Pós-Graduação em Perturbações do Desenvolvimento e do Espetro do Autismo
Apresentação do curso
Esta Pós-Graduação visa desenvolver conhecimentos e competências no domínio das Perturbações do Neurodesenvolvimento no âmbito da avaliação e da intervenção.
A enorme exigência e responsabilidade inerente a esta área de intervenção exige dos profissionais um vasto conjunto de conhecimentos e competências que lhe permitam uma atuação especializada e de excelência. Assim, pretende-se criar uma oportunidade na formação técnico-científica nesta área de intervenção.
A formação destina-se a otimizar as competências na prática profissional de terapeutas, professores, educadores e/ou psicólogos que lhes permitam desenvolver e ampliar conhecimentos sobre as perturbações do desenvolvimento e do espectro do autismo.
Pretende-se possibilitar o contacto com os mais recentes instrumentos de avaliação e modelos de intervenção sustentados nas práticas baseadas na evidência. A metodologia de ensino/aprendizagem adotada visa desenvolver o raciocínio clínico dos estudantes numa perspetiva de trabalho colaborativo que sustente a capacidade de resolução de problemas.
Objetivos
Com base num modelo biopsicossocial, pretende-se que os formandos sejam capazes de utilizar ferramentas teórico-práticas avançadas e adequadas para um desempenho e prestação de cuidados de excelência ao indivíduo com perturbações do desenvolvimento e do espetro do autismo.
O desenho curricular selecionado tem como objetivo o desenvolvimento de competências específicas de gestão clínica e educativa deste tipo de população, utilizando modelos de raciocínio compatíveis com a Classificação Internacional de Incapacidade e Saúde (CIF), através de um formato de ensino-aprendizagem multidisciplinar onde se conjuga o “estado da arte” com a inovação científica e a abordagem prática.
Pretende-se que no final, o estudante desenvolva ferramentas que permitam prestar cuidados de reabilitação/habilitação/educação aos clientes com perturbações do desenvolvimento e do espetro do autismo, contribuindo para a qualidade de vida dos indivíduos e dos seus cuidadores.
Plano curricular
| Code | Curricular Unit | Period | ECTS | Workload |
|---|---|---|---|---|
| Desenvolvimento Neuropsicomotor | S1 | 5 | 135h | |
| Perturbações do Desenvolvimento Neuropsicomotor | S1 | 5 | 135h | |
| Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida | S1 | 3 | 81h | |
| Avaliação do Desenvolvimento Neuropsicomotor | S1 | 5 | 135h | |
| Comunicação e Relação | S1 | 4 | 108h | |
| Perturbações do Espetro do Autismo | S1 | 5 | 135h | |
| Epidemiologia | S1 | 3 | 81h | |
| Intervenção nas Perturbações do Desenvolvimento Neuropsicomotor | S2 | 6 | 162h | |
| Intervenção nas Perturbações do Espetro do Autismo | S2 | 6 | 162h | |
| Contextos de Intervenção | S2 | 3 | 81h | |
| Produtos de Apoio | S2 | 4 | 108h | |
| Investigação Aplicada | S2 | 4 | 108h | |
| Projeto | S2 | 7 | 189 |
Condições de acesso
Destinatários:
- Profissionais de Saúde com bacharelato e/ou licenciatura: Fisioterapeutas, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais;
- Psicólogos;
- Psicomotricistas;
- Profissionais de Educação com bacharelato e/ou licenciatura;
- Outros profissionais com bacharelato e/ou licenciatura nas áreas da saúde, educação ou desporto
Critérios de seriação
Os candidatos devem possuir bacharelato e ou licenciatura nas áreas designadas no item “Destinatários”.
A seriação dos candidatos será efetuada de acordo com a pontuação obtida de acordo com os seguintes critérios:
- Tipologia de curso concluído;
- Maior média obtida no curso que concluiu;
- Curso de origem.
Mais informações
Plano de estudos
Despacho n.º 5499/2015, D. R. n.º 100, 2.ª série de 25-05-2015
Contactos
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