João Arménio Lamego Lopes
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
16/04/2019 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
João Arménio Lamego Lopes |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Lopes, João |
Categoria profissional
Position |
Professor Associado com Agregação |
Endereço profissional
Professional address |
Universidade do Minho Escola de Psicologia Departamento de Psicologia Aplicada Campus de Gualtar 4710-057 Braga Portugal Correio electrónico: joaols@psi.uminho.pt |
Sexo
Gender |
Masculino»Male |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2004 |
Agregação Aggregation |
Universidade do Minho,
Portugal.
|
1996 |
Doutoramento Phd |
Psicologia da Educação.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
1991 |
Mestrado Master degree |
Psicologia do Desenvolvimento e da Educação da Criança
(2 anos » years)
.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
1975-1981 |
Licenciatura Licentiate degree |
Psicologia
(5 anos » years)
.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Jul/2001-Actual |
Professor Associado com Agregação |
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher |
2011-2013 ENSINO DA LEITURA NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO: CRENÇAS, CONHECIMENTOS E FORMAÇÃO DOS PROFESSORES-Reading instruction in K-4: Teacher s beliefs, teachers knowledge, and teachers preparation |
Referência do projeto»Project reference: FFMS/2011.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Português (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem). |
Fala Speaking |
Português (Bem), Espanhol (Pouco), Francês (Pouco), Inglês (Razoavelmente). |
Lê Reading |
Português (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem). |
Escreve Writing |
Português (Bem), Espanhol (Pouco), Francês (Pouco), Inglês (Razoavelmente). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jun/2011 - Actual |
ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Lopes, João; Spear-Swerling, Louise; Velasquez, M. G; Oliveira, Célia; Almeida, Leandro S; Araújo, Luísa; Zibulsky, Jamie; Cheesman, E.. 2014. Ensino da leitura no 1º Ciclo do Ensino Básico: Crenças, conhecimentos e formação dos professores. ed. 1. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. |
|
|
|
2. |
Espelage, D.; Lopes, João A. 2013. Indisciplina na escola. ed. 1. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. |
|
|
|
3. |
Lopes, João A. L; Rutherford, R.; Cruz, M. C; Mathur, S.; Quinn, M.. 2011. Competências sociais: Aspectos emocionais, comportamentais e de aprendizagem. ed. 2. Braga: Psiquilíbrios. |
|
|
|
4. |
Lopes, João A. L. 2010. Conceptualização, avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem: a sofisticada arquitectura de um equívoco. ed. 1. Braga: Psiquilíbrios. |
|
|
|
5. |
Lopes, João A. L. 2009. Comportamento, aprendizagem e “ensinagem” na ordem e desordem da sala de aula. ed. 1. Braga: Psiquilíbrios. |
|
|
|
6. |
Lopes, João A. L; Santos, M.. 2008. Crenças e práticas de gestão de sala de aula. ed. 1. Coimbra: Quarteto. |
|
|
|
7. |
Kauffman, J.; Lopes, João A. L. 2007. Pode a Educação Especial deixar de ser especial?. ed. 1. Braga: Psiquilíbrios. |
|
|
|
8. |
Lopes, João A. L. 2006. Desenvolvimento de competências linguísticas em jardim-de-infância: Manual de Actividades. ed. 1. Porto: ASA. |
|
|
|
9. |
Lopes, João A. L. 2005. Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita: Perspectivas de avaliação e intervenção. ed. 1. Porto: ASA. |
|
|
|
10. |
Lopes, João A. L; Velasquez, M. G; Fernandes, P. P; Bártolo, V. N. 2004. Aprendizagem, Ensino e Dificuldades da Leitura. ed. 1. Coimbra: Quarteto. |
|
|
|
11. |
Lopes, João A. L. 2003. A hiperactividade. ed. 1. Coimbra: Quarteto. |
|
|
|
12. |
Lopes, João A. L; Rutherford, R.. 2001. Problemas de Comportamento na Sala de Aula: Identificação, avaliação e modificação. ed. 2. Porto: Porto Editora. |
|
|
|
13. |
Lopes, João A. L. 2001. Problemas de comportamento, problemas de aprendizagem e problemas de “ensinagem”. ed. 1. Coimbra: Quarteto. |
|
|
|
14. |
Lopes, João A. L. 1998. Necessidades educativas especiais: Estudos e investigação. ed. 1. Braga: SHO. |
|
|
|
15. |
Rutherford, R.; Lopes, João A. L. 1997. Problemas de Comportamento na Sala de Aula: Identificação, avaliação e modificação. ed. 1. Porto: Porto Editora. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Lopes, João; Oliveira, Célia G.. 2017. Classroom discipline: Theory and practice. In Classrooms: Academic content and behavior strategy instruction for students with and without disabilities, ed. Jeffrey P. Bakken , 231 - 253. . New York: Nova Science Publishers. |
|
|
|
2. |
Lopes, João; Cristina, G. M. S; Oliveira, C.; Elliott, J.. 2016. Selecting Participants for Dyslexia Studies: Complexities and Challenges . In Dyslexia: Perspectives, Challenges and Treatment Options , ed. Marilyn Frazier , 145 - 158. . Hauppauge, N.Y. USA: Nova Science Publishers. |
|
|
|
3. |
Lopes, João; Lemos, M. S. 2014. Motivação para a leitura. In Os caminhos antes, durante e … depois de aprender a ler , ed. F. L. Viana, I. Ribeiro, A. Baptista , 121 - 147. . Coimbra: Almedina. |
|
|
|
4. |
Lopes, João A. L. 2014. International perspectives in EBD: Critical issues. In Handbook of Emotional & Behavioral Difficulties , ed. Philip Garner, James M. Kauffman, Jullian Elliott, 1 - 20. . London: SAGE. |
|
|
|
5. |
Lopes, João A. L. 2002. Alunos problemáticos em contexto de sala de aula. In M.S. Lemos & T.R. Carvalho . In O aluno na sala de aula , 153 - 166. . Porto: Porto Editora. |
|
|
|
6. |
Lopes, João A. L. 2000. Distúrbios exteriorizados de comportamento: Uma perspectiva desenvolvimental. In Psicopatologia do desenvolvimento , 177 - 218. . Coimbra: Quarteto. |
|
|
|
7. |
Lopes, João A. L. 1999. Formação de professores do ensino pré-primário: Aspectos psicológicos, educacionais e institucionais. In Pensar a escola sob os olhares da psicologia , ed. Ana M. Bertão, M.S. Ferreira, & Milice R.dos Santos, 173 - 198. . Porto: Afrontamento. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Lopes, João; Silva, E.; Oliveira, Célia G.; Sass, Daniel A; Martin, N.. 2018. "Teacher’s Classroom Management Behavior and Students’ Classroom Misbehavior: A Study with 5th through 9th-Grade Students", Electronic Journal of Research in Educational Psychology 16, 3: 467 - 490.
|
|
|
|
2. |
Watson, S.; Lopes, João; Oliveira, Célia G.; Judge, S.. 2018. "Error patterns in Portuguese students' addition and subtraction calculation Tasks: Implications for teaching", Journal for Multicultural Education 12, 1: 67 - 82.
|
|
|
|
3. |
Pinto, Patrícia; Lopes, João A. 2017. "Literacia Pré-Escolar e Desempenho na Leitura na Instrução Primária", Psicologia: Teoria e Pesquisa 32, 4: 1 - 9.
|
|
|
|
4. |
Spear-Swerling, Louise; Lopes, Joao; Oliveira, Celia; Zibulsky, Jamie. 2016. "How Portuguese and American teachers plan for literacy instruction", Annals of Dyslexia 66, 1: 71 - 90.
|
|
|
|
5. |
Sass, Daniel A; Lopes, João; Oliveira, Célia; Martin, Nancy K. 2016. "An evaluation of the Behavior and Instructional Management Scale's psychometric properties using Portuguese teachers", Teaching and Teacher Education 55, 1: 279 - 290.
|
|
|
|
6. |
Watson, S.; Judge, S.; Lopes, João; Oliveira, Celia. 2016. "Number Knowledge and error types of elementary Portuguese students: Implications for instruction", Clinical and Experimental Psychology 2, 1: 2 - 6.
|
|
|
|
7. |
Santos, A. I; Lopes, João. 2016. "Tomada de decisão de profissionais sobre a retirada de menores à família em situações de maus-tratos físicos", Revista Portuguesa de Psicologia 45, 1: 21 - 29.
|
|
|
|
8. |
Lopes, João; Filipe, Carminda; Moniz, A. V. 2014. "Reconhecimento de palavras e velocidade de leitura de texto: Um estudo com medidas repetidas no ensino primário", Revista Portuguesa de Psicologia 43, 43: 9 - 29.
|
|
|
|
9. |
Lopes, João; Santos, Miguel. 2013. "Teachers’ Beliefs, Teachers’ Goals and Teachers’ Classroom Management: A Study with Primary Teachers // Crenças, objectivos
e gestão de sala de aula: Um estudo com professores do Ensino Primário", Revista de Psicodidactica / Journal of Psychodidactics 18, 1: 5 - 24.
|
|
|
|
10. |
Lopes, João; Oliveira, Célia; Reed, Lauren; Gable, Robert A. 2013. "Character Education in Portugal", Childhood Education 89, 5: 286 - 289.
|
|
|
|
11. |
Lopes, João; Spear-Swerling, Louise; Oliveira, Célia; Velasquez, M. G; Zibulsky, Jamie. 2013. "Actual Disciplinary Knowledge, Perceived Disciplinary Knowledge, Teaching Experience and Teacher’s Training for Reading Instruction:
A Study with Primary Portuguese and American Teachers // Conhecimento disciplinar efectivo, conhecimento percebido...", Revista de Psicodidactica / Journal of Psychodidactics 19, 1: 45 - 65.
|
|
|
|
12. |
Lopes, João. 2012. "Biologising reading problems: The specific case of dyslexia", Contemporary Social Sciences: Journal of the Academy of Social Sciences 7, 2: 215 - 229.
|
|
|
|
13. |
Magalhães, E.; Lopes, João A. L. 2011. "Auto-conceito em adolescentes institucionalizadas: Um estudo exploratório", Psicologia, XXV: 163 - 180. |
|
|
|
14. |
Lopes, João A. L; Fernandes, P. P. 2009. "Emergent literacy beliefs in preschool and kindergarten contexts", Educational Studies in Languages and Literature, 9: 5 - 26. |
|
|
|
15. |
Lopes, João A. L. 2007. "Prevalence and comorbidity of emotional, behavioral and learning problems: A study of 7th-grade students", Education and Treatment of Children, 30 (4): 165 - 181. |
|
|
|
16. |
Gulshak, D.; Lopes, João A. L. 2007. "Interventions for Students with Behavioral Disorders: An International Literature Review", Behavioral Disorders 267-281, 32: 267 - 281.
|
|
|
|
17. |
Lopes, João A. L. 2005. "Intervention with students with learning, emotional and behavior disorders: Why do we take so long to do it? ", Education and Treatment of Children, 28: 345 - 360. |
|
|
|
18. |
Lopes, João A. L; Monteiro, I.; Sil, V.; Rutherford, R.; Quinn, M.. 2004. "Teachers' perceptions about teaching problem students in regular classrooms", Education and Treatment of Children, 27: 394 - 419. |
|
|
|
19. |
Lopes, João A. L; Cruz, M. C; Rutherford, R.. 2002. "The relationship of peer perceptions to student achievement and teacher ratings of 5th and 6th grade students", Education and Treatment of Children, 25: 476 - 495. |
|
|
|
20. |
Lopes, João A. L. 1998. "Indisciplina, problemas de comportamento e problemas de aprendizagem no ensino básico", Revista Portuguesa de Educação 11, 2: 57 - 81. |
|
|
|
21. |
Lopes, João A. L. 1993. "Classificação em psicopatologia da infância e da adolescência", Psiquiatria Clínica 14, 2: 107 - 115. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Lopes, J.; Madalena, M. M; Spear-Swerling, L.; Zibulski, J.. 2015. "Prosody growth and reading comprehension: A longitudinal study from 2nd through the end of 3rd grade", Revista de Psicodidáctica/Journal of Psychodidactics 20, 1: 5 - 23.
|
|
|
|
2. |
Lopes, J.; Almeida, Leandro S. 2015. "Questões e modelos de avaliação e intervenção em Psicologia Escolar: o caso da Europa e América do Norte", Estudos de Psicologia 32, 1: 75 - 85.
|
|
|
|
3. |
Lopes, João; Bueno, Maurício. 2014. "Construção e validação de uma prova de Matemática para alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade", Psicologia: Reflexão e Crítica 27, 3: 434 - 442.
|
|
|
|
4. |
Thomas, R.; Lopes, João A. L. 2007. "Diagnosing and treating children with ADHD, OCD, Tourette Syndrome, and conduct Disorder", Psicologia: Teoria, investigação e prática, 12: 237 - 260. |
|
|
|
5. |
Veríssimo, L.; Lopes, João A. L; Lemos, M. S. 2007. "Dificuldades de aprendizagem: obstáculos à definição e investigação", Revista Portuguesa de investigação Educacional, 6: 47 - 60. |
|
|
|
6. |
Santos, M.; Lopes, João A. L. 2003. "Popularidade, amizade e auto-conceito", Psicologia: Teoria, Investigação e Prática 8, 2: 233 - 252. |
|
|
|
7. |
Marinheiro, A. L; Lopes, João A. L. 1999. "Avaliação de problemas de comportamento em idade pré-escolar", Psicologia: Teoria, investigação e prática 4, 1: 91 - 198. |
|
|
|
8. |
Lopes, João A. L. 1998. "Distúrbio hiperactivo de défice de atenção em contexto escolar: Uma perspectiva psicoeducacional", Psicologia: Teoria, Investigação e Prática 3, 2: 143 - 158. |
|
|
|
9. |
Lopes, João A. L; Cruz, M. C. 1998. "A avaliação dos problemas de aprendizagem no 2º Ciclo do Ensino Básico e os regimes educativos para alunos com insucesso escolar", Psicologia: Teoria, Investigação e Prática 3, 2: 285 - 296. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Sil, V.; Lopes, João A. L. 2010. "A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE ALUNOS COM BAIXO RENDIMENTO ACADÉMICO/ESCOLAR: ESTUDO COM PROFESSORES
DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO", Trabalho apresentado em Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, In I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”, Braga. |
|
|
|
1. |
Lopes, João A. L. 2001. "Dislexia, disortografia e disgrafia", 176 pp.. Lisboa: McGraw Hill. (Livro) |
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Lopes, João A. 2014. "International perspectives in EBD: Critical issues". Sem local: SAGE Publications. |
Organização de evento Event organization |
1. |
Lopes, João. Dyslexia in debate: National and International Trends ,2014 (Conferência). |
2. |
Lopes, João A. L. IV Encontro sobre Maus-Tratos, Negligência e Risco na Infância e na Adolescência,2011 (Conferência). |
3. |
Lopes, João A. L. III Encontro Nacional sobre Maus-Tratos, Negligência e Risco na Infância e na Adolescência,2009 (Conferência). |
4. |
Lopes, João A. L. II Encontro Nacional Infância e Adolescência - Cultura, Ciência, Educação e Desporto na Promoção do Desenvolvimento Humano,2004 (Conferência / Organização). |
5. |
Lopes, João A. L. I Encontro Nacional sobre Maus-Tratos, Negligência e Risco na Infância e na Adolescência,2002 (Conferência / Organização). |
6. |
Lopes, João A. L. “Quem não lê é como quem não sabe” – encontro sobre promoção da leitura e da escrita em alunos do ensino básico,2001 (Conferência / Organização). |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Ana Isabel Fernandes Santos, Decision-making processes in child abuse situations, 2017. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
2. |
Susana de Jesus Moreira da Cunha da Cruz Cerqueira, João Lopes, 2013. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
3. |
Patrícia Alexandra Braga Pinto, Experiências literácitas na educação pré-escolar e desempenho na leitura no 1.º e 2.º anos de escolaridade, 2012. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
4. |
Lurdes Lopes Veríssimo Lisboa, Trajectórias de desenvolvimento das dificuldades de aprendizagem e suas consequência motivacionais e sociais, 2012. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). |
5. |
Maria Vânia Cardoso de Lima Bastos, Percursos escolares de pessoas sem-abrigo, 2011. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
6. |
Susana Cristina Rodrigues Ferreira de Sousa Moreira Marinho , Problemas emocionais, comportamentais e de realização escolar: concepções de professores do Ensino Básico, 2011. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
7. |
Vítor Manuel Cortinhas Sil., Estratégias pedagógicas no ensino de alunos em risco de insucesso escolar: Estudo com professores do ensino Básico., 2009. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
8. |
António Manuel Pereira Vargas Moniz, Reconhecimento de palavras escritas e competência leitora: Construção e validação do teste de avaliação do reconhecimento
de palavras escritas (T.A.R.P.E.), 2009. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
9. |
Maria Gabriela Morais de Castro Fernandes Velasquez, Percursos Desenvolvimentais de Leitura e Escrita: Estudo Longitudinal com Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, 2007. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
10. |
Paulo Ferreira del Pino Fernandes, Concepções e práticas de literacia emergente em contexto de jardim-de-infância, 2007. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
11. |
Miguel Augusto Meneses da Silva Santos, Gestão de sala de aula: Crenças e práticas de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, 2006. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Elisabete Regina Pereira da Silva, Perfis de gestão de sala aula, indisciplina percebida e perceção de eficácia do professor , 2014. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
2. |
Ana Paula de Carvalho Borges Cabral Silva, Rendimento académico em crianças e jovens institucionalizados e não institucionalizados: um estudo comparado, 2014. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
3. |
Maria Madalena Sequeira de Miranda Baptista da Silva , Prosody and reading comprehension development: a longitudinal study with elementary school children, 2013. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
4. |
Ana Catarina Ferreira Lopes de Jesus , Olfactory thresholds and olfactory adaptation: A comparative study with blind subjects and sighted subjects, 2013. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Co-orientador). |
5. |
Ana Isabel Fernandes Santos , Professionals’ decision-making about children foster care, 2012. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
6. |
Carminda Sofia Fernandes Filipe , Word recognition and reading speed, 2011. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
7. |
Carina Liliana Ferreira Marques , Professionals’ perceptions about the New Opportunities program: an exploratory study , 2011. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
8. |
Ana Rita Simões da Costa , Parental representations about the past and the future of their mentally handicapped children, 2010. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
9. |
Catarina Vanessa Protomártir , Error patterns in computation: students’ achievements and teachers’ perceptions, 2010. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
10. |
Rosa Maria Nogueira Gonçalves , Reading comprehension, word math problem solving and school achievement: a study with 4th grade students , 2010. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
11. |
Nádia Patrícia Pereira Neiva , Perceptions about the effectiveness of interventions with families in social risk situations, 2010. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
12. |
Rui Carlos Guedes de Carvalho, Reading, computation and motivation involvement in math word problems: a study with 5th graders, 2010. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Co-orientador). |
13. |
Nuna Susana Barbosa da Silva , Efficacy factors in school: A case study in the basic and in a basic and in a secondary school, 2009. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
14. |
Ana Patrícia Gonçalves Pereira , Perceptions about dyslexia: a study with regular teachers, speail education teachers, psychologists and psychology students, 2009. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
15. |
Rosa Maria da Silva Fernandes Fontes , Features of human pragmatics in Asperger’s’ syndrome children, 2009. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
16. |
Rita Alexandra Gonçalves Rodrigues , Teaching strategies for learning disabled students. A study with elementary school teachers, 2009. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
17. |
Filipa Daniela de Sousa e Costa , Error patterns in computation: a study with 3rd and 4th graders, 2009. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
18. |
Raquel Sameiro Lima da Costa , Social skills in ADHD children, 2009. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
19. |
Liliana Ribas Maciel Lima , Reading comprehension and school achievement in elementary school children, 2009. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
20. |
Paula Cristina Lopes Miranda , Indicators of school effectiveness: a study with two basic and secondary schools, 2008. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
21. |
Eunice Pereira Magalhães , Victimization experiences: an exploratory study with children and adolescents, 2008. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
22. |
Paulo Roberto Castanho Coelho , Inclusion and mental deficiency: a study with elementary school children, 2008. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
23. |
Clara Maria Pimenta Marques de Queirós, Problemas de comportamento e dificuldades de aprendizagem em contexto de sala de aula: Um estudo com alunos do 3º ciclo de
ensino básico, 2006. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
24. |
Filomena Maria da Silva Vieira, Percepção e atribuições de professores do ensino básico sobre o (in)sucesso escolar na Língua Materna: um estudo exploratório, 2006. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
25. |
Isolina Fernanda Ferreira e Camisão, Percepção dos professores do ensino básico acerca da inclusão educativa de alunos com necessidades educativas especiais, 2005. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
26. |
Práticas educativas e empenhamento na leitura em alunos do 1, Práticas educativas e empenhamento na leitura em alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, 2003. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
27. |
Vítor Manuel Cortinhas Sil, Alunos em situação de insucesso escolar: Percepções, estratégias e opiniões dos professores, 2002. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
28. |
Maria Gabriela Morais da Castro Fernandes Velasquez, Consciência Fonológica e Conceitos Acerca da Escrita: Um Estudo com Alunos do 1º Ano de Escolaridade, 2002. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
29. |
Maria Leonor Antunes da Cunha Rodrigues Sousa, Avaliação psicopedagógica das dificuldades de aprendizagem: O difícil consenso de critérios”, 2001. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
30. |
Susana Cristina Moreira Marinho , Psicopatologia e Deficiência Mental: Fragmentos no Cristal, 2000. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
31. |
Maria Isabel da Costa Monteiro , Percepções dos professores do ensino básico acerca de alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou problemas de comportamento:
um estudo exploratório a propósito da inclusão educativa, 2000. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
32. |
Miguel Augusto Meneses da Silva Santos , Relações com os Pares e Auto-Conceito: Estudo das Interacções entre a Popularidade, a Amizade e as Percepções de Auto-Competência, 1999. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Lopes, João Arménio Lamego. Beyond Behavior, Função ou tipo de participação: Reviewer. |
2. |
Lopes, João Arménio Lamego. International Journal of Early Childhood Special Education (INT-JECSE) , Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
55 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
22 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
15 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
7 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
30 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
21 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
9 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
1 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
1 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
2 |
Produção técnica Technical production |
6 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
6 |
Dados complementares (Additional data) |
45 |
Orientações Orientations |
43 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
2 |
Outras informações relevantes
Presidente do Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores (CCPFCP) Membro do Conselho Geral do IAVE
(Instituto de Avaliação Educativa)
Director do Departamento de Psicologia Aplicada - Escola de Psicologia - Universidade do Minho
Representante de Portugal no CERI-Governing Board - OCDE
|
Visualizações do curriculum [
8392
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
04-06-2020
às
06:42:52
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|