Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa
 

   

Colecção Thesis  / Collection Thesis

 


1.º volume

A teoria de Oparine sobre a Origem da Vida. 
Uma abordagem no quadro da História e Filosofia das Ciências.
por Helena Abreu
(Lisboa: CFCUL, 2007, 328 pp.)

Ao traçarmos a história das ideias sobre a origem da vida e ao analisarmos a teoria de Oparin no conjunto dessas ideias, procurámos manter um diálogo entre a história e a filosofia. Contudo, fizemo-lo de uma forma não explicitada. Ainda que grandes filósofos da ciência, particularmente G. Canguilhem, K. R. Popper e T. S. Kuhn, tenham sido uma inspiração constante ao longo da nossa investigação, que os seus trabalhos tenham constituído um ponto de retorno permanente e que os seus conceitos e as suas teses se tenham revelado um auxílio precioso, esses autores não são explicitamente nomeados, os seus textos não são referidos e citados e as suas concepções sobre a ciência não são invocadas e explicitamente aplicadas. Assim, apesar de algumas das teses desses filósofos terem iluminado o percurso que efectuámos pelas ideias sobre a origem da vida, somente na conclusão são explicitadas e formalmente relacionadas com o percurso realizado.

Importa no entanto frisar que, no nosso estudo, esse diálogo não foi apenas, nem mesmo principalmente, estabelecido com filosofias da ciência generalistas, como o são as filosofias de Popper ou de Kuhn. Na verdade, o nosso estudo está pontuado pela abordagem de questões epistemológicas específicas da biologia, ou que têm um sentido próprio no interior desta ciência, como é o caso do problema da redução (do todo à parte; do posterior ao anterior) e da emergência, ou o problema do determinismo (causalidade; finalismo) ou indeterminismo dos fenómenos biológicos.

Fotografias da sessão de lançamento do 1º volume da Colecção Thesis

(com a presença de Carlos Almaça, Francisco Carrapiço, Helena Abreu e Olga Pombo)

Livraria ,  13 Novembro de 2007


2
.º volume

A Imagem-Sensação: Deleuze e a Pintura.

por Nuno Carvalho
(Lisboa: CFCUL, 2009, 104 pp.)

 


3
.º volume

Metamorfoses do Conceito de Abdução em Peirce. O Exemplo de Kepler.

por Ana Paula Silva
(Lisboa: CFCUL, 2009, 274 pp.)

 

 

4.º volume

Electrões inobserváveis e estrelas invisíveis. Em torno do problema do Realismo em Ciência: Bas C. van Fraassen versus Alan Musgrave.

por Cláudia Ribeiro
(Lisboa: CFCUL, 2010, 244 pp.)

 

 

5.º volume

Entre o Conceito e a Imagem. O lugar da Psicanálise na obra de Gaston Bachelard.

por Ana Gaspar
(Lisboa: CFCUL, 2010, 162 pp.)