Curriculum Vitae

Ana Lúcia Alvito dos Santos Furtado de Castro

Data da última atualização »Last update : 27/11/2018


Ana Castro concluiu o Doutoramento em Linguística pela Universidade Nova de Lisboa e Université Paris 8 (programa em cotutela) em 2006 e um Pós-Doutoramento em 2009 na Universidade Nova de Lisboa e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (ambos com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal). É Professora Coordenadora na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal desde 2013 e Investigadora do Grupo LiFE (Linguística Formal e Experimental) no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa. Foi Visiting Student no Massachussetts Institute of Technology e na Université Paris 8, e Visiting Scholar na Stanford University e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Durante 2007 e 2009 foi Affiliated Lecturer na University of Cambridge. Publicou 3 artigos em revistas especializadas e 11 trabalhos em atas de eventos, possui 4 capítulos de livros e 2 livros publicados. Possui 1 produto registado e outros 30 itens de produção técnica. Orientou 9 dissertações de mestrado concluídas (uma em co-orientação), e 24 trabalhos de conclusão de curso de licenciatura na área da Terapia da Fala. Entre 1996 e 2015 participou em 10 projetos de investigação (a maioria com financiamento autónomo), sendo coordenadora de 2. Atualmente participa em 3 projetos de investigação. Nas suas atividades profissionais interagiu com 40 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0289105053579963


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Ana Lúcia Alvito dos Santos Furtado de Castro
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Castro, Ana
Categoria profissional
Position
Professor Coordenador
Endereço profissional
Professional address
Instituto Politécnico de Setúbal
Escola Superior de Saúde
Departamento de Ciências da Comunicação e Linguagem
Campus do IPS - Estefanilha Edifício da ESCE/ESS
Setúbal
2914-503 Setúbal
Portugal
Correio electrónico: ana.castro@ess.ips.pt
Homepage: http://fabricadesites.fcsh.unl.pt/clunl/equipa/castro-ana/
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2000-2006 Doutoramento
Phd
Linguística (5 anos » years) .
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

1993-1997 Licenciatura
Licentiate degree
Línguas e Literaturas Modernas - Estudos Portugueses (4 anos » years) .
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2006-2009 Pós-Doutoramento
Postdoctorate
5 anos » years. Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

2008-2008 Curso de curta duração
Short course
TechPreneur - Entrepreneurship Training.
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

2000-2002 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Ciências da Linguagem e da Comunicação.
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

1997-1998 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Ramo de Formação Educacional (Português e Latim).
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Instituto Politécnico de Setúbal
Dez/2013-Actual Professor Coordenador
Jan/2012-Dez/2013 Professor Adjunto
Dez/2008-Dez/2011 Professor Adjunto
Set/2007-Dez/2008 Professor Adjunto
Set/2006-Ago/2007 Professor Adjunto
Set/2005-Mar/2006 Professor Adjunto
Set/2004-Mar/2005 Professor Adjunto

Universidade Nova de Lisboa
Jun/2006-Ago/2009 Investigador Principal
Set/2000-Mai/2006 Estagiário Investigador
Jul/1996-Ago/2000 Assistente de Investigação

University of Cambridge
Set/2007-Jun/2009 Professor Auxiliar

Egas Moniz, Cooperativa de Ensino Superior, CRL
Mar/2007-Ago/2007 Professor Adjunto

The Butler-Hill Group / Microsoft Natural Language Processing Group
Ago/2005-Jun/2007 Técnico Superior 1ª Classe

Universidade Nova de Lisboa
Jan/2000-Mar/2000 Assistente





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Instituto Politécnico de Setúbal
Set/2015-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Marcadores Clínicos de Perturbação da Linguagem na Criança (MarCliPL)






Atividades de Ensino (Teaching activities)
Instituto Politécnico de Setúbal
Set/2017-Actual
Curso»Academic program: Terapia da Fala

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem I(Regente)
  • Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem II(Regente)
  • Introdução à Linguística, Fonética e Fonologia(Regente)
  • Introdução à Terapia da Fala(Docente)
  • Léxico, Semântica, Morfologia, Sintaxe e Pragmática(Regente)
  • Psicolinguística e Linguística Clínica(Regente)
  • Projeto de Intervenção Comunitária(Docente)
  • Educação para a Prática V(Docente)
  • Projeto de Investigação em Terapia da Fala(Docente)


Set/2016-Jul/2017
Curso»Academic program: Terapia da Fala

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Experiência e Técnicas I(Docente)
  • Experiência e Técnicas II(Docente)
  • Experiência e Técnicas III(Docente)
  • Experiência e Técnicas V(Docente)
  • Experiência e Técnicas IX(Docente)
  • Ciências da Fala e da Linguagem I(Regente)
  • Ciências da Fala e da Linguagem II(Regente)
  • Ciências da Fala e da Linguagem III(Regente)
  • Ciências da Fala e da Linguagem IV(Regente)
  • Trabalho de Projeto(Regente)
  • Tema Aprofundado(Regente)


Set/2014-Jul/2015
Curso»Academic program: Terapia da Fala

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Metodologias de Investigação I(Docente)
  • Metodologias de Investigação II(Docente)
  • Experiência e Técnicas II(Docente)
  • Ciências da Fala e da Linguagem I(Regente)
  • Ciências da Fala e da Linguagem II(Regente)
  • Ciências da Fala e da Linguagem III(Regente)
  • Ciências da Fala e da Linguagem IV(Regente)
  • Trabalho de Projeto(Docente)
  • Tema Aprofundado(Docente)




University of Cambridge
Set/2007-Jun/2009
Curso»Academic program: Portuguese Studies

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Introduction to the Structure and Varieties of Modern Portuguese(Regente)




Egas Moniz, Cooperativa de Ensino Superior, CRL
Mar/2007-Jul/2007
Curso»Academic program: Terapia da Fala

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Fonética Clínica(Regente)






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Instituto Politécnico de Setúbal
Abr/2018-Actual Escola Superior de Saúde
Membro do Conselho de Representantes


Mai/2014-Actual Escola Superior de Saúde
Membro do Conselho Técnico-Científico


Mai/2014-Abr/2018 Escola Superior de Saúde
Membro do Conselho de Representantes


Mai/2010-Mai/2014 Escola Superior de Saúde
Membro do Conselho Técnico-Científico


Mai/2010-Mai/2014 Escola Superior de Saúde
Membro do Conselho de Representantes






Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Instituto Politécnico de Setúbal
Jan/2017-Actual Departamento de Ciências da Comunicação e Linguagem,Escola Superior de Saúde
- Coordenadora


Set/2014-Mai/2015 Departamento de Ciências da Comunicação e Linguagem,Escola Superior de Saúde
- Coordenadora


Set/2011-Nov/2013 Departamento de Ciências da Comunicação e Linguagem,Escola Superior de Saúde
- Coordenadora


Jun/2011-2013 Escola Superior de Saúde
- Coordenadora do Núcleo de Formação Pós-graduada (NPG) da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Ciências da Saúde (UIDCS)






Atividades de Serviços técnicos especializados (Specialized technical services activities)


Instituto Politécnico de Setúbal
Nov/2010-Nov/2010 Escola Superior de Saúde
Serviço realizado»Executed service:

Missão de consultoria e formação para técnicos de saúde, NEWS - New Skills for Care Workers in Learning Disability Settings, financiado por Lifelong Learning Programme Leonardo da Vinci, Târgu Mure¿, Roménia






Atividades de Formação Profissional (Professional education activities)


Instituto Politécnico de Setúbal
Dez/2014-Jan / 2015 Escola Superior de Saúde
Formação profissional»Professional education:

   - Perturbações do desenvolvimento da linguagem em idade escolar, ação de formação para docentes, Agrupamento de Escolas de Bucelas






Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)


Instituto Politécnico de Setúbal
Fev/2017-Mar/2017 Escola Superior de Saúde
Atividade realizada»Activity:

Missão de Ensino (Erasmus+), Université de Tours, França


Mai/2015-Mai/2015 Escola Superior de Saúde
Atividade realizada»Activity:

Missão de Ensino (Erasmus+), Université de Tours, França


Nov/2014-Dez/2014 Escola Superior de Saúde
Atividade realizada»Activity:

Visiting Scholar, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Programa de Mobilidade Santander Universidades


Jan/2013-Fev/2013 Escola Superior de Saúde
Atividade realizada»Activity:

Visiting Scholar, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Programa de Mobilidade Santander Universidades


Set/2009-Jul/2012 Escola Superior de Saúde
Atividade realizada»Activity:

Dinamizadora do Poliempreende, concurso de projetos de vocação empresarial (6ª, 7ª, 8ª e 9ª edições)


Mai/2011-Mai/2011 Escola Superior de Saúde
Atividade realizada»Activity:

Missão de Ensino (Erasmus), Universidade de Liubliana, Eslovénia






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Marcadores Clínicos de Perturbação da Linguagem na Criança (MarCliPL)
Objectivos»Goals: (i) validar instrumentos de avaliação de competências de linguagem na criança que permitam a caracterização dessas competências, numa perspetiva global, modular e articulada, de modo a contribuir para a identificação de diagnósticos de perturbação da linguagem; (ii) validar protocolos de intervencão dirigidos a crianças com diagnósticos de perturbação da linguagem..
Domínio Científico: Ciências Médicas / Área Científica: Ciências da Saúde.




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2013-
LARSP-PE – Adaptation of Language Assessment Remediation and Screening Procedure (LARSP) into Portuguese
Referência do projeto»Project reference: LARSP-PE.

2009-
Phonological awareness – tools for clinical and educational intervention
Referência do projeto»Project reference: [3CP-IPS-12-2009].
Instituto Politécnico de Setúbal

2013-2013
Avaliação de Habilidades Linguísticas em português brasileiro e português europeu - contributos para a Terapia da Fala
Referência do projeto»Project reference: PBSU-IPS2012.
Programa de bolsas ibero-americanas Santander universidades – jovens professores e investigadores

2006-2009
On the acquisition of nominal structures in European Portuguese – experimental studies on comprehension and production
Referência do projeto»Project reference: [SFRH/BPD/20364/2004].
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Bolsa de Pós-doutoramento)


Participação como Investigador
Participation as Researcher
2015-2019
Enhancing children's oral language skills across Europe and beyond - a collaboration focusing on interventions for children with difficulties learning their first language
Referência do projeto»Project reference: COST Action IS1406.
COST - European Cooperation in Science and Technology

2015-2016
MABILIN – Módulos de Avaliação de Habilidades Linguísticas; adaptação para o português europeu
Referência do projeto»Project reference: FCG.
Fundação Calouste Gulbenkian

2013-2015
Crosslinguistic and Crosspopulation Approaches to the Acquisition of Dependencies
Referência do projeto»Project reference: PTDC/MHC-LIN/4812-2012.
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

2010-2013
Dependências Sintáticas dos 3 aos 10 Anos-Syntactic dependencies from 3 to 10
Referência do projeto»Project reference: [PTDC/CLE- LIN/099802/2008].
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

2005-2009
Técnicas Experimentais na Compreensão da Aquisição do Português Europeu-Experiments in the Comprehension of European Portuguese Acquisition
Referência do projeto»Project reference: [POCTI/LIN/57377/2004].
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

2003-2006
LANGVAR - Aquisição/Aprendizagem da Linguagem, Variação e Mudança
Referência do projeto»Project reference: CLUNL.
Centro de Linguística da Univeersidade Nova de Lisboa

2001-2004
Léxico e Sintaxe do Verbo no Português Medieval
Referência do projeto»Project reference: [POCTI/LIN/35524/2000].
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

1996-1999
Corpora do Português Medieval. Etiquetagem e Segmentação Automática
Referência do projeto»Project reference: [PRAXIS XXI/2/2.1/CSH/778/95].
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

1993-1997
A Gramática do Português Medieval - Contributos para a sua caracterização
Referência do projeto»Project reference: [PCSH/C/LIN/537/93].
Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica


Participação como Doutorando
Participation as Phd student
2000-2006
A gramática das formas possessiva em português-The grammar of possessives in Portuguese
Referência do projeto»Project reference: [PRAXIS XXI/BD/21603/99].
Fundação para a Ciência e a Tecnologia






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Italiano (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Italiano (Pouco), Espanhol (Razoavelmente).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Bem), Italiano (Bem), Espanhol (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Italiano (Pouco), Espanhol (Pouco).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2017 Best Poster COHEHRE Conference 2017, Consortium of Institutes of Higher Education in Health and Rehabilitation in Europe (COHEHRE).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Associação Portuguesa de Linguística, Outros (especifique).
Actual Linguistic Society of America, Outros (especifique).




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Castro, A; Costa, João; Lobo, Maria; Pratas, Fernanda. eds. 2010. Language Acquisition and Development: Proceedings of GALA 2009 ed. 1. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing.
2. Castro, A; Ferreira, Marcelo; Hacquard, Valentine; Salanova, Andres P. eds. 2004. Romance, Op. 47: Collected Papers on Romance Syntax ed. 1. Cambridge, MA: MIT Working Papers in Linguistics.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Castro, A; Alves, Dina; Correia, S.; Soares, Célia. 2015. Avaliação da consciência fonológica: resultados de um estudo piloto.  In O universal e o particular: uma vida a comparar. Homenagem a Maria Francisca Xavier, ed. A. Fie´is, M. Lobo, & A. Madeira, 95 - 102. . Lisboa: Edições Colibri.
2. Castro, A; Augusto, Marina R. A; Corrêa, Letícia M. S. 2010. The role of D in the ascription of gender to novel animate nouns in early language acquisition: evidence from Brazilian and European Portuguese.  In Language Acquisition and Development; Proceedings of GALA 2009, ed. João Costa, Ana Castro, Maria Lobo & Fernanda Pratas, 84 - 95. ISBN: 978-1-4438-2394-4. Cambridge, UK: Cambridge Scholars Publishing.
3. Castro, A; Pratas, Fernanda. 2006. Cape-verdian DP-internal agreement: additional arguments for a Distributed Morphology analysis.  In Studies on Agreement, ed. João Costa & Maria Cristina Figueiredo Silva, 11 - 24. ISBN: 9789027228109. Amsterdam & Philadelphia: John Benjamins.
4. Castro, A; Costa, João. 2003. Weak forms as Xº: prenominal possessives and preverbal adverbs in Portuguese.  In Romance Linguistics: theory and acquisition, ed. Ana Teresa Pe´rez-Leroux & Yves Roberge, 95 - 110. ISBN: 9781588114303. Amsterdam & Philadelphia: John Benjamins.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Corrêa, Letícia M. S; Augusto, Marina A. R; Castro, A. 2010. "Agreement and markedness in the ascription of gender to novel animate nouns by children acquiring Portuguese", Journal of Portuguese Linguistics 9, 2: 121 - 142.
2. Castro, A; Ferrari-Neto, José. 2007. "Um estudo contrastivo do PE e do PB com relação à identificação de informação de número no DP", Letras Hoje 42, 1: 65 - 76.
3. Castro, A. 2006. "Possessivos e artigo definido expletivo em PE e PB", Revista Veredas 10, 1-2: sp - sp.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Pereira Coutinho, A; Castro, A; Pinelas, Ana; Alves, Dina. 2018. "Language and speech disorders in kindergarten children: study of prevalence and associated factors ", Trabalho apresentado em 10th European Congress of Speech and Language Therapy, In Book of Abstracts - 10th CPLOL Congress 10-12 May 2018, Cascais, Portugal, Cascais.
2. Castro, A; Marques, Carolina; Dôro, Catarina. 2018. "A procedure for morphosyntactic analysis of European Portuguese speaking children’s spontaneous language samples ", Trabalho apresentado em 10th European Congress of Speech and Language Therapy, In Book of Abstracts - 10th CPLOL Congress 10-12 May 2018, Cascais, Portugal, Cascais.
3. Castro, A; Dôro, Catarina; Marques, Carolina. 2018. "From the assessment of speech samples to intervention in language impairment of european portuguese speaking children", Trabalho apresentado em 10th European Congress of Speech and Language Therapy, In Book of Abstracts - 10th CPLOL Congress 10-12 May 2018, Cascais, Portugal, Cascais.
4. Alves, Dina; Castro, A; Pereira Coutinho, C. 2018. "COST IS1406 Practitioner survey on intervention with language impairment: results of Portugal", Trabalho apresentado em 10th European Congress of Speech and Language Therapy, In Book of Abstracts - 10th CPLOL Congress 10-12 May 2018, Cascais, Portugal, Cascais.
5. Castro, A; Alves, Dina; Correia, Susana; Soares, Célia. 2018. "A phonological awareness screening and assessment tool for European Portuguese speaking children", Trabalho apresentado em 10th European Congress of Speech and Language Therapy, In Book of Abstracts - 10th CPLOL Congress 10-12 May 2018, Cascais, Portugal, Cascais.
6. Castro, A; Alves, Dina; Dôro, Catarina; Marques, Carolina. 2017. "Language samples analysis in Language Impairment: bridging 20th and 21st century competences", Trabalho apresentado em COHEHRE Conference 2017: Educational implications of Globalization and Global Citizenship, In COHEHRE Conference 2017: Educational implications of Globalization and Global Citizenship, Setúbal.
7. Castro, A; Saldaña, David; Law, James; Alves, Dina. 2017. "Developing a coherent picture of the evidence underpinning practice for children with language impairment: early findings from a pan European COST Action network", Trabalho apresentado em COHEHRE Conference 2017: Educational implications of Globalization and Global Citizenship, In COHEHRE Conference 2017: Educational implications of Globalization and Global Citizenship, Setúbal.
8. Castro, A; Alves, Dina; Soares, Célia; Correia, Susana. 2017. "A portuguese tool for phonological awareness assessment: correlations, validity and psychometry aspects", Trabalho apresentado em COHEHRE Conference 2017: Educational implications of Globalization and Global Citizenship, In Cohehre Conference 2017: Educational implications of Globalization and Global Citizenship, Setúbal.
9. Nascimento, David; Martins, Catarina; Pinto, Sofia; Alves, Dina; Castro, Ana; Wertzner, Haydée. 2016. "Phonological characteristics of children with Speech Sound Disorders – a comparision study between speakers of european and brazilian portuguese. ", Trabalho apresentado em 30th World Congress f the IALP, In Proceedings of the 30th World Congress f the IALP, Dublin.
10. Castro, A; Cardoso, Sónia. 2011. "Prosodic status matters for word segmentation", Trabalho apresentado em 12th International Congress for the Study of Child Language (IASCL), In 12th International Congress for the Study of Child Language (IASCL), Montreal.
11. Castro, A; Branco, Telma; Moreira, Miriam. 2010. "Sobre concordância nominal em crianças com Perturbação Específica do Desenvolvimento da Linguagem", Trabalho apresentado em XXVI Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, In Textos Seleccionados do XXVI Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, Porto.
12. Alves, Dina; Castro, Ana; Correia, S.. 2009. "Consciência Fonológica – dados sobre consciência fonémica, intrassilábica e silábica", Trabalho apresentado em XXV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, In Textos Seleccionados do XXV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, Porto.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Frizelle, Pauline; Murphy, Carol-Anne; Jong, Jan; Kouba, Edith; Castro, A; Vihman, Virve; Smolik, Filip; Bittner, Dagmar. 2017. "Interventions for children with primary language impairment: a COST IS1406 systematic review of the evidence for interventions addressing grammatical language difficulties and the theoretical foundations of those interventions". York: PROSPERO - International prospective register of systematic reviews.



Produto com registo ou patente
Product with patent or official record
1. Castro, A; Alves, Dina; Correia, Susana; Soares, Célia. Teste de Consciência Fonológica,2009.
Tipo de produto: Protótipo.
Patente: Outro.n. 2814/2015,"Teste de Consciência Fonológica".13 jul. 2015(Concessão).

Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Castro, A; Alves, Dina; Correia, Susana; Soares, Célia. A phonological awareness screening and assessment tool for European Portuguese speaking children ,10th European Congress of Speech and Language Therapy,Cascais, Portugal,2018 (Poster).
2. Castro, A; Marques, Carolina; Dôro, Catarina. A procedure for morphosyntactic analysis of european portuguese speaking children’s spontaneous language samples,10th European Congress of Speech and Language Therapy,Cascais, Portugal,2018 (Poster).
3. Pereira Coutinho, A; Castro, A; Pinelas, Ana; Alves, Dina. Language and speech disorders in kindergarten children: study of prevalence and associated factors,10th European Congress of Speech and Language Therapy,Cascais, Portugal,2018 (Poster).
4. Castro, A; Dôro, Catarina; Marques, Carolina. From the assessment of speech samples to intervention in language impairment of european portuguese speaking children,10th European Congress of Speech and Language Therapy,Cascais, portugal,2018 (Poster).
5. Alves, Dina; Castro, A; Pereira Coutinho, C. COST IS1406 Practitioner survey on intervention with language impairment: results of Portugal,10th European Congress of Speech and Language Therapy,Cascais, Portugal,2018 (Poster).
6. Castro, A; Alves, Dina; Soares, Célia; Correia, Susana. A portuguese tool for phonological awareness assessment: correlations, validity and psychometry aspects,COHEHRE Conference 2017: Educational implications of Globalization and Global Citizenship,Setúbal, Portugal,2017 (Poster).
7. Castro, A. Developing a coherent picture of the evidence underpinning practice for children with language impairment: early findings from a pan European COST Action network,COHEHRE Conference 2017: Educational implications of Globalization and Global Citizenship,Setúbal, Portugal,2017 (Comunicação).
8. Castro, A; Alves, Dina; Dôro, Catarina; Marques, Carolina. Language samples analysis in Language Impairment: bridging 20th and 21st century competences,COHEHRE Conference 2017: Educational implications of Globalization and Global Citizenship,Setúbal, Portugal,2017 (Poster).
9. Nascimento, David; Martins, Catarina; Pinto, Sofia; Alves, Dina; Castro, A; Wertzner, Haydée. Phonological characteristics of children with Speech Sound Disorders – a comparision study between speakers of European and Brazilian Portuguese,30th World Congress f the IALP,Dublin, Irlanda,2016 (Poster).
10. Castro, A; Ribeiro, Vânia. Assessment of Pseudowords Repetition in European Portuguese: A Pilot Study,2012 ASHA Convention,Atlanta, Georgia, Estados Unidos da América,2012 (Poster).
11. Castro, A; Cardoso, Sónia. Prosodic status matters for word segmentation,12th International Congress for the Study of Child Language (IASCL),2011 (Poster).
12. Castro, A; Corrêa, Letícia M. S; Augusto, Marina R. A; Ferrari-Neto, José. The interpretation of number morphology in Portuguese,Workshop in tribute to Celia Jakubowicz - Theoretical Syntax and (a)typical Child Language Acquisition,Paris, França,2009 (Poster).
13. Castro, A. Learning plural morphology in Portuguese: on the productivity of rules,5 Encuentro de Grama´tica Generativa,General Roca, Argentina,2009 (Comunicação).
14. Corrêa, Letícia M. S; Castro, A; Augusto, Marina R. A. The role of D in the ascription of gender to novel animate nouns in early language acquisition: evidence from Brazilian and European Portuguese,GALA 2009 – Generative Approaches to Language Acquisition,Lisboa, Portugal,2009 (Comunicação).
15. Castro, A; Corrêa, Letícia M. S; Augusto, Marina R. A. Agreement and marked morphology in the ascription of gender to novel words,Workshop in tribute to Celia Jakubowicz - Theoretical Syntax and (a)typical Child Language Acquisition,Paris, França,2009 (Poster).
16. Castro, A; Alves, Dina; Correia, Susana. Consciência Fonológica – instrumentos para a intervenção clínica e pegadógica,V Congresso da Associac¸a~o Portuguesa de Terapeutas de Fala,Lisboa, Portugal,2009 (Comunicação).
17. Castro, A. Os possessivos em Português,I Fo´rum de Partilha Lingui´stica,Lisboa, Portugal,2006 (Comunicação).
18. Castro, A. Possessives, definite article and number: European and Brazilian Portuguese,15th Colloquium on Generative Grammar,Barcelona, Espanha,2005 (Comunicação).
19. Castro, A. A non uniform analysis of adjectives: evidence from European Portuguese,EVELIN’04,Campinas, Brasil,2004 (Comunicação).
20. Castro, A; Pratas, Fernanda. Cape-verdian DP-internal agreement: additional arguments for a Dis- tributed Morphology analysis,Lisboa Workshop on Agreement,Lisboa, Portugal,2003 (Comunicação).
21. Castro, A; Pratas, Fernanda. Cape-verdian DP-internal agreement: additional arguments for a Dis- tributed Morphology analysis,International Workshop on the Phonology and Morphology of Creole Languages,Siegen, Alemanha,2003 (Comunicação).
22. Castro, A; Costa, João. Weak forms as Xº: prenominal possessives and preverbal adverbs in Portuguese,The 32nd Linguistic Symposium on Romance Languages (LSRL),Toronto, Canadá,2002 (Comunicação).

Organização de evento
Event organization
1. Castro, A. COST Action IS1406 - Management Committee Meeting e Core Group Meeting,2018 (Encontro / Organização).
2. Castro, A. Aula aberta do curso de licenciatura em Terapia da Fala: James Law (Intervention for children with speech and language disorders: the interaction between external evidence and professional judgement) e Elin Thordardottir (Dialogic book reading to stimulate oral language abilities) ,2018 (Outro / Organização).
3. Castro, A. Seminário de Haydée Fiszbein Wertzner (USP, São Paulo, Brasil), "O uso de equipamentos na avaliação da fala", inserido na 10ª Semana Internacional, sobre Mudança e Tecnologia,,2017 (Simpósio).
4. Castro, A. COST Action IS1406 - Short Term Scientific Mission (Working Group 1 - Systematic Reviews),2017 (Encontro / Organização).
5. Castro, A. Aula Aberta do curso de licenciatura em Terapia da Fala: Haydée Fiszbein Wertzner (USP, São Paulo, Brasil), "Medidas fonológicas aplicadas à avaliação fonoaudiológica e Caraterísticas fonológicas de crianças com perturbações dos sons da fala falantes de português europeu e português brasileiro" (com David Nascimento, Catarina Martins, Sofia Pinto, Dina Caetano Alves e Ana Castro),2017 (Outro).
6. Castro, A. Romance Turn V - Workshop on the Acquisition of Syntax of Romance Languages,2012 (Conferência).
7. Castro, A. GALA 2009 – Generative Approaches to Language Acquisition,2009 (Congresso).
8. Castro, A. Workshop on Language Acquisition: methods and results,2008 (Oficina / Organização).
9. Castro, A. Lisbon Workshop on Production versus Comprehension in Language Acquisition,2005 (Conferência / Organização).
10. Castro, A. Lisbon Workshop on Alternative Views on the Functional Domain,2004 (Simpósio / Organização).
11. Castro, A. Lisbon Workshop on Agreement,2003 (Conferência / Organização).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Em curso
Ongoing
1. Maria Alexandra Lourenço Afonso, Competências Morfossintácticas em Crianças com Perturbação Específica de Desenvolvimento da Linguagem do Subtipo Sintáctico, 2013. Tese (Linguística) - Universidade Nova de Lisboa (Co-orientador).
2. Radovan Miletic, Aquisição dos artigos definidos e indefinidos por aprendentes de português como língua não materna, 2012. Tese (Linguística) - Universidade Nova de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Fernanda Rosa Grillo Figueira, Conhecimento lexical de crianças bilingues falantes de português europeu e português brasileiro, 2017. Dissertação (Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança) - Instituto Politécnico de Setúbal (Co-orientador).
2. Ana Rita Lourenço Martins dos Santos, Identificação da dislexia de desenvolvimento segundo o modelo de dupla via, 2015. Dissertação (Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
3. Ana Filipa Barros dos Santos, Medidas Fonológicas em Crianças com Perturbação dos Sons da Fala. Estudo comparativo entre o português europeu e o português brasileiro, 2014. Dissertação (Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança) - Instituto Politécnico de Setúbal, Bolseiro(a) de Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
4. Célia Ferreira Antunes, Caracterização do nível de consciência fonológica em crianças de idade pré-escolar, 2013. Dissertação (Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
5. Gina Alexandra Vinagre Leitão, Caracterização do nível de consciência fonológica em idade escolar, 2013. Dissertação (Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
6. Karla Lusitano Cysne, Intervenção em consciência fonológica em crianças com dificuldades de leitura e escrita, 2013. Dissertação (Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
7. Sónia de Jesus Subtil Cardoso, Consciência de palavra em crianças de idade pré-escolar e escolar, 2011. Dissertação (Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
8. Ana Cristina Fernandes Ferreira, Caracterização do acesso lexical em crianças com PEDL – tempo e precisão na nomeação, 2011. Dissertação (Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
9. Vânia Isabel da Cunha Ribeiro, Instrumento de avaliação de repetição de pseudo-palavras, 2011. Dissertação (Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).


Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura
Bachelor/Licenciate degree conclusion work
Concluídas
Completed
1. Carolina Marques & Catarina Dôro, LARSP-PE: Language Assessment, Remediation and Screening Procedure para o português europeu, 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Terapia da Fala) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
2. Ana Rita Alves & Juzidmara Pontes, Contributo para a validação do Protocolo para Diagnóstico Diferencial das Perturbações da Linguagem na criança (ProDiPL), 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Terapia da Fala) - Instituto Politécnico de Setúbal (Co-orientador).
3. Catarina Bugalho, Contributo para a validação da grelha LARSP para o português europeu, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Terapia da Fala) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
4. Ana Rita Serrudo, LARSP-PE – Avaliação Morfossintática, 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Terapia da Fala) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
5. Ana Rita Pereira & Raquel Fontes, Contributo para a validação de um instrumento de avaliação de consciência fonológica em idade pré-escolar e escolar, 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Terapia da Fala) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
6. Charlene Símplicio & Renata Rodrigues, Contributos para a adaptação do perfil linguístico LARSP: Language Assessment, Remediation and Screening Procedure para o português europeu, 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Terapia da Fala) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
7. Ana Zorro, Marisa Santos & Rita Lopes, Guidelines para intervenção na linguagem em crianças portuguesas de idade pré-escolar e escolar, 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Terapia da Fala) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
8. Ana Rita Silva, Propriedades morfológicas e capacidade de repetição em indivíduos afásicos, 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Terapia da Fala) - Egas Moniz, Cooperativa de Ensino Superior, CRL (Co-orientador).
9. Maria Teresa Pulido & Marina Simões, Conscie^ncia fonológica – proposta de actividades para o ensino pré-escolar e escolar, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Terapia da Fala) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
10. Marta Santos & Mónica Pinheiro, Consciência Fonológica; Estudo Piloto do Protótipo de um Instrumento de Avaliação, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Terapia da Fala) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
11. Telma Branco & Miriam Moreira, Concordância Nominal na PEDL, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Terapia da Fala) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
12. Alexandra Costa, Segmentação, Identificação e Exclusão Silábica em crianças em idade pré- escolar e escolar dos quatro anos e seis meses aos sete anos e cinco meses, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Terapia da Fala) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
13. Alexandra Martins, Segmentação silábica e os segmentos [r] e [l] no constituinte coda em crianças em idade pré-escolar e escolar, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Terapia da Fala) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
14. Sara Vicente, Avaliação da consciência silábica, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Terapia da Fala) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
15. André Fernandes, A influêcia de variáveis linguísticas em tarefas de síntese e segmentação fonémica em alunos do 2º e 3º anos de escolaridade, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Terapia da Fala) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
16. Sofia Lopes, Elaboração de um Modelo para a Aferição de um Instrumento de Avaliação de Consciência Fonológica, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Terapia da Fala) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
17. Joana Vasco, Segmentação silábica em crianças em idade escolar e pré-escolar – dos quatro anos e seis meses aos sete anos e cinco meses de idade, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Terapia da Fala) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
18. Inês Santana, Exclusão Silábica em crianças em idade escolar e pré-escolar – dos quatro anos e seis meses aos sete anos e cinco meses de idade, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Terapia da Fala) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
19. Marina de Jesus, Identificação de sílaba inicial em crianças de idade escolar e pré-escolar - dos quatro anos e seis meses aos sete anos e cinco meses de idade, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Terapia da Fala) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
20. Ângela Pinto, Aquisição de morfologia nominal de número em crianças portuguesas de 2 anos: percepção e produção, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Terapia da Fala) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
21. Andreia Caeiro, Sobre a aquisição de possessivos: um estudo de produção em crianc¸as com desenvolvimento típico dos 2;00 aos 3;6, 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Terapia da Fala) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
22. Maria Alexandra Afonso, Sobre a aquisição de possessivos: um estudo de produção em crianc¸as com desenvolvimento típico dos 5;00 aos 6;00, 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Terapia da Fala) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
23. Milene Santos, Sobre a aquisição de possessivos: um estudo de produção em crianc¸as com desenvolvimento típico dos 3;7 aos 5;00, 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Terapia da Fala) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
24. Vânia Ribeiro, Consciênca silábica e segmental em crianças de idade pré-escolar, 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Terapia da Fala) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Castro, Ana. Participação no júri de Ana Paula dos Santos Monteiro. Propriedades das imagens e avaliação de comportamentos linguísticos, 2017. Tese (Linguística para Diagnóstico e Intervenção) - Universidade de Lisboa.


Mestrado
Master degree
1. Castro, Ana. Participação no júri de Ana Rita Coimbra Pina de Campos. A extensão média de enunciado como indicador de desenvolvimentoo linguístico no português europeu, 2015.  Dissertação (Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança) - Instituto Politécnico de Setúbal.
2. Castro, Ana. Participação no júri de Raquel João Pinheiro Marques de Campos. Rácio Type-token e D como indicador de desenvolevimento linguístico no português europeu, 2015.  Dissertação (Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança) - Instituto Politécnico de Setúbal.
3. Castro, Ana. Participação no júri de Ana Rita Lourenço Martins dos Santos. Identificação da dislexia de desenvolvimento segundo o Modelo de Dupla-Via, 2015.  Dissertação (Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança) - Instituto Politécnico de Setúbal.
4. Castro, Ana. Participação no júri de Gina Alexandra Vinagre Leitão. Caracterização do nível de consciência fonológica em crianças de idade escolar. Contributo para a validação de um instrumento de avaliação, 2013.  Dissertação (Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança) - Instituto Politécnico de Setúbal.
5. Castro, Ana. Participação no júri de Célia Ferreira Antunes. Caracterização do nível de consciência fonológica em crianças de idade pré-escolar. Contributo para validação de um instrumento de avaliação, 2013.  Dissertação (Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança) - Instituto Politécnico de Setúbal.
6. Castro, Ana. Participação no júri de Karla Lusitano Cysne. Intervenção em consciência fonológica em crianças com dificuldades de leitura e escrita, 2013.  Dissertação (Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança) - Instituto Politécnico de Setúbal.
7. Castro, Ana. Participação no júri de Vanda Lúcia Rosa Vieira. Produção e Compreensão de Interrogativas Parciais em Crianças com Português Língua Não Materna, 2012.  Dissertação (Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança) - Instituto Politécnico de Setúbal.
8. Castro, Ana. Participação no júri de Sandra Isabel Santos Vieira. Implicaturas Escalares e Propriedades Semânticas, 2012.  Dissertação (Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança) - Instituto Politécnico de Setúbal.
9. Castro, Ana. Participação no júri de Ana Cristina Fernandes Oliveira. Flexão Nominal e nominalizações agentivas instrumentais em crianças com perturbações específicas do desenvolvimento da linguagem. Estudo de caso comparativo, 2012.  Dissertação (Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança) - Instituto Politécnico de Setúbal.
10. Castro, Ana. Participação no júri de Ana Cristina Fernandes Ferreira. Caracterização do acesso lexical em crianças com PEDL, 2011.  Dissertação (Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança) - Instituto Politécnico de Setúbal.
11. Castro, Ana. Participação no júri de Vera Lúcia Horta Mangas. Compreensão e Produção de Orações Relativas em Crianças Falantes do Português Europeu Portadoras de Deficiência Auditiva, 2011.  Dissertação (Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança) - Instituto Politécnico de Setúbal.
12. Castro, Ana. Participação no júri de Vânia Isabel da Cunha Ribeiro. Instrumento de Avaliação de Repetição de Pseudo-palavras, 2011.  Dissertação (Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança) - Instituto Politécnico de Setúbal.
13. Castro, Ana. Participação no júri de Carla Rafael Fernandes José. Compreensão e produção de interrogativas parciais em crianças do português europeu com perturbação específica do desenvolvimento da linguagem, 2011.  Dissertação (Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança) - Instituto Politécnico de Setúbal.
14. Castro, Ana. Participação no júri de Ana Rita Costa Fonseca. Compreensão e produção de orações relativas por crianças com perturbação específica do desenvolvimento da linguagem, 2011.  Dissertação (Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança) - Instituto Politécnico de Setúbal.
15. Castro, Ana. Participação no júri de Maria Alexandra Lourenço Afonso. Análise de itens sintácticos em provas de avaliação da linguagem - Relevância para identificação de perturbação específica do desenvolvimento, 2011.  Dissertação (Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança) - Instituto Politécnico de Setúbal.
16. Castro, Ana. Participação no júri de Daniela Clara. A aquisição da elipse nominal em português europeu - produção e compreensão, 2008.  Dissertação (Ciências da Linguagem) - Universidade Nova de Lisboa.
17. Castro, Ana. Participação no júri de Cristina Maria da Silva Vareda. Estudo da competência comunicativa de crianças do 4º ano de escolaridade através da análise de narrativas orais, 2008.  Dissertação (Terapia da Fala) - Universidade Católica Portuguesa.


Exame de qualificação de doutoramento
Phd qualification test
1. Castro, Ana. Participação no júri de Stéphanie Dias Vaz. Avaliação de narrativas orais em crianças falantes de português europeu, 2017. Exame de qualificação (Psicolinguística) - Universidade Nova de Lisboa.
2. Castro, Ana. Participação no júri de Filipe Camilo Miaca. A aquisição/aprendizagem do sintagma nominal do português em contacto com o ibinda, numa perspetiva contrastiva e de aplicação ao ensino, 2015. Exame de qualificação (Linguística) - Universidade Nova de Lisboa.
3. Castro, Ana. Participação no júri de João Cláudio de Lima Júnior. Processing Cost and Language Acquisition: passive sentences and implications for SLI, 2014. Exame de qualificação (Ciências da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
4. Castro, Ana. Participação no júri de Maria Alexandra Lourenço Afonso. Competências Morfossintácticas em Crianças com Perturbação Específica de Desenvolvimento da Linguagem do Subtipo Sintáctico, 2013. Exame de qualificação (Linguística) - Universidade Nova de Lisboa.


Participação em outros júris
Other jury participation


Concursos de aquisição
Aquisition concourse
1. Castro, Ana. Júri de avaliação do período experimental do docente João Miguel Lima Ferreira (Departamento de Ciências da Comunicação e Linguagem, Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal), 2015.


Concurso de Professor Adjunto
Adjunt professor tender
1. Castro, Ana. Professor Adjunto (área disciplinar: Terapia da Fala), 2015. Instituto Politécnico de Setúbal.



Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1. Comissão de auto-avaliação do Curso de Licenciatura em Terapia da Fala, Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (Acreditação de ciclos de estudos pela A3ES), 2014, Instituto Politécnico de Setúbal.
2. Comissão de auto-avaliação do Curso de Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança, Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Acreditação de ciclos de estudos pela A3ES), 2012, Instituto Politécnico de Setúbal.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. 17th Conference of the International Clinical Phonetics and Linguistics Association, 2017 (Congresso).
Nome do evento: 17th Conference of the International Clinical Phonetics and Linguistics Association; Nome da Instituição: International Clinical Phonetics and Linguistics Association; Cidade do evento: St Julians, Malta.
2. Workshop on Crosslinguistic Influence in Non-native Language Acquisition, 2012 (Conferência).
Nome do evento: Workshop on Crosslinguistic Influence in Non-native Language Acquisition; Nome da Instituição: Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa & Universidade de Macau; Cidade do evento: Lisboa, Portugal.
3. XXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 2012 (Encontro).
Nome do evento: XXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Linguística; Cidade do evento: Faro, Portugal.
4. XXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 2011 (Encontro).
Nome do evento: XXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Linguística.
5. V Fórum de Partilha Linguística, 2010 (Conferência).
Nome do evento: V Fórum de Partilha Linguística; Nome da Instituição: Núcleo de Jovens Investigadores do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa, Portugal.
6. XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 2010 (Encontro).
Nome do evento: XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Linguística; Cidade do evento: Porto, Portugal.
7. IV Fórum de Partilha Linguística, 2009 (Conferência).
Nome do evento: IV Fórum de Partilha Linguística; Nome da Instituição: Núcleo de Jovens Investigadores do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa, Portugal.
8. III Fórum de Partilha Linguística, 2008 (Conferência).
Nome do evento: III Fórum de Partilha Linguística; Nome da Instituição: Núcleo de Jovens Investigadores do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa, Portugal.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Castro, Ana. In-Mind_Português, de 2009/11/18 até 2009/12/08, Função ou tipo de participação: Reviewer.
2. Castro, Ana. Language, de 2007/05/01 até 2007/05/31, Função ou tipo de participação: Reviewer.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
22

Livros e capítulos
Books and book chapters
6
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
2
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
4
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
3
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
3
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
12
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
12
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
1

Total
Produção técnica
Technical production
34

Produtos
Products
1
Produtos com registo ou patente
Products with patent or official record
1
Outros tipos de produção técnica
Other technical production
33

Total
Dados complementares
(Additional data)
71

Orientações
Orientations
35
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
22
Participação em Outros Júris
Other jury participation
2
Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
2
Participação em Eventos
Event participation
8
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
2


Outras informações relevantes
Ana Castro concluiu o Doutoramento em Linguística pela Universidade Nova de Lisboa e Université Paris 8 (programa em cotutela) em 2006 e um Pós-Doutoramento em 2009 na Universidade Nova de Lisboa e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (ambos com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal).
É Professora Coordenadora na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal desde 2013 e Investigadora do Grupo LiFE (Linguística Formal e Experimental) no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa.
Foi Visiting Student no Massachussetts Institute of Technology e na Université Paris 8, e Visiting Scholar na Stanford University e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Durante 2007 e 2009 foi Affiliated Lecturer na University of Cambridge.
Publicou 3 artigos em revistas especializadas e 11 trabalhos em atas de eventos, possui 4 capítulos de livros e 2 livros publicados.
Possui 1 produto registado e outros 30 itens de produção técnica.
Orientou 9 dissertações de mestrado concluídas (uma em co-orientação), e 24 trabalhos de conclusão de curso de licenciatura na área da Terapia da Fala.
Entre 1996 e 2015 participou em 10 projetos de investigação (a maioria com financiamento autónomo), sendo coordenadora de 2.
Atualmente participa em 3 projetos de investigação.
Nas suas atividades profissionais interagiu com 40 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


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