Curriculum Vitae

Albertina Pereira Cavaco da Palma

Data da última atualização »Last update : 08/03/2019


Albertina Pereira Cavaco da Palma. Concluiu Ensino de línguas/didáctica do inglês pelo Instituto Politécnico de Setúbal em 1992. Frequenta Administração e Política Educacional pela Universidade de Lisboa desde 2009. É do Instituto Politécnico de Setúbal. Publicou 3 artigos em revistas especializadas e 2 trabalhos em actas de eventos, possui 2 capítulos de livros e 3 livros publicados. Possui 7 itens de produção técnica. Actua na área de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 13 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: English language teaching.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=6120135112664453


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Albertina Pereira Cavaco da Palma
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Palma, Albertina Pereira Cavaco da
Endereço profissional
Professional address
Instituto Politécnico de Setúbal
Escola Superior de Educação
Departamento de Línguas
Largo Defensores da República, nº 1
Setúbal
2910-470 Setúbal
Portugal
Telefone: (+3515)265Extensão: 548820
Correio electrónico: albertina.palma@ips.pt
Homepage: www.ips.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2009-2019 Doutoramento
Phd
Administração e Política Educacional (1 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.

1998-2003 Mestrado
Master degree
education.
University of Southampton, Reino Unido.
Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry : Instituto Politécnico de Setúbal.
Com o tipo » With the type: Reconhecimento » Acknowledgement.

1992 Provas de Aptidão Pedagógica/Capacidade Científica
Evaluation of Pedagogic Readiness/Cientific Ability
Ensino de línguas/didáctica do inglês.
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal.

1969-1975 Licenciatura
Licentiate degree
Filologia germânica (5 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2009-2010 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Administração e Política Educacional.
Universidade de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Instituto Politécnico de Setúbal
Mar/2006-Set/2013 Professor Adjunto

Instituto Politécnico de Setúbal
Fev/1986-Set/2013 Professor Adjunto





Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem), Alemão (Pouco), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Pouco), Alemão (Pouco), Espanhol (Pouco).

Reading
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem), Alemão (Pouco), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Pouco), Alemão (Pouco), Espanhol (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/1998 - Actual APPI, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Palma, Albertina P. C.. ed. 2003. Contexts of change: primary foreign language teaching as an educational innovation in late 20th century Portugal ed. 1, 1 vol.. Southampton: University of Southampton.
2. Palma, Albertina P. C.; Walters, Keith. eds. 2002. A handful of English ed. 1, 2 vols., ISBN: 972-770-140-X. Lisboa: Plátano Editora.
3. Palma, Albertina P. C.. ed. 1992. Formação de professores para o ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico ed. 1, 1 vol.. Setúbal: Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Educação.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Palma, Albertina P. C.; Walters, Keith. 2003. Ten years of primary ELT in Setúbal: issues and problems.  In Current practices: a look at teaching English to children in Portugal, ed. Sandie Mourão, 24 - 31. ISBN: 972-8152-58-2. Lisboa: APPI - Associação Portuguesa de Professores de Inglês.
2. Palma, Albertina P. C.. 2002. The European Proficiency Survey in Portugal.  In Univedrsity Language Testing and the C-Test, ed. Coleman, James A., Grotjahn, Rudiger & Ratz, Ulrich (eds.), 207 - 218. ISBN: 3-925453-37-7. Bochum: AKS-Verlag Bochum.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Palma, Albertina P. C.; Naysmith, John. 1998. "Teachers Talking, Teachers Reflecting: how do teachers reflect on their practice? A case study ", Teachers and Teaching: theory and practice 4, 1: 65 - 76.
2. Palma, Albertina P. C.; Naysmith, John. 1997. "Learning and Teaching English in the Portuguese Primary School", Language Learning Journal, 15: 44 - 46.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Palma, Albertina P. C.. 2014. "Para uma análise política dos processos de reestruturação do ensino superior português no âmbito do “Processo de Bolonha”: referenciais, fóruns e mediadores.", Trabalho apresentado em XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar., In Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar., Vila Real.
2. Palma, Albertina P. C.. 1999. "European language proficiency survey : o estudo português", Trabalho apresentado em 4º Encontro Nacional do Ensino de Línguas Vivas no Ensino Superior em Portugal, In Actas do 4º Encontro Nacional do Ensino de Línguas Vivas no Ensino Superior em Portugal, Porto.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Palma, Albertina P. C.. 2009. "Rede 7 do Ensino Superior Português. O caso do mestrado em ensino de inglês e de francês no ensino básico", medi@ções 1, 1: 205 - 212.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Palma, Albertina P. C.; Nunes, Ricardo. 2003. "Biblioteca "Online" da Educação no Espaço Lusófono. ", Trabalho apresentado em XIII Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, Macau, 2003: O Espaço Lusófono do Ensino Superior e Investigação, In XIII Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, Macau, 2003: O Espaço Lusófono do Ensino Superior e Investigação, Macau.

Prefácio, Posfácio
Preface, Postface
1. Palma, Albertina P. C.. 2005. "Inglês no 1º Ciclo: práticas partilhadas". Porto. (Prefácio)



Organização de evento
Event organization
1. Palma, Albertina P. C.; IPS, Centro p. a. I. e. M.. 5th IPS International Week,2012 (Encontro / Organização).
2. Palma, Albertina P. C.; IPS, Centro p. a. I. e. M.. 4th IPS International Week,2011 (Encontro / Organização).
3. Palma, Albertina P. C.; IPS, Centro p. a. I. e. M.. 3rd IPS International Week,2010 (Encontro / Organização).
4. Palma, Albertina P. C.; IPS, Centro p. a. I. e. M.. 2nd IPS International Week,2009 (Encontro / Organização).
5. Palma, Albertina P. C.; IPS, Centro p. a. I. e. M.. 1st IPS International Week,2008 (Encontro / Organização).
6. Palma, Albertina P. C.; CIMOB-IPS. Investigação e Ensino Politécnico,2007 (Conferência / Organização).

Relatório de investigação
Technical report
1. Palma, Albertina P. C.; Ribeiro, Joaquim; Williams, Bill; Almeida, Fernando; Silva, Madalena G.; Lourenço, Rodrigo; Lopes, Andreia G; Rodrigues, João; Neves, Ana C. Relatório de Auto-avaliação Institucional Submetido pelo Instituto Politécnico de Setúbal à European University Association,2008.





Dados Complementares (Additional data)


Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1. Avaliação externa do projecto ETALAGE, 2011, Universidade do Algarve.
2. Avaliação de manuais de inglês para o ensino básico, 2011, Ministério da Educação.
3. Avaliação de manuais de Inglês para o ensino básico, 2010, Ministério da Educação.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
12

Livros e capítulos
Books and book chapters
5
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
3
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
2
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
3
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
2
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
3
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
2
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1

Total
Produção técnica
Technical production
7

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
7

Total
Dados complementares
(Additional data)
3

Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
3


Outras informações relevantes
Presidente do Conselho Diretivo da Escola Superior de Educação do IPS (2002-2005) Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal (2006-2013).
Provedora do Estudante do IPS, como personalidade externa, na situação de professora aposentada (desde 2015)


Visualizações do curriculum [ 1206 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 16-03-2020 às 02:04:41
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis