Sara Marisa da Graça Dias do Carmo Trindade
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
04/06/2019 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Sara Marisa da Graça Dias do Carmo Trindade |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Dias-Trindade, Sara |
Categoria profissional
Position |
Professor Auxiliar |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
|
Endereço profissional
Professional address |
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX Rua Filipe Simões nº 33 Coimbra 3000--186 Coimbra Portugal Correio electrónico: sara.trindade@uc.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2010-2015 |
Doutoramento Phd |
Doutoramento em Letras, área: História, especialidade: Didática da Historia.
Universidade de Coimbra,
Portugal.
|
2006 |
Mestrado Master degree |
Mestrado em História Económica e Social Contemporânea.
Universidade de Coimbra,
Portugal.
|
2002 |
Licenciatura Licentiate degree |
Licenciatura em História, Ramo de Formação Educacional
(5 anos » years)
.
Universidade de Coimbra,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2018-2018 |
Curso de curta duração Short course |
Pedagogia e Aprendizagem em Plataformas Digitais.
Universidade Aberta,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Universidade federal do recôncavo da bahia |
Abr/2018-Actual |
Outra Situação |
Jan/2016-Actual |
Outra Situação |
Mai/2012-Actual |
Investigador Auxiliar |
Ago/2016-Actual |
Professor Auxiliar |
Out/2003-Jul/2014 |
Outra Situação |
Universidade Cruzeiro do Sul |
Mar/2018-Mai/2018 |
Outra Situação |
Out/2013-Set/2015 |
Outra Situação |
Out/2004-Dez/2010 |
Outra Situação |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Património Cultural, História Local e Ensino(Docente)
- História da Época Contemporânea(Docente)
- Portugal Contemporâneo C1(Regente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Portugal Contemporâneo C1+(Regente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Projeto Didático I(Regente)
- Construção do Conhecimento Histórico(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Tecnologias Educativas(Monitor)
|
Curso»Academic program: Curso de ferias de língua e cultura portuguesa Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Curso monográfico "sociedade e cultura portuguesas"(Docente)
|
Curso»Academic program: Curso de língua e cultura portuguesa para alunos de Kyoto Disciplinas lecionadas»Taught units:
|
Curso»Academic program: Curso EILC - setembro Disciplinas lecionadas»Taught units:
- História de Portugal(Docente)
|
Curso»Academic program: Curso intensivo de língua e cultura portuguesa -setembro Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Cultura Portuguesa I(Docente)
- Cultura portuguesa II(Docente)
|
Curso»Academic program: Curso anual de língua e cultura portuguesa para estrangeiros Disciplinas lecionadas»Taught units:
- História de Portugal(Docente)
|
Curso»Academic program: Curso anual de língua e cultura portuguesa para estrangeiros Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Portugal contemporâneo (Docente)
|
Universidade federal do recôncavo da bahia |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Ambientes Virtuais de Aprendizagem(Monitor)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- História A
- História da Cultura e das Artes
- História e Geografia de Portugal
|
Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Set/2017-Actual |
|
-
Outro (coordenadora para a mobilidade no Mestrado em Ensino de História no 3º CEB e no ES |
Jan/2016-Ago/2016 |
|
-
Diretora de Turma |
Nov/2013-Ago/2015 |
|
-
Direção de Turma |
Nov/2013-Ago/2015 |
|
-
Membro do Conselho Pedagógico |
Set/2007-Ago/2009 |
|
-
Diretora de Turma |
Set/2006-Ago/2007 |
|
-
Subcoordenadora do Departamento de Ciências Sociais e Humanas |
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher |
2018- ESCALA DE AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS DE PROFESSORES-EVALUATION SCALE OF TEACHERS' DIGITAL COMPETENCES |
Referência do projeto»Project reference: CoDiPRo.
|
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2017- Paradigma da Complexidade e Transdisciplinaridade como pilares epistemológicos para geração de construtos, saberes e práticas
na formação pedagógica de Professores
|
Referência do projeto»Project reference: PEFOP-PUCPR.
|
Outro Tipo de Participação Other kind of participation |
2014- eLearning Prisões-eLearning in Prisions |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/IVC-PEC/5244/2014 .
|
2011-2014 CreativeCH -CreativeCH |
Referência do projeto»Project reference: CreativeCH .
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Italiano (Razoavelmente). |
Fala Speaking |
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco), Italiano (Pouco). |
Lê Reading |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Razoavelmente). |
Escreve Writing |
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco), Italiano (Pouco). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jun/2018 - Actual |
ICONO 14, Membro.
|
Jan/2018 - Actual |
Grupo Horizonte UFSCar, Outros (colaborador estrangeiro).
Investigadora no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens.
|
Set/2017 - Actual |
PUCPR, Outros (investigador estrangeiro).
Investigadora no grupo de pesquisa PEFOP professores do Programa de Pós-graduação da PUCPR, professores de graduação da PUCPR
e de outras instituições de ensino superior, pesquisadores de instituições internacionais, bem como estudantes de iniciação
científica, mestrado e doutorado da PUCPR..
|
Set/2017 - Actual |
Universidade Mackenzie - SP, Outros (investigador estrangeiro).
Investigadora no Grupo de Pesquisa Convergência..
|
Jul/2017 - Actual |
Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local da Universidade Aberta, Membro.
Investigadora Colaboradora.
|
Nov/2016 - Actual |
Associação de Professores de História, Outros (membro).
|
Mai/2012 - Actual |
Centro de Estudos Interdisciplinares do Século 20, Membro.
Investigadora Integrada (desde 2015)
Vogal da Direção (desde fev/2017).
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Trindade, Sara M. G. D. C; Seabra, Jorge; Cordeiro, António R. eds. 2017. Complexidade do(s) tempo(s): novos caminhos de investigação interdisciplinar ed. 1, ISBN: 978-972-8627-77-5. Coimbra: Ceis20. |
|
|
|
2. |
Trindade, Sara; Gambini, Lígia; Côrte-Real, Artur. 2009. Mosteiro de Santa Clara-a-Velha: do convento à ruína, da ruína à contemporaneidade. ed. 2, 1 vol., ISBN: 978-989-8052-06-3. Coimbra: Direção Regional de Cultura do Centro. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Dias-Trindade, Sara. 2018. Ambientes digitais de aprendizagem, comunidades de prática e dispositivos móveis. In Educação e tecnologias: reflexões e contribuições teórico-praticas, 95 - 106. ISBN: 978-85-64803-17-6. São Paulo: Artesanato Educacional. |
|
|
|
2. |
Dias-Trindade, Sara; Mill, Daniel; Moreira, José A. 2018. Produção e disseminação do conhecimento científico na cultura digital. In Produção e difusão de ciência na cibercultura: narrativas em múltiplos olhares , 81 - 94. ISBN: 978-85-7455-496-9. Ilhéus, BA: Editus - Editora da UESC. |
|
|
|
3. |
Dias-Trindade, Sara. 2018. Aprendizagem em rede. In Dicionário crítico de educação e tecnologias e educação a distância , 38 - 39. ISBN: 978-85-449-0295-0. São Paulo: Papirus. |
|
|
|
4. |
Dias-Trindade, Sara; Moreira, J. A. 2018. Ecologia de aprendizagem. In Dicionário crítico de educação e tecnologias e educação a distância , 192 - 193. ISBN: 978-85-449-0295-0. São Paulo: Papirus. |
|
|
|
5. |
Dias-Trindade, Sara; Moreira, José A. 2018. Tablets e o instinto nômade do estudante da era digital. In Tecnologias e Educação Digital: Diálogos Contemporâneos , 67 - 90. ISBN: 978-85-5971-044-1. Cruz das Almas, Bahia: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. |
|
|
|
6. |
Dias-Trindade, Sara; Moreira, J. A. 2018. Reintegração e inclusão digital em estabelecimentos prisionais. Um programa de aprendizagem para o desenvolvimento de competências. In Educação, cidadania e inclusão digital: práticas e desafios, 75 - 87. ISBN: 978-989-8765-55-0. Santo Tirso: Wh!teBooks. |
|
|
|
7. |
Ribeiro, Ana I. S; Trindade, Sara M. G. D. C. 2017. O ensino da História e tecnologia- conexões, possibilidades e desafios no espaço das humanidades digitais. In Educação no ciberespaço. Novas configurações, convergências e conexões, 145 - 159. ISBN: 978-85-68102-32-9. Brasil/Portugal: Editora Universitária Tiradentes/WhiteBooks. |
|
|
|
8. |
Trindade, Sara M. G. D. C; Moreira, J. A. 2017. A Emergência do Mobile Learning e os Novos Desafios Formativos para a Docência em Rede. In Redes e mídias sociais, 41 - 57. ISBN: 978-85-473-0721-9. Curitiba: Appris. |
|
|
|
9. |
Moreira, J. A; Trindade, Sara M. G. D. C. 2017. O WhatsApp como Dispositivo Pedagógico para a Criação de Ecossistemas Educomunicativos. In WHATSAPP E EDUCAÇÃO: entre mensagens, imagens e sons, 53 - 72. ISBN: 978-85-7455-463-1. Aracaju: Editora Universitária Tiradentes. |
|
|
|
10. |
Trindade, Sara M. G. D. C; Moreira, J. A. 2017. Competências de aprendizagem e tecnologias digitais. In eLearning no Ensino Superior , 99 - 116. ISBN: 978-989-98679-6-3. Coimbra: Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior(CINEP). |
|
|
|
11. |
Dias-Trindade, Sara; Seabra, Jorge; Cordeiro, António R; Pita, António P. 2017. Compexidade do(s) teempo(s). In Complexidade do(s) tempo(s): novos caminhos de investigação interdisciplinar, 7 - 14. ISBN: 978-972-8627-77-5. Coimbra: Imprensa UC. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Moreira, J. A; Trindade, Sara M. G. D. C. 2018. "O dispositivo digital WhatsApp e o seu impacto na criação de comunidades virtuais de aprendizagem", revista TEXTURA 20, 44: 10 - 26. Qualis B2 em Educação. |
|
|
|
2. |
Trindade, Sara M. G. D. C; Moreira, J. A. 2018. "Forge of Empires: criação de ambientes online para o desenvolvimento de competências de aprendizagem e para a compreensão
da evidência histórica e de anacronismos", Revista Momento - Diálogos em Educação 27, 1: 70 - 89. Qualis B2 em Educação. |
|
|
|
3. |
Moreira, José A; Machado, Ana; Dias-Trindade, Sara. 2018. "Educação a distância no ensino superior em contexto de reclusão enquanto política de formação humana em Portugal", education policy analysis archives 26, 118: 1 - 22. Revista indexada em SCOPUS.
|
|
|
|
4. |
Dias-Trindade, Sara; Moreira, J. A. 2018. "Avaliação das competências e fluência digitais de professores no ensino público médio e fundamental em portugal", Revista Diálogo Educacional 18, 58: 624 - 644. Qualis A2 em Educação. |
|
|
|
5. |
Moreira, J. A; Dias-Trindade, Sara. 2018. "Reconfigurando ambientes virtuais de aprendizagem com o WhatsApp", REVELLI 10, 3: 1 - 18. Qualis B1 em Educação e Ensino. |
|
|
|
6. |
Dias-Trindade, Sara; Mill, Daniel. 2018. "Educação, tecnologias e inclusão digital", Diálogo Educacional 18, 58: 596 - 602. Qualis A2 em Educação. |
|
|
|
7. |
Trindade, Sara D; Moreira, J. A. 2017. "Tecnologias móveis e a recriação digital na construção do conhecimento histórico", Revista Eletrônica de Educação 11, 2: 637 - 652. Qualis B1em Educação.
|
|
|
|
8. |
Trindade, Sara M. G. D. C. 2017. "[Recensão a] Fernando Cortés Cortés, La escuela en la extremadura meridional del siglo XIX", Revista Portuguesa de História, 48: 317 - 321. Revista indexada em SCOPUS.
|
|
|
|
9. |
Trindade, Sara M. G. D. C; Ribeiro, Ana I. S. 2016. "O Espaço do Cinema na Didática da História", Revista de Linguagem do Cinema e do Audiovisual , 2: 27 - 34. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Trindade, Sara M. G. D. C; Ferreira, Beatriz. 2018. "A utilização de dispositivos móveis na avaliação formativa para desenvolvimento de competências para o novo milénio", Trabalho apresentado em Encontro de Jogos e Mobile Learning, In Encontro de Jogos e Mobile Learning, Coimbra. |
|
|
|
2. |
Trindade, Sara M. G. D. C. 2018. "Entre currículos e perfis. Educação inclusiva para as competências do século 21", Trabalho apresentado em Colóquio Educação, Formação de Professores e Humanidades Digitais, In Colóquio Educação, Formação de Professores e Humanidades Digitais, Coimbra. |
|
|
|
3. |
Trindade, Sara M. G. D. C; Ribeiro, Ana I. S. 2017. "Formar professores na era digital: integrar as tecnologias nas salas de aula", Trabalho apresentado em O Tempo dos Professores, In O Tempo dos Professores, Porto. |
|
|
|
4. |
Trindade, Sara M. G. D. C; Carvalho, Joaquim; Carvalho, Ana A. 2015. "O uso de tablets e do iTunes U na aprendizagem em História", Trabalho apresentado em XV Congresso das Jornadas Internacionais de Educação Histórica, In Educação Histórica: Perspetivas de Investigação Nacional e Internacional, Braga.
|
|
|
|
5. |
Trindade, Sara M. G. D. C; Ribeiro, Ana I. S. 2016. "Universidade de Coimbra digital: visitas de estudo guiadas por tablets", Trabalho apresentado em IV Congresso Internacional TIC e Educação 2016, In Digital Technologies & Future School (artigos selecionados), Lisboa.
|
|
|
|
6. |
Trindade, Sara M. G. D. C; Ribeiro, Ana I. S. 2016. "Universidade de Coimbra digital: visitas de estudo guiadas por tablets", Trabalho apresentado em IV Congresso Internacional TIC e Educação 2016, In tecnologias digitais e a escola do futuro , Lisboa.
|
|
|
|
7. |
Trindade, Sara M. G. D. C. 2016. "Ser historiador na sala de aula: desenvolvimento de competências ao nível conceitos estruturais para a construção do conhecimento
histórico através de tarefas de recriação digital da História", Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica, In Epistemologias e ensino da História, Porto. |
|
|
|
8. |
Trindade, Sara M. G. D. C. 2013. "O ITunesU nas aulas de História: construção de um modelo de trabalho sem papel", Trabalho apresentado em IV Encontro de Jovens Investigadores do CEIS20, In IV Encontro de Jovens Investigadores do CEIS20 - no prelo, Coimbra.
|
|
|
|
9. |
Trindade, Sara M. G. D. C; Carvalho, Joaquim; Carvalho, Ana A. 2014. "Do iTunesU para as aulas de História - um estudo no 3º CEB", Trabalho apresentado em II Encontro de Jogos e Mobile Learning, In II Encontro de Jogos e Mobile Learning, Coimbra. |
|
|
|
10. |
Trindade, Sara M. G. D. C; Carvalho, Joaquim; Carvalho, Ana A. 2013. "Do ITunesU ao IPad nas aulas de História", Trabalho apresentado em Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, In Atas da VIII Conferência Internacional de TIC na Educação, Braga. |
|
|
|
11. |
Trindade, Sara M. G. D. C; Carvalho, Joaquim; Carvalho, Ana A. 2013. "History at the fingertips", Trabalho apresentado em WCCE 2013: Learning while we are connected. 10th IFIP world conference on computers in education, In WCCE 2013: Learning while we are connected. 10th IFIP world conference on computers in education, Torún, Polónia. |
|
|
|
12. |
Trindade, Sara M. G. D. C. 2011. "As novas tecnologias ao serviço da complexidade no ensino de História", Trabalho apresentado em Challenges 2011, In Challenges 2011: actas da Conferência Internacional de TIC na Educação, Braga. |
|
|
|
Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines |
1. |
Trindade, Sara M. G. D. C. 31 mar. 2005. "De Tomar: notas para o estudo da indústria na imprensa local (1928/1933)" Boletim Cultural da Câmara Municipal de Tomar, 38 - 66. |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Dias-Trindade, Sara; Ribeiro, Ana I. S. Formar professores na era digital: integrar as tecnologias nas salas de aula,O Tempo dos Professores,Porto,2017 (Comunicação). |
2. |
Moreira, J. A; Dias-Trindade, Sara. A construção de "arquiteturas" pedagógicas em ambientes virtuais para exploração de imagens em movimento,4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior,Setúbal,2017 (Comunicação). |
3. |
Dias-Trindade, Sara; Moreira, J. A. Reintegração Psicossocial e inclusão digital em contexto prisional: um programa de aprendizagem em blended learning para o
desenvolvimento de competências-chave no século XXI,Congresso Internacional "Transformações e (In)Consistências das dinâmicas educativas: o (Trans)Nacional, o local e o comunitário
nas políticas educativas",Coimbra,2017 (Comunicação). |
4. |
Trindade, Sara M. G. D. C; Ribeiro, Ana I. S. Universidade de Coimbra digital: visitas de estudo guiadas por tablets,IV Congresso Internacional de TIC e Educação,Lisboa,2016 (Comunicação). |
5. |
Trindade, Sara M. G. D. C; Ribeiro, Ana I. S. Visitas de estudo guiadas por tablets: da teoria à construção de um roteiro digital,I Colóquio em Didática e Ensino,Coimbra,2016 (Comunicação). |
6. |
Trindade, Sara M. G. D. C. Da metodologia à prática: como fazer investigação em educação ,2016 (Seminário). |
7. |
Trindade, Sara M. G. D. C. Ser historiador na sala de aula: desenvolvimento de competências ao nível conceitos estruturais para a construção do conhecimento
histórico através de tarefas de recriação digital da História,XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica,Porto,2016 (Comunicação). |
8. |
Trindade, Sara M. G. D. C. O uso de tablets na aprendizagem em História: uma perspetiva construtivista,XVI Jornadas internacionais de educação histórica,Braga,2015 (Comunicação). |
9. |
Trindade, Sara M. G. D. C. Do iTunes U para as aulas de História - um estudo no 3º CEB,II Encontro de Jogos e mobile learning,Coimbra,2014 (Comunicação). |
10. |
Trindade, Sara M. G. D. C. O iTunes U na aprendizagem do 25 de abril: uma perspetiva construtivista,V Encontro de Jovens Investigadores do Ceis20,Coimbra,2014 (Comunicação). |
11. |
Trindade, Sara M. G. D. C. Do iTunes U ao iPad nas aulas de História,Challenges 2013 - VIII Conferência Internacional de TIC na Educação,Braga,2013 (Comunicação). |
12. |
Trindade, Sara M. G. D. C. O iTunes U nas aulas de História,IV Encontro de Jovens Investigadores do Ceis20,Coimbra,2013 (Comunicação). |
13. |
Trindade, Sara M. G. D. C. History at the fingertips,10th IFIP world conference on computers in education,Torún, Polónia,2013 (Comunicação). |
14. |
Trindade, Sara M. G. D. C. Portugal na Primeira Guerra Mundial ,2012 (Seminário). |
15. |
Trindade, Sara M. G. D. C. Portugal e a integração europeia,2005 (Conferência ou palestra). |
Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
Dias-Trindade, Sara. Ambientes Virtuais de Aprendizagem, 2018 (Especialização), promovido por Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Duração: 8 semanas., Tipo de participação: Docente. |
Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico Didactic and pedagogic material development |
1. |
Trindade, Sara M. G. D. C. Aprendizagem mediada pelas tecnologias digitais,2018. |
2. |
Trindade, Sara M. G. D. C. Geração móvel 2.0: conectada, colaborativa e interativa: que estudantes temos no novo milênio?,2017. |
3. |
Trindade, Sara M. G. D. C. Geração móvel 2.0: conectada, colaborativa e interativa - Aprendizagens construtivistas, colaborativas e conectadas,2017. |
4. |
Trindade, Sara M. G. D. C. Geração móvel 2.0: conectada, colaborativa e interativa: que escola para esta geração?,2017. |
5. |
Trindade, Sara M. G. D. C. Geração móvel 2.0: conectada, colaborativa e interativa - Desenvolvimento de ambientes digitais de aprendizagem,2017. |
6. |
Trindade, Sara M. G. D. C. Geração móvel 2.0: conectada, colaborativa e interativa - Na prática: exemplos de ambientes digitais de aprendizagem,2017. |
7. |
Trindade, Sara M. G. D. C. Geração móvel 2.0: conectada, colaborativa e interativa - Mobile Learning (significados e possibilidades),2017. |
Organização de evento Event organization |
1. |
Dias-Trindade, Sara. Colóquio Internacional: Da Grande Guerra à pandemia do Século / 1918: O ano de todas as (des)ilusões,2018 (Congresso). |
2. |
Dias-Trindade, Sara. II Colóquio Internacional Territórios, Comunidades Educadoras e Desenvolvimento Sustentável Descentralização e Inovação Pedagógica,2018 (Congresso). |
3. |
Trindade, Sara M. G. D. C. Colóquio Internacional Educação, Formação de Professores e Humanidades Digitais ,2018 (Outro / Organização). |
4. |
Trindade, Sara M. G. D. C. Border Crossings: Territórios e Fronteiras em Investigação,2018 (Congresso / Organização). |
5. |
Trindade, Sara M. G. D. C. Membro da Comissão Organizadora do IV Simpósio Internacional "Fusões no Cinema" integrado no Festival dos Caminhos do Cinema
Português (17, 18 e 20 de novembro de 2017), Oliveira de Azeméis.,2017 (Outro / Organização). |
6. |
Trindade, Sara M. G. D. C. I SEMINÁRIO LUSO-BRASILEIRO PEDAGOGIA, APRENDIZAGEM ONLINE E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR,2017 (Seminário / Organização). |
7. |
Trindade, Sara M. G. D. C; Carvalho, Joaquim; Santos, Paula; Costa, Ana R. IPR and management of rights in the digital Cultural Heritage realm,2014 (Oficina). |
8. |
Trindade, Sara M. G. D. C; Carvalho, Joaquim; Santos, Paula. Creative Heritage and ICT in the Experience Economy,2012 (Oficina). |
Dados Complementares (Additional data)
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Flávio Alexandre Nico Moura, Estudo de caso “A propaganda no Estado Novo”: uma abordagem de Ensino/aprendizagem constructiva e cooperativa, 2018. Dissertação (Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
2. |
Edi Ferreira Carreira, A Reforma Protestante: Entre o Cisma e o Diálogo Ecuménico Abordagens Didáticas na Aula de História, 2018. Dissertação (Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ) - Universidade de Coimbra (Co-orientador). |
3. |
Beatriz Pereira Ferreira, A utilização de dispositivos móveis na avaliação formativa: desenvolvimento de competências para o novo milénio, 2018. Dissertação (Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
4. |
André Gonçalo Pedro, Os Videojogos na Sala de Aula, 2017. Dissertação (Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário) - Universidade Nova de Lisboa (Co-orientador). |
5. |
Dorisa Maria Fernandes Aguiar, A Reforma Protestante: O Luteranismo. Exploração Didática em contexto de sala de aula, 2017. Dissertação (Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ) - Universidade de Coimbra (Co-orientador). |
6. |
Leandro Emanuel Gomes Correia, O Sonho de uma vida e o Pesadelo da saudade A emigração portuguesa no século XIX português, 2017. Dissertação (Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ) - Universidade de Coimbra (Co-orientador). |
7. |
Anabela Ferreira Milheiro, A Aplicação da Discussão nas Aulas de História, 2017. Dissertação (Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ) - Universidade de Coimbra (Co-orientador). |
8. |
Filipe Miguel de Andrade Campos, A morte em Coimbra: Mortalidade no reinado de D. José e as atitudes perante a morte. 1750-1777, 2017. Dissertação (Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
9. |
Hélder Filipe Silva Gomes Brandão, O HOLOCAUSTO: antissemitismo e o plano de extermínio racial nazi, 2017. Dissertação (Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ) - Universidade de Coimbra (Co-orientador). |
10. |
Ricardo Coutinho de Almeida, O Absolutismo Régio - Exercícios sobre o ver, ouvir e fazer, 2017. Dissertação (Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ) - Universidade de Coimbra (Co-orientador). |
11. |
Carlos Miguel Mesquita Araújo, A inquisição em Portugal uma abordagem pedagógica, 2017. Dissertação (Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ) - Universidade de Coimbra (Co-orientador). |
1. |
Ricardo Manuel Coelho Teixeira, A Política Pombalina: transformações no ensino em Portugal e na Universidade de Coimbra, 2017. Dissertação (Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ) - Universidade de Coimbra (Co-orientador). |
2. |
Daniela Filipa Marques Peres, O Cabralismo: UMA VISÃO CIENTÍFICA E PEDAGÓGICA, 2017. Dissertação (Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ) - Universidade de Coimbra (Co-orientador). |
Orientação de outra natureza Other orientation |
1. |
Daniel Mill, Pesquisas sobre Educação a Distância no Brasil e Portugal: análise dos grupos que estudam a temática nos dois países, 2017. Universidade de Coimbra (Co-orientador). |
Outros Trabalhos Other production |
1. |
Trindade, Sara M. G. D. C; Carvalho, Joaquim. CD-ROM “O Pulsar da Revolução (Cronologia 1973-1976)”, 2004. |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo. Participação no júri de Mariana de Jesus Serrano Lagarto. Desenvolver e avaliar competências em História: um estudo com professores do 3º CEB, 2017. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade do Minho. |
1. |
Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo. Participação no júri de Clevani Barrionuevo. A importância do brincar para os pais e educadores na educação infantil, 2018. Dissertação (Arte e Educação) - Universidade Aberta. |
2. |
Dias-Trindade, Sara; Daniela Barros; Moreira, J. António. Participação no júri de Ana Cláudia Gordo Polainas. Criação, desenvolvimento e avaliação de um sistema de gestão de aprendizagem para formação empresarial online, 2018. Dissertação (Pedagogia do eLearning) - Universidade Aberta. |
3. |
Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo. Participação no júri de Paula Catarina Fernandes Vieira. Uso e potenciação das tecnologias digitais no ensino da educação visual e tecnológica. Um estudo de caso em São Miguel, 2018. Dissertação (Supervisão Pedagógica) - Universidade Aberta. |
4. |
Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo. Participação no júri de Ortenio de Oliveira. Processo de construção de conhecimento científico na educação básica a partir de experiências com robótica pedagógica, 2018. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade ) - Universidade Federal de São Carlos. |
5. |
Dias-Trindade, Sara. Participação no júri de Cláudia Filipa Gaspar Nunes. Práticas culturais na Autarquia de Soure: Os vinte anos da Biblioteca Municipal de Soure, 2018. Dissertação (Política Cultural Autárquica) - Universidade de Coimbra. |
6. |
Dias-Trindade, Sara. Participação no júri de Hélder Filipe Silva Gomes Brandão. O HOLOCAUSTO: antissemitismo e o plano de extermínio racial nazi, 2018. Dissertação (Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ) - Universidade de Coimbra. |
7. |
Dias-Trindade, Sara. Participação no júri de Beatriz Pereira Ferreira. A utilização de dispositivos móveis na avaliação formativa: desenvolvimento de competências para o novo milénio, 2018. Dissertação (Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ) - Universidade de Coimbra. |
8. |
Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo. Participação no júri de Anabela Ferreira Milheiro. A discussão nas Aulas de História, 2017. Dissertação (Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ) - Universidade de Coimbra. |
9. |
Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo. Participação no júri de João Filipe Terras Marques. Trabalho Feminino em Contexto Urbano. O caso de Coimbra - os finais do século XIX e a atualidade, 2017. Dissertação (Ensino de História e Geografia no 3.º CEB e Ensino Secundário) - Universidade de Coimbra. |
10. |
Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo. Participação no júri de Ana Antunes de Lima Bastos. O Blogue como Estratégia de Enriquecimento no Ensino da História e Geografia, 2016. Dissertação (Ensino de História e Geografia no 3.º CEB e Ensino Secundário) - Universidade de Coimbra. |
11. |
Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo. Participação no júri de Ana Luísa Rodrigues de Melo. A importância da Interpretação de documentos escritos na aula de História, 2016. Dissertação (Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ) - Universidade de Coimbra. |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1. |
Grupo de auto-avaliação do Grupo de História, 2004, Universidade de Coimbra. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Keynote Speaker Participation as Keynote Speaker |
1. |
Ambientes digitais de aprendizagem: o ensino móvel na construção de cenários inovadores, 2018 (Seminário). Nome da Instituição: ESEC; Cidade do evento: Coimbra / ESEC. |
2. |
Pedagogias digitais em ambientes inovadores, 2018 (Seminário). Nome da Instituição: NEPES-CEIS20 e NEE-FLUC; Cidade do evento: Coimbra / FLUC. |
3. |
Um novo paradigma para a educação no século 21: entre tecnologias, saberes e competências, 2018 (Encontro). Nome da Instituição: Agrupamento de Escolas de Sines e CLA de Grândola; Cidade do evento: Sines. |
4. |
Formar para as competências do século 21: adaptar a educação aos ambientes emergentes, 2018 (Encontro). Nome da Instituição: Nova Ágora - Escola Secundária Quinta das Flores; Cidade do evento: Coimbra. |
5. |
Formar para as competências do século 21: adaptar a educação aos ambientes emergentes, 2018 (Encontro). Nome da Instituição: Nova Ágora - Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo; Cidade do evento: Miranda do Corvo. |
6. |
Um novo paradigma para a educação no século 21: entre tecnologias, saberes e competências, 2018 (Seminário).
|
7. |
O Cinema na escola. Softwares de Exploração Didática, 2018 (Workshop).
|
8. |
Ecologias digitais de aprendizagem: criação de cenários educativos inovadores, 2018 (Congresso). Nome do evento: CIET:ENPED; Nome da Instituição: UFSCar; Cidade do evento: São Carlos, Brasil / UFSCar. |
9. |
Geração móvel 2.0 - o "poder" do digital na criação de cenários sustentáveis de inovação pedagógica, 2018 (Seminário). Nome do evento: 2º Seminário Regional de Formação de Professores Programa Agrinho; Nome da Instituição: SENAR-PR; Cidade do evento: Curitiba, Londrina, Jacarezinho, Ibaiti / Paraná. |
10. |
Entre currículos e perfis. Educação inclusiva para as competências do século 21, 2018 (Outra). Nome do evento: Colóquio Internacional Educação, Formação de Professores e Humanidades Digitais; Nome da Instituição: Ceis20 & NEE-FLUC. |
11. |
Recursos visuais e ferramentas digitais: possibilidades didáticas, 2017 (Seminário). Nome do evento: II Seminário Luso-Brasileiro “Paradigmas de Aprendizagem – da Reflexão à Prática”; Nome da Instituição: Centro Local de Aprendizagem de Grândola, Universidade Aberta; Cidade do evento: Grândola. |
12. |
Novos paradigmas de aprendizagem: o cinema e as competências para o século XXI., 2017 (Seminário). Nome do evento: Seminário "Cinema, vídeo e educação. Possibilidades pedagógicas de exploração didática; Nome da Instituição: CLA de Reguengos de Monsaraz, UAB; Cidade do evento: Évora / Évora. |
13. |
Ferramentas Digitais para a Exploração do cinema em sala de aula, 2017 (Simpósio). Nome do evento: IV Simpósio Fusões no Cinema; Nome da Instituição: Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa; Laboratório de Tecnologias da Informação e
Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local da Universidade Aberta; Cidade do evento: São João da Madeira / Torre da Oliva. |
14. |
Das pedagogias da explicação às pedagogias da emancipação: o papel dos ambientes digitais inovadores, 2017 (Outra). Nome do evento: Colóquio Internacional "Um Século de Educação: Transformações e Memórias"; Nome da Instituição: FPCEUC e Ceis20; Cidade do evento: Coimbra / FPCEUC. |
15. |
Ambientes Digitais de Aprendizagem: desenvolvimento de comunidades de prática , 2017 (Congresso). Nome do evento: XIII Congresso Nacional de Educação/IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação- SIRSSE
e o VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÀTEDRA UNESCO) ; Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade
– Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas (FCC); Cidade do evento: Curitiba / PUC-PR. |
16. |
Recursos visuais e ferramentas digitais: possibilidades didáticas , 2017 (Seminário). Nome do evento: seminário avançado “Recursos Digitais na Educação”; Nome da Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Cidade do evento: Curitiba / PUC-PR. |
17. |
Aprender a ensinar em ambientes digitais: desafios para a docência no Ensino Superior, 2017 (Seminário). Nome do evento: I SEMINÁRIO LUSO-BRASILEIRO PEDAGOGIA, APRENDIZAGEM ONLINE E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR; Nome da Instituição: UC-UAb; Cidade do evento: Coimbra / Casa da Escrita. |
18. |
Visitas de estudo guiadas por tablets: da teoria à construção de um roteiro digital, 2016 (Encontro). Nome do evento: I Colóquio em Didática e Ensino da FLUC; Nome da Instituição: Centro de Formação de Professores da FLUC; Cidade do evento: Coimbra / FLUC. |
19. |
Da metodologia à prática: como fazer investigação em educação , 2016 (Seminário). Nome do evento: sessão dinamizada para os docentes dos cursos de 2º ciclo em ensino ; Nome da Instituição: Centro de Formção de Professores da FLUC; Cidade do evento: Coimbra / FLUC. |
20. |
O ensino de História e a tecnologias. Potencialidades e limites do contemporâneo no ensino da História, 2015 (Outra). Nome do evento: sessão dinamizada para alunos dos cursos de 2º ciclo em ensino da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; Nome da Instituição: Núcleo de Estudos em Ensino - FLUC. |
21. |
Portugal e a integração europeia, 2005 (Conferência).
|
Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee |
1. |
VII Encontro de Jovens Investigadores do CEIS20, 2018 (Encontro). Nome do evento: VII Encontro de Jovens Investigadores do CEIS20; Nome da Instituição: Ceis20-UC; Cidade do evento: Coimbra / Convento de São Francisco. |
2. |
Colóquio Internacional: Da Grande Guerra à pandemia do Século / 1918: O ano de todas as (des)ilusões, 2018 (Congresso). Nome do evento: Colóquio Internacional: Da Grande Guerra à pandemia do Século / 1918: O ano de todas as (des)ilusões; Nome da Instituição: Ceis20-UC; Cidade do evento: Coimbra / Casa da Escrita. |
3. |
Colóquio Internacional Educação e eLearning em Estabelecimentos Prisionais em Portugal, 2018 (Congresso). Nome do evento: Colóquio Internacional Educação e eLearning em Estabelecimentos Prisionais em Portugal; Nome da Instituição: Delegação do Porto da Universidade Aberta e Ceis20-UC; Cidade do evento: Porto / Delegação da UAb. |
4. |
IV Congresso Luso-Brasileiro de EAD e E-learning, 2018 (Congresso). Nome do evento: IV Congresso Luso-Brasileiro de EAD e E-learning; Nome da Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu e Curso de Pedagogia da PUC PR e pela Universidade Aberta de Portugal; Cidade do evento: Curitiba, Brasil / PUC-PR. |
5. |
Border Crossings: Territórios e Fronteiras em Investigação, 2018 (Congresso). Nome do evento: Border Crossings: Territórios e Fronteiras em Investigação; Nome da Instituição: Ceis20; Cidade do evento: Coimbra. |
6. |
Encontro de Jogos e Mobile Learning , 2018 (Encontro). Nome do evento: 4º Encontro de Jogos e Mobile Learning ; Nome da Instituição: FPCEUC & Ceis20; Cidade do evento: Coimbra / Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. |
7. |
Colóquio Internacional Educação, Formação de Professores e Humanidades Digitais, 2018 (Outra). Nome do evento: Colóquio Internacional Educação, Formação de Professores e Humanidades Digitais; Nome da Instituição: Ceis20 & NEE-FLUC; Cidade do evento: Coimbra / Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. |
8. |
IV Simpósio Internacional "Fusões no Cinema" integrado no Festival dos Caminhos do Cinema Português, 2017 (Simpósio). Nome do evento: IV Simpósio Internacional "Fusões no Cinema" integrado no Festival dos Caminhos do Cinema Português. |
9. |
I Seminário Luso-Brasileiro Pedagogia, Aprendizagem Online e Tecnologias Digitais no Ensino Superior, 2017 (Seminário). Nome do evento: I Seminário Luso-Brasileiro Pedagogia, Aprendizagem Online e Tecnologias Digitais no Ensino Superior; Nome da Instituição: Ceis20 & UAberta; Cidade do evento: Coimbra / Casa da Escrita. |
10. |
Um século de Educação, 2017 (Outra). Nome do evento: Um século de Educação; Nome da Instituição: FPCEUC e Ceis20; Cidade do evento: Coimbra / FPCEUC. |
11. |
VI Encontro de Jovens Investigadores do Ceis20 , 2017 (Encontro). Nome do evento: VI Encontro de Jovens Investigadores do Ceis20 ; Nome da Instituição: Centro de Estudos Interdisciplinares do século XX; Cidade do evento: Coimbra / Casa da Escrita. |
12. |
XIII Congresso Nacional de Educação/IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação- SIRSSE
e o VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÀTEDRA UNESCO), 2017 (Congresso). Nome do evento: XIII Congresso Nacional de Educação/IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação- SIRSSE
e o VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÀTEDRA UNESCO); Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade
– Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas (FCC); Cidade do evento: Curitiba / PUC-PR. |
13. |
IPR and management of rights in the digital Cultural Heritage realm, 2014 (Workshop). Nome do evento: Museums and the Web Florence (MWF2014)", Pre-Conference Session - Horizon2020; Cidade do evento: Florença. |
14. |
Creative Heritage and ICT in the experience economy, 2012 (Workshop).
|
Participação como Moderador Participation as Chairman |
1. |
mesa-redonda "Caminhos para formação docente em cenários em transição" , 2018 (Congresso). Nome do evento: CietEnPED 2018; Nome da Instituição: UFSCar; Cidade do evento: São Carlos, Brasil / UFSCar. |
2. |
mesa-redonda "Humanidades Digitais e Educação", 2018 (Congresso). |
3. |
Mesa sobre Cinema Científico, 2017 (Simpósio). Nome do evento: IV Simpósio Fusões no Cinema; Nome da Instituição: Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa; Laboratório de Tecnologias da Informação e
Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local da Universidade Aberta; Cidade do evento: São João da Madeira / Torre da Oliva. |
4. |
Mesa sobre Educação, 2017 (Encontro). Nome do evento: VI Encontro de Jovens Investigadores do Ceis20; Nome da Instituição: Ceis20; Cidade do evento: Coimbra / Casa da Escrita. |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
Universidade de Coimbra digital: visitas de estudo guiadas por tablets, 2016 (Congresso). Nome do evento: IV Congresso Internacional de TIC e Educação; Nome da Instituição: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / IE-UL. |
2. |
Ser historiador na sala de aula: desenvolvimento de competências ao nível conceitos estruturais para a construção do conhecimento
histórico através de tarefas de recriação digital da História, 2016 (Congresso). Nome do evento: XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica; Cidade do evento: Porto / FLUP. |
3. |
O iTunes U na aprendizagem do 25 de abril: uma perspetiva construtivista, 2014 (Encontro). Nome do evento: V Encontro de Jovens Investigadores do Ceis20; Nome da Instituição: Ceis20; Cidade do evento: Coimbra / Casa da Escrita. |
4. |
Do iTunesU para as aulas de História um estudo no 3º CEB, 2014 (Encontro). Nome do evento: II Encontro de Jogos e Mobile Learning; Nome da Instituição: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Cidade do evento: Coimbra / Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. |
5. |
Encontro Científico entre a Universidade de Coimbra e representantes das Indústrias Criativas de Macau, 2013 (Outra). Nome do evento: promoção de intercâmbio científico e pedagógico entre Portugal e Macau ; Cidade do evento: Macau. |
6. |
"Património, Criatividade e Tecnologia: As Indústrias Culturais e Criativas na articulação entre o passado e o futuro", 2013 (Mesa-Redonda). Cidade do evento: Lisboa / Sala do Protocolo de Estado do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal. |
7. |
O ITunesU nas aulas de História: construção de um modelo de trabalho sem papel, 2013 (Congresso). Nome do evento: IV Encontro de Jovens Investigadores do CEIS20; Nome da Instituição: CEIS20; Cidade do evento: Coimbra / Casa da Escrita e CEIS20. |
8. |
History at the fingertips, 2013 (Congresso). Nome do evento: WCCE 2013: Learning while we are connected. 10th IFIP world conference on computers in education; Cidade do evento: Torún, Polónia. |
9. |
Do ITunesU ao IPad nas aulas de história, 2013 (Conferência). Nome do evento: Challenges 2013. |
10. |
A participação de Portugal na Primeira Guerra Mundial na literatura portuguesa da época, 2012 (Outra).
|
11. |
História: o que ensinar, porquê aprender, 2012 (Seminário).
|
12. |
Ensino de Geografia e História: estudo comparado, 2012 (Seminário).
|
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo. Estudos, Função ou tipo de participação: Corpo editorial. |
2. |
Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo. Estudos Século XX, Função ou tipo de participação: Outro. |
3. |
Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo. Revista EducaOnline, Função ou tipo de participação: Conselho científico. |
4. |
Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo. Revista de Linguagem do Cinema e do Audiovisual, Função ou tipo de participação: Conselho científico. |
5. |
Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo. EmRede, Função ou tipo de participação: Corpo editorial. |
6. |
Dias-Trindade, Sara. Coleção Dinâmicas Educacionais Contemporâneas da Editora Wh!te Books, Função ou tipo de participação: Corpo editorial. |
7. |
Dias-Trindade, Sara. Conselho Editorial EAD da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, desde 2018/10/16, Função ou tipo de participação: Corpo editorial. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
35 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
13 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
2 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
11 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
9 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
9 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
12 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
12 |
Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines |
1 |
Produção técnica Technical production |
31 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
31 |
Dados complementares (Additional data) |
86 |
Orientações Orientations |
14 |
Outros Trabalhos Other production |
1 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
12 |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1 |
Participação em Eventos Event participation |
51 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
7 |
Outras informações relevantes
Doutora em História - Didática da História. Professora no Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes
da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Investigadora no Grupo Humanidades Digitais e no Núcleo de Estudos
em Pedagogia no Ensino Superior do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20-UC) da Universidade de Coimbra,
integrando, atualmente, a equipa de coordenação do referido Centro. É também investigadora na Unidade Móvel de Investigação
em Estudos do Local da Universidade Aberta e em vários grupos de pesquisa de diferentes universidades brasileiras. Tem
participado em diferentes projetos internacionais relacionados com as Tecnologias Educativas e com a Formação de Professores.
As suas áreas de interesse e investigação são as da Didática, da Formação de Professores, das Tecnologias Educativas e do
Cinema na Educação, tendo participado em diferentes publicações nacionais e internacionais e sido oradora convidada, tanto
em Portugal como no estrangeiro, nessas mesmas áreas.
|
Visualizações do curriculum [
3463
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
06-03-2020
às
07:05:16
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|