Curriculum Vitae

Mónica Sofia Marques Lourenço

Data da última atualização »Last update : 25/08/2017


Mónica Lourenço é doutorada em Didática e Formação pela Universidade de Aveiro, onde desenvolve um projeto de pós-doutoramento intitulado "Internacionalização da formação inicial de professores: uma oportunidade para educar professores globalmente competentes?". Os seus principais interesses de investigação são a educação para a diversidade nos primeiros anos de escolaridade, a aprendizagem de línguas e a formação/supervisão de professores/educadores.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=1227709172442039


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Mónica Sofia Marques Lourenço
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Lourenço, Mónica
Categoria profissional
Position
Estagiário Investigador
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Humanidades-Línguas e Literaturas.
Endereço profissional
Professional address
Universidade de Aveiro
Centro de Inv. Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores - CIDTFF
Campus de Santiago
Aveiro
3810--193 Aveiro
Portugal
Correio electrónico: monicalourenco@ua.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2008-2013 Doutoramento
Phd
Didática e Formação.
Universidade de Aveiro, Portugal.

2004-2007 Mestrado
Master degree
Linguística e Ensino (1 anos » years) .
Universidade de Coimbra, Portugal.

2003-2004 Licenciatura
Licentiate degree
Línguas e Literaturas Modernas - Ramo de Formação Educacional.
Universidade de Coimbra, Portugal.

1999-2003 Licenciatura
Licentiate degree
Línguas e Literaturas Modernas (variante de estudos ingleses e alemães) (4 anos » years) .
Universidade de Coimbra, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade de Aveiro
Dez/2014-Actual Estagiário Investigador

Universidade de Aveiro
Set/2015-Fev/2016 Professor Auxiliar

Universidade de Aveiro
Fev/2014-Nov/2014 Professor Auxiliar

Universidade de Aveiro
Jan/2008-Dez/2012 Outra Situação

Instituto Politécnico da Guarda
Nov/2004-Out/2007 Assistente 1º triénio





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Universidade de Aveiro
Dez/2014-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Grupo 1 - Linguagens, teorias e práticas de educação e supervisão




Universidade de Aveiro
Jan/2008-Dez/2012
Linhas de investigação»Research fields:


Linha 1 - Educação, Supervisão e Desenvolvimento






Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade de Aveiro
Set/2015-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Prática Pedagógica Supervisonada A2(Docente)
  • Seminário de Investigação Educacional A2(Docente)




Universidade de Aveiro
Fev/2014-Nov/2014
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Observação e Análise de Práticas e Contextos Educativos(Regente)
  • Prática de Ensino Supervisionada I(Docente)
  • Prática de Ensino Supervisionada II(Docente)
  • Prática Pedagógica Supervisionada A1(Docente)
  • Prática Pedagógica Supervisionada A2(Docente)
  • Seminário de Investigação Educacional A1(Docente)
  • Seminário de Investigação Educacional A2(Docente)
  • Seminário de Investigação em Didática de Línguas I(Docente)
  • Supervisão e Avaliação I(Docente)




Instituto Politécnico da Guarda
Nov/2004-Out/2007
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Língua Estrangeira I - Inglês(Docente)
  • Língua Estrangeira II - Inglês(Docente)
  • Língua Estrangeira Aplicada I - Inglês(Docente)
  • Língua Estrangeira I - Alemão(Docente)
  • Língua Estrangeira II - Alemão(Docente)
  • Prática Pedagógica(Docente)






Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)


Universidade de Aveiro
Jan/2008-Dez/2012
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Ateliers linguísticos


Jan/2008-Dez/2012
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Congressos nacionais e internacionais






Atividades de Formação Profissional (Professional education activities)


Universidade de Aveiro
Out/2010-Jan / 2011
Formação profissional»Professional education:

   - Diversidade linguística e consciência fonológica plurilingue: que possibilidade na educação pré-escolar?






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Linha 1 - Educação, Supervisão e Desenvolvimento
Objectivos»Goals: The focus of this line is on the construction of the professional knowledge of teachers and supervisors together with the development of innovative teacher education strategies aiming to foster professional and institutional development. The line is framed within the LLL paradigm, involves multiple areas of knowledge and explores socio/constructivist approaches..
Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Ciências da Educação.
Palavras-chave: comunidades; interculturalidade; pluriliteracias; desenvolvimento.
2. Grupo 1 - Linguagens, teorias e práticas de educação e supervisão




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2016-2019
EVAL-IC. Evaluation des compétences en intercompréhension: réception et interactions plurilingues
Referência do projeto»Project reference: 2016-1-FR01-KA203-024155.
ERASMUS+, Cooperation for innovation and the exchange of good practices

2015-2018
SPIRAL. School-teacher Professionalisation: Intercultural Resources and Languages
Referência do projeto»Project reference: 015-1-FR01-KA203-015134.
ERASMUS+, Cooperation for innovation and the exchange of good practices

2014-2017
Internacionalização da formação inicial de professores: uma oportunidade para educar professores globalmente competentes?-Internationalising pre-service teacher education: an opportunity to educate globally competent teachers?
Referência do projeto»Project reference: SFRH/BPD/94768/2013.

2015-2017
KOINOS. European Portfolio of Plurilingual Literacy Practices
Referência do projeto»Project reference: 2015-1-ES01-KA203-016127 .
ERASMUS +

2014-2017
EUROMEC. European Identity, Culture, Exchanges and Multilingualism (Strand 2)
Referência do projeto»Project reference: 553397-EPP-1-2014-1-BG-EPPJMO.
ERASMUS+, Jean Monnet Activities

2008-2011
Redinter - Rede Europeia de Intercompreensão-European Network of Intercomprehension
Referência do projeto»Project reference: 143339-2008-LLP-PT-KA2-KA.
Financiador(es)»Funding: Comissão Europeia.


Participação como Doutorando
Participation as Phd student
2008-2013
Educação para a diversidade e desenvolvimento fonológico na infância-Education for diversity and phonological development in pre-primary education
Referência do projeto»Project reference: FCT-SFRH/BD/38201/2007.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Alemão (Razoavelmente), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente), Inglês (Bem).
Fala
Speaking
Português (Bem), Alemão (Razoavelmente), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente), Inglês (Bem).

Reading
Português (Bem), Alemão (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente), Inglês (Bem).
Escreve
Writing
Português (Bem), Alemão (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Pouco), Inglês (Bem).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
1999 Prémio D. Guilhermina de Sousa, Escola Secundária Afonso de Albuquerque.
2012 Best Poster Award, EERA - EUROPEAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jul/2014 - Actual Research in Early Years Language Learning (REYLL) network, Membro.
Out/2013 - Actual LinguistList: International Linguistics Community Online, Membro.
Ago/2013 - Actual Red Iberoamericana de Docentes, Membro.
Jan/2008 - Actual Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, Membro.
Set/2015 - Dez/2016 EECERA - European Early Childhood Education Research Association, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Lourenço, Mónica; Mourão, Sandie. eds. 2015. Early Years Second Language Education: International Perspectives on Theories and Practice. ed. 1. Abingdon: Routledge.
2. Lourenço, Mónica; Andrade, Ana I. 2015. Educar para a diversidade e desenvolver a consciência fonológica: propostas pedagógico-didáticas para o jardim de infância. Cadernos do LALE, Série Propostas 9. ed. 1, 1 vol., ISBN: 9789727894420. Aveiro: UA Editora.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Lourenço, Mónica; Andrade, Ana I. 2015. Languages and diversity in pre-primary education: Towards a broader and integrated approach.  In Early Years Second Language Education: International Perspectives on Theories and Practice., ed. Sandie Mourão & Mónica Lourenço, 120 - 136. . Abingdon: Routledge.
2. Lourenço, Mónica. 2015. Capuchinho Vermelho e o perigo de uma só língua.  In Abordar as línguas, integrar a diversidade nos primeiros anos de escolaridade: novas propostas , ed. A.I. Andrade, F. Martins, A.R. Simões, A.S. Pinho & S. Sá, 21 - 32. ISBN: 978-972-789-445-1. Aveiro: UA Editora.
3. Lourenço, Mónica; Andrade, Ana I. 2014. "Do languages die?" Promoting awareness of language and linguistic diversity in preschool.  In Teaching Languages off the Beaten Track, ed. M.B. Paradowski, 169 - 187. . Frankfurt am Main: Peter Lang.
4. Lourenço, Mónica. 2014. Diversidade linguística e formação contínua de educadoras de infância: que possibilidades de desenvolvimento profissional?.  In A diversidade linguística nas práticas e discursos de educação e formação, ed. A.I. Andrade, M.H. Araújo e Sá, R.M. Faneca, F. Martins, A.S. Pinho & A.R. Simões, 359 - 379. . Aveiro: Universidade de Aveiro.
5. Lourenço, Mónica; Simões, Ana R; Sá, Cristina; Sá, Susana. 2011. Práticas educativas em intercompreensão: que caminhos?.  In Intercompreensão e Didática de Línguas: histórias a partir de um projeto. Cadernos do LALE. Série Reflexões., ed. Ana Sofia Pinho, Ana Isabel Andrade, 9 - 32. ISBN: 978-989-96794-9-8. Aveiro: Officina Digital, CIDTFF.
Resumo: Neste artigo, partimos de uma questão que nos pareceu ser relevante no âmbito da intercompreensão e das práticas e recursos a ela associados: “Que práticas de intercompreensão estão disponíveis, numa perspetiva didática orientada para a intercompreensão e nas suas abordagens do ensino-aprendizagem e formação?” A procura de uma resposta para esta questão levou-nos a percorrer caminhos que passaram pela análise de projetos europeus sobre esta temática, uns centrados no processo de ensino-aprendizagem e outros na formação de profissionais de Educação dedicados ao ensino de línguas. Procedemos à sua caraterização, tendo em conta aspetos como os materiais utilizados, o público-alvo, os seus objetivos, as competências que se propunham desenvolver e as boas práticas que promoviam. Estas foram também analisadas, com base em critérios relacionados com: i) o interesse dos resultados obtidos (eficácia e eficiência, coerência interna e externa, grau de satisfação e de inovação, valor acrescido e eficácia de aprendizagem); ii) a possibilidade de as adaptar a outros públicos e contextos (reprodução, acessibilidade, facilidade de organização e sustentabilidade); iii) a adesão que poderiam gerar (envolvimento, grau de satisfação dos participantes e reconhecimento institucional). Preocupámo-nos em apresentar exemplos do uso dessas boas práticas relacionados com vários níveis de ensino, desde a Educação Pré-escolar até ao Ensino Secundário. Nas nossas considerações finais, procurámos tirar da análise feita ilações que ressaltem as qualidades dos projetos analisados e revelem aspetos a explorar e/ou aprofundar por projetos futuros nesta área.


Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Lourenço, Mónica; Andrade, Ana I. 2014. "Promoting phonological awareness in pre-primary education: possibilities of the ‘awakening to languages’ approach", Language Awareness 23, 4: 308 - 318.
2. Lourenço, Mónica. 2014. "Um currículo para a diversidade: propostas para a educação da infância", Revista Iberoamericana de Educación 66, 2: 1 - 11.
3. Andrade, Ana I; Sá, Susana. 2010. "Abordagens plurais nos primeiros anos de escolaridade: Reflexões a partir de contextos de intervenção", Intercompreensão, 15: 69 - 89.
Abstract Taking into consideration the challenges facing education today, namely the need to deal with the multiple diversities ever more present within the classrooms, it is our goal in this text to reflect upon the possibilities of plural approaches, in particular of the awakening to languages approach, in the first school years. In this sense, we present two studies which show possible ways of educating young children to value and respect Others with their languages and cultures, to become aware and reflect upon language and linguistic diversity, and to understand World issues, in a serious commitment with pluralism, multiculturalism and an education for sustainable development. .
4. Lourenço, Mónica. 2008. "Does younger really equal better? Avaliação de estratégias de aprendizagem de vocabulário em inglês como LE no ensino básico", Estudos Linguísticos / Linguistic Studies, 1: 219 - 230.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Lourenço, Mónica; Andrade, Ana I; Martins, Filomena. 2015. "Discovering languages and diversity in the early years: The ‘awakening to languages’ approach in practice", Trabalho apresentado em 25th EECERA Annual Conference ‘Innovation, Experimentation and Adventure in Early Childhood’ , In 25th EECERA Annual Conference ‘Innovation, Experimentation and Adventure in Early Childhood’ (Abstract Book) , Barcelona.
2. Lourenço, Mónica; Andrade, Ana I. 2011. "A sensibilização à diversidade linguística no pré-escolar como suporte para a aprendizagem de línguas ao longo da vida", Trabalho apresentado em XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, In Livro de Atas do XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Guarda.
O presente texto pretende dar conta de um estudo que visa reflectir sobre as potencialidades de actividades de sensibilização à diversidade linguística no desenvolvimento de uma consciência fonológica de cariz plurilingue junto de crianças do ensino pré-escolar. Consideramos que este tipo de actividades pode contribuir para o desenvolvimento de capacidades de ordem metalinguística e metafonológica, bem como de atitudes positivas face à diversidade, desde cedo, funcionando, assim, como um suporte para uma aprendizagem de línguas ao longo da vida e como um alicerce para o diálogo intercultural.

3. Lourenço, Mónica; Andrade, Ana I. 2008. "From the sounds of languages to the development of a plurilingual phonological awareness: An exploratory study with young children.", Trabalho apresentado em 2008, European Year of Intercultural Dialogue: Discussing with Languages-Cultures, In Proceedings from the International Conference "2008, European Year of Intercultural Dialogue: Discussing with Languages-Cultures" , Tessalónica.
Résumé Dans les dernières années, face à la diversité linguistique et culturelle des sociétés actuelles, des chercheurs de différents pays ont expérimenté des activités d’éveil aux langues dans les premières années de scolarité, tout en défendant l’importance de ces mêmes activités sur les capacités métalinguistiques des enfants, ainsi que sur leurs attitudes envers différentes langues, cultures et sujets (Armand, Maraillet et Beck 2003, Candelier et al. 2004). Nous présentons ici les résultats d’un atelier réalisé avec 138 enfants portugais (entre 3 et 8 ans) du préscolaire et de l’école primaire qui ont communiqué avec des chansons en différentes langues, dans des activités de découverte de nouveaux sons et de nouveaux paysages linguistiques. Au-delà du développement des attitudes positives envers la diversité linguistique et culturelle et l’apprentissage des langues en général, les objectifs de l’atelier étaient surtout de développer la conscience phonologique, entendue comme partie de la compétence plurilingue et pluriculturelle (Coste, Moore et Zarate 1997). Nous discuterons ici les résultats de cette étude, dans le sens d’approfondir le rôle de la diversité linguistique dans le développement d’une ‘conscience phonologique plurilingue’, ainsi que dans le sens d’identifier des activités à mettre en place avec des enfants de cet âge.

4. Lourenço, Mónica; Andrade, Ana I. 2009. "Éveil au langage et à l'écrit dans le préscolaire: un atout pour l'apprentissage des langues tout au long de la vie?", Trabalho apresentado em Colloque Acedle 2009 «Les langues tout au long de la vie» , In Actes du Colloque Acedle 2009 «Les langues tout au long de la vie», Lille.
Résumé Nous avons comme objectif, dans le cadre de ce texte, de présenter une étude visant à comprendre l’impact d'activités d’éveil aux langues, centrées sur le contact avec différents systèmes d'écriture, sur le développement d'une conscience phonologique plurilingue des enfants du préscolaire. De notre point de vue, le développement de capacités d'ordre métalinguistique et métaphonologique dès le plus jeune âge peut devenir un avantage pour un apprentissage réussi des langues tout au long de la vie.

5. Lourenço, Mónica. 2007. "Uma abordagem alternativa ao ensino do reported speech: Who reports what, to whom, when and where?", Trabalho apresentado em VIII Encontro da Aprolínguas , In Aprender ensinando: dinâmicas metodológicas no ensino aprendizagem de línguas estrangeiras. Atas do VIII Encontro da Aprolínguas , Guarda.
A actual metodologia de ensino do discurso indirecto (DI) nas aulas de inglês como língua estrangeira tem como base a aprendizagem de regras e a sua aplicação automática a exercícios descontextualizados. Atendendo à natureza limitada, falível e pouco motivadora desta metodologia, propomos uma abordagem alternativa que desafie os alunos a reflectir sobre a mecânica da língua situada no seu contexto real. Esta abordagem caracteriza-se pela progressão de conteúdos e tem como suporte teórico estudos recentes relativos à deixis e à categoria tempo. Estes estudos, que corroboram a centralidade das coordenadas enunciativas no relato do discurso, permitem aos alunos compreender as modificações necessárias na passagem de frases do discurso directo (DD) para o discurso indirecto. A aplicação prática desta abordagem tem lugar numa oficina gramatical na qual são os próprios alunos os agentes da sua aprendizagem. .
6. Lourenço, Mónica. 2007. "A memória humana e a aprendizagem de vocabulário: contributos da memória fonológica de curto prazo e do conhecimento lexical prévio", Trabalho apresentado em XXIII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, In Textos Selecionados do XXIII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, Évora.
A memória humana é uma função cognitiva complexa cujo papel é armazenar, manipular e recuperar informação. Através dela, somos capazes de levar a cabo tarefas aparentemente simples como memorizar temporariamente um número de telefone para o digitar ou actividades bem mais complicadas como multiplicar parcelas de três dígitos sem recorrer a papel, lápis ou máquina de calcular. Nela se inscrevem ainda as nossas mestrias, o nosso conhecimento do mundo, as nossas recordações e experiências. Desta forma, a memória assume-se como uma parte importante na construção da identidade pessoal. Tendo em conta o papel central que a memória ocupa na vida humana, vários investigadores têm procurado compreender melhor a sua função nos processos de aprendizagem. Nas últimas décadas, foram levados a cabo vários estudos no âmbito da aprendizagem de vocabulário que sugerem que a memória fonológica de curto prazo (MFCP) e o conhecimento lexical prévio se apresentam como factores relevantes na aprendizagem de novas palavras, quer na língua materna (L1), quer na língua estrangeira (LE). De acordo com estes estudos, a estabilidade e adequação das representações fonológicas temporárias criadas para uma palavra, bem como a qualidade das representações lexicais e fonológicas de outras palavras presentes na memória de longo prazo (MPL) seriam determinantes para uma memorização de vocabulário eficaz. Contudo, cada um destes factores assumiria uma preponderância diferenciada consoante a idade dos indivíduos. Atendendo a estes estudos e ao actual contexto de antecipação formal do ensino do inglês em Portugal, procurámos, no presente trabalho, avaliar a influência da memória humana na aprendizagem de vocabulário, comparando o papel da MFCP e do conhecimento lexical prévio na aprendizagem de palavras inglesas por crianças com idades diferenciadas.


Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Lourenço, Mónica; Andrade, Ana I; Sá, Susana. 2012. "Diversidade linguística e formação contínua de educadores de infância: que possibilidades de desenvolvimento profissional?", Trabalho apresentado em 4.º Congresso Edilic: Sensibilização à diversidade linguística e didáticas , In Livro de resumos do 4.º Congresso Edilic: Sensibilização à diversidade linguística e didáticas, Aveiro.
A diversidade das sociedades hodiernas e a complexidade que este fenómeno acresce aos processos educativos reclamam, da parte dos educadores e professores, uma intervenção pedagógica que lhes permita gerir e conviver com a alteridade (Leite, 2002). Essa intervenção passa necessariamente por uma renovação de práticas que, por um lado, sejam adequadas à heterogeneidade da sala de aula e, por outro lado, favoreçam processos de aprendizagem que preparem as crianças para compreender e transformar um mundo marcado pela diversidade. Parece, assim, ser cada vez mais premente formar educadores e professores para educarem para a diversidade e na diversidade e para se assumirem como arquitetos e investigadores que refletem sobre o seu trabalho e gerem o currículo de forma diferenciada e contextualizada. Nesta linha, a partir de uma ação de formação (25 horas) frequentada por educadoras de infância, implicando experimentação e análise de práticas de educação para a diversidade, pretende-se, nesta intervenção, refletir sobre as possibilidades de desenvolvimento profissional identificadas pelas formandas. Para tal, analisam-se respostas a inquéritos por questionário e reflexões escritas recolhidas junto de 19 formandas que frequentaram a ação “Diversidade linguística e consciência fonológica plurilingue: que possibilidades na educação pré-escolar?”, identificando níveis de reflexão a que as formandas chegaram quando a temática é objeto do seu discurso. Os resultados evidenciam que as formandas descobrem a pertinência da educação para a diversidade linguística; contudo, esta abordagem continua a não ser uma prioridade nos seus discursos educativos, por razões de caráter curricular, surgindo outros aspetos como mais importantes a trabalhar nas suas práticas educativas; e por razões de caráter profissional, nomeadamente, quando se sentem pouco preparadas para uma maior responsabilização pelas decisões curriculares. Trata-se não apenas de contempl.
2. Lourenço, Mónica; Andrade, Ana I. 2010. ""Do languages die?" Raising awareness of language and linguistic diversity in preschool", Trabalho apresentado em LTIME 2010, In Language Teaching in Increasingly Multilingual Environments: From Research to Practice (Book of Abstracts) , Varsóvia.
In recent decades, as a result of globalization, technological advances and migration processes, societies have become increasingly multilingual and multicultural. Diverse people, sharing different languages and cultures are now closer to each other andseemingly more aware of their differences and inequalities (Wolton, 2003; Giddens, 2005). Despite the seemingly increasing linguistic diversification of our societies and schools, the world’s language diversity is at risk, which makes for a great loss of human knowledge and experience (Skutnabb-Kangas, 2002). Hence the need to include pluralistic approaches in the curricula from a very young age, allowing children to explore and value linguistic diversity, and build on a plurilingual and pluricultural competence that will prepare them to interact in plural societies (Coste et al., 1997; Candelier et al., 2007; Hawkins, 1987). Bearing this context in mind, it is our aim with this communication to present the results of a plurilingual workshop entitled “Do languages die?”, carried out with a group of 22 Portuguese preschool children. In this workshop, included in a larger research project, children listened to songs in endangered languages, compared current and old writing systems, created and invented writing system for the language N|U, learned the names for some endangered animals in Kunama, Inuktitut and Cherokee and performed syllabic and phonemic suppression tasks. Data were gathered via video recordings of the workshop and phonological awareness tests applied to the children and to a control group. We discuss our findings in the sense of attaining a more comprehensive understanding of the role of linguistic diversity in the development of children’s awareness of language both at micro and macro levels, i.e., as an object of study to be analysed and manipulated in its larger and smaller units, and as a vulnerable part of humanity’s cultural heritage to be preserved. .

3. Lourenço, Mónica; Sá, Susana; Andrade, Ana I. 2010. "Awakening to languages in the first school years: Listening to the teachers' voices", Trabalho apresentado em 3e Congrès Internationale Edilic – Éveil aux langues, approches plurielles: De la formation des enseignants aux pratiques de classe, In 3e Congrès Internationale Edilic – Éveil aux langues, approches plurielles: De la formation des enseignants aux pratiques de classe (Présentation et résumés) , Lausanne.
Early foreign language learning has become an integral part of the first years’curriculum in numerous education systems. Nevertheless, this development seems to be restricted to the teaching of one foreign language, usually a mainstream one. Given that today’s classrooms are becoming increasingly multilingual and multicultural, formal education can no longer aim at meeting the needs of a non-existing homogeneous group of monolingual students. In this sense, it is important to awake to diversity, by implementing plural approaches which may promote attitudes of curiosity and valorization of differences, as well as enhance children’s plurilingual and pluricultural skills. In order to put these new approaches into practice, it is important to educate teachers for the need to value and develop diversified linguistic communicative repertoires, by (re)constructing professional knowledge. Bearing this context in mind, we aim at presenting two awakening to languages projects, entitled “A journey through the world of languages and sounds” and “From my World I can see the Other”, which show possible ways of educating preschool and primary school children to reflect upon language and linguistic diversity, and to understand World issues, in a serious commitment with pluralism and an education for sustainable development. Based upon interviews carried out before and after the activities, we analyse these projects from the perspective of the classroom teachers. In particular, we take a closer look at their reactions towards the activities, the projects’ learning outcomes, the feasibility of the approach and its inclusion in the first years’ curriculum. The results gathered allow us to gain a better understanding of the possibilities of this approach in what concerns the teachers’ professional development and their predisposition to awakening to languages in their classrooms.

4. Lourenço, Mónica; Andrade, Ana I; Martins, Filomena; Sá, Susana. 2009. "Awakening to languages in the early years: From practice to reflection", Trabalho apresentado em Language Policy and Language Learning: New Paradigms and New Challenges , In Language Policy and Language Learning: New Paradigms and New Challenges – Book of Abstracts , Limerick.
5. Lourenço, Mónica. 2008. "Does younger really equal better in EFL vocabulary learning? ", Trabalho apresentado em 15th World Congress of Applied Linguistics, In Multilingualism: Challenges and Opportunities – Abstracts from the 15th World Congress of Applied Linguistics , Essen.
SUMMARY Vocabulary learning ability for aurally taught nonwords was studied in third and fifth-grade children learning EFL (English as a Foreign Language) in a beginning year. Home literacy, phonological memory and vocabulary knowledge were evaluated as predictor factors in the learning of new phonological sequences. Results showed that fifth-grade children, who demonstrated higher vocabulary knowledge, could recall more nonwords. .

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Lourenço, Mónica. 02 nov. 2016. "Muito mais do que «bons» alunos…. ou as possibilidades de uma educação (para a cidadania) global" Jornal UA Online, sp - sp.
2. Lourenço, Mónica. 14 nov. 2015. "Três mitos sobre a aprendizagem de línguas na infância que pais (e professores) deveriam conhecer" Diário de Aveiro, 10 - 10.
3. Lourenço, Mónica. 06 nov. 2015. "Três mitos sobre a aprendizagem de línguas na infância que pais (e professores) deveriam conhecer" Jornal UA Online, sp - sp.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Lourenço, Mónica; Andrade, Ana I; Martins, Filomena. 2017. "Formar para a diversidade linguística e cultural na educação infantil: possibilidades de construção de conhecimento profissional". Sem local: Sem publicadora definida.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Lourenço, Mónica. Como educar num/para um mundo global? Dos conceitos às práticas,III Jornadas do LALE, «Educação plurilingue e intercultural: percursos e possibilidades em contexto educativo português. Desenvolvimento de práticas de literacia plurilingue,Aveiro,2016 (Comunicação).
2. Lourenço, Mónica. Na minha sala cabe o mundo inteiro!” Conceitos e práticas de uma educação global,Vila Nova de Gaia,2016 (Comunicação).
3. Lourenço, Mónica. Educar num/para um mundo global… dos conceitos às práticas,Unidade curricular Pluralidade Linguística e Educação,Aveiro,2016 (Seminário).
4. Lourenço, Mónica; Pinto, Susana; Moreira, Gillian. I@H: concept, relevance and development in Higher Education,#europehome Entrepreneurship skill teaching and training programme ,Riga,2016 (Seminário).
5. Lourenço, Mónica. Educação global: contextos, conceitos e práticas,Unidade Curricular de Educação para a Sustentabilidade ,Aveiro,2016 (Seminário).
6. Lourenço, Mónica. Revisão da literatura e enquadramento teórico: percurso(s) de um projeto de doutoramento,Unidade curricular Seminário de Orientação Educacional,Aveiro,2016 (Seminário).
7. Lourenço, Mónica; Pinto, Susana; Lopes, Betina. Educar e formar para um/num mundo global: desafios para as instituições de ensino superior,UnderInvestigation: Psicologia & Educação@UA,Aveiro,2016 (Comunicação).
8. Lourenço, Mónica; Andrade, Ana I. Possibilities and constraints for an integrated and sustainable internationalisation approach: a case study in a Portuguese Higher Education institution,ECER - Leading Education: The Distinct Contributions of Educational Research and Researchers,Dublin,2016 (Comunicação).
9. Lourenço, Mónica; Andrade, Ana I; Byram, Michael. Stakeholders’ voices on internationalization at the University of Aveiro,Research Day ,Aveiro,2016 (Poster).
10. Lourenço, Mónica. (Olhares sobre) políticas e práticas de internacionalização na Universidade de Aveiro: O caso do Departamento de Educação e Psicologia,Seminários Científicos do LALE,Aveiro,2016 (Seminário).
11. Lourenço, Mónica; Simões, Ana R. La lectura multisemiòtica i intercomprensió de textos: propostes d'activitats per treballar amb els alumnes,Seminario de formación de profesionales de la educación: Plurilingüismo i convivencia,Barcelona,2016 (Seminário).
12. Lourenço, Mónica. I@H: noção, relevância e desenvolvimento no Ensino Superior,I@H: promovendo a internacionalização na sala de aula.,Aveiro,2016 (Seminário).
13. Lourenço, Mónica. Repensar a formação de professores… rumo a uma educação global na aula de línguas,I Jornadas Nacionais de Professores de Línguas «Leituras cruzadas para o futuro: movimentos, correntes e diversidades linguísticas e culturais. Construindo pontes para o Entendimento Global»,Braga,2016 (Comunicação).
14. Lourenço, Mónica. Educação global: contextos, conceitos e práticas,Unidade Curricular de Educação para a Sustentabilidade ,Aveiro,2015 (Seminário).
15. Lourenço, Mónica; Pinho, Ana S. Abordagens plurais nos primeiros anos de escolaridade: contributos para o desenvolvimento da linguagem,Sessões de trabalho do grupo Anagrama,Lisboa ,2015 (Seminário).
16. Lourenço, Mónica; Andrade, Ana I; Martins, Filomena. Discovering languages and diversity in the early years: The ‘awakening to languages’ approach in practice,25th International EECERA Conference: Innovation, Experimentation and Adventure in Early Childhood,Barcelona,2015 (Comunicação).
17. Lourenço, Mónica. Explorar a língua inglesa (e as outras línguas) no 1.º CEB: potencialidades linguísticas e culturais,Curso de Complemento de Formação Superior em Ensino de Inglês no 1.º CEB,Lisboa,2015 (Seminário).
18. Lourenço, Mónica. Propostas pedagógico-didáticas para a intercompreensão e para a sensibilização à diversidade linguística e cultural: revisitando os Cadernos do LALE,II Jornadas do LALE,Aveiro,2015 (Outra).
19. Lourenço, Mónica. Explorar a língua inglesa (e as outras línguas) na infância: potencialidades linguísticas e (inter)culturais,Curso de Complemento de Formação Superior em Ensino de Inglês no 1.º CEB,Lisboa,2015 (Seminário).
20. Lourenço, Mónica. Plurilingual education in the early years: an opportunity for teacher professional development,Language Learning 2-6: International perspectives on early years plurilingualism,Nicosia,2014 (Comunicação).
21. Lourenço, Mónica; Andrade, Ana I. Education for diversity and phonological development in pre-primary education,Research Day 2013,Aveiro,2013 (Poster).
22. Lourenço, Mónica. Educação para a diversidade e desenvolvimento fonológico na infância,Jornadas do LALE "Educação plurilingue e intercultural: percursos e possibilidades em contexto educativo português",Universidade de Aveiro,2013 (Comunicação).
23. Lourenço, Mónica; Andrade, Ana I. Educating through and for diversity in the early years: Possibilities of the awakening to languages approach,ECER 2012, The Need for Educational Research to Champion Freedom, Education and Development for All,Cádiz,2012 (Comunicação).
24. Lourenço, Mónica; Andrade, Ana I; Sá, Susana. Diversidade linguística e formação contínua de educadores de infância: que possibilidades de desenvolvimento profissional?,4º Congresso Internacional Edilic "Sensibilização à diversidade linguística e didáticas: Investigação, práticas educativas e de formação,Aveiro,2012 (Comunicação).
25. Lourenço, Mónica; Andrade, Ana I. A sensibilização à diversidade linguística no pré-escolar como suporte para a aprendizagem de línguas ao longo da vida,XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação,Guarda,2011 (Comunicação).
26. Lourenço, Mónica; Simões, Ana R; Sá, Cristina; Sá, Susana. Práticas educativas em intercompreensão: que caminhos?,Colóquio "Histórias em Intercompreensão",Aveiro,2011 (Comunicação).
27. Lourenço, Mónica; Simões, Ana R; Sá, Susana. Intercompreensão: que possibilidades em contexto escolar?,Colóquio "Histórias em Intercompreensão",Aveiro,2011 (Outra).
28. Lourenço, Mónica. Educação plurilingue no pré escolar: que potencialidades?,Onde nos levam as línguas?,Coimbra,2011 (Conferência ou palestra).
29. Lourenço, Mónica; Andrade, Ana I. 'Do languages die?' Raising awareness of language and linguistic diversity in preschool,Language Teaching in Increasingly Multilingual Environments: From Research to Practice,Varsóvia,2010 (Comunicação).
30. Lourenço, Mónica; Andrade, Ana I. Sensibilização à diversidade linguística e consciência fonológica plurilingue: formando 'exploradores linguísticos' no pré-escolar,1º Encontro de Pós-Graduação em Linguística,Coimbra,2010 (Comunicação).
31. Lourenço, Mónica; Andrade, Ana I; Sá, Susana. Awakening to languages in the first school years: Listening to the teachers' voices,3rd Congress of the International Association Edilic "Awakening to languages, pluralistic approaches: From teacher training to classroom practice",Lausanne,2010 (Comunicação).
32. Lourenço, Mónica; Andrade, Ana I; Martins, Filomena; Sá, Susana. Awakening to languages in the early years: From practice to reflection,Language Policy and Language Learning: New Paradigms and New Challenges,Limerick,2009 (Simpósio).
33. Lourenço, Mónica; Andrade, Ana I. Éveil au langage et à l'écrit dans le préscolaire: un atout pour l'apprentissage des langues tout au long de la vie,Colloque International Acedle "Recherches en didactique des langues – Les langues tout au long de la vie",Lille,2009 (Comunicação).
34. Lourenço, Mónica; Andrade, Ana I. From the sounds of languages to the development of a plurilingual phonological awareness: An experimental study with young children,2008, Année européenne du dialogue interculturel: communiquer avec les langues cultures,Tessalónica,2008 (Poster).
35. Lourenço, Mónica. Does younger really equal better in EFL vocabulary learning?,15th World Congress of Applied Linguistics,Essen,2008 (Comunicação).
36. Lourenço, Mónica. Does younger really equal better? Avaliação de estratégias de aprendizagem de vocabulário em inglês como LE no ensino básico,II Fórum de Partilha Linguística,Lisboa,2007 (Comunicação).
37. Lourenço, Mónica. A memória humana e a aprendizagem de vocabulário: contributos da memória fonológica de curto prazo e do conhecimento lexical prévio,XXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística ,Évora,2007 (Comunicação).
38. Lourenço, Mónica. Who reports what, to whom, when and where? Uma abordagem alternativa ao ensino do reported speech,VIII Encontro da Aprolíngu@s,Guarda,2007 (Comunicação).
39. Lourenço, Mónica. Aprender vocabulário numa LE: Quanto mais cedo melhor?,II Congresso sobre Aquisição da Linguagem,Guarda,2007 (Comunicação).
40. Lourenço, Mónica. Estudo comparativo sobre o papel da memória fonológica e de mecanismos implícitos na aprendizagem de vocabulário numa Língua Estrangeira,Congresso sobre Aquisição da Linguagem,Guarda,2005 (Comunicação).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Lourenço, Mónica; Moreira, Maria A. Aprendizagem do Inglês e Sucesso Académico, 2016 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade Católica de Braga, Projeto InovarE: Projeto Integrado de Formação e Avaliação Profissional .
Duração: 18 horas. Local: Instituto Nun’Álvres (Colégio das Caldinhas) , Cidade: Santo Tirso, Tipo de participação: Docente.
2. Lourenço, Mónica. Aprendizagem do Inglês e Sucesso Académico, 2016 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade Católica de Braga, Projeto InovarE: Projeto Integrado de Formação e Avaliação Profissional .
Duração: 18 horas. Local: Colégio da Imaculada Conceição , Cidade: Coimbra, Tipo de participação: Docente.
3. Lourenço, Mónica. Observar as práticas docentes: fundamentos e metodologia, 2014 (Extensão), promovido por Centro de Formação Intermunicipal Adolfo Portela.
Duração: 4 horas. Local: Escola Secundária Adolfo Portela, Cidade: Águeda, Tipo de participação: Docente.
4. Lourenço, Mónica; Sá, Cristina. Consciência fonológica: alguns conceitos, princípios e exemplos práticos, 2014 (Extensão), promovido por LALE/LEIP.
Duração: 3 horas. Local: Escola Secundária Homem Cristo, Cidade: Aveiro, Tipo de participação: Docente.
5. Lourenço, Mónica. Língua Inglesa - Documentação Administrativa, 2013 (Extensão), promovido por Fundação Beatriz Santos.
Duração: 50 horas. Local: Centro de Soldiariedade Social da Adémia, Cidade: Coimbra, Tipo de participação: Docente.
6. Lourenço, Mónica; Andrade, Ana I; Sá, Susana. Diversidade linguística e consciência fonológica plurilingue: que possibilidade na educação pré-escolar?, 2010 (Extensão), promovido por Unidade Integrada de Formação Continuada .
Duração: 25 horas. Local: Universidade de Aveiro, Cidade: Aveiro, Tipo de participação: Docente.

Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico
Didactic and pedagogic material development
1. Costa, Ana M; Costa, Ana R; Espinha, Ângela; Lourenço, Mónica; Mourão, Sandie; Pinho, Ana S; Sá, Susana; Simões, Ana R. Kit Pedagógico PETIz – Caderno de Atividades e Guia de Exploração do Professor (1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos do 1.º CEB).,2011. 

Organização de evento
Event organization
1. Lourenço, Mónica. 14º Congresso Internacional IALIC «Linguistic resources and intercultural (communicative) competence: bridging a theoretical and empirical gap»,2014 (Congresso / Organização).
2. Lourenço, Mónica. 4º Congresso Internacional Edilic "Sensibilização à diversidade linguística e didáticas: Investigação, práticas educativas e de formação",2012 (Congresso / Organização).
3. Lourenço, Mónica. 1º Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (ENJIE),2010 (Encontro / Organização).
4. Lourenço, Mónica. Colóquio Da Investigação à Prática: interações e debates,2008 (Outro / Organização).



Curso de curta duração
Short duration course
1. Lourenço, Mónica. Internationalization at Home,2015 (Extensão e Divulgação Científica).
2. Lourenço, Mónica. Globalizing Higher Education and Research for the ‘Knowledge Economy’,2014 (Extensão e Divulgação Científica).
3. Lourenço, Mónica. Inspiring Leadership through Emotional Intelligence,2013 (Extensão e Divulgação Científica).
4. Lourenço, Mónica. Programa Intensivo Erasmus FORMICA 2012 (FORMation à l’Intercompréhension Appliquée),2012 (Extensão e Divulgação Científica).
O curso de 75 horas foi creditado com 3 ECTS.
5. Lourenço, Mónica. Summer School on Academic Writing,2012 (Extensão e Divulgação Científica).
6. Lourenço, Mónica. Análise Qualitativa com Apoio do Software WebQDA,2012 (Extensão e Divulgação Científica).
7. Lourenço, Mónica. Programa de Promoção do Desenvolvimento da Consciência Fonológica,2011 (Extensão e Divulgação Científica).
8. Lourenço, Mónica. Seminário de Sócio-semiótica da Comunicação Visual e Multisemiótica ,2005 (Extensão e Divulgação Científica).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Em curso
Ongoing
1. Yolanda Célia Vilanculo Ucama, Experiências de educação pré-escolar em Moçambique – uma análise à luz do Programa Educativo para as crianças do 1.º ao 5.º anos, 2017. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade de Aveiro (Co-orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Tânia Vanessa Serrano Dias , Educação para a paz no jardim de infância: uma educação livre de conflitos, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino no 1.º CEB) - Universidade de Aveiro (Orientador).
2. Mara Soraia Carinha da Silva, Primeiros passos rumo a uma educação intercultural e para o desenvolvimento sustentável no jardim de infância, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino no 1.º CEB) - Universidade de Aveiro (Orientador).
3. Juliana Rebelo Dias, Desenvolver a consciência fonológica através da diversidade linguística no pré escolar, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino no 1.º CEB) - Universidade de Aveiro (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Mónica Cristina Almeida Correia , Direitos humanos no jardim de infância: o direito de ser diferente, 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino no 1.º CEB) - Universidade de Aveiro (Orientador).


Orientação de outra natureza
Other orientation
Concluídas
Completed
1. Adriana Pereira Nolasco, Relatório do Estágio Curricular em Inglês, 2007. Instituto Politécnico da Guarda (Orientador).
2. Vera Mónica Costa, Relatório do Estágio Curricular em Inglês, 2007. Instituto Politécnico da Guarda (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Mestrado
Master degree
1. Lourenço, Mónica; Pinho, Ana Sofia; Gabriela Portugal. Participação no júri de Gisela Alves dos Santos Silva. Educar para a cidadania e desenvolver a comunicação no pré-escolar: papel do educador, 2015.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino no 1.º CEB) - Universidade de Aveiro.


Provas Públicas Equivalente ao Doutoramento
Phd equivalent public evaluation
1. Lourenço, Mónica. Participação no júri de Marjan Massood. Fostering metacognitive awareness in autonomous university studies, 2016. Tese (Doctoral Studies in Education Science) - Mykolas Romeris University.


Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Lourenço, Mónica. Revista Portuguesa de Educação, desde 2016/02/02, Função ou tipo de participação: Conselho científico, Editora: Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho .
2. Lourenço, Mónica. Indagatio Didactica , desde 2015/08/28, Função ou tipo de participação: Conselho científico, Editora: Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” (CIDTFF).







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
26

Livros e capítulos
Books and book chapters
7
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
2
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
5
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
4
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
4
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
11
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
6
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
5
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
3
Jornais de notícias
Newspapers
3
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
1

Total
Produção técnica
Technical production
51

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
51

Total
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production
8


Total
Dados complementares
(Additional data)
10

Orientações
Orientations
7
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
1
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
2


Visualizações do curriculum [ 2690 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 04-06-2020 às 02:42:01
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Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
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