Ana Carrelhas de Albuquerque
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
14/12/2018 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Ana Carrelhas de Albuquerque |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Albuquerque, A. |
Categoria profissional
Position |
Investigador Auxiliar |
Endereço profissional
Professional address |
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida Unidade de Investigação Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e Educação R. Jardim do Tabaco, 34 Lisboa 1149--041 Lisboa Portugal Telefone: (+351)218811700 Fax: (+351)218860954 Correio electrónico: aalbuquerque@ispa.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2005-2010 |
Mestrado Master degree |
Psicologia Educacional
(5 anos » years)
.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2013-2013 |
Curso de curta duração Short course |
Dislexia - Avaliação e Intervenção.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
Portugal.
|
2012-2013 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Estudos Aprofundados em Psicologia.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida |
Set/2013-Actual |
Investigador Auxiliar |
Set/2012-Jul/2013 |
Investigador Auxiliar |
Jan/2011-Ago/2012 |
Investigador Auxiliar |
Jan/2015-Jul/2015 |
Psicólogo |
Universidade de São Paulo |
Ago/2013-Dez/2014 |
Investigador Auxiliar |
Unfilled.org - teaching kids how to read and write |
Dez/2013-Jul/2014 |
Assessoria |
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Unfilled.org - teaching kids how to read and write |
Dez/2013-Actual |
|
Consultoria científica e pedagógica |
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2011- O Impacto de Programas de Escrita Inventada com Crianças em Idade Pré-Escolar na Aquisição Precoce da Leitura-The Impact of Invented Spelling Programmes with Preschool-Age Children on Early Reading Acquisition |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI-EDD/110262/2009.
|
2013-2014 Alfabetização e Linguagem Escrita Emergente - Intervenção com Crianças de Educação Infantil |
Referência do projeto»Project reference: ND.
|
2013-2014 Habilidades Cognitivas, de Leitura e de Escrita no Ensino Fundamental |
Referência do projeto»Project reference: NA.
|
Participação como Desenvolvimento técnico Participation as Technical developer |
2014-2014 Padronização Brasileira do Teste Bender Koppitz-2 para Crianças |
Referência do projeto»Project reference: NA.
|
2014-2014 Teste do Desenho da Figura Humana: Estudos de Atualização |
Referência do projeto»Project reference: NA.
|
2013-2014 Crenças de Professoras sobre a Leitura e sua Aprendizagem no Processo de Alfabetização |
Referência do projeto»Project reference: NA.
|
2014-2014 Aprendizagem Inicial da Leitura e da Escrita em Crianças de 3, 4 e 5 anos: Estudo Experimental sobre Dois Tipos de Instrução
em Consciência Fonêmica
|
Referência do projeto»Project reference: NA.
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/2017 - Actual |
CISV Portugal, Membro.
Membro interino da Direção Nacional.
|
Jul/2011 - Actual |
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Cardoso de O. A; Albuquerque, A.; Garcia, A. M; Costa Macedo, F; Félix, S.; Gomes, S.; Torres Pereira, S; Rebelo Pinto, T; Matos, Z.. eds. 2018. Encontros com a Identidade: o Corpo - Arte no Laboratório, Ciência no Atelier ed. 1. Lisboa: P. A. - Psicólogos Associados. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Albuquerque, A.; Alves Martins, M. 2015. Desenvolvimento da consciência fonológica em idade pré-escolar: a importância das actividades de escrita inventada no jardim-de-infância. In Diversidade e Educação: Desafios Atuais, ed. L. Mata, M. Alves Martins, V. Monteiro, J. Morgado, F. Peixoto, A. C. Silva, J. Castro Silva, 181 - 195. ISBN: 978-989-8384-33-1. Lisboa: ISPA - Instituto Universitário. |
|
|
|
2. |
Alves Martins, M; Salvador, L.; Albuquerque, A.. 2014. Programas de escrita inventada em pequeno grupo e leitura em crianças de idade pré-escolar. In Envolvimento dos alunos na escola: Perspetivas Internacionais da Psicologia e Educação, ed. F. Veiga, 704 - 721. ISBN: 9789899831483. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Salvador, L.; Albuquerque, A.; Alves Martins, M. 2013. "Dinâmicas de interação e progressos na linguagem escrita em crianças de idade pré-escolar", Trabalho apresentado em VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Livro de Atas do VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Aveiro. |
|
|
|
2. |
Salvador, L.; Albuquerque, A.; Alves Martins, M. 2012. "Análise qualitativa dos efeitos de um programa de intervenção de escrita inventada na evolução da escrita de crianças em idade
pré-escolar.", Trabalho apresentado em XII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, In Atas do 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: educação, aprendizagem e desenvolvimento: olhares contemporâneos
através da investigação e da prática, Lisboa. |
|
|
|
3. |
Albuquerque, A.; Salvador, L.; Alves Martins, M. 2011. " A evolução da escrita inventada e a aquisição precoce da leitura em crianças de idade pré-escolar: O impacto de um programa
de intervenção de escrita inventada. ", Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, In Libro de Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Coruña. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Albuquerque, A.; Alves Martins, M. 2018. "Escrita inventada no jardim-de-infância: contributos para a aprendizagem da leitura e escrita", Análise Psicológica 3, 36: 341 - 354.
|
|
|
|
2. |
Alves Martins, M; Salvador, L.; Albuquerque, A.; Montanero Fernández, M. 2017. "Otro niño lo escribió así. Ayuda educativa y resultados de actividades de escritura inventada", Revista de Educación, 377: 161 - 186.
|
|
|
|
3. |
Albuquerque, A.; Alves Martins, M. 2017. "Habilidades Iniciais de Alfabetização em Português: Pesquisa Transcultural em Portugal e no Brasil", Revista Psico-USF 22, 3: 437 - 448. |
|
|
|
4. |
Albuquerque, A.; Alves Martins, M. 2016. "Promotion of literacy skills in early childhood: a follow-up study from kindergarten to Grade 1 / Fomento de habilidades de
lecto-escritura en la primera infancia: estudio de seguimiento desde la educación infantil al primer curso de educación primaria", Infancia y Aprendizaje, 1: 1 - 34.
|
|
|
|
5. |
Albuquerque, A.; Sargiani, R. A. 2016. "Análise das Estratégias de Escrita de Crianças Pré-Escolares em Português do Brasil", Psicologia Escolar e Educacional 20, 3: 591 - 600.
|
|
|
|
6. |
Martins, Margarida A; Albuquerque, Ana; Salvador, Liliana; Silva, Cristina. 2015. "Escrita Inventada e Aquisição da Leitura em Crianças de Idade Pré-escolar", Psicologia: Teoria e Pesquisa 31, 2: 137 - 144.
|
|
|
|
7. |
Alves Martins, M; Salvador, L.; Albuquerque, A.; Silva, C.. 2014. "Invented spelling activities in small groups and early spelling and reading", Educational Psychology 36, 4: 738 - 752.
|
|
|
|
8. |
Alves Martins, M; Albuquerque, A.; Salvador, L.; Silva, C.. 2013. "The impact of invented spelling on early spelling and reading", Journal of Writing Research 5, 2: 215 - 237.
|
|
|
|
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Albuquerque, A.; Alves Martins, M. Ajudas educativas em programas de escritas inventadas,6th International Congress of Educational Sciences and Development,Setúbal,2018 (Simpósio). |
2. |
Albuquerque, A.; Alves Martins, M. “Vamos descobrir as letras e os sons das palavras!”: uma investigação com crianças portuguesas e brasileiras na educação infantil,IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância,Aveiro,2018 (Comunicação). |
3. |
Albuquerque, A.; Alves Martins, M. Early literacy and reading performance: the predictive effects of invented spellings, letter knowledge and phonemic awareness,1st Literacy Summit,Porto,2018 (Comunicação). |
4. |
Albuquerque, A.; Alves Martins, M. Invented spellings and learning to read words: a two-year experimental research,6th International Congress of Educational Sciences and Development,Setúbal,2018 (Poster). |
5. |
Albuquerque, A.; Alves Martins, M. Escrita inventada no ensino pré-escolar e desempenho académico no início do ensino básico: implicações de um programa de intervenção,III Jornadas de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar & IV Jornadas Internacionais de Alfabetizac¸a~o,Lisboa,2018 (Comunicação). |
6. |
Albuquerque, A.; Alves Martins, M. Programa de intervenção de escrita inventada no pré-escolar: implicações a médio prazo para o ensino da literacia,Ciência 2017 – Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal,Lisboa,2018 (Poster). |
7. |
Alves Martins, M; Almeida, T.; Albuquerque, A.; Silva, C.; Moreira Rato, L; Salvador, L.; Santos, A. I. Práticas de literacia em jardim-de-infância: um estudo de âmbito nacional,XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,Lisboa,2018 (Simpósio). |
8. |
Albuquerque, A.; Alves Martins, M. Dinâmicas interativas em programas de escrita inventada: um estudo qualitativo em contexto de jardim-de-infância,XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,Lisboa,2018 (Simpósio). |
9. |
Cardoso de O. A; Albuquerque, A.; Garcia, A. M; Costa Macedo, F; Gomes, S.; Torres Pereira, S; Rebelo Pinto, T. O atelier como prolongamento do corpo do artista,2ª edição dos Encontros com a Identidade,Lisboa,2018 (Comunicação). |
10. |
Albuquerque, A.; Alves Martins, M. Invented spelling group activities and reading and writing acquisition: a 2-year follow-up study from preschool to first
grade,11th Conference of the International Association for Research in L1 Education,Tallinn,2017 (Comunicação). |
11. |
Alves Martins, M; Albuquerque, A.; Salvador, L.. Como será que se escreve dinossauro? Programas de escrita inventada no jardim-de-infância e sucesso educativo,Ciência 2017 – Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal,Lisboa,2017 (Comunicação). |
12. |
Albuquerque, A.; Alves Martins, M. Investigar a aquisição da literacia: um estudo experimental de intervenção e follow-up,Ciência 2017 – Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal,Lisboa,2017 (Poster). |
13. |
Albuquerque, A.; Alves Martins, M. Predicting reading outcomes in the first year of primary school: the role of invented spellings,20th European Conference on Literacy,Madrid,2017 (Comunicação). |
14. |
Albuquerque, A.; Alves Martins, M. Promoção de competências metalinguísticas e sucesso na leitura,II Jornadas de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar & III Jornadas Internacionais de Alfabetizac¸a~o,Braga,2017 (Poster). |
15. |
Albuquerque, A.; Alves Martins, M. Metalinguistic skills training in preschool and word spelling in grade 1,4th International Congress of Educational Sciences and Development,Santiago de Compostela,2016 (Poster). |
16. |
Albuquerque, A.; Alves Martins, M. Será que a escrita inventada contribui para a aquisição formal da literacia no 1º ano de escolaridade?,IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Faro,2016 (Comunicação). |
17. |
Albuquerque, A.; Alves Martins, M. Literacy learning in grade 1: effects of a preschool invented spelling programme,The 14th International Conference of the EARLI (European Association for Research on Learning and Instruction) Special Interest
Group on Writing,Liverpool,2016 (Comunicação). |
18. |
Albuquerque, A.; Alves Martins, M. Fluência leitora e motivação para a leitura no 1º Ciclo do Ensino Básico,II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola,Lisboa,2016 (Poster). |
19. |
Albuquerque, A.; Alves Martins, M. Do metalinguistic activities in kindergarten boost learning to read in Grade 1?,Twenty-Third Annual Meeting of the Society for the Scientific Study of Reading (SSSR),Porto,2016 (Poster). |
20. |
Albuquerque, A.; Sargiani, R. A. How children learn to write in Brazilian Portuguese: analysis of preschoolers’ spelling strategies,38th International School Psychology Association Conference,Amsterdam,2016 (Poster). |
21. |
Alves Martins, M; Albuquerque, A.; Salvador, L.. Impacto de programas de escrita inventada na aquisição da literacia em meios socioculturais contrastados,IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Faro,2016 (Simpósio). |
22. |
Albuquerque, A.; Vidigal de P. F. Recursos do ambiente familiar e desenho infantil de crianças matriculadas no final da educação infantil,I Workshop "A USP e as Ações para o Desenvolvimento Integral na Primeira Infância",São Paulo,2015 (Poster). |
23. |
Albuquerque, A.. Recursos do ambiente familiar e desenho infantil de crianças matriculadas na educação infantil,VII Congresso Interno do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo,São Paulo,2015 (Poster). |
24. |
Albuquerque, A.; Alves Martins, M. Desenvolvimento da consciência fonológica em idade pré-escolar: a importância das actividades de escrita inventada no jardim-de-infância,13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação ,Lisboa,2015 (Comunicação). |
25. |
Rosa, H. R; Alves, I. C. B; Albuquerque, A.; Migot, J. M; Sargiani, R.; Oshiro, P.; Pizzitola, J. M; Santos, M.; Kim, J. K. S. Teste do Desenho da Figura Humana: estudos de atualização I,VII Congresso Interno do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo,São Paulo,2015 (Poster). |
26. |
Alves Martins, M; Salvador, L.; Albuquerque, A.. Early literacy instruction: the role of invented spelling programs on spelling and reading,Writing Research Across Borders III,Paris,2014 (Comunicação). |
27. |
Alves Martins, M; Salvador, L.; Albuquerque, A.. Será que a escrita inventada em pequeno grupo favorece o desenvolvimento da escrita e da leitura em crianças de idade pré-escolar?,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro, Portugal,2013 (Simpósio). |
28. |
Salvador, L.; Albuquerque, A.; Alves Martins, M. Dinâmicas de interacção e progressos na linguagem escrita em crianças de idade pré-escolar,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro, Portugal,2013 (Comunicação). |
29. |
Alves Martins, M; Albuquerque, A.; Salvador, L.; Silva, A. C. Invented spelling activities and early reading acquisition in Portuguese ,9th IAIMTE (International Association for the Improvement of Mother Tongue Education) Conference,Paris, França,2013 (Comunicação). |
30. |
Alves Martins, M; Albuquerque, A.; Salvador, L.. Programas de escrita inventada em pequeno grupo e leitura em crianças de idade pré-escolar,I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação,Lisboa,2013 (Comunicação). |
31. |
Salvador, L.; Albuquerque, A.; Alves Martins, M. Análise qualitativa dos efeitos de um programa de intervenção de escrita inventada na evolução da escrita de crianças em idade
pré-escolar. ,XII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,Lisboa, Portugal,2012 (Simpósio). |
32. |
Salvador, L.; Albuquerque, A.; Alves Martins, M. A qualitative approach to an invented spelling intervention programme with Portuguese preschool-age-children. ,The 13th International Conference of the EARLI (European Association for Research on Learning and Instruction) Special Interest
Group on Writing,Porto, Portugal,2012 (Comunicação). |
33. |
Alves Martins, M; Salvador, L.; Albuquerque, A.; Lourenço, C.. The impact of an invented spelling programme with pre-school-age children on early reading acquisition.,The 13th International Conference of the EARLI (European Association for Research on Learning and Instruction) Special Interest
Group on Writing,Porto, Portugal,2012 (Comunicação). |
34. |
Albuquerque, A.; Salvador, L.; Alves Martins, M. O impacto de um programa de intervenção de escrita inventada na evolução da escrita e da leitura em crianças de idade pré-escolar.,I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento,Lisboa, Portugal,2011 (Poster). |
35. |
Albuquerque, A.; Salvador, L.; Alves Martins, M. A evolução da escrita inventada e a aquisição precoce da leitura em crianças de idade pré-escolar: o impacto de um programa
de intervenção de escrita inventada. ,Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía,Coruña, Espanha,2011 (Comunicação). |
Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
Albuquerque, A.. Dificuldades de aprendizagem e necessidades especiais de educação, 2015 (Outra), promovido por Universidade Católica Portuguesa. Duração: 4 horas. Local: Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Católica Portuguesa, Cidade: Lisboa , Tipo de participação: Docente. |
2. |
Albuquerque, A.. À descoberta da linguagem escrita, 2013 (Outra), promovido por Agrupamento de Escolas Romeu Correia. Duração: 4 horas. Local: Feijó, Cidade: Almada, Portugal, Tipo de participação: Docente. |
3. |
Albuquerque, A.. Linguagem escrita na infância: primeiros pensamentos e produções escritas precoces, 2013 (Outra), promovido por Universidade de São Paulo. Duração: 2 horas. Local: Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, Cidade: São Paulo, Tipo de participação: Docente. |
Organização de evento Event organization |
1. |
Albuquerque, A.. XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,2018 (Congresso / Organização). |
2. |
Cardoso de O. A; Albuquerque, A.; Garcia, A. M; Costa Macedo, F; Félix, S.; Gomes, S.; Torres Pereira, S; Rebelo Pinto, T; Matos, Z.. 2ª edição dos Encontros com a Identidade,2018 (Encontro / Organização). |
3. |
Cardoso de O. A; Albuquerque, A.; Garcia, A. M; Costa Macedo, F; Torres Pereira, S; Rebelo Pinto, T; Matos, Z.. O Corpo - Arte no Laboratório, Ciência no Atelier,2018 (Exposição / Curadoria). |
4. |
Albuquerque, A.. 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação ,2015 (Congresso / Organização). |
5. |
Albuquerque, A.. 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação ,2012 (Congresso / Organização). |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Produção científica Scientific production |
14 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
3 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
1 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
2 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
8 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
8 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
3 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
3 |
Produção técnica Technical production |
43 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
43 |
Visualizações do curriculum [
1401
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
04-06-2020
às
05:19:02
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|