Maria Raquel Henriques da Silva
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
15/12/2017 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Maria Raquel Henriques da Silva |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Silva, Raquel Henriques da |
Categoria profissional
Position |
Professor Associado |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Humanidades-Artes. Ciências Sociais-Outras Ciências Sociais. Humanidades-História e Arqueologia.
|
Endereço profissional
Professional address |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Av. de Berna, 26 C Lisboa 1069-061 Lisboa Portugal Telefone: (+351)217908300 Correio electrónico: raquelhs10@gmail.com |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
1988-1998 |
Doutoramento Phd |
História, variante História da Arte (séculos XIX-XX)
(6 anos » years)
.
Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
1980-1986 |
Mestrado Master degree |
História da Arte Contemporânea
(5 anos » years)
.
Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
1969-1977 |
Licenciatura Licentiate degree |
História
(5 anos » years)
.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Fundação Calouste Gulbenkian |
Dez/2014-Actual |
Investigador-coordenador |
Universidade Nova de Lisboa |
Mai/2013-Actual |
Investigador Principal |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Jan/2013-Actual |
Professor Associado |
Universidade Nova de Lisboa |
Jul/2012-Actual |
Professor Associado |
Universidade Nova de Lisboa |
Nov/2010-Actual |
Investigador-coordenador |
Parques de Sintra-Monte da Lua |
Jan/2008-Actual |
Outra Situação |
Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva |
Jan/2008-Actual |
Outra Situação |
Universidade Nova de Lisboa |
Set/1990-Actual |
Professor Associado |
Universidade Nova de Lisboa |
Jan/2011-Jun/2013 |
Investigador Auxiliar |
Universidade Nova de Lisboa |
Mai/2010-Jun/2013 |
Investigador Principal |
Universidade Nova de Lisboa |
Jan/2010-Jan/2013 |
Investigador Auxiliar |
Universidade Nova de Lisboa |
Set/1998-Jun/2012 |
Professor Auxiliar |
Jan/2010-Dez/2010 |
Outra Situação |
Set/2008-Jun/2009 |
Outra Situação |
Set/2005-Jun/2008 |
Outra Situação |
Universidade Nova de Lisboa |
Set/2004-Jun/2008 |
Outra Situação |
Jan/2000-Dez/2006 |
Outra Situação |
Universidade Nova de Lisboa |
Set/2004-Jun/2006 |
Outra Situação |
Universidade Nova de Lisboa |
Set/2002-Jun/2004 |
Outra Situação |
Universidade Nova de Lisboa |
Jan/2003-Dez/2003 |
Outra Situação |
Instituto Português de Museus |
Dez/1997-Dez/2002 |
Técnico Superior Principal |
Universidade Nova de Lisboa |
Set/1987-Jul/1998 |
Assistente |
Museu do Chiado - Museu Nacional de Arte Contemporânea |
Jan/1993-Dez/1997 |
Técnico Superior Principal |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade Nova de Lisboa |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- História da Arte do século XIX em Portugal (Docente)
- História da Arte do século XIX(Docente)
- Arte e Museus (Docente)
- História do Urbanismo (Docente)
- Exposição, Investigação e Comunicação (Docente)
- Temas e Problemas da Arte do século XIX em Portugal(Docente)
- Introdução à Museologia (Docente)
|
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Parques de Sintra-Monte da Lua |
Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva |
Universidade Nova de Lisboa |
Universidade Nova de Lisboa |
Universidade Nova de Lisboa |
Universidade Nova de Lisboa |
Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Universidade Nova de Lisboa |
Nov/2010-Actual |
|
-
Director de Unidade |
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher |
2013-2015 LX Conventus - Da cidade sacra à cidade laica. A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana na
Lisboa do século XIX-LX Conventus - From sacred city to secular town. The extinction of religious orders and the dynamics of urban transformation
in the nineteenthe century Lisbon
|
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPC-HAT/4703/2012 .
|
2010-2013 Fontes para a História dos Museus de Arte em Portugal-Sources for the History of Art Museums in Portugal |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/EAT-MUS/101463/2008.
|
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2010-2013 Documentação de Arte Contemporânea-Documentation of Contemporary art |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/EAT-MUS/114438/2009.
|
2010-2013 Crossing borders: História, Materiais e Técnicas na Pintura Portuguesa do Romantismo, Naturalismo e Modernismo: 1850-1918-Crossing borders: History, materials and techniques of Portuguese painters from 1850-1918 (Romanticism, Naturalism and Modernism) |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/EAT-EAT/113612/2009.
|
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2010 |
Melhor Catálogo do Ano,
Associação Portuguesa de Museologia.
|
1994 |
Melhor Catálogo do Ano,
Associação Portuguesa de Museologia.
|
2005 |
Comenda da Ordem do Infante D. Henrique,
Presidência da República.
|
1999 |
Medalha Municipal de Mérito Cultural,
Câmara Municipal de Cascais.
|
1994 |
Menção Honrosa - Museu do Chiado,
European Museum of the Yeard Award.
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual |
Associação Portuguesa de Historiadores de Arte, Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Silva, Raquel H.. 2017. A partir do Surrealismo na Colecção Millennium bcp. ed. 1, ISBN: 978-989-98922-6-2. Lisboa: Fundação Millennium bcp. |
|
|
|
2. |
Silva, Raquel H.. 2017. Figuração e Parafiguração na Pintura de Nikias Spaninakis 1950-2017.. ed. 201, 1 vol., ISBN: 978-972-27-2561-3. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda. Livro elaborado conjuntamente com Delfim SARDO, Colégio das Artes - Universidade de Coimbra. . |
|
|
|
3. |
Silva, Raquel H.; Leandro, Sandra. 2016. Mulheres escultoras em Portugal.. ed. 1, ISBN: 978-989-658-435-1. Lisboa: Caleidoscópio. Texto conjunto de introdução.
Texto próprio: “Maria Barreira, escultora”, pp. 107-123.
Este livro resultou do XXI Curso Internacional de Verão de Cascais e na continuidade do livro Mulheres pintoras em Portugal,
2013. Além da coordenação geral em comum com Sandra Leandro, tive a oportunidade de abordar a obra de Maria barreira, figura
destacada do neo-realismo, valorizando um inédito conjunto de desenhos, oferecidos pela artista ao Museu do Neo-Realismo de
Vila Franca de Xira.
. |
|
|
|
4. |
Silva, Raquel H.. 2016. “Raul Lino e Walden ou a vida nos bosques de henry David Thoreau: para uma antropologia da casa” in FLOR, Pedro (Coord.)
– Pensar História da Arte. Estudos de Homenagem a José-Augusto França.. ed. 1, 1 vol., ISBN: ISBN 978-989-680-. Lisboa: Esfera do Caos. |
|
|
|
5. |
Silva, Raquel H.. 2016. Amadeo de Souza-Cardoso: L'Album de l'exposition (em co-autoria com leonor Oliveira). ed. 1, ISBN: ISBN 978-2-7118-6. Paris: Réunion des musées nationaux - Grand Palais. |
|
|
|
6. |
Silva, Raquel H.. 2016. A Lisboa que teria sido. The Lisbon that could have been.. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-8167-56-9. Lisboa: EGEAC. Catálogo de exposição, bilingue (Português/Inglês) de exposição apresentada no Museu de Lisboa, comissariada com António Miranda. |
|
|
|
7. |
Silva, Raquel H.. 2016. Amadeo de Souza-Cardoso 1016-1916 Porto-Lisboa. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-8052-95-7. Porto: a Casa do Livro. |
|
|
|
8. |
Silva, Raquel H.. 2016. Revista de História da Aret. Da cidade sacra à cidade laica. . ed. 1. Lisboa: Instituto de História da Arte. Revista de História da Arte, Série w, nº 5, 2016. Reúne os textos apresentados no Colóquio Internacional “Da cidade sacra
à cidade laica. Dinâmicas urbanas e novas memórias” (4, 5 e 6 de Novembro de 2015, no auditório do Arquivo Nacional da Torre
do Tombo), que encerrou formalmente o Projecto LxConventos. O vasto conjunto de trabalhos publicados respeita a ordem das
temáticas abordadas durante o Colóquio, apresentando-se como um importante contributo para este campo de estudo e suas dinâmicas,
nacionais e internacionais.
. |
|
|
|
9. |
Silva, Raquel H.. 2015. Pintura Modernista na colecção Millennium bcp. ed. 1, ISBN: ISBN 978-989-9892. Lisboa: Millennium bcp. |
|
|
|
10. |
Silva, Raquel H.. 2014. Agenda INCM. Orpheu 1915-2015. ed. 1, ISBN: 978-972-2-2345-9. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda. |
|
|
|
11. |
Silva, Maria R. H.. ed. 2013. Estudos de Museus (coleção) ed. 1, 3 vols.. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda. |
|
|
|
12. |
Silva, Maria R. H.; Leandro, Sandra. eds. 2013. Mulheres pintoras em Portugal ed. 1, ISBN: 978-939-680-080-2. Lisboa: Esfera do Caos. |
|
|
|
13. |
Silva, Raquel H.. 2013. Arpad Szenes e Vieira da Silva na colecção Millennium bcp. ed. 1, ISBN: ISBN : 978-972-84. Lisboa: Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva. |
|
|
|
14. |
Silva, Maria R. H.; Baião, Joana; Oliveira, Leonor. eds. 2013. Projetha: Projects of the Institute of History of Art. Sources for the History of Art Museums in Portugal - Final Report ed. 1. Lisboa: Instituto de História da Arte.
|
|
|
|
15. |
Silva, Maria R. H.; Macedo, Rita. eds. 2010. O paradigma da Arte Contemporânea e dos Bens Etnográficos ed. 1, ISBN: 978-989-05291-3-7. Lisboa: Instituto de História da Arte. |
|
|
|
16. |
Silva, Maria R. H.; Ruivo, Ana. eds. 2010. Abstracção - Obras da colecção Millennium bcp ed. 1, ISBN: 978-989-96200-3-2. Lisboa: Millennium bcp. |
|
|
|
17. |
Silva, Maria R. H.. ed. 2010. Pintores Portugueses (coleção) ed. 1, 16 vols.. Matosinhos: QuidNovi (volumes publicados semanalmente com o jornal Público). |
|
|
|
18. |
Silva, Maria R. H.. 2010. Arquitectura de Veraneio. Cascais. ed. 4, 5 vols., ISBN: 978-972-637-227-1. Cascais: Câmara Municipal de Cascais. |
|
|
|
19. |
Silva, Maria R. H.; Ruivo, Ana; Candeias, Ana F. eds. 2009. Anos 70: Atravessar Fronteiras ed. 1, ISBN: 978-972-635-206-8. Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian. |
|
|
|
20. |
Silva, Maria R. H.. ed. 2009. Telo de Morais: Colecção: Pintura e desenho ed. 1, ISBN: 978-989-8039-14-9. Coimbra: Câmara Municipal de Coimbra. |
|
|
|
21. |
Silva, Maria R. H.. ed. 2008. Revista de História da Arte. Museus e Investigação ed. 1, ISBN: 1646 -1762. Lisboa: Instituto de História da Arte.
|
|
|
|
22. |
Silva, Maria R. H.; Ruivo, Ana; Candeias, Ana F. eds. 2007. 50 anos de arte portuguesa ed. 1, ISBN: 978-972-678-043-4. Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian; Serviço de Belas-Artes; CAMJAP. |
|
|
|
23. |
Silva, Maria R. H.; Monge, Maria J. 2007. El Rei Dom Carlos, Pintor 1863-1908. ed. 1, ISBN: 978-972-9195-28-0. [s.l]: Fundação da Casa de Bragança. |
|
|
|
24. |
Silva, Maria R. H.; Cordeiro, Isabel; Santos, Maria L. L.. eds. 2000. Inquérito aos Museus de Portugal ed. 1, ISBN: 972-776-041-4. Lisboa: Instituto Português dos Museus. |
|
|
|
25. |
Silva, Maria R. H.. ed. 1996. The Dictionnary of Art ed. 1. London : MacMillan Publishers (coordenação de artigos onomásticos sobre arquitetos portugueses do século XIX). |
|
|
|
26. |
Silva, Maria R. H.. ed. 1996. Mário Eloy: Exposição retrospectiva ed. 1, ISBN: 976-8137-49-4. Lisboa : Ministério da Cultura: Instituto Português de Museus: Museu do Chiado. |
|
|
|
27. |
Silva, Maria R. H.; Botelho, Manuel. 1995. Carlos Botelho. ed. 1, ISBN: 972-23-1978-7. Lisboa: Presença. |
|
|
|
28. |
Silva, Maria R. H.. ed. 1995. Obraçom: Museu do Chiado, histórias vistas e contadas ed. 1, ISBN: 972-8137-31-1. Lisboa : Secretaria de Estado da Cultura. |
|
|
|
29. |
Silva, Maria R. H.. ed. 1994. Museu do Chiado: Arte Portuguesa, 1850-1950 ed. 1, ISBN: 972-8137-02-8. Lisboa: Instituto Português de Museus: Museu do Chiado. |
|
|
|
30. |
Silva, Maria R. H.. ed. 1993. Silva Porto, 1850-1893: Exposição comemorativa do centenário da sua morte ed. 1, ISBN: 972-95775-9-5. Lisboa: Instituto Português de Museus. |
|
|
|
31. |
Silva, Maria R. H.. ed. 1991. Pintura Portuguesa do século XIX (coleção) ed. 1, 3 vols.. Lisboa: Inapa. |
|
|
|
32. |
Silva, Maria R. H.; Miranda, Maria A; Serrão, Vítor; Machado, José A. eds. 1991. História das Artes Plásticas ed. 1, ISBN: 972-27-0436-2. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda. |
|
|
|
33. |
Silva, Maria R. H.. ed. 1991. Eduardo Viana, ami des Delaunay ed. 1. Bruxelles: Europália. |
|
|
|
34. |
Silva, Maria R. H.. ed. 1989. Lisboa de Frederico Ressano Garcia, 1874-1909 ed. 1. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa. |
|
|
|
35. |
Silva, Maria R. H.. 1988. Cascais. ed. 1, 23 vols.. Lisboa: Presença. |
|
|
|
36. |
Silva, Maria R. H.. ed. 1987. Cidades e vilas de Portugal (coleção) ed. 1, 22 vols.. Lisboa: Presença. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Silva, Raquel H.. 2017. Graça Morais: Métamorphoses de l’Histoire. In Graça Morais la violence et la grâce. , 39 - 46. ISBN: 978-2-7572-1237-0. Paris: Fondadtion Calouste Gulbenkian- Délégation en France/ Somogy éditions. Catálogo de exposição comissariada por Helena de Freitas. |
|
|
|
2. |
Silva, Raquel H.. 2017. Auto-retrato enquanto seio e coração. In Maria José Oliveira. 40 anos de trabalho, 129 - 131. ISBN: https://curriculu. Lisboa: Fundação carmona e Costa. |
|
|
|
3. |
Silva, Raquel H.. 2016. “Celebrar Amadeo 1916-2016” . In Amadeo de Souza-Cardoso 1016-1916 Porto-Lisboa, 11 - 42. ISBN: 978-989-8052-95-7. Porto: A Casa do Livro. |
|
|
|
4. |
Silva, Raquel H.. 2016. A colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian: contributos de artistas-bolsistas. In Histórias da arte em Colecções. Modos de ver e exibir em Brasil e Portugal, 171 - 186. ISBN: 978-85-94970-07-7. Rio de Janeiro: Rio Books. Livro de actas do encontro comissariado por MALTA, Marize; NETO, Maria João; CAVALCANTI, Ana; OLIVEIRA: Emerson Dionísio;
COUTO, Maria de Fátima Morethy . |
|
|
|
5. |
Silva, Raquel H.. 2016. “Aproximação à pintura de temática religiosa de Aurélia de Sousa: o feminismo em acção” in VICENTE, Filipa Lowendes, Aurélia
de Sousa. Mulher Artista (1866-1922).. In VICENTE, Filipa Lowendes, Aurélia de Sousa. Mulher Artista (1866-1922), ed. Tinta da China, 79 - 90. ISBN: 978-989-671-339-3. Lisboa: Tinta da China. |
|
|
|
6. |
Silva, Raquel H.. 2016. O Museu de Arte Popular, uma herança à procura de futuro. In António Ferro 120 anos. Actas, 97 - 1190. ISBN: 978 - 972 - 47 - . Lisboa: Fundação António Quadros /Texto Editores. Livro de Actas de Colóquio com o mesmo título. coordenado por Mafalda Ferro. |
|
|
|
7. |
Silva, Raquel H.. 2016. “D. Fernando: desenho e gravura. O primado da imaginação” in Fernando Coburgo fecti. A actividade artística do Rei-Consorte. In Fernando Coburgo fecti. A actividade artística do Rei-Consorte, ed. Parques de Sintra. Monte da Lua, 18 - 23. ISBN: ISBN978-989-98669. Lisboa: Parques de Sintra. Monte da Lua. |
|
|
|
8. |
Silva, Raquel H.. 2015. “Imagens nómadas entre Fantin-Latour e Manuel Botelho”. In Meeting point 2 Fantin-Latour Manuel Botelho, 16 - 51. ISBN: 978-989-8758-12-5. Lisboa: Fundação Calouste Guilbenkian. |
|
|
|
9. |
Silva, Raquel H.. 2015. “Camões pintado. Retratos e representações” . In D. Manuel II e os livros de Camões, ed. Fundalção Calouste Gulbenkian, 115 - 123. ISBN: 978-972-9195-39-6. Lisboa: Fundação calouste Gulbenkian. |
|
|
|
10. |
Silva, Raquel H.. 2014. O São Carlos e a génese do Chiado . In MATEUS, José Mascarenhas; VARGAS, Carlos (eds.), São Carlos. Um teatro de ópera para Lisboa. Património a arquitectura do
Teatro Naciona, ed. MATEUS, José Mascarenhas; VARGAS, Carlos, 105 - 126. ISBN: 978-972-27-2263-7. Lisboa: Imprensa nacional-Casa da Moeda. |
|
|
|
11. |
Silva, Raquel H.. 2014. A Colecção do CAM, um desígnio nacional: divulgar, partilhar e valorizar a arte moderna e contemporânea. In Grande, Nuno (Coord.) – 30 anos. Centro de Arte Moderna, ed. Fundação Calouste Gulbenkian, 118 - 165. ISBN: 978-972-635-288-4. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. |
|
|
|
12. |
Silva, Raquel H.. 2014. As artes durante a Primeira República. In MORAIS. Ana Paiva e alt. - Pensar a República 1910-2010, ed. Almedina e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 173 - 195. ISBN: 978-972-40-5531-2. Coimbra: Almedina. |
|
|
|
13. |
Silva, Raquel H.. 2014. Cruz Filipe. Ficções.. In Cruz Filipe. Ficções. Luz do Árctico. Catálogo de exposição co-comissariado com João Pinharanda., ed. Fundação Arpad Szenes- Vieira da Silva, 15 - 18. ISBN: ISBN 978-972-8467. Lisboa: Fundação . |
|
|
|
14. |
Silva, Raquel H.. 2014. A antropologia como obra de arte: Benjamim Pereira no terreno. In Caminhos e diálogos da antropologia portuguesa: Homenagem a Benjamim Pereira, ed. Câmara Municipal de Viana do Castelo, 273 - 275. ISBN: 978-972-588-244-3. VIana do Castelo: Câmara Municipal de Viana do Castelo. |
|
|
|
15. |
Silva, Raquel H.. 2013. O nacionalismo na arquitectura portuguesa do século XIX. Uma elaboração luso-brasileira. In FERNANDES, José Manuel; PINHEIRO, Mª Lúcia Bressan (coord.) - Portugal-Brasil-África. Arquitectura e Urbanismo séculos XIX-XX.
, ed. UAL- Universidade Aberta de Lisboa, 33 - 46. ISBN: ISBN 978-989-658-. LIsboa: UAL- Universidade Aberta de Lisboa. |
|
|
|
16. |
Silva, Maria R. H.. 2013. Josefa de Óbidos:os doces como metáfora. In As pinturas de Josefa de Óbidos na cozinha da diabetes, ed. Francisco Sobral do Rosário, 70 - 82. ISBN: 978-989-689-303-3. Lisboa: Colibri. |
|
|
|
17. |
Silva, Maria R. H.. 2013. Graça morais. Pintar a Terra das Mulheres. In Mulheres pintoras em Portugal, ed. Raquel Henriques da Silva; Sandra Leandro, 175 - 197. ISBN: 978-939-680-080-2. Lisboa: Esfera do Caos. |
|
|
|
18. |
Silva, Raquel H.. 2013. João Amaral Cabral: A propósito da colecção de pintura portuguesa. In Homenagem a João Gonçalo do Amaral Cabral, ed. Fundação da Casa de Bragança, 51 - 59. ISBN: 978-972-9195-35-8. Vila Viçosa: Fundação da Casa de Bragança. |
|
|
|
19. |
Silva, Maria R. H.. 2013. As Artes na igreja de Nossa Senhora de Fátima. In Igreja de nossa Senhora de Fátima em Lisboa 75 anos, ed. Natália Correia Guedes, José Manuel Fernandes, 89 - 121. . Lisboa: [s. n.]. |
|
|
|
20. |
Silva, Maria R. H.. 2012. Joana Vasconcelos: vias para uma arte relacional. In Joana Vasconcelos, 281 - 290. ISBN: 978-989-96992-2-9. Porto: Livraria Fernando Machado. |
|
|
|
21. |
Silva, Maria R. H.. 2012. NIkias 60 anos depois. A pintura como vocação, ofício e reflexão. In Nikias Skapinakis, Presente e Passado 2012-1950, 17 - 33. ISBN: 978-989-8239-32-7. Lisboa: Museu Colecção Berardo. |
|
|
|
22. |
Silva, Maria R. H.. 2012. Da alma dos museus e da sua indispensável salvaguarda. In De Amicitia. 100 anos do Grupo de Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga, 12 - 21. ISBN: 978-972-776-445-7. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga. |
|
|
|
23. |
Silva, Maria R. H.. 2011. José de Almada Negreiros: Modernism in the Visual Arts. In Portuguese Modernisms. Multiple Perspectives on Literature and the Visual Arts, ed. Steffen Dix, Jerónimo Pizarro, 69 - 89. ISBN: 978-1-906540-79-1. Londres: Legenda, Modern Humanities Research Association and Maney Publishing. |
|
|
|
24. |
Silva, Maria R. H.. 2011. A paisagem na pintura europeia entre os séculos XVIII e XIX: O estado da questão. In Artur Loureiro 1853-1932, 85 - 90. ISBN: 978-989-20-2369-4. Porto: Museu Nacional de Soares dos Reis (catálogo de exposição). |
|
|
|
25. |
Silva, Maria R. H.. 2011. Silva Porto e a Pintura naturalista. In Arte Portuguesa do século XIX, 1850-1910, ed. Pedro Lapa; Maria de Aires Silveira, LI - LXV. ISBN: 978-972-776-409-9. Lisboa: Leya. |
|
|
|
26. |
Silva, Maria R. H.. 2010. A abstracção como estilo e como estética. In Abstracção - Obras da colecção Millennium bcp, 8 - 18. ISBN: 978-989-96200-3-2. Lisboa: Millennium bcp (catálogo de exposição). |
|
|
|
27. |
Silva, Maria R. H.. 2009. Da tradição académica à sensibilidade romântica; Naturalismos (vários capítulos). In Telo de Morais: Colecção: Pintura e desenho, 45 - 95. ISBN: 978-989-8039-14-9. Coimbra: Câmara Municipal de Coimbra. |
|
|
|
28. |
Silva, Maria R. H.. 2009. Das «décadas» da história da arte aos «anos 70» - questões de método; Os anos 70 depois do 25 de Abril (vários capítulos). In Anos 70: Atravessar Fronteiras, 13 - 31. ISBN: 978-972-635-206-8. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian (catálogo de exposição). |
|
|
|
29. |
Silva, Maria R. H.. 2009. Vieira da Silva, Desastres de Guerra. In Longos dias têm cem anos. Vieira da Silva: um olhar contemporâneo, 33 - 44. ISBN: 978-972-8531-78-2. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. |
|
|
|
30. |
Silva, Maria R. H.. 2009. José de Guimarães. Celebrar e transfigurar as marcas da memória. In África. Diálogo mestiço. Colecção de arte tribal de José de Guimarães, 33 - 42. ISBN: 978-989-8093-96-7. Lisboa: Galeria Pátio da Galé (catálogo de exposição). |
|
|
|
31. |
Silva, Maria R. H.. 2008. Lisboa reconstruída e ampliada (1758-1903). In Lisboa 1755: O Plano da Baixa hoje, ed. Walter Rossa e Ana Tostões, 126 - 167. . Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa (catálogo de exposição). |
|
|
|
32. |
Silva, Maria R. H.. 2007. Arte Pública Neo-realista: reflexões exógenas. In Batalha pelo conteúdo. Exposição documental. Movimento neo-realista português, ed. David Santos, 198 - 207. ISBN: 978-972-99040-5-9. Vila Franca de Xira: Museu do Neo-Realismo. |
|
|
|
33. |
Silva, Maria R. H.. 2007. 50 anos de arte portuguesa. Do projecto à exposição; I Exposição de Artes Plásticas; II Exposição de Artes Plásticas; III
Exposição de Artes Plásticas (vários capítulos). In 50 anos de arte portuguesa, 10 - 49. ISBN: 978-972-678-043-4. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian; Serviço de Belas-Artes; CAMJAP (catálogo de exposição) . |
|
|
|
34. |
Silva, Maria R. H.. 2007. Pintura portuguesa entre os séculos XIX e XX: tradições naturalistas e gosto de experimentação. In Evocações, passagens, atmosferas: Pintura do Museu Sakip Sabanci, Istanbul, ed. João Castel-Branco, 118 - 133. ISBN: 978-972-848-38-5. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian,. Museu (catálogo de exposição). |
|
|
|
35. |
Silva, Maria R. H.. 2006. Ventura Terra em contexto. In Miguel Ventura Terra: A arquitectura enquanto projecto de vida, ed. Ana Isabel Ribeiro, 11 - 29. ISBN: 978-972-95993-7-8. Esposende: Câmara Municipal de Esposende (catálogo de exposição). |
|
|
|
36. |
Silva, Maria R. H.. 2006. O(s) discurso(s) dos museus de arte: da celebração aurática e da sua questionação. In Museus discursos e representações, ed. Alice Semedo e J. Teixeira Lopes, 95 - 101. ISBN: 978-972-36-0881-2. Porto: Edições Afrontamento. |
|
|
|
37. |
Silva, Maria R. H.. 2005. O Naturalismo e o Portuguesismo em Pintura. In João Vaz (1859-1931): Um pintor do Naturalismo, 16 - 26. ISBN: 972-776-273-5. Lisboa: Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves (catálogo de exposição). |
|
|
|
38. |
Silva, Maria R. H.. 2005. Pintura do Palácio de Belém. Os tempos republicanos: da gestão das heranças ao coleccionismo próprio. In Pintura e mobiliário do Palácio de Belém, 51 - 64. ISBN: 972-8971-04-4. Lisboa: Museu da Presidência da República (catálogo de exposição). |
|
|
|
39. |
Silva, Maria R. H.. 2005. Estatuária académica: entre a norma, a história e a sensibilidade romântica. In Estatuária e Escultura Pública de Lisboa: Roteiro, 28 - 33. ISBN: 972-8543-03-4. Lisboa : Câmara Municipal de LLisboa. |
|
|
|
40. |
Silva, Maria R. H.. 2005. Desenhar para rir: a sociedade burguesa ao espelho. In Guia do Museu Bordalo Pinheiro, ed. Ana Cristina Leite e Anabela Carvalho, 27 - 60. ISBN: 972-8403-24-0. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa - Pelouro da Cultura. |
|
|
|
41. |
Silva, Maria R. H.. 2004. Cem anos de História. In Lisboa. Prémio Valmor, 23 - 28. ISBN: 972-98786-7-6. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa. |
|
|
|
42. |
Silva, Maria R. H.. 2004. Heterotopias, Lugares da Arquitectura. In Carlos Guimarães, Luís Soares Carneiro, arquitectos. Obras e projectos 1988-2003, 13 - 20. ISBN: 972-41-3630-2. Porto: Edições ASA. |
|
|
|
43. |
Silva, Maria R. H.. 2003. Malhoa e o naturalismo Português: o Fado em Pintura. In Lion Mariaud Pallu: Franceses tipicamente portugueses, ed. Tiago Baptista, 145 - 163. ISBN: 9789726192077. Lisboa: Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema (catálogo de exposição). |
|
|
|
44. |
Silva, Maria R. H.. 2003. Ana Hatherly: os campos do (in)dizível. In Ana Hatherly. A mão inteligente, 5 - 10. ISBN: 972-589-089-2 . Lisboa: Quimera. |
|
|
|
45. |
Silva, Maria R. H.. 2003. A Casa de S. Bento na Cidade. In Os Espaços do Parlamento. Da livraria das Necessidades ao andar nobre do Palácio das Cortes, ed. Simonetta Luz Afonso, 75 - 96. ISBN: 972-556-336-0. Lisboa: Assembleia da República (catálogo de exposição). |
|
|
|
46. |
Silva, Maria R. H.. 2002. Os museus: Histórias e prospectiva. In Panorama da cultura portuguesa no século XX , ed. Fernando Pernes, 65 - 108. ISBN: 972-36-0584-8. Porto: Edições Afrontamento: Fundação de Serralves. |
|
|
|
47. |
Silva, Maria R. H.. 2001. Pomar dos corpos aos mitos. In Júlio Pomar. Catálogo «raisonné» , ed. Alexandre Pomar e Natália Vidal, 19 - 28. ISBN: 989-605-008-2. Paris: Éditions de la Différence. |
|
|
|
48. |
Silva, Maria R. H.. 2001. Planear a cidade burguesa, 1777-1900. In Lisboa. Conhecer pensar fazer cidade, ed. Helena Barreiros, Helena Carita, Pedro Costa, 50 - 63. ISBN: 972-98786-1-7. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa/ Centro de Informação Urbana de Lisboa. |
|
|
|
49. |
Silva, Maria R. H.. 2001. Museu de Serralves: da singularidade das coisas evidentes. In Museu de Serralves. Álvaro Siza, 55 - 58. ISBN: 9789728650025. Lisboa: White & Blue, Ed. de Arquitectura e Urbanismo. |
|
|
|
50. |
Silva, Maria R. H.. 2000. Nikias, 1950-1965: Paisagens da Pintura com alguns retratos e naturezas mortas. In Nikias Skapinakis, Prospectiva 1966-2000, 35 - 44. ISBN: 972-739-075-7. Porto: Museu de Serralves (catálogo de exposição). |
|
|
|
51. |
Silva, Maria R. H.. 2000. Portugal 1900: Urbanismo e Arquitectura. In Portugal 1900, ed. José Castel-Branco Pereira, 101 - 114. ISBN: 972-8128-62-2. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian (catálogo de exposição). |
|
|
|
52. |
Silva, Maria R. H.. 1999. Anos 30. O desejo da Expressão, crítica e ultrapassagem do Modernismo. In Panorama Arte Portuguesa no século XX, ed. Fernando Pernes, 89 - 129. ISBN: 972-610-212-X. Porto: Fundação de Serralves; Campo das Letras. |
|
|
|
53. |
Silva, Maria R. H.. 1998. O retrato de Antero de Quental de Columbano Bordalo Pinheiro. In O Impulso Alegórico, ed. Manuel Valente Alves, 353 - 360. . Lisboa: Ordem dos Médicos. |
|
|
|
54. |
Silva, Maria R. H.. 1996. Mário Eloy, 1996, no Museu do Chiado; Mário Eloy a transgressão modernista; Do classicismo ao retorno do expressionismo 1932-1940. In Mário Eloy: Exposição retrospectiva, 15 - 175. ISBN: 976-8137-49-4 . Lisboa: Ministério da Cultura: Instituto Português de Museus: Museu do Chiado (catálogo de exposição). |
|
|
|
55. |
Silva, Maria R. H.. 1996. Álbum de retratos organizado pelo seu autor. In Nikias Skapinakis. Para o estudo da melancolia em Portugal. Retrospectiva de retratos, 1955-1974, 24 - 31. ISBN: 972-8137-41-9. Lisboa: Instituto Português de Museus (catálogo de exposição) . |
|
|
|
56. |
Silva, Maria R. H.. 1995. Sinais de ruptura: «livres» e humoristas. In História da Arte Portuguesa, ed. Paulo Pereira, 369 - 405. ISBN: 972-42-1225-4. Lisboa: Círculo de Leitores. |
|
|
|
57. |
Silva, Maria R. H.. 1995. Romantismo e pré-naturalismo. In História da Arte Portuguesa, ed. Paulo Pereira, 329 - 367. ISBN: 972-42-1225-4. Lisboa: Círculo de Leitores. |
|
|
|
58. |
Silva, Maria R. H.. 1994. Do Museu Nacional de Arte Contemporânea ao Museu do Chiado . In Museu do Chiado: Arte Portuguesa, 1850-1950, 13 - 22. ISBN: 972-8137-02-8. Lisboa: Instituto Português de Museus: Museu do Chiado. |
|
|
|
59. |
Silva, Maria R. H.. 1993. A pintura de Silva Porto. A obra, a fortuna crítica e o mercado. In Silva Porto, 1850-1893: Exposição comemorativa do centenário da sua morte, 96 - 113. ISBN: 972-95775-9-5. Lisboa: Instituto Português de Museus (catálogo de exposição). |
|
|
|
60. |
Silva, Maria R. H.. 1991. Eduardo Viana: une peinture décentrée. In Eduardo Viana, ami des Delaunay, 37 - 40. . Bruxelles: Europália (catálogo de exposição). |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Silva, Raquel H.. 2016. "“Introdução”. Cadernos do Arquivo Municipal - série II. Câmara Municipal de Lisboa, nº6 Histórias de casas e de quem lá vive(u).
", Cadernos do Arquivo Municipal - série II. Câmara Municipal de Lisboa, nº6 Histórias de casas e de quem lá vive(u) 1, 6: 1 - 5. |
|
|
|
2. |
Silva, Raquel H.. 2016. "“Introdução”. Cadernos do Arquivo Municipal - série II. Câmara Municipal de Lisboa, nº5 Histórias de casas e de quem lá vive(u).
Coordenação de número temático da revista com call for papers e arbitragem científica.", Cadernos do Arquivo Municipal - série II. Câmara Municipal de Lisboa, nº5 Histórias de casas e de quem lá vive(u). 1, 5: 1 - 5. |
|
|
|
3. |
Silva, Raquel H.. 2015. "“Conventos em tempos de crise. O Convento do Espírito Santo da Pedreira de Lisboa. Quatro desenhos de projecto de José Joaquim
Ludovice”. Co-autoria Miguel Soromenho", Revista de História da Arte nº 11 Número temáticocoordenado por Margarida B Alves e G. Lamoni, 11: 250 - 265. |
|
|
|
4. |
Silva, Raquel H.. 2014. "O demolido Convento da Trindade em Lisboa: perdas e transposições simbólicas", Catarina Marado (Ed.) Monastic architecture and the city., nº 6: 187 - 202. |
|
|
|
5. |
Silva, Raquel H.. 2013. "George Kubler and the History of Art", Eliana Sousa Santos (Ed.) Symposium ‘Systems of History: Georges Kubler’s Portuguese Plain Architecture, 3: 17 - 30. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Silva, Raquel H.. 2016. "“João Baptista Ribeiro e o pensamento museológico em Portugal”. em co-autoria com Joana O Monteiro. in NETO; Maria João; MALTA,
Marize (ed.) - Colecções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX. As Academias de Belas-Artes. Rio de Janeiro.
Lisboa. Porto (1815-1836)", Trabalho apresentado em Colecções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX. As Academias de Belas-Artes. Rio de Janeiro. Lisboa. Porto (1815-1836), In NETO; Maria João; MALTA, Marize (ed.) - Colecções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX. As Academias de Belas-Artes.
Rio de Janeiro. Lisboa. Porto (1815-1836). Ensino. Artistas. Mecenas. Colecções, Lisboa, ARTIS, Faculdade de Le. Publicação coordenada por Marize malta e Maria João Neto. |
|
|
|
2. |
Silva, Maria R. H.. 2011. "Museu de Arte Contemporânea/ Museu do Chiado. Cem anos de História", Trabalho apresentado em III Seminario Iberoamericano de Investigación en Museología (SIAM), In SIAM: Series de Investigación Iberoamerican en Museología. Historia de las Colecciones, Historia de los Museos, Madrid.
|
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Silva, Raquel H.. 2015. "“Lisboa da Regeneração” in Rossio. Estudos de Lisboa. Número temático coordenado por João Seixas. Artigo por convite.", Rossio, 5: 54 - 67. |
|
|
|
2. |
Silva, Maria R. H.. 2011. "Arquitectura de veraneio: alguns tópicos sobre o que é e algumas pistas sobre o que falta saber", Monumentos. Cidades. Património. Revista Semestral do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, 31: 84 - 91. |
|
|
|
3. |
Silva, Maria R. H.. 2011. "Investigar para expor. Duas exposições na Fundação Calouste Gulbenkian, 2007- 2009", Revista de História da Arte. Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova
de Lisboa, 8: 179 - 192.
|
|
|
|
4. |
Silva, Maria R. H.. 2009. "Hotel Guadiana: da memória à refundição", Monumentos. Cidades. Património. Revista Semestral do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, 30: 98 - 105. |
|
|
|
5. |
Silva, Maria R. H.. 2009. "Novos museus do IMC; construção, ampliações, remodelações", Museologia.pt. Instituto dos Museus e da Conservação, 3: 59 - 73. |
|
|
|
6. |
Silva, Maria R. H.. 2008. "Museus de arte contemporânea: uma extraordinária dinâmica", Museologia.pt. Instituto dos Museus e da Conservação, 2: 113 - 125. |
|
|
|
7. |
Silva, Maria R. H.. 2007. "Museus em construção", Museologia.pt. Instituto dos Museus e da Conservação, 1: 104 - 109. |
|
|
|
8. |
Silva, Maria R. H.. 2006. "O Zé Povinho de Rafael Bordalo Pinheiro: uma iconologia de ambivalência", Revista de História da Arte. Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova
de Lisboa, 3: 239 - 254.
|
|
|
|
9. |
Silva, Maria R. H.. 2004. "O neo-manuelino do palace-hotel: pistas para pensar a memória", Monumentos. Revista semestral da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, 20: 44 - 59.
|
|
|
|
10. |
Silva, Maria R. H.. 2002. "O Jardim da Estrela: o paisagismo romântico na cidade burguesa", Monumentos. Revista semestral da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, 16: 00 - 00.
|
|
|
|
11. |
Silva, Maria R. H.. 1999. "O Palácio Castelo Melhor: contexto e projecto inicial", Monumentos. Revista semestral da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, 11: 00 - 00.
|
|
|
|
12. |
Silva, Maria R. H.. 1998. "Comparação em museus: da semelhança, da diferença e da relação", Leituras. Revista da Biblioteca Nacional, 3: 00 - 00. |
|
|
|
13. |
Silva, Maria R. H.. 1994. "Lisboa das Avenidas Novas", Rassegna, 59: 44 - 51. |
|
|
|
14. |
Silva, Maria R. H.. 1992. "Da Cidade ao Urbanismo, do Urbanismo à Cidade", Penélope: Fazer e desfazer a História, 7: 71 - 81.
|
|
|
|
15. |
Silva, Maria R. H.. 1991. "Estoril, Estação Marítima, Climática, Thermal e Sportiva - As etapas de um projecto, 1914-1932", Arquivo de Cascais. Boletim Cultural do Município, 10: separata - separata. |
|
|
|
16. |
Silva, Maria R. H.. 1989. "O Chiado na utopia oitocentista de Lisboa", O Estudo da História. Boletim da Associação de Professores de História, 7-9: 101 - 105. |
|
|
|
17. |
Silva, Maria R. H.. 1988. "A Arquitectura de veraneio em S. João do Estoril, Parede e Carcavelos, 1890-1930", Arquivo de Cascais. Boletim Cultural do Município, 7: 93 - 174. |
|
|
|
18. |
Silva, Maria R. H.. 1988. "Do Passeio Público às Avenidas Novas. Percursos, imagens e factos da Lisboa oitocentista", Revista de História Económica e Social, 23: separata - separata. |
|
|
|
19. |
Silva, Maria R. H.. 1987. "As Avenidas Novas e o gosto português 1900 - a propósito do arquitecto Norte Júnior", Colóquio. Artes, 73: 52 - 63. |
|
|
|
20. |
Silva, Maria R. H.. 1987. "Lisboa, 1787, em imagens de William Beckford", O Estudo da História. Boletim da Associação de Professores de História, 3-4: 42 - 48. |
|
|
|
21. |
Silva, Maria R. H.. 1984. "Sobre a Arquitectura do Monte Estoril", Arquivo de Cascais. Boletim Cultural do Município, 5: 9 - 22. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Silva, Raquel H.; Barranha, Helena. 2013. "Museus na Cidade: Lisboa como exemplo", Trabalho apresentado em ArquiMemória 4 – Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado, In ArquiMemória 4 – Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado, S. Salvador da Bahia. |
|
|
|
2. |
Silva, Maria R. H.. 2009. "A modernidade em 1900: da Europa par ao Mundo", Trabalho apresentado em Colóquio Internacional (re)Construir Cidades: Cartografias a partir de Marques da Silva, In Leituras de Marques da Silva Reexaminar a modernidade no início do século XXI: arquitectura, cidade, história, sociedade,
ciência, cultura, Porto. |
|
|
|
3. |
Silva, Maria R. H.. 2003. "A escultura de Alberto Carneiro: da(s) árvore(s) como obra de arte", Trabalho apresentado em Colóquio Internacional de Estética e Filosofia da Arte: Estéticas e Artes – Controvérsias para o século XXI , In Estéticas e Artes. Controvérsias para o Século XXI, Lisboa. |
|
|
|
4. |
Silva, Maria R. H.. 2004. "Das Avenidas novas à avenida de Berna", Trabalho apresentado em VIII Curso Livre do Instituto de História da Arte: Lisboa, espaço e Memória, In Revista de História da Arte, Lisboa.
|
|
|
|
5. |
Silva, Maria R. H.. 2003. "A arquitectura da Baixa Pombalina: Cem anos de História", Trabalho apresentado em Jornadas A Baixa Pombalina e a sua importância para o Património Mundial, In Jornadas A Baixa Pombalina e a sua importância para o Património Mundial, Lisboa.
|
|
|
|
6. |
Silva, Maria R. H.. 2001. "Os museus de arte: formação e profissão para historiadores de arte", Trabalho apresentado em II Congresso Internacional de História da Arte: Portugal, Encruzilhada das Culturas, das Artes e das Sensibilidades, In II Congresso Internacional de História da Arte: Portugal, Encruzilhada das Culturas, das Artes e das Sensibilidades. Actas, Lisboa. |
|
|
|
7. |
Silva, Maria R. H.. 2001. "Museus em Acção: os Desafios Necessários", Trabalho apresentado em A Cultura em acção: impactos sociais e território, In A Cultura em acção: impactos sociais e território, Porto. |
|
|
|
8. |
Silva, Maria R. H.. 2000. "Corpo memorial", Trabalho apresentado em Colóquio O corpo na era digital, In O Corpo na Era Digital / The Body in the Digital Age, Lisboa. |
|
|
|
Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines |
1. |
Silva, Raquel H.. 20 fev. 2015. "O Ingenuísmo como expressão moderna " Islenha, 23 - 30. |
Prefácio, Posfácio Preface, Postface |
1. |
Silva, Raquel H.. 2016. "Cadernos do Arquivo Municipal - série II. Câmara Municipal de Lisboa, nº5 e nº6 Histórias de casas e de quem lá vive(u). ". Lisboa. (Prefácio) Respondendo ao convite da coordenação da Revista, cujo conselho científico integro, propus o tema Histórias de casas e de
quem lá vive(u). O cal for papers foi um sucesso o que levou à decisão de distribuir os artigos arbitrados por dois volumes.
Foi um trabalho muito aliciante que me permitiu confirmar a pertinência do cruzar História, História da Arquitectura, Sociologia,
Antropologia e Psicologia, disciplinas que não são excessivas para abordar a absoluta polissemia que conforma “a casa”. .
|
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Silva, Maria R. H.. Nascimento da Lisboa moderna. A extinção dos Conventos. A Trindade como caso estudo,Colóquio de Olisipografia,Lisboa,2012 (Comunicação). |
2. |
Silva, Maria R. H.. Uma reactualização oitocentista da cabana primitiva: Walden ou a vida nos bosques de Henry David Thoreau,Seminário: A Casa: Recuperação e usos. XI Congresso Internacional de Reabilitação do Património Arquitectónico e Edificado,Cascais (texto entregue para Atas),2012 (Comunicação). |
3. |
Silva, Maria R. H.. O nacionalismo na arquitectura portuguesa do século XIX. Uma elaboração luso-brasileira,Colóquio Internacional: Portugal-Brasil-África. Arquitectura e Urbanismo séculos XIX-XX,Lisboa,2012 (Comunicação). |
4. |
Silva, Maria R. H.. George Kubler and the History of Art,Symposium: Systems of History: georges Kubler’s Portuguese Plain Architecture,Coimbra (texto entregue para Atas),2012 (Comunicação). |
5. |
Silva, Maria R. H.. Lisboa nos anos de 1780 segundo o Diário de William Beckford,Books with a view. Celebrando o nascimento do arquitecto português Eugénio dos Santos (1711-1760). Conferência internacional
sobre arquitectura e cultura do século XVIII,Lisboa (texto entregue para Atas),2011 (Comunicação). |
6. |
Silva, Maria R. H.. Grandes Rupturas, 1900-1920; Alargamentos territoriais, 1960-1970; Metáforas e citações; Obras-primas da Colecção Caixa Geral
de Depósitos (série de 4 conferências),A arte do século XX: entre a perspectiva e o detalhe,Lisboa,2011 (Seminário). |
7. |
Silva, Maria R. H.. A arte e o Corpo: percurso através da arte portuguesa do século XX,A História e o Corpo. XIV Jornadas Históricas do Município de Seia,Seia,2011 (Comunicação). |
8. |
Silva, Maria R. H.. O Zé Povinho: variações sobre um tema forte,Congresso Internacional Rafael Bordalo Pinheiro no seu tempo,Lisboa,2009 (Comunicação). |
9. |
Silva, Maria R. H.. O Convento do Carmo: Romantismo e a estética da ruína. O museu como instrumento de salvaguarda patrimonial,Programa Ciclos e Trânsitos II: Conventos e Mosteiros de Lisboa,Lisboa,2008 (Comunicação). |
10. |
Silva, Maria R. H.. O modernismo segundo a indústria,Colóquio Internacional: Industrialização em Portugal no século XX- O caso do Barreiro,Barreiro,2008 (Comunicação). |
11. |
Silva, Maria R. H.. Sobre a psicologia das Casas-Museu,As Casas-Museu, do passado aos novos desafios. Encontro Internacional de Casas-Museu,S. Miguel de Seide, Vila Nova de Famalicão,2008 (Comunicação). |
12. |
Silva, Maria R. H.. A Igreja do Sagrado Coração de Jesus em Lisboa,Colóquio: Matrizes da Arquitectura Cristã,Porto,2008 (Comunicação). |
13. |
Silva, Maria R. H.. Arquitectura portuguesa na transição entre os séculos XIX-XX: algumas questões,Conferência anual Arquitecto Marques da Silva,Porto,2007 (Comunicação). |
14. |
Silva, Maria R. H.. Domingos Sequeira, um artista entre dois mundos,Ciclo de Conferências no âmbito da exposição Artistas viajantes e o Brasil no século XIX,Lisboa,2006 (Comunicação). |
15. |
Silva, Maria R. H.. Redes e movimentos artísticos europeus,XVI Curso Livre de Verão. Europa: O paradoxo da diversidade,Lisboa,2006 (Comunicação). |
16. |
Silva, Maria R. H.. Lisboa na época de D. Maria I: contributos para a redefinição da capital do reino,Colóquio Internacional: O Terramoto de 1755. Impactos Históricos,Lisboa,2005 (Comunicação). |
17. |
Silva, Maria R. H.. Cesário Verde e Henrique Pousão: pintar «quadros por letras» e dizer a pintura,Ciclo de Conferência sobre Cesário Verde,Lisboa,2005 (Comunicação). |
18. |
Silva, Maria R. H.. Especificidades dos museus de arte contemporânea em Portugal,Hacia el tercer espacio. Presente Y futuro de los Museos de Arte Contemporâneo,Badajoz,2004 (Comunicação). |
19. |
Silva, Maria R. H.. A arquitectura da Baixa pombalina: do prospecto inicial, das marcas da História e dos crimes consentidos,Encontro Baixa Pombalina: que futuro,Lisboa,2001 (Comunicação). |
20. |
Silva, Maria R. H.. Les musées et la recherche sur l’art contemporain au Portugal,L’Histoire de l’Art au Portugal,Paris (Table ronde organisée à l’occasion de la parution du número spécial sur l’histoire de l’art au Portugal de la Revue
de l’Art, nº 133/2001-3),2001 (Comunicação). |
Organização de evento Event organization |
1. |
Silva, Raquel H.. A partir do surrealismo na colecção Millennium bcp,2017 (Exposição / Curadoria). |
2. |
Silva, Raquel H.. A Lisboa que teria sido. The Lisbon that could have been,2016 (Exposição / Curadoria). |
3. |
SOARES, Marta; Silva, Maria R. H.. Amadeo de Souza-Cardoso 1016-1916 Porto-Lisboa.,2016 (Exposição / Curadoria). |
4. |
Silva, Raquel H.; SOARES, Marta. Pintura Modernista na colecção Millenniun bcp,2015 (Exposição / Curadoria). |
5. |
Silva, Raquel H.; Baião, Joana. Vieira da Silva . Arpad Szenes. Colecção Millennium bcp,2013 (Exposição / Curadoria). |
6. |
Silva, Raquel H.; VIOLANTE, Flávia. Pintura Naturalista na colecção Millennium bcp,2013 (Exposição / Curadoria). |
7. |
Silva, Maria R. H.. A Casa. Recuperação e usos. No âmbito do XI Congresso Internacional de Reabilitação do Património Arquitectónico e Edificado,2012 (Seminário / Organização). |
8. |
Silva, Maria R. H.. Nikias Skapinakis: Presente e Passado 2012-1950,2012 (Exposição / Curadoria). |
9. |
Silva, Maria R. H.. Abstracção - Obras da colecção Millennium bcp,2010 (Exposição / Curadoria). |
10. |
Silva, Maria R. H.. Anos 70: Atravessar Fronteiras,2009 (Exposição / Curadoria). |
11. |
Silva, Maria R. H.. 50 anos de arte portuguesa,2007 (Exposição / Curadoria). |
12. |
Silva, Maria R. H.. Nikias Skapinakis. Para o estudo da melancolia em Portugal. Retrospectiva de retratos,1996 (Exposição / Curadoria). |
13. |
Silva, Maria R. H.. Mário Eloy: Exposição retrospectiva,1996 (Exposição / Curadoria). |
14. |
Silva, Maria R. H.. Obraçom: Museu do Chiado, histórias vistas e contadas,1995 (Exposição / Curadoria). |
15. |
Silva, Maria R. H.. Silva Porto, 1850-1893: Exposição comemorativa do centenário da sua morte,1993 (Exposição / Curadoria). |
16. |
Silva, Maria R. H.. Eduardo Viana, ami des Delaunay,1991 (Exposição / Curadoria). |
17. |
Silva, Maria R. H.. Lisboa de Frederico Ressano Garcia, 1874-1909,1989 (Exposição / Curadoria). |
Relatório de investigação Technical report |
1. |
Silva, Maria R. H.. Projetha: Projects of the Institute of History of Art. Sources for the History of Art Museums in Portugal - Final Report ,2013.
|
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Joana Oliva Monteiro, Um modelo operativo de avaliação de exposições de arte. Estudo de caso: Museu Nacional de Arte Antiga, 2017. Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador). |
2. |
Marta Rocha Moreira, O valor do tempo. O programa intelectual e arquitectónico de Raul Lino, 2016. Tese (Arquitetura) - Universidade do Porto, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador). |
3. |
Mariana Schedel, Palácio da Pena 1839-1885 – Casa de D. Fernando de Saxe Coburgo. Morada e Museu, 2016. Tese (História da Arte) - Universidade Nova de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador). |
4. |
Sofia Lapa, 40 anos em exposição permanente no Museu Calouste Gulbenkian. Contributos para uma 'Crítica do Objeto Museológico, 2015. Tese (Museologia e Património) - Universidade Nova de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador). |
5. |
BAIÃo, Joana, José de Figueiredo, 1871-1937, acção e contributos no panorama historiográfico, museológico e patrimonialista em Portugal.
, 2014. Tese (Museologia e Património) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |
6. |
CARVALHO, Maria João, As esculturas de Ernesto de Vilhena. A constituição de uma colecção nacional., 2014. Tese (Museologia e Património) - Universidade Nova de Lisboa, Bolseiro(a) de Universidade Nova de Lisboa (Co-orientador). |
7. |
Hugo Xavier, O marquês de Sousa Holstein e a formação da Galeria Nacional de Pintura da Academia de Belas Artes de Lisboa, 2014. Tese (Museologia e Património) - Universidade Nova de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador). |
8. |
BORGES, José Pedro Aboim, Marques Abreu: a Fotografia e a Edição Fotográfica na defesa do Património Cultural, 2014. Tese (História da Arte Contemporânea) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |
9. |
OLIVEIRA, Maria Leonor, Fundação Calouste Gulbenkian: estratégias de apoio e internacionalização da arte portuguesa 1957-1969, 2013. Tese (Museologia e Património) - Universidade Nova de Lisboa, Bolseiro(a) de Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |
10. |
Adélia Maria Caldas , Lisboa de 1731 a 1833: da "desordem" à "ordem" no espaço urbano, 2012. Tese (História da Arte) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador).
|
11. |
Margarida Elias , Columbano no seu tempo (1857-1929), 2012. Tese (História da Arte) - Universidade Nova de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
|
12. |
Maria Emília Ferreira , Lisboa em Festa: A Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portuguesa e Espanhola, 1882, Antecedentes e Materialização, 2011. Tese (História da Arte) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |
13. |
Paulo Simões Rodrigues , A apologia da cidade antiga. A formação da identidade de Évora (sec XVI-XIX), 2009. Tese (História da Arte) - Universidade de Évora (Orientador). |
14. |
Sandra Maria Fonseca Leandro, «Entre o Joio, o Trigo»: Joaquim de Vasconcelos (1849-1936) – historiador, crítico, teórico e museólogo de arte, 2009. Tese (História da Arte) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |
15. |
Rita Macedo , Desafios da Arte Contemporânea à Conservação e Restauro. Documentar a Arte Portuguesa dos anos 60/70, 2008. Tese (Conservação e Restauro -Teoria da História, História e Técnicas da Produção) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |
16. |
Nuno Saldanha, José Vital Branco Malhoa (1855-1933).O pintor, o mestre e a obra, 2007. Tese (História da Arte) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
17. |
Helena Silva Barranha , Arquitectura de Museus de arte contemporânea em Portugal. Da intervenção urbana ao desenho do espaço expositivo, 2007. Tese (Arquitetura) - Universidade do Porto (Co-orientador). |
18. |
Maria Lúcia Almeida Matos, Escultura Portuguesa no século XX, 2003. Tese (História, especialidade História da Arte) - Universidade do Porto (Orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
SIMÕES, Daniela, Entre «a Cidade e as Serras»: o azulejo arte nova português no panorama artístico dos primórdios do século XX. , 2015. Dissertação (História, variante História da Arte (séculos XIX-XX)) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |
2. |
LOURENÇO, Tiago, Postais azulejados. Decoração azulejar figurativa das estações ferroviárias portuguesas., 2014. Dissertação (História, variante História da Arte (séculos XIX-XX)) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |
3. |
GONÇALVES, Maria Manuela, «Série das invasões francesas»: análise da imagética. Uma visão ibérica sobre um inimigo exterior, 2014. Dissertação (História, variante História da Arte (séculos XIX-XX)) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |
4. |
Ana Rita Rodrigues Duro , Eduardo Malta, Director do Museu Nacional de Arte Contemporânea, 2013. Dissertação (Museologia) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador).
|
5. |
Maria Felisa H. Pereira Perez , Adriano Sousa Lopes, Director do Museu Nacional de Arte Contemporânea: entre a continuidade e a mudança, 2012. Dissertação (Museologia) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |
6. |
Ana Rita Ferreira dos Santos Salgueiro, A Arte em Portugal no Século XX (1911-1961). José-Augusto França e a perspectiva sociológica, 2012. Dissertação (História da Arte) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |
7. |
Mariana Roquette Teixeira , «Avô – um pioneiro como nós». A redefinição do papel de «Ausstellungsmacher» em Harold Szeeman, 2011. Dissertação (Museologia) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |
8. |
Mariana Pimentel Fragoso Schedel , O Palácio Novo da Pena, 2011. Dissertação (História da Arte) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |
9. |
Joana d'Oliva Monteiro , A Galeria de exposições temporárias do Mosteiro de Alcobaça – Reflexões e contributos na óptica do discurso expositivo, 2010. Dissertação (Museologia) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador).
|
10. |
Marta Branco Guerreiro , A Arte fora da História. Exposições da Colecção do Museu do Chiado 1994-2009, 2010. Dissertação (Museologia) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador).
|
11. |
Ana Celeste Maia Pires Glória , Casa da Pesca: Proposta de Valorização e recuperação, 2010. Dissertação (Património) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador).
|
12. |
Luís Filipe da Silva Soares, Palácio Nacional de Sintra. Circuito Expositivo. Análise da sua evolução, 2010. Dissertação (Museologia) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador).
|
13. |
Hugo Xavier , Galeria de Pintura no Real Paço da Ajuda, 2009. Dissertação (Museologia e Património) - Universidade Nova de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador). |
14. |
Ângela Ferraz , O olhar sobre a metamorfose. Efeitos do estado de conservação na interpretação da pintura, 2009. Dissertação (Museologia e Património) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |
15. |
Pedro Nuno Carreiro Benjamim , Escultura Pública e Estética Urbana na Ilha de S. Miguel, Açores, 2009. Dissertação (Património, Museologia e Desenvolvimento) - Universidade dos Açores (Orientador). |
16. |
Lígia Afonso , Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea: programar para descentralizar, políticas culturais, autarquias e comunidades, 2009. Dissertação (Museologia e Património) - Universidade Nova de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador). |
17. |
Cristina Maria de Abreu Gouveia , Da definição de um património à concepção de um museu. Sobre a criação de um Museu da Banda Desenhada na cidade da Amadora, 2009. Dissertação (Museologia e Património) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |
18. |
Catarina Alfaro, Investigação em contexto museológico. Amadeo de Souza Cardoso: catálogo raisonné, 2009. Dissertação (Museologia e Património) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |
19. |
Joana Baião, «Museus de museus», uma reflexão. Proposta para uma definição, 2009. Dissertação (Museologia) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador).
|
20. |
Sofia Boino de Azevedo Lapa, Para que (nos) serve o museu? A génese do Museu Calouste Gulbenkian, 2009. Dissertação (Museologia e Património) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |
21. |
Leonor de Oliveira, Os antecedentes do Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves, 2008. Dissertação (Museologia e Património) - Universidade Nova de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador). |
22. |
Dóris Santos , Museu de José Malhoa: como se faz um museu de arte: imagem e discurso(s), 2006. Dissertação (Museologia e Património) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |
23. |
Marta Mestre , Para uma leitura das imagens à luz da antropologia da arte. O MEIAC e a sua “colecção de arte contemporânea portuguesa”, 2005. Dissertação (Recherche Culture et Communication) - Université d'Avignon (Co-orientador). |
24. |
Dulce Helena Pires Borges , O Museu da Guarda entre o passado e o futuro. Espaços e colecções, 2002. Dissertação (Museologia e Património Cultural) - Universidade de Coimbra (Co-orientador). |
Orientação de outra natureza Other orientation |
1. |
Sandra Vieira Jurgens, Práticas artísticas e curatoriais: estruturas independentes e instituições museológicas no espaço ibérico desde 2000, 2016. Universidade Nova de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador). Orientação de pós doutoramento conjuntamente com Professor Miguel Anxo Rodríguez González, Departamento de História da Arte
da Universidade de Santiago de Compostela. |
2. |
Joana Baião, Portuguese artistic immigration to Paris 1929-1976 , 2016. Universidade Nova de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador). Orientação de pós doutoramento, conjuntamente com Béatrice Joyeux-Prunel do Département Histoire & Théorie de l’Art (Ecole
Normale Supérieure, Paris). |
3. |
Adelaide Duarte, A colecção internacional do Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves no contexto português e internacional’, 2015. Universidade Nova de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador). Orientação de pós doutoramento. |
4. |
João Fróis, The construction of meaning: Processes of self-definition and cultural affirmation in art museum settings, 2015. Universidade Nova de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador). Orientação d epós doutoramento, conjuntamente com Bjarne Sode Funch, Roskild University, Dinamarca. |
5. |
Helder Caritra, Arquitectura regimentada em Portugal, séculos XVI a XVIII: processos de regulamentação desenvolvidos pela Provedoria de Obras
Reais no seu tempo longo, 2014. Universidade Nova de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador). |
6. |
Leonor Oliveira, The British arts’ impact on the Portuguese artistic milieu, from 1950 to 1980, 2014. Universidade Nova de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador). Bolsa de pós doutoramento conjuntamente com Prof. Peters Corbett na School of Art History and World Arts Studies da University
of East Anglia. |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Silva, Raquel Henriques da. Participação no júri de Cristina Montagner. The brushstroke and materials of Amadeo de Souza-Cardoso combined in na authentication tool. , 2015. Tese (Conservação e Restauro) - Universidade Nova de Lisboa. |
2. |
Silva, Raquel Henriques da. Participação no júri de MENDONÇA, Ricardo dos Reis. A recepção de Escultura Clássica na Academia de Belas-Artes de Lisboa, 2014. Tese (Ciências da Arte) - Universidade de Lisboa. |
3. |
Silva, Raquel Henriques da. Participação no júri de SANTOS, David. A reinvenção do real. Da reflexão crítica ao exercício da curadoria, 2014. Tese (Colégio das Artes) - Universidade de Coimbra. |
4. |
Silva, Raquel Henriques da. Participação no júri de JURGENS, Sandra Vieira. Instalações provisórias: independência, autonomia, alternativa e informalidade nas práticas artísticas e expositivas em Portugal
no sec. XX, 2014. Tese (Teoria da Arte) - Universidade de Lisboa. |
5. |
Silva, Raquel Henriques da. Rui Lopes Stanzani Rodrugues Lapa- Modelar emoções: da mobilização conspícua d erecursos na edificação.Departamento de Arquitectura-
universidade de Coimbra, 2014. Tese (Arquitectura) - Universidade de Coimbra. |
6. |
Silva, Raquel Henriques da. Participação no júri de MARKL, Alexandra Reis Gomes. A obra gráfica de Domingos António de Sequeira no contexto da produção europeia do seu tempo, 2014. Tese (Ciências da Arte) - Universidade de Lisboa. |
7. |
Silva, Raquel Henriques da. Participação no júri de SARDO, Delfim. O Exercício Experimental da Liberdade – Sobrevivência, Protocolo e Suspensão da Descrença: Medium e transcendentais da Arte
Contemporânea, 2013. Tese (Colégio das Artes) - Universidade de Coimbra. |
8. |
Silva, Maria Raquel Henriques da. Participação no júri de Joana da Cunha e Costa Consiglieri de Vilhena. Artista xamã nas artes plásticas. Uma experiência xamânica e ecológica na arte contemporânea, 2013. Tese (História da Arte) - Universidade de Lisboa. |
9. |
Silva, Maria Raquel Henriques da. Participação no júri de Adelaide Duarte. Da colecção ao museu. O coleccionismo privado de arte moderna e contemporânea em Portugal, na segunda metade do século XX.
Contributos para a história da museologia, 2012. Tese (Museologia e Património Cultural) - Universidade de Coimbra. |
10. |
Silva, Maria Raquel Henriques da. Participação no júri de Maria Da Conceição Casanova. Evolução da conservação e do estatuto profissional do conservador-restaurador de documentos gráficos no Arquivo Histórico
Ultramarino (1926-2006), 2012. Tese (Conservação e Restauro -Teoria da História, História e Técnicas da Produção) - Universidade Nova de Lisboa. |
11. |
Silva, Maria Raquel Henriques da. Participação no júri de Maria Helena Ribeiro dos Santos. El proyecto de Manuel da Maia y a reconstrucción de la Baixa de Lisboa en el siglo XVIII, 2012. Tese (História da Arte) - Universitat Politecnica de Catalunya. |
12. |
Silva, Maria Raquel Henriques da. Participação no júri de José Manuel Félix Alemida Nunes Fortes. O Primitivismo na Pintura Portuguesa (1905-1940), 2012. Tese (História da Arte) - Universidade Lusíada de Lisboa. |
13. |
Silva, Maria Raquel Henriques da. Participação no júri de Susana Martins. Portugal as seen through foreign eyes: Photography and Visual Culture in the 1950s, 2011. Tese (Estudos Literários, Literatura e Cultura) - Katholieke Universiteit Leuven. |
14. |
Silva, Maria Raquel Henriques da. Participação no júri de Manuel Mendes. Do esquecimento «para além da arte: do nomadismo ao erotismo», 2011. Tese (Arquitetura) - Universidade do Porto. |
15. |
Silva, Maria Raquel Henriques da. Participação no júri de Isabel Margarida Ribeiro Nogueira. Artes Plásticas e pensamento crítico em Portugal nos anos setenta e oitenta: problemáticas da operacionalidade dos conceitos
de vanguarda e pós-modernismo, 2010. Tese (Ciências da Arte) - Universidade de Lisboa. |
16. |
Silva, Maria Raquel Henriques da. Participação no júri de Paula André Ramos Pinto. Arquitectura Moderna e Portuguesa 1938-1948, 2010. Tese (Arquitectura e Urbanismo ) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. |
17. |
Silva, Maria Raquel Henriques da. Participação no júri de Laura Castro. Exposições de Arte Contemporânea na Paisagem. Antecedentes, Problemáticas e Práticas, 2010. Tese (Ciências da Arte) - Universidade do Porto. |
18. |
Silva, Maria Raquel Henriques da. Participação no júri de Alice Nogueira Alves. Ramalho Ortigão e o culto dos monumentos nacionais no século XIX , 2009. Tese (História da Arte) - Universidade de Lisboa. |
19. |
Silva, Maria Raquel Henriques da. Participação no júri de Joana Cunha Leal. Arquitectura privada, política e facto surbanos em Lisboa: da ciddae pombalina à cidade liberal, 2006. Tese (História da Arte) - Universidade Nova de Lisboa. |
20. |
Silva, Maria Raquel Henriques da. Participação no júri de Eduardo Duarte. Cinco Artistas desenham em Sintra, 2006. Tese (Ciências da Arte) - Universidade de Lisboa. |
21. |
Silva, Maria Raquel Henriques da. Participação no júri de Manuel Botelho. Percursos paralelos: um projecto pessoal de pintura e uma análise da obra de Guston, 2006. Tese (Pintura) - Universidade de Lisboa. |
22. |
Silva, Maria Raquel Henriques da. Participação no júri de Rui Ramos. A casa unifamiliar burguesa na arquitectura portuguesa: mudança e continuidade no espaço doméstico na primeira parte do século
XX, 2005. Tese (Arquitetura) - Universidade do Porto. |
23. |
Silva, Maria Raquel Henriques da. Participação no júri de Andreia Aires de Carvalho Calvão. O caminho da moderniddae: atravessia portuguesa ou o caso da obra de Jorge Segurado como um exemplo de ocmplexiddae e contradição
em arquitectura, 1920-1940, 2004. Tese (História da Arquitetura) - Universidade Lusíada de Lisboa. |
24. |
Silva, Maria Raquel Henriques da. Participação no júri de Maria João Lello Ortigão de Oliveira. Aurélia de Sousa em contexto. A cultura artística no fim do século, 2002. Tese (Teoria da Arte) - Universidade de Lisboa. |
25. |
Silva, Maria Raquel Henriques da. Participação no júri de Anni Gunther Nonnel. Porto, 1763/1852, a construção da cidade entre despotismo e liberalismo, 1998. Tese (História da Arquitetura) - Universidade do Porto. |
1. |
Silva, Raquel Henriques da. Participação no júri de MACEDO, Leonor Leite de. Coleccionadores de arte – tendências e motivações, 2013. Dissertação (Gestão de Mercados de Arte) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. |
2. |
Silva, Maria Raquel Henriques da. Participação no júri de Teresa Sofia Santos Pinhal . O Coleccionismo em José Régio, 2011. Dissertação (Museologia) - Universidade do Porto. |
3. |
Silva, Maria Raquel Henriques da. Participação no júri de Mariana Jacob Teixeira . A natureza e gestão das colecções dos museus militares na dependência da Direcção da História e Cultura Militar (Exército), 2011. Dissertação (Museologia) - Universidade do Porto. |
4. |
Silva, Maria Raquel Henriques da. Participação no júri de Vera Lúcia Almeida de Magalhães . O Hospital Novo da Misericórdia de Viseu. Assistência, Poder e Imagem, 2009. Dissertação (História da Arte) - Universidade de Coimbra. |
5. |
Silva, Maria Raquel Henriques da. Participação no júri de Cristina Barros Oliveira . A Preservação da Arte Efémera de Alberto Carneiro com aplicação ao caso de «Árvore Jogo /Lúdico em 7 imagens Espelhadas, 2009. Dissertação (Conservação e Restauro -Teoria da História, História e Técnicas da Produção) - Universidade Nova de Lisboa. |
6. |
Silva, Maria Raquel Henriques da. Participação no júri de Teresa Azevedo . Espaço de exposição como espaço de (re)criação: exposições para a Casa de Serralves, 2008. Dissertação (Museologia e Curadoria de Arte Contemporânea) - Universidade do Porto. |
7. |
Silva, Maria Raquel Henriques da. Participação no júri de Claúdia Garradas . A Colecção de Arte da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto: génese e história de uma colecção universitária, 2008. Dissertação (Museologia e Curadoria de Arte Contemporânea) - Universidade do Porto. |
8. |
Silva, Maria Raquel Henriques da. Participação no júri de António Manuel Passos Almeida . Museu Municipal do Porto: das origens à sua extinção (1836-1940), 2007. Dissertação (Museologia) - Universidade do Porto. |
9. |
Silva, Maria Raquel Henriques da. Participação no júri de Sofia Loff Barroso . Lojas na Baixa Pombalina. Diferentes tipos de Transformação, 2006. Dissertação (Arquitetura) - Universidade Técnica de Lisboa. |
10. |
Silva, Maria Raquel Henriques da. Participação no júri de Catarina Wall Gago . Habitação na Baixa Pombalina. Análise de tipos e estudos de intervenções, 2006. Dissertação (Arquitetura) - Universidade Técnica de Lisboa. |
11. |
Silva, Maria Raquel Henriques da. Participação no júri de Marta Rocha Moreira . Da Casa ao Museu, Adaptações arquitectónicas nas casas-museu em Portugal, 2006. Dissertação (Metodologias de Intervenção no Património Arquitetónico) - Universidade do Porto. |
12. |
Silva, Maria Raquel Henriques da. Participação no júri de Hélia Cristina T. Tomás da Silva . Giovanni Grossi e a evolução dos estudos decorativos no Portugal setecentista, 2005. Dissertação (Arte, Património e Restauro) - Universidade de Lisboa. |
13. |
Silva, Maria Raquel Henriques da. Participação no júri de João Carlos Garcia Valverde . Teoria da Arte Portuguesa, 1870-1890. Autonomia e Desacademização, 2002. Dissertação (Teoria da Arte) - Universidade de Lisboa. |
14. |
Silva, Maria Raquel Henriques da. Participação no júri de Helena Silva Baganha . Museus de Arte Moderna e Contemporânea. Conceitos, conteúdos, arquitecturas. Das tendências internacionais ao caso português, 2001. Dissertação (Gestão do Património Cultural) - Universidade do Algarve. |
15. |
Silva, Maria Raquel Henriques da. Participação no júri de António Miguel dos Santos Leite. A influência do romantismo alemão no espaço arquitectónico – procura de um entendimento crítico de uma casa românica nos seus
múltiplos significados, 2001. Dissertação (Arquitetura) - Universidade Técnica de Lisboa. |
16. |
Silva, Maria Raquel Henriques da. Participação no júri de Maria Amélia Bizarro Leitão Fernandes . A Exposição de Arte Portuguesa em Londres 1955/1956. «A Personalidade Artística do País», 2001. Dissertação (Arte, Património e Restauro) - Universidade de Lisboa. |
17. |
Silva, Maria Raquel Henriques da. Participação no júri de Carlos A. Marinho P. da Rocha . Columbano, modernidade, sociedade e cultura ou o Sentido das Imagens, 2000. Dissertação (História da Arte) - Universidade Lusíada de Lisboa. |
18. |
Silva, Maria Raquel Henriques da. Participação no júri de José Manuel da Silva Gameiro . Património e Museologia. Da realidade global à perpectiva local, 1999. Dissertação (Gestão do Património Cultural) - Universidade do Algarve. |
1. |
Silva, Raquel Henriques da. Participação no júri de NORONHA, Elisa. Discursos e reflexibilidade: um estudo sobre a musealização da arte contemporânea., 2013. Agregação em (Museologia) - Universidade do Porto. |
Participação em outros júris Other jury participation |
Concursos de aquisição Aquisition concourse |
1. |
Silva, Raquel Henriques da. Concurso para Professor Auxiliar na área disciplinar de Artes/ Artes Visuais., 2014. |
2. |
Silva, Raquel Henriques da. Concurso para Professor Auxiliar na área disciplinar de História da Arte/ História da Arte da Idade Média, 2014. |
3. |
Silva, Raquel Henriques da. Concurso para Professor Auxiliar na área disciplinar de História da Arte/ Musoelogia e Património Artístico, 2014. |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1. |
Membro do painel FCT - Estudos Artísticos dos concursos de Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento, 2012, Fundação para a Ciência e a Tecnologia. |
2. |
Membro do painel FCT - Estudos Artísticos dos concursos de Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento, 2011, Fundação para a Ciência e a Tecnologia. |
3. |
Membro do painel FCT – História, especialidade História da Arte dos concursos de Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento
, 2009, Fundação para a Ciência e a Tecnologia. |
4. |
Membro do painel FCT – História, especialidade História da Arte dos concursos de Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento, 2008, Fundação para a Ciência e a Tecnologia. |
5. |
Membro do painel FCT – História, especialidade História da Arte dos concursos de Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento, 2007, Fundação para a Ciência e a Tecnologia. |
6. |
Membro do júri de avaliação dos projectos submetidos à FCT, na área de Estudos Artísticos, 2003, Fundação para a Ciência e a Tecnologia. |
7. |
Membro do júri de avaliação dos projectos submetidos à FCT, na área de Estudos Artísticos, 2002, Fundação para a Ciência e a Tecnologia. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee |
1. |
Patrimonialização e sustentabilidade do Património: reflexão e prospectiva., 2014 (Congresso). Nome do evento: Patrimonialização e sustentabilidade do Património: reflexão e prospectiva.; Nome da Instituição: FCSH - IHA e IHC; Cidade do evento: Lisboa / FCSH. |
2. |
The landscape painting in nineteenth century in Portugal’, 2014 (Workshop). Nome do evento: Crossing Borders. International Workshop; Nome da Instituição: IHA- Instituto de História da Arte; Cidade do evento: Lisboa / IHA; Museu do Chiado- Musue Nacional de Arte Contemporânea; Museu Nacional de Arte Antiga. |
3. |
“Mulheres, artistas e emigrantes, 2014 (Congresso). Nome do evento: I Congresso Internacional Arte e Género?; Nome da Instituição: IHA- Instituto de Históri ada Arte; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva. |
4. |
‘Norte Júnior em lisboa. As Avenidas e o Património, 2014 (Conferência). Nome do evento: Norte Júnior ou o Triunfo do Eclectismo; Nome da Instituição: UAL - Universidade Autónoma de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa e Sintra / Lisboa - UAL, CIURL . |
5. |
IV Congresso de História da Arte - homenagem a José-Augusto França, 2012 (Congresso). Nome do evento: IV Congresso de História da Arte - homenagem a José-Augusto França; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Historiadores de Arte; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian. |
6. |
III Seminario Iberoamericano de Investigación en Museología, 2011 (Seminário). Nome do evento: III Seminario Iberoamericano de Investigación en Museología; Nome da Instituição: Universidad Autónoma de Madrid; Universidade do Porto; Cidade do evento: Madrid / Universidad Autónoma de Madrid. |
7. |
Books with a view. Celebrando o nascimento do arquitecto português Eugénio dos Santos (1711-1760). Conferência internacional
sobre arquitectura e cultura do século XVIII, 2011 (Congresso). Nome do evento: Books with a view. Celebrando o nascimento do arquitecto português Eugénio dos Santos (1711-1760). Conferência internacional
sobre arquitectura e cultura do século XVIII; Nome da Instituição: Instituto de História da Arte, FCSH/ NOVA; Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitectura
da Universidade Técnica de Lisboa; Centro de História da Cultura, FCSH/ NOVA; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian. |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
‘Museu(s) em tempo de Guerra. A fundação do Museu Portuense, 183, 2014 (Seminário). Nome do evento: DIÁLOGO COM IMAGENS, Arte, Património e Narrativas para a Europa; Nome da Instituição: Coordenação: Idalina Conde; Sandra Vieira Jurgens; Cidade do evento: Lisboa / ISCTE. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Silva, Raquel Henriques da. Revista de História da Sociedade e da Cultura.
|
2. |
Silva, Raquel Henriques da. Ler História.
|
3. |
Silva, Raquel Henriques da. Quintana. Revista do Departamento de História da Arte. Universidade de Santiago de Compostela. ISSN 1579-7414, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
4. |
Silva, Raquel Henriques da. Cadernos do Arquivo Municipal - série II. Câmara Municipal de Lisboa, Função ou tipo de participação: Conselho científico.
|
5. |
Silva, Raquel Henriques da. Revista sw História da Arte, Função ou tipo de participação: Conselho científico. A Revista de História da Arte, além da edição impressa, possui também uma série digital, designada Série W
ver
https://institutodehistoriadaarte.wordpress.com/publications/rha/
.
|
6. |
Silva, Raquel Henriques da. Convocarte - Revista de Ciências da Arte Revista Internacional, Função ou tipo de participação: Conselho científico.
|
7. |
Silva, Raquel Henriques da. MIDAS. Museus e Estudos Interdisciplinares., Função ou tipo de participação: Conselho científico.
|
8. |
Silva, Maria Raquel Henriques da. Monumentos. Revista semestral da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, de 2002/01/02 até 2017/12/15, Função ou tipo de participação: Conselho redactorial, Editora: Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais; Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana . |
9. |
Silva, Maria Raquel Henriques da. Museologia.pt, de 2006/01/02 até 2011/12/29, Função ou tipo de participação: Conselho científico, Editora: Instituto dos Museus e da Conservação . |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
134 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
96 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
36 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
60 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
26 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
5 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
21 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
10 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
2 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
8 |
Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines |
1 |
Produção técnica Technical production |
38 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
38 |
Dados complementares (Additional data) |
121 |
Orientações Orientations |
51 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
43 |
Participação em Outros Júris Other jury participation |
3 |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
7 |
Participação em Eventos Event participation |
8 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
9 |
Outras informações relevantes
Directora do Instituto de História da Arte (Novembro 2010 a Novembro de 2016) -
Entre o trabalho desenvolvido, saliento a organização dos cursos livres anuais (VIII, IX, X, XI, XII) e a apresentação da
maioria das suas conferências; o lançamento dos cursos monográficos (2005: Azulejo; 2006- Arte Colonial Portuguesa; 2007 –
Porcelana da China) e a definição e lançamento da Revista de História da Arte. Em 2008, a Revista conheceu uma considerável
alteração de imagem e obteve, por minha iniciativa, o mecenato do Banco Comercial Português, através da Fundação Millennium
BCP.
Ainda enquanto Secretária do IHA, promovi o crescimento do número de membros do IHA (com considerável abertura para fora da
FCSH/UNL) e a sua reformulação, para preparar a avaliação da FCT que decorreu no início de 2008, tendo o IHA passado da classificação
de Bom para Muito Bom. A linha de investigação que entretanto criei com Lúcia Almeida Matos, designada MuSt- Estudos de
Museus, mereceu uma avaliação qualitativa muito positiva por parte do painel de avaliação. Dirigi os trabalhos para reformulação
dos Estatutos do IHA, na sequência do qual foi eleita, em 2010, a nova Direcção por mim presidida. Para perceber o crescimento
do IHA e as suas dinâmicas, ver respectivo site.
Em 2014, decorreu segunda avaliação da FCT, através de painel externo, que manteve a classificação de Muito Bom, base para
um financiamento adequado ao plano de desenvolvimento apresentado.
Terminadas as funções de Directora do IHA, voltei, desde 2017, a coordenar o Grupo de Investigação MuSt – Museum Studies,
que continua a ser o mais vasto do IHA, com o maior número de doutoramentos concluídos e de investigadores de pós-doutoramento.
No entanto, sou também membro activo da linha de investigação Lisbon Studies onde se desenvolve parte importante da minha
investigação.
|
Visualizações do curriculum [
5595
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
04-02-2020
às
17:23:25
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|