Curriculum Vitae

Abílio Afonso Lourenço

Data da última atualização »Last update : 31/01/2019


Abílio Afonso Lourenço. Concluiu Psicologia da Educação pela Universidade do Minho em 2008. É da Escola Secundária Alexandre Herculano. Publicou 37 artigos em revistas especializadas e 4 trabalhos em actas de eventos, possui 2 capítulos de livros e 1 livro publicados. Possui 35 itens de produção técnica. Actua na área de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 42 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0182004717167271


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Abílio Afonso Lourenço
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Lourenço, A. A.
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Escola Secundária Alexandre Herculano
Ensino Secundário
Avenida Camilo
Porto
4300-096 Porto
Portugal
Telefone: (+351)225371838
Fax: (+351)225365502
Correio electrónico: privadoxy@gmail.com
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2005-2008 Doutoramento
Phd
Psicologia da Educação (3 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

2000-2003 Mestrado
Master degree
Psicologia Social e das Organizações (2 anos » years) .
Universidade Fernando Pessoa, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2009-2009 Pós-Doutoramento
Postdoctorate
1 anos » years. Universidade Fernando Pessoa, Portugal.

2006-2006 Curso de curta duração
Short course
Curso de estatística de utilização do AMOS.
Universidade do Minho, Portugal.

1996-1996 Curso de curta duração
Short course
Curso de informática.
Microdáctil, Portugal.





Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Fev/2005 - Actual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Membro.
Jul/2004 - Actual Associação Portuguesa de Psicologia, Membro.
Mar/2004 - Actual Sociedade Portuguesa de Psicologia, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. eds. 2004. Disrupção Escolar - estudo de casos ed. 1, 1 vol., ISBN: 972-0-34953-0. Porto: Porto Editora.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Monteiro, A. P; Cunha, P.; Lourenço, A. A. 2016. Five personality factors model and conflict management.  In The Five-Factor Model: recent developments and clinical applications , ed. Cecilia Valentine, 21 - 46. ISBN: 978-1-53610. New York, USA: Nova Science Publishers.
2. Rosário, P.; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A; Núñez, J. C; González-Pienda, J.; Valle, A.. 2011. Inventário de processos de auto-regulação da aprendizagem (IPAA).  In Instrumentos e Contextos da Avaliação Psicológica, 159 - 174. . Coimbra: Almedina.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Alves, M. P; Cunha, P.; Lourenço, A. A; Monteiro, A. P. 2018. "Perceção dos professores sobre a avaliação do desempenho docente", Revista Portuguesa de Educação 31, 1: 61 - 78.
2. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. 2017. "A essencialidade da autoeficácia para a aprendizagem autorregulada", Revista Educação e Filosofia 31, 61: 283 - 320.
3. Valente, Sabina; Monteiro, A. P; Lourenço, A. A. 2017. "Inteligência emocional na gestão da disciplina em sala de aula", REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACIÓNEN PSICOLOGÍA Y EDUCACIÓN, 02: 46 - 51.
4. Valente, Sabina; Monteiro, A. P; Lourenço, A. A. 2017. "Adaptação e validação da escala de gestão do conflito entre professor-aluno(s)", REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACIÓNEN PSICOLOGÍA Y EDUCACIÓN, 02: 41 - 45.
5. Valente, Sabina; Monteiro, A. P; Lourenço, A. A. 2017. "Competências emocionais na eficácia da gestão em sala de aula", Instituto Politécnico de Bragança, 1: 672 - 680.
6. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. 2016. "Autorregulação da aprendizagem: uma perspectiva holística", Ciências & Cognição 21, 1: 1 - 17.
7. Cunha, P.; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A; Monteiro, A. P. 2016. "Validation of the School Conflict Negotiation Effectiveness Questionnaire", Journal of Psychoeducational Assessment, 1: 1 - 8.
8. Cunha, P.; Monteiro, A. P; Lourenço, A. A. 2016. "Clima de escola e táticas de gestão de conflito.", Revista CES de Psicología 9, 2: 1 - 11.
9. Cunha, P.; Monteiro, A. P; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. 2016. "Eficácia negocial, autoconceito e variáveis sociodemográficas: estudo em contexto escolar", Revista Argentina de Ciencias del Comportamiento 8, 3: 20 - 29.
10. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. 2015. "Abordagens à aprendizagem: a dinâmica para o sucesso académico", Revista CES Psicología 8, 2: 47 - 75.
11. Lourenço, A. A; Nogueira, C. M. L. 2014. "Perceções sobre as abordagens à aprendizagem - estudo de variáveis psicológicas", Educação e Filosofia 28, 55: 323 - 372.
12. Rosário, Pedro; Núñez, José C; Ferrando, Pere J; Paiva, Maria O; Lourenço, Abílio; Cerezo, Rebeca; Valle, Antonio. 2013. "The relationship between approaches to teaching and approaches to studying: a two-level structural equation model for biology achievement in high school", Metacognition and Learning 8, 1: 47 - 77.
13. Rosário, P.; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A; Rodrigues, A.; Valle, A.; Tuero-Herro. 2012. "Predicción del rendimiento en matemáticas: efecto de variables personales, socioeducativas y del contexto escolar. ", Psicothema 24, 2: 289 - 295.
14. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A. 2012. "A influência da aprendizagem auto-regulada na mestria escolar", Estudos e Pesquisas em Psicologia 12, 2: 501 - 520.
15. Rosário, P.; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A; Núñez, J. C; González-Pienda, J.; Valle, A.. 2012. "Autoeficacia y utilidad percibida como condiciones necesarias para un aprendizaje académico autorregulado", Anales de Psicologia 28, 1: 37 - 44.
16. Rosário, P.; Núñez, J. C; Valle, A.; González-Pienda, J.; Lourenço, A. A. 2012. "Grade level, study time, and grade retention and their effects on motivation, self-regulated learning strategies, and mathematics achievement: a structural equation model.", European Journal of Psychology of Education 27, 4: 1 - 25.
17. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A. 2011. "Inventário de Percepções de Ambiente de Ensino (IPAE): validação numa perspectiva exploratória", Psicologia, Educação e Cultura 15, 1: 77 - 92.
18. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A. 2011. "Ambiente da sala de aula: Um estudo de caso", Educação & Filosofia 25, 49: 17 - 42.
19. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A. 2011. "Rendimento académico: influência do autoconceito e do ambiente de sala de aula", Psicologia: Teoria e Pesquisa 27, 4: 393 - 402.
20. Paiva, M. O. A; Cunha, P.; Lourenço, A. A. 2011. "Questionário de Eficácia Negocial de Conflitos na Escola (QENCE): validação de um instrumento para a construção de Paz nas escolas", Revista Argentina de Ciencias do Comportamiento 3, 3: 23 - 31.
21. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A. 2011. "Estudo empírico sobre a eficácia negocial de conflitos em ambiente escolar", Ciências & Cognição 16, 3: 151 - 166.
22. Paiva, M. O. A; Da Rosa, V. P; Lourenço, A. A. 2010. "Variáveis explicativas do sucesso escolar: um estudo no 3.º Ciclo do Ensino Básico", Revista da Faculdade Ciências Humanas e Sociais 7, 1: 378 - 390.
23. Lourenço, A. A; Da Rosa, V. P; Paiva, M. O. A. 2010. "Ambiente psicossociológico da sala de aula e rendimento escolar: um estudo de caso", Revista da Faculdade Ciências Humanas e Sociais 7, 1: 276 - 289.
24. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A; Young, N.; Da Rosa, V. P. 2010. "Effects of personality on interpesonal negotiation strategies and self-presentation in a school seting", Psique 6, 1: 7 - 27.
25. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. 2010. "Autoconceito e rendimento académico: um estudo com modelos de equações estruturais", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación 18, 1: 177 - 194.
26. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A. 2010. "Comportamentos disruptivos e sucesso académico: a importância de variáveis psicológicas e de ambiente", Revista Argentina de Ciencias del Comportamiento 2, 2: 18 - 31.
27. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. 2010. "A motivação escolar e o processo de aprendizagem", Ciências & Cognição 15, 2: 132 - 141.
28. Rosário, P.; González-Pienda, J.; Cerezo, R.; Pinto, R.; Ferreira, P.; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. 2010. "Eficacia del programa «(Des)venturas de Testas» para la promoción de un enfoque profundo de estúdio", Psicothema 22, 4: 828 - 834.
29. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A. 2009. "Comportamentos disruptivos versus rendimento académico: uma abordagem com modelos de equações estruturais", Psicologia, Educação e Cultura 13, 2: 283 - 306.
30. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. 2009. "Conflitos na escola: a importância da amabilidade na negociação", Educação & Filosofia 23, 46: 145 - 168.
31. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. 2008. "Conflitos na escola - a dinâmica da mediação", Psicologia, Educação e Cultura 12, 2: 315 - 336.
32. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A. 2007. "Conflitos negociados na escola - estudo comparativo entre escolas com características urbanas, suburbanas e rurais", Psicologia, Educação e Cultura 11, 1: 41 - 71.
33. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. 2006. "Comportamentos anti-socias dos adolescentes: influência da satisfação escolar", Psicologia, Educação e Cultura 10, 1: 159 - 181.
34. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. 2006. "A extroversão na negociação de conflitos escolares", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación 13, 11-12: 221 - 236.
35. Lourenço, A. A. 2004. "Multiculturalidade, etnia e personalidade", Revista de Psiquiatria e Psicologia 25, 1-2-3-4: 29 - 50.
36. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. 2004. "Negociação de conflitos em contexto escolar", Psicologia, Educação e Cultura 8, 1: 121 - 140.
37. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A. 2004. "Influência da personalidade na negociação de conflitos em contexto escolar", Psicologia, Educação e Cultura 8, 2: 533 - 559.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. 2015. "Influência do autoconceito na eficácia negocial de conflitos em contexto escolar", Trabalho apresentado em Dias da Investigação na UFP, In Influência do autoconceito na eficácia negocial de conflitos em contexto escolar, Porto.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A. 2010. "Disrupção Escolar e Rendimento Académico: Um estudo com modelos de equações estruturais", Trabalho apresentado em Investigação em Psicologia , In Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia , Braga.
2. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A. 2010. "A percepção do ambiente de ensino pelos professores da ESAH", Trabalho apresentado em Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, In Actas do I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”, Braga.
3. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. 2010. "A percepção do clima de escola pelos alunos da ESAH", Trabalho apresentado em Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, In Actas do I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”, Braga.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Lourenço, A. A. 2009. "Disrupção Escolar no 3.º ciclo do Ensino Básico: Influência do Ambiente Psicossociológico da Sala de Aula ", 84 pp.. Porto: Esc Estudos Pós-Graduados e de Investigação da Univ Fernando Pessoa - Trabalho de Pós-doutoramento.
2. Lourenço, A. A. 2007. "Processos Auto-Regulatórios em Alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico: Contributo da Auto-Eficácia e da Instrumentalidade", 228 pp.. Braga: Escola de Psicologia da Universidade do Minho - Dissertação de doutoramento.
3. Lourenço, A. A. 2003. "Indisciplina na Escola: Uma Abordagem Comportamental e Causal", 133 pp.. Porto: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa - Tese de Mestrado.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Cunha, P.; Monteiro, A. P; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. Influência do autoconceito académico na eficácia negocial: estudo realizado com o QENCE,4th International Congress of Education, Science and Development,Santiago de Compostela,2016 (Comunicação).
2. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. Planificação da gestão do tempo versus procrastinação: realidades incontornáveis em contexto escolar,Dias da Investigação na UFP,Porto,2016 (Comunicação).
3. Fulano, C.; Cunha, J.; Lourenço, A. A; Martins, J.; Vieira, I.; Rosário, Pedro. Procrastinação académica: Perspetivas dos adolescentes de escolas de Moçambique,Promoção do sucesso escolar: desafios e práticas,V. N. Famalicão,2016 (Seminário).
4. Monteiro, A. P; Cunha, P.; Lourenço, A. A. Perceções sobre eficácia negocial na gestão de conflitos nas escolas,4th International Congress of Education, Science and Development,Santiago de Compostela,2016 (Comunicação).
5. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. Influência do autoconceito na eficácia negocial de conflitos em contexto escolar,Dias de Investigação na UFP,Porto,2015 (Comunicação).
6. Monteiro, A. P; Cunha, P.; Lourenço, A. A. Gestão de conflitos interpessoais e ambiente em sala de aula,13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação - Diversidade e Educação: Desafios Atuais,Lisboa,2015 (Comunicação).
7. Monteiro, A. P; Cunha, P.; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. Construção e validação de um Questionário de Eficácia Negocial de Conflitos na Escola,13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação - Diversidade e Educação: Desafios Atuais,Lisboa,2015 (Comunicação).
8. Cunha, P.; Monteiro, A. P; Lourenço, A. A. Conflitos em contexto de educação e saúde: um instrumento de avaliação de estilos de gestão,Autonomia diminuíra - vulnerabilidade e responsabilidade,Porto,2015 (Comunicação).
9. Lourenço, A. A; Cunha, P.; Monteiro, A. P. Temas de gestão construtiva de conflitos,Temas de gestão construtiva de conflitos,Vila Real,2014 (Comunicação).
10. Monteiro, A. P; Cunha, P.; Lourenço, A. A. Conflitos interpessoais e ambiente de sala de aula: uma análise exploratória,IX Congresso Iberoamericano de Psicologia e 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses,Lisboa,2014 (Comunicação).
11. Cunha, P.; Monteiro, A. P; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. Influência do autoconceito académico na eficácia negocial: Estudo realizado com o Questionário de Eficácia Negocial de Conflitos na Escola (QENCE),IX Congresso Iberoamericano de Psicologia e 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses,Lisboa,2014 (Comunicação).
12. Cunha, P.; Monteiro, A. P; Lourenço, A. A. Resolução de Conflitos e Envolvimento dos Alunos na Escola: Uma Análise Exploratória,XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Braga,2013 (Comunicação).
13. Cunha, P.; Monteiro, A. P; Lourenço, A. A. Clima na Escola e Táticas de Gestão de Conflito - Estudo Realizado no Norte de Portugal,XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Braga,2013 (Comunicação).
14. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A; Rosário, P.; Núñez, J. C. Algunas variables condicionantes del aprendizaje autorregulado en la Educación Secundaria Obligatoria (ESO),VI Congreso Internacional de Psicología y Educación/III Congreso Nacional de Psicología de la Educación: “Educación, aprendizaje y desarrollo en una sociedad multicultural”,Valladolid,2011 (Comunicação).
15. Lourenço, A. A; Cunha, P.; Paiva, M. O. A. Um instrumento para a construção de Paz nas escolas: validação do questionário de eficácia negocial de conflitos na escola (QENCE) – análises factoriais exploratória e confirmatória,I Congresso Internacional “Construir a Paz”,Porto,2011 (Poster).
16. Fernández, E.; Mourão, R.; Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A; Pinto, R.; Salgado, A.; Guimarães, C.. Intervención en procesos de autorregulación del aprendizaje en estudiantes de Educación Primaria y sus consecuencias motivacionales y en procesos de estúdio,VI Congreso Internacional de Psicología y Educación/III Congreso Nacional de Psicología de la Educación: “Educación, aprendizaje y desarrollo en una sociedad multicultural”,Valladolid,2011 (Comunicação).
17. Rosário, P.; Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A; Mourão, R.; Núñez, J. C. Approaches to teaching and approaches to learning in Portuguese Secondary schools: a case study in Biology,VI Congreso Internacional de Psicología y Educación/ III Congreso Nacional de Psicología de la Educación: “Educación, aprendizaje y desarrollo en una sociedad multicultural”,Valladolid,2011 (Comunicação).
18. Rosário, P.; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A; Salgado, A.; Rodrigues, A.; Ferreira, P.; Nunes, T.. Programas de promoção da auto-regulação ao longo da escolaridade: Estórias-ferramenta como motor de aprendizagem,VI Congreso Internacional de Psicología y Educación/ III Congreso Nacional de Psicología de la Educación: “Educación, aprendizaje y desarrollo en una sociedad multicultural” ,Valladolid,2011 (Comunicação).
19. Salgado, A.; Rodrigues, A.; Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A. Trayectorias escolares de fracaso y de êxito en las Matemáticas: autorregulación del aprendizaje, postergación y capacidad volitiva,VII Congreso Iberoamericano de Psicología,Oviedo,2010 (Poster).
20. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A. Disrupção escolar e rendimento académico: um estudo com modelos de equações estruturais,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Poster).
21. Nunes, T.; Magalhães, C.; Rodrigues, A.; Guimarães, C.; Lourenço, A. A; Rosário, P.. Projecto cartas do Gervásio: uma intervenção com alunos novel,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação).
22. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A; Rosário, P.. Abordagens à Aprendizagem e Abordagens ao Ensino: Estarão os alunos do 12.º ano preparados para os desafios de Bolonha?,I Congresso Nacional da Rede de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior - Associação Profissional (RESAPES-AP),Aveiro,2010 (Comunicação).
23. Mourão, R.; Rodrigues, M.; Nunes, T.; Jesus, A. R; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A; Rosário, P.. Os TPC e a auto-regulação da aprendizagem: impacto no rendimento em Matemática,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação).
24. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A; Jesus, A. R; Salgado, A.; Trigo, L.; Núñez, J. C; Valle, A.. Enfoques de aprendizaje y enfoques de enseñanza en el bachillerato. Un estudio en las asignaturas de Biología e Historia,VII Congreso Iberoamericano de Psicología,Oviedo,2010 (Poster).
25. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A; Mourão, R.; Nunes, T.; Guimarães, C.; Núñez, J. C; González-Pienda, J.. Eficacia del programa «(Des)venturas do Testas» para la promoción de un enfoque profundo de estúdio,VII Congreso Iberoamericano de Psicología,Oviedo,2010 (Poster).
26. Guimarães, C.; Rosário, P.; Salgado, A.; Magalhães, C.; Lourenço, A. A; Santos, L.; Trigo, L.. High school Portuguese students approach to learning: Are we ready to face the Bologna’s process?,1st International Conference on “Psychology and Education: Practices, Training and Research”,Covilhã,2009 (Poster).
27. Guimarães, C.; Rosário, P.; Mourão, R.; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A; Trigo, L.; Salgado, A.. Promoting first year students SRL through narratives,1st International Conference on “Psychology and Education: Practices, Training and Research”,Covilhã,2009 (Poster).
28. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A; Rosário, P.; Nunes, T.. Enfoques de aprendizaje y enfoques de enseñanza en el bachillerato. Un estudio en las asignaturas de Biología e Historia,X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Braga,2009 (Poster).
29. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A; Rosário, P.; Salgado, A.; Guimarães, C.; Valle, A.; Núñez, J. C; González-Pienda, J.; Trigo, L.; Baldaque, M.; Costa, M.; Magalhães, C.; Santos, L.; Mourão, R.. Abordagens à aprendizagem e abordagens ao ensino: Uma aproximação à dinâmica do aprender no secundário,XIII Congresso Internacional de Avaliação Psicológica: formas e contextos,Braga,2008 (Comunicação).
30. Lourenço, A. A; Rosário, P.; Salgado, A.; Guimarães, C.; Trigo, L.; Baldaque, M.; Costa, M.; Paiva, M. O. A; Santos, L.; Mourão, R.; Magalhães, C.; Valle, A.; Núñez, J. C; González-Pienda, J.. Processos auto-regulatórios em alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico: Auto-eficácia e instrumentalidade,XIII Congresso Internacional de Avaliação Psicológica: formas e contextos,Braga,2008 (Comunicação).
31. Costa, M.; Rosário, P.; Salgado, A.; Guimarães, C.; Núñez, J. C; González-Pienda, J.; Valle, A.; Trigo, L.; Santos, L.; Paiva, M. O. A; Mourão, R.; Magalhães, C.; Baldaque, M.; Lourenço, A. A. Procrastinação Académica: Variáveis pessoais, escolares e familiares,XIII Congresso Internacional de Avaliação Psicológica: formas e contextos,Braga,2008 (Comunicação).
32. Magalhães, C.; Rosário, P.; Valle, A.; Lourenço, A. A; Guimarães, C.; Núñez, J. C; González-Pienda, J.; Baldaque, M.; Paiva, M. O. A; Mourão, R.; Salgado, A.; Santos, L.; Trigo, L.; Costa, M.. Ansiedade face aos testes em Matemática: O papel de variáveis pessoais e familiares,XIII Congresso Internacional de Avaliação Psicológica: formas e contextos,Braga,2008 (Comunicação).
33. Baldaque, M.; Mourão, R.; Guimarães, C.; Rosário, P.; Costa, M.; Lourenço, A. A; Salgado, A.; Núñez, J. C; González-Pienda, J.; Valle, A.; Trigo, L.; Paiva, M. O. A; Magalhães, C.; Santos, L.. Trabalho de casa de Matemática e variáveis motivacionais da aprendizagem autorregulada,XIII Congresso Internacional de Avaliação Psicológica: formas e contextos,Braga,2008 (Comunicação).
34. Santos, L.; Marques, L. S; Lourenço, A. A; Salgado, A.; Guimarães, C.; Valle, A.; Núñez, J. C; González-Pienda, J.; Trigo, L.; Baldaque, M.; Costa, M.; Paiva, M. O. A; Mourão, R.; Magalhães, C.; Rosário, P.. Tutoria centrada na promoção de competências de auto-regulação da aprendizagem: Estudo de caso no 7.º ano de escolaridade,XIII Congresso Internacional de Avaliação Psicológica: formas e contextos,Braga,2008 (Comunicação).
35. Guimarães, C.; Freire, J.; Rosário, P.; Trigo, L.; Santos, L.; Valle, A.; Núñez, J. C; González-Pienda, J.; Baldaque, M.; Costa, M.; Paiva, M. O. A; Mourão, R.; Magalhães, C.; Lourenço, A. A; Salgado, A.. Processos auto-regulatórios de alunos do 1.ºano do Ensino Superior: Um estudo realizado na Universidade da Beira Interior,XIII Congresso Internacional de Avaliação Psicológica: formas e contextos,Braga,2008 (Comunicação).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Maria Sabina Madureira Nunes Valente , Influência da Inteligência emocional na gestão do conflito entre professor-aluno, 2018. (Orientador).


Outros Trabalhos
Other production
1. Lourenço, A. A. Projecto de investigação: "Processos auto-regulatórios e rendimento académico - fundamentos pessoais e sociais, 2007.
Projecto de investigação subsidiado pela FCT (PTDC/CED/66503/2006), coordenado pelo professor doutor Pedro Sales Luís Rosário, do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, Braga.



Participação em eventos
Event participation
Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Enfoques al aprendizaje y enfoques ensenanza en bachillerato: datos y desafios para alumnos, profesores y directivos de los centros educativos, 2011 (Congresso).
Nome do evento: XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía; Nome da Instituição: Universidade da Coruña e Universidade do Minho; Cidade do evento: Coruña.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Lourenço, A. A.. Learning and Individual Differences, desde 2016/08/31, Função ou tipo de participação: Reviewer.
2. Lourenço, A. A.. Journal of Geography, Environment and Earth Science International, desde 2016/07/10, Função ou tipo de participação: Reviewer.
3. Lourenço, A. A.. Journal of Psychoeducational Assessment, desde 2016/07/10, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Journal of Psychoeducational Assessment.
4. Lourenço, A. A.. British Journal of Medicine and Medical Research, desde 2016/06/10, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: www.sciencedomain.org.
5. Lourenço, A. A.. Journal of Global Research in Education and Social Science, desde 2015/04/29, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: (www.ikpress.org).
6. Lourenço, A. A.. Global Economics, Management and Business Research, desde 2015/04/20, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: (www.ikpress.org).
7. Lourenço, A. A.. British Journal of Education, Society & Behavioural Science, de 2014/12/09 até 2014/12/09, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Sciencedomain.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
47

Livros e capítulos
Books and book chapters
3
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
1
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
2
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
37
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
37
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
4
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
1
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
3
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
3

Total
Produção técnica
Technical production
35

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
35

Total
Dados complementares
(Additional data)
10

Orientações
Orientations
1
Outros Trabalhos
Other production
1
Participação em Eventos
Event participation
1
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
7


Outras informações relevantes
2014 - Peer reviewer of British Journal of Education, Society & Behavioural Science, United Kingdom (UK), (www.
sciencedomain.
org).
2015 - Peer reviewer of Journal of Global Research in Education and Social Science, United Kingdom (UK), (www.
ikpress.
org).
2015 - Peer reviewer of Global Economics, Management and Business Research, United Kingdom (UK), (www.
ikpress.
org) 2016 - Peer reviewer of Journal of Psychoeducational Assessment, University of Western Ontário, Canadá, (www.
uk.
sagepub.
com).
2016 - Peer reviewer of Journal of Geography, Environment and Earth Science International, (UK), (www.
sciencedomain.
org).
2016 - Peer reviewer of British Journal of Medicine and Medical Research, (UK), (www.
sciencedomain.
org).
2016 - Peer reviewer of Learning and Individual Differences, (UK) (SCOPUS/Q2), (www.
elsevier.
com).
2017 - Peer reviewer of Revista Evaluar.
Laboratorio de Evaluación Psicológica y Educativa (LEPE), Facultad de Psicología.
Universidad Nacional de Córdoba (Argentina) ISSN: 1667-4545.
2018 - Peer reviewer of Sisyphus - Journal of Education, Institute of Education, University of Lisbon (Portugal) ISSN: 2182-9640.
2018 - Academic editor of the Asian Journal of Language, Literature and Culture Studies, SCIENCEDOMAIN International, UK/India.
http://www.
sciencedomain.
org/journal/129/editorial-board-members.


Visualizações do curriculum [ 3374 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 04-02-2020 às 20:24:32
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (3)
 Co-authors listed in Degóis