Curriculum Vitae

Angélica Maria Reis Monteiro

Data da última atualização »Last update : 02/01/2019


Angélica Monteiro - licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre em Educação Multimédia e doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto. Atualmente diretora da Escola Superior de Educação Jean Piaget/Arcozelo, investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e investigadora do Research in Education and Community Intervention (RECI) do Instituto Piaget. É organizadora e autora de livros no âmbito das tecnologias educativas e tem publicado artigos acerca do e-learning em contexto de Aprendizagem ao longo da Vida.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=8829472217115397


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Angélica Maria Reis Monteiro
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Monteiro, A. M.
Categoria profissional
Position
Assist. 2º triénio com grau de Mestre/Doutor
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Instituto Piaget
Instituto Piaget
Alameda Jean Piaget
4405-678 Vila Nova de Gaia
Portugal
Telefone: (+351)227536620
Correio electrónico: angelica.monteiro@gaia.ipiaget.pt
Homepage: http://www.ipiaget.org
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2007-2011 Doutoramento
Phd
Programa doutoral em Ciências da Educação (3 anos » years) .
Universidade do Porto, Portugal.

2000-2002 Mestrado
Master degree
Mestrado em Educação Multimédia (2 anos » years) .
Universidade do Porto, Portugal.

1993-1997 Licenciatura
Licentiate degree
Pedagogia (4 anos » years) .
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.
Com o tipo » With the type: Reconhecimento » Acknowledgement.





Formação complementar ( studies)
2012 Pós-Doutoramento
Postdoctorate
Universidade do Porto, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade do Porto
Fev/2014-Actual Outra Situação
Set/2009-Jan/2011 Outra Situação

Instituto Piaget
Set/2002-Actual Assist. 2º triénio com grau de Mestre/Doutor





Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade do Porto
Fev/2014-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • SIMF: Unidade de Contacto com o exterior(Docente)
  • Conceção e Gestão de Projetos(Docente)


Set/2009-Jan/2011
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Laboratório Multimédia e Educação (1.º ciclo de estudos)(Docente)




Instituto Piaget
Set/2002-Ago/2014
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Comunicação Educacional Multimédia (1.º ciclo - licenciatura)(Regente)
  • Internet (pós.graduação TIC)(Regente)
  • Comunicação Multimédia (Mestrado TIC)(Regente)
  • Tecnologias da Comunicação em Rede (Mestrado TIC)(Regente)
  • Trabalho de Campo Antropológico (1.º ciclo - licenciatura)(Regente)
  • Informática e Sistemas de Educação(Regente)






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)


Instituto Piaget
Jan/2010-Dez/2013
Presidente do Conselho Pedagógico






Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)


Instituto Piaget
Jan/2013-Ago/2014
- Diretora Adjunta






Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2013-
Conhecer o presente e projetar o futuro das práticas educativas em contexto não formal
Referência do projeto»Project reference: CIIERT s/r.


Participação como Investigador
Participation as Researcher
2013-
EPRIS: e-learning em estabelecimentos prisionais, um projeto piloto
Referência do projeto»Project reference: CIIERT s/r.

2011-2013
Logic Project
Referência do projeto»Project reference: 2011-­1-­FR1-LEO04-24203.

2012-1014
Building (e-)Learning Bridges (e-Bridges)
Referência do projeto»Project reference: 2012-1-PT1-GRU06-12160 2.
GRUNDTVIG PARTNERSHIPS






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Bem).

Reading
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Set/2013 - Actual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Membro.
Jun/2013 - Actual Associação Nacional de Professores, Outros (especifique).
Membro do conselho científico Vogal da direção.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Figueiroa, Alcina; Monteiro, A. M. eds. 2018. Ambientes Educativos Inovadores e Competências dos Estudantes para o Século XXI ed. 1, ISBN: 978-989-8765-54-3. Santo Tirso: WhiteBooks.
2. Moreira, J. A; Barros, Daniela; Monteiro, A. M. eds. 2015. Inovação e Formação na Sociedade Digital ed. 1. Santo Tirso: White Books.
3. Monteiro, A. M; Moreira, J. A; Lencastre, José A. 2015. Blended (e)learning na sociedade digital. ed. 1, ISBN: 9789898765178 . Santo Tirso: Wh!teBooks.
4. Moreira, J. A; Barros, Daniela; Monteiro, A. M. eds. 2014. Educação a Distância e eLearning na Web Social ed. 1. São Paulo: Artesanato Educacional.
5. Monteiro, Angélica M. R; Moreira, J. A; Almeida, Cristina. 2012. Educação Online: Pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais. ed. 1, ISBN: 978-989-8557-02-. Santo Tirso: DeFacto Editores.
6. Monteiro, Angélica M. R; Moreira, J. A; Almeida, Cristina; Lencastre, José A. 2012. O blended Learning em Contexto Educativo: perspetivas teóricas e práticas de investigação. ed. 1, ISBN: 978-989-8557-05-6. Sto Tirso: DeFacto Editores.
7. Moreira, J. A; Monteiro, Angélica M. R. 2012. Ensinar e aprender online com tecnologias digitais: abordagens teóricas e metodológicas.. ed. 1, ISBN: ISBN 978-972-0-34. Porto: Porto Editora.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Barros, Rita; Monteiro, A. M. 2017. APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA E INCLUSÃO DIGITAL DE ADULTOS.  In Gerontologia e Transdisciplinaridade, 47 - 63. . São Paulo: Editora Portal do envelhecimento.
2. Moreira, J. A; Monteiro, A. M; Barros, Daniela. 2015. Formação de professores para a Web 2.0: o TPAK como referencial teórico.  In Inovação e formação na sociedade digital: Ambientes virtuais, tecnologias e serious game, 73 - 90. . Santo Tirso: Whitebooks.
3. Monteiro, A. M. 2014. A formação em e-learning e b-learning na Polícia de Segurança Pública em Portugal - prefácio.  In A formação em e-learning e b-learning na Polícia de Segurança Pública em Portugal: Retrato, percurso e perspectivas, 9 - 10. ISBN: 978-989-8765-13-0. Santo Tirso: Wh!tebooks.
4. Monteiro, A. M; Moreira, J. A. 2014. Web 2.0: colaboração e partilha de som, texto, imagem e vídeo no ensino superior.  In Educação a Distância e Diversidade no Ensino Superior, 115 - 124. . Lisboa: Universidade Aberta.
5. Moreira, J. A; Januário, Susana; Monteiro, A. M. 2014. Educar na (Sociedade em) Rede Social.  In Educação a distância e e-Learning na Web social, 23 - 38. . Santo Tirso: WHITEBOOKS.
6. Moreira, J. A; Monteiro, Angélica. 2013. Blended Learning: Uma estratégia ao serviço da educação.  In EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: HISTÓRIA (S) E MEMÓRIA (S), 85 - 98. . Portalegre: Instituto Politécnico de Portalegre.
7. Santos, Natividade; Monteiro, Angélica M. R; Carqueja, Paula. 2012. A Integração da Web 2.0 nas bibliotecas escolares.  In Ensinar e aprender online com tecnologias digitais: abordagens teóricas e metodológicas, 63 - 76. . Porto: Porto Editora.
8. Monteiro, A. M; Lencastre, José A; Rodrigues, Ana P. 2012. A mediação pedagógica em ambientes online: reflexão a partir da análise de interações em fóruns.  In Ensino Superior: Inovação e qualidade na docência, ed. Carlinda Leite e Miguel Zabalza , 2443 - 2463. ISBN: 978-989-8471-05-5. Porto: CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas.
9. Monteiro, Angélica M. R. 2012. O Processo de Bolonha e o trabalho pedagógico em plataformas digitais: possíveis implicações.  In Educação Online: Pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais, 45 - 54. . Sto Tirso: DeFacto Editores.
10. Monteiro, Angélica M. R; Moreira, J. A. 2012. O blended learning e a integração de sujeitos, tecnologias, modelos e estratégias de ensino-aprendizagem.  In Blended Learning em Contexto Educativo: perspetivas teóricas e práticas de investigação. , 33 - 58. . Sto Tirso: DeFacto Editores.
11. Castro, Olga; Lencastre, José A; Monteiro, Angélica M. R. 2012. Um estudo sobre a implementação da educação online no ensino superior.  In Blended Learning em Contexto Educativo: perspetivas teóricas e práticas de investigação, 151 - 172. . Sto Tirso: Defacto Editores.
12. Monteiro, Angélica M. R; Leite, Carlinda; Lima, Lurdes. 2012. Ensinar e aprender com tecnologias digitais no ensino superior.  In Ensinar e aprender online com tecnologias digitais: abordagens teóricas e metodológicas, 31 - 44. . Porto: Porto Editora.
13. Monteiro, Angélica M. R; Barros, Rita. 2012. O blended learning no ensino superior: a perceção dos estudantes.  In Blended Learning em Contexto Educativo: perspetivas teóricas e práticas de investigação, 135 - 150. . Sto Tirso: Defacto Editores.
14. Monteiro, Angélica M. R. 2012. Ensinar e aprender online e as mudanças no trabalho pedagógico: causa ou consequência?.  In Investigação e variantes curriculares do ensino online: desafios da interculturalidade na Era Tecnológica, 131 - 140. ISBN: 978-972-674-726-0. Porto: CEMRI - Universidade Aberta.
15. Monteiro, Angélica M. R; Lencastre, José A; Moreira, J. A. 2012. Interação em salas de aula virtuais.  In Blended Learning em Contexto Educativo: perspetivas teóricas e práticas de investigação, 81 - 98. . Sto Tirso: Defato Editores.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Monteiro, Angélica; Leite, Carlinda; Souza, Glasielle. 2018. "Docência no ensino superior: currículo e práticas 10 anos após a implementação do processo de Bolonha nas universidades portuguesas", Educação Unisinos 22, 1: 63 - 73.
2. Monteiro, A. M; Barros, Rita. 2018. "AMBIENTES DE APRENDIZAGEM, TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES", Brazilian Journal of Education, Technology and Society 11, 4: 564 - 580.
3. Moreira, José-António; Reis-Monteiro, Angélica; Machado, Ana. 2017. "Higher Education Distance Learning and e-Learning in Prisons in Portugal", Comunicar 25, 51: 39 - 49.
4. Moreira, José-António; Monteiro, A. M; Machado, Ana. 2017. "Adult higher education in a portuguese prison ", European Journal for Research on the Education and Learning of Adult 8, 1: 37 - 53.
5. Martínez Barcellos, R. E; Leite, Carlinda; Reis Monteiro, A. M. 2016. "Políticas de integración de tecnologías y Formación Inicial de Maestros en Uruguay", education policy analysis archives 24, .: 22 - 22.
6. Monteiro, A. M; Leite, Carlinda. 2016. "Inclusive digital online environments as a device for pedagogic differentiation: a taxonomy proposal", Journal of e-Learning and Knowledge Society 12, 4: 25 - 37.
7. Reis Monteiro, A. M; Barros, Rita M. 2016. "As Tecnologias da Informação e da Comunicação e o Desenvolvimento de Estratégias de Resolução de Problemas em Estudantes do Ensino Superior da área da Saúde", EaD em FOCO 6, 3: 50 - 58.
8. Martínez Barcellos, R. E; Leite, Carlinda; Monteiro, A. M. 2016. "TIC y formación inicial de maestros: Oportunidades y problemas desde la perspectiva de estudantes [ICT and initial teacher training: students’ views on opportunities and problems]", Cuadernos de Investigación Educativa 7, 1: 69 - 92.
9. Moreira, J. A; Barros, Rita; Monteiro, A. M. 2015. "Avaliação do Impacto de Ambientes Virtuais na Percepção de Competências de Aprendizagem no Ensino de Ciências e das Expressões Físico-Motoras", Revista Ensino de Ciências e Engenharias 6, 1: 14 - 30.
10. Moreira, J. A; Monteiro, A. M. 2015. "Formação e ferramentas colaborativas para a docência na web social", Diálogo Educacional 15, 45: 379 - 397.
11. Martinez, Rosana; Leite, Carlinda; Monteiro, A. M. 2015. "Os desafios das TIC para a formação inicial de professores: uma análise da agenda internacional e suas influências nas políticas portuguesas", Crítica Educativa 1, 1: 21 - 40.
12. Monteiro, Angélica M. R; Barros, Rita M. A; Moreira, J. A. 2015. "New audiences in Higher Education: approaches to learning by students over 23", Revista Portuguesa de Pedagogia 49, 1: 131 - 149.
13. Moreira, J. A; Barros, Rita; Monteiro, A. M. 2015. "Autoconceito Académico e ELearning no Ensino Superior em Portugal", Revista Educaonline 9, 1: 103 - 127.
14. Monteiro, A. M; Rodrigues, Ana P; Moreira, J. A; Barros, Daniela. 2015. "Gestão Pedagógica de Ambientes Online no Ensino Superior", Revista Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais 15, 1: 148 - 161.
15. Barros, Rita; Monteiro, Angélica; Moreira, J. A. 2014. "Aprender no ensino superior: relações com a predisposição dos estudantes para o envolvimento na aprendizagem ao longo da vida.", Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 241: 544 - 566.
16. Moreira, José A. M; Barros, Rita M; Monteiro, Angélica M. 2014. "Autoconceito académico em ambientes virtuais de aprendizagem", Revista Brasileira de Informática na Educação 22, 02: 31 - 46.
17. Monteiro, A. M. 2014. "MIND THE DIGITAL GAP: AMBIENTES DIGITAIS INCLUSIVOS COMO DISPOSITIVOS PEDAGÓGICOS", E-mosaicos 3, 6: 2 - 9.
18. Monteiro, Angélica M. R; Leite, Carlinda; Lima, Lurdes. 2013. "Quality of blended learning within the scope of the Bologna Process. ", Turkish Online Journal of Educational Technology 12, 1: 108 - 118.
19. Rodrigues, Ana P; Monteiro, Angélica. 2013. "Educação on-line: impacto da formação na prática docente do ensino superior", Educação On-line, 13: 78 - 100.
20. Barros, Rita; Monteiro, Angélica; Moreira, J. A; Nejmedinne, Fouad. 2013. "The Relationship between Students’ Approach to Learning and Lifelong Learning", Psychology 4, 11: 792 - 797.
21. Rodrigues, Ana P; Monteiro, Angélica; Moreira, J. A. 2013. "Dimensões Pedagógicas da Sala de Aula Virtual: Teoria e prática", Cadernos de Pedagogia, 26: 3 - 24.
22. Monteiro Cruz, M; Monteiro, Angélica. 2013. "Cognitive accessibility for literacy-enabling of young students with intellectual disabilities | Acessibilidade cognitiva para o letramento de jovens com deficiência intellectual", Education Policy Analysis Archives 21, 74: 1 - 30.
23. Monteiro, Angélica; Moreira, J. A. 2012. "O b-learning no Ensino Superior. Reflexões em torno de práticas. ", Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior, 20: 23 - 49.
24. Moreira, J. A; Monteiro, Angélica M. R. 2012. "Exploração didática de filmes educativos em ambientes virtuais de aprendizagem", Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior, 21: 3 - 14.
25. Leite, Carlinda; Monteiro, Angélica; Lima, Lurdes. 2010. "O trabalho pedagógico com recurso ao b-learning no ensino superior", Revista Tópicos Educacionais 20, 1/2: 15 - 32.
26. Moreira, José A. M; Monteiro, Angélica. 2010. "O Trabalho Pedagógico em Cenários Presenciais e Virtuais no Ensino Superior", Educação, Formação e Tecnologias 3, 2: 82 - 94.
Indexação-WebQualis/CAPES: B3.

27. Moreira, A.; Monteiro, A. M. 2010. "Developing a blended learning strategy: Pedagogical paradigm shift", Proceedings of the IADIS International Conference e-Learning 2010, Part of the IADIS Multi Conference on Computer Science and Information Systems 2010, MCCSIS 2010, 2: 239 - 242.
28. Leite, Carlinda; Lima, Lurdes; Monteiro, Angélica. 2009. "O Trabalho Pedagógico no Ensino Superior: Um olhar a partir do prémio excelência em e-learning", Educação, Sociedade e Cultura, 28: 71 - 91.
Indexação Qualis B1.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Monteiro, A. M; Barros, Rita; Leite, Carlinda. 2016. "Inmate's e-learning styles", Trabalho apresentado em EDULEARN16 Conference, In Proceedings of EDULEARN16 Conference, Barcelona.
2. Monteiro, A. M; Barros, Rita; Leite, Carlinda. 2015. "Lifelong learning through e-learning in european prisons: Rethinking digital and social inclusion", Trabalho apresentado em INTED, In Proceedings of INTED2015 Conference, Madrid.
3. Barros, Rita; Monteiro, A. M. 2015. "E-LEARNING FOR LIFELONG LEARNING OF FEMALE INMATES: THE EPRIS PROJECT, EDULEARN15 Proceedings, pp. 7056-7063.", Trabalho apresentado em Edulearn15, In Edulearn15 proceedings, Barcelona.
4. Monteiro, A. M; Barros, Rita; Figueiroa, Alcina. 2014. "A relação entre a escola e a comunidade: um olhar sobre as práticas socioeducativas em contexto não formal.", Trabalho apresentado em XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, In As Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar, Vila Real.
5. Monteiro, A. M; Lima, Lurdes; Leite, Carlinda. 2014. " Desenvolvimento de competências-chave em literacia digital", Trabalho apresentado em XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, In As Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar, Vila Real.
6. Santos, Natividade; Monteiro, A. M. 2012. "O QR code nas bibliotecas escolares ", Trabalho apresentado em Encontro sobre jogos e mobile learning, In Atas do Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, Coimbra.
7. Lencastre, José A; Moreira, J. A; Monteiro, Angélica M. R; Silva, Ângelo; Cardoso, Nuno; Machado, Pedro. 2011. "Aprendizagem baseada em problemas e objetos de aprendizagem", Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Portugés de Psicopedagoxía, In Libro de Atas do XI Congreso Internacional Galego-Portugés de Psicopedagoxía., A Coruña.
8. Machado, Pedro; Lencastre, José A; Monteiro, Angélica M. R; Cardoso, Nuno; Guimarães, José C; Magalhães, Celestino; Pinto, Fernando C. 2011. "Proposta de formação em e-learning no estabelecimento prisional especial de Santa Cruz do Bispo", Trabalho apresentado em I Congreso Internacional Galego-Portugés de Psicopedagoxía, In Libro de Atas do XI Congreso Internacional Galego-Portugés de Psicopedagoxía, A Coruña.
9. Monteiro, Angélica M. R; Lima, Lurdes; Leite, Carlinda. 2010. "O Recurso ao B-learning no Ensino Superior: motivações e mudanças.", Trabalho apresentado em I Encontro Nacional de Jovens Investigadores, In Desafios teóricos e metodológicos: programa e livro de resumos do I encontro nacional de jovens investigadores em educação, Aveiro.
10. Lencastre, José A; Moreira, J. A; Monteiro, Angélica M. R. 2010. "Piaget Online: a concepção do design de aprendizagem do core curriculum a partir da utilização do b-learning no ensino superior", Trabalho apresentado em ticEDUCA2010 – I Encontro Internacional TIC e Educação: Inovação Curricular com TIC, In Actas do ticEDUCA2010 – I Encontro Internacional TIC e Educação: Inovação Curricular com TIC, Lisboa.
11. Lencastre, José A; Monteiro, Angélica M. R. 2010. "Teachers training in higher education: a new approach", Trabalho apresentado em EDULEARN10 Conference, In Proceedings of EDULEARN10 Conference, Barcelona.
12. Monteiro, Angélica M. R; Fino, Ágata; Figueiroa, Alcina. 2010. "Educação online: um novo desafio na formação inicial de professores", Trabalho apresentado em Congresso Ibérico Ensino Superior em Mudança: Tensões e Possibilidades., In Livro de actas do Congresso Ibérico Ensino Superior em Mudança: Tensões e Possibilidades, Braga.
13. Monteiro, Angélica M. R. 2009. "Fóruns de Discussão online: entre o ser e o estar numa comunidade de aprendizagem", Trabalho apresentado em XI Simpósio Internacional de Informática Educativa, In Actas do XI Simpósio Internacional de Informática Educativa, Coimbra.
14. Moreira, José A. M; Monteiro, Angélica. 2010. "Developing a Blended Learning Strategy: Pedagogical Paradigm Shift", Trabalho apresentado em Multi Conference On Computer Science and Information Systems, In Actas MCCSIS, 2010, Freiburg.
15. Lencastre, José A; Monteiro, Angélica; Moreira, José A. M; Carquejo, Délio. 2010. "Organization And Management Of Online Learning Environments", Trabalho apresentado em International Conference of Education, Research and Innovation, In Actas ICERI 2010, Madrid.
16. Lencastre, José A; Monteiro, Angélica M. R. 2009. "Mapping the foundations of collaborative work in the higher education", Trabalho apresentado em EDULEARN09 - the International Conference on Education and New Learning Technologies, In Proceedings of EDULEARN09 - the International Conference on Education and New Learning Technologies, Barcelona.
17. Leite, Carlinda; Lima, Lurdes; Monteiro, Angélica M. R. 2009. ""New" ways of pedagogycal work using b-learning in higher educaion"", Trabalho apresentado em EDULEARN09 - the International Conference on Education and New Learning Technologies,, In Proceedings of EDULEARN09 - the International Conference on Education and New Learning Technologies, Barcelona.
18. Lencastre, José A; Monteiro, Angélica M. R. 2009. "Comunicação e Colaboração On-line no Ensino Superior através da plataforma Moodle", Trabalho apresentado em VI Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2009, In Livro de actas da VI Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2009, Braga.
19. Leite, Carlinda; Lima, Lurdes; Monteiro, Angélica M. R. 2009. "A prática pedagógica com recurso ao b-learning no ensino superior", Trabalho apresentado em X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, In Investigar, avaliar, descentralizar: actas do X congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Bragança.
20. Lencastre, José A; Monteiro, Angélica M. R. 2008. "Projecto de Educação on-line do IPiaget- Portugal", Trabalho apresentado em VII Seminário de la RED latinoamericana de Estudios sobre Trabajo Docente, In actas do VII Seminário de la RED latinoamericana de Estudios sobre Trabajo Docente, Buenos Aires.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Monteiro, A. M; Barros, Rita; Magalhães, Celestino. 2017. "Ambientes de aprendizagem em contexto prisional: Flexibilidade, participação e inclusão de reclusas na sociedade de informação", Trabalho apresentado em X Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2017, In Atas da X Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2017, Braga.



Software sem registo ou patente
Software without patent or official record
1. Monteiro, Angélica M. R; Santos, Natividade. Castelo Musical (ISBN 978-972-742-254-8),2007.
2. Monteiro, Angélica M. R; Carqueja, Paula; Santos, Natividade. English is fun with little bugs and friends,2005.
3. Monteiro, Angélica M. R; Santos, Natividade; Carqueja, Paula. Bibou et ses amis,2005.

Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Monteiro, A. M; Barros, Rita; Magalhães, Celestino. AMBIENTES ONLINE DE APRENDIZAGEM EM CONTEXTO PRISIONAL: FLEXIBILIDADE, PARTICIPAÇÃO E INCLUSÃO NA SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO,Challenges 2017,2017 (Conferência ou palestra).
2. Monteiro, A. M. Inmates e-learning styles,EDULEARN16,2016 (Congresso).
3. Monteiro, A. M. E-learning for lifelong learning of female inmates: the epris project,,EDULEARN15,2015 (Conferência ou palestra).
4. Monteiro, A. M. Lifelong learning through e-learning in european prisons: Rethinking digital and social inclusion,INTED2015 Conference,2015 (Congresso).
5. Barros, Rita; Monteiro, Angélica; Moreira, J. A. As TIC e o desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas em estudantes do ensino superior,3.ª Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC (ieTIC20113),Salamanca,2013 (Poster).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Paula Maria Cunha Figueiras dos Reis de Oliveira Carqueja, A Formação Contínua em TIC na mudança das práticas pedagógicas das Educadoras de Infância, 2013. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Co-orientador).
Em curso
Ongoing
1. ROSANA ELIZABETH MARTINEZ BARCELLOS, FORMACIÓN DEL PROFESORADO, POLÍTICAS EDUCATIVAS, Y TECNOLOGÍAS. Dos modelos en análisis: Uruguay en el contexto Latinoamericano y Portugal en el contexto Europeo., 2014. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade do Porto, Bolseiro(a) de Erasmus Mundos (Co-orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Orlando Manuel da Costa Azeedo, Repositórios de conteúdos multimédia para o 1.ºciclo, 2015. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação) - Instituto Piaget (Orientador).
2. António Paulo Marques Cruz, Pedagogia do e-learning: uma plataforma online para professores e formadores, 2014. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação) - Instituto Piaget (Orientador).
3. João Miguel Calisto Marçal, Repositório de conteúdos multimédia para o ensino superior, 2013. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação) - Instituto Piaget (Orientador).
4. Fernando Augusto Carvalho Sousa, Desenvolvimento de um protótipo para o ensino de redes informáticas, 2013. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação) - Instituto Piaget (Orientador).
5. Maria Aldina de Almeida Balsa, AS TIC na promoção de competências de compreensão textual: proposta de um ambiente multimédia, 2013. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação) - Instituto Piaget (Orientador).
6. Luísa Cristina Leite da Silva Ribeirinho, Repositório de conteúdos multimédia para o ensino da Língua Portuguesa no 2.ciclo, 2013. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação) - Instituto Piaget (Co-orientador).
7. José Manuel Gouveia Dias, Elaboração de um protótipo para a formação em parapente, 2013. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação) - Instituto Piaget (Co-orientador).
8. Maria Helena Sousa Pereira, Educação online no Instituto Piaget: perceções dos docentes acerca da formação, 2012. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação) - Instituto Piaget (Co-orientador).
9. Miguel Tavares Augusto, Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação Especial e Inclusiva, 2012. Dissertação (Educação Especial) - Instituto Piaget (Orientador).
10. Paulo Jorge Ribeiro Menezes, Desenvolvimento de um protótipo de treino da perceção visual, 2012. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação) - Instituto Piaget (Orientador).
11. Helena Sofia Andrade Pereira, Fatores de retardamento da educação online: um estudo sobre as perceções dos docentes , 2012. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação) - Instituto Piaget (Co-orientador).
12. Filipe Daniel Manso Carlos, Desenvolvimento de um Protótipo a partir dos constrangimentos sentidos acerca da educação online, 2012. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação) - Instituto Piaget (Co-orientador).
13. Ana Isabel Dias Barbosa, Usabilidade de um protótipo multimédia para o desenvolvimento de competências em TIC em adultos com baixas qualificações, 2012. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação) - Instituto Piaget (Orientador).
14. Olga Maria Lopes Barbeitos Castro, A Educação Online no Ensino Superior e a sua implementação no Instituto Piaget, 2012. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação) - Instituto Piaget (Co-orientador).
15. Ana Paula Pereira Rodrigues, Educação online no Instituto Piaget: o impacto das formações na prática docente, 2012. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação) - Instituto Piaget (Co-orientador).
Em curso
Ongoing
1. Luís Filipe Pacheco Carreiro, Repositório de Conteúdos Multimédia para o ensino da matemática no 2.º ciclo, 2013. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação) - Instituto Piaget (Co-orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Monteiro, A. M.. Participação no júri de João Manuel de Andrade Castilho. A VOZ DOS PROFESSORES DE ESCOLAS DE REFERÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM CEGUEIRA E BAIXA VISÃO, 2018. Tese (Plataformas Digitais) - Universidade de Aveiro.
2. Monteiro, A. M.. Participação no júri de Jurema Iara Reis Belli. Novas competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico-profissional- um estudo comparado Brasil e Portugal, 2015. Tese (Supervisão escolar) - Universidade Aberta.
3. Monteiro, A. M.. Participação no júri de Paula Alexandra Ramos Gonçalves. O e-book como dispositivo pedagógico para o ensino da Biologia e da Geologia do 11º ano, 2014. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
4. Monteiro, A. M.. Participação no júri de João Paulo da Silva Miguel. Avaliação impacto do portátil Magalhães no 1.º ciclo do EB no Conselho de Matosinhos: fatores de (des)motivação dos agentes educativos, 2014. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.


Mestrado
Master degree
1. Monteiro, A. M.. Participação no júri de Paulo Jorge Oliveira Gomes. Diários de Aula Digitais: contributos para uma prática docente reflexiva, 2014.  Dissertação (Supervisão e Coordenação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
2. Monteiro, A. M.. Participação no júri de Firmo Carpinteiro Ferreira. A formação de ativos na PSP: O e-learning e o blended learning como modalidades complementares da formação contínua, 2014.  Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade Aberta.
3. Monteiro, Angélica Maria Reis. Participação no júri de Joana Cristina Machado Esteves. Criação de Recursos Didáticos para Quadros Interativos Multimédia, 2013.  Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação) - Instituto Piaget.
4. Monteiro, A. M.. Participação no júri de João Miguel Freire Alves. O museu virtual Google Art Project: Um estudo de caso em contexto de ensino-aprendizagem da Educação, 2013.  Dissertação (Comunicação Educacional Multimédia) - Universidade Aberta.
5. Monteiro, A. M.. Participação no júri de João Miguel Calisto Marçal. “RAM@IP: estudo sobre a usabilidade de um repositório aberto multimédia para o ensino superior", 2013.  Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação) - Instituto Piaget.
6. Monteiro, Angélica Maria Reis. Participação no júri de Ana Maria de Oliveira Machado. Interação entre os QIM e a prática educativa, 2013.  Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação) - Instituto Piaget.
7. Monteiro, Angélica Maria Reis. Participação no júri de Carla Florbela Ferreira da Rocha. A utilização das TIC no processo de ensino aprendizagem de crianças com NEE incluídas no Ensino Báscio - 1.º ciclo, 2013.  Dissertação (Educação Especial) - Instituto Piaget.
8. Monteiro, Angélica Maria Reis. Participação no júri de Joaquim Manuel Oliveira Alves. “Integração de um protótipo multimédia no ensino de funções lógicas numa folha de cálculo: um estudo com alunos do ensino profissional", 2013.  Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação) - Instituto Piaget.
9. Monteiro, Angélica Maria Reis. Participação no júri de Fátima Maria da Rocha Lima. "literaciavisual.com." Um Objeto de aprendizagem multimédia para a aprendizagem da cor envolvendo alunos com Daltonismo, 2013.  Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação) - Instituto Piaget.
10. Monteiro, Angélica Maria Reis. Participação no júri de Tatiana Gonçalves dos Santos Costa Duarte da Silva. “A relação entre a autoestima docente e a aprendizagem cooperativa: comparação entre escolas com e sem unidades de ensino estruturado para crianças com perturbações do espetro do autismo”, 2013.  Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação) - Instituto Piaget.
11. Monteiro, A. M.. Participação no júri de Marco Alexandre Carvalho Bento. “Motivar para aprender a Língua Portuguesa através de um Protótipo Multimédia", 2013.  Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação) - Instituto Piaget.
12. Monteiro, Angélica Maria Reis. Participação no júri de Paulo Sérgio Batista Sol. Impacto dos ambientes virtuais na perceção de competências de aprendizagem em alunos do 3.º ciclo do ensino do ensino básico – um estudo exploratório na disciplina de Físico-química, 2013.  Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação) - Instituto Piaget.
13. Monteiro, Angélica Maria Reis. Participação no júri de Carla do Carmo Monteiro da Silva. Promoção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da matemática – um estudo exploratório no 2.º ciclo do ensino básico, 2013.  Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação) - Instituto Piaget.
14. Monteiro, Angélica Maria Reis. Participação no júri de Betsy Nunes Acunha Amaral. O uso das TIC pelos Professores do 1.º Ciclo do agrupamento de Escolas Padre Donaciano de Abreu Freire (Estarreja), 2013. 
15. Monteiro, Angélica Maria Reis. Participação no júri de Luís Manuel Cerejo Serra. Sistema de Gestão da Aprendizagem: um estudo na escola profissional de Trancoso, 2013.  Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação) - Instituto Piaget.
16. Monteiro, Angélica Maria Reis. Participação no júri de Sara Maria Alves da Cruz. O Quadro interativo multimédia como recurso pedagógico para o professor, 2013.  Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação) - Instituto Piaget.
17. Monteiro, Angélica Maria Reis. Participação no júri de Maria da Glória Oliveira Alves Ribeiro. A Criação de um ambiente online e o seu impacto nas perceções de competências de aprendizagem em alunos do 2.º ciclo do ensino básico: um estudo exploratório na disciplina de Educação Física, 2013.  Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação) - Instituto Piaget.
18. Monteiro, Angélica Maria Reis. Participação no júri de Susana Castim. Os caminhos para a comunicação. As tecnologias de informação e cpmunicação na comunicação de uma aluna com paralisia cerebral, 2012.  Dissertação (Educação Especial) - Instituto Piaget.
19. Monteiro, Angélica Maria Reis. Participação no júri de Luís Pedro Gonçalves dos Santos Costa. A inclusão de crianças com perturbações do espectro do autismo, 2012.  Dissertação (Educação Especial) - Instituto Piaget.
20. Monteiro, Angélica Maria Reis. Participação no júri de Sónia Marisa Faria Araújo. Sexualidade no deficiente mental, 2012.  Dissertação (Educação Especial) - Instituto Piaget.
21. Monteiro, Angélica Maria Reis. Participação no júri de Libânia alexandra Pais Vieira. As Tecnologias de Informação e Comunicação em crianças com trissomia 21, 2012.  Dissertação (Educação Especial) - Instituto Piaget.
22. Monteiro, Angélica Maria Reis. Participação no júri de Fernanda Aurora Nogueira de Sousa. Transição para a vida adulta: os jovens com necessidades educativas especiais, a escola e o mercado de trabalho, 2012.  Dissertação (Educação Especial) - Instituto Piaget.
23. Monteiro, Angélica Maria Reis. Participação no júri de Josefa dos Anjos Dinis Guedes. Diferenciação Curricular: um processo para a inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais, 2012.  Dissertação (Educação Especial) - Instituto Piaget.
24. Monteiro, Angélica Maria Reis. Participação no júri de Cícera Karla Dedes Lins Carvalho. O uso das novas tecnologias no ensino do inglês: o estudo do caso do British Council do Porto, 2011.  Dissertação (Supervisão e Coordenação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
25. Monteiro, Angélica Maria Reis. Participação no júri de Maria Marina Carneiro de Amorim. Participação dos Professores do Pré-Escolar e do Ensino Básico na Elaboração do Projecto Educativo de Escola, 2011.  Dissertação (Supervisão e Coordenação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.


Exame de qualificação de doutoramento
Phd qualification test
1. Monteiro, A. M.. Participação no júri de Milton Sgambatti Júnior. Ensinar e aprender no Colégio Dante Alighieri: práticas e perspectivas sobre a inclusão de estudantes com necessidades educativas especiais ou deficiência , 2017. Exame de qualificação (Educação) - Universidade Aberta.
2. Monteiro, A. M.. Participação no júri de Graça Moniz e Almeida. Educação Global e Mediação Tecnológica no mundo (Inter)Cultural da ilha do Corvo, 2016. Exame de qualificação (Educação) - Universidade Aberta.


Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1. Avaliação externa de ações de formação no âmbito das TIC em contexto Educativo, 2008, Associação Nacional de Professores.
2. Avaliação externa ações de formação, 2008, Sindicato Independente de Professores e Educadores.
3. Sistema de Avaliação, Certificação e Apoio à Utilização de Software para a Educação e a Formação., 2005, Ministério da Educação.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. IV Seminário Internacional de Educação e Formação: A Vida nas escolas entre experiências e medidas, 2017 (Seminário).
Nome do evento: IV Seminário Internacional de Educação e Formação: A Vida nas escolas entre experiências e medidas; Nome da Instituição: Universidade do Porto; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
2. Ensinar e Aprender com Tecnologias na Era Digital, 2015 (Seminário).
Nome do evento: Ensinar e Aprender com Tecnologias na Era Digital; Nome da Instituição: Universidade Aberta; Cidade do evento: Porto de Mós.
3. II European Conference on Curriculum Studies, 2015 (Congresso).
Nome do evento: "Curriculum Studies: policies, perspectives and practices”; Cidade do evento: Porto / FPCEUP.

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. Professores, observação de práticas letivas e desenvolvimento profissional, 2017 (Congresso).
Nome do evento: IV Seminário Internacional de Observatório de Educação e Formação - A vida nas escolas entre experiências e medidas; Nome da Instituição: Universidade do Porto; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
2. Curriculum practices and discourses , 2015 (Congresso).
Nome do evento: II European Conference on Curriculum Studies (II ECCS); Nome da Instituição: Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto.
3. Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Recursos para Alunos com Necessidades Educacionais Especiais, , 2012 (Seminário).
Nome do evento: I Ciclo de Conferências Educação Online; Cidade do evento: Cantanhede / Cantanhede.
4. Novos cenários e modelos de aprendizagem construtivistas em plataformas digitais, 2012 (Congresso).
Nome do evento: I Ciclo de Conferências de Educação Online; Nome da Instituição: Universidade Aberta; Cidade do evento: Ponte de Lima / Edifício Escola da Avenida.
5. O trabalho pedagógico em plataformas digitais, 2012 (Seminário).
Nome do evento: I Ciclo de Conferências Educação Online; Nome da Instituição: Universidade Aberta; Cidade do evento: S. João da Madeira / S. João da Madeira .
6. VII Congresso IberoAmericano de Docência Universitária, 2012 (Congresso).
Nome do evento: VII Congresso IberoAmericano de Docência Universitária; Nome da Instituição: FPCEUP e da Associação IberoAmericana de Didáctica Universitária (AIDU); Cidade do evento: Porto / Portugal.

Participação como Relator
Participation as Commentator
1. Ensinar e aprender com ferramentas da Web 2.0, 2015 (Seminário).
Nome do evento: Ensinar e Aprender com Tecnologias na Era Digital Digital; Nome da Instituição: Universidade Aberta; Cidade do evento: Porto de Mós.
2. E-LEARNING FOR LIFELONG LEARNING OF FEMALE INMATES: THE EPRIS PROJECT, 2015 (Congresso).
Nome do evento: EDULEARN15 Conference; Nome da Instituição: IATED.
3. Web 2.0: colaboração e partilha de som, texto, imagem e vídeo no ensino superior, 2014 (Seminário).
Nome do evento: Educação a Distância e Diversidade no Ensino Superior; Nome da Instituição: Delegação Regional do Porto da Universidade Aberta; Cidade do evento: Porto.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Monteiro, Angélica Maria Reis. Educação, Sociedades e Culturas, Função ou tipo de participação: Reviewer.
2. Monteiro, A. M.. Education Policy Analysis Archives, desde 2013/08/28, Função ou tipo de participação: Reviewer.
3. Monteiro, A. M.. EDT - Educação Temática Digital, desde 2013/07/24, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
71

Livros e capítulos
Books and book chapters
22
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
7
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
15
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
28
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
28
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
21
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
20
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1

Total
Produção técnica
Technical production
8

Software 3
Software sem registo ou patente
Software without patent or official record
3
Outros tipos de produção técnica
Other technical production
5

Total
Dados complementares
(Additional data)
67

Orientações
Orientations
18
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
31
Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
3
Participação em Eventos
Event participation
12
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
3


Visualizações do curriculum [ 5082 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 16-03-2020 às 02:36:57
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (5)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (1)
 Project collaboration in Degóis