Maria Palmira Carlos Alves
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
25/05/2012 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Maria Palmira Carlos Alves |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
ALVES, Maria Palmira Carlos |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
|
Endereço profissional
Professional address |
Instituto de Educação e Psicologia Campus de Gualtar Gualtar 4710-057 Braga Portugal Telefone: (+351)253604240Extensão: 253604 Fax: (+351)253678987 Correio electrónico: palves@iep.uminho.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
1997-2001 |
Doutoramento Phd |
Doutoramento em Educação
(4 anos » years)
.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
1990-1994 |
Mestrado Master degree |
Mestrado em Humanidades Clássicas
(4 anos » years)
.
Univ. Católica Portuguesa,
Portugal.
|
1978-1983 |
Licenciatura Licentiate degree |
Licenciatura no Curso Filosófico-Humanístico
(5 anos » years)
.
Univ. Católica Portuguesa,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Jul/2006-Actual |
Professor Auxiliar |
Set/2001-Jul/2006 |
Professor Auxiliar |
Set/1995-Jul/2001 |
Assistente |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Tendências actuais de avaliação do desempenho docente(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Teoria e Modelos de Avaliação(Docente)
- Avaliação de Dispositivos de Formação(Docente)
- Avaliação da Formação(Docente)
- Avaliação de Programas e Projectos(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Seminário de Investigação em Desenvolvimento Curricular (Docente)
- Avaliação de Programas e Projectos(Docente)
- Teoria e Modelos de Avaliação da Formação(Docente)
- Teoria e Desenvolvimento Curricular(Docente)
- Avaliação Curricular(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Teoria e Desenvolvimento Curricular(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Avaliação Curricular (Docente)
- Teoria e Desenvolvimento Curricular(Docente)
- Teoria e Desenvolvimento Curricular II(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Avaliação Curricular(Docente)
- Teoria e Desenvolvimento Curricular II(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Avaliação Curricular (Docente)
- Teoria e Desenvolvimento Curricular II(Docente)
- Teoria e Desenvolvimento Curricular(Docente)
- Modelos, Métodos e Técnicas de Formação(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Desenvolvimento Curricular e Modelos de Ensino(Docente)
- Teoria e Desenvolvimento Curricular(Docente)
- Avaliação Curricular(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Avaliação Curricular(Docente)
- Desenvolvimento Curricular e Modelos de Ensino.(Docente)
|
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Jan/2011-Actual |
|
Avaliadora externa dos Cursos on-line sobre Viplência e Gestão de conflitos na escola, lecionados na Universidade do Coimbra |
Set/2008-Actual |
|
Coordenadora do Mestrado em Educação, área de Especialização em Avaliação |
Set/2006-Actual |
|
Membro de Conselho de Cursos de Educação e Psicologia |
Set/2005-Actual |
|
Directora da Revista Portuguesa de Estudos Curriculares |
Set/2002-Actual |
|
Membro de Comissão de Redacção da Revista Portuguesa de Estudos Curriculares |
Jan/2009-Dez/2009 |
|
Consultora para a Avaliação do desempenho docente |
Jan/2009-Dez/2009 |
|
Membro da Comissão Diretiva da Licenciatura em Educação |
Set/2006-2007 |
|
Coordenadora dos Cursos de Especialização em Organização e Avaliação da Formação e em Desenvolvimento Curricular. |
Set/2005-2006 |
|
Membro da Comissão de Auto-Avaliação da Licenciatura em Educação |
Set/2003-2006 |
|
Membro da Comissão Coordenadora do Conselho Científico do IEP. |
Set/2001-2006 |
|
Membro de Comissão Interna dos Cursos de Port./Inglês;Port/Alemão;Port./Francês; Educação. |
Set/2001-2005 |
|
Conselho de Cursos de Letras e Ciências Humanas |
Set/2000-2001 |
|
Membro de Comissão de Curso de História |
Set/2000-2001 |
|
Conselho de Cursos de Ciências Socias |
Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Jan/2008-Dez/2008 |
|
-
Coordenadora do Mestrado em Educação, Área de Especialização em Avaliação |
Jan/2008-Dez/2008 |
|
-
Membro da Comissão Diretiva da Licenciatura em Educação |
Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)
Jan/2008-Actual |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Consultora e formadora do Ministério da Educação para a Avaliação do desempenho |
Set/2002-2003 |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Docente na Universidade do Porto - Faculdade de Ciências: Mestrado em Física (Ensino).Disciplina: Avaliação Curricular. |
Set/2002-2003 |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Docente do Mestrado em Orientação da Aprendizagem. Disciplina: Avaliação e regulação das Aprendizagens. |
Set/2001-2002 |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Docente na Universidade do Porto - Faculdade de Ciências: Mestrado em Física (Ensino). Disciplina: Avaliação Curricular. |
Set/2001-2002 |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Docente na Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Ciências Sociais Licenciatura em Orientação Educativa. Disciplina
– Avaliação e regulação das Aprendizagens. |
Fev/2001-Mai/2001 |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Colaboração com a Direcção Regional de Educação do Norte – organização de Seminários para docentes do ensino básico e do ensino
secundário, no âmbito da Reorganização Curricular |
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Coordenadora da Linha de Investigação: "A Construção Teórica e Prática do Currículo em Contextos Formais, não Formais e Informais." |
|
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Francês (Bem), Inglês (Bem), Alemão (Bem), Espanhol (Bem). |
Fala Speaking |
Francês (Bem), Inglês (Bem), Alemão (Pouco), Espanhol (Pouco). |
Lê Reading |
Francês (Bem), Inglês (Bem), Alemão (Bem), Espanhol (Bem). |
Escreve Writing |
Francês (Bem), Inglês (Bem), Alemão (Bem), Espanhol (Bem). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
2001- Actual |
Associação para o Desenvolvimento de Metodologias de Avaliação em Educação, Delegada da Secção Portuguesa da ADMEE.
|
2001- Actual |
ADMEE-Europa, Bélgica, França, Suiça, Luxemburgo e Portugal., Membro do Conselho de Administração.
|
2001- Actual |
Sociedade Portuguesa de Educação, Membro.
|
2001- Actual |
Associação Francófona de Educação Comparada., Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
ALVES, Maria P. C; DE KETELE, J. eds. 2011. Da Avaliação ao Currículo. Do Currículo à Avaliação. ed. 1. Porto: Porto Editora. |
|
|
|
2. |
ALVES, Maria P. C; MACHADO, Eusébio A; GONÇALVES, F. R. eds. 2011. Observar e Avaliar as Práticas Docentes ed. 1. Santo Tirso: De Facto Editores. |
|
|
|
3. |
ALVES, Maria P. C; MACHADO, Eusébio A; FLORES, M. A. eds. 2011. Quanto vale o que fazemos? Práticas de Avaliação de Desempenho. ed. 1. Santo Tirso: De Facto Editores. |
|
|
|
4. |
ALVES, Maria P. C; MACHADO, Eusébio A. eds. 2010. O Pólo de Excelência. Caminhos para a Avaliação de desempenho. ed. 1. Porto: Areal Editores. |
|
|
|
5. |
ALVES, Maria P. C; FLORES, M. A. eds. 2010. Trabalho docente, Formação e Avaliação. Clarificar conceitos, fundamentar práticas ed. 1. Mangualde: Edições Pedago. |
|
|
|
6. |
ALVES, Maria P. C; MACHADO, Eusébio A. eds. 2009. O PÓLO DE EXCELÊNCIA: Caminhos para a avaliação do desempenho docente. ed. 1. Porto: Areal Editores. |
|
|
|
7. |
ALVES, Maria P. C; PILLOTO, S. S. D. eds. 2009. Avaliação em Educação: Questões,Tendências e Modelos. ed. 1. Joinville:: Editora Univille. |
|
|
|
8. |
Alves, Maria P. C; MACHADO, Eusébio A; FERNANDES, J. A. 2008. Perspectivas e Práticas de Avaliação de Professores de Matemática. . ed. 6. Braga: UM: UM/IEP/CIED. |
|
|
|
9. |
ALVES, Maria P. C; MACHADO, Eusébio A. eds. 2008. Avaliação com Sentidos: contributos e questionamentos ed. 1. Santo Tirso: De Facto Editores. |
|
|
|
10. |
Alves, Maria P. C; FIGARI, Gérard; RODRIGUES, Pedro; VALOIS, Pierre. 2006. Avaliação de Competências e Aprendizagens Experienciais - Saberes, modelos e métodos/ Évaluation de Compétences et Apprentissages
Expérientiels - Savoirs, modèles et méthodes.. ed. 0. Lisboa: Educa. Edição Bilingue.. |
|
|
|
11. |
Alves, Maria P. C; LOPES, Alice; MACEDO, Elisabete. 2006. Cultura e Política de Currículo.. ed. 1. Araraquara/ S. Paulo, Brasil: Junqueira & Marin Editores – J.M. Editora, Lda.. |
|
|
|
12. |
Alves, Maria P. C; MOREIRA, António F; GARCIA, Regina L. 2006. Currículo, cotidiano e tecnologias.. ed. 1. Araraquara/S. Paulo, Brasil: Junqueira & Marin Editores – J&M Editora. |
|
|
|
13. |
Alves, Maria P. C; FIGARI, Gérard; RODRIGUES, Pedro. eds. 2006. Avaliação de Competências – Reconhecimento e Validação das Aprendizagens adquiridas pela experiência. ed. 0. Lisboa: Actas do XVII Colóquio da ADMEE/EUROPA. Lisboa: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. |
|
|
|
14. |
Alves, Maria P. C; MACHADO, Eusébio A. eds. 2005. Avaliar as aprendizagens. ed. 0. Braga: Actas das Jornadas ADMEE.. |
|
|
|
15. |
Alves, Maria P. C; MORGADO, José C. eds. 2005. Mudanças educativas e curriculares…e os Educadores/Professores? ed. 0. Braga:UM/IEP/Cied: Actas do Colóquio sobre Formação de Professores. . |
|
|
|
16. |
ALVES, Maria P. C. 2004. Currículo e Avaliação: Uma perspectiva integrada.. ed. 0. Porto: Porto Editora. |
|
|
|
17. |
Alves, Maria P. C; MOREIRA, António F; MACEDO, Elisabeth; CASIMIRO, Maria A; PACHECO, José A. eds. 2002. Currículo e produção de identidades. ed. 1. Braga: Actas do V Colóquio sobre Questões Curriculares (I Colóquio luso-brasileiro).. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
ALVES, Maria P. C; MACHADO, Eusébio A. 2011. O sentido do Currículo e os sentidos da Avaliação.. In Da avaliação ao Currículo. Do Currículo à Avaliação, 59 - 70. . Porto: Porto Editora. |
|
|
|
2. |
ALVES, Maria P. C; MACHADO, Eusébio A; GONÇALVES, F. R. 2011. Introdução - Da temática/problemática. In Observar e Avaliar as Práticas Docentes, 7 - 16. . Santo Tirso: De Facto Editores. |
|
|
|
3. |
ALVES, Maria P. C; MACHADO, Eusébio A. 2010. Introdução - Avaliar entre ser sujeito e sujeitar-se. In O Pólo de Excelência. Caminhos para a Avaliação de desempenho , 6 - 12. . Porto: Areal Editores. |
|
|
|
4. |
ALVES, Maria P. C; MACHADO, Eusébio A. 2010. Para uma politica de Avaliação de desempenho docente: desenvolvimento profissional e auto-avaliação. In O Pólo de Excelência. Caminhos para a Avaliação de desempenho, 89 - 108. . Porto: Areal Editores. |
|
|
|
5. |
ALVES, Maria P. C; POSSAMAI, F.. 2010. Da simplicidade para a complexidade: O trabalho enredado do professor universitário. In Trabalho docente, Formação e Avaliação. Clarificar conceitos, fundamentar práticas, 35 - 51. . Mangualde: Edições Pedago. |
|
|
|
6. |
ALVES, Maria P. C; TEIXEIRA, S. C. 2010. Percursos da avaliação de escolas em Portugal. In Trabalho docente, Formação e Avaliação. Clarificar conceitos, fundamentar práticas, 155 - 191. . Mangualde: Edições Pedago. |
|
|
|
7. |
ALVES, Maria P. C; REIS, P. M. 2010. Avaliação de projectos no âmbito do exercício da autonomia escolar. In Trabalho docente, Formação e Avaliação. Clarificar conceitos, fundamentar práticas, 193 - 228. . Mangualde: Edições Pedago. |
|
|
|
8. |
ALVES, Maria P. C; AGUIAR, J. L. 2010. A avaliação de desempenho: tensões e desafios na escola e nos professores. In Trabalho docente, Formação e Avaliação. Clarificar conceitos, fundamentar práticas , 229 - 258. . Mangualde: Edições Pedago. |
|
|
|
9. |
ALVES, Maria P. C; FIGUEIREDO, L. L. 2010. Consequências da avaliação de desempenho docente: perspectivas de professores de Educação Visual. In Trabalho docente, Formação e Avaliação. Clarificar conceitos, fundamentar práticas, 259 - 279. . Mangualde: Edições Pedago. |
|
|
|
10. |
ALVES, Maria P. C; MACHADO, Eusébio A. 2009. Para uma “política” de avaliação do desempenho docente: desenvolvimento profissional e auto-avaliação. . In O PÓLO DE EXCELÊNCIA: Caminhos para a avaliação do desempenho docente., 117 - 131. . Porto: Areal Editores. |
|
|
|
11. |
ALVES, Maria P. C; MORGADO, José C; PACHECO, José A. 2009. Globalisation, Curriculum and Assessment.. In International Conversations on Curriculum Studies. , 147 - 165. . Rotterdam: Sense Publishers. |
|
|
|
12. |
ALVES, Maria P. C; CORREIA, Serafim. 2009. Avaliação interna e externa de escola: soma necessária para uma escola de qualidade.. In Avaliação em Educação: Questões,Tendências e Modelos, 33 - 52. . Joinville: Editora Univille. |
|
|
|
13. |
ALVES, Maria P. C; MACHADO, Eusébio A. 2009. Lógicas de construção da política curricular e lógicas da avaliação curricular: narrativas de legitimação. In Avaliação em Educação: Questões,Tendências e Modelos., 67 - 86. . Joinville: Editora Univille. |
|
|
|
14. |
ALVES, Maria P. C; MACHADO, Eusébio A. 2008. Para uma perspectiva dialógica de avaliação de escola. In Avaliação com Sentidos: contributos e questionamentos, 183 - 201. . Santo Tirso: De Facto Editores. |
|
|
|
15. |
ALVES, Maria P. C. 2007. Inovar a avaliação: profusão discursiva ou processo de inovação endógeno?. In Globalização e (Des)igualdades: desafios contemporâneos. , ed. José A. Pacheco, José C. Morgado & António F. Moreira (org.), 93 - 108. . Porto: Porto Editora. |
|
|
|
16. |
Alves, Maria P. C; MORGADO, José C; ESTEVÃO, Carlos. 2006. Desenvolver e avaliar competências na escola: metanarrativas de legitimação em confronto.. In Avaliação de Competências e Aprendizagens Experienciais - Saberes, modelos e métodos/ Évaluation de Compétences et Apprentissages
Expérientiels - Savoirs, modèles et méthodes. , ed. FIGARI Gérard, RODRIGUES Pedro, ALVES, Maria Palmira e VALOIS, Pierre (Éds.) (2006). , 0 - 0. . Lisboa: Educa. |
|
|
|
17. |
ALVES, Maria P. C; PACHECO, José A. 2006. Ensino Superior, Saberes e Pedagogia.. In La Formación del Profesorado Universitario ante los retos del futuro. , 83 - 115. . Barcelona: Universidad de Barcelona. |
|
|
|
18. |
ALVES, Maria P. C. 2004. O desenvolvimento do Currículo por competências: Aproximação das abordagens disciplinares e transversais.. In Cultura e Política de Currículo., ed. LOPES, Alice; MACEDO, Elisabete e ALVES, M. Palmira (2006)., 0 - 0. . Araraquara/S. Paulo: Junqueira & Marin Editores – J.M. Editora, Lda. |
|
|
|
19. |
Alves, Maria P. C. 2002. A avaliação e o desenvolvimento profissional do professor.. In Currículo, Práticas Pedagógicas e identidades., ed. Moreira, A. F. e Macedo, E. (org). , 0 - 0. . Porto: Porto Editora. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
ALVES, Maria P. C; CORREIA, Serafim. 2009. "Auto-Avaliação De Escola: Um Estudo Exploratório Sobre Os Dispositivos De Auto-Avaliação Das Escolas Públicas Em Portugal
(The School Self-Evaluation: An Exploratory Study On Public School Self-Evaluation Process In Portugal) ", Revista Olhar de Professor 11, 2: 365 - 382. |
|
|
|
2. |
ALVES, Maria P. C; TOMÉ, Isaque M. N. 2007. "Os rankings das escolas secundárias em Portugal: da(s) intencionalidade(s) política(s) à sua representação nos professores.
", Revista portuguesa de pedagogia., 40-3: 237 - 252. |
|
|
|
3. |
ALVES, Maria P. C; FERNANDES, José. A; VISEU, Floriano; LACAZ, Tânia M. 2007. "Tecnologias de informação e comunicação no currículo de Matemática do ensino secundário após a reforma curricular de 1986.
", Revista de Estudos Curriculares. 4, 2: 291 - 329. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
ALVES, Maria P. C; MORGADO, José C; PILLOTO, S. S. D; CUNHA, M. I. 2011. "Aprender ao Longo da Vida: Contributos, Perspetivas e Questionamentos do Currículo e da Avaliação.", Trabalho apresentado em 2º Congresso Internacional sobre Avaliação em Educação, In Atas do 2º Congresso Internacional sobre Avaliação em Educação, Braga. |
|
|
|
2. |
ALVES, Maria P. C. 2011. "Les tensions entre l'hetero-evaluation et l'auto-evaluation, l'autonomie et l'heteronomie: des points aveugles dans l'évaluation
des dispositifs.", Trabalho apresentado em Congrés de l'actualité de la recherche en éducation et en formation (AREF), In Actes Congrés de l'actualité de la recherche en éducation et en formation (AREF), Genéve. |
|
|
|
3. |
ALVES, Maria P. C; MACHADO, Eusébio A; FERNANDES, José. A. 2010. "Currículo e Avaliação/Curriculum et évaluation", Trabalho apresentado em 22º Colóquio Internacional da ADMEE-Europa, In Actas do 22º Colóquio Internacional da ADMEE-Europa, Braga. |
|
|
|
4. |
ALVES, Maria P. C; AGUIAR, J. L. 2009. "AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE (ADD) E EFEITOS NA QUALIDADE DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM ", Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, In Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga. |
|
|
|
5. |
ALVES, Maria P. C; DIAS, C.; OLIVEIRA, L. R. 2009. "Recognition, Validation and Certification of Competences using ePortfolio. Contributions to changing the evaluation paradigm
and to the development of computer science literacy", Trabalho apresentado em World Conference on E-Learning in Corporate, Government, Healthcare, and Higher Education 2009, In Proceedings of World Conference on E-Learning in Corporate, Government, Healthcare, and Higher Education 2009 , Chesapeake. |
|
|
|
6. |
ALVES, Maria P. C; MACHADO, Eusébio A; FERNANDES, J. A; CORREIA, Serafim. 2008. "Atas do Seminário de Avaliação: contributos da investigação para as práticas quotidianas de desenvolvimento curricular das
escolas", Trabalho apresentado em Seminário de Avaliação: contributos da investigação para as práticas quotidianas de desenvolvimento curricular das escolas, In Atas do Seminário de Avaliação: contributos da investigação para as práticas quotidianas de desenvolvimento curricular das
escolas, Braga. |
|
|
|
7. |
ALVES, Maria P. C; SILVA, N. M. P; FERNANDES, José. A. 2008. "Avaliação em Matemática na perspectiva de alunos do segundo e terceiro ciclos do ensino básico", Trabalho apresentado em Seminário de Avaliação: Contributos da investigação para as práticas quotidianas de desenvolvimento curricular de escolas, In Actas do Seminário de Avaliação: Contributos da investigação para as práticas quotidianas de desenvolvimento curricular de
escolas, Braga. |
|
|
|
8. |
ALVES, Maria P. C; ARANTES, M. J; FERNANDES, José. A. 2008. "Evolução das concepções e práticas de avaliação de professores estagiários de matemática no estágio pedagógico", Trabalho apresentado em Seminário de Avaliação: Contributos da investigação para as práticas quotidianas de desenvolvimento curricular das escolas, In Actas do Seminário de Avaliação: Contributos da investigação para as práticas quotidianas de desenvolvimento curricular das
escolas, Braga. |
|
|
|
9. |
ALVES, Maria P. C; PEREIRA, R.. 2008. "As inteligências múltiplas e4 a avaliação no primeiro ciclo do ensino básico", Trabalho apresentado em Seminário de Avaliação: Contributos da investigação para as práticas quotidianas de desenvolvimento curricular das escolas, In Actas do Seminário de Avaliação: Contributos da investigação para as práticas quotidianas de desenvolvimento curricular das
escolas, Braga. |
|
|
|
10. |
ALVES, Maria P. C; FERNANDES, Luís H. 2008. "A referencialização como uma modelização para a construção dos critérios de avaliação das aprendizagens", Trabalho apresentado em Seminário de Avaliação: Contributos da investigação para as práticas quotidianas de desenvolvimento curricular das escolas, In Actas do Seminário de Avaliação: Contributos da investigação para as práticas quotidianas de desenvolvimento curricular das
escolas, Braga. |
|
|
|
11. |
ALVES, Maria P. C; CORREIA, Serafim. 2008. "Auto-avaliação de escola: a situação nas escolas públicas", Trabalho apresentado em Seminário de Avaliação: Contributos da investigação para as práticas quotidianas de desenvolvimento curricular das escolas, In Actas do Seminário de Avaliação: Contributos da investigação para as práticas quotidianas de desenvolvimento curricular das
escolas, Braga. |
|
|
|
12. |
ALVES, Maria P. C; FERNANDES, José. A; MACHADO, Eusébio A. 2007. "L’évaluation en mathématique: à la recherche d’une conceptualisation de l’activité évaluative des enseignants. ", Trabalho apresentado em 19ème colloque de l’admée – Europe 2007., In Actes du 19ème colloque de l’admée – Europe 2007., Luxembourg. |
|
|
|
13. |
ALVES, Maria P. C; FERNANDES, Luís H. 2007. "Critérios de avaliação dos alunos: da construção à avaliação – o contributo da referencialização.", Trabalho apresentado em Congreso Internacional Galego-Portugues de Psicopedagoxía., In Libro de Actas do Congreso Internacional Galego-Portugues de Psicopedagoxía., Coruña. |
|
|
|
14. |
ALVES, Maria P. C; CORREIA, Serafim. 2007. "Auto-avaliação de escola: a intenção das escolas públicas.", Trabalho apresentado em Congreso Internacional Galego-Portugues de Psicopedagoxía., In Libro de Actas do Congreso Internacional Galego-Portugues de Psicopedagoxía, Coruña. |
|
|
|
15. |
ALVES, Maria P. C; MORGADO, José C; ESTEVÃO, Carlos. 2006. "Desenvolver e avaliar competências na escola: metanarrativas de legitimação em confronto.", Trabalho apresentado em XVII Colóquio da ADMEE-Europa., In Actas do XVII Colóquio da ADMEE-Europa., Lisboa. |
|
|
|
16. |
ALVES, Maria P. C. 2005. "Dos objectivos às Competências: Implicações para a avaliação de um programa de Formação de professores. ", Trabalho apresentado em Mudanças educativas e curriculares…e os Educadores/Professores?, In Actas do Colóquio sobre Formação de Professores., Braga. |
|
|
|
17. |
ALVES, Maria P. C; VIEIRA, Flávia; VAN HATTUM, N. 2005. "Experiências de Inovação Pedagógica na Universidade Do Minho: Direcções de Transformação Emergentes. ", Trabalho apresentado em VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia., In Actas do VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia., Braga. |
|
|
|
18. |
ALVES, Maria P. C. 2005. "O Portefólio: instrumento de avaliação de uma disciplina, na Universidade. ", Trabalho apresentado em Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia. , In Actas do VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia., Braga. |
|
|
|
19. |
ALVES, Maria P. C; MACHADO, Eusébio A. 2005. "A Escola entre os Desafios da Eficácia e as Ambições de Equidade: Que Contributo da Avaliação?", Trabalho apresentado em Avaliar as aprendizagens., In Actas das Jornadas ADMEE., Braga. |
|
|
|
20. |
ALVES, Maria P. C; MACHADO, Eusébio A. 2004. "Dar sentido(s) à Formação de Professores – o contributo da avaliação formadora ", Trabalho apresentado em Colloque Afirse., In Actas do XIII Colloque Afirse., Lisboa. |
|
|
|
21. |
ALVES, Maria P. C. 2004. "Avaliar competências na aula de História: um novo quadro de referência.", Trabalho apresentado em Para uma Educação Histórica de qualidade. , In Actas das IV Jornadas Internacionais de Educação Histórica. , Braga. |
|
|
|
22. |
ALVES, Maria P. C. 2003. "Avaliar a escola: da exigência normativa à Construção de Sentido.", Trabalho apresentado em Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, In Actas do Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, ?. |
|
|
|
23. |
ALVES, Maria P. C. 2003. "Les conceptions curriculaires et les pratiques d'évaluation des enseignants. ", Trabalho apresentado em Dominique Actualité de la recherche en éducation et formation. , In Actes du 4.ème Congrès international de l’Association des enseignants et chercheurs en Sciences de l’Éducation., Lille. |
|
|
|
24. |
ALVES, Maria P. C; al., et. 2002. "Construção de critérios de avaliação das escolas básicas dos 2º e 3º ciclos: a modelização pela referencialização. ", Trabalho apresentado em Currículo e produção de identidades., In Actas do V Colóquio sobre Questões Curriculares (I Colóquio Luso-Brasileiro)., Braga. |
|
|
|
25. |
ALVES, Maria P. C; al., et. 2002. "A referencialização da avaliação: um contributo na produção de identidade curricular. ", Trabalho apresentado em Currículo e produção de identidades., In Actas do V Colóquio sobre Questões Curriculares (I Colóquio Luso-Brasileiro)., Braga. |
|
|
|
26. |
ALVES, Maria P. C. 2001. "O pensamento do professor e as suas práticas de avaliação da aprendizagem.", Trabalho apresentado em VI Congresso galaico-português de psicopedagogia, In Actas do VI Congresso galaico-português de psicopedagogia, Braga. |
|
|
|
Organização de evento Event organization |
1. |
ALVES, Maria P. C. Congresso Internacional da Assoc. Para o desenvolvimento de Metodologias em Avaliação,2010 (Congresso). |
2. |
ALVES, Maria P. C. Seminário Internacional sobre Avaliação de Professores,2010 (Seminário). |
3. |
ALVES, Maria P. C. Autonomia Curricular e Avaliação de Escola,2009 (Seminário). |
4. |
ALVES, Maria P. C. Abordagens Quantitativas e Qualitativas em Avaliação,2009 (Seminário). |
5. |
ALVES, Maria P. C. Seminário: “Auto-avaliação de escola: conhecer para aprender, aprender para melhorar”.,2007 (Seminário / Organização). |
6. |
ALVES, Maria P. C. IX Congreso Galaico-Portugués de Psicopedagoxía.,2007 (Congresso / Organização). |
7. |
ALVES, Maria P. C. Avaliar Competências: Desafios à elaboração de testes sumativos.,2007 (Conferência / Organização). |
8. |
ALVES, Maria P. C. Avaliação do desempenho: a construção de um referencial para avaliar os professores. Workshop inserido no Seminário “Auto-avaliação
de escola: conhecer para aprender e aprender para melhorar”. ,2007 (Seminário / Organização). |
9. |
ALVES, Maria P. C. VI Colóquio sobre Questões Curriculares/ II Luso Brasileiro.,2006 (Seminário / Organização). |
10. |
ALVES, Maria P. C. XVII Colóquio ADMEE-Europa “Reconhecimento, Validação e Avaliação de Competências.",2005 (Seminário / Organização). |
11. |
ALVES, Maria P. C. XVII Colóquio ADMEE-Europa “Reconhecimento, Validação e Avaliação de Competências”, Faculdade de Psicologia e Ciências da
Educação da Universidade de Lisboa.,2005 (Seminário / Organização). |
12. |
ALVES, Maria P. C. 18º Colloque international de l’Association pour le Développement des Méthodologies d’Évaluation en Education (ADMEE-EUROPE)
– Comment évaluer? Outils, dispositifs et acteurs.,2005 (Seminário / Organização). |
13. |
ALVES, Maria P. C. 17.º Colóquio da ADMEE-EUROPA.,2005 (Seminário / Organização). |
14. |
ALVES, Maria P. C. II Colóquio Brasileiro sobre Questões Curriculares, Currículo: Pensar, inventar, diferir.,2004 (Seminário / Organização). |
15. |
ALVES, Maria P. C. A Avaliação no Ensino Básico e Secundário: que papel para os professores?,2004 (Encontro / Organização). |
16. |
ALVES, Maria P. C. Colóquio sobre Formação de Professores, Mudanças educativas e curriculares… e os Educadores /Professores?,2004 (Seminário / Organização). |
17. |
ALVES, Maria P. C. 17º colóquio internacional da ADMEE-EUROPA- Les Outils pour évaluar,2004 (Seminário / Organização). |
18. |
ALVES, Maria P. C. Políticas e práticas de avaliação.,2004 (Congresso / Organização). |
19. |
ALVES, Maria P. C. Tendências actuais de avaliação da formação de professores: o contributo do modelo naturalista-reflexivo.,2004 (Encontro / Organização). |
20. |
ALVES, Maria P. C. Formação contínua de professores.,2004 (Conferência / Organização). |
21. |
ALVES, Maria P. C. Reforçar o valor regulador, formativo e formador da avaliação das aprendizagens.,2004 (Encontro / Organização). |
22. |
ALVES, Maria P. C. Symposium Internacional sobre Avaliação e validação de Competências.,2003 (Simpósio / Organização). |
23. |
ALVES, Maria P. C. 1ªs Jornadas da Secção Portuguesa da ADMEE Avaliar as Escolas: Perspectivas e Desafios.,2003 (Congresso / Organização). |
24. |
ALVES, Maria P. C. 16º colóquio internacional da ADMEE-EUROPA- A avaliação: entre justiça e equidade? ,2003 (Seminário / Organização). |
25. |
ALVES, Maria P. C. VII Congresso Galego-Português de Psicopedagogia.,2003 (Congresso / Organização). |
26. |
ALVES, Maria P. C. Conferência: Avaliar Competências é subvalorizar saberes? ,2003 (Conferência / Organização). |
27. |
ALVES, Maria P. C. Conferência: O Contributo da avaliação formadora numa avaliação de competências – Encontro Nacional “Competências, tarefas,
projectos: a sua integração na aula de língua",2003 (Conferência / Organização). |
28. |
ALVES, Maria P. C. Simpósio: Avaliação de Escola.,2003 (Simpósio / Organização). |
29. |
ALVES, Maria P. C. Seminário Europeu: Apresentação de uma rede Europeia de investigação e de avaliação.,2002 (Seminário / Organização). |
30. |
ALVES, Maria P. C. V Colóquio sobre Questões Curriculares/1º Luso Brasileiro. ,2002 (Seminário / Organização). |
31. |
ALVES, Maria P. C. VII “Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia” ,2002 (Congresso / Organização). |
32. |
ALVES, Maria P. C. 15º colóquio internacional da ADMEE-EUROPA e encontro anual da SSRE Société Suisse pour la Recherche en Éducation (SSRE):
A qualidade na formação e no ensino, como a definir, como a avaliar?,2002 (Encontro / Organização). |
33. |
ALVES, Maria P. C. 15º colóquio internacional da ADMEE-EUROPA e encontro anual da SSRE Société Suisse pour la Recherche en Éducation (SSRE):
A qualidade na formação e no ensino, como a definir, como a avaliar?,2002 (Encontro / Organização). |
34. |
ALVES, Maria P. C. Conferência: Avaliação de Competências: Que desafios para as práticas curriculares dos professores?,2002 (Conferência / Organização). |
35. |
ALVES, Maria P. C. Conferência: Perspectivas actuais do currículo do Ensino Básico.,2002 (Conferência / Organização). |
36. |
ALVES, Maria P. C. VI Congresso galaico-português de psicopedagogia.,2001 (Congresso / Organização). |
37. |
ALVES, Maria P. C. Symposium: Évaluation du curriculum” no 4ème Congrès international de l’Association des enseignants et chercheurs en Sciences
de l’Éducation – Actualité de la recherche en éducation et formation. ,2001 (Simpósio / Organização). |
38. |
ALVES, Maria P. C. Conferência: A avaliação no contexto da reorganização Curricular nos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico.,2001 (Conferência / Organização). |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Susana Cristina da Silva Pinto, Reconhecimento, validação e certificação de competências: consequências para a avaliação na escola e na formação profissional., 2011. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
2. |
José Lúcio da Silva Aguiar, O sistema de avaliação do desempenho docente: tensões e desafios nas escolas e nos professores, 2011. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
3. |
Carla Manuela Navio Dias, O ePortefólio no processo de educação e formação de adultos. Contributos para a mudança de paradigma de avaliação e para o
desenvolvimento da literacia informática. , 2011. Tese (Mestrado em Educação: Tecnologia Educativa) - Universidade do Minho (Orientador). |
4. |
Eusébio André da Costa Machado, Avaliação e Participação:Um estudo sobre o papel dos actores na avaliação da formação contínua. , 2007. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
5. |
Serafim Manuel Teixeira Correia, Dispositivo de auto avaliação de escola e Desenvolvimento Curricular: Entre a lógica de avaliação-controlo e a lógica de avaliação-regulação., 2007. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
6. |
Maria Cecília Bueno Fischer, Concepções de Avaliação de professores de matemática e suas práticas de avaliação da aprendizagem., 2005. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) (Orientador). |
1. |
Paulo Manuel Jorge dos Reis, Construir a autonomia curricular: fundamentar modelos e operacionalizar processos - Estudo de caso num agrupamento de escolas, 2011. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
2. |
Girlene Carvalho dos Santos, Avaliação das aprendizagens no Currículo do Ensino Básico: Um estudo comparativo entre Portugal e o Brasil., 2011. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade do Minho, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador). |
3. |
Sidney Schossland, Do processo de desenvolvimento de um currículo académico à prática profissional: Competências curriculares e de avaliação.
Um estudo de caso na Univille. , 2011. Tese (Doutoramento em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho (Orientador). |
4. |
Maria Olinda Pereira Alves, Perspetivas e práticas de Avaliação das aprendizagens na disciplina de História nos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, 2011. Tese (Doutoramento em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho (Orientador). |
5. |
Maria Adélia Duarte Pousada, Avaliação de Desempenho Docente: Contributos para as práticas de Avaliação na Escola, 2011. Tese (Doutoramento em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho (Orientador). |
6. |
Susana Emilia Vaz de Oliveira e Sá, Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior: Perspetivas e Práticas , 2011. Tese (Doutoramento em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho (Orientador). |
7. |
Nuno Miguel Pinto da Silva, Avaliação do impacto da formação em Matemática para professores do 1º ciclo do ensino básico – a (re)construção do conhecimento
através da análise reflexiva das práticas. , 2008. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
8. |
Luís Henrique Fernandes, Os critérios de avaliação das aprendizagens dos alunos: regular ou controlar as práticas de desenvolvimento curricular?, 2005. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Ana Elisabete Rodrigues São João Teixeira, A Avaliação do Desempenho Docente e a Problemática dos Objectivos Individuais - da prescrição às práticas , 2010. (Orientador). |
2. |
Ana Paula de Melo Ribeiro, Factores de (In)Sucesso no Ensino Básico: Perspectivas de Alunos do 6 º Ano de Escolaridade , 2010. (Orientador). |
3. |
Ana Isabel Sá Cardoso, Os Cursos de Educação e Formação: o papel da supervisão num curso de Serviço de Mesa, 2010. (Orientador). |
4. |
Avelino Alexandre Carvalho da Cruz, Projecto-Piloto: Implementação de gabinete de mediação escolar – OFICINA DA MEDIAÇÃO , 2010. (Orientador). |
5. |
Luísa Maria Lobão Figueiredo, A avaliação do desempenho docente - estudo do processo de implementação num grupo de professores de educação especial, 2009. (Orientador). |
6. |
Ana Isabel Cerqueira da Silva Dias de Noronha, Influência dos Testes Intermédios de Matemática na Aprendizagem, no Ensino e na Avaliação de uma turma de 11º ano de escolaridade., 2009. (Co-orientador). |
7. |
Mónica Maria Carvalho Maia, Perspectivas e práticas de avaliação na educação pré-escolar: o público e o particular., 2007. Dissertação (Doutoramento em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho (Orientador). |
8. |
Luís Henrique Fernandes , Critérios de avaliação dos alunos: da construção à avaliação – o contributo da referencialização., 2007. Dissertação (Doutoramento em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho (Orientador). |
9. |
Augusto de Carvalho Viana, O Currículo Alternativo no 9º ano de escolaridade: perspectivas de integração, dos alunos, na sociedade., 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação: Orientação da Aprendizagem.) - Univ. Católica Portuguesa (Orientador). |
10. |
Carla Sofia Oliveira Soares, A Auto-Avaliação em Línguas Estrangeiras: Concepções e práticas dos professores., 2007. Dissertação (Mestrado em Educação: Superv. Pedagógica em Ensino das línguas estrangeiras) - Universidade do Minho (Orientador). |
11. |
Ricardo Filipe Oliveira Ribeiro , A preparação pedagógica dos técnicos de radiologia para o desempenho da actividade docente , 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação: Orientação da Aprendizagem.) - Univ. Católica Portuguesa (Orientador). |
12. |
Armandina Rocha Fernandes de Carvalho, Contributos das Orientações Curriculares no Desenvolvimento Profissional dos Educadores., 2007. Dissertação (Doutoramento em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho (Orientador). |
13. |
Catarina Sofia Cardoso Castro, Questões curriculares: formações disciplinares versus formações transdisciplinares, 2006. Dissertação (Doutoramento em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho (Orientador). |
14. |
Madalena Isabel Martins Teixeira de Almeida, A Formação Cívica no 3º ciclo do Ensino Básico: Que Contributo para o Desenvolvimento Pessoal e Social dos Alunos?, 2006. Dissertação (Doutoramento em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho (Orientador). |
15. |
Serafim Manuel Teixeira Correia , Dispositivos de avaliação interna da escola. , 2006. Dissertação (Doutoramento em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho (Orientador). |
16. |
Eduardo Jorge de Almeida Gonçalves, Educação escolar de jovens em idade avançada, numa escola do 1º ciclo do Ensino Básico – Que representações? Que expectativas
para o futuro?”, 2006. Dissertação (Doutoramento em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho (Orientador). |
17. |
Rita Isabel da Silva Pereira , As inteligências múltiplas e a avaliação - um estudo nas escolas do 1º Ciclo do concelho de Amares – Braga., 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação: Orientação da Aprendizagem.) - Univ. Católica Portuguesa (Orientador). |
18. |
Nuno Miguel Pinto da Silva , Os alunos e a avaliação: concepções e implicações para o ensino da Matemática., 2005. Dissertação (Mestrado em Educação: Supervisão Pedagógica do Ensino da Matemática.) - Universidade do Minho (Orientador). |
19. |
Paulo Manuel Jorge dos Reis, Construir e Avaliar o Projecto Curricular de Escola: a modelização pela referencialização., 2005. Dissertação (Doutoramento em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho (Orientador). |
20. |
Isaque Manuel Tomé, Os Rankings das escolas Secundárias em Portugal: da(s) intencionalidade(s) à sua representação nos agentes educativos em contexto
escolar., 2005. Dissertação (Doutoramento em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho (Orientador). |
21. |
Alzira Maria de Araújo Ribeiro, Avaliar a influência da linguagem oral nas competências de Leitura., 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação: Orientação da Aprendizagem.) - Univ. Católica Portuguesa (Orientador). |
22. |
Maria Alice Capelas, Implicações curriculares da concretização da Área de Projecto nos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico., 2004. Dissertação (Doutoramento em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho (Orientador). |
23. |
Maria José Gonçalves Andrade, Concepções e práticas de avaliação de professores estagiários de Matemática, 2004. Dissertação (Mestrado em Educação: Supervisão Pedagógica do Ensino da Matemática) - Universidade do Minho (Orientador). |
24. |
Conceição Gomes Lourenço, A Gestão flexível do currículo: que implicações nas práticas curriculares dos professores?, 2003. Dissertação (Doutoramento em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho (Orientador). |
1. |
Joana Bogas, A avaliação formativa no ensino básico: a auto-regulação como estratégia de sucesso, 2008. (Orientador). |
2. |
João A. Passos Guerreiro, Avaliação do impacto do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências: das expectativas à realidade, 2008. (Orientador). |
3. |
Lúcia Maria Pinto Ribeiro , A Avaliação do Desempenho: O Impacto, nos professores, da actual proposta de avaliação., 2007. Dissertação (Doutoramento em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho (Orientador). |
4. |
Cândido José Antunes de Castro , A Problemática da avaliação dos conhecimentos e das competências adquiridas pela experiência: contributos para uma modelização., 2006. Dissertação (Doutoramento em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho (Orientador). |
5. |
José Lavado, Da abordagem das competências para a construção de um currículo académico., 2005. Dissertação (Mestrado em Educação e Sociedade: Desenvolvimento Curricular) - Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo (Orientador). |
6. |
Elisabete Teixeira, Avaliar no Ensino Superior: Factores que contribuem para o (In) sucesso escolar. O caso da engenharia biomédica e da engenharia
Mecânica na UM., 2005. Dissertação (Doutoramento em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho (Orientador). |
Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura Bachelor/Licenciate degree conclusion work |
1. |
Ivanilda Maria e Silva Bastos, Formação na graduação em pedagogia: avaliar a conexão entre a estrutura curricular e as competências exigidas para a prática
pedagógica, 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Doutoramento em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho (Orientador). |
Orientação de outra natureza Other orientation |
1. |
Fabíola Possamai, Avaliação das aprendizagens no ensino Superior, 2010. (Orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Sílvia Maria Castro Fortes Cardoso. O dualismo cultural: os luso-caboverdianos entre a escola, a família e a comunidade., 2008. Tese (Doutoramento em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho. |
2. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de António Carlos Ribeiro da Silva. Abordagem Curricular por Competências no Ensino Superior: um estudo exploratório nos cursos de Administração, Ciências Contábeis
e Economia no Estado da Bahia - Brasil., 2007. Tese (Doutoramento em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho. |
3. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Eusébio André da Costa Machado. Avaliação e Participação. Um estudo sobre o papel dos actores na avaliação da formação contínua. , 2007. Tese (Doutoramento em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho. |
4. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Julien Ibouanga. La formation à l’évaluation pédagogique dans le curriculum des enseignants du second degré général : rôle des expériences
formelles et informelles., 2007. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade Pièrre Mendès France de Grenoble. |
5. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Severina Gomes Pereira. A Prática Pedagógica do Professor Universitário: Concepções de Professores e Alunos., 2006. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade do Porto. |
6. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Maria Cecília Bueno Fischer. Concepções de Avaliação de professores de matemática e suas práticas de avaliação da aprendizagem, 2005. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). |
7. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de José Carlos Bernardino Carvalho Morgado. Processos e práticas de (re)construção da autonomia Curricular. , 2003. Tese (Doutoramento em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho. |
1. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Maria Cristina Santos. A escola e o Trabalho: Caminhos incertos, desafios para o jovem trabalhador., 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Lisboa. |
2. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Mónica Maria Carvalho Maia. Perspectivas e práticas de avaliação na educação pré-escolar: o público e o particular, 2007. Dissertação (Mestrado em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho. |
3. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Fernando Benjamim Martins. Título da Tese: Projecto Curricular e mudanças nas práticas docentes, 2007. Dissertação (Mestrado em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho. |
4. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Márcia Susana da Costa Fidalgo. Professores do 1º ciclo do Ensino Básico – Concepções e Práticas de avaliação das aprendizagens: dois estudos de caso no 1º
ciclo do Ensino Básico., 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação: Avaliação em Educação.) - Universidade de Lisboa. |
5. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Paulo Nuno Henriques Magalhães Raimundo. A influência da formação inicial docente nas concepções e Práticas pedagógicas em Educação Sexual., 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação: Orientação Educativa/ Educação Sexual.) - Univ. Católica Portuguesa. |
6. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Luís Henrique Fernandes . Critérios de avaliação dos alunos: da construção à avaliação – o contributo da referencialização., 2007. Dissertação (Mestrado em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho. |
7. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Maria da Conceição Dias de Castro Paupério Paulino. Auto-Avaliação de Escolas…Um Caminho para a mudança e Inovação?, 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação: Avaliação em Educação) - Universidade do Porto. |
8. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Augusto de Carvalho Viana . O Currículo Alternativo no 9º ano de escolaridade: perspectivas de integração, dos alunos, na sociedade. , 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação: Orientação da Aprendizagem.) - Univ. Católica Portuguesa. |
9. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Carla Sofia Oliveira Soares. A Auto-Avaliação em Línguas Estrangeiras: Concepções e práticas dos professores., 2007. Dissertação (Mestrado em Educação: Superv. Pedagógica em Ensino das línguas estrangeiras) - Universidade do Minho. |
10. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Armandina Rocha Fernandes de Carvalho. Contributos das Orientações Curriculares no Desenvolvimento Profissional dos Educadores., 2007. Dissertação (Mestrado em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho. |
11. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Adosinda Maria de Sousa Oliveira Cabrita. A avaliação na Educação pré-escolar: processos e implicações nas práticas das educadoras., 2007. Dissertação (Mestrado em Educação: Avaliação.) - Universidade do Minho. |
12. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de António Jorge Pereira Faria Lopes. A influência das TIC na avaliação das aprendizagens, 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação: Teoria e Desenvolvimento Curricular) - Universidade de Lisboa. |
13. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Carla Manuela Navio Dias. O e-portefólio no Ensino Secundário: Um estudo descritivo em torno do uso da plataforma Elgg., 2007. Dissertação (Mestrado em Educação: Tecnologia Educativa) - Universidade do Minho. |
14. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Ricardo Filipe Oliveira Ribeiro . A preparação pedagógica dos técnicos de radiologia para o desempenho da actividade docente. , 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação: Orientação da Aprendizagem.) - Univ. Católica Portuguesa. |
15. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Vânia Filipa Ganchas dos Santos . Avaliação Formativa: A teoria e a prática: dois estudos de caso no 1º ciclo do Ensino Básico., 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação: Avaliação em Educação.) - Universidade de Lisboa. |
16. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de António Francisco Dantas Barbosa. O conhecimento tácito substantivo histórico sobre o Encontro entre Povos e Culturas na época dos Descobrimentos: um estudo
com alunos dos 7º e 10º anos de escolaridade., 2006. Dissertação (Mestrado em Educação: Supervisão Pedagógica em Ensino da História.) - Universidade do Minho. |
17. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Ana Paula Monteiro Pereira de Miranda. A Política Educativa e os Programas de Português (1910-1986)., 2006. Dissertação (Mestrado em Estudos Portugueses) - Universidade Fernando Pessoa. |
18. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de António Duarte Conde Almeida da Cunha . A selecção de conteúdos – um estudo sobre as representações dos professores de Língua Portuguesa do 2º ciclo do ensino básico., 2006. Dissertação (Mestrado em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho. |
19. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Catarina Sofia Cardoso e Castro . A Influência das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Desenvolvimento do Currículo por Competências., 2006. Dissertação (Mestrado em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho. |
20. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Madalena Almeida . A Área Curricular não disciplinar de Formação Cívica no 3º ciclo do Ensino Básico – Contributos para o desenvolvimento pessoal
e social do aluno., 2006. Dissertação (Mestrado em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho. |
21. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Maria de Lurdes de Caires Luís Ascensão Gomes. As Práticas Supervisivas no 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário na região Autónoma da Madeira., 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação: Supervisão Pedagógica.) - Universidade da Madeira. |
22. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Serafim Manuel Teixeira Correia . Dispositivo de Auto avaliação de Escola: intenção e acção: Um estudo exploratório nas escolas públicas da região norte de
Portugal., 2006. Dissertação (Mestrado em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho. |
23. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Eduardo Jorge de Almeida Gonçalves. Educação escolar de jovens em idade avançada, numa escola do 1º ciclo do Ensino Básico – Que representações? Que Expectativas
para o futuro., 2006. Dissertação (Mestrado em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho. |
24. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Alzira Maria de Araújo Ribeiro. Título da Tese: Avaliar a influência da linguagem oral nas competências de Leitura, 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação: Orientação da Aprendizagem.) - Univ. Católica Portuguesa. |
25. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Catarina Maria Carvalho Pereira. Os Trabalhos para casa no 1º ciclo do ensino básico: Opiniões e práticas quotidianas na perspectiva de professores, encarregados
de educação e alunos, 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação: Orientação da Aprendizagem.) - Univ. Católica Portuguesa. |
26. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Maria Alice dos Reis Elias Rebelo. Contributo do Curso de Complemento de formação Científica e pedagógica para o Desenvolvimento Profissional dos Docentes., 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação: Avaliação em Educação.) - Universidade de Lisboa. |
27. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Maria Carolina Moreira Rodrigues. Papel e perfil do Formador no Contexto da Formação Contínua de Professores: Um estudo exploratório num CFAE., 2006. Dissertação (Mestrado em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho. |
28. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Filipa Leonor Cardoso Cunha Vieira. Percursos de Fidelidade na Escola Privada – Estudo Exploratório sobre identidade docente., 2006. Dissertação (Mestrado em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho. |
29. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Rita Isabel da Silva Pereira. A avaliação e as Inteligências Múltiplas – um estudo exploratório., 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação: Orientação da Aprendizagem.) - Univ. Católica Portuguesa. |
30. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Maria Manuela Dias e Silva. Formação Contínua, Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional: Um estudo exploratório sobre uma Acção de Formação com o tema
Metodologia de Trabalho de Projecto, 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação: Orientação da Aprendizagem.) - Univ. Católica Portuguesa. |
31. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Olívia Maria de Paiva Nascimento Ferreira. Formação Inicial, transição para o mundo do trabalho e perspectivas de desenvolvimento profissional. Um estudo realizado na
U.M.com licenciados em Engenharia Mecânica., 2006. Dissertação (Mestrado em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho. |
32. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Rodrigo Pereira Gomes. Concepções e Práticas de Avaliação de Professores do 1º ciclo – Ensino Básico, 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação: Avaliação em Educação.) - Universidade de Lisboa. |
33. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Márcia Susana da Costa Fidalgo. Professores do 1º ciclo do Ensino Básico – Concepções e Práticas de avaliação das aprendizagens: dois estudos de caso no 1º
ciclo do Ensino Básico, 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação: Avaliação em Educação.) - Universidade de Lisboa. |
34. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Ana Isabel Martins da Cunha Rana Capelas. Autonomia e diferenciação: A concepção do projecto Curricular de turma no 1º ciclo do Ensino Básico. Um Estudo de caso., 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação: Teoria e Desenvolvimento Curricular) - Universidade de Lisboa. |
35. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Paulo Alexandre Baptista Morais. A disciplina de Educação Visual e Tecnológica face às tecnologias: dinâmicas e contextos de utilização das TIC., 2006. Dissertação (Mestrado em Educação: Tecnologia Educativa) - Universidade do Minho. |
36. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Dora Maria Lima Pereira Dias . A Gestão flexível do currículo: que implicações nas práticas curriculares dos professores?, 2005. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Universidade de Lisboa. |
37. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Maria de Lurdes de Almeida Freitas Salgueiro. Família/Escola – O Envolvimento Familiar e o seu Impacto no Sucesso Escolar em alunos do 1º ciclo., 2005. Dissertação (Mestrado em Educação: Observação e Análise da Relação Educativa) - Universidade do Algarve. |
38. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Nuno Miguel Pinto da Silva . Os alunos e a avaliação: concepções e implicações para o ensino da Matemática., 2005. Dissertação (Mestrado em Educação: Supervisão Pedagógica do Ensino da Matemática) - Universidade do Minho. |
39. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Paulo Manuel Jorge dos Reis . Construir e Avaliar o Projecto Curricular de Escola: a modelização pela referencialização., 2005. Dissertação (Mestrado em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho. |
40. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Ana Maria Barbosa Pinto Xavier Forte . Formação Contínua: Contributos para o desenvolvimento profissional e a (re) construção das identidades dos professores do
1º ciclo., 2005. Dissertação (Doutoramento em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho. |
41. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Isaque Manuel Tomé . Os Rankings das escolas Secundárias em Portugal: da(s) intencionalidade(s) à sua representação nos agentes educativos em contexto
escolar., 2005. Dissertação (Mestrado em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho. |
42. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Maria Alice Capelas. Implicações curriculares da concretização da Área de Projecto nos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico., 2004. Dissertação (Mestrado em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho. |
43. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Conceição Gomes Lourenço . A Gestão flexível do currículo: que implicações nas práticas curriculares dos professores?, 2003. Dissertação (Mestrado em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho. |
44. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Maria Helena Carvalho . A implementação da reorganização curricular no 1º ciclo do Ensino Básico, 2003. Dissertação (Mestrado em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho. |
45. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Maria Olinda Ribeiro de Miranda . A escolaridade Obrigatória: as representações dos professores. Um estudo exploratório., 2002. Dissertação (Mestrado em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho. |
46. |
Alves, Maria Palmira Carlos. Participação no júri de Maria Natália Fontoura Rosmaninho . A Educação Visual e Tecnológica no currículo do 2º ciclo do ensino básico., 2002. Dissertação (Mestrado em Educação: Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
ALVES, Maria Palmira Carlos. Mesure et évaluation en éducation, desde 2006/06/20, Função ou tipo de participação: Corpo editorial. |
2. |
ALVES, Maria Palmira Carlos. Revista Portuguesa de Estudos Curriculares., desde 2003/10/25, Função ou tipo de participação: Conselho científico, Editora: CiEd/IEP/UM. |
3. |
ALVES, Maria Palmira Carlos. Revista de Estudos Curriculares, desde 2003/03/20, Função ou tipo de participação: Corpo editorial. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
65 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
36 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
17 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
19 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
3 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
3 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
26 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
26 |
Produção técnica Technical production |
38 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
38 |
Dados complementares (Additional data) |
102 |
Orientações Orientations |
46 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
53 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
3 |
Visualizações do curriculum [
8645
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
16-03-2020
às
00:16:52
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|