Ana Maria da Silva Pereira Henriques Serrano
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
07/05/2015 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Ana Maria da Silva Pereira Henriques Serrano |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques |
Categoria profissional
Position |
Professor Associado |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Psicologia. Ciências Sociais-Ciências da Educação.
|
Endereço profissional
Professional address |
Universidade do Minho Instituto de Educação Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial Instituto de Educação - Universidade do Minho, Campus de Gualtar Braga 4710-057 Braga Portugal Correio electrónico: serrano@ie.uminho.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2003 |
Doutoramento Phd |
Educação Especial.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
1992 |
Mestrado Master degree |
Early Childhood/ Special Education.
University of Cincinnati,
Estados Unidos. Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry
: Universidade do Porto. Com o tipo » With the type:
Equivalência » Equivalence.
|
1982 |
Licenciatura Licentiate degree |
Psicologia
(5 anos » years)
.
Universidade de Coimbra,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Out/2009-Actual |
Professor Associado |
Jul/2003-Out/2009 |
Professor Auxiliar |
Nov/1994-Jul/2003 |
Assistente |
Nov/1988-Nov/1994 |
Assistente |
Ago/1982-Nov/1988 |
Técnico Superior Principal |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Estudo de caso(Docente)
- Aspectos clínicos das Perturbações do Desenvolvimento(Docente)
- Modelos de Avaliação em Intervenção Precoce(Docente)
- Práticas centradas na família em Intervenção Precoce(Docente)
- A Criança em Risco: Perspectivas: Perspectivas Sociais e Psico-pedagógicas(Docente)
- Necessidades Educativas Especiais(Docente)
- Seminário de Apoio à Dissertação(Docente)
- Trabalho com famílias(Docente)
|
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Out/2009-Actual |
|
Consultor |
Estágios realizados (Traineeships)
Estágios realizados»Traineeships: - Estágio em Intervenção Precoce:Estudo de caso
|
Atividades de Formação Profissional (Professional education activities)
Out/2009-
Actual
|
|
Formação profissional»Professional education: - Formação em Intervenção Precoce, para o Agrupamento de Escolas de Lamaçães – Braga, que se realizou no dia 5 de Fevereiro
2009 - Formação em Intervenção Precoce, para a Direcção Regional de Educação da Madeira, que se realizou no Funchal nos dias 8,e
9 de Julho de 2009 - Formação em Educação Especial para a Câmara Municipal de Guimarães nos dias 29 e 30 de Abril de 2009 - Formação – Equipas Transdisciplinares - no âmbito do Grupo de Acompanhamento de Intervenção Precoce de Évora no dia 18 de
Maio de 2009 - Formação em Intervenção Precoce, no âmbito do Projecto de Investigação Acção de Intervenção Precoce da Direcção Regional de
Educação da Madeira, que se realizou no Funchal nos dias 14 e 15 de Dezembro de 2009 - Formação em Intervenção Precoce Formar para Qualificar – para a Equipa Multidisciplinar de Intervenção Precoce de Esposende,
curso financiado pelo Alto Comissariado da Saúde e promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Esposende - Formação em Intervenção Precoce (7 horas), para a Direcção Regional de Educação Especial da Madeira, que se realizou no Funchal
no dia 14 de Abril de 2010 - Formação em Intervenção Precoce Formar para Qualificar – para a Equipa Multidisciplinar de Intervenção Precoce de Esposende,
curso financiado pelo Alto Comissariado da Saúde e promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Esposende (3 horas mensais
em 10 s
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher |
2009-2011 Projecto Sócrates Leonardo Da Vinci - Transfer of Innovation - Kids Strenghts-Crianças no contexto de perturbações de saúde mental: Formação para capacitar professores, profissionais de saúde e técnicos
de serviço social
|
Referência do projeto»Project reference: 0.
|
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2009-2009 Acção de Intervenção Precoce da Direcção Regional de Educação Especial da Madeira |
Referência do projeto»Project reference: 1.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Italiano (Razoavelmente), Catalão (Bem). |
Fala Speaking |
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Italiano (Razoavelmente), Catalão (Bem). |
Lê Reading |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Italiano (Razoavelmente), Catalão (Bem). |
Escreve Writing |
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Italiano (Razoavelmente), Catalão (Pouco). |
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Kron, M.; Serrano, Ana M. S. P. H. eds. 2014. Crescendo juntos: Passos para a Inclusão na educação de Infância. ed. 1. Porto: Porto Editora. |
|
|
|
2. |
Serrano, Ana M. S. P. H. ed. 2007. As redes sociais de apoio e sua relevância para a Intervenção Precoce. ed. 1. Porto: Porto Editora. |
|
|
|
3. |
Correia, L. M; Serrano, Ana M. S. P. H. eds. 1998. Envolvimento Parental em Intervenção Precoce: Das práticas centradas na criança às práticas centradas na família. ed. 1. Porto: Porto Editora. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Serrano, Ana M. S. P. H; Afonso, J. L. 2012. Influence des règles, des recommandations, des programmes scolaires. In Grandir ensemble: L’Education inclusive dès la petite enfance, 49 - 54. . Nimes: INSHEA Champ Social. |
|
|
|
2. |
Serrano, Ana M. S. P. H. 2012. Famílias de alunos com Necessidades Educativas Especiais . In Módulo V. Curso Família y Escuela. , ed. Centro de Altos Estudos Universitários Organización dos Estados Iberoamericanos., 10 - 20. . Centro de Altos Estudos Univer: Centro de Altos Estudos Universitários Organización dos Estados Iberoamericanos.. |
|
|
|
3. |
Serrano, Ana M. S. P. H; Afonso, J. L. 2012. The influences of framework, guidelines and curricula.. In Growing up together : steps to early inclusive education, 39 - 44. . Siegen: ZPE. |
|
|
|
4. |
Serrano, Ana M. S. P. H; Afonso, J. L. 2012. Strategies pour l’aid individuelle dans le cadre de l’éducation inclusive. In Grandir ensemble: L’Education inclusive dès la petite enfance, 70 - 76. . Nimes: INSHEA Champ Social. |
|
|
|
5. |
Serrano, Ana M. S. P. H; Afonso, J. L. 2012. Individualized support strategies in inclusive education. In Growing up together: steps to early inclusive education, 62 - 68. . Siegen: ZPE. |
|
|
|
6. |
Serrano, Ana M. S. P. H; Afonso, J. L. 2010. Individualierte unterstützungsstrategien in der inklusiven bildung und erziehung. In Zusammen aufwachsen, schritte zur frühen inklusiven bildung und erziehung, 62 - 67. . Kempten: Klinkhardt. |
|
|
|
7. |
Serrano, Ana M. S. P. H; Afonso, J. L. 2010. Inklusive Praxis – eine Frage der Konzepte. In Zusammen aufwachsen, schritte zur frühen inklusiven bildung und erziehung, 41 - 45. . Kempten: Klinkhardt. |
|
|
|
8. |
Serrano, Ana M. S. P. H; Windels, D.; Schädler , V; Schuer, S.. 2009. Supporting parents with intellectual disabilities and their children – reflections on elements of a planning concept. In Perspectives, initiatives and practice across Europe., ed. B. Carpenter., 0 - 0. . Eurlyaid: Eurlyaid. |
|
|
|
9. |
Serrano, Ana M. S. P. H; Afonso, J. L. 2009. Influence of frameworks / guidelines / curricula,Teacher's / pedagogue's ability to adapt his/her pedagogy.. In Manual do Projecto Comenius- ECEIS, 10 - 20. . Manual do Projecto Comenius- : ECEIS. |
|
|
|
10. |
Serrano, Ana M. S. P. H; Afonso, J. L. 2009. Support Strategies - individualized / inclusive support / therapy / Idividualized Plan / assessment.. In Manual do Projecto Comenius- ECEIS, 20 - 30. . Manual do Projecto Comenius- : ECEIS. |
|
|
|
11. |
Serrano, Ana M. S. P. H; Afonso, J. L. 2008. Country Report of Portugal.. In Early Childhood Education on Inclusive Settings : Basis, background and framework of Inclusive Early Childhood Education in
five European countries, France, Germany, Hungary, Portugal and Sweden. , ed. M.Kron , 0 - 0. . Siegen: ZPE.: Siegen: ZPE.. |
|
|
|
12. |
Serrano, Ana M. S. P. H; Afonso, J. L. 2007. Early childhood education on inclusive settings: Portugal Country Report.. In Early Childhood Education in Inclusive Settings – Basis, Background and framework of Inclusive Early Education in Five European
Countries: France, Germany, Hungry, Portugal and Sweden., 0 - 0. . Alemanha: ZPE_Schriftenreihe. |
|
|
|
13. |
Serrano, Ana M. S. P. H; Correia, L. M. 2003. Envolvimento parental na educação do aluno com NEE. . In Inclusão e Necessidades Educativas Especiais : Um guia para educadores e professores. , ed. L.M. Correia, 0 - 0. . Porto: Porto Editora.. |
|
|
|
14. |
Serrano, Ana M. S. P. H; Correia, L. M. 2003. Inclusão e Intervenção Precoce para um começo educacional promissor. . In Inclusão e Necessidades Educativas Especiais : Um guia para educadores e professores. , ed. L.M. Correia , 0 - 0. . Porto: Porto Editora.. |
|
|
|
15. |
Serrano, Ana M. S. P. H; Correia, L. M. 2002. Parcerias Pais-Professores na educação da criança com NEE. . In Inclusão: Um guia para educadores e professores. , ed. L.M. Correia & A.P.L. Martins , , 20 - 30. . Braga: Quadrado Azul Editora.. |
|
|
|
16. |
Serrano, Ana M. S. P. H; Correia, L. M. 1998. Intervenção Precoce centrada na família: Uma perspectiva ecológica de atendimento. . In Envolvimento Parental em Intervenção Precoce: Das práticas centradas na criança às práticas centradas na família. , 10 - 20. . Porto: Porto Editora.. |
|
|
|
17. |
Correia, L. M; Serrano, Ana M. S. P. H. 1997. Envolvimento parental na educação do aluno com necessidades educativas especiais. . In Em L.M. Correia (Org.), Alunos com Necessidades educativas especiais nas classes regulares. , 1 - 10. . Porto: Porto Editora. . |
|
|
|
18. |
Serrano, Ana M. S. P. H. 1997. Desenvolvimento cognitivo. . In Manual desenvolvido no âmbito dos Cursos de Formação de Profesoores do 1º ciclo dos PALOP realizados no IEC., 10 - 20. . IEC: IEC. |
|
|
|
19. |
Serrano, Ana M. S. P. H. 1997. Motivação e aprendizagem. In Manual dos Cursos PALOP. . In Manual desenvolvido no âmbito dos Cursos de Formação de Profesoores do 1º ciclo dos PALOP realizados no IEC., 20 - 30. . IEC: IEC. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Soares, E.; Serrano, Ana M. S. P. H; Guralnick, M. J. 2013. "Translation, adaptation, and content validation of section I of the scale "Assessment of Peer Relations" into the Portuguese
language. ", Journal of Human Growth and Development, 23: 31 - 40. |
|
|
|
2. |
Maia, Maria F. S. C; Serrano, Ana M. 2013. "A Intervenção Precoce nas Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral: Perceções das famílias, dos profissionais e dos diretores
de serviço ", Revista Portuguesa de Terapia da Fala, 0: 6 - 14. |
|
|
|
3. |
Serrano, Ana M. S. P. H. 2012. "Deixa-me Fazer e eu Aprendo: A Aprendizagem da Criança mediada pelos Pais / Prestadores de Cuidados em Contextos Naturais", Revista Diversidades, 35: 10 - 13. |
|
|
|
4. |
Pinto, Ana I; Grande, Catarina; Aguiar, Cecília; de Almeida, I. C; Felgueiras, Isabel; Pimentel, Júlia S; Serrano, Ana M; Carvalho, Leonor; Brandão, Maria T; Boavida, Tânia; Santos, Paula; Lopes-dos-Santos, Pedro. 2012. "Early childhood intervention in Portugal: An overview based on the Developmental Systems Model. ", Infants & Young Children 25, 4: 310 - 322.
|
|
|
|
5. |
Serrano, Ana M. S. P. H; Pereira, A.P. 2011. "Intervenção Precoce em Portugal: Evidências e consequências", INCLUSÃO, 10: 101 - 120. |
|
|
|
6. |
Serrano, Ana M. S. P. H; Afonso, J.. 2011. "Educação pré-Escolar em contextos inclusivos: Reflexões em torno de uma experiência Europeia Comenius", INCLUSÃO, 10: 7 - 28. |
|
|
|
7. |
Gaspar, A. C; Serrano, Ana M. S. P. H. 2011. "Interacções sociais e comunicativas entre uma criança com perturbação do espectro do autismo e seus pares sem necesidades
educativas especiais", Análise Psicológica, 1: 83 - 98. |
|
|
|
8. |
Almeida, I. C; Carvalho, L.; Ferreira, V.; Grande, C.; Lopes, S.; Pinto, A. I; Portugal, G.; Santos, P.; Serrano, Ana M. S. P. H. 2011. "Práticas de Intervenção Precoce basedas nas rotinas: Um projecto de formação e investigação", Análise Psicológica, 1: 149 - 166. |
|
|
|
9. |
Serrano, Ana M. S. P. H. 2011. "Early Childhood Intervention: The portuguese pathway towards Inclusion", Revista Educación Inclusiva 4, 1: 123 - 138. |
|
|
|
10. |
Serrano, Ana M. S. P. H; Pereira, A.P. 2011. "Parâmetros recomendados para a qualidade da avaliação em intervenção precoce", Revista Educação Especial 24, 40: 169 - 179. |
|
|
|
11. |
Lopes, S.; Graça, P.; Teixeira, L.S.; Serrano, A.M.; Rockland, A.. 2011. "Exploratory study of the Ages \& Stages Questionnaires instrument - 2nd edition | Estudo exploratório do instrumento ages
\& stages questionnaires - 2a edição", Analise Psicologica 29, 1: 149 - 166. |
|
|
|
12. |
Serrano, Ana M. S. P. H. 2010. "Abordagem Centrada na Família em Intervenção Precoce: Perspectivas Histórica, Conceptual e Empírica", Revista Diversidades, 27: 4 - 11. |
|
|
|
13. |
Serrano, Ana M. S. P. H. 2010. "Educação de Infância em Contextos Inclusivos: Uma experiência acerca da Inclusão em cinco países Europeus", Revista Diversidades, 27: 17 - 20. |
|
|
|
14. |
Serrano, Ana M. S. P. H. 2010. "Intervenção Precoce na DREER: Um Projecto de Investigação-Acção", Revista Diversidades, 27: 24 - 27. |
|
|
|
15. |
Graça, P. R. M; Serrano, Ana M. S. P. H; Teixeira, M. L. C; Lopes, S.C.G.; Campos, A.R.S. 2010. "O momento da avaliação na intervenção precoce: O envolvimento da família estudo das qualidades psicométricas do ASQ-2 dos
30 aos 60 meses", Revista Brasileira de Educação Especial 16, 2: 177 - 196. |
|
|
|
16. |
Serrano, Ana M. S. P. H; Viana, I. C. 2010. "Inclusion and citizenship – plural cultural context of creativity and curricular innovation", In Inklusion, 3: 0 - 0.
|
|
|
|
17. |
Reis, M. H; Espe-Sherwindt, M.; Serrano, Ana M. S. P. H. 2010. "O perfil de envolvimento e as necessidades dos irmãos das crianças com perturbação do espectro do autismo: Estudo descritivo
realizado nos distritos do Porto , Viseu e Lisboa", INCLUSÃO, 10: 71 - 84. |
|
|
|
18. |
Teixeira, M. S; Lopes, S. C; Graça, M. P; Serrano, Ana M. S. P. H; Rockland, A.. 2010. "Rastreio do desenvolvimento infantil: Estudo exploratório da ASQ-2", INCLUSÃO, 10: 85 - 100. |
|
|
|
19. |
Alves, N.; Vieira, M. H; Serrano, Ana M. S. P. H. 2010. "Educação Musical na Intervenção Precoce", INCLUSÃO, 10: 29 - 38. |
|
|
|
20. |
Serrano, Ana M. S. P. H. 2009. "Intervenção Precoce", Casa das linguagens, 0: 46 - 46. |
|
|
|
21. |
Serrano, Ana M. S. P. H. 2009. "Contributos da Intervenção Precoce para as crianças em risco ambiental", Rediteia, 43: 45 - 48. |
|
|
|
22. |
Serrano, Ana M. S. P. H; Afonso, J. L. 2009. "Influence des règles, des recommandations, des programmes scolaires. Capacité des enseignants /pédagogues à adapter leur pédagogie", La nouvelle revue de la’adaptation et de la scolarisation, 46: 39 - 44. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Fernandes, Patrícia R. S; Serrano, Ana M. S. P. H. 2013. "Diálogos sobre a Intervenção Precoce em Portugal e no Brasil: clarificação nacional e internacional sobre práticas profissionais", Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galeco - Português de Psicopedagogia, Universidade do Minho, Braga, In Diálogos sobre a Intervenção Precoce em Portugal e no Brasil: clarificação nacional e internacional sobre práticas profissionais, Braga. |
|
|
|
2. |
Graça, P.; Lopes, S.; Teixeira, L.S.; Serrano, A.M.. 2012. "Screening of child development in Portugal using Ages & Stages Questionnaires PT", Trabalho apresentado em PRE-BIRTH TO THREE: identities, learning, diversities, In 22nd EECERA Conference – Pre-Brith to Three: identities, learning, diversities, Porto.
|
|
|
|
3. |
Viana, Isabel, C; Ricardo, J. M; Serrano, Ana M. S. P. H. 2012. "CULTURIS: Leadership for Learning supported by information systems.", Trabalho apresentado em 2012 ICET International Yearbook on Teacher Education., In International Yearbook on Teacher Education., Cairo. |
|
|
|
4. |
Pereira, A.P; Serrano, Ana M. S. P. H. 2009. "Práticas Centradas na Família em Intervenção Precoce: Um Estudo Nacional sobre Práticas Profissionais.", Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia , In Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Soares, Elsa M. 2014. "Peer relations: The challenges of children with special needs", Revista de Investigación en Logopedia 4, 4: 67 - 92.
|
|
|
|
2. |
Serrano, Ana M. 2014. "Módulo 5 Familias de alumnos con necesidades especiales", Curso de Especialización “Familia y Escuela”, Módulo 5: 1 - 10.
|
|
|
|
3. |
Maia, Fátima. 2013. "Intervenção Precoce nas Associações portuguesas da Paralisia Cerebral : Perceções das famílias dos profissionais e dos Directores
de serviço", Revista Portuguesa de Terapia da Fala 0, 1: 6 - 14. |
|
|
|
4. |
Pinto, A.I.; Grande, C.; Aguiar, C.; De Almeida, I; Felgueiras, I.; Pimentel, J.S.; Serrano, A.M.; Carvalho, L.; Brandão, M.T.; Boavida, T.; Santos, P.; Lopes-Dos-Santos, P.. 2012. "Early childhood intervention in portugal: An overview based on the developmental systems model", Infants and Young Children 25, 4: 310 - 322. |
|
|
|
5. |
LOPES, Sónia C. G; GRAÇA, Patrícia R. M; TEIXEIRA, Maria L. S. C; SERRANO, Ana M. S. P. H; Rockland, Adriano. 2011. "Estudo exploratório do instrumento Ages & Stages Questionnaires – 2ª ediçã", Análise Psicológica 1, XXIX: 149 - 166.
|
|
|
|
6. |
Gaspar, A. C; Serrano, A.M.. 2011. "Social and communicative interactions between a child with autism spectrum disorder and their peers without special needs:
A case study | Interacções sociais e comunicativas entre uma criança com perturbação do espectro do autismo e os seus pares
sem necessidades educativas especiais: Estudo de caso", Analise Psicologica 29, 1: 67 - 82. |
|
|
|
7. |
Lopes, S.; Graça, P.; Teixeira, L.S.; Serrano, A.M.; Rockland, A.. 2011. "Exploratory study of the Ages \& Stages Questionnaires instrument - 2nd edition | Estudo exploratório do instrumento ages
\& stages questionnaires - 2a edição", Analise Psicologica 29, 1: 149 - 166. |
|
|
|
8. |
de Almeida, I; Carvalho, L.; Ferreira, V.; Grande, C.; Lopes, S.; Pinto, A.I.; Portugal, G.; Santos, P.; Serrano, A.M.. 2011. "Early intervention practices based on routines: A project for training and research | Práticas de intervenção precoce baseadas
nas rotinas: Um projecto de formação e investigação", Analise Psicologica 29, 1: 83 - 98. |
|
|
|
9. |
Pereira, Ana P; Serrano, Ana M. 2010. "Intervenção precoce em Portugal: Evidências e consequências", Inclusão, 10: 101 - 120. |
|
|
|
10. |
Grac¨a, P.R.M.; Teixeira, M.S.C.; Lopes, S.C.G.; Serrano, A.M.S.P.H.; Campos, A.R.S.. 2010. "The moment of assessment in early intervention: Study of parental involvement of psychometric properties of ASQ-2 from 30
to 60 months | O momento da avaliação na intervenção precoce: O envolvimento da família estudo das qualidades psicométricas
do asq-2 dos 30 aos 60 meses", Revista Brasileira de Educacao Especial 16, 2: 177 - 196. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Fernandes, Patrícia R. S; Serrano, Ana M. S. P. H. 2014. "Early intervention: interpretation of professional practices", Trabalho apresentado em Braga 2014 EMBRACING INCLUSIVE APPROACHES: The voice and vision of special education, In Early intervention: interpretation of professional practices, Braga. |
|
|
|
2. |
Miranda Correia, L. M; Serrano, Ana M. S. P. H. 2008. "Igualdade de Oportunidades tendo como base os direitos humanos das crianças e adolescentes com Necessidades Educativas Especiais", Trabalho apresentado em udição Parlamentar, organizada pela Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, Subcomissão para
a Igualdade de Oportunidades, In Assembleia da República, Lisboa. |
|
|
|
3. |
Miranda Correia, L. M; Serrano, Ana M. S. P. H. 2008. "The ICF and the Decreto_Lei 3/2008, de 7 de Janeiro", Trabalho apresentado em Encontro Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – versão para Crianças e Jovens (CIF-CJ); aspectos
da sua implementação em Portugal,, In Encontro Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, Porto. |
|
|
|
4. |
Serrano, Ana M. S. P. H. 2008. "A família na Intervenção Precoce: A evolução para uma práctica centrada na família", Trabalho apresentado em III Bienal do Autismo – Norte, In A família na Intervenção Precoce, Vila Nova de Gaia. |
|
|
|
5. |
Serrano, Ana M. S. P. H. 2008. "Ser ou no ser...centrado en la família en atención temperana.Una cuestión clave para práticas de calidad,", Trabalho apresentado em II Reunión Interdisciplinar sobre Discapacidades/Transtornos del Desarrollo y Atención Temperana, In Actas da II Reunión Interdisciplinar sobre Discapacidades/Transtornos del Desarrollo y Atención Temperana, Madrid. |
|
|
|
Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines |
1. |
Pereira, A.P; Serrano, Ana M. S. P. H. 02 set. 2010. "Abordagem Centrada na Família em Intervenção Precoce: Perspectivas Histórica, Conceptual e Empírica." Revista Diversidades,, 4 - 11. |
2. |
Serrano, Ana M. S. P. H; Afonso, J.. 02 set. 2010. "Educação de Infância em Contextos Inclusivos: Uma experiência acerca da Inclusão em cinco países Europeus." Revista Diversidades, 17 - 20. |
3. |
Serrano, Ana M. S. P. H; Abreu, F.. 02 set. 2010. "Intervenção Precoce na DREER: Um Projecto de Investigação-Acção." Revista Diversidades, 24 - 27. |
4. |
Serrano, Ana M. S. P. H. 02 set. 2009. "Intervenção Precoce." Casa das linguagens., 46 - 46. |
5. |
Serrano, Ana M. S. P. H. 02 set. 2009. "Contributos da Intervenção Precoce para as crianças em risco ambiental." Rediteia, 45 - 48. |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Serrano, Ana M. S. P. H. Práticas centradas en la familia: familias com problemas de salud mental,Seminario Internacional sobre Atención Temperana en Contextos de Vulnerabilidade Mental,Madrid,2011 (Comunicação). |
2. |
Serrano, Ana M. S. P. H. Crescer e aprender: Intervir precocemente com crianças com problemas visuais,Seminário Mundo ao Contrário,Braga,2011 (Comunicação). |
3. |
Serrano, Ana M. S. P. H. Práticas recomendadas em Intervenção Precoce,IV Fórum das Crianças em Risco,Esposende,2011 (Comunicação). |
4. |
Serrano, Ana M. S. P. H. Deixa-me fazer e eu aprendo: Aprendizagem da criança mediada pelos pais/prestadores de cuidados em contextos naturais,IX Congresso Nacional de Intervenção Precoce,Funchal,2011 (Comunicação). |
5. |
Serrano, Ana M. S. P. H. Early Intervention in Portugal: Out Into the Community with Children and Families in Natural Environments,Third Conference of the International Society on Early Intervention,New York City,2011 (Comunicação). |
6. |
Serrano, Ana M. S. P. H. Translation, Adaptation, and Content Validation to the Portuguese Population of the Assessment of Peer Relations,Third Conference of the International Society on Early Intervention,New York City,2011 (Comunicação). |
7. |
Serrano, Ana M. S. P. H. Family Centered Practices in Early Intervention: A Portuguese Study of Professional Practices,Third Conference of the International Society on Early Intervention,New York City,2011 (Comunicação). |
8. |
Serrano, Ana M. S. P. H. Early Intervention: what kind of collaboration makes the difference,IV Encontro de Intervenção Precoce de Esposende,Esposende,2011 (Comunicação). |
9. |
Serrano, Ana M. S. P. H. Re-imagining the Curriculum – information systems as a creative and innovative response to the challenges of inclusion,15th Biennial of the International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT) “Back to the Future: Legacies, Continuities
and Changes in Educational Policy, Pratice and Research,Braga,2011 (Comunicação). |
10. |
Serrano, Ana M. S. P. H. O poder da aprendizagem mediada pelos pais /educadores em contextos naturais,2º Congresso Internacional – Derrubar Barreiras, Facilitar Percursos,Porto,2011 (Comunicação). |
11. |
Serrano, Ana M. S. P. H. Early Intervention in Cerebral Palsy Associations in Portugal: Perceptions of Parents, Professionals and Administrators,Third Conference of the International Society on Early Intervention,New York City,2011 (Comunicação). |
12. |
Serrano, Ana M. S. P. H. Inclusão e Participação Activa do Cidadão com Necessidades Especiais,Jornadas da CERCI-Braga,Braga,2011 (Comunicação). |
13. |
Serrano, Ana M. S. P. H. Responder ao los retos en la Atención Temperana: Perspectivas internacionais,V Reunión Interdisciplinar sobre Discapacidades/Transtornos del Desarollo y Atención Temperana,Madrid,2011 (Comunicação). |
14. |
Serrano, Ana M. S. P. H. Estado da Arte da Intervenção Precoce,FORUM,Lisboa,2011 (Comunicação). |
15. |
Serrano, Ana M. S. P. H. Un concept-clé pour l’inclusion d’éleves à besoins spécifiques,Journées d’étude École et handicap: Quelles prectiques scolaires?,Lyon,2010 (Conferência ou palestra). |
16. |
Serrano, Ana M. S. P. H. Juntos não basta: princípios para a educação inclusiva de crianças em risco e/ou com NE em idades pré-escolares,I Encontro Internacional EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS,Braga,2010 (Conferência ou palestra). |
17. |
Serrano, Ana M. S. P. H. Intervenção Precoce,I Encontro de Neurodesenvolvimento da Cova da Beira,Cova da Beira,2010 (Comunicação). |
18. |
Serrano, Ana M. S. P. H. Repair strategies intervention in young children with Language Impairment: A case study,THIRD INTERDISCIPLINARY SYMPOSIUM ON EARLY DEVELOPMENT & COMMUNICATION,Pula/Motovun, Croácia,2010 (Comunicação). |
19. |
Serrano, Ana M. S. P. H. Pragmatic abilities in young children with hearing impairment: A case study,THIRD INTERDISCIPLINARY SYMPOSIUM ON EARLY DEVELOPMENT & COMMUNICATION,Pula/Motovun, Croácia,2010 (Comunicação). |
20. |
Serrano, Ana M. S. P. H. O desenvolvimento global da criança,Seminário Ibérico “Os percursos do aluno em Educação Especial”,Braga,2010 (Comunicação). |
21. |
Serrano, Ana M. S. P. H. Child and family assessment in Early Intervention,Projecto Grundtvig Partnership of Parents in Early Childhood Intervention,Graz, Áustria,2010 (Comunicação). |
22. |
Serrano, Ana M. S. P. H. Práticas de IP Baseada nas rotinas: Um Projecto de formação em IP, comunicação apresentada no VII Congresso Nacional de Intervenção
Precoce realizado nos dias 15 e 16 de Outubro de 2009 em Coimbra,VII Congresso Nacional de Intervenção Precoce,Coimbra,2009 (Comunicação). |
23. |
Serrano, Ana M. S. P. H. Intervenção Precoce Baseada nas Rotinas, comunicação apresentada no II Encontro de Intervenção Precoce de Esposende – “Do
Acordar ao deitar estou sempre a aprender”, que se realizou no dia 30 de Maio,II Encontro de Intervenção Precoce de Esposende – “Do Acordar ao deitar estou sempre a aprender”,Esposende,2009 (Comunicação). |
24. |
Serrano, Ana M. S. P. H. Práticas centradas na família em IP: Um Estudo Nacional sobre práticas profissionais, comunicação apresentada no VII Congresso
Nacional de Intervenção Precoce realizado nos dias 15 e 16 de Outubro de 2009 em Coimbra,VII Congresso Nacional de Intervenção Precoce,Coimbra,2009 (Comunicação). |
25. |
Serrano, Ana M. S. P. H. Projecto Comenius ECEIS: Educação de Infância em Contextos Inclusivos, comunicação apresentada no VII Congresso Nacional de
Intervenção Precoce realizado nos dias 15 e 16 de Outubro de 2009 em Coimbra,VII Congresso Nacional de Intervenção Precoce,Coimbra,2009 (Comunicação). |
26. |
Serrano, Ana M. S. P. H. Revisitando a Intervenção precoce em Portugal: Que caminho e que futuro. Comunicação apresentada nas I Jornadas da AFPAD subordinadas
ao tema "Intervenção Precoce: presente e futuro" realizadas no dia 26 de Setembro,I Jornadas da AFPAD subordinadas ao tema "Intervenção Precoce: presente e futuro",2009 (Comunicação). |
27. |
Serrano, Ana M. S. P. H. Being together is not enough: How inclusive educational practice can look like., comunicação apresentada na Conferência Internacional
- Equality and Diversity - Inclusive Early Childhood Education organizado pela equipa do ECEIS Projecto Comenius, realizada
em Siegen na Alemanha nos dias 17 e 18 de Setembro,Conferência Internacional - Equality and Diversity - Inclusive Early Childhood Education,Siegen,2009 (Comunicação). |
28. |
Serrano, Ana M. S. P. H. Early Childhood education _ The impact of different European Concepts and Strategies. comunicação apresentada na Conferência
Internacional - Equality and Diversity Inclusive Early Childhood Education organizado pela equipa do ECEIS Projecto Comenius,
realizada em Siegen na Alemanha nos dias 17 e 18 de Setembro,Conferência Internacional - Equality and Diversity Inclusive Early Childhood Education,Siegen,2009 (Comunicação). |
29. |
Serrano, Ana M. S. P. H. Sei que posso contar com…a importância das redes de apoio em Intervenção Precoce, comunicação apresentada no III Encontro
de Intervenção Precoce “Construindo Rumos com a Família”, que se realizou nos dias 13 e 14 de Novembro em Elvas,III Encontro de Intervenção Precoce “Construindo Rumos com a Família”,Elvas,2009 (Comunicação). |
30. |
Serrano, Ana M. S. P. H. Comenius Project ECEIS - Early Childhood Education in Inclusive Settings, comunicação apresentada na Annual Eurlyaid Meeting,
realizada em Madrid nos dias 5 e 7 de Novembro,Annual Eurlyaid Meeting,Madrid,2009 (Comunicação). |
31. |
Serrano, Ana M. S. P. H. Práticas centradas na família em IP: Um Estudo Nacional sobre práticas profissionais, comunicação apresentada no X Congresso
Galaico-Português de Psicopedagogia, realizado em Braga em Setembro,X Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Braga,2009 (Comunicação). |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Ana Paula Ferreira, Práticas centradas na família em Intervenção Precoce: Percepções dos profissionais portugueses, 2009. Tese (Educação Especial) - Universidade do Minho (Orientador). |
2. |
Teresa Brito, Liga Portuguesa de Deficientes Motores: De Institutição de Educação Especial e reabilitação a centro de recursos sociais;
de centro de recursos sociais a Fundação. Estudo de caso de uma organização, 2009. Tese (Educação Especial) - Universidade do Minho (Orientador). |
3. |
Maria de Fátima Serdouro Maia, Caracterização das práticas de apoio precoce nas Associações de Paralisia Cerebral em Portugal Continental: Percepções dos
pais, profissionais e serviços, 2009. Tese (Educação Especial) - Universidade do Minho (Orientador). |
4. |
Cristina Machado, A Inclusão de crianças com Autismo: Estudo de caso comparativo entre crianças com e sem programas de intervenção TEACH, 2009. Tese (Educação Especial) - Universidade do Minho (Orientador). |
5. |
Maria de La Salete Cunha Teixeira, Estudo para adaptação em Portugal da Escala de Desenvolvimento Ages and Stages Questionnaire (ASQ) –dos 16 aos 27 meses, 2009. Tese (Educação Especial) - Universidade do Minho (Orientador). |
6. |
Patrícia Roberto Meireles Graça, Estudo para adaptação em Portugal da Escala de Desenvolvimento Ages and Stages Questionnaire (ASQ) –dos 30 aos 60 meses, 2009. (Orientador). |
7. |
Sónia Cristiana Gonçalves Graça, Estudo para adaptação em Portugal da Escala de Desenvolvimento Ages and Stages Questionnaire (ASQ) –dos 4 aos 14 meses, 2009. Tese (Educação Especial) - Universidade do Minho (Orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Nelson Alves, Educação Musical em Intervenção Precoce: Um estudo de caso, 2009. Dissertação (Educação Especial) - Universidade do Minho (Orientador). |
2. |
Ana Catarina Gaspar, Interacções sociais e comunicativas entre uma criança com perturbações do espectro do autismo e os seus pares sem NEE, 2009. Dissertação (Educação Especial) - Universidade do Minho (Orientador). |
3. |
Helena Isabel da Silva Reis, Estudo exploratório da Escala Siblings Needs and Involvment Profile (SNIP), 2009. Dissertação (Educação Especial) - Universidade do Minho (Orientador). |
4. |
Olinda Maria Pinto Pereira, Práticas de Intervenção com Crianças em risco de desenvolvimento no Concelho de Paredes, 2009. Dissertação (Educação Especial) - Universidade do Minho (Orientador). |
Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura Bachelor/Licenciate degree conclusion work |
1. |
Rosa Maria Pinto Viana, Análise dos Modelos de atendimento prestado em quatro programas de Intervenção Precoce: Estudo de caso , 2009. (Orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Participação no júri de Maria Catarina Leite Rodrigues Grande. Arguente no Júri de provas de Doutoramento em Psicologia, 2010. |
2. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Participação no júri de Ana Teresa de Brito Nascimento. Vogal no Júri de provas de Doutoramento em Estudos da Criança, 2009. Tese (Educação Especial) - Universidade do Minho. |
3. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Participação no júri de Anabela Cruz dos Santos. Vogal no Júri de provas de Doutoramento em Estudos da Criança, 2009. Tese (Educação Especial) - Universidade do Minho. |
4. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Participação no júri de Ana Paula da Silva Pereira. Vogal no Júri de provas de Doutoramento em Estudos da Criança, 2009. Tese (Educação Especial) - Universidade do Minho. |
1. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Participação no júri de Ana Margarida Gomes Lopes. Presidente no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial, 2011. Dissertação (Educação Especial) - Universidade do Minho. |
2. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Participação no júri de Ana Isabel Sousa e Silva. Presidente no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial, 2011. Dissertação (Educação Especial) - Universidade do Minho. |
3. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Participação no júri de Ana Filipa de Oliveira Santos. Vogal no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial, 2011. Dissertação (Educação Especial) - Universidade do Minho. |
4. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Participação no júri de Ana Filipa Gonçalves Neto Barreira. Presidente no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial, 2011. Dissertação (Educação Especial) - Universidade do Minho. |
5. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Participação no júri de Maria da Conceição Alves Chendo. Presidente no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial, 2011. Dissertação (Educação Especial) - Universidade do Minho. |
6. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Participação no júri de Anabela Fernandes Roriz Campos. Vogal no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial, 2011. Dissertação (Educação Especial) - Universidade do Minho. |
7. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Participação no júri de Carla Sofia dos Santos Fonseca. Arguente no júri de provas de Mestrado em Ciências da Educação – Educação Especial, 2011. |
8. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Participação no júri de Sara Sofia Moura Barbosa Barbot. Vogal no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial, 2011. Dissertação (Educação Especial) - Universidade do Minho. |
9. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Participação no júri de Eugénia da Conceição Vieira Magina. Presidente no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial, 2011. Dissertação (Educação Especial) - Universidade do Minho. |
10. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Participação no júri de Ana Isabel Antunes de Sousa. Vogal no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial, 2011. Dissertação (Educação Especial) - Universidade do Minho. |
11. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Participação no júri de Ana Margarida Bártolo Ribeiro Pinto. Arguente no júri de provas de Mestrado em Ciências da Educação – Educação Especial, 2011. |
12. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Participação no júri de Elisabete Leonor Pereira. Vogal no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial,, 2011. Dissertação (Educação Especial) - Universidade do Minho. |
13. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Participação no júri de Margarida Alexandra dos Santos Silva. Presidente no Júri de provas de Mestrado em Educação, 2011. Dissertação (Educação Especial) - Universidade do Minho. |
14. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Participação no júri de Adriana Maria Cerqueira Bastos Fraga Dias. Presidente no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial, 2011. Dissertação (Educação Especial) - Universidade do Minho. |
15. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Participação no júri de Margarida Sofia Carvalho Amorim. Presidente no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial, 2011. Dissertação (Educação Especial) - Universidade do Minho. |
16. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Participação no júri de Sérgio Nuno Marques Rodrigues. Arguente no júri de provas de Mestrado em Ciências da Educação – Administração e políticas educativas, 2010. |
17. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Participação no júri de Catarina Maria Capote Coelho. Arguente no júri de provas de Mestrado em Ciências da Educação (Formação Pessoal e Social), 2010. |
18. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Participação no júri de Susana Maria Patrício Soares Menezes Matos. Arguente no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial, 2010. |
19. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Participação no júri de Ângela Flores Pereira. Vogal no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial, 2010. |
20. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Participação no júri de Carolina da Conceição Silva Braga. Vogal no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial, 2010. |
21. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Participação no júri de Florbela Isabel Mendes Malheiro. Vogal no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial, 2010. |
22. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Participação no júri de Ana Margarida Santos Pires. Arguente no Júri de provas de Mestrado em Psicologia, 2010. |
23. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Participação no júri de Ana Paula da Mota Saraiva de Sousa. Arguente no júri de provas de Mestrado em Ciências da Educação – Educação Social e Intervenção Comunitária, 2010. |
24. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Participação no júri de Helena Maria Raimundo de Oliveira Nunes. Vogal no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial, 2010. |
25. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Participação no júri de Cláudia Dias Cardoso. Arguente no Júri de provas de Mestado em Ciências da Educação – Educação Social e Intervenção Comunitária, 2010. |
26. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Participação no júri de Rute Sónia Fernandes Lavrador. Arguente no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial, 2010. |
27. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Participação no júri de Cristiana da Silva Guimarães. Presidente no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial, 2010. |
28. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Participação no júri de Helena Isabel da Silva Reis. Presidente no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial, 2009. Dissertação (Educação Especial) - Universidade do Minho. |
29. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Participação no júri de Isabel Alexandra Martins. Vogal no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial, 2009. Dissertação (Educação Especial) - Universidade do Minho. |
30. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Participação no júri de Paula Bessa Cardoso. Vogal no Júri de provas de Mestrado em Educação Especia, 2009. Dissertação (Educação Especial) - Universidade do Minho. |
31. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Participação no júri de Maria Rosália Vaz Antunes dos Reis. Vogal no Júri de provas de Mestrado em Supervisão, 2009. |
32. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Participação no júri de Ana Catarina Gaspar. Presidente no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial, 2009. Dissertação (Educação Especial) - Universidade do Minho. |
33. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Participação no júri de Paula Cristina Fernandes dos Santos Maia. Vogal no Júri de provas de Mestrado em Psicologia, 2009. |
34. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Participação no júri de Nelson Antues Filipe Alves. Presidente no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial, 2009. Dissertação (Educação Especial) - Universidade do Minho. |
35. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Participação no júri de Mariana. Vogal no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial, 2009. Dissertação (Psicologia) - Universidade de Coimbra. |
36. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Participação no júri de Fernanda Cristina Gonçalves. Vogal no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial, 2009. Dissertação (Educação Especial) - Universidade do Minho. |
37. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Participação no júri de Olinda Maria Pinto Pereira. Presidente no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial, 2009. Dissertação (Educação Especial) - Universidade do Minho. |
Provas Públicas Equivalente ao Doutoramento Phd equivalent public evaluation |
1. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Participação no júri de Adélia de Jesus Jacinto Resende. Vogal no Júri da prova pública de apresentação e defesa do projecto de doutoramento, 2009. |
1. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Participação no júri de Maria João Ferreira Antunes. Arguente no júri de provas de Mestrado em Ciências da Educação – Educação Social e Intervenção Comunitária, 2010. |
Participação em outros júris Other jury participation |
Concurso de Professor Associado Associate professor tender |
1. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Concurso de Professor Associado para o grupo disciplinar de Psicopedagogia e Educação Especial da Criança, 2009. Universidade do Minho. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Keynote Speaker Participation as Keynote Speaker |
1 |
Comentador do Painel Educação: Direito a um percurso competente e não diferente, no Fórum Acessibilidades para a Vida, 2009 (Mesa-Redonda). Nome do evento: Fórum Acessibilidades para a Vida. |
2. |
Incluindo crianças com NEE em contextos pré-escolares, 2005 (Encontro). Nome do evento: Encontro de Educação de Infância; Nome da Instituição: Porto Editora. |
3. |
Crianças sobredotadas e “Crianças com NEE, Famíla e Escola”, 2005 (Seminário). Nome do evento: Seminário Regional Os Novos Desafios da Educação ; Cidade do evento: Valongo. |
4. |
“Incluindo crianças com NEE em contextos pré-escolares”, 2005 (Encontro). Nome do evento: Encontros de Educação de Infância; Nome da Instituição: Porto Editora; Cidade do evento: Lisboa / Centro de Congressos de Lisboa. |
5. |
Princípios da Escola Inclusiva, 2005 (Outra). Nome do evento: Forum Inclusão e Necessidades Educativas Especiais nas escolas, um Percurso na Diversidade ; Cidade do evento: Braga / Escola EB 2,3 de Lamaçães. |
6. |
Incluindo crianças com NE na Pré-Escola, 2005 (Seminário). Nome do evento: Seminário sobre o Ensino Especial Didáctica ; Cidade do evento: Matosinhos / Exponor. |
7. |
Prevenção dos Maus tratos : Uma perspectivas ecológica e centrada na família, 2004 (Outra). Nome do evento: Comemoração do Aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Humanos; Nome da Instituição: CID. |
8 |
Propostas para uma legislação em Intervenção Precoce , 2004 (Mesa-Redonda). Nome do evento: IV Encontro Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social ; Nome da Instituição: FENACERCI; Cidade do evento: Nazaré. |
9. |
Pais de risco: Princípios para uma ajuda eficaz, , 2004 (Encontro). Nome do evento: Encontro Afectividade e Sexualidade nas Pessoas com Deficiência; Nome da Instituição: APPACDM de Santarém. |
10. |
Implicações da Formação em IP: Resultados de trabalhos de Investigação realizados no IEC Universidade do Minho,, 2004 (Congresso). Nome do evento: III congresso Nacional de Intervenção Precoce; Cidade do evento: Aveiro. |
11. |
Intervenção Precoce uma Perspectiva sistémica centrada na família, 2004 (Congresso). Nome do evento: Seminário de Intervenção Precoce ; Nome da Instituição: APACI. |
12. |
Educação Especial e Inclusão: Novas perspectivas de atendimento., 2004 (Encontro). Nome do evento: Encontro de educação Especial e Inclusão ; Cidade do evento: Maia / Fórum da Maia. |
13. |
Educação Especial e Inclusão: Novas perspectivas de atendimento., 2004 (Encontro). Nome do evento: Encontro de educação Especial e Inclusão . |
14. |
Educação Especial e Inclusão: Novas perspectivas de atendimento., 2004 (Encontro). Nome do evento: Encontro de educação Especial e Inclusão no Fórum Cultural do Seixal,; Cidade do evento: Seixal. |
15. |
“Redes de Suporte”,, 2003 (Encontro). Nome do evento: II Encontro de Montemor-O-Novo – “Pais com amor (i)limitado”; Cidade do evento: Montemor-o-Novo . |
16. |
“A família como centro da Intervenção Precoce”, 2003 (Seminário). Nome do evento: Seminário de Intervenção Precoce: Uma Experiência; Nome da Instituição: Equipa de Intervenção Directa de Monção.; Cidade do evento: Monção.. |
17. |
“Intervenção Precoce numa perspectiva sistémica em contextos naturais”, 2003 (Encontro). Nome do evento: 3º Encontro de Intervenção Precoce ; Cidade do evento: Castelo Branco. |
18. |
“Intervenção Precoce: Uma perspectiva sistémica e ecológica”, 2003 (Encontro). Nome da Instituição: Bragnosis ; Cidade do evento: Braga. |
19. |
“Avaliação das redes de apoio à família”, 2003 (Congresso). Nome do evento: II Congresso Nacional de Intervenção Precoce; Cidade do evento: Coimbra. |
20. |
“A relação de parceria comunitária em Intervenção Precoce”,, 2003 (Encontro). Nome do evento: Encontro A importância da Intervenção Precoce : Diferentes níveis de relação; Nome da Instituição: CERCI Penela; Cidade do evento: Penela. |
21. |
“Inclusão na Pré-escola: Tecendo oportunidades de aprendizagem nas rotinas da sala”,, 2002 (Congresso). Nome do evento: 1ªas Jornadas do Núcleo Regional de Viseu da APPC – Perspectivas de(RE)habilitação; Cidade do evento: Viseu. |
22. |
“Oportunidades de aprendizagem para a criança nos seus contextos de vida: Família e Comunidade”, 2002 (Congresso). Nome do evento: Congresso Nacional de Intervenção Precoce; Nome da Instituição: Associação Nacional de Intervenção Precoce ; Cidade do evento: Coimbra. |
23. |
“Tornando a Inclusão na pré-escola uma realidade: Tecendo oportunidades de aprendizagem nas rotinas da sala”,, 2002 (Encontro). Nome do evento: Encontro “Educação e Diversidade : Os caminhos da Inclusão”; Nome da Instituição: Agrupamento Abel Salazar e IEC; Cidade do evento: Guimarães.. |
24. |
“Mudanças Paradigmáticas em Intervenção Precoce e suas implicações para a formação de profissionais”,, 2002 (Encontro). Nome do evento: Encontro Nacional “Pensar a Intervenção Precoce”; Nome da Instituição: Ministério da Educação; Cidade do evento: Lisboa. |
25. |
“Alunos com NEE incluídos, integrados ou segregados ?”, 2001 (Outra). Nome do evento: Jornadas Pedagógicas Educação e Diversidade; Cidade do evento: Arcos de Valdevez.. |
26. |
Parceria Pais/Escola numa Escola Inclusiva ., 2000 (Seminário). Nome do evento: Diferenciação Pedagógica numa Escola em Mudança; Cidade do evento: Esposende. |
28. |
“Requisitos para a inclusão pré-escolar”., 1998 (Seminário). Nome do evento: “Na Construção da Escola Inclusiva”; Nome da Instituição: Projecto Novos Rumos; Cidade do evento: Vila Nova de Famalicão. |
29. |
Famílias, Profissionais e N.E.E. : Uma Parceria Especial”., 1998 (Congresso). Nome do evento: “Divergências Convergentes: Perspectivas de Vida; Nome da Instituição: APPACDM de Viana do Castelo; Cidade do evento: Viana do Castelo. |
30. |
“Um caso de risco ambiental: O que não devemos fazer”., 1998 (Congresso). Nome do evento: 5º Encontro Nacional de Intervenção Precoce: “A família na Intervenção Precoce : Novas Atitudes e Práticas”; Nome da Instituição: Projecto Integrado de Intervenção Precoce do Distrito de Coimbra (PIIP); Cidade do evento: Coimbra. |
31. |
“A inclusão na educação pré-escolar”., 1998 (Seminário). Nome do evento: “Escola Inclusiva: Mudança de atitudes e inovação das estratégias”; Nome da Instituição: Associação Projecto Jovem de Vila Franca de Xira ; Cidade do evento: Alverca. |
32. |
Importância do trabalho em equipa e colaboração inter-serviços na Intervenção Precoce”., 1997 (Outra). Nome do evento: Estratégias de Intervenção Precoce; Nome da Instituição: Programa Stimulus; Cidade do evento: Fafe. |
33. |
“Pressupostos teóricos para uma prática apropriada na área da Intervenção Precoce” , 1997 (Outra). Nome do evento: “Estratégias de Intervenção Precoce” ; Nome da Instituição: Programa Stimulus; Cidade do evento: Fafe. |
34. |
A inclusão de crianças com N.E.E. na pré-escola”, 1997 (Seminário). Nome do evento: Sensibilização à deficiência” ; Nome da Instituição: Sindicato de Professores da Zona Norte . |
35. |
Encontro de Formação do Sindicato de Professores da Região Açores, 1995 (Outra). Nome do evento: Jornadas sobre Aspectos Psicosociais da Educação Especial; Cidade do evento: Braga. |
36. |
"Dinâmica de Trabalho de Grupo", 1994 (Workshop). Nome do evento: Encontro de Formação do Sindicato de Professores da Região Açores. |
37. |
"Intervenção Precoce", 1994 (Outra). Nome do evento: Semana de Sensibilização para Pais / Comunidade; Nome da Instituição: Educação Especial de Vila Franca; Cidade do evento: Vila Franca do Campo -São Miguel,. |
38. |
"Algumas considerações sobre adaptações curriculares pré-escolares para crianças com Necessidades Educativas Especiais", 1994 (Congresso). Nome do evento: Seminário sobre Perturbações do Desenvolvimento em Idade Pré-Escolar,; Cidade do evento: Coimbra. |
39. |
"Implicações das Perturbações do Desenvolvimento no Estabelecimento da Ligação Afectiva na Primeira Infância", 1993 (Encontro). Nome do evento: III ENCONTRO NACIONAL DE INTERVENÇÃO PRECOCE; Cidade do evento: Coimbra. |
40. |
"A Intervenção Precoce: Filosofia e Modelos de Actuação", 1993 (Conferência). Nome da Instituição: Universidade dos Açores. |
27. |
Respostas à Diversidade, 200 (Congresso). Nome do evento: II Forum Necessidades Educativas Especiais, um percurso de Diversidade ; Cidade do evento: Braga / Auditório do Externato Infante D.Henrique em Ruilhe,. |
Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee |
1. |
Membro da Comissão Científica do II Encontro Internacional Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais, 2011 (Encontro). Nome do evento: II Encontro Internacional Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho, Campus de Gualtar. |
2. |
Membro da Comissão Científica do Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, 2010 (Encontro). Nome do evento: Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro. |
3. |
Membro da Comissão Científica do I Seminário Internacional - Contributos da Psiclolgia em Contextos Educativos, 2010 (Seminário). Nome do evento: I Seminário Internacional - Contributos da Psiclolgia em Contextos Educativos; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho, Campus de Gualtar. |
4. |
Membro da Comissão Científica do I Encontro Internacional Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais, 2010 (Encontro). Nome do evento: I Encontro Internacional Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho, Campus de Gualtar. |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
Organização da Reunião Preparatória para a candidatura do Projecto Internacional Leonardo da Vinci – Planning Project CULTURis:
Learning in the city supported by information systems, 2011 (Outra). Nome do evento: Reunião Preparatória para a candidatura do Projecto Internacional Leonardo da Vinci – Planning Project CULTURis: Learning
in the city supported by informat; Cidade do evento: Guimarães. |
2. |
Organização da Reunião Preparatória para a candidatura do Projecto Internacional EU Comenius Application: Multilateral Projects
2012: Children’s Engagement: Natural learning opportunities for all children, 2011 (Congresso). Nome do evento: Reunião Preparatória para a candidatura do Projecto Internacional EU Comenius Application: Multilateral Projects 2012: Children’s
Engagement: Natural learning opportunities for all; Cidade do evento: Braga. |
3. |
Organização do Seminário Internacional inserido no Projecto Kids Strenghts, 2011 (Seminário). Nome do evento: Seminário Internacional inserido no Projecto Kids Strenghts; Cidade do evento: Braga. |
4. |
Membro da Comissão Organizadora do IX Congresso Nacional de Intervenção Precoce – Família: Principal Mediadora da Aprendizagem
e Desenvolvimento da Criança, 2011 (Congresso). Nome do evento: IX Congresso Nacional de Intervenção Precoce – Família: Principal Mediadora da Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança; Cidade do evento: Funchal . |
5. |
Organização da Reunião Internacional do Projecto Kids Strenghts, 2010 (Outra). Nome do evento: Reunião Internacional do Projecto Kids Strenghts; Cidade do evento: Braga. |
6. |
Membro da Comissão Organizadora do VIII Congresso Nacional de Intervenção Precoce – A família no coração da Intervenção Precoce
na Infância, 2010 (Congresso). Nome do evento: VIII Congresso Nacional de Intervenção Precoce – A família no coração da Intervenção Precoce na Infância; Cidade do evento: Aveiro. |
7. |
Organização da III Reunión Interdisciplinar sobre Discapacidades/Transtornos del Desarrollo Y Atención Temperana, 2009 (Outra). Nome do evento: III Reunión Interdisciplinar sobre Discapacidades/Transtornos del Desarrollo Y Atención Temperana; Cidade do evento: Madrid. |
8. |
Organização da Conferência Internacional – Equality and Diversity Inclusive Early Childhood Education, 2009 (Congresso). Nome do evento: Equality and Diversity Inclusive Early Childhood Education; Cidade do evento: Siegen. |
9. |
Organização do VII Congresso Nacional de Intervenção Precoce, 2009 (Congresso). Nome do evento: VII Congresso Nacional de Intervenção Precoce; Nome da Instituição: Associação Nacional de Intervenção Precoce; Cidade do evento: Coimbra. |
10. |
Organização do III Encontro de Intervenção Precoce de Elvas, 2009 (Encontro). Nome do evento: Construindo Rumos com a Família; Cidade do evento: Elvas. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Alter - European Journal of Disablity Research - Quarterly peer reviewed journal, Função ou tipo de participação: Corpo editorial. |
2. |
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. INCLUSÃO, Função ou tipo de participação: Conselho redactorial. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
68 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
22 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
3 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
19 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
32 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
22 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
10 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
9 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
4 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
5 |
Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines |
5 |
Jornais de notícias Newspapers |
1 |
Produção técnica Technical production |
31 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
31 |
Dados complementares (Additional data) |
112 |
Orientações Orientations |
14 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
41 |
Participação em Outros Júris Other jury participation |
1 |
Participação em Eventos Event participation |
54 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
2 |
Visualizações do curriculum [
5797
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
06-03-2020
às
06:05:41
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|