What's that?  

Património científico e cultura manuscrita

 
Apresentação
Investigação
Pós-graduação
Divulgação
Publicações
Textos disponíveis
Links
Contacto
 
   
   

A colecção de manuscritos científicos da Biblioteca Nacional, Lisboa

Projecto de investigação com a Biblioteca Nacional, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (POCTI/HCT/58543/2004. Iniciado em Junho de 2005). Destina-se este Projecto a identificar, catalogar e estudar os manuscritos científicos da Biblioteca Nacional, em Lisboa, desde a Idade Média até final do século XVIII. Neste momento foram já identificados e inventariados cerca de 1000 manuscritos que estão a ser catalogados e estudados. Está também em preparação a edição de alguns dos manuscritos mais importantes.

Equipa

Este projecto tem por objectivo colmatar uma importante lacuna, muitas vezes apontada pelos investigadores nacionais e, simultaneamente, contribuir para a valorização do património cultural do nosso país. Pretendemos proceder à inventariação, catalogação e estudo do corpus de manuscritos científicos da Biblioteca Nacional.

O acervo da Área de Manuscritos da Divisão de Reservados da Biblioteca Nacional é um dos mais importantes do nosso país. É constituído por seis colecções, com cerca de 15.100 códices e 36.000 manuscritos avulsos, cronologicamente situados entre os sécs. XII e XX, revelando grande diversidade de matérias, de tipologias documentais e de proveniências. Muito embora as temáticas dominantes sejam do âmbito das humanidades, é nas colecções mais extensas - Códices e Manuscritos Avulsos - que se encontra o núcleo mais vasto e relevante de manuscritos científicos: textos de matemática, astronomia, náutica, medicina, geografia, física, ciência militar, tecnologias, etc.

Este projecto tem como finalidade o levantamento de todos os manuscritos científicos, estabelecendo como limite cronológico superior o final do séc. XVIII, cujo numero se estima entre 600 e 800 manuscritos. Serão consideradas todas as temáticas de âmbito científico. Será levada a cabo uma catalogação exaustiva (com descrição de conteúdo a nível de capítulo) e tratamento contextualizante, com recuperação de proveniências, autorias e temáticas de forma normalizada. Pretende-se disponibilizar toda esta informação através da edição de um Catálogo, o qual, para além das descrições bibliográficas incluirá estudos e índices detalhados; está prevista a edição de alguns dos textos mais importantes, com transcrição paleográfica e estudos introdutórios, tornando acessível ao investigador o acesso integral a fontes indispensáveis e até agora pouco valorizadas.

Para além da importância no que se refere à identificação e conhecimento de um importantíssimo património da cultura portuguesa (e, por conseguinte, também à sua valorização) este projecto tem directa incidência também nos estudos de história científica já que, como é bem sabido, o texto manuscrito sempre foi um elemento indispensável na disseminação de conhecimento científico.

Os resultados deste trabalho serão divulgados junto dos especialistas nacionais e internacionais e, no final do projecto, pretende-se ainda organizar uma exposição com vista a dar a conhecer este importante património a um público mais alargado.

 

> Projecto com a Biblioteca Nacional.


Fernando Oliveira, Liuro da Fabrica das Naos, [ca 1580], BNL Cod. 3702, fol. 106

     
       
       
       
            
           
  Última actualização 18-05-06