Manuel Rodrigues

Bio | Situação no CFCUL | Produção Científica | CV

Manuel Rodrigues

Bio || Bio

Nascido em Lisboa em 1959, licenciou-se em em Filosofia em 1984, pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, onde depois completou uma Pós-Graduação (1993) e um Mestrado em Filosofia Contemporânea (1996) com «Sophia momentanea - Criação e Liberdade na filosofia de Vladimir Jankélévitch», sob a orietanção de Manuel José do Carmo Ferreira e de Joaquim Cerqueira Gonçalves. Depois de ter lecionado Filosofia, Psicologia e Sociologia no Ensino Secundário entre 1986 e 1992, foi regente de várias disciplinas na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Torres Vedras e em Lisboa. Entre outras actividades, é ainda regente de Estética, com o curso anual Imagem e Semelhança/et in Arcadia Ego, no Ar.Co (Centro de Arte e Comunicação Visual) desde 1993

Áreas de Interesse || Current Research

  1. Filosofia Contemporânea
  2. Ética
  3. Estética

Situação no CFCUL || Position at the CFCUL

Membro Integrado Não-Doutorado


Grupos de Investigação || Research Groups

Ciência e Arte (Membro)

Área de Investigação Cartografias do Território (Membro)


Participação em Projectos || Participation in Projects

Concluídos

Projecto interno O "Protágoras" de Platão (Membro)

 

Contactos || Contacts

manuelrdg@gmail.com

Produção Científica (Selecção) || Scientific Production (Selection)

Publicações || Publications

Artigos / Articles
  1. 2013 — «Apud; a figura do criador e o mundo da arte», na colectânea Diga 33 – com textos de João Barrento, M. Castro Caldas, Bruno Duarte, André e. Teodósio, Nuno Faria, João Fernandes, João Miguel Fernandes Jorge, José Gil, Ana Godinho, António Guerreiro, Filomena Molder, Gonçalo M. Tavares, Tomás Maia,  Maria João Mayer Branco, Alberto Pimenta, Paulo Pires do Vale, João Queiroz, Silvina Rodrigues Lopes, Delfim Sardo, José Tolentino Mendonça, Miguel Wandschneider e Paulo Varela Gomes – Assírio & Alvim, Documenta (a sair brevemente);
  2. 2012 — «Carta a Marta, do Coelho», texto de suporte à exposição de desenho  de Marta Caldas, Museu de Geologia, Lisboa;
  3. 2011 — «A Praga», texto literário destinado a celebrar os dez anos do Teatro Praga;
  4. 2010 ­— «O velho Dragoeiro», texto de suporte à exposição de Nuno Henrique, na galeria Porta33, Funchal;
  5. 2010 — «Um deslize na paisagem», texto de suporte à obra de João Queiroz para a exposição Os professores, no Centro de Arte Moderna, da Fundação Calouste Gulbenkian, em Outubro;
  6. 2010 — «Imagem e Semelhança – a arte no ensino e na cultura», ensaio apresentado no Colóquio Internacional Da Civilização da Palavra à Civilização da Imagem, organizado pelo Centro de Filosofia das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e pelo Institut Franco-Portugais;
  7. 2009 — «Protágoras – uma vontade involuntária», ensaio para a edição do Protágoras de Platão, a publicar pelo Centro de Filosofia das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa;
  8. 2009 — «Tempos de Iniciação», texto de suporte à primeira exposição de Laércio Soares, Terra Queimada, em S. Miguel, Açores;
  9. 2008 — Tradução, com Pedro Paixão, de «Bartleby, Escrita da Potência», de Giorgio Agamben, Ed. Assírio & Alvim, Lisboa;
  10. 2008 — «A disciplina do desejo», texto de suporte à exposição de desenho de Cristina Robalo, na Plataforma Revólver, Lisboa;
  11. 2008 ­— «Nostos», texto de suporte à exposição de gravura de Constança Meira, na Galeria Canvas, Lisboa;
  12. 2007 — «P», texto de suporte à exposição de fotografia de Soraya Vasconcelos, na Galeria Sopro, Lisboa;
  13. 2005 — «Conjugação dos elementos», texto de suporte à exposição de desenho de Rui Moreira, na Galeria Lisboa20, Lisboa;
  14. 2004 — «Liberdade e disciplina», texto de suporte à exposição de pintura de João Queiroz, na Galeria Porta33, Funchal;
  15. 2004 — «Metáfora prática», texto de suporte à exposição de escultura de Joana Vasconcelos, na Galeria Artadentro, Faro;
  16. 2004 — «Rigor Vitae», texto de suporte à exposição da pintura de Ana André, na Galeria Artadentro, Faro;
  17. 2003 — «Odeceleste», Poesia, edição & Etc, Lisboa;
  18. 2003 — «Leque Perfumado», texto de suporte à exposição de Therry Simões, na Galeria Artadentro, Faro;
  19. 2003 —«Uma sombra de semelhança», texto de suporte à exposição de pintura de João Queiroz, na Galeria Lisboa20, Lisboa;
  20. 2000 — Artigo, «A estética nas escolas de arte», in Arte Ibérica (Edição especial  - O ensino da arte em Portugal), nº 38;
  21. 1999 — Curto ensaio, «Tensões, transfigurações e interferências - a desilusão iconográfica» sobre o trabalho cinematográfico de Edgar Pêra - in catálogo retrospectiva Ovarvídeo (direcção de Guilherme Terra);
  22. 1997 — Curto ensaio crítico, «Drawing by Numbers» sobre João Queiroz - in Arte Ibérica, nº 4;
  23. 1997 —«Jogos interiores e Divertimentos para crianças» texto de suporte à exposição de pintura de Luísa Correia Pereira, na Galeria Hugo Lapa, Centro Cultural de Belém, Lisboa;
  24. 1997 — Curto ensaio, «Presença» - como parte da colaboração do Ar.Co no projecto Inter@ctividades-Artes, Tecnologias e Saber, promovido pela International Conference on Technology and Mediation, 27 e 29 de Março, em Lisboa;
  25. 1995 — Ensaio teórico, «A Obra de Arte como Facto Comunicativo», comunicação ao XIII Congresso Internacional de Estética / Aesthetics in Practice, em Lahti, Finlândia— nº 9 da revista Philosophica, de 1997, do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa;
  26. 1992 — Curto ensaio teórico, «Imagem e Semelhança», texto introdutório da pintura de José António Cardoso, editado pelo Centro Nacional de Cultura com o patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian;
  27. 1989 — Curto ensaio, «A Cobiça», na publicação colectiva «Os Sete Pecados Capitais», com Agostinho da Silva, Agustina Bessa-Luís, João Bénard da Costa, José Trindade Santos, Joaquim Manuel Magalhães e José Alberto Gil; por ocasião da exposição colectiva com o mesmo nome realizada na Sociedade Nacional de Belas-Artes, em Lisboa;
  28. 1989 — «História Natural», texto de apresentação pública do pintor João Queiroz por ocasião da inauguração da Galeria Bertrand/Monumental, Lisboa;
  29. 1988 — Ensaio teórico, «A Questão do Indivíduo»in Vértice (nº 4; Julho, pp. 25-30);
  30. 1988 — Recensão crítica sobre a obra de Ray Bradbury, incluída na publicação «Para Acender a Noite», subsidiada pela Fundação Luso-Americana, Secretaria de Estado da Cultura, American Council e Fundação Calouste Gulbenkian, por ocasião de um evento sobre Arte Fantástica, em Lisboa.

Reuniões Científicas || Scientific Meetings

Comunicações / Talks
  1. 2011, seminário de Estética, inserido no Programa de Estudo, Pesquisa e Criação Coreográfica do Fórum Dança, entre Junho e Julho, Lisboa.
  2. 2011, participação num colóquio sobre a obra de Jorge Molder (com Delfim Sardo, A. Pedro Pita e Vanda Guerreiro), por ocasião de exposição 'Operações Especiais', em Castelo Branco, a convite da Câmara Municipal.
  3. 2010, seminário aberto, 'A(s) cultura(s) da Arte', entre 6 e 10 de Setembro, na Galeria Porta33, Funchal.
  4. 2010, participação no Colóquio Internacional 'Da Civilização da Palavra à Civilização da Imagem', organizado pelo Centro de Filosofia das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e pelo Institut Franco-Portugais, com a comunicação Imagem e Semelhança – a arte no ensino e na cultura.
  5. 2009, participa na mesa redonda Progresso Social e Moral no Protágoras de Platão, organizada pelo Centro de Filosofia das Ciências, com Olga Pombo, José Trindade dos Santos, João Constâncio, António Bracinha Vieira e Jorge Maia, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
  6. 2008/2009, com Vasco Vidigal, Ana André e Teresa Ramos, participa na concepção do projecto artístico Incito, colaborando, em particular, na redacção de cinco 'textos de intervenção' —A direcção da Cultura, O factor de diferenciação, Poortugal, Saco azul da Cooltura e Faro não é Faro —, publicados na imprensa local, em Faro.
  7. 2001, participação no 'Colóquio dos Perros — antes e depois de Don Quijote', com João Garcia Miguel, Daniel Eisenberg, Carlos Ferraz e Alberto Lopes, integrado nos Encontros Acarte, na F.C. Gulbenkian, Lisboa.
  8. 1995, único representante nacional no XIII Congresso Internacional de Estética, organizado pela Associação Internacional de Estética e a Sociedade Finlandesa de Estética, em cooperação com o Centro de Investigação e Formação da Universidade de Helsínquia, em Lahti, Instituto Internacional de Estética Aplicada e Universidade de Verão de Päijät-Häme.