Ana Sucena Santos
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
29/01/2018 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Ana Sucena Santos |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Sucena, A. |
Categoria profissional
Position |
Professor Adjunto |
Endereço profissional
Professional address |
Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 400 4200-072 Porto Portugal Telefone: (+351)222061000 Correio electrónico: asucena@estsp.ipp.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2005 |
Doutoramento Phd |
Doutoramento em Psicologia
(5 anos » years)
.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
1994-1999 |
Licenciatura Licentiate degree |
Psicologia
(5 anos » years)
.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2014 |
Curso de curta duração Short course |
Formação prática em Recipp e DeGóis.
Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto,
Portugal.
|
2013 |
Curso de curta duração Short course |
Oportunidades & Desafios em Saúde, Alterações Demográficas e Bem-estar.
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto,
Portugal.
|
2013 |
Curso de curta duração Short course |
Apresentação da Unidade de e-learning do Politécnico do Porto.
Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto,
Portugal.
|
2012 |
Curso de curta duração Short course |
A Saúde e o Estado Social.
Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto,
Portugal.
|
2012 |
Curso de curta duração Short course |
IPP | Fórum da Investigação Científica do Instituto Politécnico do Porto .
Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto,
Portugal.
|
2012 |
Curso de curta duração Short course |
DSM-V:O que significam na prática para as famílias e indivíduos com Autismo.
Associação de Pais e EE de Alunos com Perturbações do Espectro do Autismo,
Portugal.
|
2011 |
Curso de curta duração Short course |
Acordo Ortográfico: Principais Alterações e Ferramentas de Aplicação.
Politécnico do Porto,
Portugal.
|
2010 |
Curso de curta duração Short course |
Curso de Russo nível A2.
Faculdade de Letras da Universidade do Porto,
Portugal.
|
2009 |
Curso de curta duração Short course |
Curso de Russo nível A1.
Faculdade de Letras da Universidade do Porto,
Portugal.
|
2007 |
Curso de curta duração Short course |
Curso de Castelhano, nível B1.
Faculdade de Letras da Universidade do Porto,
Portugal.
|
2006 |
Curso de curta duração Short course |
Neurofisiologia.
Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto,
Portugal.
|
2006 |
Curso de curta duração Short course |
Curso de Castelhano, nível A2.
Faculdade de Letras da Universidade do Porto,
Portugal.
|
2006 |
Curso de curta duração Short course |
Problem Based Learning.
Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto,
Portugal.
|
2005 |
Curso de curta duração Short course |
Curso de Castelhano, nível A1.
Faculdade de Letras da Universidade do Porto,
Portugal.
|
2003-2004 |
Outros Others |
Desenvolveu trabalho de dout. no Laboratório de Psicologia Experimental. Universite Libre de Bruxelles,
Bélgica.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Centro de Investigação e Intervenção na Leitura |
Mai/2015-Actual |
Investigador-coordenador |
Mai/2010-Actual |
Professor Adjunto |
Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto |
Out/1999-Actual |
Professor Adjunto |
Universidade Católica Portuguesa |
Set/2005-Jul/2008 |
Professor Auxiliar |
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto |
Nov/1999-Dez/2000 |
Professor Adjunto |
Centro de Emprego de Matosinhos |
Abr/2000-Jul/2000 |
Professor Adjunto |
Centro de Emprego do Porto Oriental |
Abr/2000-Mai/2000 |
Professor Adjunto |
Oficina de Trabalho de Gondomar |
Set/1999-Dez/1999 |
Professor Adjunto |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia do Desenvolvimento (Cursos de Audiologia e Terapia da Fala): aulas teóricas e teórico-práticas(Docente)
- Psicologia (Curso de Neurofisiologia): aulas teóricas e teórico-práticas(Docente)
- Psicopedagogia (Curso de Terapia da Fala): aulas teóricas e teórico-práticas(Docente)
- Processo de TO em Crianças (PBL)(Docente)
- Processo de TO em Crianças e Jovens (PBL)(Docente)
- Processo de TO em Adultos I (PBL)(Docente)
- Educação para a Saúde (Curso de Farmácia)(Docente)
|
Curso»Academic program: Unidades curriculares lecionadas no 2º ciclo na ESS Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Comportamento Organizacional (1º ano – Mestrado em Gestão das Organizações)(Docente)
- Complementos de Gestão - Gestão de Recursos Humanos (1º ano – Mestrado em Gestão das Organizações)(Docente)
- A Fisioterapia na Promoção da Saúde em diferentes Comunidades (1º ano – Mestrado em Fisioterapia)(Docente)
- Comunicação e Informação em Farmácia (1º ano – Mestrado em Aconselhamento e Informação em Farmácia)(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia: leccionação de aulas teóricas e teórico-práticas(Regente)
- Psicopedagogia: leccionação de aulas teóricas.(Regente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Seminário Dinâmica de Grupos: aulas teórico-práticas (Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Seminários em Cardiopneumologia: aulas teórico-práticas (Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Neurobiologia: aulas teórico-práticas (Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia da Educação: aulas teórico-práticas (Docente)
|
Universidade Católica Portuguesa |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Estudo da Criança e do Jovem com Necessidades Educativas Especiais(Regente)
- Intervenção Educativa em Educação Especial(Regente)
- Estudo da Criança e do Jovem com Necessidades Educativas Especiais(Docente)
- Intervenção Educativa em Educação Especial.(Docente)
- Estudo da Criança e do Jovem com Necessidades Educativas Especiais(Regente)
- Estudo da Criança e do Jovem com Necessidades Educativas Especiais(Docente)
- Percepção, Memória e Aprendizagem(Regente)
- Percepção, Memória e Aprendizagem(Docente)
- Aprendizagem da Leitura e da Escrita(Regente)
- Aprendizagem da Leitura e da Escrita(Docente)
|
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Apoio às aulas práticas da disciplina de Psicologia Social(Monitor)
|
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto |
Jan/2012-Actual |
|
Membro convidado do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Tecnologia da Saúde |
Jan/2009-Actual |
|
Membro do Júri de Selecção das Licenciaturas em Cardipneumologia e Fisioterpia no Processo de Acesso ao Ensino Superior para
Maiores de 23 Anos |
Jan/2006-Actual |
|
Membro da Comissão de Acompanhamento e Supervisão do Processo de Acesso ao Ensino Superior para Maiores de 23 Anos no Instituto
Politécnico do Porto |
Jan/2013-Abr/2013 |
|
Membro convidado do Conselho Científico da ESS-IPP |
Jan/2005-Dez/2010 |
|
Vogal do Conselho Científico da Escola Superior de Tecnologia da Saúde |
Jan/2007-Dez/2008 |
|
Membro em cada um dos Júris de Selecção das Licenciaturas da Escola Superior de Tecnologia da Saúde (13 Júris), no Processo
de Acesso ao Ensino Superior para Maiores de 23 Anos |
Jan/2006-Dez/2006 |
|
Membro do Júri de Selecção da Licenciatura em Terapêutica da Fala no Processo de Acesso ao Ensino Superior para Maiores de
23 Anos |
Universidade Católica Portuguesa |
Set/2006-2008 |
|
Foi vogal do Conselho Científico da FACIS-UCP |
Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto |
Set/2012-Actual |
|
-
Representante da área técnico-científica de CSH na Comissão de Acompanhamento e Avaliação dos Cursos: Terapêutica Ocupacional;
Farmácia; Terapêutica da Fala; Neurofisiologia. |
Dez/2012-Abr/2013 |
|
-
Coordenação da área Técnico-Científica de Ciências Sociais e Humanas |
Set/2007-Dez/2008 |
|
-
Coordenação da área Científica de Ciências Sociais e Humanas |
Jan/2001-Dez/2002 |
|
-
Coordenação do Sub-departamento de Psicologia/Ciências do Comportamento da ESTSP. |
Universidade Católica Portuguesa |
Set/2005-2008 |
|
-
Coordenadora Científica no Mestrado em Educação Especial. Reformulou o plano de estudos do Mestrado em Educação Especial:
domínio cognitivo-motor (2007/08) |
Set/2005-2008 |
|
-
Coordenadora Científica no Mestrado em Educação Especial. Preparou o plano de estudos do Mestrado em Educação Especial, domínio
da comunicação e da linguagem, que viria a ser desenvolvido na FACIS-UCP em 2008/ 09 |
Atividades de Serviços técnicos especializados (Specialized technical services activities)
Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto |
Fev/2013-Actual |
|
Serviço realizado»Executed service: Colabora com a Clínica Pedagógica desde o seu processo de formação. Faz parte do grupo de profissionais agregados à Clínica
Pedagógica, especificamente ao nível da avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura. |
Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)
Mai/2015-Actual |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - No âmbito do CiiL foi celebrado um protocolo entre o P.Porto, a Câmara Municipal do Porto e o Ministério da Educação |
Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto |
Jun/2013-Jun/2013 |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Organização do Seminário "Desafios da 4.ª idade: Saúde, Lazer e Bem-estar". Seminário dinamizado pelo Prof. Doutor Félix Neto,
professor catedrático na FPCE-UP |
Out/2012-Out/2012 |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Organização do seminário: "Apresentação do Projeto A Ler Vamos". Seminário dinamizado pela Prof. Doutora Joana Cruz |
Mai/2012-Mai/2012 |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Organização do Seminário: "Desenvolvimento na pessoa surda: bilinguismo e questões de integração". Seminário dinamizado pelas
Prof. Doutoras Selene Vicente e Orquídea Coelho, professoras auxiliares na FPCE-UP |
Jan/2012-Jan/2012 |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Organização do Seminário: "Orientações para os profissionais da saúde na abordagem de situações de maus tratos" dinamizado
pela Dra. Ana Sofia Neiva, psicóloga do Instituto da Segurança Social, Núcleo de Crianças e Jovens |
Dez/2011-Dez/2011 |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Organização do Seminário: "Reabilitação Cognitiva nos Processos Demenciais" dinamizado pela Dra. Manuela Santos, neuropsicóloga
no Hospital da Arrábida |
Nov/2010-Nov/2010 |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Organização do Seminário: "Bateria de Avaliação Neuropsicológica PALPA". Seminário dinamizado pela Prof. Doutora Inês Gomes,
professora associada na UFP |
Fev/2010-Fev/2010 |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Organização do Seminário: "Apresentação da PRP: Prova de Reconhecimento de Palavras". Seminário dinamizado pela Prof. Doutora
Fernanda Leopoldina Viana, professora associada no IE-UM |
Atividades de Formação Profissional (Professional education activities)
Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto |
Set/1999-
Actual
|
|
Formação profissional»Professional education: - Organiza em cada ano letivo visitas de estudo a instituições educativas, de integração ocupacional/ profissional e ocupacionais
para a terceira idade, no âmbito das aulas práticas e teórico-práticas de Psicologia do Desenvolvimento e de Psicopedagogia.
|
Centro de Emprego de Matosinhos |
Abr/2000-Jul
/
2000
|
|
Formação profissional»Professional education: - Formação na área das Competências de Empregabilidade e Promoção da Auto-Estima (no âmbito do PNE / PREAMP). - Formação na área do Balanço de Competências
|
Centro de Emprego do Porto Oriental |
Abr/2000-Mai
/
2000
|
|
Formação profissional»Professional education: - Formação na área das Competências de Empregabilidade e Promoção da Auto-Estima (no âmbito do PNE / PREAMP). - Formação na área do Balanço de Competências
|
Oficina de Trabalho de Gondomar |
Set/1999-Dez
/
1999
|
|
Formação profissional»Professional education: - Formação na área das Competências de Empregabilidade e Promoção da Auto-Estima (no âmbito do PNE / PREAMP). - Formação na área do Balanço de Competências.
|
Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Jan/2015-Actual |
|
Atividade realizada»Activity: Coordenação científica de Centro de Investigação e Intervenção. Criado em parceria entre o Instituto Politécnico do Porto,
a Câmara Municipal do Porto e o Ministério da Educação |
Jan/2016-Dez/2017 |
|
Atividade realizada»Activity: Projeto de desenvolvimento de um software de apoio à aprendizagem da leitura, numa parceria IPP-Porto Editora |
Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto |
Set/2014-Actual |
|
Atividade realizada»Activity: Colabora com a equipa do departamento de Educação da Câmara Municipal do Porto |
Set/2014-Ago/2015 |
|
Atividade realizada»Activity: Implementação piloto do Graphogame ao nível do 1º ciclo no Concelho do Porto |
Jan/2012-2015 |
|
Atividade realizada»Activity: Adaptação para Português Europeu do software Graphogame |
Set/2011-2015 |
|
Atividade realizada»Activity: Colaboração com o projeto A Ler Vamos. A colaboração envolveu a recolha e análise de dados para obtenção de dados de referência
relativos ao TIL e ALEPE |
Jan/2004-Dez/2006 |
|
Atividade realizada»Activity: Integrou o projeto de investigação “Aprendizagem da Leitura e da Escrita: Comparação Trans-linguística entre Crianças Portuguesas
e Espanholas" projeto financiado pela Acção Integrada Luso-Espanhola nº E-63. |
Universidade Católica Portuguesa |
Set/2006-2008 |
|
Atividade realizada»Activity: Desempenhou o cargo de coordenação científica do Mestrado em Educação Especial na FACIS-UCP |
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2009-2012 Relação entre consciência morfológica, consciência fonológica, vocabulário e aprendizagem da leitura |
Referência do projeto»Project reference: CESC/ FCT. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
2006-2009 A descodificação de vogais em palavras polissilábicas no caso da dislexia em português europeu. |
Referência do projeto»Project reference: POCI/PSI/58995/2004. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
Outro Tipo de Participação Other kind of participation |
2018- Aprovação condicionada do Programa de promoção da Aprendizagem da Língua Portuguesa |
Referência do projeto»Project reference: NORTE-08-5266-FSE-000095.
|
2012- Avaliar para prevenir: estudos e tracking e validação dos inventários de desenvolvimento comunicativo de MacArthur-Bates para
o português europeu
|
Referência do projeto»Project reference: PTDC/MHC-PED/4725/2012.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Russo (Razoavelmente). |
Fala Speaking |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Russo (Razoavelmente). |
Lê Reading |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Russo (Razoavelmente). |
Escreve Writing |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Russo (Razoavelmente). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
1999 |
Prémio da Fundação Engenheiro António de Almeida pela conclusão da licenciatura com a média mais elevada da Faculdade de Psicologia
e de Ciências da Educação da Universidade do Porto ,
Universidade do Porto.
|
2012 |
Prémio PAPRE 2012 (Programa de Apoio à Publicação em Revistas Científicas de Elevada Qualidade do IPP). |
2006 |
Prémio CEGOC 2006 pela realização da ALEPE: Bateria de Avaliação da Leitura em Português Europeu. |
2014 |
Bolsa Ibero-Americana para Jovens Professores e Investigadores,
ao abrigo do Acordo entre o IPP e o Banco Santander-Totta e do Regulamento de Bolsas Ibero-americana.
|
2017 |
Prémio PAPRE 2017 (Programa de Apoio à Publicação em Revistas Científicas de Elevada Qualidade do IPP). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual |
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro.
|
2014- Actual |
Centro Luso-Brasileiro de Estudos, Projetos e Inovação do Instituto Politécnico do Porto, Membro.
|
Dez/2013 - Actual |
Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho, Membro Integrado.
|
2013- Actual |
Centro de Psicologia da Universidade do Porto, Membro Colaborador.
|
2013- Actual |
Centro de Estudos do Movimento e Atividade Humana (CEMAH) da ESS-IPP, Membro.
|
Jan/2006 - Actual |
Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, Membro.
|
2003- Actual |
Sociedade Portuguesa de Psicologia, Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Viana, F.L.; Cadime, I.; Silva, C.; Santos, A. L; Ribeiro, I.; Santos, S.; Lima, R.; Costa, J.; Acosta, V.; Meira, A.; Sucena, A.; Lucas, M. I; Monteiro, J.. 2017. Inventários de Desenvolvimento Comunicativo MacArthur-Bates. ed. 1, ISBN: 978-989-8619-25-9. Maia: Lusoinfo Multimédia SA. |
|
|
|
2. |
J.P., Oliveira; S., Braga T. M; Viana, F.L.; Sucena, A.. 2014. Alfabetização em países de língua portuguesa: pesquisa e intervenção.. ed. 1. S.Paulo: Editora CRV. |
|
|
|
3. |
Sucena, A.; Castro, S.L.. 2011. ALEPE - Avaliação da Leitura em Português Europeu [ALEPE. Assessment of reading skills in European Portuguese]. . ed. 1, ISBN: 978-972-8817-85-9. Lisboa: CEGOC-TEA. |
|
|
|
4. |
Sucena, A.; Castro, S.L.. 2010. Aprender a Ler e Avaliar a Leitura. O TIL: Teste de Idade de Leitura.. ed. 2. Coimbra: Almedina. |
|
|
|
5. |
Sucena, A.. 2009. Aprender a Ler e Avaliar a Leitura. O TIL: Teste de Idade de Leitura.. ed. 2. Coimbra: Almedina. |
|
|
|
6. |
Sucena, A.. 2008. Aprender a Ler e Avaliar a Leitura. O TIL: Teste de Idade de Leitura.. ed. 1. Coimbra: Almedina. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Viana, F.L.; Sucena, A.. 2014. Afabetização em países de língua portuguesa: pesquisa e intervenção. In A avaliação da leitura. Necessidades, complexidades e instrumentos, 67 - 84. . São Paulo: CRV. |
|
|
|
2. |
Sucena, A.; Viana, F.L.; Ribeiro, I.; Cadime, I.. 2014. Alicerces da aprendizagem da leitura e da escrita. In Ler para ser. Os caminhos, antes, durante e… depois de aprender a ler, 15 - 31. . Coimbra: Almedina. |
|
|
|
3. |
Sucena, A.; Castro, S.L.. 2012. ALEPE - Bateria de Avaliação da Leitura em Português Europeu. In Instrumentos e contextos de avaliação psicológica, 25 - 39. . Coimbra: Almedina. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Fernandes, T.; Araújo, S.; Sucena, A.; Reis, A.; Castro, S.L.. 2017. "The 1-min Screening Test for Reading Problems in College Students: Psychometric Properties of the 1-min TIL", Dyslexia 23, 1: 66 - 87.
|
|
|
|
2. |
Sucena, A.; Carneiro, J.F.; Almeida, F. G; Viana, F.L.. 2017. "Screening Reading Abilities: a Comparison Between Engineering, Education, Health and Psychology Portuguese College Students", International Journal of Engineering Education 33, 1: 151 - 161. |
|
|
|
3. |
Sucena, A.. 2017. "Sensibilidade precoce às combinações ortográficas entre crianças falantes do português europeu. Da investigação às práticas:
estudos de natureza educacional", Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional? 7, 3: 26 - 40.
|
|
|
|
4. |
Sucena, Ana; Silva, Ana F; Viana, Fernanda L. 2016. "Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame1", Letrônica 9, 2: 200 - 212.
|
|
|
|
5. |
Vilhena, D.; Sucena, A.; Castro, S.L.; Pinheiro, Â. M. 2016. "Reading Test—Sentence Comprehension: An Adapted Version of Lobrot's Lecture 3 Test for Brazilian Portuguese", Dyslexia 21, 1: 47 - 63. |
|
|
|
6. |
Sucena, A.; Viana, F.L.; Cruz, J.; Silva, A. F. 2015. "Portuguese Foundation Graphogame: Preliminary Results", In Proceedings of the 17th European Conference on Developmental Psychology, Braga., 1: 259 - 262. |
|
|
|
7. |
Sucena, A.; Carneiro, J.F.; Almeida, F. G. 2014. "Assessing reading abilities of mechanical engineering college students: a prospective study.", International Journal of Engineering Education 30, 2: 378 - 387. |
|
|
|
8. |
Viana, F.L.; Silva, C.; Sucena, A.; Vale, A.P.; Ribeiro, I.. 2014. "A PCM – Prova de Consciência Morfológica. Contributos para a sua validação", Calidoscópio 3, 12: 335 - 344. |
|
|
|
9. |
Sucena, A.; Carneiro, J.F.; Vale, A.P.; Viana, F.L.. 2013. "The relationship between phonological awareness time and reading abilities: an assessment using self-organizing maps", International Journal on Disability and Human Development 12, 3: 341 - 346.
|
|
|
|
10. |
Duncan, L.G.; Castro, S.L.; Defior, S.; Seymour, P.H.K.; Baillie, S.; Leybaert, J.; Mousty, P.; Genard, N.; Sarris, M.; Porpodas, C.D.; Lund, R.; Sigurdsson, B.; Thráinsdóttir, A.S.; Sucena, A.; Serrano, F.. 2013. "Phonological development in relation to native language and literacy: Variations on a theme in six alphabetic orthographies", Cognition 127, 3: 398 - 419. |
|
|
|
11. |
Sucena, A.. 2011. "Prevalência da dislexia entre Crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico Falantes do Português Europeu", Revista Lusófona da Educação, 18: 45 - 56. |
|
|
|
12. |
Serrano, F.; Genard, N.; Sucena, A.; Defior, S.; Alegria, J.; Mousty, Ph.; Leybaert, J.; Castro, S.L.; Seymour, P.H.K.. 2011. "Variations in Reading and Spelling Acquisition in Portuguese, French and Spanish: A cross-linguistic comparison", Journal of Portuguese Linguistics, 9-10: 183 - 204. |
|
|
|
13. |
Sucena, A.; Castro, S.L.; Seymour, P.H.K.. 2009. "Developmental dyslexia in an orthography of intermediate depth: The case of European Portuguese", Reading and Writing 22, 7: 791 - 810. |
|
|
|
14. |
Sucena, A.; Castro, S.L.. 2007. "Consciência Fonológica e Conhecimento das Relações Letra-Som no 1º Ano de Aprendizagem da Leitura: Estudo longitudinal", Educação: Temas e Problemas, 4: 119 - 140. |
|
|
|
15. |
Sucena, A.. 2007. "Programa de treino de competências fonológicas para crianças em idade pré-escolar", 4º Encontro Internacional de Investigação em Leitura, Literatura e Ilustração Infantil, 1: 0 - 0. |
|
|
|
16. |
Sucena, A.. 2007. "Apresentação do TIL: Teste de Idade de Leitura.", 4º Encontro Internacional de Investigação em Leitura, Literatura e Ilustração Infantil , 1: 0 - 0. |
|
|
|
17. |
Neto, F.; Sucena, A.. 2004. "Gender Role Stereotyping in Radio Advertisements: A Portuguese and Cross-national Analysis", Journal of Radio Studies 11, 1: 131 - 145.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Sucena, A.; Viana, F.L.; Cruz, J.; Silva, A. F. 2015. "Graphogame Português Alicerce: software de apoio a crianças disléxicas", Trabalho apresentado em IX Conferência Internacional de TIC na Educação, In Atas do IX Conferência Internacional de TIC na Educação, Braga. |
|
|
|
2. |
Franco, J.; Tavares, D.; Sucena, A.. 2014. "Analysis of the alterations induced by working memory in the electroencephalogram", Trabalho apresentado em 2nd IPLeiria Internationa Health Congress, In Abstracts of the 2nd IPLeiria Internationa Health Congress IN Revista de Saúde Pública, Leiria. |
|
|
|
3. |
Sucena, A.; Cruz, J.; Viana, F.L.. 2014. "Apresentação da versão portuguesa do Graphogame: software de apoio a crianças disléxicas", Trabalho apresentado em 10º Encontro Nacional | 8º internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, In Atas do 10º Encontro Nacional | 8º internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga. |
|
|
|
4. |
Santos, Ana S; Cruz, Joana; Almeida, M; Amaral, J.; Monteiro, L; Constante, P.; Silva, T; Lopes, E; Pinto, P.; Viana, F.L.. 2014. "Longitudinal data on Portuguese early reading acquisition", Trabalho apresentado em 10º Encontro Nacional | 8º internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, In Atas do 10º Encontro Nacional | 8º internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga. |
|
|
|
5. |
Sucena, A.; Cruz, J.; Viana, F.L.. 2013. "Longitudinal data on Portuguese early reading acquisition", Trabalho apresentado em International Conference of Current Trends in Reading Research, In International Conference of Current Trends in Reading Research, Madrid. |
|
|
|
6. |
Sucena, A.; Castro, S.L.. 2013. "Reading Assessment Battery for Portuguese (ALEPE)", Trabalho apresentado em International Conference of Current Trends in Reading Research, In International Conference of Current Trends in Reading Research, Madrid. |
|
|
|
7. |
Sucena, A.; Cruz, J.; Almeida, M; Amaral, J.; Monteiro, L; Ferreira, C; Macedo, A; Constante, P.; Barros, P.; Lopes, E; Pinto, P.; Viana, F.L.. 2013. "Influência de variáveis sociodemográficas na aprendizagem da leitura: um estudo transversal no concelho de Matosinhos", Trabalho apresentado em 9.º Encontro Nacional (7.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração , In Atas do 9.º Encontro Nacional (7.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga. |
|
|
|
8. |
Cruz, J.; Sucena, A.; Almeida, M; Pinto, P.; Constante, P.; Monteiro, L; Lopes, E; Amaral, J.; Silva, T. 2013. "Relação entre o resultado no TIL e o resultados a português no exame nacional do 4º ano", Trabalho apresentado em XXII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, In CD de Programa e Resumos do XXII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga. |
|
|
|
9. |
Sucena, A.; Castro, S.L.. 2012. "The acquisition of orthographic representations: a longitudinal study with Portuguese first graders", Trabalho apresentado em 13th International Conference of the EARLI Special Interest Group of Writing, In Book of abstracts of the 13th International Conference of the EARLI Special Interest Group of Writing, Porto. |
|
|
|
10. |
Sucena, A.; Serrano, F.; Castro, S.L.; Delfior, S. 2012. "Spelling acquisition: A cross-linguistic comparison between Portuguese and Spanish first graders", Trabalho apresentado em 13th International Conference of the EARLI Special Interest Group of Writing. , In Book of abstracts of the 13th International Conference of the EARLI Special Interest Group of Writing. , Porto. |
|
|
|
11. |
Sucena, A.. 2006. "Programa de treino de competências fonológicas para crianças em idade pré-escolar", Trabalho apresentado em 4º Encontro Internacional de Investigação em Leitura, Literatura e Ilustração Infantil. , In CD de Actas do Congresso., Braga. |
|
|
|
12. |
Sucena, A.; Castro, S.L.. 2007. "Apresentação do TIL: Teste de Idade de Leitura", Trabalho apresentado em 4º Encontro Internacional de Investigação em Leitura, Literatura e Ilustração Infantil, In 4º Encontro Internacional de Investigação em Leitura, Literatura e Ilustração Infantil, Braga. |
|
|
|
13. |
Vale, A.P.; Viana, F.L.; Sucena, A.. 2007. "A descodificação de vogais em palavras polissilábicas no caso da dislexia em português europeu", Trabalho apresentado em II Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, In II Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, Porto. |
|
|
|
14. |
Sucena, A.. 2006. "Adaptação para Português Europeu do Teste de Descodificação e Compreensão de Leitura Lobrot L3. In Associación Española de
Logopedía Foniatría y Audiología – Eds", Trabalho apresentado em 25 Congreso Internacional de AELFA, In 2º Encuentro Iberoamericano de Logopedia, Granada. |
|
|
|
15. |
Sucena, A.; Castro, S.L.. 2006. "Processos Cognitivos desenvolvidos na Fase Inicial da Aprendizagem da Leitura e da Escrita em Português Europeu", Trabalho apresentado em I Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, In I Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, Aveiro. |
|
|
|
16. |
Sucena, A.; Castro, S.L.. 2006. "Bateria de provas de Avaliação da Leitura em Português Europeu", Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga. |
|
|
|
17. |
Sucena, A.. 2005. "Estratégias Fonológicas e Ortográficas na Aprendizagem da Leitura em Português Europeu", Trabalho apresentado em el II Congresso Hispano-Portugués de Psicología, In Actas de las comunicaciones y pósters presentados en el II Congresso Hispano-Portugués de Psicología , Lisboa. |
|
|
|
18. |
Duncan, L.G.; Seymour, P.H.K.; Genard, N.; Leybaert, J.; Lund, R.; Sigurdsson, B.; Sucena, A.; Castro, S.L.; Serrano, F.; Defior, S.. 2005. "Phonological development in English, French, Icelandic, Portuguese and Spanish: tracing the effects of speech rythm and literacy
acquisition", Trabalho apresentado em ESCOP, In ESCOP, Leiden. |
|
|
|
19. |
Sucena, A.; Genard, N.; Castro, S.L.; Leybaert, J.; Alegria, J.; Mousty, P.. 2004. "Effects of Orthographic Complexity in European Portuguese and French: a Cross-Sectional Study between grade 1 and grade 4", Trabalho apresentado em Society of Scientific Studies in Reading, In Society of Scientific Studies in Reading, Amesterdão. |
|
|
|
20. |
Genard, N.; Sucena, A.; Serrano, F.; Delfior, S; Alegria, J.; Castro, S.L.; Leybaert, J.; Mousty, Ph.. 2003. "Variation in reading and spelling acquisition in French, Portuguese and Spanish: A cross-linguistic comparison", Trabalho apresentado em ESCOP (European Society of Cognitive Psychology) XIII Conference, In ESCOP (European Society of Cognitive Psychology) XIII Conference, Granada. |
|
|
|
21. |
Sucena, A.; Castro, S.L.. 2003. "The Role of Orthographic Consistency in Naming Words and Pseudo-Words: A Cross Sectional Analysis from the 1st to the 4th
Grades in European Portuguese", Trabalho apresentado em 6th British Dyslexia Association International Conference DYSLEXIA: The Dividends from Research to Policy and Practic, In 6th British Dyslexia Association International Conference DYSLEXIA: The Dividends from Research to Policy and Practice, Warwick. |
|
|
|
22. |
Sucena, A.; Genard, N.; Serrano, F.; Castro, S.L.; Alegria, J.; Leybaert, J.; Mousty, Ph.; Delfior, S. 2003. "Phonological awareness development: A cross-linguistic comparison between Portuguese, Belgian and Spanish first graders", Trabalho apresentado em ESCOP (European Society of Cognitive Psychology), XIII Conference, In ESCOP (European Society of Cognitive Psychology), XIII Conference, Granada. |
|
|
|
23. |
Sucena, A.; Vicente, S; Castro, S.L.. 2003. "Explicit awareness of onsets, syllables and rimes in CV or CVC syllables in European Portuguese", Trabalho apresentado em European Federation of Psychologists’ Associations, In European Federation of Psychologists’ Associations, Viena. |
|
|
|
24. |
Neto, F.; Sucena, A.. 2000. "Crenças sobre a saúde na população portuguesa", Trabalho apresentado em I Congresso Hispano-Português de Psicologia, In I Congresso Hispano-Português de Psicologia, Santiago de Compostela. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Sucena, A.. 2006. "Apresentação do TIL: Teste de Idade de Leitura para falantes do português europeu. ", Trabalho apresentado em 4º Encontro Internacional de Investigação em Leitura, Literatura e Ilustração Infantil, In CD de Actas do Congresso, Braga. |
|
|
|
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Sucena, A.. 2011. "ALEPE - Avaliação da Leitura em Português Europeu [ALEPE. Assessment of reading skills in European Portuguese].", 116 pp.. Lisboa: CEGOC-TEA. Teste de avaliação Psicológica. |
2. |
Sucena, A.. 2010. "Aprender a Ler e Avaliar a Leitura. O TIL: Teste de Idade de Leitura.". Coimbra: Almedina. Teste de Avaliação Psicológica. |
Software sem registo ou patente Software without patent or official record |
1. |
Sucena, A.. Programa computacional para recolha, gravação e análise de dados relacionados com tarefas de leitura o âmbito da publicação
de ALEPE.,2011. |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Sucena, A.; Silva, A. F; Garrido, C.; Mata, M. J; Teixeira, J.; Afonso, A.; Marques, P. F. Programa de promoção da aprendizagem da leitura e combate ao insucesso,Reunião Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da CPLP,2017 (Poster). |
2. |
Sucena, A.; Silva, A. F; Freitas, H.; Lousada, M.; Vale, A.P.. Transfer effect of intervention on emergent literacy skills in Portuguese kindergarten to early reading and spelling,XIII International Symposium of Psycholinguistics,2017 (Poster). |
3. |
Sucena, A.; Silva, A. F; Viana, F.L.; Barrias, C.; Tavares, D.. Software de apoio à aprendizagem da leitura para as crianças em risco de dislexia desenvolvimental,Reunião Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da CPLP,2017 (Comunicação). |
4. |
Garrido, C.; Silva, A. F; Sá, M.; Mata, M. J; Silva, A. R; Dias, B.; Meira, D.; Vale, A.P.; Sucena, A.. Avaliação do desenvolvimento da linguagem no pré-escolar com o TL-ALPE,Jornadas Internacionais Leitura, Educação e Sucesso Escolar,2016 (Comunicação). |
5. |
Garrido, C.; Silva, A. F; Sá, M.; Mata, M. J; Silva, A. R; Dias, B.; Meira, D.; Vale, A.P.; Sucena, A.. Programa de intervenção no pré-escolar,Jornadas Internacionais Leitura, Educação e Sucesso Escolar,2016 (Comunicação). |
6. |
Sucena, A.; Silva, A. F; Vale, A.P.; Silva, A. R; Dias, B.; Meira, D.; Garrido, C.; Sá, M.; Lousada, M.. Avaliação do desenvolvimento da linguagem no pré-escolar com o teste de linguagem - Avaliação da Linguagem Pré-Escolar (ALPE),Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala,Porto,2016 (Poster). |
7. |
Garrido, C.; Silva, A. F; Sá, M.; Mata, M. J; Silva, A. R; Dias, B.; Meira, D.; Vale, A.P.; Sucena, A.. Resultados preliminares do programa de promoção das competências de leitura com crianças no 1.º ano de escolaridade,Jornadas Internacionais Leitura, Educação e Sucesso Escolar,2016 (Comunicação). |
8. |
Silva, A. F; Garrido, C.; Vale, A.P.; Mata, M. J; Marques, P. F; Sucena, A.. Resultados de programa de promoção de competências linguísticas e de consciência fonológica no pré-escolar,3º Congresso Internacional da Ordem dos Psicólogos,Porto,2016 (Simpósio). |
9. |
Sá, M.; Silva, A. F; Garrido, C.; Mata, M. J; Lousada, M.; Marques, P. F; Sucena, A.. Análise do impacto do programa de intervenção no pré-escolar em crianças com competências linguísticas pobres,3º Congresso Internacional da Ordem dos Psicólogos,2016 (Simpósio). |
10. |
Sucena, A.; Silva, A. F; Viana, F.L.. Resultados comparativos entre programas de intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura,3º Congresso Internacional da Ordem dos Psicólogos,Porto,2016 (Simpósio). |
11. |
Sucena, A.; Cruz, J.; Viana, F.L.. Portuguese Foundation Graphogame: Preliminary Results,17th European Conference on Developmental Psychology,Braga,2015 (Comunicação). |
12. |
Sucena, A.; Cruz, J.; Amaral, J.; Pinto, P.; Constante, P.; Almeida, M; Monteiro, L; Ferreira, C; Macedo, A; Lopes, E; Oliveira, T; Cruz, F. Reading assessment reference values for 5th to 9th grades,17th European Conference on Developmental Psychology,Braga,2015 (Comunicação). |
13. |
Tavares, D.; Barrias, C.; Sucena, A.. Eeg and eye movement tracking during silent reading in dyslexic college students,10th OSET Congress (International Organization of Societies for Electrophisiological Technology),Turku,2015 (Comunicação). |
14. |
Sucena, A.; Viana, F.L.; Cruz, J.; Silva, A. F. Graphogame Português Alicerce: software de apoio a crianças disléxicas,IX Conferência Internacional de TIC na Educação.,Braga,2015 (Comunicação). |
15. |
Sucena, A.; Cruz, J.; Viana, F.L.. Versão portuguesa do Graphogame: um recurso para apoio a alunos com dificuldades de leitura,IX Congresso Iberoamericano de Psicologia/ 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses.,2014 (Comunicação). |
16. |
Sucena, A.; Cruz, J.; Simões, D; Barbosa, A. Prevalência do défice auditivo entre as crianças a frequentar o 1º ano de escolaridade,III Congresso Internacional de Intervenção Psicológica,Porto,2014 (Comunicação). |
17. |
Franco, J.; Tavares, D.; Sucena, A.. Analysis of the alterations induced by working memory in the electroencephalogram,2º Congresso Internacional de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria,Leiria,2014 (Comunicação). |
18. |
Sucena, A.; Cruz, J.; Viana, F.L.. Apresentação da versão portuguesa do Graphogame: software de apoio a crianças disléxicas,10º Encontro Nacional | 8º internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,Braga,2014 (Comunicação). |
19. |
Sucena, A.; Cruz, J.; Almeida, M; Amaral, J.; Monteiro, L; Constante, P.; Silva, T; Lopes, E; Pinto, P.; Viana, F.L.. Longitudinal data on Portuguese early reading acquisition,10º Encontro Nacional | 8º internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,Braga,2014 (Comunicação). |
20. |
Oliveira, T; Sucena, A.; Cruz, J.. IX Congresso Iberoamericano de Psicologia/ 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses,IX Congresso Iberoamericano de Psicologia/ 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses,2014 (Comunicação). |
21. |
Sucena, A.; Castro, S.L.. Reading Assessment Battery for Portuguese (ALEPE),International Conference of Current Trends in Reading Research,Madrid,2013 (Comunicação). |
22. |
Teixeira, R. J; Martins, H; Dores, A. R; Barreto, J.; Santos, A. M; Sucena, A.. Towards a Portuguese validation of the School Achievement Goal Scale (SAGS) for college students,34th World Conference on Stress & Anxiety Research,Faro,2013 (Comunicação). |
23. |
Cruz, J.; Sucena, A.; Almeida, M; Pinto, P.; Constante, P.; Monteiro, L; Lopes, E; Amaral, J.; Silva, T. Relação entre o resultado no TIL e os resultados a português no exame nacional do 4º ano,XXII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Braga,2013 (Comunicação). |
24. |
Sucena, A.; Cruz, J.; Viana, F.L.. Longitudinal data on Portuguese early reading acquisition,International Conference of Current Trends in Reading Research,Madrid,2013 (Comunicação). |
25. |
Teixeira, R. J; Martins, H; Dores, A. R; Barreto, J.; Santos, A. M; Sucena, A.. Coping, positive/negative affect, and academic goal attainment in first-year students from ESS-IPP,1.º Congresso Mundial de Comportamentos de Saúde Infanto-Juvenis / 4.º Congresso Nacional de Educação para a Saúde,Viseu,2013 (Comunicação). |
26. |
Sucena, A.. Consciência Morfológica e Desempenho em Leitura. Um estudo exploratório. ,II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos,Braga,2012 (Comunicação). |
27. |
Sucena, A.. Prevalência da Dislexia entre as Crianças Portuguesas do 1º Ciclo do Ensino Básico. ,5º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental,Braga,2012 (Poster). |
28. |
Sucena, A.. Influência de Variáveis Sócio-Demográficas na Aprendizagem da Leitura: um Estudo Transversal no Concelho de Matosinhos.,9º Encontro Nacional | 7º internacional de Investigação em Leitura,Braga,2012 (Comunicação). |
29. |
Teixeira, R. J; Dores, A. R; Barreto, J.; Sucena, A.; Martins, H; Santos, A. M. Assessing coping, emotional regulation, and psychosocial perceptions of academic stress in undergraduates,33rd World Conference on Stress & Anxiety Research,Palma de Maiorca,2012 (Comunicação). |
30. |
Teixeira, R. J; Dores, A. R; Barreto, J.; Sucena, A.; Martins, H; Santos, A. M. Objetivos académicos e variáveis psicológicas em estudantes da ESS-IPP: o papel do coping e da regulação emocional na experiência
com diferentes modelos pedagógicos,9º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde,Aveiro,2012 (Comunicação). |
31. |
Sucena, A.. The acquisition of orthographic representations: a longitudinal study with Portuguese first graders.,13th International Conference of the EARLI Special Interest Group of Writing,Porto,2012 (Comunicação). |
32. |
Sucena, A.. Spelling acquisition: A cross-linguistic comparison between Portuguese and Spanish first graders,13th International Conference of the EARLI Special Interest Group of Writing,Porto,2012 (Comunicação). |
33. |
Sucena, A.. Cross-linguistic comparison between Portuguese and Spanish speaking dyslexic children.,ELDEL Conference,Praga,2011 (Comunicação). |
34. |
Sucena, A.. Avaliação da dislexia em Português Europeu. Resultados de um estudo no 1º ciclo do Ensino Básico.,8º Encontro Nacional/6º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil & Ilustração,Braga,2010 (Comunicação). |
35. |
Sucena, A.. Effects of context, graphemic complexity, syllabe length and lexicality among dyslexics and normal progressing readers of
Portuguese,16th European Conference on Reading,Braga,2009 (Comunicação). |
36. |
Sucena, A.. Vowel Decoding Accuracy in Reading European Portuguese Bisyllabic Words,SSSR,Asheville, North Carolina ,2008 (Comunicação). |
37. |
Sucena, A.. Desenvolvimento do processo de descodificação de grafemas vocálicos em português europeu.,III Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental,Faro,2008 (Comunicação). |
38. |
Sucena, A.. Apresentação da ALEPE,XIII Seminário de Desenvolvimento do Centro de Desenvolvimento e Neurologia Pediátrica,Coimbra,2007 (Comunicação). |
39. |
Sucena, A.. A descodificação de vogais em palavras polissilábicas no caso da dislexia em português europeu.,II Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental,Porto,2007 (Comunicação). |
40. |
Sucena, A.. Apresentação do TIL: Teste de Idade de Leitura para falantes do português europeu,4º Encontro Internacional de Investigação em Leitura,Braga,2006 (Comunicação). |
41. |
Sucena, A.. Bateria de provas de Avaliação da Leitura em Português Europeu.,XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2006 (Comunicação). |
42. |
Sucena, A.. Adaptação para Português Europeu do Teste de Descodificação e Compreensão de Leitura Lobrot L3.,2º Encuentro Iberoamericano de Logopedia, 28-30 Junho ,Granada,2006 (Comunicação). |
43. |
Sucena, A.. Processos Cognitivos desenvolvidos na Fase Inicial da Aprendizagem da Leitura e da Escrita em Português Europeu.,I Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental,Aveiro,2006 (Comunicação). |
44. |
Sucena, A.. Programa de treino de competências fonológicas para crianças em idade pré-escolar,4º Encontro Internacional de Investigação em Leitura,Braga,2006 (Comunicação). |
45. |
Sucena, A.. Phonological development in English, French, Icelandic, Portuguese and Spanish: tracing the effects of speech rythm and literacy
acquisition.,ESCOP,Leiden - Holanda,2005 (Comunicação). |
46. |
Sucena, A.. Estratégias Fonológicas e Ortográficas na Aprendizagem da Leitura do Português Europeu: um estudo transversal do 1º ao 4º
ano de escolaridade,Simpósio “Procesos fonológicos y lectura: un enfoque translinguístico” - II Congresso Hispano-Português de Psicologia,Lisboa,2004 (Comunicação). |
47. |
Sucena, A.. Effects of Orthographic Complexity in European Portuguese and French: a Cross-Sectional Study between grade 1 and grade 4.,Society of Scientific Studies in Reading,Amesterdão - Holanda,2004 (Comunicação). |
48. |
Sucena, A.. The Role of Orthographic Consistency in Naming Words and Pseudo-Words: A Cross Sectional Analysis from the 1st to the 4th
Grades in European Portuguese. ,6th British Dyslexia Association International Conference DYSLEXIA: The Dividends from Research to Policy and Practice,Warwick.,2003 (Comunicação). |
49. |
Sucena, A.. Variation in reading and spelling acquisition in French, Portuguese and Spanish: A cross-linguistic comparison.,XIII Conference,Granada,2003 (Comunicação). |
50. |
Sucena, A.. Phonological awareness development: A cross-linguistic comparison between Portuguese, Belgian and Spanish first graders.,XIII Conference,Granada,2003 (Comunicação). |
51. |
Sucena, A.. Explicit awareness of onsets, syllables and rimes in CV or CVC syllables in European Portuguese.,European Federation of Psychologists’ Associations,Viena,2003 (Comunicação). |
52. |
Sucena, A.. Crenças sobre a saúde na população portuguesa.,I Congresso Hispano-Português de Psicologia,Santiago de Compostela.,2000 (Comunicação). |
Organização de evento Event organization |
1. |
Sucena, A.. 2ª Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar /III Jornadas Internacionais de Alfabetização,2017 (Congresso / Outra). |
2. |
Sucena, A.. Alfabetização de Adultos,2016 (Conferência). |
3. |
Sucena, A.. 25 anos de educação de surdos: narrativa na primeira pessoa,2016 (Encontro / Organização). |
4. |
Sucena, A.. Aprendizagem da Leitura e Surdez,2016 (Encontro). |
5. |
Sucena, A.. 10º Encontro Nacional/ 8º Encontro Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,2014 (Encontro). |
6. |
Sucena, A.. 9º Encontro Nacional/ 7º Encontro Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,2012 (Encontro). |
7. |
Sucena, A.. A Linguagem no Contexto da(s) Aprendizagen(s): da Avaliação à Intervenção,2011 (Encontro). |
8. |
Sucena, A.. 8º Encontro Nacional/ 6º Encontro Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,2010 (Encontro). |
Programa de rádio ou TV Radio or TV show |
1. |
Sucena, A.. Há uma forte relação entre as dificuldades de aprendizagem da leitura nos primeiros anos de escola e as dificuldades no percurso
futuro do aluno,2016 (Entrevista).
|
2. |
Sucena, A.. CiiL - Centro de Investigação e Intervenção na Leitura,2016 (Entrevista).
|
3. |
Sucena, A.. A linguagem e as crianças,2016 (Entrevista).
|
4. |
Sucena, A.. Revista de Imprensa,2016 (Comentário).
|
5. |
Sucena, A.. "Falaroco! é a mascote que ajuda meninos a ler melhor,2016 (Divulgação).
|
6. |
Sucena, A.. Seis escolas do Porto avançam com apoio extra para dificuldades na aprendizagem,2015 (Entrevista).
|
7. |
Sucena, A.. Divulgação das atividades do CiiL,2015 (Entrevista). |
8. |
Sucena, A.. Um videojogo para aprender a ler,2014 (Entrevista).
|
9. |
Sucena, A.. Graphogame,2014 (Entrevista).
|
Relatório de investigação Technical report |
1. |
Sucena, A.. Relatório de atividades do CiiL no período entre sentembro de 2016 e julho de 2017,2017. |
2. |
Sucena, A.; Marques, P. F. Plano de Ação CiiL 2018,2017. |
3. |
Sucena, A.; Silva, A. F; Garrido, C.; Mata, M. J. Relatório de atividades do CiiL no período entre sentembro de 2015 e julho de 2016,2016. |
4. |
Sucena, A.; Castro, S.L.. Manual de ajuda ao utilizador do software ALEPE - Avaliação da Leitura em Português Europeu,2011. |
Dados Complementares (Additional data)
Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura Bachelor/Licenciate degree conclusion work |
1. |
Joana Luísa Nunes Franco, Análise das alterações induzidas pelas tarefas da Memória de Trabalho no Eletroencefalograma, 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Neurofisiologia) - Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (Co-orientador). |
2. |
Cátia Sofia da Silva Almeida, Resultados do Implante Coclear em Crianças com Perturbações Globais do Desenvolvimento: Estudo de Caso, 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Neurofisiologia) - Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (Co-orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Sucena, A.. Participação no júri de Ângela Sofia Martins Meira. Consciência Fonológica. Do constructo à avaliação, 2017. Tese (Doutoramento em Estudos da Criança) - Universidade do Minho. |
2. |
Sucena, A.. Participação no júri de Marta Flora Almeida Dias Ribeiro. Trajetórias na Aprendizagem da Leitura e da Escrita: Um Estudo Longitudinal com Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, 2012. Tese (Doutoramento em Psicologia; Especialidade em Psicologia da Educação) - Universidade de Coimbra. Papel no Júri: Arguente principal. |
1. |
Sucena, A.. Participação no júri de Luísa Cristina Jorge Cabeleira. As dificuldades de leitura em Alunos com Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção (PHDA), 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária) - Universidade Fernando Pessoa. Papel no Júri: Arguente principal. |
2. |
Sucena, A.. Participação no júri de Florbela Marina Dias Henriques. O papel do Meio no Desenvolvimento da Consciência Morfológica em Crianças em Idade Pré-Escolar , 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária) - Universidade Fernando Pessoa. Papel no Júri: Arguente. |
3. |
Sucena, A.. Participação no júri de Cláudia de Sousa Reis. “Eu falo Achim!” Vocabulário Produtivo de Crianças de 3 Anos de Idade, 2009. Dissertação (Mestrado em Intervenção Precoce e Educação Especial em Contexto ) - Universidade do Porto. Papel no Júri: Arguente principal. |
4. |
Sucena, A.. Participação no júri de Sílvia Rute Ferreira Mogas. Consciência Fonológica em Crianças com Síndrome de Asperger , 2008. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Educação em Idade Pré-Escolar) - Universidade do Porto. Papel no Júri: Arguente principal. |
5. |
Sucena, A.. Participação no júri de Vera Alexandra Santos Gonçalves. A avaliação da linguagem entre os 0 e os 3 anos. Contributos para o desenvolvimento de um instrumento de avaliação., 2008. Dissertação (Mestrado em Psicopatologia da Comunicação e da Linguagem) - Instituto Universitário da Maia. Papel no Júri: Arguente principal. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Keynote Speaker Participation as Keynote Speaker |
1. |
Teste de Leitura para o 1.º ano. , 2017 (Conferência). Nome do evento: VIII Jornadas Interdisciplinares – “SER ESCOLA HOJE”; Cidade do evento: Açores / Lajes do Pico. |
2. |
CiiL – Centro de investigação e intervenção na Leitura, 2017 (Conferência). Nome do evento: VIII Jornadas Interdisciplinares – “SER ESCOLA HOJE”; Cidade do evento: Açores / Lajes do Pico. |
3. |
Estratégias de intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura, 2017 (Encontro). Nome do evento: 10.º Encontro de biliotecas escolares de Gondomar – A palavra a quem a conta; Cidade do evento: Gondomar. |
4. |
CiiL: Intervenção preventiva nas competências leitoras, 2017 (Seminário). Nome do evento: I Seminário Nacional de Promoção do Sucesso Escolar; Cidade do evento: Matosinhos / Exponor. |
5. |
Apresentação pública do CiiL e resultados da implementação do programa, 2016 (Conferência). Nome do evento: Apresentação pública do CiiL e resultados da implementação do programa; Nome da Instituição: Câmara Municipal do Porto; Cidade do evento: Porto / Paços do Concelho do Porto. |
6. |
Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura. , 2016 (Conferência). Nome do evento: 3º Colóquio Internacional ler e ser: os desafios das escolas do séc. XXI; Nome da Instituição: Ajudaris; Cidade do evento: Porto / Biblioteca Almeida Garrett. |
7. |
Workshop – Administração e Interpretação dos Resultados da ALEPE, 2014 (Workshop). Nome do evento: Workshop – Administração e Interpretação dos Resultados da ALEPE; Nome da Instituição: Departamento de Educação da Câmara Municipal de Matosinhos; Cidade do evento: Matosinhos / Departamento de Educação da Câmara Municipal de Matosinhos. |
8. |
Dyslexia assessment and intervention in different transparent orthographies, 2014 (Congresso). Nome do evento: II World Dyslexia Forum. |
9. |
Workshop – Administração e Interpretação dos Resultados da ALEPE, 2013 (Workshop). Nome do evento: Workshop – Administração e Interpretação dos Resultados da ALEPE; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. Oradora Convidada. |
10. |
Dificuldades de Aprendizagem da Leitura e da Escrita. Avaliação e Intervenção em Dificuldades de Aprendizagem., 2012 (Outra). Nome do evento: Dificuldades de Aprendizagem da Leitura e da Escrita. Avaliação e Intervenção em Dificuldades de Aprendizagem.; Nome da Instituição: ESTSP; Cidade do evento: Porto / ESTSP. |
11. |
Apresentação da ALEPE, 2008 (Outra). Nome do evento: Apresentação da ALEPE; Nome da Instituição: Hospital de Santo André.; Cidade do evento: Leiria / Hospital de Santo André.. |
12. |
Apresentação da ALEPE, 2007 (Seminário). Nome do evento: XIII Seminário de Desenvolvimento do Centro de Desenvolvimento e Neurologia Pediátrica; Cidade do evento: Coimbra / Hospital Pediátrico de Coimbra. |
13. |
TIL: Teste de Idade de Leitura, 2007 (Outra). Nome do evento: Jornadas Pedagógicas do Concelho de Gondomar; Cidade do evento: Porto. |
14. |
Dificuldades de Aprendizagem da Leitura e da Escrita., 2006 (Outra). Nome do evento: Avaliação e Intervenção em Dificuldades de Aprendizagem; Cidade do evento: Porto / Colégio Nossa Senhora do Rosário. |
Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee |
1. |
2ªas Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar /III Jornadas Internacionais de Alfabetização, 2017 (Congresso). Nome do evento: 2ªas Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar /III Jornadas Internacionais de Alfabetização; Cidade do evento: Braga. |
2. |
Jornadas A Linguagem no Contexto da(s) Aprendizagen(s): Da Avaliação à Intervenção", 2011 (Outra). Nome do evento: Jornadas A Linguagem no Contexto da(s) Aprendizagen(s): Da Avaliação à Intervenção". |
3. |
8º Encontro Nacional/ 6º Encontro Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, 2010 (Encontro). Nome do evento: do 8º Encontro Nacional/ 6º Encontro Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. |
Participação como Moderador Participation as Chairman |
1. |
Mesa 4 – Promoção da leitura, 2014 (Encontro). Nome do evento: 10º Encontro Nacional/ 8º Encontro Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração; Cidade do evento: Braga. |
2. |
Os Caminhos da Educação em Matosinhos, 2013 (Seminário). Nome do evento: Os Caminhos da Educação em Matosinhos. |
3. |
Mesa 8 - Leitura, 2012 (Encontro). Nome do evento: no 9º Encontro Nacional/ 7º Encontro Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração; Cidade do evento: Braga. |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
9º Encontro Nacional/ 7º Encontro Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, 2012 (Encontro). Nome do evento: 9º Encontro Nacional/ 7º Encontro Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. Membro da Comissão Organizadora . |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
53 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
9 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
6 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
3 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
17 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
17 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
25 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
24 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
1 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
2 |
Produção técnica Technical production |
74 |
Software sem registo ou patente Software without patent or official record |
1 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
73 |
Dados complementares (Additional data) |
30 |
Orientações Orientations |
2 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
7 |
Participação em Eventos Event participation |
21 |
Outras informações relevantes
Conhecimentos informáticos: MS Access, Excel, Power Point e Word, Cognitive Workshop, SoundForge,SPSS, StatView, Moodle
|
Visualizações do curriculum [
3194
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
05-02-2020
às
00:08:26
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|