Curriculum Vitae

António Ângelo Vasconcelos

Data da última atualização »Last update : 27/03/2018


PhD in Education, studied Music and Musicology. His research interests include, among others, music education policies, music and community, creativities, music teaching and the professionality of musicians and music teachers. He has participated in various meetings, conferences in different fields of music, education and culture, and has published different types of work that stands out "The Music Conservatory: teachers, organization and policies”. Professionally he worked as a music teacher at various levels of education, from pre-school to higher education, led a professional music school and participated in working groups of the Ministry of Education related to restructuring the teaching of music at conservatoires. At the present time he is Associate Professor in the Department of Arts, School of Education of Polytechnic Institute of Setúbal, head of the Department of Arts, President of ISME Portugal and editor of the “Revista de Educação Musical” (Journal of Music Education).


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=4523989480955496


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
António Ângelo Vasconcelos
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Vasconcelos, António Ângelo
Categoria profissional
Position
Professor Adjunto
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Humanidades-Artes.
Humanidades-Outras Humanidades.
Endereço profissional
Professional address
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
Campus do IPS, Estefanilha
Setúbal
2914- 504 Setúbal
Portugal
Telefone: (+351)265710800Extensão: 811
Fax: (+351)265710891
Correio electrónico: antonio.vasconcelos@ese.ips.pt
Homepage: http://www.si.ips.pt/ese_si/web_page.inicial
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2011 Doutoramento
Phd
Educação - Administração e Política Educacional (5 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.

2000 Mestrado
Master degree
Ciências da Educação - Administração Educacional (2 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.

1992 Licenciatura
Licentiate degree
Ciências Musicais (4 anos » years) .
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

1986 Bacharelato
Bachelor degree
Curso Geral de Composição ao abrigo da Experiência Pedagógica de 197 (6 anos » years) .
Conservatório de Música de Calouste Gulkbenkian, Portugal.





Formação complementar ( studies)
1995 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Administração Educacional.
Universidade de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
Set/1996-Actual Professor Adjunto

Escola Profissional de Música de Almada
Set/1992-Jul/1996 Técnico Especialista Principal

Instituto Piaget
Set/1988-Jul/1994 Assistente 1º triénio

Escola Secundária Rainha D. Leonor
Set/1992-Ago/1993 Outra Situação

Escola Secundária D. Pedro V
Set/1991-Ago/1992 Outra Situação

Academia de Múisca Luisa Todi
Set/1988-Jul/1989 Outra Situação

Escola Secundária José Estevão, Aveiro
Set/1984-Ago/1986 Outra Situação

Escola de Música Teclado
Set/1980-Jul/1984 Outra Situação

Escola Preparatória João Grave, Vagos, Aveiro
Set/1979-Ago/1980 Outra Situação





Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente).

Reading
Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Francês (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Associação Portuguesa de Educação Musical, Outros (especifique).
Membro e Presidente (2012-2015).
Actual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Membro.
Actual Fórum Português de Administração Educacional, Membro fundador.
Actual Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Membro.
Actual Instituto das Comunidades Educativas - Setúbal, Membro fundador.
Jan/2013 - Actual Instituto de Etnomusicologia - Música e Dança, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Vasconcelos, António Â. 2015. Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento (III): Investigar as Práticas em Contexto. ed. 1, 1 vol., ISBN: ISBN: 978-989-994. Setúbal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnio de Setúbal.
2. Vasconcelos, António Â. ed. 2014. Trabalhar (s)em Rede. Dinâmicas de Cooperação. ed. 0. Caparica: Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, FCT.
3. Vasconcelos, António Â. ed. 2014. Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento (II): Olhares para uma realidade ed. 0. Setúbal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.
4. Vasconcelos, António Â. ed. 2013. Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento (I). Estudos de Caso. Investigação-ação. ed. 0. Setúbal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.
5. Vasconcelos, António Â. 2011. A Educação artístico-musical: cenas, atores e políticas. ed. 1. Lisboa: Universidade de Lisboa.
6. Vasconcelos, António Â. 2006. Orientações Programáticas do Ensino da Música no 1º ciclo do Ensino Básico. ed. 1. Lisboa: Ministério da Educação.
7. Vasconcelos, António Â. 2002. O Conservatório de Música: professores, organização e políticas. ed. 0. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.
8. Vasconcelos, António Â. 2002. Música - Orientações Curriculares, Ensino Básico, 3º ciclo. ed. 1. Lisboa: Ministério da Educação, Departamento da Educação Básica.
9. Vasconcelos, António Â; Folhadela, Paula; Palma, Eduardo. 1999. Ensino Especializado da Música. Reflexões de Escolas e de Professores. ed. 1. Lisboa: Ministério da Educação.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Vasconcelos, António Â. 2017. Aprendizagens musicais e democracia: um olhar poliédrico e ecológico.  In Educação Musical: reflexões sobre a Docência, Ensino e a Pesquisa,, ed. Alexandre Shigunov; André Coelho da Silva; Ivan Fortunato, 21 - 41. . São Paulo: Edições Hipótese.
2. Vasconcelos, António Â. 2017. O Ensino e a Aprendizagem de um Instrumento nos Conservatórios e Academias: problemáticas e perspetivas.  In Tópicos de Pesquisa para a Aprendizagem do Instrumento Musical, ed. Eduardo Lopes , 46 - 77. . Goiânia: Editora Kelps.
3. Vasconcelos, António Â. 2016. As Artes Performativas e a motivação dos estudantes para os desempenhos académicos: perspectivas teóricas e práticas.  In Atas do II Cong resso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académico, ed. Veiga, F. H, 475 - 487. . Lisboa: Instituto de Educação.
4. Vasconcelos, António Â. 2016. A Escola como laboratório de cidadania: a participação dos estudantes na construção de um bem comum.  In ATAS XIII Congresso SPCE Fronteiras, diálogos e transições na educação, ed. Cristina Azevedo Gomes Maria Figueiredo Henrique Ramalho João Rocha, 1433 - 1442. ISBN: 978-989-96261-6-4. Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu.
5. Vasconcelos, António Â. 2016. O Ensino especializado de música num tempo de mudanças: singularidades, interdependência e desafios.  In II Encontro do Ensino Artístico Especializado da Música do Vale de Sousa – Olhares e Geografias sobre o Ensino da Música,, ed. António Pacheco , 98 - 115. . Lousada: Conservatório do Vale de Sousa.
6. Vasconcelos, António Â. 2015. Being a composer in an age of uncertainties, risks and diffuse creativity: Training, career and creativities.  In Activating Diverse Musical Creativities: Teaching and Learning in Higher Music Education, ed. Palmela Burnard, 177 - 199. . London : Bloomsbury.
7. Vasconcelos, António Â. 2014. A avaliação das políticas públicas no ensino de música: entre a estandardização e as singularidades .  In ATAS do VI Encontro do CIED – I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. Avaliação: Desafios e Riscos, 79 - 95. . LIsboa: CIED - Centro de Interdisciplinar de Estudos Educacionais..
8. Vasconcelos, António Â. 2014. Educação artística e criatividade: à procura de um novo senso comum político e formativo.  In Creative Processes in Art, Proceedings of the International Colloquium, 551 - 571. . Lisboa: CIEBA – Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de.
9. Vasconcelos, António Â. 2013. Da investigação qualitativa: entre diferentes mundos, processos e metodologias.  In Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento (I). Estudos de Caso. Investigação-ação, 1 - 200. . Setúbal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.
10. Vasconcelos, António Â; Queirós, Helena. 2013. The curriculum of music education specialist face to accountability: ambiguities, standardization and singularities..  In Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento (I). Estudos de Caso. Investigação-ação, ed. José Carlos Morgado, et al., 143 - 151. ISBN: ISBN: 978-989-852. Setúbal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.
11. Vasconcelos, António Â. 2013. Políticas e atores na educação artístico-musical: das hierarquias às interdependências colaborativas.  In Pensar a Música. Guimaramus 2012-Congresso Musical de Guimarães, 157 - 182. . Guimarães: Sociedade Musical de Guimarães e Fundação Cidade de Guimarães.
12. Vasconcelos, António Â. 2010. Conservatórios de Música.  In Enciclopédia de Música em Portugal no século XX, ed. Salwa Castelo-Branco , 324 - 326. . Lisboa: Temas e Debates/Círculo de Leitores.
13. Vasconcelos, António Â. 2010. Ensino da Música.  In Enciclopédia de Música em Portugal no século XX, ed. Salwa Castelo-Branco , 401 - 414. . Lisboa: Temas e Debates/Círculo de Leitores.
14. Vasconcelos, António Â. 2010. Escolas Profissionais de Música.  In Enciclopédia de Música em Portugal no século XX, ed. Salwa Castelo-Branco , 418 - 418. . Lisboa: Lisboa: Temas e Debates/Círculo de Leitores.
15. Vasconcelos, António Â. 2004. Paradigmas do Ensino da Música em Portugal: diferentes olhares e sentidos.  In II Encontro de História do Ensino da Música em Portugal, 31 - 58. . Braga: Universidade do Minho/Centro de Estudos da Criança,.
16. Vasconcelos, António Â. 2004. Professores do Ensino Especializado de Música: Modos de estar na profissão.  In II Encontro de História do Ensino da Música em Portugal, ed. Elisa Maria Maia da Silva Lessa & Manuel Lopes Simões, 65 - 81. . Braga: Universidade do Minho/Centro de Estudos da Criança.
17. Vasconcelos, António Â. 2004. La Educación Musical en la era de las convergencias e colisiones culturales: De los cánones a la ecología.  In Selección de Comunicaciones, ISME, Mundos Sonoros por Descobrir, 25 - 32. . Espanha: Sociedad para la Educación Musical del Estado Español,.
18. Vasconcelos, António Â. 2001. Música.  In Currículo Nacional do Ensino Básico, Competências Essenciais, ed. Ministério de Educação, Departamento de Educação Básica, 165 - 176. . Lisboa: Ministério de Educação, Departamento de Educação Básica.
19. Vasconcelos, António Â. 1998. Foi o piano que andou a beber, não fui eu: paradoxos à procura de sentidos (em torno das políticas no ensino especializado de música.  In Educação e Política. Actas do II Congresso Internacional da AIPELF/AFIRSE, ed. Albano Estrela & Júlia Ferreira, 124 - 137. . Lisboa: AFIRSE Portuguesa, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Vasconcelos, António Â. 2016. "Artes, Comunidade e Cidadania: um encontro dialógico entre formação e intervenção, património e a democracia", Medi@ções 4, 2: 1 - 5.
2. Vasconcelos, António Â. 2015. "Cantar Mais: uma plataforma ao serviço da educação artístico-musical e da Comunidade", Revista de Educação Musical, 140-141: 101 - 110.
3. Vasconcelos, António Â. 2007. "Fronteiras, desafios e riscos - as inquietações criativas das margens", Arquivos da Memória., 1: 55 - 68.
4. Vasconcelos, António Â. 2005. "Music Theatre: creation, performance and processes of development of the creativity", Performance Matters, 0: 0 - 0.
5. Vasconcelos, António Â; Barbosa, Sandra. 2004. "Abrir o sentido da criatividade: A música na actual reorganização curricular do Ensino Básico na perspectiva dos professores", Educare. Educere, Especial: 149 - 178.
6. Vasconcelos, António Â. 2003. "O estar entre: as escolas artísticas na construção de novos imaginários", Actas da Conferência Internacional Midterm Conference Europe, Único: 0 - 0.
7. Vasconcelos, António Â. 2003. "Betwen margins: the teaching of music as border territory", Actas da XXV International Conference of the International Society for Music Education: SAMSPEL-ISME 2002, Único: 0 - 0.
8. Vasconcelos, António Â. 2003. "Políticas no ensino da música em Portugal nas últimas duas décadas do século XX: contributos para uma análise crítica", Revista de Educação Musical, 115: 14 - 28.
9. Vasconcelos, António Â; Figueiredo, Isabel. 2002. "A música no ensino básico: por uma prática artística sustentada", Música, Psicologia e Educação,, 4: 13 - 26.
10. Vasconcelos, António Â. 2001. "Políticas no Ensino Especializado de Música: tensões e circularidades", II Congresso Luso-Brasileiro “Política e Administração da Educação – Investigação, Formação e Práticas, Único: 0 - 0.
11. Vasconcelos, António Â. 2000. "Saberes e competências à procura de outros olhares e sentidos". Educação Musical", Educação Musical, 107: 4 - 10.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Vasconcelos, António Â. 2014. "A educação para a criatividade no ensino superior de música: o caso da formação de compositores", Medi@ções 2, 3: 67 - 84.
2. Vasconcelos, António Â. 2013. "A música e a educação: por uma prática artística criativa e interdependente", Diversidades, 41: 10 - 14.
3. Vasconcelos, António Â. 2009. "Ensino Especializado da Música: um debate político em torno das políticas públicas", Revista de Educação Musical, 132: 16 - 32.
4. Vasconcelos, António Â. 2007. "A Música no 1.º ciclo do Ensino Básico: o estado a sociedade, a escola e a criança", Revista de Educação Musical, 128-129: 5 - 15.
5. Vasconcelos, António Â. 2002. "Juntos para o nosso futuro musical – 25ª Conferência Internacional da ISME 2002", Revista de Educação Musical, 113-114: 30 - 31.
6. Vasconcelos, António Â. 2002. "A Escola e os Saberes na era das competências: um olhar a partir da música", Educação Ensino, 2: 24 - 28.
7. Vasconcelos, António Â. 1998. "Três paradoxos seguidos de como a velhinha pode ser fatal para a nêspera - notas a propósito de Encontro Nacional sobre o Ensino Especializado de Música", Arte Musical 3, 10-11: 135 - 137.
8. Vasconcelos, António Â. 1996. "A Escola Profissional de Música de Almada", Educação Ensino, 12: 27 - 31.
9. Vasconcelos, António Â; Oliveira, Floriana; Rodrigues, Helena. 1995. "As Escolas Profissionais de Música em Portugal em 1995", Boletim da APEM, 85: 16 - 23.
10. Vasconcelos, António Â. 1993. "A Orquestra da Real academia dos Amadores de Música", Boletim da APEM, 78: 32 - 34.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Vasconcelos, António Â. 20 dez. 2018. "A educação artístico-musical: democracia e cosmopolitismo" Le Monde Diplomatique, 8 - 8.
2. Vasconcelos, António Â. 03 jul. 2006. "A Educação, as políticas e os actores: das lógicas do mercado a lógicas societárias" Setúbal na rede, 0 - 0.
3. Vasconcelos, António Â. 03 jun. 2005. "Ensino à bolonhesa ou como a velhinha pode ser fatal para a nêspera" Setúbal na Rede, 0 - 0.
4. Vasconcelos, António Â. 03 jun. 2004. "As artes na Escola Superior de Educação: uma aposta com futuro" Setúbal na Rede, 0 - 0.
5. Vasconcelos, António Â. 02 fev. 2002. "O Local, a Intervenção e um Projecto Entre Margens" ICEInfor, nº 29, 2 - 3.
6. Vasconcelos, António Â; Bernardo, Nuno. 01 jan. 1996. "Vamos Cantar as Janeiras" Agenda Cultural de Almada, 0 - 0.
7. Vasconcelos, António Â; Hall, Andreia; Fragateiro, Carlos; Abreu, José. 12 dez. 1995. "Ensino Artístico, um espaço para a Inovação e a Experimentação, Manifesto de Aveiro. Um projecto no Interior de Dois Sentidos de Mudança" Jornal da Fenprof, 16 - 18.
8. Vasconcelos, António Â. 01 maio 1995. "Escola Profissional de Música de Almada" Agenda Cultural e Municipal do Seixal, 0 - 0.
9. Vasconcelos, António Â. 01 jan. 1988. "A Música, o Homem, o Tempo – Música universal, as músicas, a música (cont.)" Eco de Vagos. Ano 15, II Série, Nº. 162, 1 - 6.
10. Vasconcelos, António Â. 01 dez. 1987. "A Música, o Homem, o Tempo – Música universal, as músicas, a música" Eco de Vagos, Ano 14, II Série, Nº. 159, Outubro de 1987, 1 - 6.
11. Vasconcelos, António Â. 30 set. 1987. "A Música, o Homem, o Tempo – Música universal, as músicas, a música - Introdução" Eco de Vagos. Ano 14, II Série, Nº. 158, Setembro de 1987, 1 - 3.
12. Vasconcelos, António Â. 30 maio 1986. "Colorir o presente com acções de futuro" Eco de Vagos. Ano III, II Série, Nº. 141, Maio de 1986, Nº. 142, 10 - 0.
13. Vasconcelos, António Â. 30 mar. 1986. "Presente, Janela de Futuro – Humberto Gaspar, Pintor" Eco de Vagos. Nº. 139, , 1 - 3.
14. Vasconcelos, António Â. 30 out. 1985. "Vem e traz outro amigo também" Eco de Vagos, 1 - 2.
15. Vasconcelos, António Â. 30 jun. 1985. "1985, Ano Europeu da Música" Eco de Vagos, 10 - 10.
16. Vasconcelos, António Â. 30 maio 1985. "Ano Internacional da Juventude" Eco de Vagos, 5 - 5.
17. Vasconcelos, António Â. 28 fev. 1985. "Melodias de sempre na re-inauguração do velho/novo Salão Paroquial" Eco de Vagos, 1 - 2.
18. Vasconcelos, António Â. 30 jan. 1985. "No 17º aniversário do Orfeão - 1º Encontro de Coros de Vagos" Eco de Vagos, 1 - 1.
19. Vasconcelos, António Â. 30 nov. 1907. "Ensino Superior, Estado, Sociedade e Mercado (algumas ideias sobre as políticas e os modos de governação - em contracorrente" Setúbal na rede., 0 - 0.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Outros Trabalhos
Other production
1. Vasconcelos, António Â. Ensino Especializado de Música, Interdisciplinaridade e Formação Musical: algumas reflexões, 2017.
2. Vasconcelos, António Â. O ensino especializado de música e o desenvolvimento local: cinco notas, 2017.
3. Vasconcelos, António Â. Música e Inclusão – algumas notas a propósito de um projecto de intervenção (I), 2017.
4. Vasconcelos, António Â. Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória – Um contributo para o debate através de algumas notas críticas, 2017.
5. Vasconcelos, António Â. Ensino Especializado de Música: Encontros e Desencontros, 2017.
6. Vasconcelos, António Â. Prémio Jovens Músicos: algumas notas a propósito dos 30 anos, 2016.
7. Vasconcelos, António Â. Abordagem Orff Schulwerk: um olhar subjectivo, crítico e prospectivo, 2016.
8. Vasconcelos, António Â. Arts education a question of democracy between different worlds and imaginaries, 2016.
9. Vasconcelos, António Â. O Ensino especializado de música entre diferentes mundos, complexidades e desafios, 2016.
10. Vasconcelos, António Â. Educação artística e sistema educativo: falta cumprir a lei de bases, 2016.
11. Vasconcelos, António Â. As crianças como artistas: lidar com a incerteza, a ambiguidade e o risco (cont.), 2015.
12. Vasconcelos, António Â. A Criatividade no Ensino de Música: curiosidade, inventividade e inquietação, 2015.
13. Vasconcelos, António Â. As músicas e os pequenos públicos: infâncias, espaços das crianças e reportórios musicais, 2015.
14. Vasconcelos, António Â. As crianças, a ópera e as políticas: o direito democrático a uma cidadania culta, 2015.
15. Vasconcelos, António Â. O Estado e o ensino de música: ambiguidades, mercadorização e irresponsabilidades, 2015.
16. Vasconcelos, António Â. A situação das escolas de música do ensino particular e cooperativo. A crise não explica tudo, 2015.
17. Vasconcelos, António Â. “(Re)começos: cinco notas soltas a favor da mudança, 2015.
18. Vasconcelos, António Â. As crianças como artistas: potenciar os imaginários e o viver com os outros, 2015.
19. Vasconcelos, António Â. As escolas do ensino especializado de música, o Estado, os financiamentos, as instabilidades e a urgência do restabelecimento da confiança e da esperança, 2015.
20. Vasconcelos, António Â. Do Cantar Mais, do Encontro e dos Desafios, 2015.
21. Vasconcelos, António Â. Cantar mais e mais, seguido de um vamo-nos vendo por aqui e por ali, 2015.
22. Vasconcelos, António Â. As crianças, as aprendizagens e práticas de um instrumento musical: uma utopia realizável, 2015.
23. Vasconcelos, António Â. Sem muros à volta da imaginação: a música, a educação, a cultura e a sociedade, 2014.
24. Vasconcelos, António Â. As escolas como laboratórios de cultura, de criatividade e de cidadania, 2014.
25. Vasconcelos, António Â. A aprendizagem da música ao longo da vida: contra o desperdício da experiência, 2014.
26. Vasconcelos, António Â. A arte e o prazer do encontro: tornar mais sábias as nossas ignorâncias, 2014.
27. Vasconcelos, António Â. Recomeços: velhos problemas e novos desafios, 2014.
28. Vasconcelos, António Â. Debater o ensino de música em Portugal: uma questão de democracia, 2014.
29. Vasconcelos, António Â. O ensino de música e a democracia: por uma cidadania culta e cosmopolita, 2014.
30. Vasconcelos, António Â. A Democracia e o Ensino de Música||O Ensino de Música e a Democracia, 2014.
31. Vasconcelos, António Â. A democracia e o ensino de música: tensões e circularidades à procura de equilíbrios, 2014.
32. Vasconcelos, António Â. Uma agenda para a música e educação artístico-musical: algumas ideias, 2014.
33. Vasconcelos, António Â. A Reestruturação do Ensino da Música em Portugal: o papel da UNESCO, 2013.
34. Vasconcelos, António Â. A educação artística e musical e a política: dos círculos viciosos a círculos virtuosos, 2013.
35. Vasconcelos, António Â. Uma coisa em forma de assim, 2013.
36. Vasconcelos, António Â. A formação contínua de professores numa era de incertezas e de absurdos, 2013.
37. Vasconcelos, António Â. Dos encontros, dos saberes e da partilha - a propósito do Encontro Nacional da APEM na Fundação Calouste Gulbenkian, 2013.
38. Vasconcelos, António Â. Não há professores a mais. Há educação artística e musical a menos, 2013.
39. Vasconcelos, António Â. Há música na escola porque há professores, 2013.
40. Vasconcelos, António Â. O Estado, o Orçamento e a Educação artística e musical: uma questão ideológica, 2013.
41. Vasconcelos, António Â. Aos tempos sombrios contrapõe-se a inteligência, o saber e a resistência, 2013.
42. Vasconcelos, António Â. Um ano a olhar para fora e para dentro. E agora?, 2013.
43. Vasconcelos, António Â. Começar de novo: contra a violência dos dias e das políticas, não desistir nunca, 2013.
44. Vasconcelos, António Â. Um olhar sobre o ensino de música em Portugal. Entrevista ao XPressing Music, 2013.
45. Vasconcelos, António Â. Dos Desafios, 2012.
46. Vasconcelos, António Â. Música, educação, cultura e desenvolvimento, 2007.
47. Vasconcelos, António Â. Historial do GCEA’, 2006.
48. Vasconcelos, António Â. Definição do espaço das artes na Política Educativa, 2006.
49. Vasconcelos, António Â. Music Education Policies: a crossboarder research between different scientific fields and methodologies, 2005.



Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Vasconcelos, António Ângelo. Double Bass and Electric Bass: The case Study of John Patitucci, 2016.
2. Vasconcelos, António Ângelo. A Comunicação de Instruções no Ensino e Aprendizagem do Instrumento: o uso de pistas pedagógicas em aulas de violino, 2016.


Mestrado
Master degree
1. Vasconcelos, António Ângelo. O ensino da guitarra portuguesa: práticas da fase inicial da aprendizagem na tradição oral versus ensino oficial em contexto de conservatório, 2017. 
2. Vasconcelos, António Ângelo. O Impacto do Festival/Concurso Internacional de Guitarra de Amarante no contexto local e nacional e no ensino de Guitarra Clássica, 2017. 
3. Vasconcelos, António Ângelo. “Dificuldades desejáveis” como estratégia de estudo na Guitarra, 2017. 
4. Vasconcelos, António Ângelo. A disciplina de Formação Musical e a sua componente Interdisciplinar: uma reflexão, 2017. 
5. Vasconcelos, António Ângelo. A classe de conjunto: da não existência à centralidade do processo, 2016. 
6. Vasconcelos, António Ângelo. O ensino especializado da música nas escolas profissionais e nas escolas do ensino vocacional: estudo comparativo dos modelos pedagógicos, 2016. 
7. Vasconcelos, António Ângelo. Estratégias para o desenvolvimento da Perceção Auditiva na Formação Musical, 2016. 
8. Vasconcelos, António Ângelo. Aptidão Musical: Inata ou Adquirida?, 2016. 
9. Vasconcelos, António Ângelo. A Prática da Leitura Como Contributo Para o Ensino de Instrumento, 2016. 
10. Vasconcelos, António Ângelo. Repensar o lugar da Formação Musical no Ensino Artístico Especializado de Música em Portugal, 2016. 
11. Vasconcelos, António Ângelo. Cordofones e Reportório Tradicional Madeirense em Estilo Pop-Rock: Aprendizagens e Perceções no 3.º Ciclo, 2015. 
12. Vasconcelos, António Ângelo. Orquestra de Cordofones no 1.º ciclo: Aprendizagens Musicais e Sociais, 2015. 
13. Vasconcelos, António Ângelo. Coro do 3ºB da escola da Fonte Santa: estudo sobre aprendizagens musicais e dinâmicas escolares desenvolvidas numa turma de 3º ano do 1º ciclo em contexto de coro em sala de aula, 2015. 
14. Vasconcelos, António Ângelo. Cordofones Tradicionais Madeirenses em Música Pop: Aprendizagens e Perceções, 2015. 
15. Vasconcelos, António Ângelo. Teatro Musical com Repertório Tradicional Português com Crianças e Músicos Profissionais: Aprendizagens Musicais, Sociais e Culturais no 1.º Ciclo, 2015. 
16. Vasconcelos, António Ângelo. Autoavaliação da Leitura Oral com Recurso ao Registo Audiovisual, 2015. 
17. Vasconcelos, António Ângelo. A Aprendizagem Musical no Desenvolvimento Pessoal e Social de uma Jovem com Síndrome de Down, 2015. 
18. Vasconcelos, António Ângelo. Sequenciação Musical em Computador no contexto do 1.º ciclo, 2015. 
19. Vasconcelos, António Ângelo. Realização de uma Cantata em Contexto de 2.º Ciclo: Aprendizagens Musicais, Sociais e Culturais, 2015. 
20. Vasconcelos, António Ângelo. Critérios de Seleção de Material para Clarinete: Manual de Orientação, 2015. 
21. Vasconcelos, António Ângelo. A Música de Conjunto no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Perceções e Aprendizagens Musicais e Sociais, 2015. 
22. Vasconcelos, António Ângelo. A expressão plástica. A reflexão pedagógica nos momentos de trabalho com a expressão plástica. Uso dos objetos do quotidiano como potenciadores da expressão plástica, 2014. 
23. Vasconcelos, António Ângelo. Desenvolvimento técnico do aluno de flauta de bisel: Contribuições da música contemporânea na execução do repertório antigo, 2014. 
24. Vasconcelos, António Ângelo. O Trabalho em Equipa em Contexto de Educação de Infância. Conceções e Práticas das Equipas pedagógicas, 2014. 
25. Vasconcelos, António Ângelo. O Trabalho Colaborativo em Equipa. Conceções e Práticas das Equipas pedagógicas, 2014. 
26. Vasconcelos, António Ângelo. O Processo de Integração/Inclusão de um Novo Membro nas Equipas Pedagógicas em Contextos de Educação de Infância, 2014. 
27. Vasconcelos, António Ângelo. A disciplina na creche e no jardim-de-infância, 2013. 
28. Vasconcelos, António Ângelo. Disciplina na creche e no jardim de infância: conceções e práticas, 2013. 
29. Vasconcelos, António Ângelo. Pintar a música: da fruição musical à criação plástica, 2013. 
30. Vasconcelos, António Ângelo. A Importância da Arte na Educação de Infância, 2013. 
31. Vasconcelos, António Ângelo. As Relações de Amizade em Creche e Jardim-de-Infância, 2013. 
32. Vasconcelos, António Ângelo. Realização de um espetáculo musical multicultural: estudo sobre estratégias facilitadoras de inclusão, 2012. 
33. Vasconcelos, António Ângelo. Sensibilização para os Instrumentos musicais, Estudo sobre estratégias de aprendizagem e motivação, 2012. 
34. Vasconcelos, António Ângelo. Criação no Ensino Extraescolar. Composições de braguinha com alunos do Ensino Básico, 2012. 
35. Vasconcelos, António Ângelo. Estratégias de promoção de melhorias comportamentais em educação musical, 2012. 
36. Vasconcelos, António Ângelo. Música e Inclusão. Realização de um concerto com jovens com NEE e músicos profissionais do GCEA, 2012. 
37. Vasconcelos, António Ângelo. O bandolim no 1º ciclo do Ensino Básico. Uma experiência nas atividades de enriquecimento curricular / modalidades artísticas, 2012. 
38. Vasconcelos, António Ângelo. Aprendizagem de conceitos musicais na teoria e na prática: Projeto com iniciantes de um instrumento de sopro numa banda filarmónica, 2012. 
39. Vasconcelos, António Ângelo. Criação de História Musicada em Contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico: Estudo sobre Dinâmicas Musicais e Relacionais, 2012. 
40. Vasconcelos, António Ângelo. Sustentabilidade e inclusão no ensino especializado da música. Um currículo alternativo para as crianças distanciadas geograficamente dos centros de ensino especializado da música na região autónoma da Madeira, 2012. 
41. Vasconcelos, António Ângelo. Relação Escola e Família: Realização de um espetáculo musical com alunos e pais, 2012. 
42. Vasconcelos, António Ângelo. Composição Musical no 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. O Contributo dos Indutores, 2012. 
43. Vasconcelos, António Ângelo. Improvisação musical no 1º ciclo do ensino básico. Estudo sobre o pensamento musical de crianças de 9 anos através das suas improvisações, 2012. 
44. Vasconcelos, António Ângelo. Grupo coral na escola do 1º ciclo: Perceções da Comunidade Educativa, 2012. 
45. Vasconcelos, António Ângelo. Playback Instrumental como Suporte Musical no Ensino do Piano: Estudo sobre Competências Instrumentais e Motivação, 2012. 
46. Vasconcelos, António Ângelo. As festividades escolares: Perceções da Comunidade Educativa,, 2012. 
47. Vasconcelos, António Ângelo. Teatro Musical em contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico. Perspectivas dos Atores e do Público, 2012. 
48. Vasconcelos, António Ângelo. O braguinha e a música tradicional madeirense em ambiente extraescolar: Estudo sobre motivações e aprendizagens, 2012. 
49. Vasconcelos, António Ângelo. Composição musical em contexto de 2º e 4º ano do ensino básico, 2011. 
50. Vasconcelos, António Ângelo. A composição musical no 2º ciclo; estudo sobre o desenvolvimento musical, 2011. 
51. Vasconcelos, António Ângelo. Educação musical a adolescentes com deficiência mental: formação de um grupo de percussões, 2011. 
52. Vasconcelos, António Ângelo. Composição musical no 3º ciclo do ensino básico, 2011. 
53. Vasconcelos, António Ângelo. Improvisação em grupo instrumental diversificado com jovens entre os 12 e os 15 anos, 2011. 
54. Vasconcelos, António Ângelo. Composição em sala de aula: A imagem como indutora da composição musical,, 2011. 
55. Vasconcelos, António Ângelo. Estudo sobre o desenvolvimento de competências, comportamentos e atitudes através do projecto centrado na ópera, 2011. 
56. Vasconcelos, António Ângelo. A criação musical de crianças em idade pré-escolar, 2011. 
57. Vasconcelos, António Ângelo. Dinâmicas de Grupo em Educação Musical, 2011. 
58. Vasconcelos, António Ângelo. Do silêncio ao som: estudo de caso sobre a recuperação auditiva de uma criança surda, 2011. 
59. Vasconcelos, António Ângelo. A música nos percursos escolares alternativos em contexto de 2º ciclo do ensino básico, 2011. 
60. Vasconcelos, António Ângelo. A composição musical a partir de pinturas abstractas: estudo sobre as influências da interpretação de partituras gráficas no desenvolvimento do pensamento musical, 2011. 
61. Vasconcelos, António Ângelo. Agrupamentos instrumentais em contexto da disciplina de Música no 3º ciclo do Ensino Básico: Projecto de valorização dos cordofones tradicionais madeirenses, 2010. 
62. Vasconcelos, António Ângelo. Metodologia Jazz em sala de aula: Improvisação com utilização de 12 compassos na forma blues, 2010. 
63. Vasconcelos, António Ângelo. Inclusão de diferentes competências artísticas dos alunos em sala de aula: um projecto de diferenciação pedagógica, 2010. 
64. Vasconcelos, António Ângelo. Será que existem diferenças significativas entre as qualidades das composições de crianças do 6º ano realizadas no software e em instrumentos?, 2010. 
65. Vasconcelos, António Ângelo. Ensembles instrumentais em sala de aula: Dinâmicas desenvolvidas em pequeno grupo, 2010. 
66. Vasconcelos, António Ângelo. Plateia Activa, 2010. 
67. Vasconcelos, António Ângelo. Grupo Coral no contexto do 1º ciclo do Ensino Básico: factores educativos, sociais e culturais, 2010. 
68. Vasconcelos, António Ângelo. A flauta de bisel num teatro musical: uma proposta de metodologia em Educação Musical, 2010. 
69. Vasconcelos, António Ângelo. Composição em grupos de flautas e grupos de instrumentos diversificados, 2010. 
70. Vasconcelos, António Ângelo. A composição em sala de aula: Estudo comparativo entre composição escrita e de memória, 2010. 
71. Vasconcelos, António Ângelo. Educação Musical, Clube de Sopros e Banda Filarmónica: um projecto de articulação escola/meio, 2010. 
72. Vasconcelos, António Ângelo. Música tradicional madeirense: Factores de adesão/rejeição dos alunos do 6º ano no Ensino Básico, 2010. 
73. Vasconcelos, António Ângelo. Actividades artísticas diversificadas na área de Expressão Musical e Dramática no 1º ciclo do Ensino Básico: Estudo comparativo entre rapazes e raparigas, 2010. 
74. Vasconcelos, António Ângelo. A aprendizagem da leitura das notas musicais na pauta: Uma estratégia centrada em pequenos ensembles de flautas de bisel, 2010. 
75. Vasconcelos, António Ângelo. Clubes de Música Pop/Rock e de Música Tradicional: Projectos extra-curriculares assentes na música popular, 2010. 
76. Vasconcelos, António Ângelo. “Vozes de Primavera”: um festival na escola, 2010. 
77. Vasconcelos, António Ângelo. Composição musical livre em instrumentos musicais diversificados: projecto em sala de aula, 2010. 
78. Vasconcelos, António Ângelo. Realização de um projecto interdisciplinar em torno de uma ópera ligeira infantil/teatro musical em contexto escolar numa turma de 6º ano de escolaridade, 2010. 
79. Vasconcelos, António Ângelo. Projecto educativo Festival da Canção na Turma (Composição, interpretação e análise crítica), 2010. 
80. Vasconcelos, António Ângelo. Clube de cordofones madeirenses: Projecto de integração em espectáculos com grupos profissionais, 2010. 


Exame de qualificação de doutoramento
Phd qualification test
1. Vasconcelos, António Ângelo. Os conservatórios de música públicos de Portugal: um contributo para a compreensão das suas práticas na perspetiva dos seus atores, 2017.
2. Vasconcelos, António Ângelo. O ensino-aprendizagem instrumental e as dificuldades de aprendizagem: contextualização no ensino artístico especializado de música, 2017.


Outra
Other
1. Vasconcelos, António Ângelo. Evaluación del plan de estudios del título de maestro de primaria 2010 en la Universidad de Granada. El papel de la educación musical en la formación del professorado, 2017. Outra.
2. Vasconcelos, António Ângelo. Sedentarismo, 2015. Outra.
3. Vasconcelos, António Ângelo. Provas públicas para Especialista na área da Música, 2015. Outra.
4. Vasconcelos, António Ângelo. Cultura a Brincar, 2015. Outra.
5. Vasconcelos, António Ângelo. Processo de Reconhecimento e Validação de Competências, 2015. Outra.
6. Vasconcelos, António Ângelo. Hip-Hop, uma cultura de influência, 2015. Outra.
7. Vasconcelos, António Ângelo. Vamos salvar o planeta, 2014. Outra.
8. Vasconcelos, António Ângelo. Sopa de Miúdos, 2014. Outra.
9. Vasconcelos, António Ângelo. A Higiene na Primária, 2014. Outra.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. Artes, Criatividades e Cidade: diálogos, complementaridades e desafios, 2017 (Encontro).
Nome do evento: Ciclos de S. Vicente, Cruzamentos; Cidade do evento: Évora / Évora.
2. A escola e a construção de um bem comum - perspetivas de estudantes, 2017 (Encontro).
Nome do evento: A escola e a construção de um bem comum - perspetivas de estudantes; Nome da Instituição: Agrupamento de Escolas da Trafaria; Cidade do evento: Trafaria / Agrupamento de Escolas da Trafaria.
3. Artes e Inclusão Social, 2017 (Seminário).
Nome do evento: Artes e Inclusão Social; Nome da Instituição: Agrupamento de Escolas João da Rosa; Cidade do evento: Olhão / Agrupamento de Escolas João da Rosa.
4. Promovendo a mudança pedagógica e incentivando a imaginação: a criatividade na formação de professores, 2017 (Congresso).
Nome do evento: CNAPPES, Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação de Setúbal; Cidade do evento: Setúbal / Escola Superior de Educação de Setúbal.
5. Partilhar práticas, criar laços, 2017 (Encontro).
Nome do evento: Partilhar práticas, criar laços; Nome da Instituição: Agrupamento de Escolas da Trafaria; Cidade do evento: Trafaria / Agrupamento de Escolas da Trafaria.
6. Ensinar e aprender música: por uma ecologia da ação educativo-artística e musical, 2017 (Seminário).
Nome do evento: Seminário; Nome da Instituição: Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo; Cidade do evento: Porto / Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo.
7. As artes, a Cultura e a Escola: tudo o que não invento é falso, 2016 (Conferência).
Nome do evento: Ciclo de Conferências: Para que serve a Escola?- ; Nome da Instituição: Escola EB2,3 Piscinas – Olivais , Lisboa; Cidade do evento: LIsboa / Escola EB2,3 Piscinas – Olivais , Lisboa.
8. A educação artística como: uma questão de cidadania, 2016 (Conferência).
Nome do evento: Conferência "Educação e Cidadania. Pode a Escola ser outra coisa?. ; Nome da Instituição: Organização SNAP Sampaio da Nóvoa a PresidenteOeiras; Cidade do evento: Oeiras / Oeiras.
9. A música na infância - as crianças como artistas, 2016 (Seminário).
Nome do evento: Formação OCEPE ARTES ; Nome da Instituição: Organização AlmadaForma-Centro de Formação de Associação de Escolas do Concelho de Almada] Monte de Caparica; Cidade do evento: Almada / Monte de Caparica.
10. Abordagem Orff-Schulwerk: um olhar subjectivo, crítico e prospectivo, 2016 (Encontro).
Cidade do evento: Aveiro / Abordagem Orff-Schulwerk: um olhar subjectivo, crítico e prospectivo”, Universidade de Aveiro.
11. Gestão da escola de música: uma organização em rede, 2016 (Seminário).
Nome da Instituição: Instituto Piaget, Campus Universitário de Almada; Cidade do evento: Almada / Instituto Piaget, Campus Universitário de Almada.
12. Organização do Ensino da Música: entre as políticas públicas e as micro-políticas organizacionais, 2016 (Seminário).
Nome da Instituição: Instituto Piaget, Campus Universitário de Almada; Cidade do evento: Almada / Instituto Piaget, Campus Universitário de Almada.
13. Investigação em Organização e Gestão do Ensino da Música: conhecer para intervir, 2016 (Seminário).
Nome da Instituição: Instituto Piaget, Campus Universitário de Almada; Cidade do evento: Almada / Instituto Piaget, Campus Universitário de Almada.
14. Do Conhecimento, das Políticas e das micropolíticas, 2016 (Encontro).
Nome do evento: I Encontro Distrital CPCJ EPIS sobre a temática do Absentismo e Abandono Escolar; Cidade do evento: Setúbal / Setúbal.
15. As práticas artísticas na educação e a convivialidade entre diferentes: desafios para uma ecologia aprendente, 2016 (Congresso).
Nome do evento: V Congresso Internacional SESC de Arte-Educação; Nome da Instituição: l SESC de Arte-Educação/ Universidade Federal de Pernambuco; Cidade do evento: Recife / Universidade Federal de Pernambuco.
16. Artisticidades, criatividades e contextos: por uma ecologia de saberes no ensino de música, 2016 (Workshop).
Nome do evento: V Congresso Internacional SESC de Arte/Educação; Nome da Instituição: SESC/Universidade Federal de Pernambuco; Cidade do evento: Recife / Universidade Federal de Pernambuco.
17. O ensino especializado de música e os territórios: da imaginação ao centro e dos localismos cosmopolitas, 2016 (Encontro).
Nome da Instituição: Conservatório de Música e de Artes do Montijo; Cidade do evento: Montijo / Montijo.
18. As artes, a cultura e o trabalho artístico numa era de incertezas: problemáticas e desafios, 2015 (Encontro).
Nome do evento: Forum IPCB/ESART, Castelo Branco,; Nome da Instituição: Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco; Cidade do evento: Castelo Branco / Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
18. Músicas, memórias e identidades: há muitos mundos numa só música, 2015 (Encontro).
Nome do evento: Imagens e Memórias; Nome da Instituição: Museu do Trabalho, Setúbal; Cidade do evento: Setúbal / Museu do Trabalho, Setúbal.
18. O Ensino Especializado de Música entre Diferentes Mundos, Complexidades e Desafios, 2015 (Encontro).
Nome do evento: II Encontro do Ensino Artístico Especializado de Música do Vale de Sousa, Olhares e Geografias Sobre o Ensino da Música; Nome da Instituição: Conservatório de Música do Vale de Sousa; Cidade do evento: Lousada / Conservatório de Música do Vale de Sousa.
18. Música na escola e na comunidade: participação, criatividade, democracia, 2015 (Encontro).
Nome do evento: Encontro “Arte, Escola, Comunidade”; Nome da Instituição: Teatro da Trindade; Cidade do evento: Lisboa / Clube Português Artes e Ideias.
18. Música, sistema educativo e políticas: mudanças, permanências e desafios, 2015 (Encontro).
Nome do evento: ; Nome da Instituição: Instituto de Etnomusicologia, Música e Dança; Cidade do evento: Porto / Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.
18. O ensino das artes e a aprendizagem pela descoberta: perspectivas teóricas, práticas e críticas, 2015 (Encontro).
Nome do evento: Encontro “Bruner na Escola”; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal; Cidade do evento: Setúbal / Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. O ensino especializado de música e o desenvolvimento local: perspetivas, 2017 (Encontro).
Nome do evento: O ensino especializado de música e o desenvolvimento local: perspetivas; Nome da Instituição: Academia de Música de Almada; Cidade do evento: Almada / Casa da Cerca .
2 Publicar ou Perecer: desafiando o modelo atual de disseminação de conhecimento em música e dança, 2016 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: Fórum INET-MD AVEIRO ; Nome da Instituição: INET-MD; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro.
3 O trabalho coral com crianças e jovens: desafios e dificuldades, 2015 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: V Encontro Nacional da APEM - Cantar Mais e a Criatividade no Ensino da Música, ; Nome da Instituição: APEM ; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian, .

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. O ensino e a aprendizagem de um instrumento nos conservatórios e a academias: problemáticas e desafios, 2017 (Congresso).
Nome do evento: I Congresso do Ensino Artístico Especializado; Nome da Instituição: AEEP; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian.
2. Investigación e Innovación Responsable en Educación Artístico-Musical: inquietud, colaboración y compartir, 2017 (Congresso).
Nome do evento: CIMIE 2017, Congreso Internacional Multidisciplinar de Investigación Educativa; Cidade do evento: Bilbao / Espanha.
3. Cooperação com a autarquia e instituições de formação, cultura e recreio: o projeto "Outras Bandas - Instrumentos de Inclusão" em Almada, 2017 (Encontro).
Nome do evento: Fórum Politécnico; Cidade do evento: Porto / Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto..
4. Ensino de um instrumento, profissionalidade docente e conhecimento: uma análise crítica a partir de trabalhos académicos, 2017 (Encontro).
Nome do evento: VII Encontro de Investigação em Música; Nome da Instituição: Sociedade Portuguesa de Investigação em Música; Cidade do evento: Braga / Braga.
5. Arts education: a question of democracy between different worlds and imaginaries, 2016 (Conferência).
Nome do evento: The 2016 European Teacher Educational Network Conference, Instituto Politécncio de Setúbal, ; Nome da Instituição: uropean Teacher Educational Network ; Cidade do evento: Setúbal / Instituto Politécncio de Setúbal.
6. As Artes Performativas e a motivação dos estudantes para os desempenhos académicos: perspectivas teóricas e práticas, 2016 (Congresso).
Nome do evento: II Congresso Internacional Envolvimento dos alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia da Educação,; Cidade do evento: Lisboa / Universidade de Lisboa.
7. Aprendizagens colaborativas, multipolares e criatividades: a formação de compositores no ensino superior, 2016 (Congresso).
Nome do evento: CNaPPES.2016 – 3.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior; Cidade do evento: Lisboa / Universidade de Lisboa.
8. A escola como laboratório de cidadania: a participação dos estudantes na construção de um bem comum, 2016 (Congresso).
Nome do evento: XIII Congresso SPCE; Nome da Instituição: SPCE; Cidade do evento: Viseu / Instituto Politécnico de Viseu.
9. A educação para a criatividade e a Pedagogia para a autonomia no ensino superior de música: o caso da formação de compositores, 2014 (Encontro).
Nome do evento: Pedagogia para a Autonomia. Imaginar e fazer a mudança em tempos difíceis - 6º Encontro do , ; Nome da Instituição: GT-PA , Braga; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Vasconcelos, António Ângelo. Revista Portuguesa de Educação Artística.
2. Vasconcelos, António Ângelo. Revista Medi@ções.
3. Vasconcelos, António Ângelo. Revista Internacional de Educación Musical.
4. Vasconcelos, António Ângelo. Revista Portuguesa de Educação Musical.
5. Vasconcelos, António Ângelo. Revista do Fórum Português de Administração Educacional .







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
68

Livros e capítulos
Books and book chapters
28
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
9
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
19
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
21
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
11
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
10
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
19
Jornais de notícias
Newspapers
18
Revistas
Magazines
1

Total
Dados complementares
(Additional data)
262

Orientações
Orientations
80
Outros Trabalhos
Other production
49
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
93
Participação em Eventos
Event participation
35
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
5


Outras informações relevantes
Natural de Vagos, distrito de Aveiro, estudou música no Conservatório de Música de Calouste Gulbenkian de Aveiro e é licenciado em Ciências Musicais - Ramo de Formação Educacional - pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.<br> É doutorado em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa com a tese intitulada “Educação artístico-musical: cenas, atores e políticas”.<br> Sob o ponto de vista científico tem participado em diferentes encontros, congressos e seminários nacionais e internacionais em domínios diferenciados do ensino de música, da educação e da cultura, tendo publicado vários tipos de trabalhos entre os quais “O Conservatório de Música: professores, organização e políticas”.<br> Em termos profissionais trabalhou como professor de música em vários níveis de ensino, do pré-escolar ao ensino superior.
Presentemente desempenha as funções de Professor-Adjunto no Departamento de Artes da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal


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