Apresentação

10 e 11 de dezembro de 2015, Lisboa
Sala de reuniões, 3º andar
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

O Arquivo de Ciência e Tecnologia (ACT) da Fundação para a Ciência e a Tecnologia detém um espólio histórico de reconhecido interesse sobre a organização e administração da ciência, as políticas científicas e a história e atividades das ciências em Portugal. Prosseguindo a sua missão de valorização da preservação do seu acervo documental, está empenhado no sentido de estimular o conhecimento e o estudo da documentação que tem à sua guarda.

O Instituto de História Contemporânea (IHC) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL), nomeadamente através do Grupo de Estudos em História e Ciência – HetSci, que reúne investigadores da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade de Évora, tem promovido e desenvolvido a investigação em História da Ciência em Portugal, no período compreendido entre os séculos XVIII e XX.

O Arquivo de Ciência e Tecnologia e o Instituto de História Contemporânea decidiram promover o Ciclo Atores da Política Científica com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre individualidades históricas e protagonistas no processo de decisão em política científica. Pretende-se compreender e situar as suas contribuições ao nível do seu pensamento individual e a substância não só intelectual mas política, cultural e socioeconómica das suas orientações no contexto histórico de produção coletiva do conhecimento e do enunciado e percurso político e científico ocorrido em Portugal.

Pretende-se que este Ciclo seja o primeiro de um conjunto de encontros a promover pelo Arquivo de Ciência e Tecnologia e pelo Instituto de História Contemporânea. Os Encontros do ACT pretendem reunir periodicamente investigadores, académicos, técnicos e outros interessados, visando o estreitamento da colaboração entre comunidades de investigadores e arquivistas na promoção e divulgação do estudo e conhecimento da História da Ciência e da(s) Ciência(s) da Informação e Documentação.

Procurando congregar interessados e estudiosos em torno das questões qualitativas da política científica, e respetivas singularidades, entende-se o Ciclo Atores da Política Científica como um espaço de discussão e divulgação mais alargada de resultados da pesquisa académica, aproveitando um diálogo que já vem marcando o quotidiano dos investigadores. Trata-se de um debate necessário sobre as dimensões qualitativas da política científica, dando ênfase ao papel dos atores envolvidos, aos agentes individualizados da política – seu pensamento, estratégias argumentativas e interesses de fundo.

Procura-se partilhar, em contexto de diálogo, os resultados de investigações em curso centradas no estudo das ideias, políticas, instituições, atores e a organização e produção científica em geral, como forma inclusive de qualificar e orientar o debate sobre as relações entre a ciência e tecnologia, o desenvolvimento económico e social, a construção das instituições e as estratégias / políticas públicas.

Tendo uma perspetiva interdisciplinar da história da ciência, das instituições e respetivas políticas, o Ciclo Atores da Política Científica pretende reunir o contributo dos interessados, investigadores e demais académicos em partilhar os resultados das suas pesquisas, estando por isso aberto a todos os participantes que tenham vontade e interesse de agregar o seu contributo à discussão.

 

Comissão organizadora:

Maria Fernanda Rollo, Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL
Paula Meireles, Arquivo de Ciência e Tecnologia da FCT e IHC, FCSH-UNL
Madalena Ribeiro, Arquivo de Ciência e Tecnologia da FCT e IHC, FCSH-UNL
Tiago Brandão, Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL

 

Comissão_organizadora_logotipos