseca, Manuel J. I Jornadas de Marketing ,2015 (Conferência / Organização).
10. Fonseca, Manuel J. Primeiro Encontro Internacional de Jovens Empreendedores ,2014 (Encontro / Organização).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. José Manuel Esteves Raposo, Plano de Marketing Estratégico – VENTIL, Engenharia do Ambiente, Lda., 2016. Dissertação (Mestrado em Marketing) - Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Orientador).


Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura
Bachelor/Licenciate degree conclusion work
Concluídas
Completed
1. Ana Cláudia Lucas Fernandes, Relatório de estágio final de licenciatura, 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
2. Ana Sofia Couto Cerejeira Leitão, Relatório de estágio final de licenciatura, 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
3. Helena Sofia Sousa da Costa, Relatório de estágio final de licenciatura, 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
4. Fátima Cristina Fernandes Peixoto , Relatório de estágio final de licenciatura, 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
5. Helena Isabel Lopes Pinto, Relatório de estágio final de licenciatura, 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
6. Daniela Filipa Matos Lopes Rodrigues, Relatório de estágio final de licenciatura, 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
7. Benilde da Conceição Costa Evangelista, Relatório de estágio final de licenciatura, 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
8. Ângela Raquel Cardoso Marinho , Relatório de estágio final de licenciatura, 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
9. Márcio André Lopes Correia , Relatório de estágio final de licenciatura, 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
10. Sofia Marlene da Silva Soares , Relatório de estágio final de licenciatura, 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
11. Diana Isabel Ramalho Cortez , Relatório de estágio final de licenciatura, 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
12. Cristina Isabel Rodrigues Cabral, Relatório de estágio final de licenciatura, 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
13. Diogo Manuel Moreira Gomes , Relatório de estágio final de licenciatura, 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
14. Diana Filipa Castilho Faria , Relatório de estágio final de licenciatura, 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
15. Vanessa Sofia Monsalvarga Bastião , Relatório de estágio final de licenciatura, 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
16. Ricardo Pires Pesqueira , Relatório de estágio final de licenciatura, 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
17. Eliana Sofia da Silva Marques , Relatório de estágio final de licenciatura, 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
18. José Luís Oliveira Mendes , Relatório de estágio final de licenciatura, 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
19. Lurio Etien Monteiro Alves, Relatório de estágio final de licenciatura, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
20. Vítor Jorge Faria Rodrigues , Relatório de estágio final de licenciatura, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
21. Florbela Pinto Moreira Teixeira da Silva, Relatório de estágio final de licenciatura, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
22. Flávia Marina Paradela Teixeira, Relatório de estágio final de licenciatura, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
23. Patrícia Maria Oliveira Pereira , Relatório de estágio final de licenciatura, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
24. Daniela Patrícia Santos Morais, Relatório de estágio final de licenciatura, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
25. Domingos Manuel Alves Carvas, Relatório de estágio final de licenciatura, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
26. Manuel Hermínio Pereira Guerra, Relatório de estágio final de licenciatura, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
27. Michael Filipe Martins Guedes , Relatório de estágio final de licenciatura, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
28. Elsa Maria Fernandes Ferreira, Relatório de estágio final de licenciatura, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
29. Flávia Marina Paradela Teixeira , Relatório de estágio final de licenciatura, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
30. Daniela Filipa Barreira Pereira , Relatório de estágio final de licenciatura, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
31. Marcia Janine Leite Ferreira, Relatório de estágio final de licenciatura, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
32. Ricardo Jorge Lemos Rebelo Costa, Relatório de estágio final de licenciatura, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
33. Ana Filipa Teles Fortunas Fidalgo, Relatório de estágio final de licenciatura, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
34. Sónia Cristina de Sequeiros Pereira , Relatório de estágio final de licenciatura, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
35. Susana Maria Machado Pestana Nogueira, Relatório de estágio final de licenciatura, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
36. Liliana Marisa Pereira Correia , Relatório de estágio final de licenciatura, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
37. Sara Olímpia Vasconcelos Lima, Relatório de estágio final de licenciatura, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
38. José Luís Pacheco de Oliveira Bessa, Relatório de estágio final de licenciatura, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
39. Ricardo José Sousa Monteiro, Relatório de estágio final de licenciatura, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
40. António Augusto Baptista Garcias, Relatório de estágio final de licenciatura, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
41. Helda Celene Garcia Correia, Relatório de estágio final de licenciatura, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Fonseca, Manuel José. Participação no júri de Maria Zulmira Bessa Amorim Nascimento Cunha. Contextos, hábitos e motivações dos consumidores portugueses de produtos de moda e vestuário., 2015. Tese (Ciências da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa.
(Arguente).
2. Fonseca, Manuel José. Participação no júri de Maria João Dias Cortesão Paour Gordo Caldeira. Análise e leitura da (s) estória(s) de uma marca: O cruzamento de estratégias publicitárias e fílmicas como processo de criação do discurso publicitário nos spots de televisão da Optimus, 2014. Tese (Ciências da Informação) - Universidade Fernando Pessoa.
(Arguente).


Mestrado
Master degree
1. Fonseca, Manuel José. Participação no júri de Francisco Manuel Vaz Pereira Vieira da Costa. Contributo para a Melhoria e Dinamização das Plataformas Digitais do Mercado Bom Sucesso, 2017.  Dissertação (Mestrado em Direcção Comercial e Marketing ) - Instituto Superior de Administração e Gestão.
(Arguente).
2. Fonseca, Manuel José. Participação no júri de Cristina Filipa Guedes da Ponte. As atitudes dos consumidores face à comunicação das marcas nas redes sociais e o impacto na intenção de compra e recomendação: o caso das marcas desportivas, 2017.  Dissertação (Mestrado em Marketing) - Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
(Presidente).
3. Fonseca, Manuel José. Participação no júri de António José Ferreira Macedo. A influência do patrocínio na intenção de compra dos consumidores portugueses: estudo de caso da marca OAKLEY, 2017.  Dissertação (Mestrado em Marketing) - Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
(Presidente).
4. Fonseca, Manuel José. Participação no júri de José Manuel Esteves Raposo. Plano de Marketing Estratégico – VENTIL, Engenharia do Ambiente, Lda., 2016.  Dissertação (Marketing e Comunicação Empresarial) - Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
(Orientador/Vogal).
5. Fonseca, Manuel José. Participação no júri de Márcio Teixeira Ferreira. Locais de produção como critérios de diferenciação da casta Alvarinho: um estudo exploratório, 2016.  Dissertação (Mestrado em Marketing) - Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
(Presidente).
6. Fonseca, Manuel José. Participação no júri de Carla de Jesus Martins Igreja. O valor dos relacionamentos na qualidade percebida do ensino superior público politécnico em Portugal: um estudo exploratório, 2016.  Dissertação (Mestrado em Marketing) - Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
(Presidente).
7. Fonseca, Manuel José. Participação no júri de Bruno Fernando da Costa Mendes Alves da Graça. As Relações Públicas e os Novos Media. Análise às práticas a PME Líder portuguesas na área do calçado no Facebook., 2015.  Dissertação (Ciências da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa.
(Arguente).
8. Fonseca, Manuel José. Participação no júri de Rui Nelson Monteiro da Costa Serra. O processo de consumo de e-books: contextos, atitudes e comportamentos dos consumidores, 2015.  Dissertação (Ciências da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa.
(Arguente).
9. Fonseca, Manuel José. Participação no júri de Luís Henrique Ferreira Vieira. A Publicidade das Marcas de Operadoras de Telecomunicações em Portugal - Análise das Campanhas e da Perspetiva dos Consumidores., 2015.  Dissertação (Ciências da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa.
(Arguente).
10. Fonseca, Manuel José. Participação no júri de Sandra Cristina Fernandes Pereira. Tomada de Decisão e Consumo de Moda e Vestuário: Um Estudo Junto dos Consumidores Jovens Adultos Portugueses., 2014.  Dissertação (Ciências da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa.
(Arguente).
11. Fonseca, Manuel José. Participação no júri de João Henrique Correia Pinto Carvalho de Matos. A análise do valor da marca no mercado de vestuário desportivo: marca de fabricante Vs marca de distribuidor, 2013.  Dissertação (Ciências da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa.
(Arguente).
12. Fonseca, Manuel José. Participação no júri de Clara Maria Pinto de Freitas Alves Pereira Lopes. Um estudo sobre a atitude dos jovens portugueses face à publicidade: o seu papel ao nível pessoal, 2013.  Dissertação (Ciências da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa.
(Arguente).
13. Fonseca, Manuel José. Participação no júri de Teresa Pinto Cerquinho da Fonseca. Os Meios Publicitários: perceção dos consumidores e consequência da exposição à publicidade, 2012.  Dissertação (Marketing) - Faculdade de Economia do Porto.
(Arguente).


Bacharelato/Licenciatura
Degree of licentiate
1. Fonseca, Manuel José. Participação no júri de Flávia Patrícia Rodrigues Sá. O Consumidor de Vestuário de Moda em Portugal – Estudo de Caso, 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Licenciatura em Marketing, Publicidade e Relações Públicas) - Instituto Superior de Paços de Brandão.
(Arguente).


Provas Públicas Equivalente ao Doutoramento
Phd equivalent public evaluation
1. Fonseca, Manuel José. Participação no júri de Susana Maria Melo Fernandes Afonso Lucas. ETAR de Lagoa-Meco – Gestão de Projeto, 2016. Tese (Especialista na Área 3.34.349 Ciências Empresariais ) - Instituto Politécnico de Setúbal.
(Arguente).







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
12

Livros e capítulos
Books and book chapters
3
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
3
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
6
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
6
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
3
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
3

Total
Produção técnica
Technical production
30

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
30

Total
Dados complementares
(Additional data)
58

Orientações
Orientations
42
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
16


Visualizações do curriculum [ 2908 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 07-02-2020 às 23:44:42
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (2)
 Co-authors listed in Degóis