Curriculum Vitae

João Arménio Lamego Lopes

Data da última atualização »Last update : 16/04/2019


João Arménio Lamego Lopes. Publicou 8 artigos em revistas especializadas, possui 13 livros publicados. Nas suas actividades profissionais interagiu com 22 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=4466493205961663


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
João Arménio Lamego Lopes
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Lopes, João
Categoria profissional
Position
Professor Associado com Agregação
Endereço profissional
Professional address
Universidade do Minho
Escola de Psicologia
Departamento de Psicologia Aplicada
Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Portugal
Correio electrónico: joaols@psi.uminho.pt
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2004 Agregação
Aggregation
Universidade do Minho, Portugal.

1996 Doutoramento
Phd
Psicologia da Educação.
Universidade do Minho, Portugal.

1991 Mestrado
Master degree
Psicologia do Desenvolvimento e da Educação da Criança (2 anos » years) .
Universidade do Porto, Portugal.

1975-1981 Licenciatura
Licentiate degree
Psicologia (5 anos » years) .
Universidade do Porto, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade do Minho
Jul/2001-Actual Professor Associado com Agregação





Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2011-2013
ENSINO DA LEITURA NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO: CRENÇAS, CONHECIMENTOS E FORMAÇÃO DOS PROFESSORES-Reading instruction in K-4: Teacher s beliefs, teachers knowledge, and teachers preparation
Referência do projeto»Project reference: FFMS/2011.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem).
Fala
Speaking
Português (Bem), Espanhol (Pouco), Francês (Pouco), Inglês (Razoavelmente).

Reading
Português (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem).
Escreve
Writing
Português (Bem), Espanhol (Pouco), Francês (Pouco), Inglês (Razoavelmente).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jun/2011 - Actual ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Lopes, João; Spear-Swerling, Louise; Velasquez, M. G; Oliveira, Célia; Almeida, Leandro S; Araújo, Luísa; Zibulsky, Jamie; Cheesman, E.. 2014. Ensino da leitura no 1º Ciclo do Ensino Básico: Crenças, conhecimentos e formação dos professores. ed. 1. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
2. Espelage, D.; Lopes, João A. 2013. Indisciplina na escola. ed. 1. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
3. Lopes, João A. L; Rutherford, R.; Cruz, M. C; Mathur, S.; Quinn, M.. 2011. Competências sociais: Aspectos emocionais, comportamentais e de aprendizagem. ed. 2. Braga: Psiquilíbrios.
4. Lopes, João A. L. 2010. Conceptualização, avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem: a sofisticada arquitectura de um equívoco. ed. 1. Braga: Psiquilíbrios.
5. Lopes, João A. L. 2009. Comportamento, aprendizagem e “ensinagem” na ordem e desordem da sala de aula. ed. 1. Braga: Psiquilíbrios.
6. Lopes, João A. L; Santos, M.. 2008. Crenças e práticas de gestão de sala de aula. ed. 1. Coimbra: Quarteto.
7. Kauffman, J.; Lopes, João A. L. 2007. Pode a Educação Especial deixar de ser especial?. ed. 1. Braga: Psiquilíbrios.
8. Lopes, João A. L. 2006. Desenvolvimento de competências linguísticas em jardim-de-infância: Manual de Actividades. ed. 1. Porto: ASA.
9. Lopes, João A. L. 2005. Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita: Perspectivas de avaliação e intervenção. ed. 1. Porto: ASA.
10. Lopes, João A. L; Velasquez, M. G; Fernandes, P. P; Bártolo, V. N. 2004. Aprendizagem, Ensino e Dificuldades da Leitura. ed. 1. Coimbra: Quarteto.
11. Lopes, João A. L. 2003. A hiperactividade. ed. 1. Coimbra: Quarteto.
12. Lopes, João A. L; Rutherford, R.. 2001. Problemas de Comportamento na Sala de Aula: Identificação, avaliação e modificação. ed. 2. Porto: Porto Editora.
13. Lopes, João A. L. 2001. Problemas de comportamento, problemas de aprendizagem e problemas de “ensinagem”. ed. 1. Coimbra: Quarteto.
14. Lopes, João A. L. 1998. Necessidades educativas especiais: Estudos e investigação. ed. 1. Braga: SHO.
15. Rutherford, R.; Lopes, João A. L. 1997. Problemas de Comportamento na Sala de Aula: Identificação, avaliação e modificação. ed. 1. Porto: Porto Editora.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Lopes, João; Oliveira, Célia G.. 2017. Classroom discipline: Theory and practice.  In Classrooms: Academic content and behavior strategy instruction for students with and without disabilities, ed. Jeffrey P. Bakken , 231 - 253. . New York: Nova Science Publishers.
2. Lopes, João; Cristina, G. M. S; Oliveira, C.; Elliott, J.. 2016. Selecting Participants for Dyslexia Studies: Complexities and Challenges .  In Dyslexia: Perspectives, Challenges and Treatment Options , ed. Marilyn Frazier , 145 - 158. . Hauppauge, N.Y. USA: Nova Science Publishers.
3. Lopes, João; Lemos, M. S. 2014. Motivação para a leitura.  In Os caminhos antes, durante e … depois de aprender a ler , ed. F. L. Viana, I. Ribeiro, A. Baptista , 121 - 147. . Coimbra: Almedina.
4. Lopes, João A. L. 2014. International perspectives in EBD: Critical issues.  In Handbook of Emotional & Behavioral Difficulties , ed. Philip Garner, James M. Kauffman, Jullian Elliott, 1 - 20. . London: SAGE.
5. Lopes, João A. L. 2002. Alunos problemáticos em contexto de sala de aula. In M.S. Lemos & T.R. Carvalho .  In O aluno na sala de aula , 153 - 166. . Porto: Porto Editora.
6. Lopes, João A. L. 2000. Distúrbios exteriorizados de comportamento: Uma perspectiva desenvolvimental.  In Psicopatologia do desenvolvimento , 177 - 218. . Coimbra: Quarteto.
7. Lopes, João A. L. 1999. Formação de professores do ensino pré-primário: Aspectos psicológicos, educacionais e institucionais.  In Pensar a escola sob os olhares da psicologia , ed. Ana M. Bertão, M.S. Ferreira, & Milice R.dos Santos, 173 - 198. . Porto: Afrontamento.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Lopes, João; Silva, E.; Oliveira, Célia G.; Sass, Daniel A; Martin, N.. 2018. "Teacher’s Classroom Management Behavior and Students’ Classroom Misbehavior: A Study with 5th through 9th-Grade Students", Electronic Journal of Research in Educational Psychology 16, 3: 467 - 490.
2. Watson, S.; Lopes, João; Oliveira, Célia G.; Judge, S.. 2018. "Error patterns in Portuguese students' addition and subtraction calculation Tasks: Implications for teaching", Journal for Multicultural Education 12, 1: 67 - 82.
3. Pinto, Patrícia; Lopes, João A. 2017. "Literacia Pré-Escolar e Desempenho na Leitura na Instrução Primária", Psicologia: Teoria e Pesquisa 32, 4: 1 - 9.
4. Spear-Swerling, Louise; Lopes, Joao; Oliveira, Celia; Zibulsky, Jamie. 2016. "How Portuguese and American teachers plan for literacy instruction", Annals of Dyslexia 66, 1: 71 - 90.
5. Sass, Daniel A; Lopes, João; Oliveira, Célia; Martin, Nancy K. 2016. "An evaluation of the Behavior and Instructional Management Scale's psychometric properties using Portuguese teachers", Teaching and Teacher Education 55, 1: 279 - 290.
6. Watson, S.; Judge, S.; Lopes, João; Oliveira, Celia. 2016. "Number Knowledge and error types of elementary Portuguese students: Implications for instruction", Clinical and Experimental Psychology 2, 1: 2 - 6.
7. Santos, A. I; Lopes, João. 2016. "Tomada de decisão de profissionais sobre a retirada de menores à família em situações de maus-tratos físicos", Revista Portuguesa de Psicologia 45, 1: 21 - 29.
8. Lopes, João; Filipe, Carminda; Moniz, A. V. 2014. "Reconhecimento de palavras e velocidade de leitura de texto: Um estudo com medidas repetidas no ensino primário", Revista Portuguesa de Psicologia 43, 43: 9 - 29.
9. Lopes, João; Santos, Miguel. 2013. "Teachers’ Beliefs, Teachers’ Goals and Teachers’ Classroom Management: A Study with Primary Teachers // Crenças, objectivos e gestão de sala de aula: Um estudo com professores do Ensino Primário", Revista de Psicodidactica / Journal of Psychodidactics 18, 1: 5 - 24.
10. Lopes, João; Oliveira, Célia; Reed, Lauren; Gable, Robert A. 2013. "Character Education in Portugal", Childhood Education 89, 5: 286 - 289.
11. Lopes, João; Spear-Swerling, Louise; Oliveira, Célia; Velasquez, M. G; Zibulsky, Jamie. 2013. "Actual Disciplinary Knowledge, Perceived Disciplinary Knowledge, Teaching Experience and Teacher’s Training for Reading Instruction: A Study with Primary Portuguese and American Teachers // Conhecimento disciplinar efectivo, conhecimento percebido...", Revista de Psicodidactica / Journal of Psychodidactics 19, 1: 45 - 65.
12. Lopes, João. 2012. "Biologising reading problems: The specific case of dyslexia", Contemporary Social Sciences: Journal of the Academy of Social Sciences 7, 2: 215 - 229.
13. Magalhães, E.; Lopes, João A. L. 2011. "Auto-conceito em adolescentes institucionalizadas: Um estudo exploratório", Psicologia, XXV: 163 - 180.
14. Lopes, João A. L; Fernandes, P. P. 2009. "Emergent literacy beliefs in preschool and kindergarten contexts", Educational Studies in Languages and Literature, 9: 5 - 26.
15. Lopes, João A. L. 2007. "Prevalence and comorbidity of emotional, behavioral and learning problems: A study of 7th-grade students", Education and Treatment of Children, 30 (4): 165 - 181.
16. Gulshak, D.; Lopes, João A. L. 2007. "Interventions for Students with Behavioral Disorders: An International Literature Review", Behavioral Disorders 267-281, 32: 267 - 281.
17. Lopes, João A. L. 2005. "Intervention with students with learning, emotional and behavior disorders: Why do we take so long to do it? ", Education and Treatment of Children, 28: 345 - 360.
18. Lopes, João A. L; Monteiro, I.; Sil, V.; Rutherford, R.; Quinn, M.. 2004. "Teachers' perceptions about teaching problem students in regular classrooms", Education and Treatment of Children, 27: 394 - 419.
19. Lopes, João A. L; Cruz, M. C; Rutherford, R.. 2002. "The relationship of peer perceptions to student achievement and teacher ratings of 5th and 6th grade students", Education and Treatment of Children, 25: 476 - 495.
20. Lopes, João A. L. 1998. "Indisciplina, problemas de comportamento e problemas de aprendizagem no ensino básico", Revista Portuguesa de Educação 11, 2: 57 - 81.
21. Lopes, João A. L. 1993. "Classificação em psicopatologia da infância e da adolescência", Psiquiatria Clínica 14, 2: 107 - 115.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Lopes, J.; Madalena, M. M; Spear-Swerling, L.; Zibulski, J.. 2015. "Prosody growth and reading comprehension: A longitudinal study from 2nd through the end of 3rd grade", Revista de Psicodidáctica/Journal of Psychodidactics 20, 1: 5 - 23.
2. Lopes, J.; Almeida, Leandro S. 2015. "Questões e modelos de avaliação e intervenção em Psicologia Escolar: o caso da Europa e América do Norte", Estudos de Psicologia 32, 1: 75 - 85.
3. Lopes, João; Bueno, Maurício. 2014. "Construção e validação de uma prova de Matemática para alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade", Psicologia: Reflexão e Crítica 27, 3: 434 - 442.
4. Thomas, R.; Lopes, João A. L. 2007. "Diagnosing and treating children with ADHD, OCD, Tourette Syndrome, and conduct Disorder", Psicologia: Teoria, investigação e prática, 12: 237 - 260.
5. Veríssimo, L.; Lopes, João A. L; Lemos, M. S. 2007. "Dificuldades de aprendizagem: obstáculos à definição e investigação", Revista Portuguesa de investigação Educacional, 6: 47 - 60.
6. Santos, M.; Lopes, João A. L. 2003. "Popularidade, amizade e auto-conceito", Psicologia: Teoria, Investigação e Prática 8, 2: 233 - 252.
7. Marinheiro, A. L; Lopes, João A. L. 1999. "Avaliação de problemas de comportamento em idade pré-escolar", Psicologia: Teoria, investigação e prática 4, 1: 91 - 198.
8. Lopes, João A. L. 1998. "Distúrbio hiperactivo de défice de atenção em contexto escolar: Uma perspectiva psicoeducacional", Psicologia: Teoria, Investigação e Prática 3, 2: 143 - 158.
9. Lopes, João A. L; Cruz, M. C. 1998. "A avaliação dos problemas de aprendizagem no 2º Ciclo do Ensino Básico e os regimes educativos para alunos com insucesso escolar", Psicologia: Teoria, Investigação e Prática 3, 2: 285 - 296.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Sil, V.; Lopes, João A. L. 2010. "A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE ALUNOS COM BAIXO RENDIMENTO ACADÉMICO/ESCOLAR: ESTUDO COM PROFESSORES DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO", Trabalho apresentado em Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, In I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”, Braga.

Tradução
Translation
1. Lopes, João A. L. 2001. "Dislexia, disortografia e disgrafia", 176 pp.. Lisboa: McGraw Hill. (Livro)

Outra produção científica
Other scientific production
1. Lopes, João A. 2014. "International perspectives in EBD: Critical issues". Sem local: SAGE Publications.



Organização de evento
Event organization
1. Lopes, João. Dyslexia in debate: National and International Trends ,2014 (Conferência).
2. Lopes, João A. L. IV Encontro sobre Maus-Tratos, Negligência e Risco na Infância e na Adolescência,2011 (Conferência).
3. Lopes, João A. L. III Encontro Nacional sobre Maus-Tratos, Negligência e Risco na Infância e na Adolescência,2009 (Conferência).
4. Lopes, João A. L. II Encontro Nacional Infância e Adolescência - Cultura, Ciência, Educação e Desporto na Promoção do Desenvolvimento Humano,2004 (Conferência / Organização).
5. Lopes, João A. L. I Encontro Nacional sobre Maus-Tratos, Negligência e Risco na Infância e na Adolescência,2002 (Conferência / Organização).
6. Lopes, João A. L. “Quem não lê é como quem não sabe” – encontro sobre promoção da leitura e da escrita em alunos do ensino básico,2001 (Conferência / Organização).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Ana Isabel Fernandes Santos, Decision-making processes in child abuse situations, 2017. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).
2. Susana de Jesus Moreira da Cunha da Cruz Cerqueira, João Lopes, 2013. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).
3. Patrícia Alexandra Braga Pinto, Experiências literácitas na educação pré-escolar e desempenho na leitura no 1.º e 2.º anos de escolaridade, 2012. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).
4. Lurdes Lopes Veríssimo Lisboa, Trajectórias de desenvolvimento das dificuldades de aprendizagem e suas consequência motivacionais e sociais, 2012. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador).
5. Maria Vânia Cardoso de Lima Bastos, Percursos escolares de pessoas sem-abrigo, 2011. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).
6. Susana Cristina Rodrigues Ferreira de Sousa Moreira Marinho , Problemas emocionais, comportamentais e de realização escolar: concepções de professores do Ensino Básico, 2011. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).
7. Vítor Manuel Cortinhas Sil., Estratégias pedagógicas no ensino de alunos em risco de insucesso escolar: Estudo com professores do ensino Básico., 2009. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).
8. António Manuel Pereira Vargas Moniz, Reconhecimento de palavras escritas e competência leitora: Construção e validação do teste de avaliação do reconhecimento de palavras escritas (T.A.R.P.E.), 2009. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).
9. Maria Gabriela Morais de Castro Fernandes Velasquez, Percursos Desenvolvimentais de Leitura e Escrita: Estudo Longitudinal com Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, 2007. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).
10. Paulo Ferreira del Pino Fernandes, Concepções e práticas de literacia emergente em contexto de jardim-de-infância, 2007. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).
11. Miguel Augusto Meneses da Silva Santos, Gestão de sala de aula: Crenças e práticas de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, 2006. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Elisabete Regina Pereira da Silva, Perfis de gestão de sala aula, indisciplina percebida e perceção de eficácia do professor , 2014. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).
2. Ana Paula de Carvalho Borges Cabral Silva, Rendimento académico em crianças e jovens institucionalizados e não institucionalizados: um estudo comparado, 2014. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).
3. Maria Madalena Sequeira de Miranda Baptista da Silva , Prosody and reading comprehension development: a longitudinal study with elementary school children, 2013. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).
4. Ana Catarina Ferreira Lopes de Jesus , Olfactory thresholds and olfactory adaptation: A comparative study with blind subjects and sighted subjects, 2013. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Co-orientador).
5. Ana Isabel Fernandes Santos , Professionals’ decision-making about children foster care, 2012. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).
6. Carminda Sofia Fernandes Filipe , Word recognition and reading speed, 2011. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).
7. Carina Liliana Ferreira Marques , Professionals’ perceptions about the New Opportunities program: an exploratory study , 2011. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).
8. Ana Rita Simões da Costa , Parental representations about the past and the future of their mentally handicapped children, 2010. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).
9. Catarina Vanessa Protomártir , Error patterns in computation: students’ achievements and teachers’ perceptions, 2010. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).
10. Rosa Maria Nogueira Gonçalves , Reading comprehension, word math problem solving and school achievement: a study with 4th grade students , 2010. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).
11. Nádia Patrícia Pereira Neiva , Perceptions about the effectiveness of interventions with families in social risk situations, 2010. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).
12. Rui Carlos Guedes de Carvalho, Reading, computation and motivation involvement in math word problems: a study with 5th graders, 2010. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Co-orientador).
13. Nuna Susana Barbosa da Silva , Efficacy factors in school: A case study in the basic and in a basic and in a secondary school, 2009. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).
14. Ana Patrícia Gonçalves Pereira , Perceptions about dyslexia: a study with regular teachers, speail education teachers, psychologists and psychology students, 2009. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).
15. Rosa Maria da Silva Fernandes Fontes , Features of human pragmatics in Asperger’s’ syndrome children, 2009. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).
16. Rita Alexandra Gonçalves Rodrigues , Teaching strategies for learning disabled students. A study with elementary school teachers, 2009. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).
17. Filipa Daniela de Sousa e Costa , Error patterns in computation: a study with 3rd and 4th graders, 2009. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).
18. Raquel Sameiro Lima da Costa , Social skills in ADHD children, 2009. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).
19. Liliana Ribas Maciel Lima , Reading comprehension and school achievement in elementary school children, 2009. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).
20. Paula Cristina Lopes Miranda , Indicators of school effectiveness: a study with two basic and secondary schools, 2008. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).
21. Eunice Pereira Magalhães , Victimization experiences: an exploratory study with children and adolescents, 2008. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).
22. Paulo Roberto Castanho Coelho , Inclusion and mental deficiency: a study with elementary school children, 2008. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).
23. Clara Maria Pimenta Marques de Queirós, Problemas de comportamento e dificuldades de aprendizagem em contexto de sala de aula: Um estudo com alunos do 3º ciclo de ensino básico, 2006. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).
24. Filomena Maria da Silva Vieira, Percepção e atribuições de professores do ensino básico sobre o (in)sucesso escolar na Língua Materna: um estudo exploratório, 2006. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).
25. Isolina Fernanda Ferreira e Camisão, Percepção dos professores do ensino básico acerca da inclusão educativa de alunos com necessidades educativas especiais, 2005. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).
26. Práticas educativas e empenhamento na leitura em alunos do 1, Práticas educativas e empenhamento na leitura em alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, 2003. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).
27. Vítor Manuel Cortinhas Sil, Alunos em situação de insucesso escolar: Percepções, estratégias e opiniões dos professores, 2002. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).
28. Maria Gabriela Morais da Castro Fernandes Velasquez, Consciência Fonológica e Conceitos Acerca da Escrita: Um Estudo com Alunos do 1º Ano de Escolaridade, 2002. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).
29. Maria Leonor Antunes da Cunha Rodrigues Sousa, Avaliação psicopedagógica das dificuldades de aprendizagem: O difícil consenso de critérios”, 2001. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).
30. Susana Cristina Moreira Marinho , Psicopatologia e Deficiência Mental: Fragmentos no Cristal, 2000. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).
31. Maria Isabel da Costa Monteiro , Percepções dos professores do ensino básico acerca de alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou problemas de comportamento: um estudo exploratório a propósito da inclusão educativa, 2000. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).
32. Miguel Augusto Meneses da Silva Santos , Relações com os Pares e Auto-Conceito: Estudo das Interacções entre a Popularidade, a Amizade e as Percepções de Auto-Competência, 1999. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).


Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Lopes, João Arménio Lamego. Beyond Behavior, Função ou tipo de participação: Reviewer.
2. Lopes, João Arménio Lamego. International Journal of Early Childhood Special Education (INT-JECSE) , Função ou tipo de participação: Corpo editorial.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
55

Livros e capítulos
Books and book chapters
22
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
15
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
7
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
30
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
21
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
9
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
1
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
2

Total
Produção técnica
Technical production
6

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
6

Total
Dados complementares
(Additional data)
45

Orientações
Orientations
43
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
2


Outras informações relevantes
Presidente do Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores (CCPFCP) Membro do Conselho Geral do IAVE (Instituto de Avaliação Educativa) Director do Departamento de Psicologia Aplicada - Escola de Psicologia - Universidade do Minho Representante de Portugal no CERI-Governing Board - OCDE


Visualizações do curriculum [ 8162 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 04-02-2020 às 16:18:52
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (4)
 Co-authors listed in Degóis