Curriculum Vitae

Ana Luísa Pinto da Fonseca Rodrigues

Data da última atualização »Last update : 14/09/2018


Ana Luísa Pinto da Fonseca Rodrigues. É Professor Auxiliar na Universidade de Lisboa. Publicou 3 artigos em revistas especializadas, possui 3 capítulos de livros publicados. Actua na área de Ciências da Educação Nas suas actividades profissionais interagiu com 2 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=9436832782038803


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Ana Luísa Pinto da Fonseca Rodrigues
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Rodrigues, Ana Luísa Pinto da Fonseca
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Ciências Sociais-Economia e Gestão.
Endereço profissional
Professional address
Universidade de Lisboa
Instituto de Educação
UIDEF - Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
Alameda da Universidade
Lisboa
1649-013 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)217943740Extensão: 13740
Correio electrónico: alrodrigues@ie.ulisboa.pt
Homepage: http://www.ie.ulisboa.pt/docente/ana-luisa-rodrigues
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2014-2017 Doutoramento
Phd
TIC na Educação (1 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.

2010-2012 Mestrado
Master degree
Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade (1,5 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.

1999-2001 Mestrado
Master degree
Gestão e Estratégia Industrial (1 anos » years) .
Universidade Técnica de Lisboa, Portugal.

1992-1997 Licenciatura
Licentiate degree
Organização e Gestão de Empresas (5 anos » years) .
Universidade Moderna / Lisboa, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2012-2013 Outros
Others
Profissionalização em Serviço - 230 Matemática e Ciências da Natureza.
Universidade Aberta, Portugal.

2006 Curso de curta duração
Short course
Curso de Formação Pedagógica de Formadores.
Nova Etapa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade de Lisboa
Jun/2018-Actual Professor Auxiliar
Set/2013-Mai/2018 Assistente

Ministério da Educação
Set/2005-Jun/2018 Outra Situação

ENSINUS
Out/2013-Jul/2015 Outra Situação

Nova Etapa
Nov/2006-Jul/2013 Outra Situação





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)


Ministério da Educação
Set/2005-Jun/2018 Instituto de Educação
Linhas de investigação»Research fields:


Formação de professores


TIC na Educação


Didática da Economia


Didática da Contabilidade






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Formação de professores
2. TIC na Educação
3. Didática da Economia
4. Didática da Contabilidade




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2016-
Aprendizagem com Tecnologias e Design do Futuro da Formação de Professores-Technology Enhanced Learning@Future Teacher Education Lab
Referência do projeto»Project reference: PTDC/MHC-CED/0588/2014.
UIDEF, coordenado pelo Prof. João Filipe Matos

2013-2015
projeto escol@ digital
Referência do projeto»Project reference: ttp://aprendercom.org/comtic/?.
UIDEF, coordenado pelo Professor Doutor Fernando Albuquerque Costa


Outro Tipo de Participação
Other kind of participation
2014-2016
Observar e Aprender
Referência do projeto»Project reference: https://tecnico.ulisboa.pt/pt/.
Coordenado pelo Professor Doutor Luís Castro






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Português (Bem), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Bem), Francês (Pouco).

Reading
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jul/2018 - Actual FORGES - Associação Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa , Outros (especifique).
Associada.
Jun/2018 - Actual SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Outros (especifique).
Associada.
Out/2017 - Actual APROCES - Associação de Professores de Ciências Económico-Sociais, Membro.
Vogal da Direção.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Rodrigues, Ana L; Patrocínio, Tomás. 2018. Metodologias de ensino, avaliação e aprendizagem na formação de professores: a construção do modelo de Formação Ativa.  In Metodologias de ensino, avaliação e aprendizagem na formação de professores: a construção do modelo de Formação Ativa, 253 - 281. . Lisboa: Educa.
2. Rodrigues, Ana L. P. F. 2016. A relação entre a escola e as TIC: que desafios?.  In Dependências online – o poder das novas tecnologias, 53 - 72. ISBN: 978-989-693-060-8. Lisboa: Pactor – Grupo LIDEL.
3. Rodrigues, Ana L. P. F. 2014. O desafio das tecnologias digitais no ensino superior – o Facebook como ferramenta. .  In Os desafios da expansão da educação em Países de Língua Portuguesa: financiamento e internacionalização, 297 - 312. ISBN: 978-989-8. Lisboa: Educa.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Rodrigues, Ana L. P. F. 2017. "A formação ativa de professores – um projeto de investigação-formação com integração das tecnologias digitais", Investigar em Educação, 6: 199 - 223.
2. Rodrigues, Ana L. P. F. 2017. "Novas metodologias na didática da Economia e Contabilidade – caso do Mestrado em Ensino português", Revista Educação em Questão 55, 46: 34 - 58.
3. Rodrigues, Ana L. P. F. 2015. "Como integrar o ensino online nas instituições de ensino superior?", Revista FORGES 2, 1: 117 - 145.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Rodrigues, Ana L. P. F. 2017. "A Formação Ativa de professores com integração pedagógica das Tecnologias Digitais". Lisboa: Tese de Doutoramento, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.
2. Rodrigues, Ana L. P. F. 2012. "O Papel das Novas Tecnologias para a Aprendizagem Autónoma e a Criação de Conhecimento, com base em pedagogias construtivistas na disciplina de Economia A". Lisboa: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
8

Livros e capítulos
Books and book chapters
3
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
3
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
3
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
3
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
2


Outras informações relevantes
Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE/ULisboa), a lecionar disciplinas no Mestrado em Ensino da Economia e Contabilidade.
Anteriormente, formadora de professores e professora do Ensino Secundário no grupo de recrutamento de Economia e Contabilidade (430).
Doutora em Educação, especialidade TIC na Educação, pelo IE/ULisboa, com tese no âmbito da formação de professores para a integração das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem.
Mestre em Ensino de Economia e de Contabilidade pelo IE/ULisboa e possui também um anterior mestrado em Gestão e Estratégia Industrial pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa.
Licenciada em Organização e Gestão de Empresas.
Tem desenvolvido nos últimos anos a sua atividade profissional em várias instituições de ensino público e privado, nas áreas pedagógica, do ensino da Economia e da Gestão, com experiência diversificada na formação em contexto empresarial, no Ensino Superior e no Ensino Básico e Secundário, com a participação em projetos de investigação na área da formação de professores e a publicação de artigos científicos sobre a investigação concretizada na área do ensino, designadamente na Formação de Professores, Didática da Economia e Didática da Contabilidade.


Visualizações do curriculum [ 250 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 06-03-2020 às 01:30:59
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Colaboração em projetos no DeGóis (1)
 Project collaboration in Degóis