Maria Helena Ribeiro dos Santos Silva
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
14/09/2018 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Maria Helena Ribeiro dos Santos Silva |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos |
Categoria profissional
Position |
Professor Associado |
Endereço profissional
Professional address |
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Quinta de Prados Vila Real 5000--801 Vila Real Portugal Telefone: (+351)259350000Extensão: 2743 Fax: (+351)259350480 Correio electrónico: helsilva@utad.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
1996-2001 |
Doutoramento Phd |
Ciências da Educação.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |
Jan/2001-Actual |
Professor Associado |
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |
Jan/2001-Actual |
Professor Associado |
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |
Jan/2001-Actual |
Professor Associado |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Aprendizagem Cooperativa |
|
|
3. |
Feedback Professor -aluno e aluno -aluno |
|
|
4. |
Comunidades de aprendizagem |
|
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2014-2015 Pensamento crítico em rede no ensino superior Partilha e Divulgação de Experiências em Inovação Didática no Ensino Superior
Português-Critical thinking in higher education network Sharing and Disclosure Experiences in Teaching Innovation in Portuguese Higher
Education
|
Referência do projeto»Project reference: 131/ID/2014. FCT
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Silva, M. H. R. S; Lopes, José P. 2015. Eu, Professor, Pergunto. 20 Respostas sobre Planificação do Ensino-Aprendizagem, Estratégias de Ensino e Avaliação . ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-693-041-7. Lisboa: Pactor. |
|
|
|
2. |
Silva, M. H. R. S; Lopes, José. 2015. Eu, Professor , Pergunto. 18 respostas sobre Necessidades e capacidades dos alunos, Gestão da sala de aula e desenvolvimento
Profissional Docente. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-693-046-2. Lisboa: Pactor- Edições de Ciências Sociais Forenses e da Educação. |
|
|
|
3. |
Silva, M. H. R. S; Lopes, José P. 2012. 50 Técnicas de Avaliação formativa. ed. 1, 1 vol., ISBN: 987-927-757-828-3. Lisboa: Lidel - Edições Técnicas. |
|
|
|
4. |
Lopes, José P. 2010. O Professor faz a Diferença. Na Aprendizagem dos Alunos. Na Realização dos Alunos. No sucesso dos Alunos. ed. 2, 1 vol., ISBN: 978-972-757-722-4. Lisboa: Lidel. Edições Técnicas, Lda. |
|
|
|
5. |
Lopes, José P. 2009. A Aprendizagem Cooperativa na Sala de Aula.Um Guia prático para o Professor. ed. 1, ISBN: 978-972-757-590-9. LIsboa: Lidel Edições técnicas. |
|
|
|
6. |
Silva, M. H. R. S; Lopes, José. 2008. métodos de Aprendizagem Cooperativa para o Jardim de infãncia. Um guia para os Educadores de Infância e Professores. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-647-038-8. Porto: Areal Editores. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Silva, M. H. R. S; Lopes, José P. 2014. Feedback professor-aluno/aluno-professor como estratégia para a melhoria da aprendizagem dos alunos.. In Práticas Educativas: Teorização e Formas de Intervenção, ed. Ferreira, C., Bastos, A., & Campos, H. , 4 - 18. ISBN: 978-989-175-4. Vila Real: UTAD. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Ramos, Rita; Silva, M. H. R. S; Lopes, José. 2015. "O professor faz a diferença no desempenho escolar dos seus aluno. O que nos diz a investigação educativa", Revista Eletrónica de Educação e Psicologia, 1, 2: 62 - 81. |
|
|
|
2. |
Dominguez, Caroline; Lopes, José; Silva, Helena. 2015. "O Ensino das Competências Argumentativas em Filosofia através do Método Controvérsia Criativa", Pensamento Crítico em Educação. Desafios Atuais 1, 1: 1 - 311. |
|
|
|
3. |
Silva, M. H. R. S; Lopes, José; Dominguez, Caroline; Payan-Carreira, Rita; Morais, Eva; Nascimento, Maria M; Morais, Maria F. A. 2015. "Learn to Cooperate and Cooperate to Learn: Peer Review Thought Cooperative Work and the improvement of Critical Thinking", Pensamento Crítico na Educação . Desafios Atuais 1, 1: 1 - 311. |
|
|
|
4. |
Silva, M. H. R. S; Lopes, José P. 2014. "Escala de Beneficios da Aprendizagem Cooperativa: Construção e estudos de validação (EBAC)", Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 1, 1: 15 - 25. |
|
|
|
5. |
Silva, M. H. R. S. 2013. "A aprendizagem no ensino das Ciências Naturais através de um método de aprendizagem cooperativa", Revista Eletrónica de Enseñanza de las Ciencias, 2: 334 - 346. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Dominguez, Caroline; Nascimento, Maria M; Payan-Carreira, Rita; Cruz, Gonçalo; Silva, Helena; Lopes, José; Morais, Maria F. A; Morais, Eva. 2014. "Adding value to the learning process by online peer review activities: towards the elaboration of a methodology to promote
critical thinking in future engineers", European Journal of Engineering Education, 1: 1 - 19.
|
|
|
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção científica Scientific production |
13 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
7 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
6 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
6 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
5 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
1 |
Visualizações do curriculum [
2194
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
08-02-2020
às
01:20:04
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|