Catarina Raquel Santana Coutinho Alves Delgado
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
20/03/2019 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Catarina Raquel Santana Coutinho Alves Delgado |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Delgado, Catarina |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Exactas-Matemática. Ciências Sociais-Ciências da Educação.
|
Endereço profissional
Professional address |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação Campus do Instituto Politécnico de Setúbal, Estefanilha Setúbal 2914-504 Setúbal Portugal Telefone: (+351)265710800 Correio electrónico: catarina.delgado@ese.ips.pt Homepage: http://www.si.ips.pt/ese_si/web_page.inicial |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2014 |
Doutoramento Phd |
Doutoramento em Educação, especialidade em Didática da Matemática
(3 anos » years)
.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
2003 |
Mestrado Master degree |
Mestrado em Didática da Matemática
(3 anos » years)
.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
1995 |
Licenciatura Licentiate degree |
Licenciatura em Ensino da Matemática
(5 anos » years)
.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2016-2016 |
Outros Others |
Inglês. Instituto Politécnico de Setúbal,
Portugal.
|
2013-2013 |
Curso de curta duração Short course |
Curso de Iniciação ao SPSS.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
2012-2012 |
Curso de curta duração Short course |
Workshop Inferência Estatística em Educação.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
2008-2008 |
Curso de curta duração Short course |
Ofic. de formação Novo Programa de Matemática do EB 1.º e 2.º ciclos.
Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular,
Portugal.
|
2007-2007 |
Curso de curta duração Short course |
Ação de Formação Dinamização de projectos multimédia.
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal,
Portugal.
|
2007-2007 |
Curso de curta duração Short course |
Círc. Estudos Form. p/ o Progr de Form. Cont. em Mat. p/ Profs. 1º e 2º C..
Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular,
Portugal.
|
1998-1998 |
Curso de curta duração Short course |
Ação Formação As TIC no Ens. da Mat. - Ferr. espec. e proj. com a Internet.
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal,
Portugal.
|
1997-1997 |
Curso de curta duração Short course |
Ação Form. As TIC no Ens. da Mat. e Ci. - Um passo em frente c/ a Internet.
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal,
Portugal.
|
1997-1997 |
Curso de curta duração Short course |
Curso Funções no Ensino Secundário: Que perspectivas para o futuro?.
Associação de Professores de Matemática,
Portugal.
|
1995-1995 |
Curso de curta duração Short course |
Curso Investigações e projectos na sala de aula.
Associação de Professores de Matemática,
Portugal.
|
1995-1995 |
Curso de curta duração Short course |
Ação de Formação subordinada ao tema Funções, uma abordagem gráfica.
Núcleo de Estágio de Matemática da Escola Secundária de Casquilhos,
Portugal.
|
1994-1994 |
Curso de curta duração Short course |
Curso Funções uma abordagem gráfica.
Associação de Professores de Matemática,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Instituto Politécnico de Setúbal |
Fev/2011-Actual |
Professor Adjunto |
Fev/2009-Jan/2011 |
Professor Adjunto (período experimental) |
Set/2006-Jan/2009 |
Outra Situação (requisição) |
Set/2005-Set/2006 |
Outra Situação |
Set/1997-Set/2005 |
Outra Situação (requisição) |
Set/1996-Set/1997 |
Outra Situação |
Escola Profissional Agrícola D. Dinis |
Set/2006-Jan/2009 |
Prof.ª efetiva do 1.º Grupo (requisitada) |
Set/2005-Set/2006 |
Professora efetiva do 1.º Grupo |
Set/1998-Set/2005 |
Prof.ª efetiva do 1.º Grupo (requisitada) |
Escola Secundária de Casquilhos |
Set/1997-Set/1998 |
Prof.ª efetiva do 1.º Grupo (requisitada) |
Set/1996-Set/1997 |
Professora efetiva do 1.º Grupo |
Set/1995-Set/1996 |
Prof.ª, em período probatório, do 1.º Grupo |
Set/1994-Set/1995 |
Professora estagiária no 1.º Grupo |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Instituto Politécnico de Setúbal |
Curso»Academic program: Curso Técnico Superior Profissional em Serviço Familiar e Comunitário Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Elementos de Matemática(Regente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Educação Pré-Escolar Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Estágio II(Docente)
- Didática da Matemática e do Conhecimento do Mundo(Docente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Estágio II(Docente)
- Estágio III(Docente)
- Estágio I(Docente)
|
Curso»Academic program: Animação e Intervenção Sociocultural Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Matemática, Cultura e Realidade(Docente)
- Seminário de Investigação e Projeto(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Desporto Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Matemática, Cultura e Realidade(Docente)
- Organização de Dados e Análise Estatística(Regente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação Básica Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Matemática, Cultura e Realidade(Docente)
- Conceitos Fundamentais de Matemática(Docente)
- Geometria e Medida(Docente)
- Estatística e Probabilidades(Regente)
- Introdução à Didáctica da Matemática(Docente)
- Padrões e Álgebra(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Comunicação Social Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Matemática(Docente)
- Matemática, Cultura e Sociedade(Docente)
- Da Produção Científica à Comunicação Científica(Docente)
- Matemática para a Comunicação Social(Regente)
- Temas Atuais em Ciência e Tecnologia(Docente)
|
Curso»Academic program: Promoção Artística e Património Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Matemática, Cultura e Realidade(Docente)
- Seminário de Investigação e Projeto(Docente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Estágio no 1º Ciclo II(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação de Infância/Educação de Infância Bilingue Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Matemática, Cultura e Sociedade(Docente)
- Pensamento Matemático e Educação Infantil(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Oficina de Metodologias e Prática e Reflexão Pedagógica(Docente)
- Oficina Pedagógica – Aprendizagem da Matemática(Docente)
- Aprendizagem da Matemática(Docente)
- Conceitos Fundamentais de Matemática(Docente)
- Utilização de Materiais no Ensino da Matemática(Docente)
- Matemática, Cultura e Sociedade(Docente)
- Prática e Reflexão Pedagógica II(Docente)
- Matemática do Real(Docente)
- Forma, Número e Medida(Regente)
- Matemática e Aprendizagem da Matemática I(Regente)
- Matemática e Aprendizagem da Matemática II(Regente)
- Prática e Reflexão Pedagógica (4º ano) - orientou Projetos Pedagógicos de carácter investigativo(Docente)
|
Curso»Academic program: Curso Compl. de Habilit. p/ Profs. 1.º ciclo Espec. em Líng. Portuguesa Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Módulo Matemática, Ciências e Realidade: Perspectiva interdisciplinar (Curso de Complemento de Habilitações para Professores
do 1.º ciclo na especialização em Língua Portuguesa)(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenc. em Professores do Ens. Básico da variante de Matemática e Ciências Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Forma e Número(Docente)
- Prática e Reflexão Pedagógica III(Docente)
- Educação Matemática I(Docente)
- Educação Matemática II (Docente)
- Probabilidades e Estatística(Docente)
- Álgebra(Docente)
- Matemática, Cultura e Sociedade (Docente)
|
Escola Profissional Agrícola D. Dinis |
Curso»Academic program: Agricultura Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Módulos de Matemática - Nível III (com equivalência ao 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade)(Docente)
|
Escola Secundária de Casquilhos |
Curso»Academic program: Ensino Básico - 3º Ciclo Disciplinas lecionadas»Taught units:
|
Curso»Academic program: Ensino Secundário Disciplinas lecionadas»Taught units:
|
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Instituto Politécnico de Setúbal |
Fev/2011-Actual |
|
Membro do Conselho Técnico-científico |
Fev/2009-Actual |
|
Membro da Comissão Científica do Departamento de Matemática (atualmente designado por Departamento de Ciências e Tecnologias) |
Fev/2016-Abr/2018 |
|
Vice-presidente do Conselho de Representantes |
Abr/2010-Fev/2016 |
|
Membro do Conselho de Representantes |
Mar/2010-Dez/2011 |
|
Membro da equipa da Unidade para a Avaliação e a Qualidade do Instituto Politécnico de Setúbal (UNIQUA-IPS) |
Mai/2003-Jan/2005 |
|
Membro do Conselho Técnico-Científico |
Mar/2000-Mar/2001 |
|
Membro suplente do Conselho Pedagógico |
Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Instituto Politécnico de Setúbal |
Jan/2018-Actual |
|
-
Responsável pela área científica da Matemática e Educação Matemática |
Out/2016-Actual |
|
-
Presidente de Júri dos concursos de Acesso a M23 |
Set/2017-Jul/2018 |
|
-
Coordenadora da Pós-graduação em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores |
Jan/2015-Out/2016 |
|
-
Membro de todos os Júris de concursos locais de acesso |
Estágios realizados (Traineeships)
Escola Secundária de Casquilhos |
Estágios realizados»Traineeships: - Estágio pedagógico na Escola Secundária de Casquilhos
|
Atividades de Serviços técnicos especializados (Specialized technical services activities)
Instituto Politécnico de Setúbal |
Mai/2016-Actual |
|
Serviço realizado»Executed service: Membro do Projeto PAT (Projeto Aprendizagem Para Todos) |
Mar/2013-Jul/2015 |
|
Serviço realizado»Executed service: Colabora no Programa TEIP (Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) |
Nov/2008-Mar/2009 |
DGIDC |
Serviço realizado»Executed service: Especialista de 6 ações de formação sobre a operacionalização das OCEPE |
Jan/2008-Jul/2008 |
|
Serviço realizado»Executed service: Especialista de uma ação de formação a convite da APEI (A Matemática na Educação de Infância: que desafios?) |
Atividades de Formação Profissional (Professional education activities)
Instituto Politécnico de Setúbal |
Set/2006-Jul
/
2009
|
|
Formação profissional»Professional education: - Formadora no âmbito do Programa de Formação Contínua para Professores dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico do distrito de
Setúbal
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2018- Projeto Recursos Educativos Digitais |
Referência do projeto»Project reference: Financiado.
|
2018-2022 Reason – Raciocínio matemático e formação de professores-Mathematical Reasoning and Teacher Education |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CED-EDG/28022/2017. Parceiro(s)»Partners:
Universidade de Lisboa. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
2016-2017 Flexibilidade de cálculo e raciocínio quantitativo |
Referência do projeto»Project reference: Financiado pelo IPL. Financiador(es)»Funding:
Instituto Politécnico de Lisboa.
|
2014-2016 Pensamento numérico e cálculo flexível: Aspetos críticos-Adaptive thinking and flexible computation: critical issues |
Referência do projeto»Project reference: Não financiado. Parceiro(s)»Partners:
Escola Superior de Educação de Leiria; Instituto Politécnico de Lisboa.
|
2005-2008 Desenvolvendo o sentido de número: perspectivas e exigências curriculares |
Referência do projeto»Project reference: POCI/CED/59680/2004 . Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
2003-2004 Sentido de Número e Competências de Cálculo -Number sense and calculus competencies |
Referência do projeto»Project reference: Não financiado. Parceiro(s)»Partners:
Instituto Politécnico de Lisboa.
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Set/2009 - Actual |
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Membro.
|
Set/1994 - Actual |
Associação de Professores de Matemática, Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Boavida, Ana M; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Duarte, José. 2016. Manual de Matemática para Professores do Ensino Primário. ed. 1. República de Angola: Ministério da Educação. |
|
|
|
2. |
Brocardo, Joana; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima. 2010. Números e Operações: 1.º ano. Materiais de apoio ao Programa de Matemática do Ensino Básico. ed. 1. Lisboa: Ministério da Educação - DGIDC.
|
|
|
|
3. |
Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Delgado, Catarina; Gonçalves, Fátima. 2010. Números e Operações - 3.º ano. Materiais de apoio ao Programa de Matemática do Ensino Básico. ed. 1. Lisboa: Ministério da Educação - DGIDC.
|
|
|
|
4. |
Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. 2008. Geometria: textos de apoio para educadores de Infância. ed. 1, ISBN: 978-972-742-277-7. Lisboa: Ministério da Educação, Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.
|
|
|
|
5. |
Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina; Torres, João; Vários. 2007. Desenvolvendo o sentido do número: Perspectivas e exigências curriculares: Materiais para o educador e para o professor do
1.º ciclo (vol. II). ed. 1, ISBN: 978-972-8768-28-7. Lisboa: Associação de Professores de Matemática. Os autores fazem parte da Equipa do Projecto Desenvolvendo o sentido do número: perspectivas e exigências curriculares (DSN). |
|
|
|
6. |
Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina; Torres, João; Vários. 2005. Desenvolvendo o sentido do número: Perspectivas e exigências curriculares: Materiais para o educador e para o professor do
1.º ciclo. ed. 1, ISBN: 972-8768-15-X. Lisboa: Associação de Professores de Matemática. Os autores fazem parte da Equipa do Projecto Desenvolvendo o sentido do número: perspectivas e exigências curriculares (DSN). |
|
|
|
7. |
Delgado, Catarina. 2003. Reflexão sobre a prática do ensino da matemática de futuros professores do 1º ciclo: Três estudos de caso. ed. 1. Lisboa: Associação de Professores de Matemática. Publicação de dissertação de mestrado em Educação na especialidade de Didáctica da Matemática, Univ. de Lisboa, 2003. . |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Brocardo, Joana; Duarte, José; Boavida, Ana M; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima. 2018. Diferenciação Pedagógica em Matemática. In Manual de Diferenciação Pedagógica em sala de aula para Professores do Ensino Primário - Volume II, 113 - 196. . República de Angola: Ministério da Educação. |
|
|
|
2. |
Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Duarte, José; Boavida, Ana M. 2017. As aprendizagens iniciais em Matemática. In Manual de avaliação pedagógica em sala de aula para professores do ensino primário, 97 - 192. . República de Angola: Ministério da Educação. |
|
|
|
3. |
Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Duarte, José; Boavida, Ana M; Delgado, Catarina. 2017. Diferenciação pedagógica em Matemática. In Diferenciação pedagógica em sala de aula para professores do ensino primário - Volume I, 129 - 174. . República de Angola: Ministério da Educação. |
|
|
|
4. |
Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. 2008. A aprendizagem da multiplicação e o desenvolvimento do sentido do número. In O sentido do número: Reflexões que entrecruzam teoria e prática , ed. Joana Brocardo, Lurdes Serrazina e Isabel Rocha, 159 - 182. ISBN: 978-972-592-232-3. Lisboa: Escolar Editora. |
|
|
|
5. |
Brocardo, Joana; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima. 2007. A multiplicação no contexto do sentido do número. In Desenvolvendo o sentido do número: Perspectivas e exigências curriculares: Materiais para o educador e para o professor do
1.º ciclo, ed. Equipa do Projecto Desenvolvendo o sentido do número: perspectivas e exigências curriculares (DSN), 9 - 18. ISBN: 978-972-8768-28-7. Lisboa: Associação de Professores de Matemática. |
|
|
|
6. |
Brocardo, Joana; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Rocha, Isabel; Serrazina, Lurdes. 2006. Números e álgebra: Desenvolvimento curricular. In Números e álgebra na aprendizagem da matemática e na formação de professores, ed. I. Vale, T. Pimentel, A. Barbosa, L. Fonseca, L. Santos, & P. Canavarro (Orgs.), 65 - 92. ISBN: 972-8614-07-1. [Lisboa]: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Secção de Educação Matemática.
|
|
|
|
7. |
Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. 2006. Sentido do número: Um estudo no 1.º ciclo do ensino básico. In Números e álgebra na aprendizagem da matemática e na formação de professores, ed. I. Vale, T. Pimentel, A. Barbosa, L. Fonseca, L. Santos, & P. Canavarro (Orgs.), 147 - 158. ISBN: 972-8614-07-1. [Lisboa]: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Secção de Educação Matemática. |
|
|
|
8. |
Brocardo, Joana; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Rocha, Isabel; Castro, Joana; Serrazina, Lurdes; Rodrigues, Marina. 2005. Desenvolvendo o sentido do número. In Desenvolvendo o sentido do número: Perspectivas e exigências curriculares: Materiais para o educador e para o professor do
1.º ciclo, ed. Equipa do Projecto Desenvolvendo o sentido do número: perspectivas e exigências curriculares (DSN), 7 - 27. ISBN: 972-8768-15-X. Lisboa: Associação de Professores de Matemática. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Boavida, Ana M; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Brocardo, Joana. 2018. "Challenging preservice teachers to produce varied mathematical problem solving strategies", Journal of the European Teacher Education Network 13, 13: 45 - 57.
|
|
|
|
2. |
Delgado, Catarina; Oliveira, Hélia; Brocardo, Joana. 2017. "Práticas do professor na discussão de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de número: um estudo no Ensino Básico", Bolema 31, 57: 323 - 343.
|
|
|
|
3. |
Ferreira, Sónia; Delgado, Catarina. 2017. "Desafios na preparação de Congressos Matemáticos: um estudo sobre as práticas de uma professora estagiária", Medi@ções 5, 2: 19 - 34.
|
|
|
|
4. |
Brocardo, Joana; Kraemer, Jean-Marie; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. 2015. "Developing flexible-adaptive reasoning and computing: Pedro's understanding of the task "Prawn skewers"", Journal of the European Teacher Education Network, 10: 86 - 100.
|
|
|
|
5. |
Delgado, Catarina; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. 2014. "Investigar as práticas do professor num contexto de trabalho colaborativo: Potencialidades e desafios", Medi@ções 2, 3: 85 - 110.
|
|
|
|
6. |
Delgado, Catarina; Ponte, João P.. 2004. "A reflexão sobre as práticas de ensino da matemática de três futuras professoras de 1.º ciclo do ensino básico", Quadrante 13, 1: 31 - 61. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Brocardo, Joana; Kraemer, Jean-Marie; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. 2017. "Tasks to develop flexible multiplicative reasoning", Trabalho apresentado em Tenth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education , In Proceedings of the Tenth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education , Dublin. |
|
|
|
2. |
Fialho, Filipe; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima. 2017. "Developing geometrical ideas making connections with arts education", Trabalho apresentado em The European Teacher Education Network 2017 (ETEN 2017), In Proccedings of The European Teacher Education Network 2017 (ETEN 2017), Gothenburg. |
|
|
|
3. |
Boavida, Ana M; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Brocardo, Joana. 2017. "Fostering the capacity of preservice mathematics teacher to produce varied problem solving strategies", Trabalho apresentado em The European Teacher Education Network 2017 (ETEN 2017), In Proceedings of The European Teacher Education Network 2017 (ETEN 2017), Gothenburg. |
|
|
|
4. |
Canavarro, Ana P; Delgado, Catarina. 2016. "Recursos na formação de professores que ensinam matemática", Trabalho apresentado em EIEM 2016, In Recursos na educação matemática, Évora.
|
|
|
|
5. |
Ferreira, Sónia; Delgado, Catarina. 2016. "O recurso a pósteres no âmbito de Congressos Matemáticos: que desafios para o professor?", Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM 2016), In Atas do EIEM 2016, Évora. |
|
|
|
6. |
Delgado, Catarina; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. 2016. "Working Collaborativelly with In-service Teachers: Potentialities and Challenges", Trabalho apresentado em The European Teacher Education Network 2016 , In Atas do The European Teacher Education Network 2016 , Stúbal. |
|
|
|
7. |
Kraemer, Jean-Marie; Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. 2016. "Flexibility in mental calculation", Trabalho apresentado em 13th International Congress on Mathematical Education (ICME-13), In Prooceedings of 13th International Congress on Mathematical Education (ICME-13), Hamburgo. |
|
|
|
8. |
Kraemer, Jean-Marie; Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. 2016. "Designing tasks for adaptive/flexible multiplicative reasoning", Trabalho apresentado em 13th International Congress on Mathematical Education (ICME-13), In Proceedings of 13th International Congress on Mathematical Education (ICME-13), Hamburgo. |
|
|
|
9. |
Delgado, Catarina; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. 2016. "Teachers’ pratices and number sense development in elementar School", Trabalho apresentado em 13th International Congress on Mathematical Education (ICME-13), In Proceedins of 13th International Congress on Mathematical Education (ICME-13), Hamburgo. |
|
|
|
10. |
Delgado, Catarina. 2014. "As práticas de seleção/construção e preparação de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de número", Trabalho apresentado em EIEM 2014 - Encontro de Investigação em Educação Matemática, In Investigação em educação matemática 2014: Tarefas matemáticas, Sesimbra. Conferência plenária por convite.
|
|
|
|
11. |
Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. 2013. "Entrevistas clínicas para estudar a flexibilidade no cálculo numérico", Trabalho apresentado em Seminário de Investigação Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento (II): Olhares para uma realidade, In Entre a teoria, os dados e o conhecimento (II): Olhares para uma realidade, Setúbal.
|
|
|
|
12. |
Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. 2013. "Flexible calculation: Key ideas from students’ solutions", Trabalho apresentado em 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, In Proceedings of the 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Kiel, Germany.
|
|
|
|
13. |
Delgado, Catarina; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. 2013. "Selecting and adapting mathematical tasks that foster Number sense development: the practice o fone primary teacher", Trabalho apresentado em 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME37), In Proceedings of 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME37), Kiel. |
|
|
|
14. |
Delgado, Catarina; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. 2012. "Práticas de seleção e construção de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de número: O caso do professor Manuel", Trabalho apresentado em EIEM 2012 - Encontro de Investigação em Educação Matemática 2012, In Práticas de ensino da matemática: [Atas do Encontro] Investigação em Educação Matemática 2012, Castelo de Vide.
|
|
|
|
15. |
Delgado, Catarina. 2012. "Estudar as práticas do professor num contexto de trabalho colaborativo: Uma reflexão sobre as opções metodológicas", Trabalho apresentado em Seminário de Investigação Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento (I), In Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento (I): Estudos de caso, investigação-ação, Setúbal. Comunicação publicada em outubro de 2013.
|
|
|
|
16. |
Delgado, Catarina; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. 2011. "Teachers' practices and number sense development in elementary school", Trabalho apresentado em PME 35, In Proceedings of the 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Ankara. Comunicação em póster.
|
|
|
|
17. |
Brocardo, Joana; Delgado, Catarina. 2009. "Desafios e complexidades na concepção e exploração de tarefas para o desenvolvimento do sentido do número", Trabalho apresentado em XIX Encontro de investigação em Educação Matemática, In Números e estatística: Reflectindo no presente, perspectivando o futuro: Actas do XIX Encontro de Investigação em Educação
Matemática, Vila Real. Conferência plenária por convite.
|
|
|
|
18. |
Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. 2005. "Sentido do número: Um estudo no 1.º ciclo do ensino básico", Trabalho apresentado em XIV Encontro de Investigação em Educação Matemática, In Números e álgebra na aprendizagem da matemática e na formação de professores: Actas do XIV Encontro de Investigação em Educação
Matemática, Caminha. |
|
|
|
19. |
Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. 2005. " Investigando o desenvolvimento do sentido do número", Trabalho apresentado em V Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática – V CIBEM, In Actas do V Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática – V CIBEM, Porto. Versão eletrónica (publicado em CD-ROM). . |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Delgado, Catarina. 2009. "Os números e as operações no novo programa de matemática do ensino básico", Educação & Matemática, 105: 17 - 21.
|
|
|
|
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Paiva, Ana; Duarte, José; Veloso, Graciosa; Duarte, Teresa O; Figueiredo, Miguel. 2000. "Matemática, níveis I, II e III da componente de formação sócio-cultural dos cursos integrados no sistema de aprendizagem do
IEFP". Lisboa: Instituto de Emprego e Formação Profissional. |
2. |
Delgado, Catarina. 1998. "Modelação: O papel do computador", 5 pp.. Setúbal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Esta brochura integra a coleção Cadernos de divulgação. Série Ideias e materiais. |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Brocardo, Joana; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Kraemer, Jean-Marie. Exploring students adaptive use of domain specific knowledge,Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME11),Utrecht,2019 (Comunicação). |
2. |
Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Fialho, Filipe. The development of geometrical knowledge starting from arts education,Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME11),Utrecht,2019 (Poster). |
3. |
Mendes, Fátima; Boavida, Ana M; Brocardo, Joana; Delgado, Catarina. To figure out more than a solution to a geometric problem: What do prospective teachers? ,Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME11),Utrecht,2019 (Poster). |
4. |
Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. Abordagem Exploratória no desenvolvimento do raciocínio e cálculo multiplicativo flexíveis,IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares,Lisboa,2018 (Comunicação). |
5. |
Ferreira, Sónia; Delgado, Catarina. Investigar sobre a prática na formação inicial do futuro professor: uma reflexão focada nos desafios na preparação e dinamização
de congressos matemáticos ,6th International Congress of Educational Sciences and Development,Setúbal,2018 (Comunicação). |
6. |
Duarte, José; Boavida, Ana M; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Brocardo, Joana. Aprendizagem para todos: a formação contínua de professores do ensino primário em Angola,2018 (Comunicação). |
7. |
Boavida, Ana M; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Brocardo, Joana. Fostering the capacity of preservice mathematics teacher to produce varied problem solving strategies,The European Teacher Education Network (ETEN 2017),Gotemburgo,2017 (Comunicação). |
8. |
Fialho, Filipe; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima. Developing geometrical ideas making connections with arts education,The European Teacher Education Network 2017 ,Gotemburgo,2017 (Comunicação). |
9. |
Ferreira, Sónia; Delgado, Catarina. Preparação e dinamização de congressos matemáticos no 1.º ciclo: que desafios para o professor?,IV Encontro Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento: Desafios da Investigação no Ensino Superior Politécnico,Setúbal,2017 (Comunicação). |
10. |
Mendes, Fátima; Delgado, Catarina; Brocardo, Joana; Boavida, Ana M. Práticas de ensino orientadas para a resolução de problemas,CNaPPES 2017 – 4.º Congresso nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior,Setúbal,2017 (Comunicação). |
11. |
Ferreira, Sónia; Delgado, Catarina. A Construção de Pósteres no âmbito da realização de congressos matemáticos: que desafios para o professor?,IV Encontro Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento,Setúbal,2017 (Poster). |
12. |
Delgado, Catarina; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. Working Collaborativelly with In-service Teachers: Potentialities and Challenges,ETEN 2016 Conference,Setúbal,2016 (Comunicação). |
13. |
Brocardo, Joana; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima. Desingning Tasks fo Adaptive/Flexible Multiplicative Reasoning,13th International Congress on Mathematics Education (ICME 13),Hamburgo,2016 (Comunicação). |
14. |
Delgado, Catarina; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. Teachers’ pratices and number sense development in elementar School,13th International Congress on Mathematics Education (ICME 13),Hamburgo,2016 (Poster). |
15. |
Mendes, Fátima; Delgado, Catarina; Brocardo, Joana. Flexibility in Mental Calculation,13th international Congress on Mathematics Education (ICME),Hamburgo,2016 (Poster). |
16. |
Ferreira, Sónia; Delgado, Catarina. O recurso a pósteres no âmbito de congressos matemáticos: Que desafios para o professor?,EIEM 2016 - Encontro em Investigação em Educação Matemática,Évora,2016 (Poster). |
17. |
Delgado, Catarina. As práticas de seleção/construção e preparação de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de número,Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM 2014),Sesimbra,2014 (Conferência ou palestra). |
18. |
Delgado, Catarina. Pontes entre a escola e a família: O contributo da Matemática,Encontro – Em Prol da Aprendizagem: Colaboração Escola-Família,Portimão,2013 (Conferência ou palestra). |
19. |
Brocardo, Joana; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima. Entrevistas clínicas para estudar a flexibilidade no cálculo numérico,Seminário de Investigação Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento,Setúbal,2013 (Comunicação). |
20. |
Brocardo, Joana; Delgado, Catarina; Oliveira, Hélia. Selecting and adapting mathematical tasks that foster number sense development: The practice of one primary teacher,37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education,Kiel, Germany,2013 (Poster).
|
21. |
Delgado, Catarina. As práticas do professor e o desenvolvimento do sentido de número: Um estudo no 1.º Ciclo,Seminário Doutoral,Lisboa,2013 (Seminário). Apresentação no Seminário de investigação realizado no âmbito do Doutoramento, em 19 de abril de 2013. . |
22. |
Delgado, Catarina; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. Práticas de seleção e construção de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de número: O caso do professor Manuel,EIEM 2012_ Encontro de Investigação em educação Matemática: Práticas do Ensino da Matemática,Castelo de Vide,2012 (Comunicação). |
23. |
Delgado, Catarina. Estudar as práticas do professor num contexto de trabalho colaborativo: Uma reflexão sobre as opções metodológicas,Seminário de Investigação Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento,Setúbal,2012 (Comunicação). |
24. |
Delgado, Catarina. As práticas do professor e o desenvolvimento do sentido de número: Um estudo no 1.º ciclo,III Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa,2012 (Poster). |
25. |
Delgado, Catarina; Pereira, Manuel; Alvarenga, Maria J. A selecção/construção e condução de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de número dos alunos do 3.º ano de escolaridade,ProfMat 2011,Lisboa,2011 (Comunicação). |
26. |
Boavida, Ana M; Delgado, Catarina; Pereira, Manuel; Alvarenga, Maria J. O programa de matemática para os nossos filhos: Que desafios? Que interrogações?,Seminário Final do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico - Programa
de Matemática do Ensino Básico: Professores e alunos em acção,Setúbal,2011 (Conferência ou palestra). Seminário para Pais/Encarregados de Educação - Sessão com debate. |
27. |
Delgado, Catarina; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. Teacher' Pratices and Number Sense Development in Elementary School,35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education,Ankara,2011 (Poster). |
28. |
Delgado, Catarina. As práticas do professor e o desenvolvimento do sentido de número,II Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa,Lisboa,2011 (Poster). |
29. |
Delgado, Catarina. O desenvolvimento do sentido de número e as práticas do professor: Um estudo no 1.º ciclo,I Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação,Lisboa,2010 (Poster). |
30. |
Delgado, Catarina; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. O desenvolvimento do sentido de número e as práticas do professor: um estudo no 1.º ciclo,Desafios teóricos e metodológicos - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em educação,Aveiro,2010 (Comunicação). |
31. |
Brocardo, Joana; Delgado, Catarina. Desafios e complexidades na concepção e exploração de tarefas para o desenvolvimento do sentido de número,XIX Encontro de Investigação em educação Matemática,Vila Real,2009 (Conferência ou palestra). |
32. |
Delgado, Catarina; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. Developing Number Sense: The Teacher's Role,33th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME),Salónica ,2009 (Comunicação). |
33. |
Mendes, Fátima; Abreu, Ana; Boavida, Ana M; Delgado, Catarina; Patrício, Conceição; Torres, Fátima; Perez, Fernanda; Revez, Jorge; Rodrigues, Margarida. Marcos de uma trajectória: O caso dos números,Conferência Internacional sobre o Ensino da Matemática,Lisboa,2008 (Poster). |
34. |
Mendes, Fátima; Abreu, Ana; Boavida, Ana M; Delgado, Catarina; Patrício, Conceição; Torres, Fátima; Perez, Fernanda; Revez, Jorge; Rodrigues, Margarida. Aprendizagens matemáticas dos alunos: O horizonte de uma formação,Conferência Internacional sobre o Ensino da Matemática,Lisboa,2008 (Poster). |
35. |
Delgado, Catarina; Sousa, Hélia. Desenvolvendo estratégias de cálculo multiplicativo,Seminário Desenvolvendo o Sentido de Número: Perspectivas e exigências curriculares,Setúbal,2007 (Comunicação). |
36. |
Delgado, Catarina; Torres, João. Competências de cálculo e sentido do número: Um projecto de colaboração a distância,Seminário As TIC na Educação: Histórias e Memórias com Futuro... ,Setúbal,2005 (Poster). |
37. |
Delgado, Catarina; Torres, João. Competências de cálculo e sentido do número: Um projecto de colaboração a distância,Encontro Dar e Receber III,Setúbal,2005 (Comunicação). |
38. |
Delgado, Catarina. Reflexão sobre as práticas de ensino da matemática de futuros professores do 1º ciclo: Três estudos de caso,Seminário de Apoio às Áreas Científicas ,Setúbal,2005 (Comunicação). |
Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Boavida, Ana M. A Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Perspetivas sobre o Ensino e a Aprendizagem , 2018 (Aperfeiçoamento), promovido por IPS - Agrupamento de Escolas do Seixal. Duração: 25 horas. Local: Escola Secundária da Amora, Cidade: Amora, Tipo de participação: Docente. |
2. |
Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Boavida, Ana M. A Matemática no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico: Perspetivas sobre o Ensino e a Aprendizagem, 2018 (Aperfeiçoamento), promovido por IPS - Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém. Duração: 25 horas. Local: Escola Secundária de Santiago do Cacém, Cidade: Santiago do Cacém, Tipo de participação: Docente. |
3. |
Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Boavida, Ana M. Ensinar matemática no século XXI - Como promover percursos de sucesso?, 2017 (Extensão), promovido por Ministério da Educação. Duração: 4 horas. Local: Escola Básica Integrada do Montijo, Cidade: Montijo, Tipo de participação: Docente. |
4. |
Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Boavida, Ana M. Ensinar matemática no século XXI - Como promover a compreensão conceptual e a fluência procedimental, 2017 (Extensão), promovido por Ministério da Educação. Duração: 4 horas. Local: Escola Secundária da Amora, Cidade: Amora - Seixal, Tipo de participação: Docente. |
5. |
Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Boavida, Ana M. Números racionais não negativos e operações no 1.º ciclo do ensino básico, 2017 (Aperfeiçoamento), promovido por Agrupamento de Escolas de Loures. Duração: 25 horas. Local: Escola Básica 2, 3 de Camarate, Cidade: Camarate, Tipo de participação: Docente. |
6. |
Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Boavida, Ana M. A Matemática no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico: Perspetivas sobre o Ensino e a Aprendizagem , 2017 (Aperfeiçoamento), promovido por IPS - Associação de Escolas Ordem de Santiago. Duração: 25 horas. Local: Escola Básica Integrada Luísa Todi, Cidade: Setúbal, Tipo de participação: Docente. |
7. |
Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Boavida, Ana M. Ensinar matemática no século XXI - Como promover percursos de sucesso?, 2017 (Extensão), promovido por Ministério da Educação. Duração: 4 horas. Local: Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, Cidade: Almada, Tipo de participação: Docente. |
8. |
Delgado, Catarina; Mendes, Fátima. Matemática no 1.º ciclo do ensino básico: perspetivas sobre o ensino e aprendizagem, 2016 (Aperfeiçoamento), promovido por ESE-IPS. Duração: 25 horas. Local: Escola Básica 2, 3 de Palmela , Cidade: palmela, Tipo de participação: Docente. |
9. |
Delgado, Catarina; Mendes, Fátima. Articulação vertical no ensino da Matemática - Geometria nos primeiros anos , 2015 (Aperfeiçoamento). Ação realizada no âmbito do Programa TEIP - do Agrupamento de Escolas Drª Laura Ayres, Quarteira. |
10. |
Delgado, Catarina. Organização de iniciativas para envolvimento dos encarregados de educação na escola, 2014 (Aperfeiçoamento), promovido por Projeto TEIP. Duração: 1 dias. Local: Agrupamentos de Escolas João da Rosa e Paula Nogueira, Cidade: Olhão, Tipo de participação: Docente. |
11. |
Delgado, Catarina. organização de iniciativas para envolvimento dos encarregados de educação na escola, 2014 (Aperfeiçoamento), promovido por Projeto TEIP. Duração: 1 dias. Local: Agrupamento Vertical de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão, Cidade: Portimão, Tipo de participação: Docente. |
12. |
Delgado, Catarina. A Matemática é de todos, 2014 (Extensão), promovido por Projeto TEIP. Duração: 1 dias. Local: Agrupamento Vertical de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão, Cidade: Portimão, Tipo de participação: Docente. |
13. |
Delgado, Catarina. Como atender à diversidade de níveis de aprendizagem em Matemática?, 2014 (Extensão), promovido por Projeto TEIP. Duração: 1 dias., Tipo de participação: Docente. Dinamizadora de uma sessão de trabalho realizada no âmbito do projeto TEIP. |
14. |
Delgado, Catarina. Estratégias pedagógicas de apoio aos estudos e melhorias dos resultados escolares, 2013 (Aperfeiçoamento), promovido por Agrupamentos de Escolas João da Rosa e Paula Nogueira. Duração: 1 dias. Local: Centro de Formação da Ria Formosa, Cidade: Olhão, Tipo de participação: Docente. Dinamização de uma sessão integrada na oficina de formação no âmbito do Projeto TEIP. . |
15. |
Delgado, Catarina. Contributo da Matemática na relação entre a escola e a família, 2013 (Extensão), promovido por Agrupamentos de Escolas João da Rosa e Paula Nogueira. Duração: 1 dias. Local: Centro de Formação da Ria Formosa, Cidade: Olhão, Tipo de participação: Docente. Dinamização de uma sessão de formação no âmbito do Projeto TEIP. |
16. |
Delgado, Catarina; Pereira, Manuel; Alvarenga, Maria J. Divulgação do trabalho realizado no âmbito de um projecto colaborativo de desenvolvimento curricular, 2011 (Aperfeiçoamento). Duração: 1 dias., Tipo de participação: Docente. Organização e dinamização de uma sessão de divulgação dirigida a Encarregados de Educação de duas turmas do 3.º ano, da Escola
EB1 N.º 2 da Cova da Piedade. |
17. |
Delgado, Catarina. O Novo Programa de Matemática do Ensino Básico, 2011 (Extensão), promovido por Associação De Professores de Matemática.Tipo de participação: Docente. |
18. |
Delgado, Catarina. Novo Programa de Matemática do Ensino Básico para professores do 1.º ciclo, 2010 (Aperfeiçoamento), promovido por Oficinas de S. José. Duração: 12 horas. Local: Oficinas de S. José, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente. Curso realizado em julho de 2010. |
19. |
Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Serrazina, Lurdes; Castro, Joana. Números e Operações, 2009 (Especialização), promovido por DGIDC. Duração: 2 dias. Local: Vieira de Leiria, Cidade: Vieira de Leiria, Tipo de participação: Docente. |
20. |
Delgado, Catarina; Mendes, Fátima. Organização e tratamento de dados nos primeiros anos, 2009 (Especialização), promovido por Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Duração: 3 horas. Local: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Cidade: Setúbal, Tipo de participação: Docente. Organização e dinamização de uma sessão prática no Seminário Final do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores
dos 1.º e 2.º Ciclos, intitulado Práticas de formação, práticas de sala de aula: Olhares sobre a aprendizagem da Matemática,
na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, que decorreu no dia 2 de julho de 2009. |
21. |
Delgado, Catarina. Novo Programa de Matemática do Ensino Básico para professores do 1.º ciclo, 2009 (Aperfeiçoamento), promovido por Oficinas de S. José. Duração: 12 horas. Local: Oficinas de S. José, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente. Curso realizado em julho de 2009. |
22. |
Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Castro, Joana; Serrazina, Lurdes. Números e Operações, 2009 (Especialização), promovido por DGIDC. Duração: 2 dias. Local: TOMAR, Cidade: TOMAR, Tipo de participação: Docente. |
23. |
Delgado, Catarina. A Matemática na educação de infância: Que desafios?, 2008 (Aperfeiçoamento), promovido por APEI - Associação dos Profissionais de Educação de Infância. Duração: 50 horas., Tipo de participação: Docente. Duração: 25 horas presenciais conjuntas e 25 horas de trabalho autónomo. |
24. |
Delgado, Catarina; Mendes, Fátima. Operacionalização das OCEPE no âmbito da Matemática e da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, 2008 (Aperfeiçoamento), promovido por Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. Duração: 25 horas., Tipo de participação: Docente. Organização e dinamização da ação de formação de âmbito nacional. Das 25 horas, 10 foram destinadas a trabalho autónomo dos
formandos. |
25. |
Delgado, Catarina. A Aprendizagem da Matemática no 1º ciclo, 2008 (Outra), promovido por Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e Centro de Formação do Faial, Pico, Flores e Corvo – Açores. Duração: 25 horas. Local: Centro de Formação do Faial, Pico, Flores e Corvo – Açores, Cidade: Horta, Tipo de participação: Docente. Organização e dinamização de um curso. |
26. |
Delgado, Catarina. A Geometria nos primeiros anos de escolaridade, 2008 (Aperfeiçoamento), promovido por Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Duração: 1 dias. Local: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Cidade: Setúbal, Tipo de participação: Docente. Organização e dinamização da sessão prática com a duração de 3 horas, realizada no âmbito do Seminário de Formação Continua
de Professores do 1.º e 2.º ciclos em Matemática. |
27. |
Delgado, Catarina; Mendes, Fátima. Geometria nos primeiros anos, 2008 (Aperfeiçoamento), promovido por Associação de Professores de Matemática. Duração: 1 dias., Tipo de participação: Docente. Organização e dinamização da sessão prática com a duração de 3 horas no âmbito do ProfMat2008. |
28. |
Delgado, Catarina; Mendes, Fátima. Matemática e Arte, 2007 (Aperfeiçoamento), promovido por Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Duração: 1 dias. Local: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Cidade: Setúbal, Tipo de participação: Docente. Organização e dinamização da oficina com a duração de 3 horas, realizada no âmbito do Seminário de Formação Continua de Professores
do 1.º e 2.º ciclos em Matemática. |
29. |
Delgado, Catarina. Novos referenciais modulares da componente de formação sociocultural, 2003 (Aperfeiçoamento), promovido por Centro de Formação Profissional do Seixal. Duração: 1 dias., Tipo de participação: Docente. Dinamizadora de uma ação de explicitação. |
30. |
Delgado, Catarina. Novos referenciais modulares da componente de formação sociocultural, 2000 (Aperfeiçoamento), promovido por Centro de Formação Profissional de Faro. Duração: 1 dias. Local: Centro de Formação Profissional de Faro, Cidade: Faro, Tipo de participação: Docente. Dinamizadora de uma ação de explicitação. |
31. |
Delgado, Catarina. ... E Arrifes Aqui tão Perto, 1999 (Aperfeiçoamento). Duração: 4 dias. Local: E. B. 2,3 de Arrifes, Açores, Cidade: Ponta Delgada, Tipo de participação: Docente. Dinamizadora de uma sessão de formação no Encontro ... E Arrifes Aqui tão Perto. |
32. |
Delgado, Catarina; Duarte, José. Desafios em geometria dinâmica na Internet, 1999 (Aperfeiçoamento), promovido por Associação de Professores de Matemática. Duração: 1 dias. Local: Escola Secundária Poeta António Aleixo, Cidade: Portimão, Tipo de participação: Docente. Organização e dinamização da sessão prática no âmbito do ProfMat99. |
33. |
Delgado, Catarina; Duarte, José. Resolução de problemas com ferramentas computacionais, 1998 (Aperfeiçoamento), promovido por Associação de Professores de Matemática. Duração: 1 dias. Local: Escola Secundária Francisco de Holanda, Cidade: Guimarães, Tipo de participação: Docente. Organização e dinamização da sessão prática com a duração de 3 horas no âmbito do ProfMat98. |
Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico Didactic and pedagogic material development |
1. |
Delgado, Catarina. Como fazer mais fichas e aumentar o Kit Pedagógico,2019. |
2. |
Boavida, Ana M; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Duarte, José. Livro de fichas de trabalho (para o aluno): Matemática,2019. |
3. |
Boavida, Ana M; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Duarte, José. Guiões (para o professor): Matemática,2019. |
4. |
20062007, Equipa P. F. C. A Geometria nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico ,2007. |
Edição técnica Technical edition |
1. |
Delgado, Catarina; Duarte, José; Pinto, Jorge; Rodrigues, Margarida; Pereira, Ana; Vasconcelos, António Â; Silva, Cristina G.; Alves, Marta P. Edição de E-Book - Encontro Entre a Teoria, os dados e o conhecimento,2015 (Outra).
|
2. |
Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Boavida, Ana M; Duarte, José; Baía, Mário; Figueiredo, Miguel; Santos, Elvira. Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM2014).,2014 (Actas).
|
Organização de evento Event organization |
1. |
Delgado, Catarina; Vários. (Elemento da comissão organizadora local) 4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES 2017),2017 (Encontro / Organização). |
2. |
Delgado, Catarina; Vários. (Elemento da Comissão Científica) III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino na ESE de Lisboa,2016 (Encontro / Organização). |
3. |
Delgado, Catarina; Vários. (Elemento da comissão organizadora local) Conferência Internacional The European Teacher Education Network 2016 (ETEN 2016),2016 (Conferência / Organização). |
4. |
Delgado, Catarina; Vários. (Elemento da comissão organizadora) Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE),2015 (Simpósio / Organização). |
5. |
Delgado, Catarina; Vários. Dinamização da Exposição "Sempre houve problemas" (Evento Pedagógico destinado aos estudantes da ESE/IPS),2015 (Exposição / Montagem). |
6. |
Delgado, Catarina; Vários. (Elemento da comissão organizadora e científica) Seminário Internacional Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento: Investigar
Práticas em Contexto,2014 (Seminário / Organização).
|
7. |
Delgado, Catarina; Vários. (Elemento da comissão organizadora e científica) EIEM 2014 - Encontro de Investigação em Educação Matemática,2014 (Encontro / Organização).
|
8. |
Delgado, Catarina; Mendes, Fátima. Exposição Matemática e a Natureza (Evento Pedagógico destinado aos estudantes da ESE/IPS),2014 (Exposição / Organização). Exposição patente de 22 de abril a 1 de Maio, na ESE/IPS. |
9. |
Delgado, Catarina; Vários. (Elemento da comissão organizadora) Seminário Final do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º
e 2.º ciclos,2009 (Seminário / Organização). |
10. |
Delgado, Catarina; Vários. (Elemento da comissão organizadora) Seminário Final do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores dos 1º
e 2º ciclos,2008 (Seminário / Organização). |
11. |
Delgado, Catarina; Vários. (Elemento da comissão organizadora) Seminário Final do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1º
e 2º ciclos,2007 (Seminário / Organização). |
12. |
Delgado, Catarina; Vários. (Elemento da comissão organizadora) 20º ProfMat – Encontro Nacional de Professores de Matemática,2006 (Encontro / Organização). |
13. |
Delgado, Catarina; Vários. (Elemento da comissão organizadora) Encontro Dar e Receber III,2005 (Encontro / Organização). |
14. |
Delgado, Catarina; Vários. (Elemento da comissão organizadora) XVI Seminário de Investigação em Educação Matemática,2005 (Seminário / Organização).
|
Outra produção técnica Other technical production |
1. |
Delgado, Catarina; Mendes, Fátima. Organização e Tratamento de dados nos primeiros anos,2009. |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Cátia Prata, O desenvolvimento e compreensão do Raciocínio Matemático na formação inicial de professores , 2018. Tese (Doutoramento em Educação, especialidade em Didática da Matemática) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Co-orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Ana Colaço, A aprendizagem da Organização e Tratamento de Dados e as tarefas de investigação: um estudo no 1.º ciclo (ORIENTAÇÃO), 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |
2. |
Joana Nunes, O contributo da Expressão e Educação Artística na aprendizagem de conceitos geométricos: Um estudo no 2.º ano de escolaridade
(CO-ORIENTAÇÃO), 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Co-orientador).
|
3. |
Márcia Batista, Construindo uma sequência de tarefas de multiplicação: Um estudo realizado no 1.º ciclo de escolaridade (ORIENTAÇÃO), 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
|
4. |
Susana Rei, A aprendizagem da multiplicação perspetivada através da resolução da sequência de problemas: Um estudo no 2.º ano de escolaridade
(ORIENTAÇÃO), 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
|
5. |
Ângela Sofia Lourenço Ladeira, Práticas do professor que potenciam discussões coletivas produtivas, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
|
6. |
Cátia Silva, A aprendizagem da multiplicação: Um estudo no 2.º ano de escolaridade, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
|
7. |
Sónia Ferreira, Práticas do professor para e na dinamização de congressos matemáticos, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
|
1. |
Rafaela Canastra, A matemática e o brincar no jardim de infância (ORIENTAÇÃO), 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |
2. |
Nair Faustino, O jogo na aprendizagem da Matemática (ORIENTAÇÃO), 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |
3. |
Paula Passos, Música e Matemática no jardim de infância (CO-ORIENTAÇÃO), 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal (Co-orientador). |
4. |
Sofia Pitadas Fernandes, Resolução de problemas geométricos no jardim de infância, 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |
Orientação de outra natureza Other orientation |
1. |
Orientação de estágio de Maria Helena Dias, 2018. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |
2. |
Orientação de estágio de Ana Teresa Barros, 2018. |
3. |
Orientação de estágio de Ana Luísa Neto, 2018. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |
4. |
Orientação de estágio de Patrícia Isabel Silva Andrade, 2017. |
5. |
Orientação de estágio de Joana Santos Covas, 2017. |
6. |
Orientação de estágio de Bianca Rafaela Cabrita Ximenes, 2017. |
7. |
Orientação de estágio de Adriana Rafaela Cavaca Pereira, 2017. Instituto Politécnico de Setúbal. |
8. |
Orientação de estágio de Andreia Isabel Vieira Alpalhão, 2016. |
9. |
Orientação de estágio de Ana Raquel Fernandes Ganhão, 2016. |
10. |
Orientação de estágio de Vanessa Isabel Almeida Aljustrel, 2016. |
1. |
Orientação de estágio de Ana Catarina Vargas, 2019. (Orientador). |
2. |
Orientação de estágio de Eunice Modesto, 2019. (Orientador). |
3. |
Orientação de estágio de Patrícia Metelo, 2019. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |
Outros Trabalhos Other production |
1. |
Delgado, Catarina. Revisora de um artigo científico para a Revista Quadrante , 2018. |
2. |
Delgado, Catarina. Revisora de um artigo científico para a revista Mediações, 2018. |
3. |
Delgado, Catarina. Revisora de um artigo científico proposto para o Encontro em Investigação em Educação Matemática (EIEM), 2018. |
4. |
Delgado, Catarina. Revisora de um texto científico para um poster do CERME11, 2018. |
5. |
Delgado, Catarina. Revisora de um texto científico para uma comunicação do CERME11, 2018. |
6. |
Delgado, Catarina. Revisora de um artigo científico proposto para o Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM), 2016. |
7. |
Delgado, Catarina. Revisora de comunicações propostas para as atas dos Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM), 2016. |
8. |
Delgado, Catarina. Revisora de um artigo científico proposto para o Encontro em Investigação em Educação Matemática, Organizado pela Sociedade
Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM), 2015. |
9. |
Delgado, Catarina. Revisora de propostas de comunicação e poster para o Encontro Conferência Turning Data into knowledge: New opportunities for
statistics education, 2015. |
10. |
Delgado, Catarina. Revisora de artigos propostos para o e-book “Entre a teoria, os dados e o conhecimento (III): Investigar as Práticas em Contexto, 2015.
|
11. |
Delgado, Catarina. Revisora de comunicações propostas para as atas dos Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM), 2014. |
12. |
Delgado, Catarina. Revisora de uma comunicação proposta para as atas do XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM), 2013. |
13. |
Delgado, Catarina. Revisora de comunicações propostas para as atas dos Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM), 2013. |
14. |
Delgado, Catarina. Revisora de um artigo científico proposto para o Encontro em Investigação em Educação Matemática, 2012. |
15. |
Delgado, Catarina. Revisora de artigos científicos propostos para o Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM), 2012. |
16. |
Delgado, Catarina. Revisora de comunicações propostas para as atas dos Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM), 2009. |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Delgado, Catarina. Participação no júri de Maria Helena Gil Rodrigues Monteiro Guerreiro. A aprendizagem comparticipada dos números racionais através da percentagem, 2018. (Arguente). |
1. |
Delgado, Catarina. Participação no júri de Beatriz Russo Ribeiro. Histórias com desafios matemáticos - A literatura infantil como meio potenciador da resolução de problemas matemáticos, 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo Ensino do Básico ) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. (Arguente). |
2. |
Delgado, Catarina. Participação no júri de Nadine Clérigo Silva. Projeto de Investigação, 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo Ensino do Básico ) - Instituto Politécnico de Setúbal. (Presidente). |
3. |
Delgado, Catarina. Participação no júri de Ana Catarina Martins Baptista. Representações usadas na resolução de problemas , 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal. (Arguente). |
4. |
Delgado, Catarina. Participação no júri de Raquel Vicente Quintinha. O conhecimento para ensinar estatística: uma reflexão sobre a prática de uma professora numa turma de 4.º ano, 2018. (Arguente). |
5. |
Delgado, Catarina. Participação no júri de Inês Cristina Ribeiros Diogo. Raciocínio estatístico: um estudo na educação pré-escolar , 2017. Dissertação (Mest. em Educ. Mat. na Educ. Pré-escolar e nos 1.º e 2.º ciclos do E B) - Instituto Politécnico de Lisboa. (Arguente). |
6. |
Delgado, Catarina. Participação no júri de Carmen Sofia Xavier Dias Mineiro. O ensino e a aprendizagem da geometria com materiais manipuláveis: um estudo com alunos do 2.º ano de escolaridade, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino no 1.º ciclo do Ensino Básico) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. (Arguente). |
7. |
Delgado, Catarina. Participação no júri de Ana Filipa Jesus Soares Fernandes. A educação de valores numa escola do 1.º ciclo do ensino básico: uma intervenção a partir da literatura infantil , 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino no 1.º ciclo do Ensino Básico) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. (Presidente). |
8. |
Delgado, Catarina. Participação no júri de Ana Rita Martins Gomes. O ensino das Ciências no 1.º ciclo do Ensino Básico: os efeitos de um ensino práticodas ciências nas conceções dos alunos, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino no 1.º ciclo do Ensino Básico) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. (Presidente). |
9. |
Delgado, Catarina. Participação no júri de Rita Maria Neves da Cruz. O ensino/aprendizagem da divisão com compreensão. Um estudo com o 4.º ano de escolaridade, 2016. Dissertação (Mest. em Educ. Mat. na Educ. Pré-escolar e nos 1.º e 2.º ciclos do E B) - Instituto Politécnico de Lisboa. (Arguente). |
10. |
Delgado, Catarina. Participação no júri de Ana Cristina Teixeira. De que modo o uso do feedback escrito em tarefas matemáticas contribui para ajudar os alunos a superarem as suas dificuldades, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino no 1.º ciclo do Ensino Básico) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. (Arguente). |
11. |
Delgado, Catarina. Participação no júri de Sara Menezes Ribeiro. Resolução de problemas de subtração no 2.º ano de escolaridade, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino no 1.º ciclo do Ensino Básico) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. (Arguente). |
12. |
Delgado, Catarina. Participação no júri de Maria João Marques Nunes. A resolução de problemas geométricos por crianças de 5 anos, 2016. Dissertação (Mest. em Educ. Mat. na Educ. Pré-escolar e nos 1.º e 2.º ciclos do E B) - Instituto Politécnico de Lisboa. (Arguente). |
13. |
Delgado, Catarina. Participação no júri de Ana Isabel Unguento Sabino. O jogo e a aprendizagem da matemática: potencialidades e desafios, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal. (Arguente). |
14. |
Delgado, Catarina. Participação no júri de Sérgio Joaquim Cavadas Ribeiro. A Música de conjunto no 1,.º ciclo do ensino básico: perceções e aprendizagens musicais e sociais, 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Educação Musical do Ensino Básico) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. (Presidente). |
15. |
Delgado, Catarina. Participação no júri de Ana Rossana Cláudio Alexandre,. O processo de escrita de textos descritivos, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal. (Presidente). |
16. |
Delgado, Catarina. Participação no júri de Cátia Alexandra Orrico Moucho. O contributo das artes integradas no desenvolvimento de competências sociais, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal. (Presidente). |
17. |
Delgado, Catarina. Participação no júri de Joana Filipa Ribeiro Tomás. A resolução de problemas de adição e o desenvolvimento do cálculo mental: um estudo com alunos do 2.º ano, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino no 1.º ciclo do Ensino Básico) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. (Arguente). |
18. |
Delgado, Catarina. Participação no júri de Sara Filipa Martins Gomes. Prática de questões-aula numa perspetiva de avaliação formativa em Matemática, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino no 1.º ciclo do Ensino Básico) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. (Presidente). |
19. |
Delgado, Catarina. Participação no júri de Marisa Alexandra Lopes Figueiredo. Os guiões de apoio e o feedback no processo de ensino-aprendizagem do texto narrativo, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal. (Presidente). |
20. |
Delgado, Catarina. Participação no júri de Joana Inês Carvalho Cardoso. Ensinar frações no 5º ano de escolaridade: um estudo sobre as práticas de uma professora, 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal. (Presidente). |
21. |
Delgado, Catarina. Participação no júri de Ana Isabel Unguento Sabino. O jogo e a aprendizagem da matemática: potencialidades e desafios, 2014. (Arguente). |
22. |
Delgado, Catarina. Participação no júri de Margarida Ferreira do Nascimento Correia. A importância das conceções dos alunos para a aprendizagem, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal. (Presidente). |
23. |
Delgado, Catarina. Participação no júri de Sara Guerreiro Gomes Rafael. A orquestração de discussões coletivas na aula de matemático no 1.º ciclo do ensino básico, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino no 1.º ciclo do Ensino Básico) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. (Arguente). |
1. |
Delgado, Catarina. Membro do júri para apreciação de pedidos de equivalências estrangeiras de nível superior às correspondentes habilitações
portuguesas, 2014. Outra.
|
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1. |
Membro da Equipa de Avaliação no âmbito da Avaliação Externa das Escolas (Inspeção-Geral de Educação e Ciência), 2017, Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde - Sesimbra. |
2. |
Membro da Equipa de Avaliação no âmbito da Avaliação Externa das Escolas (Inspeção-Geral de Educação e Ciência), 2016, Agrupamento de Escolas dos Olivais. |
3. |
Membro da Equipa de Avaliação no âmbito da Avaliação Externa das Escolas (Inspeção-Geral de Educação e Ciência), 2015, Agrupamento de Escolas da Moita. |
4. |
Membro da Equipa de Avaliação no âmbito da Avaliação Externa das Escolas (Inspeção-Geral de Educação e Ciência), 2015, Agrupamento de Escolas Nº1 de Loures. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Moderador Participation as Chairman |
1. |
Entre a teoria os dados e o conhecimento, 2017 (Encontro). Cidade do evento: Setúbal / ESE. |
2. |
4º congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 2017 (Congresso). Cidade do evento: Seúbal / IPS. |
3. |
Encontro de Investigação em Educação Matemática, 2016 (Encontro).
|
4. |
Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento: Investigar Práticas em Contexto, 2014 (Seminário). Nome do evento: Seminário Internacional Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento: Investigar Práticas em Contexto; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal; Cidade do evento: Setúbal / Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. |
5. |
Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2012 (Seminário). Nome do evento: III Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Nome da Instituição: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Moderadora de uma sessão de apresentação de trabalhos e Keynote Speaker (comunicação oral). |
6. |
Práticas de formação, práticas de sala de aula: olhares sobre a aprendizagem da Matemática, 2009 (Seminário). Nome do evento: Seminário Final do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º ciclos - Práticas de formação,
práticas de sala de aula: olhares sobre a aprendizagem da Matemática; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal; Cidade do evento: Setúbal / Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Moderadora de um simpósio intitulado: Um olhar sobre as produções dos alunos; Organização e dinamização de uma sessão prática;
Membro da comissão organizadora. . |
7. |
Dar e receber III, 2005 (Encontro).
|
7. |
Números e álgebra na aprendizagem da matemática e na formação de professores, 2005 (Encontro). Nome do evento: XIV EIEM. |
9. |
Conhecer e intervir com as TIC na escola, 1998 (Encontro).
|
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Delgado, Catarina. Educação e Matemática, de 2016/01/01 até 2017/12/27, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Associação de Professores de Matemática. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
43 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
15 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
7 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
8 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
7 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
6 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
1 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
19 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
19 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
2 |
Produção técnica Technical production |
92 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
92 |
Dados complementares (Additional data) |
94 |
Orientações Orientations |
39 |
Outros Trabalhos Other production |
16 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
25 |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
4 |
Participação em Eventos Event participation |
9 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1 |
Outras informações relevantes
Em 2008 realizou Provas Públicas para professora adjunta, na área de Educação Matemática, para a Escola Superior de Educação
do Instituto Politécnico de Setúbal. 2007-2008: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal: É-lhe
reconhecido o estatuto de Professora especialista de elevada experiência e competência profissional no âmbito do DL n. º
74/2006 de 24 de março. 2007-2008: Colabora com o Gabinete de Avaliação Educacional do Ministério da Educação. 2004-2005:
– É-lhe conferido o estatuto de Formadora no âmbito do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores nas áreas/domínios:
C-05 - Didáticas Específicas (Matemática) e C-15 - Tecnologias Educativas (Informática/Aplicação da Informática), com o registo
CCPFC/RFO – 08281/99, concedido pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.<br>
|
Visualizações do curriculum [
3575
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
13-02-2020
às
06:15:13
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|