Ciência e Arte / Science and Art

Description

Unidade da CiênciaThis research group is constituted by an interdisciplinary team of philosophers, artists and scientists who share common interests such as the study of the problem of theoretical crossings and boundaries between science and art, as well as establishing in what way philosophy may be helpful to think the differences between science and art. This amounts to an understanding of a complex group of related questions such as: Is Science a specific kind of thinking? In which sense does Science go in parallel with Art? Do scientific inventions resemble the artistic ones? From a more philosophical perspective, the group aims at reconstructing the basis of an Ontology of Image that could match the problems and the challenges of contemporary Philosophy, Arts and Science.

Áreas de Investigação || Research Areas

Perspectivas sobre o corpo. Filosofia, Ciência e Arte.
Cartografias do Território
Imagem e Tecnologia

SEMINÁRIO CIÊNCIA E ARTE

Projectos || Projects

Financiados

ConcluídoProtágoras de Platão

Parcerias

Em cursoImag(in)ing the Nano-Scale
ConcluídoImag(in)ing the Nano-Scale

Internos

Em CursoLisbon Centre for Image in Science and Art
ConcluídoCiência e Teatro

Parcerias || Partnerships

Faculdade de Belas Artes

Universidade de Lisboa

Museu de Medicina

Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa

Laboratório da Complexidade

Universidade de Évora

Reuniões Científicas || Scientific Meetings

Colóquios | Acções de Formação | Ciclos de Conferências

Colóquios / Colloquia
  1. Atomism and imagery (until the nineteenth century), Colóquio internacional organizado por Lídia Queiroz, no âmbito do Grupo de Investigação Ciência e Arte, 4 de Novembro, Anfiteatro da FFCUL. [Programa] [Poster]
  2. Tree and Network Models of Cultural Transmission. Colóquio Internacional organizado no âmbito do Laboratório AppEEL no contexto do 2012 AAA Meeting "Borders and Crossings", 15-16 de Novembro de 2012, San Francisco, USA. [Website]
  3. Experimentações Fotográficas no Rio de Janeiro no Século XIX. Colóquio sobre "Fotografia Científica" orientado por Maria Inez Turazzi, organizado no âmbito do projecto de Investigação Fotografia Científica: Estudo da Instrumentação e dos Processos Físico-Químicos no Período Século XIX-Início Século XXI com a colaboração do CFCUL, 12 de Dezembro de 2012, Anfiteatro da FFCUL. [Poster]
  4. Da Civilização da Palavra à Civilização da Imagem. Colóquio internacional organizado no âmbito do projecto A Imagem na Ciência e na Arte, 10-11 de Maio de 2010, Instituto Franco-Português, Lisboa. [Programa]
  5. Illustration in Darwin. The tree as the image of life's evolution. Colóquio internacional organizado no âmbito do projecto A Imagem na Ciência e na Arte em parceria com a Ciência Viva, 22 de Abril de 2009, Pavilhão do Conhecimento, Lisboa. [Programa]
Acções de Formação / Workshops
  1. On Territory. Workshop internacional orientado por Ronald Bogue (University of Georgia USA), 14 e 16 de Junho de 2011, Anfiteatro da FFCUL.
  2. Bachelard: Conceitos & Imagens. Workshop internacional organizado no âmbito do Projecto A Imagem na Ciência e na Arte, 14 de Maio de 2010, Anfiteatro da Fundação da FCUL. [Programa]
  3. Goethe. A Botânica das Cores. Workshop internacional organizado no âmbito do projecto A Imagem na Ciência e na Arte, 20 de Novembro de 2009, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. [Programa]
  4. Leonardo da Vinci. O esplendor da Relação Ciência e Arte. Workshop internacional organizado no âmbito do projecto A Imagem na Ciência e na Arte, 26-27 de Outubro de 2009, Anfiteatro da Fundação da FCUL. [Programa]
  5. As Imagens com que a Ciência se Faz. Workshop organizado no âmbito do projecto A Imagem na Ciência e na Arte, 25 de Maio de 2009, Anfiteatro da Fundação da FCUL. [Programa]
  6. O Desenho do Corpo na Arte e na Ciência. Workshop internacional organizado no âmbito do projecto A Imagem na Ciência e na Arte, 20 de Maio de 2009, Anfiteatro da Fundação da FCUL. [Programa]
  7. Metáforas e Modelos - entre Ciência e Arte. Workshop internacional organizado no âmbito do projecto A Imagem na Ciência e na Arte, 14-15 de Maio de 2009, Anfiteatro da Fundação da FCUL. [Programa]
  8. Lugares da Ciência. Workshop internacional organizado no âmbito do projecto A Imagem na Ciência e na Arte, 13 de Maio de 2009, Anfiteatro da Fundação da FCUL. [Programa]
  9. Vesalius, a redescoberta da Anatomia. Workshop internacional organizado no âmbito do projecto A Imagem na Ciência e na Arte, 12 de Maio de 2009, Grande Auditório do Edifício Egas Moniz da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. [Programa] [Cartaz]
  10. Darwin e a Ilustração Científica. Workshop internacional organizado no âmbito do projecto A Imagem na Ciência e na Arte em colaboração com a Ciência Viva, 21-22 de Abril de 2009, Pavilhão do Conhecimento, Parque das Nações, Lisboa. [Programa] [Cartaz] [Vídeo]
  11. Pensamento Diagramático. Workshop internacional organizado no âmbito do projecto A Imagem na Ciência e na Arte, 23-24 de Março de 2009, Anfiteatro da Fundação da FCUL. [Programa]
  12. Neuroestética. Workshop internacional organizado no âmbito do projecto A Imagem na Ciência e na Arte, 9 e 10 de Março de 2009, Anfiteatro da Fundação da FCUL. [Programa]
  13. Visual displays of information and the practice of science. Workshop internacional orientado por Valeria Giardino organizado no âmbito do projecto A Imagem na Ciência e na Arte, 15 de Janeiro de 2008, FCUL.
  14. A Ilustração Científica e a Construção do Conhecimento. Workshop organizado no âmbito do projecto A Imagem na Ciência e na Arte, 4-5 de Dezembro de 2008, Anfiteatro da Fundação da FCUL. [Programa]
  15. Visual representation in Art and Science. Workshop internacional, 7 de Novembro de 2007, FCUL.
Ciclos de Conferências / Conference Series
  1. 2010/2011 - Crossings Image in Science and Art
  2. 2007/2010 - Aproximações ao Conceito de Imagem

Publicações || Publications

Livros / Books

No prelo
  1. Olga Pombo (Ed.), Lugares e modelos. Lisboa: Fim de Século (In press)
  2. Olga Pombo (Ed.), Image in Science and Art. Lisboa: Fim de Século (in press)
  3. Catarina Pombo Nabais (Ed.), corpoIMAGEM. Representações do Corpo na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século (in press)

Publicados
  1. Catarina Pombo Nabais. Gilles Deleuze : Philosophie et Littérature. Paris: L'Harmattan, 2013.
  2. Alberto Faria. A Colecção de Desenho Antigo da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa (1830-1935) Tradição, Gosto e Formação. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2011, 414 pp.
  3. Olga Pombo e António Guerreiro (Org). Da Civilização da Palavra à Civilização da Imagem. Lisboa: CFCUL, 2013, 280pp.
  4. Nuno Melim. Visível & Enunciável, Uma Derrota por Foucault. Lisboa: CFCUL, 2013, 92 pp.
  5. Olga Pombo e Marco Pina (Org.) Em Torno de Darwin. Lisboa: Fim de Século, 2012, 187 pp. [+ info]
  6. Cristina Azevedo Tavares (Org.) Representações do Corpo na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2012, 205 pp.
  7. Catarina Pombo Nabais, Cristina Tavares, Manuel Valente Alves, Marco Pina, Olga Pombo, Pedro Silva, Ricardo Reis dos Santos e Silvia Di Marco(Coord.) (2011), CorpoIMAGEM - Representações do Corpo na Ciência e na Arte. Lisboa:Ciência Viva, 27 pp. [Online]
  8. Rodrigo Vilhena. Solaris - Sistema Beta Pictoris. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, 2011, 95 pp.
  9. Olga Pombo e Silvia Di Marco (Orgs.). As Imagens com que a Ciência se Faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, 2010, 286 pp.
  10. Olga Pombo, Silvia Di Marco and Marco Pina (Orgs.). Neuroaesthetics Can Science Explain Art?. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2010, 175 pp.
  11. João Araújo. As Cidades, os Castelos e a Onda Imagens, Diagramas e Metáforas entre Calvino, Escher e Bohr. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2010, 151 pp.
  12. Olga Pombo and Alexander Gerner (Eds.). Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis. London: College Publications, 2010, 224 pp.
  13. Ana Gaspar. Entre o Conceito e a Imagem O Lugar da Psicanálise na Obra de Gaston Bachelard. Colecção Thesis 5. Lisboa: CFCUL, 2010, 158 pp.
  14. Nuno Carvalho. A Imagem-Sensação Deleuze e a Pintura. Colecção Thesis 2. Lisboa: CFCUL, 2009, 103 pp.
  15. Cristina Azevedo Tavares. A Sociedade Nacional de Belas Artes. Um Século de História e de Arte Vila Franca de Xira: Fundação da Bienal de Vila Nova de Cerveira, 2006.
  16. Manuel Valente Alves (Ed.) Passagens. Lisboa: Museu de Medicina da FMUL/ Museu Nacional de Arte Antiga, 2005.
  17. Manuel Valente Alves e M. Brito de Sá (Eds.) Imagens Médicas Novas Geografias do Discurso. Lisboa: APMCG, 2005.
  18. João Araújo. A Commedia dell'Arte no Lirismo do Carnaval de Pernambuco. Recife: Editora Baraúna, 2005, 168 pp.
  19. Manuel Valente Alves e António Barbosa. Circulação. Lisboa: Museu de Medicina da FMUL, 2004.
  20. Manuel Valente Alves e V. Ramos (Eds). MGF - Da Vontade MGF - On Will. Lisboa: APMCG, 2004.
  21. Manuel Valente Alves e V. Ramos. MGF - Da Memória MGF - On Memory. Lisboa: APMCG, 2003.
  22. António João Cruz As Cores dos Artistas. História e Ciência dos Pigmentos Colecção OmniCiência, com Direcção de João Lopes Barbosa Lisboa: Apenas Livros, 2005.

 

Capítulos de Livros / Book Chapters

  1. Catarina Nabais (2011). Deleuze's two Approaches to Kafka. In: Petr Kouba and Tomás Pivoda (Eds.), Franz Kafka - Minority Report. Czech Republic: Prague, pp. 32-41. 

  2. Rodrigo Vilhena (2011). Solares - Sistema Beta Pictoris, In: Rodrigo Vilhena, Solaris - Sistema Beta Pictoris. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 91-93.

  3. Olga Pombo (2011). Representações do Corpo na Ciência e na Arte, In: Catarina Pombo Nabais, Cristina Tavares, Manuel Valente Alves, Marco Pina, Olga Pombo, Pedro Silva, Ricardo Reis dos Santos e Silvia Di Marco (Coord.) (2011),

  4. CorpoIMAGEM - Representações do Corpo na Ciência e na Arte. Lisboa: Ciência Viva, pp. 3-4. (ver arquivo PDF)

  5. Catarina Pombo Nabais, Cristina Azevedo Tavares, Manuel Valente Alves, Marco Pina, Olga Pombo, Pedro Bidarra Silva, Ricardo Reis dos Santos e Silvia Di Marco (2011). Imagens do corpo produzidas pela ciência e pela arte a partir do desenho e da visão a olho nu - Século XIX e primeiras décadas do século XX, In: Catarina Pombo Nabais, Cristina Tavares, Manuel Valente Alves, Marco Pina, Olga Pombo, Pedro Silva, Ricardo Reis dos Santos e Silvia Di Marco (Coord.) (2011), CorpoIMAGEM - Representações do Corpo na Ciência e na Arte. Lisboa: Ciência Viva, pp. 8-11. (ver arquivo do roteiro PDF)

  6. Catarina Pombo Nabais, Cristina Azevedo Tavares, Manuel Valente Alves, Marco Pina, Olga Pombo, Pedro Bidarra Silva, Ricardo Reis dos Santos e Silvia Di Marco (2011). Imagens do corpo produzidas pela ciência e pela arte após o aparecimento da fotografia e do raio X Finais do século XIX e século XX, In: Catarina Pombo Nabais, Cristina Tavares, Manuel Valente Alves, Marco Pina, Olga Pombo, Pedro Silva, Ricardo Reis dos Santos e Silvia Di Marco (Coord.) (2011), CorpoIMAGEM - Representações do Corpo na Ciência e na Arte. Lisboa: Ciência Viva, pp. 15-16. (ver arquivo do roteiro PDF)

  7. Catarina Pombo Nabais, Cristina Azevedo Tavares, Manuel Valente Alves, Marco Pina, Olga Pombo, Pedro Bidarra Silva, Ricardo Reis dos Santos e Silvia Di Marco (2011). Imagens do corpo produzidas pela ciência e pela arte contemporâneas das tecnologias digitais Finais do século XX e século XXI, In: Catarina Pombo Nabais, Cristina Tavares, Manuel Valente Alves, Marco Pina, Olga Pombo, Pedro Silva, Ricardo Reis dos Santos e Silvia Di Marco (Coord.) (2011), CorpoIMAGEM - Representações do Corpo na Ciência e na Arte. Lisboa: Ciência Viva, pp. 21-22. (ver arquivo do roteiro PDF)

  8. Olga Pombo (2010). Introdução - As imagens com que a ciência se faz, in Olga Pombo e Silvia di Marco (Orgs.), As imagens com que a ciência se faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 09-20.
    A. Bracinha Vieira (2010). Imagens parietais paleolíticas e religiões da pré-história, in Olga Pombo e Silvia di Marco (Orgs.), As imagens com que a ciência se faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 21-43.

  9. Guida Casella (2010). A criação de imagem na arqueologia, in Olga Pombo e Silvia di Marco (Orgs.), As imagens com que a ciência se faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 45-55.

  10. Artur Ramos (2010). O desenho do natural na reconstituição arqueológica, in Olga Pombo e Silvia di Marco (Orgs.), As imagens com que a ciência se faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 57-68.

  11. Ana de Barros e Bruno Silva-Santos (2010). Visualização e representação do "real" em imunologia, in Olga Pombo e Silvia di Marco (Orgs.), As imagens com que a ciência se faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 69-82.

  12. Marina do Vale (2010). Da imagem à ciência e à ética em medicina fetal, in Olga Pombo e Silvia di Marco (Orgs.), As imagens com que a ciência se faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 83-96.

  13. Raquel Gonçalves-Maia (2010). As fotografias de difracção de raios x e a estrutura molecular, in Olga Pombo e Silvia di Marco (Orgs.), As imagens com que a ciência se faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 97-104.

  14. Dinis Pestana (2010). Representações gráficas na formação da intuição, na análise dos dados e na comunicação das ideias, in Olga Pombo e Silvia di Marco (Orgs.), As imagens com que a ciência se faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 105-119.

  15. Paulo Almeida (2010). O que é uma figura?, in Olga Pombo e Silvia di Marco (Orgs.), As imagens com que a ciência se faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 121-134.

  16. David Luz (2010). Representações da astronomia e do céu nas artes visuais, in Olga Pombo e Silvia di Marco (Orgs.), As imagens com que a ciência se faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 135-154.

  17. Fátima M. Sousa (2010). A importância da imagem na oceanografia, in Olga Pombo e Silvia di Marco (Orgs.), As imagens com que a ciência se faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 155-162.

  18. Ricardo Santos (2010). Usos e significados da imagem da árvore em Biologia, in Olga Pombo e Silvia di Marco (Orgs.), As imagens com que a ciência se faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 163-194.

  19. Carlos Marques da Silva (2010). A Geologia e a imagem, in Olga Pombo e Silvia di Marco (Orgs.), As imagens com que a ciência se faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 195-221.

  20. Jardim, M. E., Peres, M., Costa, F. M. (2010). Imagens do século XIX: fotografia científica, in Olga Pombo e Silvia di Marco (Orgs.), As imagens com que a ciência se faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 223-244.

  21. Maria Beatriz Carmo e Ana Paula Cláudio (2010). Visualização, in Olga Pombo e Silvia di Marco (Orgs.), As imagens com que a ciência se faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 245-262.

  22. Teresa Chambel (2010). Imagens em movimento: o vídeo na ciência, in Olga Pombo e Silvia di Marco (Orgs.), As imagens com que a ciência se faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 263-286.

  23. Silvia di Marco (2010). Contemporary Medical Imaging: Open Questions for Philosophy of Knowledge, in: David Fernández Duque, Emilio F. Gómez Caminero, Ignacion Hernández Antón (Eds.), Estudios de Lógica, Lenguaje y Epistemología, Editorial: Fénix Editora, Sevilla, pp. 292-309.

  24. Catarina Pombo Nabais (2010). Filosofia, arte e Ciência: modos de pensar o acontecimento e o virtual segundo Gilles Deleuze, in: David Fernández Duque, Emilio F. Gómez Caminero, Ignacion Hernández Antón (Eds.), Estudios de Lógica, Lenguaje y Epistemología, Editorial: Fénix Editora, Sevilla, pp. 319-326.

  25. Silvia Di Marco, Marco Pina and Olga Pombo (2010). Introduction, in Olga Pombo, Silvia di Marco and Marco Pina (Orgs.), Neuroaesthetics - Can Science Explain Art?. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 09-20.

  26. V.S. Ramachandran and W. Hirstein (2010). The Science of Art: A Neurological Theory of Aesthetic Experience, in Olga Pombo, Silvia di Marco and Marco Pina (Orgs.), Neuroaesthetics - Can Science Explain Art?. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 21-49 (reprint with permission of the author)

  27. Hideaki Kawabata and Semir Zeki (2010). Neural Correlates of Beauty, in Olga Pombo, Silvia di Marco and Marco Pina (Orgs.), Neuroaesthetics - Can Science Explain Art?. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 51-64.(reprint with permission of the author)

  28. David Freedberg and Vittorio Gallese (2010). Motion, Emotion and Empathy in Aesthetic Experience, in Olga Pombo, Silvia di Marco and Marco Pina (Orgs.), Neuroaesthetics - Can Science Explain Art?. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 65-79. (reprint with permission of the author)

  29. Chiara Cappelletto (2010). Neuroesthetics: Origins, Perspectives, Problems, in Olga Pombo, Silvia di Marco and Marco Pina (Orgs.), Neuroaesthetics - Can Science Explain Art?. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 81-100.

  30. Andrea Pinotti (2010). The Brain, an Artist? Maximalistic and Minimalistic Approaches to Neuroesthetics, in Olga Pombo, Silvia di Marco and Marco Pina (Orgs.), Neuroaesthetics - Can Science Explain Art?. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 101-117.

  31. Vasco Correia (2010). Emotional Aspects of Neuroesthetics: A Naturalistic Approach, in Olga Pombo, Silvia di Marco and Marco Pina (Orgs.), Neuroaesthetics - Can Science Explain Art?. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 119-137.

  32. Alexander Gerner (2010). Critical Notes on Two Forms of Reductionism: Some Shortcommings of Both Strong Conceptual and Strong Neuroaesthetic Accounts of Aesthetic, in Olga Pombo, Silvia di Marco and Marco Pina (Orgs.), Neuroaesthetics - Can Science Explain Art?. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 139-163.

  33. Catarina Pombo Nabais (2010). Microbrains: Art according to Gilles Deleuze, in Olga Pombo, Silvia di Marco and Marco Pina (Orgs.), Neuroaesthetics - Can Science Explain Art?. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 165-175.

  34. Olga Pombo and Alexander Gerner (2010). Preface, in Olga Pombo and Alexander Gerner (Eds.), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, pp. i-v.

  35. Olga Pombo (2010). Operativity and Representativity of the Sign in Leibniz, in Olga Pombo and Alexander Gerner (Eds.), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, pp. 01-11.

  36. Sybille Krämer (2010). Epistemology of the Line' Reflections on the Diagrammatical Mind, in Olga Pombo and Alexander Gerner (Eds.), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, pp. 13-38.

  37. Jan Wöpking (2010). Space, Structure, and Similarity. On Representationalist Theories of Diagrams, in Olga Pombo and Alexander Gerner (Eds.), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, pp. 39-55.

  38. Frederik Stjernfelt (2010). The Extension of the Peircean Diagram Category. Charting the Implications of a Diagrammatical Revolution in Semiotics, in Olga Pombo and Alexander Gerner (Eds.), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, pp. 57-72.

  39. Ahti-Veikko Pietarinen (2010). Is Non-visual Diagrammatic Logic Possible?, in Olga Pombo and Alexander Gerner (Eds.), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, pp. 73-81.

  40. Augusto J. Franco Oliveira (2010). Picture-proofs in Mathematics: a Chapter in James Robert Brown's Philosophy of Mathematics, with Examples, in Olga Pombo and Alexander Gerner (Eds.), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, pp. 85-94.

  41. Ángel Nepomuceno-Fernández (2010). Concept Script and Diagrams: Two Ways of Using Images in Scientific Reasoning, in Olga Pombo and Alexander Gerner (Eds.), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, pp. 95-115.

  42. J. R. Croca (2010). Diagrammatic Thinking in Physics, in Olga Pombo and Alexander Gerner (Eds.), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, pp. 117-124.

  43. Matthias Bauer (2010). Diagrammatology, Scenographic Media, and the Display Function of Art, in Olga Pombo and Alexander Gerner (Eds.), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, pp. 125-142.

  44. Valeria Giardino (2010). The World in Maps: Looking for Treasures, Neurons, and Soldies, in Olga Pombo and Alexander Gerner (Eds.), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, pp. 145-165.

  45. Alexander Gerner (2010). Notes on Diagrams and Maps, in Olga Pombo and Alexander Gerner (Eds.), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, pp. 167-189.

  46. Christoph Ernst (2010). "From Images to Diagrams" Diagrammatic Reasoning in Gilles Deleuze's Film Philosophy and its Relevance for General Media-Theory, in Olga Pombo and Alexander Gerner (Eds.), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, pp. 191-210.

  47. Catarina Pombo Nabais (2010). Deleuze's Rhizome-Thought, in Olga Pombo and Alexander Gerner (Eds.), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, pp. 211-224.

  48. Cristina Azevedo Tavares (2009). A condição da Metamorfose na obra de António Canau in Catálogo da exposição de António Canau 1982. Uma iconografia pessoal, 2008, Páteo Valverde, Galeria da Biblioteca Municipal, Município da Azambuja.

  49. Cristina Azevedo Tavares (2009). Da flor da pele à flor da tela, Fernando Cruz e Irene in Catálogo da exposição A Cor e Preto e Branco Fernando Cruz Pintura / Irene Gonçalves Fotografia, Árvore, Porto.

  50. Cristina Azevedo Tavares (2009). Texto de apresentação in Catálogo da exposição do escultor José Aurélio, Galeria da Câmara Municipal de Tomar.

  51. Cristina Azevedo Tavares (2009). Amor sublime in Catálogo da exposição de Tapeçaria e Desenho de Cruzeiro Seixas, Reitoria da Universidade de Lisboa.

  52. Cristina Azevedo Tavares (2009). José Augusto um colorista in Catálogo da exposição «A luz e o mar na obra de José Augusto, Pintura, Desenho e Gravura de 1943 a 2002», Museu de Portimão, ed. Câmara Municipal de Portimão.

  53. Cristina Azevedo Tavares (2009). O Surrealismo e nós: 60 anos depois da primeira exposição surrealista in Catálogo da exposição Surrealismo porquê? Nos 60 anos da exposição do Grupo Surrealista de Lisboa, Museu Municial João de Castilho-Núcleo de Arte Contemporânea.

  54. Maria Estela Jardim, Peres, M., Costa, F. M. (2009). The role of artificial lights in the Scientific Photography of the XIX century, in Actas da 3rd International Conference of the European Society for the History of Science, Austrian Academy of Science, Viena, Austria, pp. 956-961.

  55. Maria Elisa Maia/Isabel Serra (2009). A Imagem Pública da Química - Passado e Presente, in Livro de Anais. Scientiarum Historia II. Encontro Luso-Brasileiro de História da Ciência, Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, pp. 847-851. Araújo, J. E. F., (2008). Decomposição de um Cancioneiro através da Imaginação, in Ana Gaspar (Org.), Ciência, Psicanálise e Poética em torno de Gaston Bachelard, Lisboa, Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, pp. 145-182.

  56. Cristina Azevedo Tavares (2008). Textos de Apresentação, in Catálogo da Exposição Finalistas/Sénior Students Pintura Painting FBAUL 06'07, Lisboa: SNBA.

  57. Cristina Azevedo Tavares (2008). Textos de Apresentação, Catálogo da Exposição de Finalistas do Curso de Escultura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Jardim da Cascata, Quinta Real de Caxias. 

  58. Cristina Azevedo Tavares (2008). A V Bienal Internacional de Medalha Contemporânea - Seixal, in Catálogo da V Bienal Internacional de Medalha Contemporânea - Seixal, Ed. Câmara Municipal do Seixal. 

  59. Cristina Azevedo Tavares (2008) Maria José Mateus. A tapeçaria. Sem Ela Não Tem Sentido a Vida. Catálogo da Exposição. Lisboa: Sociedade Nacional de Belas Artes.

  60. Cristina Azevedo Tavares (2007). As Décadas de 1920-40 na Colecção de Artes Plásticas, in Graça Soares (coord), Pintura, Museu Municipal de Vila Franca de Xira, pp. 13-17.

  61. Cristina Azevedo Tavares (2007). Subtil Desconstrução Mimética, in Catálogo da Exposição Quinta do Gato Cinzento, Palácio Valadares.

  62. Cristina Azevedo Tavares (2007). Para Além dos Afectos, in Catálogo da Exposição Escultura com Afectos, Fundação Cultural Armazém das Artes, Alcobaça, SNBA.

  63. Cristina Azevedo Tavares (2006). Insólitos Mistérios na obra de Albertina Mântua. Catálogo da Exposição. Lisboa: Câmara Municipal do Montijo.

  64. Cristina Azevedo Tavares (2006). A Pintura de Graça Morais como Condição do Drama e da Fábula. Catálogo da Exposição. Lisboa: Fundação Paço de Arcos. 

  65. Cristina Azevedo Tavares (2006). Romy Castro. Catálogo da Exposição "Romy Castro". Tomar.

  66. Cristina Azevedo Tavares (2005). O Palácio Barata Salgueiro / Sociedade Nacional de Belas Artes, in Convida, Lisboa Bairro a Bairro, Guia de Lisboa.

  67. Cristina Azevedo Tavares (2005). António Xavier Trindade: um Pintor de Goa (1870-1935). Catálogo da Exposição. Lisboa: Sociedade Nacional de Belas Artes.

  68. Cristina Azevedo Tavares (2005). Malhoa e Bordalo: ideário de uma Exposição. Catálogo da Exposição "Malhoa e Bordalo". Lisboa: Instituto Português dos Museus, Museu de José Malhoa.

  69. Cristina Azevedo Tavares (2005). Breves momentos. Catálogo da Exposição "À Luz da Pele. Irene Gonçalves". Lisboa: Câmara Municipal de Beja.

  70. Cristina Azevedo Tavares (2004). Um Cântico de Palavras para Maria Manuela Madureira - prefácio do livro Maria

  71. Manuela Madureira (1957-2004) Lisboa: Ed. Verbo (ed. bilingue).

  72. Cristina Azevedo Tavares (2004). Arte e Desporto (Escultura e Medalha Portuguesas), in Maria José Maia (org), Arte e Desporto em Portugal, Lisboa: Edições Inapa (ed. bilingue). 

  73. Cristina Azevedo Tavares (2004). Textos, Catálogo de Exposição de gravura resultante do projecto Rede Escolar de Gravura, SNBA. 

  74. Cristina Azevedo Tavares (2003), Inertes com vida, in Catálogo da Exposição de Escultura, na Comemoração dos 80 anos, da Fábrica de Cimento Maceira-Liz, Maceira.

  75. Cristina Azevedo Tavares (2003). Textos de Apresentação da Exposição de Finalistas, Catálogo da Exposição do Curso de Escultura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Jardim da Cascata, Quinta Real de Caxias.

  76. Cristina Azevedo Tavares (2003). Algumas Palavras. Texto de Apresentação da Secção Portuguesa de Gravura no Catálogo da 6ª Trienalle Mondialle de l'Estampe Petit Format, Auvergne, Chamaliéres.

  77. Cristina Azevedo Tavares (2003). Textos de Apresentação da Exposição VII Prémio de Pintura João Barata 03/04, in Catálogo do VII Prémio de Pintura João Barata, Galeria Barata.

  78. Cristina Azevedo Tavares (2003). Convicção. Catálogo da Exposição "Ana Lima-Netto - Gente Anónima". Lisboa: Galeria de Arte Moderna da Sociedade Nacional de Belas-Artes de Lisboa.

  79. Cristina Azevedo Tavares (2003). Rui Vasquez: A Escultura como Diálogo. Catálogo da exposição "Rui Vasquez. Arte Africana - Artefactos". Lisboa: Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. 

  80. Cristina Azevedo Tavares (2003). Sob o signo do Feminino. Catálogo. Lisboa: Centro de Arte Contemporânea da Amadora.

  81. Cristina Azevedo Tavares (2003). Abril. Catálogo da Exposição "Abril. José Aurélio. Lisboa: Associação 25 de Abril.

  82. Cristina Azevedo Tavares (2003). De tudo um pouco que é o muito que a escultura tem. Catálogo da Exposição "Liberdades. José Aurélio. Setúbal: Casa do Sorpo Santo.

Artigos / Articles

  1. Ricou, Joana, "Other selves: an artistic study of the human microbiome", Biocoder (O'Reilly), 2015.
  2. Alexander Gerner (2009). On My Paradoxical Knives by Ali Moini. http://jacarandascienceandart.blogspot.com/2009/08/on-my-paradoxical-knives-by-ali-moini.html

  3. Hernández C. Nalliely (2007). Tiene Curvatura la Noche Estrellada de Van Gogh?, Laboratorio de Cibernética da Facultad de Ciencias da UNAM. 

  4. Davide Scarso (2005). Materiali di Estetica su Guido Davide Neri, in Spazio-mondo, nº 10, Maggio. (recensão)

  5. Davide Scarso (2005). Mauro Carbone, Una Deformazione Senza Precedenti, in Conceito. Revista de Filosofia e Ciências do Homem, n.º 1, pp. 257-260. (recensão)

  6. Cristina Azevedo Tavares (2006). A Alegoria ao 5 de Outubro. Uma Pintura de José Brito, in Revista Apontamento, ed. Museu, FBAUP, Porto

  7. Carlos Fragateiro (2003). Teatro, a Utopia da Unidade do Conhecimento, in Seminário Internacional Interdisciplinaridade, Humanismo e Universidade, Cátedra Humanismo Latino da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

  8. Carlos Fragateiro (2003). Escrita Teatral como Espaço de Invenção de um Mundo Novo, in IV Encontre Internacional de Dramaturgia, Valencia, Espanha.

Divulgação

Joana Ricou, ou quando ciência e arte se unem na mesma pessoa

28/01/2013

Entrevista pelo Jornal Público a Joana Ricou, membro integrado do CFCUL, sobre a sua carreira e a propósito da sua primeira exposição individual em Portugal - Um, Nenhum e Cem Mil. [online] [pdf]