Maria Leonor Simões dos Santos
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
07/03/2019 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Maria Leonor Simões dos Santos |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Santos, Leonor |
Categoria profissional
Position |
Professor Adjunto |
Endereço profissional
Professional address |
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação Departamento de Línguas e Literaturas Complexo Andaluz Santarém 2001-902 Santarém Portugal Apartado: 131 Correio electrónico: mleonor.santos@ese.ipsantarem.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2000-2007 |
Doutoramento Phd |
Doutoramento em Ciências da Educação (Didática de Línguas)
(4 anos » years)
.
Universidade de Aveiro,
Portugal.
|
1993-1998 |
Licenciatura Licentiate degree |
Licenciatura em Português, Latim e Grego (Ensino de)
(5 anos » years)
.
Universidade de Aveiro,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2007-2010 |
Pós-Doutoramento Postdoctorate |
3 anos » years.
Universidade de Aveiro,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Instituto Politécnico de Santarém |
Ago/2011-Actual |
Professor Adjunto |
Set/2010-Jul/2011 |
Professor Adjunto Convidado |
Nov/2007-Ago/2010 |
Pós-doutoramento |
Jan/2005-Out/2007 |
Outra Situação |
Fev/2000-Dez/2004 |
Monitor (apoio à docência) |
Escola Secundária de Vagos |
Set/1999-Jan/2000 |
Docente contratado |
Escola Secundária de Oliveira do Bairro |
Set/1998-Ago/1999 |
Professor contratado |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Instituto Politécnico de Santarém |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Leitura e Escrita(Docente)
- Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa(Docente)
- Pedagogia da Educação de Infância(Docente)
- Prática de Ensino Supervisionada - Jardim-de-infância(Docente)
- Prática de Ensino Supervisionada - 1º Ciclo EB(Docente)
- Supervisão e Orientação Pedagógica(Docente)
- Prática de Ensino Supervisionada no 2º Ciclo do Ensino Básico-Português, História e Geografia(Docente)
- Didática do Português(Docente)
- Didática do 1º Ciclo – 1º/2º anos (Docente)
- Seminário de Investigação / Investigação em Educação(Docente)
- Linguagem, Cognição e Educação Plurilingue(Docente)
- Didática do Inglês para Crianças(Docente)
- Recursos e Materiais para o Ensino do Inglês a Crianças(Docente)
- Técnicas de Comunicação(Docente)
|
Escola Secundária de Vagos |
Curso»Academic program: Curso nocturno Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Português - 9º ano nocturno(Docente)
- Língua e Literatura Portuguesas - Secundário nocturno(Docente)
|
Escola Secundária de Oliveira do Bairro |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Português B (10º ano)(Docente)
- Latim (10º, 11º, 12º anos) (Docente)
|
Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Instituto Politécnico de Santarém |
Mar/2013-Ago/2015 |
|
-
Membro eleito do Conselho Técnico-Científico da ESES |
Set/2011-Ago/2015 |
|
-
Coordenação do Mestrado em Educação Pré-Escolar e membro do Conselho Pedagógico da ESES |
Mar/2008-Mai/2009 |
|
-
Representante dos estagiários de Pós-Doutoramento na Assembleia de Representantes da UA |
Escola Secundária de Oliveira do Bairro |
Set/1998-Ago/1999 |
|
-
Representante da área de Latim no Conselho Pedagógico da Escola |
Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)
Instituto Politécnico de Santarém |
Fev/2011-Jun/2011 |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Oficina de Língua Portuguesa (para alunos Lic. Educação Básica) |
Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Instituto Politécnico de Santarém |
Set/2010-Actual |
|
Atividade realizada»Activity: Presidência de júris de Mestrados que habilitam para a docência |
Jul/2007-Jan/2009 |
|
Atividade realizada»Activity: Membro do Grupo de Acompanhamento da Licenciatura em Educação Básica (atividade: monitorização da implementação do novo curso) |
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher |
2013- ALMA – Aproximações Luso-Marroquinas: Educação, Património, Género, História/s-ALMA – Luso-Moroccan Approaches: Education, Heritage, Gender, Hi/storytelling |
Referência do projeto»Project reference: 441.00 CNRST-MARROCOS.
|
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2012- Aprendizagem Cooperativa no Jardim de Infância |
Referência do projeto»Project reference: Projeto não financiado.
|
2014-2015 Pensar e Partilhar Práticas de Qualidade no Ensino Superior |
Referência do projeto»Project reference: 127/ID/2014. FCT/Partilha e Divulgação de Experiências em Inovação Didática no Ensino Superior Português - 2014
|
2008-2011 REDINTER – Rede Europeia de Intercompreensão |
Referência do projeto»Project reference: 143339-2008-LLP-PT-KA2-KA2NW.
|
2008-2010 GALAPRO – Formação de formadores para a intercompreensão em línguas românicas |
Referência do projeto»Project reference: 135470-LLP-1-2007-1-PT-KA2MP.
|
2007-2010 LÍNGUAS e EDUCAÇÃO: construir e partilhar a formação |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CED/68813/2006. PTDC/CED/68813/2006
|
2006-2009 EMIP/DL – Educação em Línguas: um estudo meta-analítico da investigação produzida em Portugal |
Referência do projeto»Project reference: POCTI/CED/59777/2004. FEDER & POCI 2010: Programa Operacional Ciência e Inovação – PPCDT: Promover a Produção Científica
|
2004-2007 PLURIEDUCA – Análise e desenvolvimento da competência plurilingue – orientações didácticas para a educação em línguas |
Referência do projeto»Project reference: Projecto interno do CIDTFF.
|
2003-2006 IMAGENS das línguas na comunicação intercultural: contributos para o desenvolvimento da competência plurilingue |
Referência do projeto»Project reference: POCTI/CED/45949/2002. POCTI/CED/45494/2002
|
Participação como Desenvolvimento técnico Participation as Technical developer |
2012-2016 RIQUEB – Reforço Institucional e Qualitativo do Ensino Básico na República Democrática de São Tomé e Príncipe |
Referência do projeto»Project reference: Fundação Calouste Gulbenkian.
|
2010-2013 TEREC - Teacher Education Review and Update of Curriculum |
Referência do projeto»Project reference: 511063-TEMPUS-1-2010-1-PT-TEMP. Commission of the European Union, Education, Audiovisual and Culture Executive Agency – EACEA
|
Outro Tipo de Participação Other kind of participation |
2008-2011 ERN-LWE: The European Research Net on Learning to Write Effectively |
Referência do projeto»Project reference: COST Action IS0703.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Razoavelmente), Catalão (Razoavelmente). |
Fala Speaking |
Inglês (Bem), Francês (Pouco), Espanhol (Razoavelmente), Italiano (Pouco). |
Lê Reading |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Razoavelmente), Catalão (Pouco), Latim (Razoavelmente). |
Escreve Writing |
Inglês (Bem), Francês (Pouco), Espanhol (Pouco), Italiano (Pouco). |
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Santos, Leonor; Teixeira, Madalena; Fonseca, Ana. 2016. Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa Guia de Apoio. Formação contínua. . ed. 1. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/República Democrática de São Tomé e Príncipe. |
|
|
|
2. |
Santos, Leonor; Teixeira, Madalena. 2016. Organização e Supervisão da Prática Pedagógica – Guia de Apoio. Formação contínua. ed. 1. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/República Democrática de São Tomé e Príncipe. |
|
|
|
3. |
Santos, Leonor; Teixeira, Madalena; Fonseca, Ana. 2016. Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa – Guia de Apoio. Formação inicial. . ed. 1. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/República Democrática de São Tomé e Príncipe. |
|
|
|
4. |
Santos, Leonor; Teixeira, Madalena. 2016. Organização e Supervisão da Prática Pedagógica – Guia de Apoio. Formação inicial. ed. 1. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/República Democrática de São Tomé e Príncipe. |
|
|
|
5. |
Silva, Inês; Santos, Leonor; Teixeira, Madalena. eds. 2013. Ensinar e aprender Português num mundo plural. Livro de resumos do III Encontro Internacional do Português / III Simpósio
Internacional de Ensino da Língua Portuguesa ed. 1, ISBN: 978-972-9434-05-1. Benedita: Escola Superior de Educação de Santarém . |
|
|
|
6. |
Teixeira, Madalena; Santos, Leonor; Silva, Inês; Mesquita, Elisete. eds. 2013. Ensinar e Aprender Português num mundo plural ed. 1. Santarém: Escola Superior de Educação de Santarém e Universidade Federal Uberlândia.
|
|
|
|
7. |
Santos, Leonor; Silva, Inês; Teixeira, Madalena. eds. 2011. Novos desafios no ensino do português ed. 1. Santarém: Escola Superior de Educação. Instituto Politécnico de Santarém.
|
|
|
|
8. |
Araújo e S. M. H; Andrade, Ana I; De Carlo, M; Pinho, Ana S; Santos, Maria L. S.. 2010. Manual Galapro – Formação de Formadores para a Intercompreensão em Línguas Românicas. ed. 1, ISBN: 978-989-96794-0-5. Aveiro: CIDTFF & LALE (Universidade de Aveiro).
|
|
|
|
9. |
Andrade, Ana I; Álvares Pereira, L; Araújo e S. M. H; Bastos, Mónica; Canha, Manuel B; Cardoso, Inês; Espinha, Ângela; Gomes, Sílvia; Gonçalves, Lurdes; Martins, Esperança; Martins, Filomena; Pinho, Ana S; Sá, Cristina; Sá, Susana; Santos, Leonor. 2008. Línguas e Educação: orientações para um projecto colaborativo . ed. 1, ISBN: 978-972-99314-4-4. Aveiro: Universidade de Aveiro. |
|
|
|
10. |
Andrade, Ana I; Simões, Ana R; Moreira, Gillian; Santos, Maria L. S.; Araújo e S. M. H; Pinto, Susana. 2007. Imagens das línguas e do plurilinguismo: princípios e sugestões de intervenção educativa. ed. 1, ISBN: 978-972-99314-3-7. Aveiro: Universidade de Aveiro. Cadernos do LALE Série Propostas, Nº 4.
|
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Santos, Leonor; Teixeira, Madalena. 2017. Línguas de/em São Tomé: representações do português e dos crioulos por alunos e professores do ensino básico e secundário. In Plurilinguismo vivido, plurilinguismo desenhado - estudos sobre a relação dos sujeitos com as línguas, ed. Sílvia Melo-Pfeifer, Ana Raquel Simões (orgs.), 155 - 195. . Santarém: Univ. de Hamburgo, Univ. de Aveiro, Escola Superior de Educação do IP Santarém. |
|
|
|
2. |
Melo-Pfeifer, Sílvia; Araújo e S. M. H; Santos, Leonor. 2011. As “línguas que não sabemos que sabíamos” e outros mitos: um olhar sobre o percurso da Didática de Línguas a partir da intercompreensão.. In Intercompreensão e Didática de Línguas: histórias a partir de um projeto. Cadernos do LALE - Série Reflexões 4., ed. A. Sofia Pinho, A. Isabel Andrade , 33 - 56. ISBN: 978-989-96794-9-8. Aveiro: CIDTFF/UA.
|
|
|
|
3. |
Santos, Leonor; Teixeira, Madalena. 2011. As Metas de Aprendizagem e os Novos Programas de Português: uma proposta de leitura do Pré-Escolar ao 3º CEB. In Novos Desafios no Ensino do Português, ed. M. Teixeira, I. Silva e L. Santos, 11 - 19. ISBN: 978-972-9434-04-4. Santarém: Escola Superior de Educação .
|
|
|
|
4. |
Andrade, Ana I; Santos, Leonor; Martins, Filomena; Pinho, Ana S; Álvares Pereira, L; Melo-Pfeifer, Sílvia. 2010. Fichas de Autoformação. In Descobrir a Intercompreensão: alguns itinerários de autoformação, ed. A.I. Andrade & A.S. Pinho , 21 - 104. ISBN: 978-972-99314-8-2. Aveiro: CIDTFF (Universidade de Aveiro) . Cadernos do LALE, Série Propostas nº5.
|
|
|
|
5. |
M., Carrington.; Sacadura, P.; Oliveira, S.; Santos, Leonor. 2010. A formação Galapro vista e vivida por um grupo de Aveiro. In Formação de Formadores para a Intercompreensão: princípios, prática e reptos, ed. Maria Helena Araújo e Sá & Sílvia Melo-Pfeifer, 227 - 244. ISBN: 978-989-96794-2-9. Aveiro: Universidade de Aveiro (CIDTFF & LALE).
|
|
|
|
6. |
Andrade, Ana I; Pinho, Ana S; Santos, Leonor. 2010. Trajectórias em torno da intercompreensão: possibilidades de formação para a autonomia. In Lernerautonomie durch Interkomprehension / L'autonomisation de l'apprenant par l'intercompréhension / Promoting Lerner Autonomy
through Intercomprehension, ed. Peter Doyé & Franz-Joseph Meissner , 173 - 192. ISBN: 978-3-8233-6548-8. Tübingen: Narr Verlag. |
|
|
|
7. |
Canha, Manuel B; Mesquita, Luciana; Santos, Leonor. 2010. “Línguas e Educação”: a ambição de construir uma comunidade de desenvolvimento profissional. In Línguas e Educação: práticas e percursos de trabalho colaborativo, ed. A. I Andrade & A. S. Pinho , 295 - 318. ISBN: 978-989-96794-6-7. Aveiro: Universidade de Aveiro (Departamento de Educação).
|
|
|
|
8. |
Andrade, Ana I; Melo-Pfeifer, Sílvia; Santos, Leonor. 2009. Que lugar para a Intercompreensão em contextos de aprendizagem formal?. In A Intercompreensão em Línguas Românicas: conceitos, práticas, formação. , ed. M. H. Araújo e Sá, H. Downing, S. Melo-Pfeifer, A. Séré & C. V. Delfa , 287 - 300. ISBN: 978-972-99314-6-8. Aveiro: Galapro (projeto).
|
|
|
|
9. |
Santos, Leonor. 2009. Tutoria no Ensino Superior: reflexões em torno de um projecto-piloto na Universidade de Aveiro. In Docência no Ensino Superior: Partilha de Boas Práticas, ed. Huet, I., Costa, N., Tavares, J., & Baptista, A.V. , 45 - 57. ISBN: 978-972-789-301-0. Aveiro: CIDTFF (Universidade de Aveiro).
|
|
|
|
10. |
Santos, Leonor. 2005. Intercomprehension: developing student's ability to dialogue with languages. In Educação em Línguas em contexto escolar: da intervenção à reflexão, ed. A. I. Andrade & M. H. Araújo e Sá , 24 - 38. ISBN: 972-789-146-2. Aveiro: Universidade de Aveiro (LALE). Cadernos do LALE Série Reflexões, Nº 1.
|
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Santos, Leonor; Cardona, Maria J. 2014. "Promover a aprendizagem cooperativa na educação pré-escolar: o que dizem as educadoras de infância. ", Revista da UIIPS, Número especial do Congresso Investigação, Inovação e Tecnologia: Novos Desafios. 2, 2: 428 - 441.
|
|
|
|
2. |
Santos, Leonor; Mateus, Maria J. 2014. "Perceção docente da supervisão pedagógica", Revista da UIIPS – Número da Escola Superior de Educação de Santarém 2, 6: 162 - 179.
|
|
|
|
3. |
Santos, Leonor; Nóbrega, Ana. 2014. "O coordenador de departamento e a supervisão pedagógica no 2º e 3º ciclos do ensino básico", Revista da UIIPS – Número da Escola Superior de Educação de Santarém 2, 6: 180 - 195.
|
|
|
|
4. |
Alarcão, Isabel; Andrade, Ana I; Araújo e S. M. H; Melo-Pfeifer, Sílvia; Santos, Leonor. 2010. "Intercompreensão e Plurilinguismo: (re)configuradores epistemológicos de uma Didáctica de Línguas?", Intercompreensão – Revista de Didáctica de Línguas: Abordagens plurais e multimodais, 15: 9 - 26. |
|
|
|
5. |
Santos, Maria L. S.. 2010. "Defining intercomprehension: is a consensus essential?", Redinter - Intercompreensão: Revista da Rede Europeia sobre Intercompreensão, 1: 29 - 46. |
|
|
|
6. |
Santos, Leonor; Andrade, Ana I. 2007. "Plurilinguisme et culture scolaire: l’intercompréhension comme voie de changement", Ela. Études de linguistique appliquée 2, 146: 205 - 213.
|
|
|
|
7. |
Alarcão, Isabel; Andrade, Ana I; Couceiro, Fernanda; Santos, Leonor; Vieira, Rui. 2006. "O processo de Bolonha como oportunidade para renovar o ensino superior: o caso particular da formação de professores do Ensino
Básico na Universidade de Aveiro", Revista de Educação 14, 1: 57 - 76. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Santos, Leonor; Cardona, Maria J. 2012. "A aprendizagem cooperativa na educação pré-escolar em Portugal. A perspetiva das educadoras de infância", Trabalho apresentado em XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE 2012. Revisitar os estudos curriculares: onde estamos e para onde vamos?, In Atas do XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE 2012. Revisitar os estudos curriculares: onde estamos e para onde vamos?
, Lisboa. |
|
|
|
2. |
Santos, Leonor; Neves, Rui. 2010. "Formando Licenciados em Educação Básica (Portugal): O papel dos «Projectos de Intervenção Educacional»", Trabalho apresentado em Congresso Internacional PBL 2010: Aprendizagem Baseada em Problemas e Metodologias Activas de Aprendizagem, In Anais do Congresso Internacional PBL 2010: Aprendizagem Baseada em Problemas e Metodologias Activas de Aprendizagem, São Paulo. |
|
|
|
3. |
Santos, Leonor. 2009. "Tutoring at the University of Aveiro (Portugal): between adopting, adapting and creating a tutorial programme to the «Bachelor
in Basic Education» Degree", Trabalho apresentado em ICERI - International Conference of Education, Research and Innovation, In ICERI - International Conference of Education, Research and Innovation - 2009 Proceedings, Madrid. |
|
|
|
4. |
Santos, Leonor; Andrade, Ana I; Alarcão, Isabel. 2009. "Uma experiência de monitorização e tutoria no Ensino Superior como processo de mediação. ", Trabalho apresentado em II Congresso Internacional do CIDnE: Novos contextos de formação, pesquisa, mediação, In Actas do II Congresso Internacional do CIDnE: Novos contextos de formação, pesquisa, mediação., Vila Nova de Gaia.
|
|
|
|
5. |
Santos, Leonor. 2009. "«Let’s read and see if we catch anything?» Reflections on Portuguese secondary level students’ multilingual literacy", Trabalho apresentado em 16th European Conference on Reading & 1st Ibero-american Fórum on Literacies, In Programme and Abstracts. 16th European Conference on Reading & 1st Ibero-american Fórum on Literacies. , Braga. |
|
|
|
6. |
Santos, Leonor. 2009. "Tutoring at the University of Aveiro (Portugal): between adopting, adapting and creating a tutorial programme to the «Bachelor
in Basic Education» Degree", Trabalho apresentado em ICERI - International Conference of Education, Research and Innovation, In Abstracts, Madrid. |
|
|
|
7. |
Melo, Sílvia; Santos, Leonor. 2007. "Intercompréhension(s): les multiples déclinaisons d’un concept", Trabalho apresentado em Colóquio Diálogos em Intercompreensão, In Diálogos em Intercompreensão, Lisboa.
|
|
|
|
8. |
Santos, Leonor; Melo, Sílvia. 2005. "Compétence plurilingue et plurilittéracie: de nouveaux concepts pour des nouveaux enjeux", Trabalho apresentado em 4th International Conference on Multilingualism, In Mehrsprachigkeit: lernen und lehren. Selected papers from the L3 conference in Freiburg/Switzerland. , Fribourg. Reviewed by Ron Peek; SOLS - Sociolinguistic Studies Review; vol 4.1 2010 (pp.253-258)
«The final three papers touch upon more theoretical aspects and provide a
discussion of the various models and concepts involved in multilingual competence,
the status of English as a language used for global communication, and
how creoles evolve over time. Melo and Santos’s paper begins with an examination
of the relationship between the concepts of pluriliteracy and plurilingual
competence, prior to an analysis of a plurilingual Romance-languages-informed
internet chat, and the development of a plurilingual project in a secondary
school language class. This innovative project tries to make the most of language
learning by drawing parallels with other languages and pupils’ reflections on
their own language learning experience and (guided) linguistic discoveries.
It does so through providing a variety of language samples, language history
and typology, in a playful but structured manner, using suitable and enjoyable
materials. The aim is to give students lifelong transferable study (and social)
skills for further language and subject study.». |
|
|
|
9. |
Santos, Leonor; Andrade, Ana I. 2007. "Intercompreensão e ensino-aprendizagem de línguas : contributos para uma didáctica do plurilinguismo", Trabalho apresentado em Colóquio Diálogos em Intercompreensão, In Diálogos em Intercompreensão - Actas do Colóquio de Lisboa, Lisboa. |
|
|
|
10. |
Santos, Leonor; Andrade, Ana I. 2002. "Competência de Auto-aprendizagem, Intercompreensão e desenvolvimento da Competência Plurilingue", Trabalho apresentado em VII Congreso Internacional de la Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura, In Actas del VII Congreso Internacional de la Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura, Santiago de Compostela. |
|
|
|
11. |
Santos, Leonor; Andrade, Ana I. 2002. "O Sujeito e as Línguas da Europa: aspectos da gestão da competência plurilingue em alunos do Ensino Secundário", Trabalho apresentado em I Encontro Nacional da SPDLL – Sociedade Portuguesa de Didáctica das Línguas e Literaturas, In Didáctica das línguas e literaturas em Portugal: contextos de emergência, condições de existência e modos de desenvolvimento., Coimbra. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Santos, Leonor. 2012. "Ensinar línguas num mundo plural: o desafio da didática do plurilinguismo", Cadernos do E.C.B. – Revista científico-pedagógica do Externato Cooperativo da Benedita, V: 15 - 20.
|
|
|
|
2. |
Alarcão, Isabel; Andrade, Ana I; Araújo e S. M. H; Melo-Pfeifer, Sílvia; Santos, Leonor. 2009. "Intercompréhension et plurilinguisme: (re)configurateurs épistémologiques d'une didactique des langues", ELA – Revue d’Études de Linguistique Appliquée, 153: 11 - 24.
|
|
|
|
3. |
Andrade, Ana I; Alarcão, Isabel; Santos, Leonor. 2008. "A aprendizagem por projecto na formação de educadores", Revista Educação 31, 3: 210 - 216.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
M., Carrington.; Sacadura, P.; Oliveira, S.; Santos, Leonor. 2010. "A Formação Galapro vista e vivida por um grupo de Aveiro", Trabalho apresentado em Colóquio Galapro: Formação de Formadores para a Intercompreensão, In Colóquio Galapro: Formação de Formadores para a Intercompreensão. Programa e Livro de Resumos, Viseu. |
|
|
|
2. |
Santos, Leonor. 2008. "Concepção e implementação de um Programa de Tutoria: o “caso” da Licenciatura em Educação Básica na Universidade de Aveiro", Trabalho apresentado em XVI Colóquio da AFIRSE/AIPELF , In Tutoria e Mediação. Novos Desafios à Investigação Educacional. Actas do XVI Colóquio da AFIRSE/AIPELF, Lisboa. Comunicação e publicação realizadas por convite. |
|
|
|
3. |
Ferreira, T.; Santos, B.; Santos, Leonor; Mesquita, Luciana. 2009. "Viajando pelo mundo dos provérbios: actividades de leitura para o desenvolvimento da literacia plurilingue de alunos do 2º
CEB", Trabalho apresentado em Línguas e Educação: uma comunidade de desenvolvimento profissional em construção? , In Línguas e Educação: uma comunidade de desenvolvimento profissional em construção? Livro de Resumos, Aveiro.
|
|
|
|
4. |
Santos, Leonor; Alarcão, Isabel; Andrade, Ana I; Costa, Nilza. 2008. "Formação de Professores e Processo de Bolonha. O “caso” da Universidade de Aveiro", Trabalho apresentado em IV Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada, In Anais do IV Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada., Porto Alegre. Comunicação e publicação do texto por convite.
|
|
|
|
5. |
Santos, Leonor; Andrade, Ana I. 2003. "Intercomprehension: developing student’s ability to “dialogue” with languages", Trabalho apresentado em 21st World Congress of the FIPLV (Fédération Internationale des Professeurs de Langues Vivantes), In Proceedings from the 21st World Congress of the FIPLV , Johannesburg . Posteriormente republicado em Portugal na coleção Cadernos do LALE, Série Reflexões, Nº1. |
|
|
|
6. |
Andrade, Ana I; Araújo e S. M. H; Martins, Filomena; Santos, Leonor; Simões, Ana R; Bartolomeu, Isabel. 2001. "Análise e construção da Competência Plurilingue – alguns percursos didácticos", Trabalho apresentado em IV Encontro Nacional de Didácticas e Metodologias da Educação – Percursos e Desafios, In Didácticas e Metodologias de Educação. Percursos e desafios, Évora. |
|
|
|
7. |
Santos, Leonor. 2002. "Que perfil linguístico-comunicativo para os cidadãos do mundo de hoje? Desafios às instituições escolares.", Trabalho apresentado em XI Endipe – Encontro Nacional de Didáctica e Prática de Ensino. Igualdade e Diversidade na Educação, In Anais do XI Endipe – Encontro Nacional de Didáctica e Prática de Ensino. Igualdade e Diversidade na Educação, Goiânia. |
|
|
|
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Santos, Leonor; Aragão, José C. A língua portuguesa no currículo escolar de São Tomé e Príncipe: desafios e potencialidades,VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa: a união na diversidade,2017 (Comunicação). |
2. |
Santos, Leonor. "Ensinar ou fazer aprender?..." - Desafios da didática da língua portuguesa,II Encontro de Letras da Universidade de São Tomé e Príncipe,São Tomé,2017 (Conferência ou palestra). |
3. |
Santos, Leonor. Cooperação para o desenvolvimento na formação de professores: aprender com a experiência (Projeto Escola+) ,Seminar on Internationalization in Higher Education: Educação para um mundo global (desafios e oportunidades em instituições
portuguesas de Ensino Superior),2017 (Outra). |
4. |
Gorgulho, Ana R; Costa, Nilza; Santos, Leonor; Teixeira, Madalena. O Ensino e a Avaliação da Língua Portuguesa Um estudo na Formação em Serviço de Professores do Ensino Básico de São Tomé,VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa - VI SIMELP,Santarém,2017 (Comunicação). |
5. |
Santos, Leonor; Teixeira, Madalena. Apresentação do modelo de relatório final da PES,2º Fórum dos Mestrados de Habilitação para a Docência,Viana do Castelo,2014 (Comunicação). |
6. |
Santos, Leonor; Teixeira, Madalena. Formar para o ensino do português em São Tomé e Príncipe,XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE Educação, Economia e Território – o papel da educação no desenvolvimento,Lisboa,2014 (Comunicação). |
7. |
Santos, Leonor. A BD na promoção da leitura e da escrita. Comunicação integrada no painel Banda Desenhada – BD – e Educação,I Jornada Mariana Viegas,Santarém,2014 (Comunicação). |
8. |
Santos, Leonor. Practices in teacher education: examples,Jornadas de trabalho do Projeto TEREC,Aveiro,2014 (Outra). |
9. |
Santos, Leonor; Teixeira, Madalena; Costa, B. A supervisão no desenvolvimento da qualidade das práticas educativas: o exemplo de um projeto em São Tomé e Príncipe,XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE Educação, Economia e Território – o papel da educação no desenvolvimento,Lisboa,2014 (Comunicação). |
10. |
Santos, Leonor. Intercompreensão, aprendizagem de línguas e didática do plurilinguismo. Comunicação integrada no Painel de projetos de doutoramento
concluídos em educação plurilingue e intercultural,Jornadas Educação plurilingue e intercultural: percursos e possibilidades em contexto educativo português,Aveiro,2013 (Comunicação). |
11. |
Santos, Leonor. Ensinar línguas num mundo plural. O desafio da didática do plurilinguismo,Encontro Pluridisciplinar dos Cadernos do ECB,Benedita: Santarém,2012 (Conferência ou palestra). |
12. |
Santos, Leonor. «Entre “línguas vivas” e “línguas mortas”. O potencial formativo da IC para o desenvolvimento da consciência linguística,IV Congresso Internacional EDiLiC, subordinado ao tema “Sensibilização à diversidade linguística e didáticas: investigação,
práticas educativas e formação”,Aveiro,2012 (Comunicação). |
13. |
Santos, Leonor. Investigação e aprendizagem docente: que relação? ,2º Encontro de Investigação,Lisboa,2012 (Comunicação). |
14. |
Cardona, Maria J; Santos, Leonor. A aprendizagem cooperativa na educação pré-escolar em Portugal. A perspetiva das educadoras de infância,XIX Colóquio AFIRSE, subordinado ao tema “Revisitar os estudos curriculares. Onde estamos e para onde vamos?”,Lisboa,2012 (Comunicação). |
15. |
Santos, Leonor; Teixeira, Madalena; Colaço, Susana. A dimensão investigativa nos Relatórios de Estágio. Porquê? Para quê? Como?,III Encontro Nacional de Educação Básica.,Aveiro,2012 (Comunicação). |
16. |
Santos, Leonor. World-Class. The brave new world of Higher Education and research,Seminário Interno do CIDTFF,Aveiro,2011 (Outra). |
17. |
Santos, Leonor. Tutoria. A atividade tutória no contexto da pedagogia no ensino superior,I Congresso da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém,Santarém,2011 (Outra). |
18. |
Santos, Leonor; Araújo e S. M. H; Melo-Pfeifer, Sílvia. Intercompreensão ou “as línguas que não sabemos que sabíamos” (Mia Couto): perspetivas para uma didática de línguas renovada,Colóquio «Histórias em Intercompreensão»,Aveiro,2011 (Comunicação). |
19. |
Santos, Leonor. Monitoring the quality of the Degree in Basic Education at the University of Aveiro: causes, means and main results,Jornadas de trabalho do Projeto TEREC,Aveiro,2011 (Comunicação). |
20. |
Santos, Leonor. Transition to Bologna: re-designing the Programs for Teacher Initial Education at the University of Aveiro,Jornadas de trabalho do Projeto TEREC.,Aveiro,2011 (Comunicação). |
21. |
Santos, Leonor; Teixeira, Madalena. As Metas de Aprendizagem e os Novos Programas de Português: uma proposta de leitura do Pré-Escolar ao 3º CEB,II Encontro Internacional do Português - novos desafios no ensino do Português,Santarém,2010 (Conferência ou palestra). |
22. |
Santos, Leonor; Teixeira, Madalena; Silva, Inês. O Acordo Ortográfico – perspectivas,II Encontro Internacional do Português: novos desafios no ensino do Português,Santarém,2010 (Outra). |
23. |
Santos, Leonor; Colomer, Jordi; Muñoz, Raquel C; Arco, Isabel d; Casellas, Rosa. Nuevas experiencias de tutorización en la universidad: definición, procesos y evaluación,VI CIDUI (congreso internacional de docencia e innovación): NUEVOS ESPACIOS DE CALIDAD EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR. Un análisis
comparado y de tendencias. ,Barcelona,2010 (Outra). |
24. |
M., Carrington.; Sacadura, P.; Oliveira, S.; Santos, Leonor. A Formação Galapro vista e vivida por um grupo de Aveiro,Colóquio Galapro: Formação de Formadores para a Intercompreensão,Viseu,2010 (Comunicação). |
25. |
Santos, Leonor; Neves, Rui. Formando Licenciados em Educação Básica (Portugal): O papel dos «Projectos de Intervenção Educacional»,Congresso Internacional PBL 2010: Aprendizagem Baseada em Problemas e Metodologias Activas de Aprendizagem,São Paulo (Brasil),2010 (Comunicação). |
26. |
Santos, Leonor; Colomer, Jordi; Casellas, Rosa; Muñoz, Raquel C. Programas de tutoría y mentoría: respondiendo al desafío de la Universidad centrada en el estudiante,VI CIDUI: NUEVOS ESPACIOS DE CALIDAD EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR. Un análisis comparado y de tendencias,Barcelona,2010 (Comunicação). |
27. |
Santos, Leonor. A LEB (Licenciatura em Educação Básica) em números: problemas e equações,Seminário "Licenciatura em Educação Básica: balanços e perspectivas",Aveiro,2010 (Poster). |
28. |
Santos, Leonor. Tutoring at the University of Aveiro (Portugal): between adopting, adapting and creating a tutorial programme to the «Bachelor
in Basic Education» Degree,ICERI - International Conference of Education, Research and Innovation,Madrid,2009 (Comunicação). |
29. |
Andrade, Ana I; Melo, Sílvia; Santos, Leonor. Que lugar para a Intercompreensão em contextos de aprendizagem formal? Propostas de inserção curricular de abordagens plurilingues,Jornadas de Estudo do projecto GALAPRO,Madrid,2009 (Comunicação). |
30. |
Santos, Leonor; Andrade, Ana I; Alarcão, Isabel. Uma experiência de monitorização e tutoria no ensino superior como processo de mediação,2º Congresso Internacional do CIDInE,Vila Nova de Gaia,2009 (Comunicação). |
31. |
Santos, Leonor; Melo, Sílvia; Pinho, Ana S; Gueidão, Ana. Modelando a Intercompreensão: bricolagens em torno de um conceito,Jornadas de Estudo do projecto GALAPRO,Madrid,2009 (Comunicação). |
32. |
Santos, Leonor; Costa, Nilza. Basic Education Degree (UA – PT): academic step, employment oriented-doorway or both?,2nd ECIU - Teaching and Learning Symposium on «Higher Education and Employability» ,Aveiro,2009 (Comunicação). |
33. |
Santos, Leonor. Vamos ler e ver se apanhamos alguma coisa? – Reflexões em torno da literacia plurilingue de aprendentes escolares portugueses,16th European Conference on Reading,Braga,2009 (Comunicação). |
34. |
Santos, Leonor; Andrade, Ana I; Alarcão, Isabel; Costa, Nilza. Teacher Education in the Bologna context: a case study of a first cycle degree in “Basic Education” at the University of Aveiro
(Portugal),I Symposium ECIU - “Innovative Teaching for a 21st Century Europe,Scotland,2008 (Comunicação). |
35. |
Santos, Leonor. Concepção e implementação de um Programa de Tutoria: o caso da Licenciatura em Educação Básica na Universidade de Aveiro.
Mesa redonda sobre “Projectos e Programas de Tutoria no Ensino Superior”,XVI Colóquio da AFIRSE/AIPELF ,Lisboa,2008 (Outra). |
36. |
Santos, Leonor; Pinho, Ana S; Oliveira, A.L.. Eu, professor(a) (de línguas) e a intercompreensão,Colóquio “Da investigação à prática”,Aveiro,2008 (Comunicação). |
37. |
Santos, Leonor. Formação de Professores e Processo de Bolonha: o caso da Universidade de Aveiro,IV Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada,Porto Alegre (Brasil),2008 (Comunicação). |
38. |
Santos, Leonor; Andrade, Ana I; Alarcão, Isabel. O lugar do aluno no discurso didáctico dos professores: o caso da Educação Básica na Universidade de Aveiro. ,O Processo de Bolonha: desafios para a Supervisão,Porto,2008 (Comunicação). |
39. |
Santos, Leonor; Simões, Ana R. Integrating plurilingualism in class: presentation and discussion of 2 experiences,22º Congresso da APPI ,Aveiro,2008 (Comunicação). |
40. |
Santos, Leonor. Intercompreensão e ensino-aprendizagem de línguas: contributos para uma didáctica do plurilinguismo,Colóquio Diálogos em Intercompreensão ,Lisboa,2007 (Outra). |
41. |
Santos, Leonor. Awakening to languages across the curriculum: a project with a class of Latin at Secondary School,1st World Conference of EDILIC,Le Mans,2006 (Outra). |
42. |
Santos, Leonor; Melo, Sílvia. Compétence plurilingue et plurilittéracie: de nouveaux concepts pour des nouveaux enjeux,4th International Conference on Multilingualism ,Fribourg,2005 (Comunicação). |
43. |
Santos, Leonor. Intercomprehension activities in class: a road leading to language awareness?,7th International Conference of the Association for Language Awareness ,Lérida,2004 (Comunicação). |
44. |
Santos, Leonor. Intercomprehension: developing student’s ability to “dialogue” with languages,21st World Congress of the FIPLV,Joanesburgo,2003 (Comunicação). |
45. |
Santos, Leonor. Que perfil linguístico-comunicativo para os cidadãos do mundo de hoje? Desafios às instituições escolares,XI ENDIPE – Encontro Nacional de Didáctica e Prática de Ensino,Goiânia,2002 (Outra). |
46. |
Santos, Leonor. Competência de Auto-aprendizagem, Intercompreensão e desenvolvimento da Competência Plurilingue,VII Congreso Internacional de la Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura,Santiago de Compostela,2002 (Comunicação). |
47. |
Santos, Leonor. O sujeito e as Línguas da Europa – aspectos da gestão da Competência Plurilingue em alunos do Ensino Secundário,I Encontro Nacional da SPDLL – Sociedade Portuguesa de Didáctica das Línguas e Literaturas,Coimbra,2002 (Outra). |
48. |
Santos, Leonor. Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras,Feira de Projectos (Ano Europeu das Línguas),Lisboa,2001 (Poster). |
49. |
Santos, Leonor. A Intercompreensão – uma competência a desenvolver no quadro da aprendizagem escolar de línguas,IV Encontro Nacional de Didácticas e Metodologias da Educação – Percursos e Desafios,Évora,2001 (Outra). |
Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
Santos, Leonor. Supervisão Pedagógica e Trabalho Colaborativo, 2017 (Aperfeiçoamento), promovido por Projeto Escola+, fase II. Duração: 30 horas., Tipo de participação: Docente. Destinatários: Supervisores pedagógicos e delegados de disciplina dos ensinos básico e secundário de São Tomé e Príncipe. |
2. |
Santos, Leonor. Supervisão Pedagógica e Trabalho Colaborativo, 2016 (Aperfeiçoamento), promovido por Projeto Escola+, fase II. Duração: 30 horas., Tipo de participação: Docente. |
3. |
Santos, Leonor. Organização e gestão de sala de aula (CCPFC/ACC-86485/16), 2016 (Aperfeiçoamento), promovido por Projeto Escola+, fase II. Duração: 30 horas., Tipo de participação: Docente. Formação desenvolvida no quadro do projeto Escola+, Fase II (projeto de Cooperação para o Desenvolvimento).
Destinatários: Supervisores pedagógicos e outros técnicos do Ministério da Educação de São Tomé Príncipe; professores agentes
de cooperação. |
4. |
Santos, Leonor; Seixas, Sónia. Promover o Espírito Empreendedor desde o início do Ensino Básico, 2015 (Outra), promovido por Formação desenvolvida no quadro do Projeto EmpCriança, um projeto de Educação para o Empreendedorismo promovido pela Nersant
(Associação Empresarial da Região de Santarém); parceiro técnico ESES. Duração: 25 horas., Tipo de participação: Docente. |
5. |
Santos, Leonor; Seixas, Sónia. EmpJovem – Promover o Espírito Empreendedor (CCPFC/DC5762/14), 2015 (Outra), promovido por Nersant (Associação Empresarial de Santarém) & Escola Superior de Educação de Santarém. Duração: 25 horas., Tipo de participação: Docente. |
6. |
Santos, Leonor. Avaliação e Supervisão Pedagógica, 2015 (Aperfeiçoamento), promovido por ISCTE-IUL no quadro do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP3). Duração: 16 horas. Local: ISCTE-IUL , Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente. |
7. |
Santos, Leonor. Avaliação, Articulação e Supervisão Pedagógica, 2014 (Aperfeiçoamento), promovido por ISCTE-IUL no quadro do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP3). Duração: 12 horas. Local: ISCTE-IUL, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente. |
8. |
Santos, Leonor; Seixas, Sónia. Promover o Espírito Empreendedor desde o início do Ensino Básico, 2014 (Outra), promovido por Formação desenvolvida no quadro do Projeto EmpCriança, um projeto de Educação para o Empreendedorismo promovido pela Nersant
(Associação Empresarial da Região de Santarém); parceiro técnico ESES. Duração: 25 horas., Tipo de participação: Docente. |
9. |
Santos, Leonor; Seixas, Sónia. EmpJovem – Promover o Espírito Empreendedor (CCPFC/DC5762/14), 2014 (Outra), promovido por Nersant (Associação Empresarial de Santarém) & Escola Superior de Educação de Santarém. Duração: 25 horas., Tipo de participação: Docente. |
10. |
Santos, Leonor; Seixas, Sónia. Promover o Espírito Empreendedor desde o início do Ensino Básico (CCPFC/ACC-73433/13), 2013 (Outra), promovido por Formação desenvolvida no quadro do Projeto EmpCriança, um projeto de Educação para o Empreendedorismo promovido pela Nersant
(Associação Empresarial da Região de Santarém); parceiro técnico ESES. Duração: 25 horas., Tipo de participação: Docente. |
11. |
Santos, Leonor. Tutoria: moda ou necessidade? Workshop de reflexão sobre finalidades e modalidades de actividade tutória, 2010 (Outra). Duração: 4 horas., Tipo de participação: Docente. |
12. |
Santos, Leonor. La intercomprensión: una herramienta para el plurilingüismo, 2009 (Outra), promovido por União Latina. Duração: 1 semanas. Local: Universidad N.A. de Mexico, Cidade: Cuidad de Mexico, Tipo de participação: Docente. Destinatários: professores do ensino superior (cursos de línguas e literaturas e de formação de professores). |
13. |
Santos, Leonor. Tutoria: moda ou necessidade? Workshop de reflexão sobre finalidades e modalidades de actividade tutória, 2009 (Outra). Duração: 4 horas., Tipo de participação: Docente. |
14. |
Santos, Leonor. Tutoria: moda ou necessidade? Workshop de reflexão sobre finalidades e modalidades de actividade tutória, 2009 (Outra). Duração: 4 horas., Tipo de participação: Docente. |
15. |
Santos, Leonor. Colaborar em práticas de ensino da leitura: que possibilidades de desenvolvimento profissional?, 2009 (Aperfeiçoamento).Tipo de participação: Docente. |
16. |
Santos, Leonor. Tutoria: moda ou necessidade? Workshop de reflexão sobre finalidades e modalidades de actividade tutória, 2009 (Outra). Duração: 4 horas., Tipo de participação: Docente. |
Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico Didactic and pedagogic material development |
1. |
Santos, Leonor; Castro, Sílvia. EmpCriança: Educação para o Empreendedorismo nos Primeiros Anos,2012. |
Relatório de investigação Technical report |
1. |
Santos, Leonor. Relatório de Pós-doutoramento (2007-2010): “O Projecto como modalidade de formação no Ensino Superior: um estudo de caso no
contexto do Processo de Bolonha”,2010. |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Ana Rita Salgueiro Gorgulho, Avaliação do ensino e aprendizagem da língua portuguesa – cooperação internacional para o desenvolvimento na formação de professores, 2017. Tese (Programa doutoral em Educação - especialização em Supervisão e Avaliação) - Universidade de Aveiro, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Lopes, Ana Rita Sequeira, Conceções e práticas de Educação Intercultural em Pré-Escolar e 1.º CEB, 2017. Dissertação (Mestrado em Educação de Infância e Ensino do 1º CEB) - Escola Superior de Educação de Santarém (Orientador).
|
2. |
Beatriz Palha, A língua portuguesa na resolução de problemas matemáticos por alunos do 2º Ciclo do ensino básico, 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e do 2º CEB) - Escola Superior de Educação de Santarém (Co-orientador).
|
3. |
Vanessa Pais, Comportamentos agressivos no jardim-de-infância, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Escola Superior de Educação de Santarém (Co-orientador).
|
4. |
Clemente, Rita David, Comportamentos emergentes de leitura em pré-escolar, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Escola Superior de Educação de Santarém (Orientador).
|
5. |
Gil, Maria Carolina, Desenvolvimento da linguagem oral e interação educação-criança na educação pré-escolar, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Escola Superior de Educação de Santarém (Orientador).
|
6. |
Ana Paula da Costa Ferreira:, Sensibilizar para a diversidade linguística e cultural no Pré-Escolar, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Escola Superior de Educação de Santarém (Orientador).
|
7. |
Joana Silva, Aprendizagem cooperativa na infância, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Escola Superior de Educação de Santarém (Orientador).
|
8. |
Almeida, Andreia, Estratégias e técnicas para ter sucesso no contar ou ler histórias, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Escola Superior de Educação de Santarém (Orientador).
|
9. |
Ângela Delgado, Estimular A Criatividade Das Crianças Em Educação Pré-Escolar Nos Domínios Das Expressões Plástica E Dramática, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Escola Superior de Educação de Santarém (Orientador). |
10. |
Coelho, Patrícia Isabel Tadeia, Estimular o gosto pela leitura (da Creche ao 1º CEB), 2015. Dissertação (Mestrado em Educação de Infância e Ensino do 1º CEB) - Escola Superior de Educação de Santarém (Orientador).
|
11. |
Joana Silva, Aprendizagem cooperativa na infância, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Escola Superior de Educação de Santarém (Orientador). |
12. |
Ana Catarina Melim, A diversidade linguístico-cultural no jardim de infância e na escola: perceções de educadores e professores, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação de Infância e Ensino do 1º CEB) - Escola Superior de Educação de Santarém (Orientador).
|
13. |
Ferreira, Ana Sofia Pinheiro, Ensino da escrita : estratégias de planificação textual, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação de Infância e Ensino do 1º CEB) - Escola Superior de Educação de Santarém (Orientador).
|
14. |
Mateus, Maria João Gomes da Costa, Perceção docente da supervisão pedagógica, 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão e Orientação Pedagógica) - Escola Superior de Educação de Santarém (Orientador).
|
15. |
Pereira, Tânia Isabel Leitão, Papel da consciência fonológica na aprendizagem da leitura, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação de Infância e Ensino do 1º CEB) - Escola Superior de Educação de Santarém (Orientador).
|
16. |
Sílvia Salgueiro, Perfil do Supervisor Pedagógico do 1ºCEB: um estudo de caso, 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão e Orientação Pedagógica) - Escola Superior de Educação de Santarém (Orientador).
|
17. |
Therlanes Rodrigo, Ensino-aprendizagem da pontuação no 1º e 2º CEB, 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e do 2º CEB) - Escola Superior de Educação de Santarém (Orientador). |
18. |
Ana Rodrigues, O coordenador de departamento e a supervisão pedagógica no 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão e Orientação Pedagógica) - Escola Superior de Educação de Santarém (Orientador).
|
19. |
Nunes, Neuza Cátia Primo, Leitura de histórias em contextos de infância, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Escola Superior de Educação de Santarém (Orientador).
|
20. |
Liliana Silva, Conceções e práticas de pedagogia diferenciada em Pré-Escolar e 1º Ciclo., 2013. Dissertação (Mestrado em Educação de Infância e Ensino do 1º CEB) - Escola Superior de Educação de Santarém (Orientador). |
21. |
Ferreira, Vânia Carina Almeida, Interação individualizada educador-criança e desenvolvimento da linguagem, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação de Infância e Ensino do 1º CEB) - Escola Superior de Educação de Santarém (Orientador).
|
22. |
Coelho, Carla Sofia Marques, Prática pedagógica em educação de infância : consciência fonológica e desenvolvimento de competências orais e escritas, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Escola Superior de Educação de Santarém (Orientador).
|
23. |
Ana Costa, O livro em Creche e Jardim-de-Infância, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Escola Superior de Educação de Santarém (Orientador). |
24. |
Joana Mira, Testando práticas educativas em Jardim-de-Infância: as questões de género e as crianças do Pré-Escolar, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Escola Superior de Educação de Santarém (Co-orientador). |
25. |
Catarina Camacho, Como desenvolver hábitos de alimentação saudável nas crianças?, 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Escola Superior de Educação de Santarém (Orientador). |
26. |
Eunice Lopes, Prática Pedagógica em Educação de Infância. , 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Escola Superior de Educação de Santarém (Orientador). |
27. |
Idália Sousa, Dilemas emergentes da prática pedagógica no contexto de iniciação à prática profissional, 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Escola Superior de Educação de Santarém (Orientador). |
28. |
Ana Margarida Leal, A auto estima na infância, 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Escola Superior de Educação de Santarém (Orientador). |
29. |
Susana Patrícia Sacadura, Tradução pedagógica e competência de aprendizagem, 2010. Dissertação (Mestrado em Didática) - Universidade de Aveiro (Orientador). |
Iniciação científica Scientific initiation |
1. |
Ana Catarina Luz, Aprendizagem à Base de Projectos em cursos de formação de professores e Tutoria no Ensino Superior., 2009. Iniciação científica (Iniciação à Investigação Científica) - Universidade de Aveiro, Bolseiro(a) de Universidade de Aveiro (Orientador). |
Outros Trabalhos Other production |
1. |
Teixeira, Madalena; Santos, Leonor; Silva, Inês. Subcoordenação da coleção Coleção Encontros na Língua Portuguesa - vol.5 - "Plurilinguismo vivido, plurilinguismo desenhado:
estudos sobre a relação dos sujeitos com as línguas" , 2017. |
2. |
Teixeira, Madalena; Santos, Leonor; Silva, Inês. Subcoordenação da coleção Coleção Encontros na Língua Portuguesa – Vol.4 - "Onomástica e identidade do homem em seu meio", 2017. |
3. |
Santos, Leonor. Membro da equipa da ESES de Certificação de Manuais Escolares para o ensino do Português no 2º CEB, 2016. |
4. |
Teixeira, Madalena; Santos, Leonor; Silva, Inês. Subcoordenação da coleção Coleção Encontros na Língua Portuguesa - vol. 3 - "Contextos de formação de novas gerações de falantes
de português no mundo: perspectivas em política, história, língua e literatura", 2016. |
5. |
Santos, Leonor. Júri de seleção de candidatos aos Mestrados que Habilitam para a Docência, 2015. |
6. |
Santos, Leonor. Membro da equipa da ESES de Certificação de Manuais Escolares para o ensino do Português no 2º CEB, 2015. |
7. |
Santos, Leonor. Júri de seleção de candidatos aos Mestrados que Habilitam para a Docência, 2014. |
8. |
Teixeira, Madalena; Santos, Leonor; Silva, Inês. Subcoordenação da coleção Coleção Encontros na Língua Portuguesa – Vol.2 - "Representações sociais do bom professor de português", 2014. |
9. |
Santos, Leonor. Membro da equipa da ESES de Certificação de Manuais Escolares para o ensino do Português no 2º CEB, 2014. |
10. |
Santos, Leonor. Consultora internacional do “Pla d’Acció Tutorial de la Facultat de Ciènces” da Universidade de Girona, 2013. |
11. |
Santos, Leonor. Portas Abertas do IPS (organização), 2013. |
12. |
Santos, Leonor. Júri de seleção de candidatos aos Mestrados que Habilitam para a Docência, 2013. |
13. |
Santos, Leonor. Júri de seleção de candidatos aos Mestrados que Habilitam para a Docência, 2012. |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Santos, Leonor. Participação no júri de Susana Marques de Sá. Diversidade linguística e educação para um futuro sustentável. Que potencialidades nos primeiros anos de escolaridade?, 2012. Tese (Doutoramento em Didática) - Universidade de Aveiro. |
1. |
Santos, Leonor. Participação no júri de Cátia Alexandra Monteiro. Aprendizagem de léxico na abordagem por tarefas em ensino de espanhol língua estrangeira, 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino do Português e de LE (Espanhol) no 3º CEB e Secundário) - Universidade de Aveiro. |
2. |
Santos, Leonor. Participação no júri de Ana Melissa Bettencourt Cerdeira. Avaliação no Jardim de Infância e no 1º Ciclo do Ensino Básico: o uso do portfólio, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação de Infância e Ensino do 1º CEB) - Escola Superior de Educação de Santarém. |
3. |
Santos, Leonor. Participação no júri de Felisberto Dias de Oliveira Viegas. A formação de professores no processo de construção da educação escolar em São Tomé e Príncipe, 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão e Orientação Pedagógica) - Escola Superior de Educação de Santarém. |
4. |
Santos, Leonor. Participação no júri de Andreia Filipa da Costa Crespo. Um estudo sobre o erro ortográfico no 1º e 2º CEB – da identificação às estratégias de intervenção, 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e do 2º CEB) - Escola Superior de Educação de Santarém. |
5. |
Santos, Leonor. Participação no júri de Sara Santos Ferreira. Sensibilização à língua gestual portuguesa: um estudo no 1º Ciclo, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação de Infância e Ensino do 1º CEB) - Escola Superior de Educação de Santarém. |
6. |
Santos, Leonor. Participação no júri de Catarina Salomé Santos Gomes. Intercompreensão e poesia no 1º CEB – Os sons das línguas, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade de Aveiro. |
7. |
Santos, Leonor. Participação no júri de Sónia Marisa dos Santos Monteiro. Utilização de jogos no desenvolvimento do sentido espacial, 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e do 2º CEB) - Escola Superior de Educação de Santarém. |
8. |
Santos, Leonor. Participação no júri de Ana Alexandra Curvelo. Diversidade (intra)linguística no 1º ciclo do ensino básico, 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade de Aveiro. |
9. |
Santos, Leonor. Participação no júri de Luzia Moreira. As línguas Estrangeiras na Educação Pré-Escolar: representações dos Encarregados de Educação, 2012. Dissertação (Mestrado em Didática) - Universidade de Aveiro. |
10. |
Santos, Leonor. Participação no júri de Carla Machado. Plurilinguismo e línguas românicas: um estudo no 3º ano de escolaridade, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade de Aveiro. |
11. |
Santos, Leonor. Participação no júri de Mariana Neto. Intercompreensão e línguas românicas no 3º ano de escolaridade, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade de Aveiro. |
12. |
Santos, Leonor. Participação no júri de António Nogueira. A biblioteca escolar no Estado Novo: meta-análise do Boletim Escola Portuguesa entre 1943 e 1974, 2012. Dissertação (Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares) - Universidade Aberta. |
13. |
Santos, Leonor. Participação no júri de Ana Sofia Reis. Aquisição de vocabulário no 1º ciclo, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação de Infância e Ensino do 1º CEB) - Escola Superior de Educação de Santarém. |
14. |
Santos, Leonor. Participação no júri de Mariana Antunes. A importância da consciência fonológica na aprendizagem da leitura, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação de Infância e Ensino do 1º CEB) - Escola Superior de Educação de Santarém. |
15. |
Santos, Leonor. Participação no júri de Carla Rijo. Abordar as línguas, desenvolver a competência linguística, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade de Aveiro. |
16. |
Santos, Leonor. Participação no júri de Cristina Grilo. O desempenho ortográfico de crianças do 2º ano, 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e do 2º CEB) - Escola Superior de Educação de Santarém. |
Exame de qualificação de doutoramento Phd qualification test |
1. |
Santos, Leonor. Participação no júri de Ana Rita Gorgulho. A avaliação do ensino e aprendizagem da língua portuguesa , 2017. Exame de qualificação (Programa Doutoral em Educação, Ramo de Supervisão e Avaliação) - Universidade de Aveiro. |
2. |
Santos, Leonor. Participação no júri de Stéphanie Tavernier Pereira. Aprendizagem precoce de uma 3ª língua em contexto de ensino bilingue: possibilidades de tratamento didático, 2013. Exame de qualificação (Doutoramento em Educação, especialização em Didática das Línguas) - Universidade de Aveiro. |
1. |
Santos, Leonor. Participação no júri de
Andreia Filipa Alves e Maria Inês Marques. Relatório de Estágio, 2014. Outra, Escola Superior de Educação de Santarém.
|
2. |
Santos, Leonor. Participação no júri de
Ana Filipa Mendes e Daniela Saraiva Martins . Relatório de Estágio, 2014. Outra, Escola Superior de Educação de Santarém.
|
Participação em eventos Event participation |
Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee |
1. |
VI SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa, 2017 (Simpósio). Cidade do evento: Santarém. |
2. |
“O Segredo do Homem é a própria infância. O direito à cultura desde a infância”. , 2014 (Outra). Nome do evento: XXII Jornadas da Prática Profissional. . |
3. |
Educação para (e em contextos de) diversidade, 2013 (Outra). Nome do evento: XX Jornadas da Prática Profissional. |
4. |
“Ensinar e aprender português num mundo plural”, 2013 (Encontro). Nome do evento: III Encontro Internacional do Português / III Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa. |
5. |
Investigar em Educação, 2012 (Outra). Nome do evento: XVIII Jornadas da Prática Profissional . |
6. |
Novos desafios no ensino do português, 2012 (Encontro). Nome do evento: II Encontro Internacional do Português . |
7. |
III Encontro Nacional de Educação Básica, 2012 (Encontro).
|
8. |
IV Congresso Internacional EdiLiC, subordinado ao tema “Sensibilização à diversidade linguística e didáticas: investigação,
práticas educativas e formação”, 2012 (Congresso). Nome da Instituição: EDILIC. |
Participação como Moderador Participation as Chairman |
1 |
Mesa-redonda sobre ensino da língua portuguesa, 2017 (Mesa-Redonda). Nome do evento: VI SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa; Cidade do evento: Santarém. |
2. |
Tertúlia sobre o direito à cultura desde a infância / Fórum «Os direitos das crianças e jovens», 2014 (Outra). Nome do evento: XXII Jornadas da Prática Profissional. |
3. |
Painéis 5 e 15 do Eixo Temático “Português (língua materna e não materna) e Competência Plurilingue e Intercultural”, 2013 (Encontro). Nome do evento: III Encontro Internacional do Português & III Simpósio Internacional de Língua Portuguesa. |
4. |
Workshop: "How to design teaching materials for different age groups", 2013 (Outra). Nome do evento: XX Jornadas da Prática Profissional. |
5. |
Painel II, 2012 (Outra). Nome do evento: Encontro sobre o Ensino da Gramática; Nome da Instituição: Departamento de Línguas e Literatura. |
6. |
Painel “Investigação na (nova) formação de docentes – relatos de experiências, 2012 (Outra). Nome do evento: XVIII Jornadas da Prática Profissional. |
7. |
“Abordar as línguas, educar para a diversidade: possibilidades curriculares nos primeiros anos de escolaridade”, 2012 (Conferência). Nome do evento: XIX Jornadas da Prática Profissional. |
8 |
Diversidade Linguística e Cultural e experiências de ensino, 2012 (Mesa-Redonda). Nome do evento: 4º Congresso Internacional EdiLiC. . |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
Tutoria(s) e/ou orientação tutorial: que objetivos? Que práticas? Que potencialidades? Que limitações?, 2015 (Seminário). Nome do evento: Pensar e Partilhar Práticas de Qualidade no Ensino Superior; Nome da Instituição: Projeto "Pensar e Partilhar Práticas de Qualidade no Ensino Superior - 3P QUALES"; Cidade do evento: Santarém / ESE-IPSantarém. |
2. |
A licenciatura em Educação Básica: balanços e perspetivas, 2010 (Seminário). Nome da Instituição: Grupo de Missão para a Implementação do Processo de Bolonha (UA). |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Santos, Leonor. Indagatio Didactica, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
2. |
Santos, Leonor. Revista da UIIPS (Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém), Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
3. |
Santos, Leonor. Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Função ou tipo de participação: Outro.
|
4. |
Santos, Leonor. Revista Portuguesa de Pedagogia, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
5. |
Santos, Leonor. On The Horizon, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
48 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
20 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
10 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
10 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
10 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
7 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
3 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
18 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
11 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
7 |
Produção técnica Technical production |
67 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
67 |
Dados complementares (Additional data) |
88 |
Orientações Orientations |
31 |
Outros Trabalhos Other production |
13 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
21 |
Participação em Eventos Event participation |
18 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
5 |
Visualizações do curriculum [
2525
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
08-02-2020
às
04:20:04
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|