Curriculum Vitae

Maria Altina da Silva Ramos

Data da última atualização »Last update : 10/01/2019


Professora auxiliar no Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa da Universidade do Minho. Investigadora associada ao Centro de Investigação em Educação. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Mestre em Estudos Ibéricos: multimédia e didática das línguas pela Université de Toulouse le-Mirail, Doutora em Estudos da Criança, especialidade Tecnologia Educativa. Atua nas linhas de TIC e currículo, TIC em processos de ensino/aprendizagem, TIC e Ensino de Línguas, TIC e Metodologia de Investigação (grounded theory, NVivo), TIC e formação de professores.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=9257739159567469


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Maria Altina da Silva Ramos
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Ramos, A.
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Endereço profissional
Professional address
Universidade do Minho
Instituto de Educação
Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa
Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Portugal
Telefone: (+351)253601254
Correio electrónico: altina@ie.uminho.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2005 Doutoramento
Phd
Estudos da Criança - Tecnologias da Informação e Comunicação (3 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

1993 Mestrado
Master degree
Equivalência ao grau de Mestre em Linguística.
Universidade de Lisboa, Portugal.

1982 Licenciatura
Licentiate degree
Línguas e Literaturas Modernas (4 anos » years) .
Universidade do Porto, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2013-2015 Pós-Doutoramento
Postdoctorate
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade do Minho
Dez/2006-Actual Professor Auxiliar

Universidade do Minho
Set/2005-Dez/2006 Professor Auxiliar

Universidade do Minho
Out/1993-Ago/2005 Assistente

Universidade do Minho
Out/1992-Ago/1993 Assistente Estagiário

Universite de Toulouse II (Le Mirail)
Set/1991-Jul/1992 Outra Situação

Universidade do Minho
Set/1987-Ago/1991 Outra Situação

Escola Secundária Carlos Amarante
Set/1984-Ago/1987 Outra Situação

Escola Secundária No. 2 de Santo Tirso
Set/1983-Ago/1984 Outra Situação

Escola Secundária da Trofa
Set/1982-Ago/1983 Outra Situação





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Universidade do Minho
Set/2008-Actual Instituto de Educação
Linhas de investigação»Research fields:


Tecnologias, Multiliteracias e Curriculo






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Tecnologias, Multiliteracias e Curriculo
Objectivos»Goals: i) promover a caracterização, análise e desenvolvimento de modelos e estratégias de integração de tecnologias em cenários de aprendizagem; ii) promover a avaliação e usabilidade de ambientes de aprendizagem colaborativa; iii) desenvolver a liderança e sustentabilidade de comunidades de educação online e à distância; iv) desenvolver objetos de aprendizagem digital e ambientes de aprendizagem imersivos..




Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Francês (Bem), Inglês (Pouco), Espanhol (Bem), Italiano (Pouco).
Fala
Speaking
Francês (Bem), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco).

Reading
Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Pouco).
Escreve
Writing
Francês (Bem), Inglês (Razoavelmente).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2013 Menção honrosa pelo paper:" PLE's no 1.º Ciclo do Ensino Básico: o Site da Turma, III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância - Universidade Aberta.
2013 Melhor paper "Desenvolvimento Profissional Docente: Contributo das redes sociais", Centro de Competência da Universidade do Minho-Conferência "Challenges 2013".
1990 Segundo prémio da categoria "Projectos centrados na Língua Portuguesa" - Concurso Educar inovando, Instituto de Inovação Educacional.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Teixeira, Senhorinha; Ramos, Altina. 2017. A narrativa digital para promover as multiliteracias no Pré-escolar: Narrativas digitais no Pré-escolar. ed. 1, ISBN: 3330728825. Sem local: NEA - Novas Edições Académicas.
2. Hetkowski, T. M; Ramos, A.; Lago, A. F. eds. 2016. EDUCAÇÃO E TIC: Relatos de Experiências, Processos Formativos e Práticas Educacionais. ed. 1, ISBN: Isbn: 97885444115. Curitiba - Brasil: Editora CVR . Curitiba Brasil.
3. Pereira, I.; Ramos, A.; J., Marsh.. eds. 2016. Digital Literacy and Multimodal Practices of Young Children: Engaging with Emergent Research. Proceedings of the first Training School of COST Action IS1410, ed. 1, 1 vol., ISBN: ISBN 978-989-8525. Braga-Portugal: CIEd.
4. Hetkowski, T. M; Ramos, A.. eds. 2016. Tecnologias e Processos Inovadores na Educação. ed. 1, ISBN: ISBN:978-85-444-1. Curitiba - Brasil: Editora CVR . Curitiba Brasil.
5. Gomes, M.J.; Osório, A. J; Ramos, A.; Silva, B. D; Valente, L.. eds. 2013. Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anytime and anywhere ed. 1. Braga: CCUM.
6. Dias, P.; Osório, A. J; Ramos, A.. eds. 2009. O Digital e o Currículo ed. 1. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho.
7. Costa, F. A; Peralta, H.; Rodrigues, Â.; Osório, A. J; Gomes, M. J; Ramos, A.; Ramos, J. L; Sebastião, L.; Maio, V.; Valente, L.. 2008. Competências TIC: Estudo de implementação. ed. 1. Lisboa: Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE) - MInistério da Educação.
8. Pereira, A.; Ramos, A.; Viana, F.; Tilve, M. D; Castanheira, G.; Castanho, M. G. 2006. Estratégias eficazes para o ensino da Língua Portuguesa. ed. 1. Braga: Casa do Professor.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Moreira, L.; Ramos, A.. 2018. A IMPORTÂNCIA DO GRUPO NO FACEBOOK DURANTE A FORMAÇÃO CONTÍNUA DE EDUCADORES DE INFÂNCIA E PROFESSORES DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO BÁSICO.  In Pesquisar, 1 - 1. . Lisboa: Chiado.
2. Ramos, Altina. 2018. CRIANÇAS, TECNOLOGIAS E APRENDIZAGEM: CONTRIBUTO PARA UMA TEORIA SUBSTANTIVA A minha tese de doutoramento… mais de dez anos depois.  In Pesquisar, 23 - 52. . Lisboa: Chiado Editora.
3. Ramos, Altina. 2017. Caminhante, não há caminho. Faz-se o caminho ao andar.  In Sonhos Realizados, ed. Bento Silva e Gládis Falavigna (Eds.) , 131 - 134. . Rio Grande do Sul: Edipucrs.
4. Ramos, Altina. 2017. Software de apoio a Metodologias Qualitativas: um estudo baseado a grounded theory.  In Docência e Formação – perspetivas plurais na pesquisa em Educação , ed. Mayra, R, Giovana, A., Nascimento, H, 93 - 121. . Curitiba: CVR - Curitiba.
5. Hetkowski, T. M; Ramos, A.. 2016. Apresentação: o que significa inovar os processos educacionais?.  In Tecnologias e Processos Inovadores na Educação, ed. In T. M. Hetkowski & M.A. Ramos. (Orgs.) (2016). Tecnologias e Processos Inovadores na Educação, 7 - 12. ISBN: ISBN:978-85-444-1. Curitiba - Brasil: Editora CVR . Curitiba Brasil.
6. Carvalho, M. L; Ramos, A.. 2016. Emergencia de la identidad profesional: el caso de la iniciación a la práctica profesional en la.  In Avances en Ciencias de la Educación y del Desarrollo, ed. In Tamara Ramiro Sánchez & Mª Teresa Ramiro Sánchez (Comp.). Avances en Ciencias de la Educación y del Desarrollo 2014. , 472 - 479. ISBN: ISBN: 978-84-608-. Granada - ES+anha: Asociación Española de Psicología Conductual (AEPC).
7. Ramos, A.. 2016. Avaliação do centro histórico da cidade de Braga – Portugal a partidos princípios de desenho universal.  In Ergotrip Design - coletânea de textos selecionados pela Comissão Científica dos Encontros Internacionais de Estudos Luso-Brasileiros em Design e Ergonomia, ed. In A. Sousa, F. Providência & C. PEREIRA. Ergotrip Design - coletânea de textos selecionados pela Comissão Científica dos Encontros Internacionais de Estudos Luso-Brasileiros em Design e Ergonomia, 100 - 209. ISBN: ISBN 978-972-789-. Aveiro, UA Editora.: UA Editora.
8. Ramos, A.. 2016. Tecnologias Digitais e Literacia intergeracional no pré-escolar: estudo de caso baseado numa comunidade online.  In Tecnologias e Processos Inovadores na Educa, ed. In T. M. Hetkowski & M.A. Ramos. (Orgs.) (2016). Tecnologias e Processos Inovadores na Educação., 49 - 70. ISBN: ISBN:978-85-444-1. Curitiba - Brasil: Editora CVR - Curitiba - Brasil.
9. Flores, P. Q; Ramos, A.; Escola, J.. 2014. The digital textbook: Methodological and didactic challenges for Primary School.  In Digital textbooks, What´s new?, ed. J. Rodríguez Rodríguez, E. Bruillard, & M. Horsley , 382 - 409. . Santiago de Compostela: USC/IARTEM.
10. Moreira, L.; Ramos, A.. 2014. Facebook na formação contínua de professores para o uso de tecnologias digitais.  In Facebook e educação: Publicar, curtir, compartilhar, ed. C. Porto, & E. Santos , 313 - 329. . Campina Grande, PB: EDUEPEC.
11. Faria, Á.; Ramos, A.. 2011. Narrativas digitais: uma forma diferente de ler, contar e aprender.  In A par dos tempos que correm: as TIC e o centenário da República, ed. A. P. Vilela, 89 - 94. . Braga: Centro de Formação da Associação de Escolas Braga/Sul.
12. Faria, P.; Ramos, A.. 2011. Blogue na aprendizagem da Língua Portuguesa.  In A par dos tempos que correm: as TIC e o centenário da República, ed. A. P. Vilela, 99 - 104. . Braga: Centro de Formação da Associação de Escolas Braga/Sul.
13. Faria, Á.; Ramos, A.. 2010. Podcast no Jardim-de-Infância: ler antes de ler para contar a brincar.  In Podcasts para Ensinar e Aprender em Contexto, ed. A. Carvalho, & C. A. Aguiar, 45 - 58. . Santo Tirso: De Facto.
14. Ramos, A.; Tomás, C.; Machado, F.; Miranda, S.; Osório, A. J. 2007. Integração curricular das TIC: ponto de vista dos professores.  In As Tecnologias da Informação e Comunicação na escola, ed. A. J. Osório, & Vidal-Puga, M. P., 33 - 47. . Braga: Universidade do Minho – Centro de Investigação METAFORMA..
15. Ramos, A.. 2006. ICT are the answer. But to what question?.  In Current developments in Technology-Assisted Education, ed. A. Méndez-Vilas, 2141 - 2145. . Espanha: Formatex.
16. Osório, A. J; Ramos, A.. 2006. Development of basic capability in Information and Communication Technology in Primary Schools: a Portuguese case study from the Minho region.  In Current vevelopments in Technology-Assisted Education, ed. A. Méndez-Vilas, 2125 - 2129. . Espanha: Formatex.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Moreira, Lilian S; Ramos, Altina. 2018. "A importância do grupo no Facebook durante a formação contínua de educadores de infância e professores do primeiro ciclo do Ensino Básico", A importância do grupo no Facebook durante a formação contínua de educadores de infância e professores do primeiro ciclo do Ensino Básico, -: 109 - 135.
2. Flores, P. Q; Flores, A.; Ramos, A.. 2018. "Potentialities of the Augmented Reality in the school manuals of primary education", Turkish Online Journal of Educational Technology Special 2, 331-338 2, x: 331 - 338.
3. Flores, P. Q; Flores, A.; Ramos, A.. 2018. "Impact of digital technologies on pedagogical practice in primary education", Turkish Online Journal of Educational Technology Special  1, Issue for : 672 - 681.
4. Monteiro, A. F; M., Bentp.; Lencastre, J. A; Brites-Pereira, M.; Ramos, A.; Osório, A. J; Silva, B. D. 2018. "Challenges of mobile learning – a comparative study on use of mobile devices in six European schools: Italy, Greece, Poland Portugal, Romania and Turkey", Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 13, S/N: 352 - 352.
5. Sales-Junior, F. M; Ramos, A.; Pinho, A. L. S; Santa-Rosa, J. G. 2016. "Pedagogical usability: a theoretical essay", HOLOS, 32, 1, 3-1: 3 - 15.
6. Ramos, A.; Faria, P.; Faria, Á.. 2014. "Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação.", Revista Diálogo Educacional 14, 41: 17 - 36.
7. Faria, Á.; Faria, P.; Ramos, A.. 2013. "Formação e desenvolvimento profissional docente em rede: entre o presencial e o online", Revista Educação em Perspectiva 4, 2: 393 - 417.
8. Faria, Á.; Faria, P.; Ramos, A.. 2013. "Interactive multimodal narrative as an approach to develop emergent literacy in Early Childhood Education", Sino-US English Teaching 10, 4: 328 - 333.
9. Bastos, A.; Ramos, A.. 2012. "Critical Thinking", Journal of Modern Education Review 2, 3: 151 - 158.
10. Ramos, A.; Faria, P.. 2012. "Literacia Informacional: breve análise dos conceitos a partir de uma revisão sistemática de literatura", Revista Linhas 13, 2: 29 - 50.
11. Bastos, A.; Ramos, A.. 2012. "Recursos digitais online para desenvolver o pensamento de ordem superior: um estudo no ensino secundário em Portugal", Boletim Técnico do SENAC – A Revista da Educação Profissional 38, 2: 5 - 15.
12. Ramos, A.. 2010. "Blog and complex thinking: a case study", US China Educational Review 7, 8: 11 - 21.
13. Amaro, S.; Ramos, A.; Osório, A. J. 2009. "Os meninos à volta do computador: a aprendizagem colaborativa na era digital", Revista EDUSER - Revista de educação 1, 1: 112 - 122.
14. Ramos, A.; Osório, A. J. 2008. "A formação de animadores no processo de desenvolvimento de competências básicas em Tecnologias de Informação e Comunicação no âmbito do projecto CBTIC@EB1 o distrito de Braga", IE Comunicaciones - Revista Iberoamericana de Informática Educativa 7, 8: 31 - 42.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Lima, A.; Ramos, A.. 2018. "Percepções sobre as potencialidades do uso de mapas conceituais na formação pós graduada: um estudo com oficiais na Academia de Polícia Militar do Maranhão", Trabalho apresentado em III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação , In Anais do III SIMPÓSIO NACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO, São Luis de Maranhão .
2. Flores, P. Q; Flores, A.; Ramos, A.. 2017. "The smartphone in the context of the classroom in the Primary and in the Higher Education. ", Trabalho apresentado em edulearn.2017, In In Proceedings 9th International Conference on Education and New Learning Technologies (pp. 5003-5011) . ATED: Barcelona Spain. ISBN: 978-84-697-3777-4. , Barcelona.
3. Flores, P. Q; Flores, A.; Ramos, A.. 2017. "What teacher do, observe, and feel in pedagogical practice through the use of digital resources", Trabalho apresentado em edulearn.2017, In In Proceedings 9th International Conference on Education and New Learning Technologies (pp. 5012-5019) . ATED: Barcelona Spain. ISBN: 978-84-697-3777-4., Barcelona.
4. Monteiro, A. F; M., Bentp.; Lencastre, J. A; Brites-Pereira, M.; Ramos, A.; Osório, A. J; Silva, B. D. 2017. "Challenges of mobile learning – a comparative study on use of mobile devices in six European schools: Italy, Greece, Poland, Portugal, Romania and Turkey.", Trabalho apresentado em Congresso Galçaico-Português, In In Atas do XIV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagogia. , Braga.
5. Brito, R; Ramos, A.. 2017. "Tecnologia digital em ambiente familiar: o caso de crianças dos 0 aos 6 anos". Escola Superior de Educação de: Sem publicadora definida.", Trabalho apresentado em SIIE 2017, In Atas do SIIE 2017, Lisboa.
6. Brito, R.; Ramos, A.. 2017. "MEIOS DIGITAIS, WEB, REDES SOCIAIS E CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS DE IDADE: AS SUAS PRÁTICAS, O PAPEL DOS IRMÃOS E PERCEÇÕES DOS PAIS", Trabalho apresentado em Challenges 2017, In Atas do Challenges 2017, Braga.
7. Flores, Paula Q; Ramos, A.. 2016. " Práticas com TIC potenciadoras de mudança no 1º CEB ?", Trabalho apresentado em INCTE, In In C. Mesquita, M. V. Pires, & R. P. Lopes, (Eds.). ISBN: 978-972-745, Bragança.
8. Moreira, Lilian; Ramos, Altina. 2016. "Que formação inicial para futuros educadores e professores desenvolverem a literacia digital nas", Trabalho apresentado em INCTE'16, In In Livro de Atas do INCTE’16 – 1º Encontro Internacional de Formação na Docência (pp. 204-211). In C. Mesquita, M. V. Pires,, Bragança.
9. Moreira, Lilian; Ramos, Altina. 2016. "Comunidade Virtual de Aprendizagem no Facebook na Formação Contínua de Docentes", Trabalho apresentado em Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem, In In Luísa M;Paulo A & Carlos M. (Edit.) Atas do VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem (pp. 1237-1250). Escola Superior de Eduucação- Instituto Politécnico de Bragança, Bragança.
10. Almeida, M. E. B; Ramos, A.. 2016. "As TIC e as Mudanças nas Práticas de Formadores, Professores e Alunos: escutando a voz dos investigadores/formadores", Trabalho apresentado em Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem, In In In L. Miranda, P. Alves & C. Morais (Eds.) Atas do VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem (pp.1311-1322) Escola Superior de Eduucação Instituto Politécnico de Bragança-, Braganças.
11. Faria, P.; Faria, Á.; Ramos, A.. 2016. "Leituras dos Dias – Projetos e Ações no Âmbito do Desenvolvimento de Multiliteracias", Trabalho apresentado em Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem, In In L. Miranda, P.Alves & C. Morais (Eds.) Atas do VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem (p. 1713-1722) Escola Superior de Eduucação Instituto Politécnico de Bragança, Bragança.
12. Faria, Á.; Faria, P.; Ramos, A.. 2016. "Dispositivos Digitais Móveis no Desenvolvimento da Oralidade", Trabalho apresentado em Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem, In In L. Miranda, P. Alves & C.Morais. (Eds.) Atas do VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem (p. 1992-2002) Escola Superior de Educação Instituto pOLITÉCNICO DE bRAGANÇA, Bragança.
13. Anastácio, Z. F; Moreira, L.; Ramos, A.. 2016. "Ser professor na era digital na concepção de educadores e professores do 1º ceb", Trabalho apresentado em TICEDUCA, In Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Atas do IV Congresso Internacional das TIC na Educação-Tecnologias digitais e a Escola do Futuro(pp-1398-1410). ISBN: 978-989-8753-37-3, Lisboa.
14. S., Castro. T; Osório, A. J; Barros, E.; Couto, M. J; Ramos, A.; Moreira, C.; Gonçalves, L.. 2017. "MaisCidadania: plataforma participativa e colaborativa com recursos educativos digitais para crianças do 1.º ciclo do ensino básico", Trabalho apresentado em Jornadas conteúdos digitais para a Educação , In In Atas das Jornadas conteúdos digitais para a Educação CCUM Universidade do Minho., Braga.
15. Caliari, F. M; Marques, V. M; Ramos, A.. 2017. "Validação de um questionário sobre riscos e vulnerabilidades na utilização de equipamentos tecnológicos de crianças e adolescentes", Trabalho apresentado em COLBEDUCA, In In Anais do II COLBEDUCA - Colóquio Luso- Brasileiro de Educação (pp.1-10)., Santa Catarina - Brasil.
16. Faria, Á.; Faria, P.; Ramos, A.. 2016. "Cultivar e Aprender: os tablets no desenvolvimento da oralidade", Trabalho apresentado em Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem, In In A. S. Ribas, D. Marangon, J. F. Matos & N. Pedro. Seminário Ensinar a aprender! O saber da ação pedagógica em práticas de ensino inovadoras (pp. 61-74). Curitiba: Editora Positivo, Bragança.
17. Caliari, F. M; Marques, V. M; Ramos, A.. 2018. "As TDIC podem contribuir para situações de vulnerabilidade de crianças e adolescentes?", Trabalho apresentado em AFIRSE, In In Pinhal, J., Costa, F. & Faria, R., (Orgs.) (2018). A Escola: Dinâmicas e Atores. Atas do XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa: AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa., Lisboa.
18. Ramos, A.. 2016. "Formação inicial de professores e o uso das TDIC: uma revisão sistemática de literatura", Trabalho apresentado em Webcurriculo, In Anais de Webcurriculo, Sao Paulo - Brasil.
19. Lins, C. K; Ramos, A.; Moreira, M. A. 2015. "Aprender nas redes: As TIC e a LE enquanto recursos da aprendizagem em novos processos cognitivos", Trabalho apresentado em Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores, In Atas do Colóquio Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores DE PROFESSORES, Braga.
20. Braga, I. M. M. M. T; Ramos, A.; Braga, J. T. 2015. "Tecnologias digitais no Pré-Escolar: O YouTube para aprender e partilhar", Trabalho apresentado em Challenges 2015: IX Conferência Internacional de TIC na Educação, In Challenges 2015: Meio século de TIC na Educação – Atas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação, Braga.
21. Brito, R.; Ramos, A.. 2015. "Meios digitais, Web, redes sociais e crianças de 3 a 5 anos de idade: as suas práticas, o papel dos irmãos e perceções dos pais", Trabalho apresentado em Challenges 2015: IX Conferência Internacional de TIC na Educação , In Challenges 2015: Meio século de TIC na Educação – Atas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação , Braga.
22. Carvalho, R. J. O; Ramos, A.. 2015. "Flipped classroom – centrar a aprendizagem no aluno recorrendo a ferramentas cognitivas", Trabalho apresentado em Challenges 2015: IX Conferência Internacional de TIC na Educação , In Challenges 2015: Meio século de TIC na Educação – Atas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação , Braga.
23. Pinho, A. L. S; Gusmão, E. H. O; Sales Jr., F. M; Rosa, J. G. S; Ramos, A.. 2015. "Avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem: um estudo comparativo entre formatos do Moodle de uma universidade", Trabalho apresentado em Challenges 2015: IX Conferência Internacional de TIC na Educação , In Challenges 2015: Meio século de TIC na Educação – Atas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação , Braga.
24. Faria, P.; Borges, F.; Ramos, A.. 2015. "Revelações de um “dicionário maluco” na formação profissional docente", Trabalho apresentado em Challenges 2015: IX Conferência Internacional de TIC na Educação, In Challenges 2015: Meio século de TIC na Educação – Atas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação, Braga.
25. Teixeira, S.; Ramos, A.. 2015. "Narrativa digital no jardim de infância: motivação, dificuldades e interação presencial e online", Trabalho apresentado em Challenges 2015: IX Conferência Internacional de TIC na Educação , In Challenges 2015: Meio século de TIC na Educação – Atas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação , Braga.
26. Faria, Á.; Faria, P.; Ramos, A.. 2015. "Leituras sem livros: leitura digital com eReaders para professores e alunos", Trabalho apresentado em Ensinar a aprender: O saber da ação pedagógica em práticas de ensino inovadoras, In In A. S. Ribas, D. Marangon, J. F. Matos & N. Pedro. Seminário Ensinar a aprender! O saber da ação pedagógica em práticas de ensino inovadoras (pp. 367-378). , São Paulo - Brasil.
27. Pinho, André, L; Monteiro, A. F; Rosa, J. G. S; José, G.s.; Ramos, A.. 2015. "Technical and pedagogical usability in a virtual learning environment: A case study at the Federal Institute of Rio Grande do Norte — Brazil", Trabalho apresentado em IEEE., In -, Aveiro.
28. Ramos, A.; Faria, P.; Faria, Á.. 2014. "Digital reading: practices and challenges", Trabalho apresentado em International Conference ICT for Language Learning, In Proceedings of the International Conference ICT for Language Learning, Florence.
29. Faria, Á.; Ramos, A.. 2014. "Do rio da minha adeia e outras paisagens: recursos digitais no jardim de infância", Trabalho apresentado em X Simpósio Internacional EUTIC 2014, In Atas do X Simpósio Internacional EUTIC 2014, Lisboa.
30. Faria, P.; Faria, Á.; Ramos, A.. 2014. "M-learning das novas leituras aos novos leitores", Trabalho apresentado em 2.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, In Atas do 2.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, Coimbra.
31. Faria, P.; Faria, Á.; Ramos, A.. 2014. "Leitura digital: desafios e oportunidades para professores e alunos", Trabalho apresentado em III Encontro Internacionas das TIC na Educação TICEDUCA 2014, In Atas digitais do III Encontro Internacionas das TIC na Educação TICEDUCA 2014, Lisboa.
32. Moreira, L.; Ramos, A.. 2014. "Facebook e a interação online na formação contínua de professores", Trabalho apresentado em III Encontro Internacionas das TIC na Educação TICEDUCA 2014, In Atas digitais do III Encontro Internacionas das TIC na Educação TICEDUCA 2014, Lisboa.
33. Ramos, A.. 2014. "As TIC na Escola e na Vida: a voz de crianças e adolescentes", Trabalho apresentado em III Encontro Internacionas das TIC na Educação TICEDUCA 2014, In Atas digitais do III Encontro Internacionas das TIC na Educação TICEDUCA 2014, Lisboa.
34. Andrade, L.; Ramos, A.. 2014. "ProUCA Brasil nas práticas Educacionais das escolas:um estudo de caso em escolas publicas no estado de Santa Catarina", Trabalho apresentado em III Encontro Internacionas das TIC na Educação TICEDUCA 2014, In Atas digitais do III Encontro Internacionas das TIC na Educação TICEDUCA 2014, Lisboa.
35. Faria, P.; Ramos, A.. 2013. "Viagem sem retorno: recursos digitais na aula de português", Trabalho apresentado em 10.º Encontro Nacional da Associação Nacional de professores de Português – Há conversa com os programas de Português, In 10.º Encontro Nacional da Associação Nacional de professores de Português – Há conversa com os programas de Português, Lisboa.
36. Barros, E.; Osório, A. J; Silvestre, M.; Ramos, A.. 2013. "Estudo de integração do Manual Digital II em práticas letivas no 1.º Ciclo do Ensino Básico", Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, In Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga.
37. Freitas, L.; Machado, M. J; Ramos, A.. 2013. "O meu Dicionário: estudo de caso na área da Expressão Musical", Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, In Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga.
38. Ramos, A.. 2013. "Aprender em Rede(s)", Trabalho apresentado em Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anytime and anywhere – VIII Conferência Internacional de TIC na Educação, In Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anytime and anywhere – Atas da VIII Conferência Internacional de TIC na Educação, Braga.
39. Dall’ Olio, A. L; Ramos, A.. 2013. "I-mídi@s para escolas do ensino básico no Brasil e em Portugal", Trabalho apresentado em Challenges 2013: VIII Conferência Internacional de TIC na Educação, In Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anytime and anywhere – Atas da VIII Conferência Internacional de TIC na Educação, Braga.
40. Faria, P.; Faria, Á.; Ramos, A.. 2013. "Desenvolvimento profissional docente: contributo das redes sociais", Trabalho apresentado em Challenges 2013: VIII Conferência Internacional de TIC na Educação, In Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anytime and anywhere – Atas da VIII Conferência Internacional de TIC na Educação, Braga.
41. Lourenço, C.; Ramos, A.. 2013. "A narrativa digital na aula de língua portuguesa", Trabalho apresentado em Challenges 2013: VIII Conferência Internacional de TIC na Educação, In Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anytime and anywhere – Atas da VIII Conferência Internacional de TIC na Educação, Braga.
42. Silvestre, M.; Ramos, A.; Barros, E.; Osório, A. J. 2013. "As conceções das crianças sobre os jogos no 1.ºCiclo do Ensino Básico", Trabalho apresentado em Challenges 2013: VIII Conferência Internacional de TIC na Educação, In Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anytime and anywhere – Atas da VIII Conferência Internacional de TIC na Educação, Braga.
43. Silvestre, M.; Ramos, A.; Osório, A. J; Barros, E.. 2013. "Manual Digital II: estudo de caso no 1.º Ciclo do Ensino Básico", Trabalho apresentado em 8.ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação - CISTI’2013 , In Atas da 8.ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação - CISTI’2013 , Lisboa.
44. Silvestre, M.; Osório, A. J; Barros, E.; Ramos, A.. 2013. "Manual Digital II – de Portugal para o mundo lusófono", Trabalho apresentado em Conferência Internacional Interfaces da Lusofonia, In Atas da Conferência Internacional Interfaces da Lusofonia, Braga.
45. Barros, E.; Moreira, C.; Gonçalves, L.; Osório, A. J; Ramos, A.. 2013. "Recursos educativos digitais: complemento aos manuais escolares? O caso do Manual Digital II", Trabalho apresentado em 5.º Colóquio Internacional Manuais Escolares, In Atas do 5.º Colóquio Internacional Manuais Escolares – Manuais Escolares, E-manuais e Investigação em Didática, Lisboa.
46. Barros, E.; Moreira, C.; Gonçalves, L.; Osório, A. J; Silvestre, M.; Ramos, A.. 2013. "PLE’s no 1.º Ciclo do Ensino Básico: o Site da Turma", Trabalho apresentado em III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e-Learning, In Atas do III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, Lisboa.
47. Barros, E.; Almeida, L.; Moreira, C.; Gonçalves, L.; Ramos, A.; Silvestre, M.; Osório, A. J. 2013. "Digital Educational Resources for Primary Education: The Case of Manual Digital II", Trabalho apresentado em 2013 International Conference on Information and Communication Technology for Education, Singapura, In Proceedings of 2013 International Conference on Information and Communication Technology for Education, Singapura.
48. Silvestre, M.; Ramos, A.; Barros, E.; Osório, A. J. 2013. "Tecnologias digitais em ambiente informal de aprendizagem: o caso do Manual Digital II", Trabalho apresentado em XI Congresso Nacional de Educação EDUCERE, In Anais do Xi Congresso Nacional de Educação EDUCERE, Curitiba.
49. Faria, P.; Ramos, A.. 2012. "De que falamos quando falamos em literacia digital? Um estudo exploratório baseado em revisão sistemática de literatura", Trabalho apresentado em II Congresso Internacional TIC e Educação - TICEduca 2012, In Atas do II Congresso Internacional TIC e Educação - TICEduca 2012, Lisboa.
50. Bastos, A.; Ramos, A.. 2012. "As tecnologias como ferramentas cognitivas: contributo para a inovação educativa e optimização da pratica pedagógica", Trabalho apresentado em XIX Colóquio AFIRSE , In Revisitar os Estudos Curriculares - Onde estamos e para onde vamos?, Lisboa.
51. Lourenço, C.; Ramos, A.. 2012. "Integrating multiple literacies and digital storytelling in language learning: a case study", Trabalho apresentado em 5th International Conference “ICT For Language Learning”, In Proceedings of 5th International Conference “ICT For Language Learning”, Florence .
52. Ramos, A.; Faria, Á.. 2012. "Desenvolvimento profissional docente no contexto das redes socias: o caso da plataforma dajaneladomeujardim", Trabalho apresentado em X Colóquio sobre Questões Curriculares / VI Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo – Desafios Contemporâneos no Campo do Currículo, In Atas do X Colóquio sobre Questões Curriculares / VI Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo – Desafios Contemporâneos no Campo do Currículo, Belo Horizonte, Brasil.
53. Faria, P.; Faria, Á.; Ramos, A.. 2012. "Alt+7 ou a força do falso: conceito e operacionalização de revisão sistemática de literatura no âmbito das tecnologias em educação", Trabalho apresentado em X Colóquio sobre Questões Curriculares / VI Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo – Desafios Contemporâneos no Campo do Currículo, In Atas do X Colóquio sobre Questões Curriculares / VI Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo – Desafios Contemporâneos no Campo do Currículo, Belo Horizonte, Brasil.
54. Carreira, J.; Ramos, A.. 2012. "Facebook para desenvolver literacia digital e informacional em crianças", Trabalho apresentado em X Colóquio sobre Questões Curriculares / VI Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo – Desafios Contemporâneos no Campo do Currículo, In Atas do X Colóquio sobre Questões Curriculares / VI Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo – Desafios Contemporâneos no Campo do Currículo, Belo Horizonte, Brasil.
55. Bastos, A.; Ramos, A.. 2011. "ICT and Critical Thinking: a multifaceted and integrated process in the English language learning (ESL)", Trabalho apresentado em International Conference ICT in Language Learning 4 th edition, In Proceedings of International Conference ICT in Language Learning 4 th edition, Florence.
56. Faria, P.; Faria, Á.; Ramos, A.. 2011. "Reading and Writing in the digital age: e-book and digital storytelling", Trabalho apresentado em International Conference on Education and New Learning Technologies, In International Conference on Education and New Learning Technologies. Proceedings CD, Barcelona.
57. Carreira, J.; Ramos, A.. 2011. "Redes sociais em contexto não formal: da partilha à aprendizagem", Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, In Libro de actas dol XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Coruña.
58. Faria, P.; Ramos, A.. 2011. "A investigação-acção como estratégia de formação de professores de língua portuguesa para o uso de recursos digitais", Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía , In Libro de actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía , Coruña.
59. Faria, Á.; Ramos, A.. 2011. "Redes sociais no Jardim de Infância para aprender e partilhar com a família e a comunidade", Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, In Libro de actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Coruña .
60. Faria, P.; Ramos, A.. 2011. "Tecnologias digitais e práticas comunicativas multiliterácitas e multimodais: um caminho para a inovação educativa", Trabalho apresentado em 6.ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, In 6.ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, vol. II (Artigos Curtos, Artigos Posters, Simpósio Doutoral), Chaves.
61. Bastos, A.; Ramos, A.. 2011. "O Youtube e o pensamento de ordem superior em Inglês: Língua Estrangeira", Trabalho apresentado em VII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2011, In Actas da VII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2011, Braga.
62. Barros, E.; Silvestre, M.; Ferreira, L.; Gonçalves, L.; Ramos, A.. 2011. "Manual Digital II: um recurso multimédia lúdico-educativo para crianças", Trabalho apresentado em X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE 2011, In Anais do X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE 2011, Curitiba, Brasil.
63. Faria, Á.; Ramos, A.. 2010. "Ferramentas de comunicação interactiva no Jardim de Infância", Trabalho apresentado em I Encontro @rcaComum sobre Infância e Cultura Digital e Comunidades de Prática Online para Profissionais de Educação, In Actas do I Encontro @rcaComum sobre Infância e Cultura Digital e Comunidades de Prática Online para Profissionais de Educação, Braga.
64. Faria, P.; Ramos, A.. 2010. "As tecnologias e o ensino do português: uma leitura do novo programa de português do ensino básico", Trabalho apresentado em TICLínguas 2010 – exploração e aplicação em contextos de aprendizagem, In Actas da TICLínguas 2010 – exploração e aplicação em contextos de aprendizagem, Braga.
65. Viana, S.; Ramos, A.. 2010. "Uso educativo dos tradutores online para o desenvolvimento de competências linguísticas e cognitivas", Trabalho apresentado em I Encontro Internacional TIC e Educação, In Actas do I Encontro Internacional TIC e Educação, Lisboa.
66. Ramos, A.. 2010. "TIC na Educação em Portugal: um modelo de análise baseado na perspectiva ecológica de Bronfenbrenner", Trabalho apresentado em I Encontro Internacional TIC e Educação, In Actas do I Encontro Internacional TIC e Educação, Lisboa.
67. Faria, P.; Ramos, A.. 2009. "TIC, aprendizagem da língua e pensamento complexo: Contributo do blogue língua portuguesa", Trabalho apresentado em 16th Eeuropean Conference on Reading and 1st Ibero_american Forum on Literacies, In Discovering Worlds of Literacy: Proceedings of the 16th Eeuropean Conference on Reading and 1st Ibero_american Forum on Literacies, Braga.
68. Faria, Á.; Ramos, A.. 2009. "Podcasts no Jardim-de-Infância: oralidade, criatividade e pensamento crítico", Trabalho apresentado em Encontro sobre Podcasts, In Actas do Encontro sobre Podcasts , Braga.
69. Pereira, C. A; Ramos, A.; Pereira, B.. 2009. "Videojogos e práticas desportivas", Trabalho apresentado em Videojogos 2009 - Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos, In Videojogos 2009 - Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos CDROM, Aveiro.
70. Ramos, A.. 2009. "Comentários em blogues: uma estratégia para promover o pensamento crítico e criativo", Trabalho apresentado em X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, In Actas do X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Bragança.
71. Bastos, A.; Ramos, A.. 2009. "Youtube for learning English as a foreign language. Critical thinking, communicative skills", Trabalho apresentado em EDULEARN 09 – International Conference on Education and New Learning Technologies, In Actas de EDULEARN 09 – International Conference on Education and New Learning Technologies, Barcelona.
72. Ramos, A.. 2009. "From basic to critical and creative thinking: na exploratory case study based on blogs", Trabalho apresentado em EDULEARN 09 – International Conference on Education and New Learning Technologies, In Actas de EDULEARN 09 – International Conference on Education and New Learning Technologies, Barcelona.
73. Ramos, A.. 2008. "E depois do estudo: a poesia como alternativa à apresentação convencional dos resultados da investigação", Trabalho apresentado em IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares, In Actas do IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares, Florianópolis, Brasil.
74. Faria, Á.; Ramos, A.. 2008. "Desafios e potencialidades das TIC no Jardim de Infância: o blogue como estratégia de aprendizagem e de interacção", Trabalho apresentado em IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares., In Actas do IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares., Florianópolis.
75. Magalhães, V.; Ramos, A.. 2008. "Ambientes de aprendizagem online: desenvolver a criatividade através do site Riscos e Rabiscos", Trabalho apresentado em Congresso Internacional em Estudos da Criança, In Actas do Congresso Internacional em Estudos da Criança, Braga.
76. Faria, Á.; Ramos, A.. 2007. "As TIC no Jardim- de -Infância: potencialidades do blogue no desenvolvimento de competências sociais e literácitas", Trabalho apresentado em ., In -, Lisboa.
77. Ramos, A.. 2005. " rianças e Tecnologias: um estudo baseado na grounded theory", Trabalho apresentado em SIIE 2005, In Atas do SIIE 2005, Leiria.
78. Osório, A. J; Ramos, A.. 2005. "Comunicação mediada por videoconferência: resultados de uma experiência", Trabalho apresentado em SIIE, In Atas do SIIE, 2015, Leiria.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Bastos, Ascensão; Ramos, Altina. 2017. "Higher-Order Thinking in Foreign Language Learning", Sem título, 1: 90 - 118.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Ramos, A.. 2017. "Docência em evidência: desafios da era digital na formação de professores", Trabalho apresentado em Docência em Evidência: esafios do Contemporâneo, In Anais do II SEMINÁRIO INTERNACIONAL E VIII SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO: DOCÊNCIA EM EVIDÊNCIA - DESAFIOS DO CONTEMPORÂNEO (p. 31). UERGS. Cruz Alta - Rio Grande do Sul - Brasil, Rio Grande do Sul - Cruz Altas.
2. Faria, Á.; Ramos, A.. 2007. "Desafios e potencialidades das TIC no Jardim-de-Infância: o blogue como estratégia de aprendizagem e de interacção", Trabalho apresentado em -, In -, Lisboa.
3. Ramos, A.. 2005. "Crianças, Tecnologias e Aprendizagem: octógono dinâmico", Trabalho apresentado em SIIE 2015, In -, Leiria.

Prefácio, Posfácio
Preface, Postface
1. Ramos, A.. 2014. "Inquietações sobre a Educação:odinamismopara a produção de conhecimento". Curitiba. (Prefácio)
2. Ramos, A.. 2013. "Prefácio". Curitiba, PR. (Prefácio)





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Luiz Antônio da Rocha Andrade, As Tecnologias digitais e as mudanças na cultura do ensino presencial, 2016. Tese (Ciências da Educação - Tecnologia Educativa) - Universidade do Minho (Orientador).
2. Vera Lúcia da Costa Magalhães, Educação do Futuro: conceção e implementação de um Manual Interativo Digital (MID)., 2016. Tese (Ciências da Educação - Tecnologia Educativa) - Universidade do Minho, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador).
3. Ádila Ferreira Lopes de Faria, TIC no jardim de infância: Comunicação, aprendizagem e desenvolvimento profissional docente, 2014. (Orientador).
4. Paulo Manuel Miranda Faria, Tecnologias digitais e práticas comunicativas multiliterácitas e multimodais: um caminho para a inovação educativa, 2014. (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Nataniel Mendes da Silva, Integração de metodologias ativas e TIC para a promoção das experiências de formação e de aprendizagem: o caso da literatura no ensino médio no IFMA., 2018. Tese (Ciências da Educação - Tecnologia Educativa) - Universidade do Minho (Co-orientador).
2. Ruda Tavares Magalhães, O USO DA TECNOLOGIA EDUCATIVA E DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA MELHORAR A APRENDIZAGEM EM TURMAS DE ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DO ESTADO DO AMAPÁ, 2018. Tese (Ciências da Educação - Tecnologia Educativa) - Universidade do Minho (Orientador).
3. Adriana de Lima Reis Araújo, GAMIFICAÇÃO E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR, 2017. Tese (Ciências da Educação - Tecnologia Educativa) - Universidade do Minho (Orientador).
4. Lilian Silva Moreira, Tecnologia Educativa na Formação inicial de Educador4es de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensibo Básico: estudo de caso múltiplo Portugal-Brasil, 2015. (Co-orientador).
5. Fábio Manoel Caliari, Tecnologias digitais em ambiente escolar no Brasil e em Portugal: conhecer e prevenir situações de risco em crianças e adolescentes., 2015. Tese (Ciências da Educação - Tecnologia Educativa) - Universidade do Minho (Co-orientador).
6. Francisco Monteiro de Sales Júnior, Usabilidade técnica e pedagógica no ensino a distância:a percepção de alunos do IFRN em ambiente virtual de aprendizagem, 2014. (Orientador).
7. Cícera Karla Dedes Lins , As redes sociais na aprendizagem do inglês no 3º ciclo do Ensino Básico, 2014. Tese (Educação em Linguas Estarngeiras) - Universidade do Minho (Co-orientador).
8. Ana Núbia dos Santos de Oliveira, Formação de Professores para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação nas práticas pedagógicas, 2013. (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Daniela Veiga de Oliveira, Educação e Tecnologia: Interação entre o Trabalho em equipe e o Individual, 2018. Dissertação (Ensino de Informática) - Universidade do Minho (Orientador).
2. Manuel Teixeira, O Facebook e as Interações Online entre Alunos na Aprendizagem de Informática Aplicada, 2017. Dissertação (Ciências da Educação - Tecnologia Educativa) - Universidade do Minho .
3. William Rafhael Gomes Barroso, AS CONTRIBUIÇÕES DO APLICATIVO WHATSAPP PARA O ENSINO SUPERIOR: um estudo de caso com Professores da Universidade Federal do Amazonas, 2017. Dissertação (Ciências da Educação - Tecnologia Educativa) - Universidade do Minho (Orientador).
4. Jorge Levi Santos Gomes, Edmodo, dinamizar a aprendizagem colaborativa, 2017. Dissertação (Ensino de Informática) - Universidade do Minho (Orientador).
5. Silvana Castilhos Steyer, As TIC na Educação Infantil: contribuições do Facebook para a aprendizagem e para a integração família e escola, 2016. Dissertação (Ciências da Educação - Tecnologia Educativa) - Universidade do Minho (Co-orientador).
6. Ernesto Manuel da Silva Lopes, Produção de um Curso Online: contributo para a comunicação entre técnico e professor, 2016. Dissertação (Ciências da Educação - Tecnologia Educativa) - Universidade do Minho (Orientador).
7. Roberta Medeiros dos Santos, As TIC na educação Matemática: perspectiva de alunos, professores e gestores de São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul, Brasil, 2016. Dissertação (Ciências da Educação - Tecnologia Educativa) - Universidade do Minho (Co-orientador).
8. PAULO UBIRATÃ FERREIRA MARTINS, TECNOLOGIAS MULTIMÍDIAS NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM PROJETO COM OS DISCENTES DO ENSINO SUBSEQUENTE NO IFAM – CAMPUS - TEFÉ, 2016. Dissertação (Ciências da Educação - Tecnologia Educativa) - Universidade do Minho (Orientador).
9. Paulo Oberdan Gomes da Rosa, Redes Sociais no Ensino da Matemática: A utilização do Facebook como ferramenta de aprendizagem com alunos de nono anos, 2016. Dissertação (Ciências da Educação - Tecnologia Educativa) - Universidade do Minho (Co-orientador).
10. Isabel Maria Barros Vilaça, Contributo das Narrativas Digitais no Desenvolvimento da Fala num Caso de Rubinstein-Taybi: Estudo de Caso, 2016. Dissertação (Ciências da Educação - Tecnologia Educativa) - Universidade do Minho (Orientador).
11. Ilda Maria Marinho Moreira Teles Braga, Youtube no pré-escolar: pesquisa, partilha e aprendizagem, 2015. (Orientador).
12. Joana Filipa Moreira da Cruz, Passo a passo vamos construindo um laço: Comunicação Escola-Família-Escola com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação, 2015. Dissertação (Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade do Minho (Co-orientador).
13. Senhorinha das Dores de Sousa Teixeira, Recursos digitais no Jardim de Infância: a narrativa digital para promover multiliteracias, 2015. (Orientador).
14. Ricardo Jorge Oliveira Carvalho, Virar a sala de aula – centrar a aprendizagem no aluno recorrendo a ferramentas cognitivas, 2014. (Co-orientador).
15. Lilian da Silva Moreira, O Facebook e a Formação Contínua de Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico: da formação à integração das TIC, 2014. (Orientador).
16. Maria Isabel da Cunha, Histórias e meios digitais na prática pedagógica dos educadores de infância de Paredes de Coura, 2014. Dissertação (Ciências da Educação - Tecnologia Educativa) - Universidade do Minho (Orientador).
17. Ana Cláudia de Castro Pereira, Comunicação online e literacias digital e intergeracional no Jardim de Infância, 2014. Dissertação (Ciências da Educação - Tecnologia Educativa) - Universidade do Minho (Orientador).
18. Andreia Cristina Pereira de Sousa, Prática simulada do contexto real de trabalho: A resolução de problemas na aprendizagem da programação, 2013. (Co-orientador).
19. Sérgio Tiago Silva Ferreira, Aplicações Informáticas B: como cumprir o mesmo programa em menos tempo?, 2013. (Orientador).
20. Leila Freitas, "O Meu Dicionário" em ambiente não formal de aprendizagem: pesquisar, colaborar e construir, 2011. (Co-orientador).
21. Maria da Ascenção Afonso Bastos, O YouTube e o Pensamento de Ordem Superior em Inglês (LE): Um estudo com alunos do Ensino Secundário, 2011. (Orientador).
22. Maria José Sousa Barbosa, A literacia digital de jovens de meios geográficos distintos: uma realidade diferente?, 2011. (Co-orientador).
23. Glória de Jesus da Silva Costa, "O Meu Dicionário" – uma Contribuição para a Aquisição de Novas Literacias Multimédia, 2011. (Co-orientador).
24. Cláudia Isabel Campos da Costa Pereira, Aprendo a Divertir-me: tecnologias digitais em ambiente não formal de aprendizagem – um estudo exploratório com crianças de 1º ano de escolaridade, 2011. (Orientador).
25. Sílvia Clara Fernandes Sousa, "Práticas lectivas multidisciplinares com “O Meu Dicionário”, 2011. (Co-orientador).
26. Maria Manuela Sousa, TIC: recursos potenciadores de transversalidade e articulação na construção do Projecto Curricular de Turma, 2010. (Co-orientador).
27. Ana Maria Pereira Afonso Cosme, Escola Virtual: Um Estudo de Caso no 1.º Ciclo do Ensino Básico, 2010. (Co-orientador).
28. Rosa Joana Cunha Gomes Pereira, Bibliotecas digitais em contexto formal, não formal e informal de aprendizagem, 2010. (Orientador).
29. Andreia Vieira Pereira, Recursos Inovadores na Construção do Projecto Curricular de Turma: contributo do Magalhães, 2010. (Co-orientador).
30. Carlos Alberto Gomes Pereira, Características de Jovens com Práticas Intensivas de Desporto e Videojogos: Um Estudo de Caso com Rapazes, 2009. (Co-orientador).
31. Sílvia Cristina Barros Ferreira Pires Viana, Contribuição dos tradutores online para o desenvolvimento de competências linguísticas e cognitivas, 2009. (Orientador).
32. Sandra Cristina Curado Amaro, Recursos online para aprendizagem da Língua Inglesa no Primeiro Ciclo do Ensino Básico: identificação e análise, 2009. (Orientador).
33. Helena Daniela Almeida Freitas, Tecnologias da Informação e Comunicação para promover a aprendizagem e a divulgação da Língua e Cultura Portuguesas no Estrangeiro, 2008. (Orientador).
34. Vera Lúcia da Costa Magalhães, Riscos e Rabiscos: para promover a criatuvidade, a leitura e a escrita, 2008. (Orientador).
35. Maria Helena Vilas Boas Pereira, Tecnologia de Informação e Comunicação: uma janela aberta para a aprendizagem da língua, 2007. (Orientador).
36. Ádila Ferreira Lopes de Faria, As TIC no jardim-de-infância: contributos do blogue para a emergência da Llitura e da escrita, 2007. (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Delfim José da Silva Macedo , IMPACTO DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS E RECURSOS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DE SISTEMAS OPERATIVOS, 2018. (Orientador).
2. Fernando Luís Gonçalves, Edmodo: aprendizagem e segurança online, 2018. Dissertação (Ensino de Informática) - Universidade do Minho (Orientador).
3. Ana Verônica dos Santos Calixto, Práticas de narrativas visuais via Storybird em aprendizagem colaborativa., 2015. Dissertação (Ciências da Educação - Tecnologia Educativa) - Universidade do Minho .


Orientação de outra natureza
Other orientation
Concluídas
Completed
1. Rita Fernandes de Albuquerque Brito, A utilização de tecnologias digitais por crianças até 6 anos de idade: o que fazem e o que as famílias pensam que fazem, 2016. Universidade do Minho (Orientador).
2. Ângela Mesquita, Novas tecnologias como alternativas pedagógicas aplicadas ao ensino da leitura de textos multimodais nos cursos de educação a distância no Instituto Virtual – UFC, 2015. Universidade do Minho (Orientador).







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
122

Livros e capítulos
Books and book chapters
24
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
8
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
16
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
15
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
14
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
81
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
78
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
3

Total
Dados complementares
(Additional data)
54

Orientações
Orientations
54


Visualizações do curriculum [ 2234 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 04-02-2020 às 22:42:02
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (4)
 Co-authors listed in Degóis