Gisela Marques Pereira Gonçalves
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
21/12/2016 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Gisela Marques Pereira Gonçalves |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Gonçalves, Gisela |
Categoria profissional
Position |
Professor Auxiliar |
Endereço profissional
Professional address |
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras Departamento de Comunicação e Artes Rua Marques Avila e Bolama Covilha 6200--001 Castelo Branco Portugal Telefone: (+351)275242028 Correio electrónico: gisela.goncalves@labcom.ubi.pt Homepage: www.ubi.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2010 |
Doutoramento Phd |
Doutoramento em Ciências da Comunicação
(5 anos » years)
.
Universidade da Beira Interior,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Universidade da Beira Interior |
Jul/2010-Actual |
Professor Auxiliar |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jul/2015 - Actual |
SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Outros (especifique).
Secretária-Geral.
|
Nov/2013 - Actual |
ECREA , Outros (especifique).
Chair of the Organizational and Strategic Communication Section.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Melo, Ana D; Somerville, Ian; Gonçalves, Gisela. 2015. Organisational and Strategic Communication Research: European Perspectives II. ed. 1, ISBN: 978-989-8600-36-3. Braga: Centro de Estudos de Comunicaç.
|
|
|
|
2. |
Gonçalves, Gisela; Filho, Flavi L. eds. 2015. Novos media, novos públicos. Colecção Relações públicas e Comunicação organizacional: Dos fundamentos às práticas. ed. 1, ISBN: 978-989-654-216-0. Covilhã: LabCom Books.
|
|
|
|
3. |
Gonçalves, Gisela; Guimarães, Marcela. eds. 2014. Fronteiras e fundamentos conceptuais das relações públicas. Colecção Relações públicas e Comunicação organizacional: Dos fundamentos
às práticas ed. 1, ISBN: 978-989-654-176-7. Covilhã: LabCom Books.
|
|
|
|
4. |
Gonçalves, Gisela; Felippi, Angela. eds. 2014. Comunicação, Desenvolvimento e Sustentabilidade. Colecção Relações públicas e Comunicação organizacional: Dos fundamentos
às práticas ed. 1. Covilhã: LabCom Books.
|
|
|
|
5. |
Serra, Joaquim P; Gonçalves, Gisela; Camilo, Eduardo. eds. 2014. Political participation and web 2.0 ed. 1, ISBN: 978-989-654-133-0. Covilhã: LabCom Books.
|
|
|
|
6. |
Gonçalves, Gisela; Somerville, Ian; Melo, Ana D. eds. 2013. Organisational and Strategic Communication Research: European Perspectives ed. 1, ISBN: 978-989-654-115-6. Covilhã: LabCom Books.
|
|
|
|
7. |
Gonçalves, Gisela. 2013. Ética das Relações Públicas. ed. 1. Coimbra: MinervaCoimbra. O lugar que as relações públicas ocupam na sociedade contemporânea pode ser explicado pela necessidade de as empresas legitimarem
as suas acções na esfera pública através de processos comunicacionais. No entanto, na gestão da tensão entre os interesses
privados e públicos, as relações públicas confrontam-se com questões de natureza ética. Em busca de respostas, ao longo das
três partes principais deste livro, percorrem-se caminhos teóricos centrados numa leitura habermasiana do paradigma das relações
públicas simétricas/excelentes, mas também empíricos, através do confronto dos ideais normativos das relações públicas com
o posicionamento profissional de diretores e consultores de comunicação.
Qual é, no fundo, o papel que as relações públicas empresariais desempenham na construção da opinião pública? Persuasão ou
manipulação? Tais são as questões que se procurará responder. .
|
|
|
|
8. |
Gonçalves, Gisela. ed. 2012. The Dialogue Imperative. Trends and Challenges in Strategic and Organisational Communication ed. 1, ISBN: 978-989-654-087-6. Covilhã: LabCom Books.
|
|
|
|
9. |
Ferreira, Ivone; Gonçalves, Gisela. eds. 2010. As Indústrias da Persuasão ed. 1, ISBN: 978-989-654-045-6. Covilhã: LabCom Books.
|
|
|
|
10. |
Gonçalves, Gisela. 2010. Introdução à Teoria das Relações Públicas. ed. 1. Porto: Porto Editora. Ao comparar-se o corpus teórico das relações públicas com outras disciplinas das ciências da comunicação, rapidamente se constata
que, enquanto campo científico, as relações públicas ainda estão na sua infância.
Com este livro ambiciona-se contribuir para o estudo do estatuto epistemológico das relações públicas através da apresentação
das suas teorias mais representativas. Começa-se por demonstrar como a fundamentação sistémico-funcionalista dos estudos em
relações públicas, de origem norte-americana, deu origem ao paradigma ainda hoje dominante: a teoria da simetria/excelência
das relações públicas. Em seguida, dá-se atenção às principais tensões teóricas que desafiam a sua hegemonia, especialmente
vincadas, por um lado, pelas correntes críticas que apontam para uma visão negativa do papel das relações públicas na construção
da opinião pública e, por outro, pelas teorias que questionam o seu lugar na sociedade contemporânea. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Martins, Tiago; Gonçalves, Gisela. 2015. Articulações conceituais entre Max Weber e a Teoria da Excelência nas Relações Públicas. In Organização, mídia e mercado: perspectivas teóricas e empíricas de estratégias midiáticas e mercadológicas de comunicação
organizacional organizadores, ed. E. Moreira, G. Brandt, F. Pereira , 48 - 59. . Santa Cruz, Brasil: EDUNISC.
|
|
|
|
2. |
Gonçalves, Gisela; Lisboa, Flavi. 2015. Novos media, novos públicos: apresentação. In Novos Media, Novos Públicos. Colecção Relações públicas e Comunicação organizacional: Dos fundamentos às práticas, ed. Gisela Gonçalves & Flavi Lisboa Filho, 03 - 08. ISBN: 978-989-654-216-0. Covilhã: LabCom Books.
|
|
|
|
3. |
Gonçalves, Gisela; Padamo, Celma; Spínola, Susana C. 2015. Graduate Education in Public Relations: A Key Strategy for Professional Affirmation in Portugal . In Public Relations, Values And Cultural Identity, ed. Ordeix, E.; Carayol, V.; Tench, R., 59 - 76. ISBN: 978-2-87574-251-3. London: Peter Lang.
|
|
|
|
4. |
Gonçalves, Gisela; Guimarães, Marcela. 2014. Introdução: Comunicação, Desenvolvimento e Sustentabilidade . In Comunicação, Desenvolvimento e Sustentabilidade. Colecção Relações públicas e Comunicação organizacional: Dos fundamentos
às práticas, ed. Gisela Gonçalves & Marcela Guimarães, 03 - 08. . Covilhã: LabCom Books.
|
|
|
|
5. |
Gonçalves, Gisela M. P; Fidalgo, António. 2014. O processo de construção de significado nas organizações da contemporaneidade . In Cultura e interacção. Faces da cultura e da comunicação organizacional, ed. Marlene Marchiori, 137 - 150. ISBN: 9788578081638.. Rio de Janeiro: Senac.
|
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Gonçalves, Gisela. 2014. "Relações Públicas Políticas: raízes, desafios e aplicações ", Revista Comunicação & Sociedade, 26: 90 - 96.
|
|
|
|
2. |
Gonçalves, Gisela; Spínola, Susana C; Padamo, Celma. 2013. "Analysing public relations education through international standards: The Portuguese case", Public Relations Review 39, 5: 612 - 614.
|
|
|
|
3. |
Gonçalves, Gisela M. P. 2013. "Ligações perigosas: comunicação e responsabilidade social", Cadernos de Comunicação 17, 2: 1 - 29.
|
|
|
|
4. |
Gonçalves, Gisela M. P. 2012. "The identity and image of public relations in Portugal", International Business and Economics Review 3, 16: 197 - 206.
|
|
|
|
5. |
Gonçalves, Gisela M. P. 2011. "O perfil dos licenciados em publicidade em Portugal. Uma perspectiva dos estudantes, dos professores e dos profissionais.", Questiones Publicitarias 1, 16: 1 - 23.
|
|
|
|
6. |
Gonçalves, Gisela M. P. 2009. "Public relations in Portugal. An analysis of the profession through the undergraduate curriculum", Public Relations Review 35, 3: 328 - 330.
|
|
|
|
7. |
Gonçalves, Gisela M. P. 2009. "Strengths and weaknesses of public relations in Portugal", Communication Studies, 6: 37 - 54.
|
|
|
|
Dados Complementares (Additional data)
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
22 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
15 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
10 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
5 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
7 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
7 |
Dados complementares (Additional data) |
2 |
Orientações Orientations |
2 |
Visualizações do curriculum [
972
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
13-02-2020
às
05:26:20
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|