Curriculum Vitae

Alexandra Isabel Dias Reis

Data da última atualização »Last update : 30/05/2019


Alexandra Isabel Dias Reis. Concluiu a Agregação - em 2008. É Professor Associado na Universidade do Algarve. Publicou 55 artigos em revistas especializadas e 65 trabalhos em actas de eventos, possui 7 capítulos de livros publicados. Co-orientou 1 tese de doutoramento e orientou 1 dissertação de mestrado, alem de ter orientado 16 trabalhos de conclusão de curso de bach./licenciatura na área de Psicologia. Recebeu 3 prémios e/ou homenagens. Nas suas actividades profissionais interagiu com 92 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Illiteracy, Literacy, Reading and writing, Brain, Language, Schooling, Neuroimaging, Neuropsychological assessement, Dyslexia e Phonological awareness.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0052486449610971


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Alexandra Isabel Dias Reis
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Reis, Alexandra
Categoria profissional
Position
Professor Associado
Endereço profissional
Professional address
Universidade do Algarve
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Departamento Psicologia
Campus de Gambelas - Universidade do Algarve
Gambelas
8005-139 Faro
Portugal
Telefone: (+351)289800900Extensão: 7660
Correio electrónico: aireis@ualg.pt
Homepage: www.fchs.ualg.pt/Departamentos/DP/GNC/index.htm
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2008 Agregação
Aggregation
Universidade do Algarve, Portugal.

1997 Doutoramento
Phd
Biomédicas.
Universidade de Lisboa, Portugal.

1991 Licenciatura
Licentiate degree
Psicologia Clínica.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade do Algarve
Jul/2004-Actual Professor Associado

Universidade do Algarve
Out/2000-Jun/2004 Professor Auxiliar

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Set/1995-Set/2000 Professor Auxiliar

Hospital de Santa Maria
Out/1992-Jun/2000 Assistente de Investigação

Departament, Department of Clinical Neuroscience, Karolinska Hospital
Fev/1998-Out/1999 Investigador Auxiliar





Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)


Hospital de Santa Maria
Out/1992-Jul/2000
Atividade realizada»Activity:

Avaliação Neuropsicológica






Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
1996 The illiterate brain: the influence of analog magnitude on a digit span task, Prémio Bayer 1996 da Sociedade Portuguesa de Neurologia .
1999 A adaptação bio-funcional do cérebro ao conhecimento da leitura e da escrita, Prémio Pfizer de Investigação .
2008 Prémio Ceratonia, CGD .




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
2005- Actual Associação Psicologia de Psicologia Experimental, Membro fundador.
Tesoureira.
Jan/1993 - Actual International Neuropsychological Society, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Bramão, Inês; Faísca, L.; Petersson, K.M.; Reis, A.. 2012. The contribution of color to object recognition. .  In Advances in Object Recognition Systems , ed. I. Kypraios , 73 - 78. ISBN: 979-953-307-621-7. Rijeka, Croatia: InTech. .
2. Reis, Alexandra; Faísca, L.; Petersson, K.M.. 2011. Literacia: Modelo para o estudo dos efeitos de uma aprendizagem específica na cognição e nas suas bases cerebrais.  In Alfabeltização e Cognição , ed. A. Trevisan, J. J. M. Mosquera, & V. Wannmacher Pereira, 23 - 35. ISBN: 978-85-397-0070-7. Porto Alegre: Edipucrs.
3. Reis, Alexandra; Petersson, Karl M; Faísca, Luís. 2009. Neuroplasticidade: Os efeitos de aprendizagens específicas no cérebro humano.  In Temas actuais em Psicologia, ed. Cristina Nunes & Saúl de Jesus , 11 - 26. ISBN: 978-972-9341-88-. Faro: Universidade do Algarve .
4. Petersson, Karl M; Ingvar, M.; Reis, A.. 2009. Language and literacy from a cognitive neuroscience perspective.  In Cambridge Handbook of Literacy , ed. D. R. Olson & N. Torrance , 152 - 182. ISBN: 978-0521862202. Cambridge, UK: Cambridge University Press.
5. Petersson, Karl M; Reis, Alexandra. 2006. Characteristics of illiterate and literate cognitive processing: Implications of brain-behavior co-constructivism.  In Lifespan Development and the Brain: The Perspective of Biocultural Co-constructivism , ed. D. R. Olson & N. Torrence , 279 - 305. . New York: Cambridge University Press.
6. Caldas, Alexandre C; Reis, Alexandra; Miranda, Pedro C; Ducla-Soares, Eduardo. 2003. Learning to read and write shapes de anatomy and function of the corpus callosum.  In The Parallel Brain: The Cognitive Neuroscience of the Corpus Callosum , ed. E. Zaidel & M. Iacoboni , 473 - 477. . Cambridge: The MIT Press.
7. Caldas, Alexandre C; Reis, Alexandra. 2000. Neuropsicologia do analfabetismo: considerações a propósito de um projecto em desenvolvimento.  In Literacia e Sociedade – Contribuições pluridisciplinares, ed. M.R. Delgado-Martins e G. Ramalho e Costa , 155 - 183. . Lisboa: Caminho, Colecção Universitária.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Bramão, Inês; Inácio, Filomena; Faísca, Luís; Reis, Alexandra; Petersson, Karl M. 2011. "The influence of color information on the recognition of color diagnostic and non color diagnostic objects", The Journal of General Psychology, 138: 1 - 17.
2. Ise, Elena; Bertrand, Daisy; Faísca, Luís; Puolakanaho, Anne; Saine, Nina; Surányi, Zsuzsanna; Vaessen, Anniek; Csépe, Valéria; Lyytinen, Heikki; Reis, Alexandra; Ziegler, Johannes C; Schulte-Körne, Gerd. 2011. "Support systems for poor readers: Empirical data from six EU member states", Journal of Learning Disabilities 44, 3: 228 - 245.
3. Araújo, Susana; Faísca, Luís; Bramão, Inês; Inácio, Filomena; Petersson, Karl M; Reis, Alexandra. 2011. "Picture and object visual naming in dyslexic children: More than a phonological deficit", The General Journal of Psychology 138, 3: 215 - 228.
4. Ziegler, Johannes C; Bertrand, Daisy; Tóth, Dénes; Csépe, Valéria; Reis, Alexandra; Faísca, Luís; Saine, Nina; Lyytinen, Heikki; Vaessen, Anniek; Blomert, Leo. 2010. "Orthographic depth and its impact on universal predictors of reading: A cross-language investigation", Psychological Science, 21: 551 - 559.
5. Vaessen, Anniek; Bertrand, Daisy; Tóth, Dénes; Csépe, Valéria; Faísca, Luís; Reis, Alexandra; Blomert, Leo. 2010. "Cognitive development of fluent word reading does not qualitatively differ between transparent and opaque orthographies", Journal of Educational Psychology 102, 4: 827 - 842.
6. Araújo, Susana; Pacheco, Andreia; Faísca, Luís; Petersson, Karl M; Reis, Alexandra. 2010. "Visual rapid naming and phonological abilities: Different subtypes in dyslexic children", International Journal of Psychology 45, 6: 443 - 452.
7. Bramão, Inês; Faísca, Luís; Petersson, Karl M; Reis, Alexandra. 2010. "The influence of surface color information and color knowledge information in object recognition", The influence of surface color information and color knowledge information in object recognition, 123: 459 - 468.
8. Bramão, Inês; Faísca, Luís; Forkstam, Christian; Reis, Alexandra; Petersson, Karl M. 2010. "Cortical brain regions associated with color processing: An FMRI study", The Open Neuroimaging Journal, 4: 164 - 173.
9. Bramão, Inês; Mendonça, Alexandra; Faísca, Luís; Ingvar, Martin; Petersson, Karl M; Reis, Alexandra. 2007. "The impact of reading and writing skills on a visuo-motor integration task: A comparison between illiterate and literate subjects", Journal of the International Neuropsychological Society , 13: 359 - 364.
10. Reis, Alexandra; Faísca, Luís; Mendonça, Susana; Ingvar, Martin; Petersson, Karl M. 2007. "Semantic Interference on a phonological task in illiterate subjects", Scandinavian Journal of Psychology, 48: 69 - 74.
11. Petersson, Karl M; Silva, Carla; Caldas, Alexandre C; Ingvar, Martin; Reis, Alexandra. 2007. "Literacy: A cultural influence on the hemispheric balance in the inferior parietal cortex", European Journal of Neuroscience, 26: 791 - 799.
12. Reis, Alexandra; Faísca, Luís; Ingvar, Martin; Petersson, Karl M. 2006. "Color makes a difference: Two-dimensional object naming in literate and illiterate subjects", Brain and Cognition, 60: 49 - 54.
13. Silva, Catarina; Petersson, Karl M; Faísca, Luís; Ingvar, Martin; Reis, Alexandra. 2004. "The effects of formal education on the quantitative and qualitative aspects of semantic verbal fluency", of Clinical and Experimental Neuropsychology 26, 2: 266 - 277.
14. Reis, Alexandra; Guerreiro, Manuela; Petersson, Karl M. 2003. "A socio-demographic and a neuropsychological characterization of an illiterate population", Applied Neuropsychology 10, 4: 191 - 2004.
15. Reis, Alexandra; Petersson, Karl M. 2003. "Educational level, Socioeconomic Status and Aphasia Research: A comment on Connor et al. (2001) - Effect of Socioeconomic Status on Aphasia Severity and Recovery", Brain and Language, 87: 449 - 452.
16. Reis, Alexandra; Caldas, Alexandre C. 2003. "The knowledge of orthography is a revolution in the brain", Reading and Writing: An interdisciplinary Journal, 16: 81 - 97.
17. Reis, Alexandra; Petersson, Karl M; Caldas, Alexandre C; Ingvar, Martin. 2001. "The modulatory influence of formal schooling on visual naming skills", Brain and Cognition, 47: 394 - 411.
18. Petersson, Karl M; Reis, Alexandra; Ingvar, Martin. 2001. "Cognitive processing in literate and illiterate subjects: some recent behavioral and functional neuroimaging data", Scandinavian Journal of Psychology, 42: 251 - 257.
19. Caldas, Alexandre C; Reis, Alexandra. 2000. "Neurobiological substrates of illiteracy", The Neuroscientist 6, 6: 475 - 482.
20. Petersson, Karl M; Reis, Alexandra; Askelöf, Simon; Caldas, Alexandre C; Ingvar, Martin. 2000. "Differences in verbal repetition in literate and illiterate subjects: A network analysis", Journal of Cognitive Neuroscience 12, 3: 364 - 382.
21. Petersson, Karl M; Reis, Alexandra; Caldas, Alexandre C; Ingvar, Martin. 1999. "Effective auditory-verbal encoding activates the left prefrontal and the medial temporal lobes: A generalization to illiterate subjects", NeuroImage, 10: 45 - 54.
22. Petersson, K.M.; Reis, A.; Castro-Caldas, A.; Ingvar, M.. 1999. "Illiterate subjects activate the left prefrontal and the medial temporal lobes during effective auditory-verbal encoding", NeuroImage 9, 6 PART II: 45 - 54.
23. Caldas, Alexandre C; Reis, Alexandra. 1998. "O analfabetismo no contexto dos modelos de estudo em Neuropsicologia", Neuropsycologia Latina 4, 2: 62 - 65.
24. Reis, Alexandra; Caldas, Alexandre C. 1998. "Implicações funcionais e biológicas do conhecimento da leitura e da escrita", Neuropsycologia Latina 4, 2: 62 - 65.
25. Caldas, Alexandre C; Petersson, Karl M; Reis, Alexandra; Stone-Elander, Sharon; Ingvar, Martin. 1998. "The illiterate brain: Learning to read and write during childhood influences the functional organization of the adult brain", Brain, 121: 1053 - 1063.
26. Caldas, Alexandre C; Reis, Alexandra; Guerreiro, Manuela. 1997. "Neuropsychological aspects of illiteracy", Neuropsychological Rehabilitation, 7: 327 - 338.
27. Reis, Alexandra; Caldas, Alexandre C. 1997. "Illiteracy: a cause for biased cognitive development", Journal of the International Neuropsychological Society , 7: 327 - 338.
28. Reis, Alexandra; Guerreiro, Manuela; Caldas, Alexandre C. 1994. "The influence of educational level of non brain damaged subjects on visual naming capacities", Journal of Clinical and Experimental Neuropsychology, 16: 939 - 942.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Reis, Alexandra; Silva, Carla; Faísca, Luís; Bramão, Inês; Mendonça, Alexandra; Miranda, Pedro C; Andrade, Alexandre; Tinoco, Paulo; Tackenberg, Lanbertine; Petersson, Karl M. 2007. "The impact of reading and writing skills on brain morphometry: A voxel-based morphometry study", Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Mid-year Meeting, In International Neuropsychological Society Meeting, Program & Abstract Book, Bilbao.
2. Faísca, Luís; Bramão, Inês; Forkstam, Christian; Reis, Alexandra; Petersson, Karl M. 2007. "Implicit learning of structured auditory sequences: An advantage for verbal stimulus", Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Mid-year Meeting, In International Neuropsychological Society Meeting, Program & Abstract Book, Bilbao.
3. Bramão, Inês; Faísca, Luís; Reis, Alexandra; Guerreiro, Manuela. 2007. "Semantic Memory Organization: Differential Weighting of Perceptual and Functional Features", Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Mid-year Meeting, In International Neuropsychological Society Meeting, Program & Abstract Book, Bilbao.
4. Reis, Alexandra; Ingvar, Martin; Caldas, Alexandre C; Petersson, Karl M. 2005. "Literacy: A cultural influence on the hemispheric balance in the inferior parietal region", Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Meeting, In International Neuropsychological Society Meeting, Program & Abstract Book, Dublin.
5. Bramão, Inês; Mendonça, Alexandra; Faísca, Luís; Petersson, Karl M; Reis, Alexandra. 2005. "Schooling and hemispheric specialization: A dichotic listening study", Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Meeting, In International Neuropsychological Society Meeting, Program & Abstract Book, Dublin.
6. Mendonça, Alexandra; Bramão, Inês; Faísca, Luís; Petersson, Karl M; Reis, Alexandra. 2005. "The effects of literacy on errors in a dichotic listening task", Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Meeting, In International Neuropsychological Society Meeting, Program & Abstract Book, Dublin.
7. Faísca, Luís; Bramão, Inês; Mendonça, Alexandra; Petersson, Karl M; Reis, Alexandra. 2005. "A dynamic analysis of clustering and switching strategies in semantic verbal fluency", Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Meeting. Dublin, In International Neuropsychological Society Meeting, Program & Abstract Book, Dublin.
8. Reis, Alexandra; Faísca, Luís; SIlva, Ricardo; Ingvar, Martin; Petersson, Karl M. 2004. "Os efeitos da escolaridade nas estratégias cognitivas subjacentes a provas de fluência verbal com diferentes critérios semânticos", Trabalho apresentado em 2º Congresso Hispano - Português de Psicologia, In 2º Congresso Hispano - Português de Psicologia, Livro de Resumos, Lisboa.
9. Faísca, Luís; Bernardo, Marta; Ingvar, Martin; Petersson, Karl M; Reis, Alexandra. 2004. "Em que medida a produção em provas de fluência verbal permite caracterizar a organização do conhecimento semântico? Estudo comparativo de metodologias de análise", Trabalho apresentado em 2º Congresso Hispano - Português de Psicologia, In 2º Congresso Hispano - Português de Psicologia, Livro de Resumos, Lisboa.
10. Faísca, Luís; Reis, Alexandra; Silva, Catarina; Ingvar, Martin; Petersson, Karl M. 2003. "O efeito da escolaridade na organização das redes semânticas: Utilização de técnicas de escalonamento no estudo da categoria semântica “animais”", Trabalho apresentado em V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Livro de Resumos, Lisboa.
11. Reis, Alexandra; Faísca, Luís; Silva, Catarina; Fernandes, Lisandra; Ingvar, Martin; Petersson, Karl M. 2003. "A influência da escolaridade na nomeação visual de objectos: O estudo do efeito da cor versus o efeito da forma", Trabalho apresentado em V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Livro de Resumos, Lisboa.
12. Mendonça, Susana; Silva, Catarina; Faísca, Luís; Reis, Alexandra; Ingvar, Martin; Petersson, Karl M. 2003. "Aprendizagem da leitura e da escrita e a sua relação com as competências fonológicas", Trabalho apresentado em V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Livro de Resumos, Lisboa.
13. Bramão, Inês; Faísca, Luís; Reis, Alexandra. 2003. "Influência da semelhança estrutural e da cor na nomeação de objectos de categorias vivas e não vivas", Trabalho apresentado em Congresso em Neurociências Cognitivas, In Congresso em Neurociências Cognitivas, Livro de Resumos, Évora.
14. Silva, Catarina; Faísca, Luís; Mendonça, Susana; Ingvar, Martin; Reis, Alexandra; Petersson, Karl M. 2003. "Literacia, processamento fonológico e memória de trabalho: Que relação? ", Trabalho apresentado em V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Livro de Resumos, Lisboa.
15. Mendonça, Alexandra; Mendonça, Susana; Reis, Alexandra; Faísca, Luís; Ingvar, Martin; Petersson, Karl M. 2003. "O Reconhecimento de unidades lexicais em contexto frásico: O efeito da literacia. ", Trabalho apresentado em Congresso em Neurociências Cognitivas, In Congresso em Neurociências Cognitivas, Livro de Resumos, Évora.
16. Faísca, Luís; Reis, Alexandra; Silva, Catarina; Ingvar, Martin; Petersson, Karl M. 2003. "A organização das redes semânticas e a sua relação com a escolaridade: O estudo da categoria semântica animais", Trabalho apresentado em VIII Congresso Bienal da Sociedade Latino Americana de Psicologia, In VIII Congresso da Sociedade LatinoAmericana de Neuropsicologia, Abstract book, Montreal.
17. Reis, Alexandra; Faísca, Luís; Silva, Catarina; Ingvar, Martin; Petersson, Karl M. 2003. "O efeito da cor versus o efeito da forma na nomeação de representações bi-dimensionais de objectos numa população analfabeta", Trabalho apresentado em VIII Congresso Bienal da Sociedade Latino Americana de Psicologia., In VIII Congresso da Sociedade LatinoAmericana de Neuropsicologia, Abstract book, Montreal.
18. Mendonça, Susana; Faísca, Luís; Silva, Catarina; Ingvar, Martin; Reis, Alexandra; Petersson, Karl M. 2003. "Literacia e sensibilidade fonológica: Que relação?", Trabalho apresentado em VIII Congresso Bienal da Sociedade Latino Americana de Psicologia, In VIII Congresso da Sociedade LatinoAmericana de Neuropsicologia, Abstract book, Montreal.
19. Silva, Catarina; Faísca, Luís; Mendonça, Susana; Ingvar, Martin; Reis, Alexandra; Petersson, Karl M. 2003. "Os efeitos da escolaridade nos diferentes sub-sistemas da memória de trabalho", Trabalho apresentado em VIII Congresso Bienal da Sociedade Latino Americana de Psicologia, In VIII Congresso da Sociedade LatinoAmericana de Neuropsicologia, Abstract book, Montreal.
20. Silva, Catarina; Faísca, Luís; Mendonça, Susana; Ingvar, Martin; Petersson, Karl M; Reis, Alexandra. 2002. "Awareness of words as phonological entities in an illiterate population", Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society, 25th meeting, In Journal of the International Neuropsychological Society, Stockholm.
21. Mendonça, Susana; Faísca, Luís; Silva, Catarina; Ingvar, Martin; Reis, Alexandra; Petersson, Karl M. 2002. "The role of literacy in the awareness of words as independent lexical units", Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society, 25th meeting, In Journal of the International Neuropsychological Society, Stockholm.
22. Petersson, Karl M; Reis, Alexandra; Ingvar, Martin. 2002. "Cognitive processing in literate and illiterate subjects: Some recent behavioral and functional neuroimaging data", Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society, 25th meeting, In Journal of the International Neuropsychological Society,, Stockholm.
23. Reis, Alexandra; Guerreiro, Manuela; Petersson, Karl M. 2001. "The influence of educational level on a neuropsychological battery", Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society, 24th meeting, In Journal of the International Neuropsychological Society, Brasilia.
24. Petersson, Karl M; Silva, Catarina; Lacerda, Francisco; Reis, Alexandra. 2001. "Immediate serial recognition: Literacy effects on a phonological loop task", Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society, 24th meeting, In Journal of the International Neuropsychological Society, Brasilia.
25. Silva, Catarina; Petersson, Karl M; Ingvar, Martin; Reis, Alexandra. 2001. "The effects of formal education on the qualitative aspects of a verbal fluency task", Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society, 24th meeting, In Journal of the International Neuropsychological Society, Brasilia.
26. Reis, Alexandra; Petersson, Karl M; Caldas, Alexandre C; Ingvar, Martin. 2000. "Illiteracy influences 2D but not 3D visual object naming", Trabalho apresentado em XXVII International Congress of Psychology, In International Journal of Psychology, Stockholm.
27. Petersson, Karl M; Reis, Alexandra; Askelöf, Simon; Caldas, Alexandre C; Ingvar, Martin. 2000. "Learning to read and write modulates the functional architecture of language processing", Trabalho apresentado em XXVII International Congress of Psychology, In International Journal of Psychology, Stockholm.
28. Nunes, Marta; Guerreiro, Manuela; Reis, Alexandra; Martins, Isabel P. 2000. "Naming and literacy: The influence of age", Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society, 23rd meeting, In Journal of the International Neuropsychological Society, Belgium.
29. Reis, Alexandra; Petersson, Karl M; Rosenlund, M; Caldas, Alexandre C; Ingvar, Martin. 1999. "The modulatory influence of literacy on the activation pattern during encoding and retrieval of auditory-verbal information", Trabalho apresentado em 5th Human Brain Mapping Meeting, In NeuroImage, Dusseldorf.
30. Petersson, Karl M; Reis, Alexandra; Caldas, Alexandre C; Ingvar, Martin. 1999. "Illiterate subjects activate de left prefrontal and the medial temporal lobes during effective auditory-verbal encoding", Trabalho apresentado em 5th Human Brain Mapping Meeting, In NeuroImage, Dusseldorf.
31. Petersson, Karl M; Reis, Alexandra; Caldas, Alexandre C; Ingvar, Martin. 1999. "Auditory-verbal cued recall success correlates negatively with the left medial temporal lobe activity", Trabalho apresentado em 5th Human Brain Mapping Meeting, In NeuroImage, Dusseldorf.
32. Weiller, Cornelius; Kiebel, Stefan; Caldas, Alexandre C; Ingvar, Martin; Reis, Alexandra; Rijntjes, Michel; Gaser, Christian. 1999. "The effect of literacy on human brain anatomy", Trabalho apresentado em 5th Human Brain Mapping Meeting, In NeuroImage, Dusseldorf.
33. Reis, Alexandra; Petersson, Karl M; Caldas, Alexandre C; Ingvar, Martin. 1999. "The modulatory influence of formal schooling on visual naming skills", Trabalho apresentado em 4th Congress of the European Federation of Neurological Societies, In European Journal of Neurology, Lisbon.
34. Petersson, Karl M; Reis, Alexandra; Ingvar, Martin; Caldas, Alexandre C. 1998. "Enconding and retrieving information: Evidence by PET", Trabalho apresentado em 4ª Reunião da Sociedade Portuguesa de Neurociências, In 4ª Reunião da Sociedade Portuguesa de Neurociências, Programa e Resumos, Coimbra.
35. Caldas, Alexandre C; Petersson, Karl M; Reis, Alexandra; Askelöf, Simon; Ingvar, Martin. 1998. "Right/Left hemispheric contribution for word repetition: A PET activation study", Trabalho apresentado em 4ª Reunião da Sociedade Portuguesa de Neurociências, In 4ª Reunião da Sociedade Portuguesa de Neurociências, Programa e Resumos, Coimbra.
36. Caldas, Alexandre C; Petersson, Karl M; Reis, Alexandra; Askelöf, Simon; Ingvar, Martin. 1998. "A influência da escolaridade no processamento inter-hemisférico de informação verbal demonstrado por Tomografia de Emissão de Positrões", Trabalho apresentado em Reunião da Sociedade Portuguesa de Neurologia, In Revista Portuguesa de Neurologia, Resumos, Aveiro.
37. Petersson, Karl M; Reis, Alexandra; Ingvar, Martin; Caldas, Alexandre C. 1998. "Processos de codificação e recuperação de pares associados de palavras – Um estudo de PET", Trabalho apresentado em Reunião da Sociedade Portuguesa de Neurologia, In Revista Portuguesa de Neurologia, Resumos, Aveiro.
38. Reis, Alexandra; Petersson, Karl M; Ingvar, Martin; Caldas, Alexandre C. 1998. "Diferenças de activação funcional nos processos de codificação e de recuperação de informação verbal relacionadas com o analfabetismo", Trabalho apresentado em Reunião da Sociedade Portuguesa de Neurologia, In Revista Portuguesa de Neurologia, Resumos, Aveiro.
39. Petersson, Karl M; Askelöf, Simon; Reis, Alexandra; Caldas, Alexandre C; Ingvar, Martin. 1998. "Differences in verbal repetition in literate and illiterate subjects: A network analysis", Trabalho apresentado em The 4th International Conference on Functional Mapping of the Human Brain, In NeuroImage, Montreal.
40. Petersson, Karl M; Reis, Alexandra; Caldas, Alexandre C; Ingvar, Martin. 1998. "Activation of the medial temporal lobe during encoding of word-pairs in older middle-aged women", Trabalho apresentado em The 4th International Conference on Functional Mapping of the Human Brain, In Neuroimage, Montreal.
41. Petersson, Karl M; Reis, Alexandra; Askelöf, Simon; Mendonça, Alexandra; Ingvar, Martin. 1998. "Differences in inter-hemispheric interactions between literate and illiterate subjects during verbal repetition", Trabalho apresentado em The 4th International Conference on Functional Mapping of the Human Brain, In NeuroImage, Montreal.
42. Caldas, Alexandre C; Petersson, Karl M; Reis, Alexandra; Ingvar, Martin. 1998. "Learning to read and to write in childhood determines the functional organization of the adult brain", Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society, 21st meeting, In Journal of the International Neuropsychological Society, Budapest.
43. Petersson, Karl M; Reis, Alexandra; Ingvar, Martin; Caldas, Alexandre C. 1998. "A PET-study of memory processes in older women during encoding and retrieval of associated word-pairs", Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society, 21st meeting, In Journal of the International Neuropsychological Society, Budapest.
44. Reis, Alexandra; Caldas, Alexandre C; Petersson, Karl M; Stone-Elander, Sharon; Ingvar, Martin. 1997. "Learning in childhood determines the functional organization of the adult brain", Trabalho apresentado em Third International Conference on Functional Mapping of the Human Brain, In NeuroImage, Copenhagen.
45. Reis, Alexandra; Caldas, Alexandre C. 1997. "Learning to read and write increases the efficacy of reaching a target in two dimensional space", Trabalho apresentado em Twentieth Annual Meeting, International Neuropsycological Society, In Journal of the International Neuropsychological Society, Bergen.
46. Guerreiro, Manuela; Caldas, Alexandre C; Reis, Alexandra; Garcia, Carlos. 1997. "The magnitude component of digits (semantics). Evidence from Alzheimer’s Dementia in illiterate subjects", Trabalho apresentado em Twentieth Annual Meeting, International Neuropsycological Society, In Journal of the International Neuropsychological Society, Bergen.
47. Caldas, Alexandre C; Reis, Alexandra; Guerreiro, Manuela; Leal, Gabriela; Farrajota, Luísa. 1997. "Illiteracy and aphasia revisited", Trabalho apresentado em Seventh Meeting of the European Neurological Society, In Journal of Neurology, Rhodes.
48. Reis, Alexandra; Guerreiro, Manuela; Deloche, Gérard; Caldas, Alexandre C. 1997. "A importância do referencial semântico em provas de digit span numa população analfabeta", Trabalho apresentado em V Congresso Latino Americano de Neuropsicologia, In Neuropsychologia Latina, Guadalajara.
49. Caldas, Alexandre C; Miranda, Pedro C; Carmo, Isabel; Reis, Alexandra; Ribeiro, Constança; Ducla-Soares, Eduardo. 1996. "The illiterate brain: does learning to write shape the corpus callosum?", Trabalho apresentado em Joint meeting of the Austrian and Portuguese Neurological Societies, In Revista Portuguesa de Neurologia, Porto.
50. Reis, Alexandra; Guerreiro, Manuela; Caldas, Alexandre C. 1996. "The illiterate brain: the influence of an untrained phonological input buffer in oral repetition and digit span of transcortical aphasics", Trabalho apresentado em Joint meeting of the Austrian and Portuguese Neurological Societies, In Revista Portuguesa de Neurologia, Porto.
51. Reis, Alexandra; Caldas, Alexandre C; Deloche, Gérard. 1996. "The illiterate brain: the influence of analog magnitude on a digit span task", Trabalho apresentado em Joint meeting of the Austrian and Portuguese Neurological Societies, In Revista Portuguesa de Neurologia, Porto.
52. Caldas, Alexandre C; Ingvar, Martin; Reis, Alexandra; Petersson, Karl M; Stone-Elander, Sharon. 1996. "The illiterate brain: Positron Emission Tomography studies reveal differences in strategy of language processing", Trabalho apresentado em Joint meeting of the Austrian and Portuguese Neurological Societies, In Revista Portuguesa de Neurologia, Porto.
53. Reis, Alexandra; Guerreiro, Manuela; Caldas, Alexandre C. 1996. "The illiterate brain: The influence of an untrained phonological input buffer in oral repetition and digit span of transcortical aphasics", Trabalho apresentado em Nineteenth Annual International Neuropsychological Society Meeting, In Journal of the International Neuropsychological Society, Veldhoven.
54. Caldas, Alexandre C; Petersson, Karl M; Reis, Alexandra; Stone-Elander, Sharon; Ingvar, Martin. 1996. "PET Studies for cortical function - The Illiterate Brain", Trabalho apresentado em European Federation of Neurological Societies, In European Journal of Neurology, Roma.
55. Reis, Alexandra; Parreira, Elsa; Caldas, Alexandre C. 1994. "Repetição de palavras por analfabetos afásicos: Importância da consciência fonológica", Trabalho apresentado em Reunião de Primavera da Sociedade Portuguesa de Neurologia, In Revista Portuguesa de Neurologia, Coimbra.
56. Guerreiro, Manuela; Salgado, Vasco; Reis, Alexandra; Ferro, José M. 1994. "Neuropsychological study of a cohort of lacunar infarctions", Trabalho apresentado em II Congresso Nacional de Neurociências, In Programa e Resumos do II Congresso Nacional de Neurociências, Coimbra.
57. Caldas, Alexandre C; Reis, Alexandra; Parreira, Elsa; Guerreiro, Manuela. 1994. "Processing of oral language by illiterate subjects", Trabalho apresentado em II Congresso Nacional de Neurociências, In Programa e Resumos do II Congresso Nacional de Neurociências, Coimbra.
58. Reis, Alexandra; Guerreiro, Manuela; Garcia, Carlos; Caldas, Alexandre C. 1994. "How does an illiterate subject process the lexical component of arithmetic’s?", Trabalho apresentado em II Congresso Nacional de Neurociências, In Programa e Resumos do II Congresso Nacional de Neurociências, Coimbra.
59. Reis, Alexandra; Caldas, Alexandre C. 1994. "Lexical Processing in illiterates", Trabalho apresentado em II Congresso Nacional de Neurociências, In Programa e Resumos do II Congresso Nacional de Neurociências, Coimbra.
60. Reis, Alexandra; Caldas, Alexandre C. 1994. "Lexical Processing in Illiterates", Trabalho apresentado em Seventeenth Annual European Conference of the International Neuropsychological Society, In International Neuropsychological Society, Program and Abstracts, Angers.
61. Reis, Alexandra; Guerreiro, Manuela; Garcia, Carlos; Caldas, Alexandre C. 1994. "How does an Illiterate subject process the lexical component of arithmetics?", Trabalho apresentado em Seventeenth Annual European Conference of the International Neuropsychological Society, In International Neuropsychological Society, Program and Abstracts, Angers.
62. Salgado, Vasco; Reis, Alexandra; Ferro, José M; Guerreiro, Manuela. 1993. "Avaliação neuropsicológica de doentes com AVC lacunar", Trabalho apresentado em Reunião de Primavera da Sociedade Portuguesa de Neurologia, In Revista Portuguesa de Neurologia, Coimbra.
63. Guerreiro, Manuela; Ferro, José M; Reis, Alexandra; Salgado, Vasco. 1993. "Estudo prospectivo neuropsicológico de uma coorte de AVC lacunares", Trabalho apresentado em Reunião de Primavera da Sociedade Portuguesa de Neurologia, In Resumos da Reunião de Primavera da S.P.N., Coimbra.
64. Reis, Alexandra; Ribeiro, João; Caldas, Alexandre C; Guerreiro, Manuela. 1993. "Nomeação visual por sujeitos analfabetos", Trabalho apresentado em Sociedade Portuguesa de Neurologia, Reunião de Primavera, In Sociedade Portuguesa de Neurologia, Resumos da Reunião de Primavera, Coimbra.
65. Reis, Alexandra; Ribeiro, João; Caldas, Alexandre C; Guerreiro, Manuela. 1993. "Visual naming by illiterate subjects. Journal of Clinical and Experimental Neuropsychology", Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Fifteenth European Conference, In Journal of Clinical and Experimental Neuropsychology, Funchal.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Araújo, Susana; Faísca, Luís; Bramão, Inês; Petersson, Karl M; Reis, Alexandra. 2014. "Lexical and Phonological Processes in Dyslexic Readers: Evidence from a Visual Lexical Decision Task", Dyslexia 20, 1: 38 - 53.
2. Martins, A.T.; Faísca, L.M.; Esteves, F.; Muresan, A.; Reis, A.. 2012. "Atypical moral judgment following traumatic brain injury", Judgment and Decision Making 7, 4: 478 - 487.
3. Martins, A.T.; Faísca, L.; Esteves, F.; Simão, C.; Justo, M.G.; Muresan, A.; Reis, A.. 2012. "Changes in social emotion recognition following traumatic frontal lobe injury", Neural Regeneration Research 7, 2: 101 - 108.
4. Araújo, S.; Bramão, I.; Faísca, L.; Petersson, K.M.; Reis, A.. 2012. "Electrophysiological correlates of impaired reading in dyslexic pre-adolescent children", Brain and Cognition 79, 2: 79 - 88.
5. Bramão, I.; Francisco, A.; Inácio, F.; Faísca, L.; Reis, A.; Petersson, K.M.. 2012. "Electrophysiological evidence for colour effects on the naming of colour diagnostic and noncolour diagnostic objects", Visual Cognition 20, 10: 1164 - 11.
6. Silva, C.; Faísca, L.; Ingvar, M.; Petersson, K.M.; Reis, A.. 2012. "Literacy: Exploring working memory systems", Journal of Clinical and Experimental Neuropsychology 34, 4: 369 - 377.
7. Bramão, I.; Faísca, L.; Forkstam, C.; Inácio, F.; Araújo, S.; Petersson, K.M.; Reis, A.. 2012. "The interaction between surface color and color knowledge: Behavioral and electrophysiological evidence", Brain and Cognition 78, 1: 28 - 37.
8. Araújo, S.; Inácio, F.; Francisco, A.; Faísca, L.; Petersson, K.M.; Reis, A.. 2011. "Component processes subserving rapid automatized naming in dyslexic and non-dyslexic readers", Dyslexia 17, 3: 242 - 255.
9. Araujo, S.; Faisca, L.; Bramao, I.; Inacio, F.; Petersson, K.M.; Reis, A.. 2011. "Object naming in dyslexic children: More than a phonological deficit", Journal of General Psychology 138, 3: 215 - 228.
10. Bramão, I.; Inacio, F.; Faísca, L.; Reis, A.; Petersson, K.M.. 2011. "The influence of color information on the recognition of color diagnostic and noncolor diagnostic objects", Journal of General Psychology 138, 1: 49 - 65.
11. Martins, A.T.; Faísca, L.; Esteves, F.; Muresan, A.; Justo, M.G.; Simão, C.; Reis, A.. 2011. "Traumatic brain injury patients: Does frontal brain lesion influence basic emotion recognition?", Psychology and Neuroscience 4, 3: 377 - 384.
12. Araújo, S.; Faísca, L.; Petersson, K.M.; Reis, A.. 2011. "What does rapid naming tell us about dyslexia? | ¿Qué nos cuenta el nombramiento rápido sobre la dislexia?", Avances en Psicologia Latinoamericana 29, 2: 199 - 213.
13. Vaessen, A.; Bertrand, D.; Tóth, D.; Csépe, V.; Faísca, L.; Reis, A.; Blomert, L.. 2010. "Cognitive Development of Fluent Word Reading Does Not Qualitatively Differ Between Transparent and Opaque Orthographies", Journal of Educational Psychology 102, 4: 827 - 842.
14. Petersson, K.M.; Silva, C.; Castro-Caldas, A.; Ingvar, M.; Reis, A.. 2007. "Literacy: A cultural influence on functional left-right differences in the inferior parietal cortex", European Journal of Neuroscience 26, 3: 791 - 799.
15. Bramão, Inês; Faísca, Luís; Reis, Alexandra. 2005. "Influência dos atributos visuais na nomeação de objectos biológicos e não biológicos", Psychologica, 40: 231 - 245.
16. Gonzalez Da S. C; Petersson, K.M.; Faísca, L.; Ingvar, M.; Reis, A.. 2004. "The effects of literacy and education on the quantitative and qualitative aspects of semantic verbal fluency", Journal of Clinical and Experimental Neuropsychology 26, 2: 266 - 277.
17. Reis, A.; Guerreiro, M.; Petersson, K.M.. 2003. "A Sociodemographic and Neuropsychological Characterization of an Illiterate Population", Applied Neuropsychology 10, 4: 191 - 204.
18. Reis, A.; Petersson, K.M.. 2003. "Educational level, socioeconomic status and aphasia research: A comment on Connor et al. (2001) - Effect of socioeconomic status on aphasia severity and recovery", Brain and Language 87, 3: 449 - 452.
19. Reis, A.; Petersson, K.M.; Castro-Caldas, A.; Ingvar, M.. 2001. "Formal schooling influences two- but not three-dimensional naming skills", Brain and Cognition 47, 3: 397 - 411.
20. Petersson, K.M.; Reis, A.; Ingvar, M.. 2001. "Cognitive processing in literate and illiterate subjects: A review of some recent behavioral and functional neuroimaging data", Scandinavian Journal of Psychology 42, 3: 251 - 267.
21. Petersson, K.M.; Reis, A.; Askelöf, S.; Castro-Caldas, A.; Ingvar, M.. 2000. "Language processing modulated by literacy: A network analysis of verbal repetition in literate and illiterate subjects", Journal of Cognitive Neuroscience 12, 3: 364 - 382.
22. Caldas, Alexandre C; Reis, Alexandra. 1999. "A adaptação bio-funcional do cérebro ao conhecimento da leitura e da escrita", Jornal das Ciências Médicas, 163: 69 - 86.
23. Castro-Caldas, A.; Cavaleiro Miranda, P; Carmo, I.; Reis, A.; Leote, F.; Ribeiro, C.; Ducla-Soares, E.. 1999. "Influence of learning to read and write on the morphology of the corpus callosum", European Journal of Neurology 6, 1: 23 - 28.
24. Reis, Alexandra. 1998. "Avaliação Neuropsicológica de diferentes estratégias cognitivas: estudo de uma população de analfabetos", Revista da Faculdade de Medicina de Lisboa 3, 4: 261 - 266.
25. Reis, A.; Castro-Caldas, A.. 1997. "Illiteracy: A cause for biased cognitive development", Journal of the International Neuropsychological Society 3, 5: 444 - 450.
26. Reis, Alexandra; Caldas, Alexandre C; Guerreiro, Manuela; Garcia, Carlos. 1996. "O cérebro Analfabeto: A questão da demência", Análise Psicológica 2, 3: 341 - 351.
27. Reis, A.; Guerreiro, M.; Castro-Caldas, A.. 1994. "Influence of educational level of non brain-damaged subjects on visual naming capacities", Journal of Clinical and Experimental Neuropsychology 16, 6: 939 - 942.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Ida Manuela de Freitas Andrade Timóteo Lemos, Adolescência e Delinquência: Estudo de factores de risco psicológico em jovens abrangidos pela lei tutelar educativa, 2004. Tese (Psicologia Clínica) - Universidade do Algarve (Co-orientador).
Em curso
Ongoing
1. Maria Inês Neto Bramão, A Influência de atributos visuais no reconhecimento de objectos: Um estudo de respostas electrofisiológicas e hemodinâmicas no córtex occipito-temporal, 2007. Tese (Psicologia Experimental e Cognitiva) - Universidade do Algarve, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
2. Susana Manuela Silva Araújo, O estudo dos processos cognitivos subjacentes à perturbação de leitura e perturbação de nomeação visual na população disléxica, 2006. Tese (Psicologia Experimental e Cognitiva) - Universidade do Algarve, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
3. Andreia Sofia Ramos Pacheco, Caracterização, Avaliação e Intervenção na Dislexia: O estudo de uma população Portuguesa, 2006. Tese (Psicologia Clínica) - Universidade do Algarve, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
4. Ana Teresa da Conceição Figueira Martins, Processamento de Emoções Básicas e Sociais em doentes com lesões traumáticas do córtex pré–frontal, 2006. Tese (Psicologia Clínica) - Universidade do Algarve (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Catarina Gonzalez da Silva, Mestrado, 2005. Dissertação (Psicologia Experimental: Técnicas Analíticas em Psicologia Cognitiva) - Universidade de Coimbra (Orientador).


Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura
Bachelor/Licenciate degree conclusion work
Concluídas
Completed
1. Angélica Muresan, Influência da escolaridade formal no desenvolvimento da memória semântica, 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Clínica) - Universidade do Algarve (Orientador).
2. Gonçalo Lobo, O efeito da cor na nomeação de objectos, 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Clínica) - Universidade do Algarve (Orientador).
3. Sara Pereira, O efeito da cor no reconhecimento visual de objectos, 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Clínica) - Universidade do Algarve (Orientador).
4. Rita Guapo, Ligações parentais na toxicodependência factores de risco e factores de protecção, 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Clínica) - Universidade do Algarve (Orientador).
5. Ana Margarida Graça, Dominância hemisférica no processamento de emoções: Efeito do sexo, 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Clínica) - Universidade do Algarve (Orientador).
6. Sara Ramos, Os efeitos da aquisição de leitura e da escrita nos mecanismos de pesquisa visuo-espacial, 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Clínica) - Universidade do Algarve (Orientador).
7. Maria Luísa Pires, Consistência temporal dos agrupamentos e alternâncias em provas de fluência verbal semântica, 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Clínica) - Universidade do Algarve (Orientador).
8. Lisandra Fernandes, Efeitos categoriais e diferenciação perceptiva no reconhecimento visual de objectos, 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Clínica) - Universidade do Algarve (Orientador).
9. Andreia Pacheco, Memória olfactiva: Categorização de odores, 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Clínica) - Universidade do Algarve (Orientador).
10. Filomena Inácio, As competências de leitura e as estratégias de dupla codificação em provas de memória não verbal, 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Clínica) - Universidade do Algarve (Orientador).
11. Stephanie Rossit, A influência da literacia nos processos de lateralização inter-hemisféricos da linguagem: escuta dicótica, 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Clínica) - Universidade do Algarve (Orientador).
12. Marta Bernardo, Influência da literacia e da escolaridade formal na organização da memória semântica, 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Clínica) - Universidade do Algarve (Orientador).
13. Aurora Menezes, Escolaridade e memória não verbal, 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Clínica) - Universidade do Algarve (Orientador).
14. Inês Bramão, Influência da semelhança estrutural e da cor na nomeação de objectos de categorias vivas e não vivas, 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Clínica) - Universidade do Algarve (Orientador).
15. Mafalda Silva, Atitudes face à gravidez e auto-estima em mulheres grávidas: um estudo exploratório, 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Clínica) - Universidade do Algarve (Orientador).
16. Marisa Pereira, A influência da escolaridade, sexo e idade em provas de fluência verbal e memória semântica, 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Clínica) - Universidade do Algarve (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Reis, Alexandra. Participação no júri de Ida Manuela de Freitas Andrade Timóteo Lemos. Adolescência e Delinquência: Estudo de factores de risco psicológico em jovens abrangidos pela lei tutelar educativa, 2007. Tese (Psicologia Clínica) - Universidade do Algarve.
2. Reis, Alexandra. Participação no júri de José Eusébio Palma Pacheco. Burnout e estilos de vida em profissionais da saúde, 2006. Tese (Psicologia da Saúde) - Universidade do Algarve.
3. Reis, Alexandra. Participação no júri de Ronaldo Luis Arias Schütz. Emoção e comunicação. A dimensão emocional na interpretação de mensagens publicitárias, 2005. Tese (Psicologia Social) - Universidade do Algarve.
4. Reis, Alexandra. Participação no júri de Luís Miguel Madeira Faísca. A Construção do significado metafórico: Um contributo para a caracterização dos processos cognitivos subjacentes, 2004. Tese (Psicologia Experimental e Cognitiva) - Universidade do Algarve.


Mestrado
Master degree
1. Reis, Alexandra. Participação no júri de Sónia Rute Pérola Ferreira da Silva. Desempenho cognitivo e ajustamento emocional no envelhecimento, 2006.  Dissertação (Terapias Comportamentais e Cognitivas) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
2. Reis, Alexandra. Participação no júri de Catarina Gonzalez da Silva. A aprendizagem da leitura e da escrita e os subsistemas verbal e não verbal da memória de trabalho: O estudo de uma população não letrada, 2005.  Dissertação (Psicologia Experimental: Técnicas Analíticas em Psicologia Cognitiva) - Universidade de Coimbra.
3. Reis, Alexandra. Participação no júri de Carla Maria Fonseca Tomás Ribeiro. Resilência e auto-conhecimento, 2004.  Dissertação (Psicologia da Educação na área de especialização Ensino Básico) - Universidade do Algarve.
4. Reis, Alexandra. Participação no júri de Maria Susel Pereira Gaspar. Perspectivas de professoras do 1º ciclo do ensino básico sobre o currículo, 2004.  Dissertação (Psicologia da Educação na área de especialização Ensino Básico) - Universidade do Algarve.
5. Reis, Alexandra. Participação no júri de Ermelinda Oliveira Marques. A transição do pré-escolar para o 1º ciclo. Perspectivas de educadores e professores sobre as estratégias de transição, 2004.  Dissertação (Psicologia da Educação na área de especialização Ensino Básico) - Universidade do Algarve.
6. Reis, Alexandra. Participação no júri de Ana Maria Araújo Machado Martins Godinho. A interacção comunicativa entre a criança com Síndrome de Down e o pai. Características e influência mútua, 2003.  Dissertação (Psicologia da Educação na área de especialização Ensino Básico) - Universidade do Algarve.
7. Reis, Alexandra. Participação no júri de João Caldeira Romão. Desenvolvimento motor infantil em contexto de ensino. Estudo do desenvolvimento da habilidade motora transitiva saltar à corda em crianças entre os 5 e os 9 anos de idade, 2003.  Dissertação (Psicologia da Educação na área de especialização Ensino Básico) - Universidade do Algarve.
8. Reis, Alexandra. Participação no júri de Maria Manuela Gonçalves Cruz. Aquisição e desenvolvimento da linguagem em crianças em situação de risco, na idade pré-escolar, 2003.  Dissertação (Psicologia da Educação, especialização Necessidades Educativas Especiais) - Universidade do Algarve.


Participação em outros júris
Other jury participation


Concursos de aquisição
Aquisition concourse
1. Reis, Alexandra. Desenvolvimento de técnicas electrofisiológicas no Centro de Sistemas Inteligentes (CSI), 2006.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
127

Livros e capítulos
Books and book chapters
7
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
7
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
55
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
28
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
27
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
65
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
65

Total
Dados complementares
(Additional data)
35

Orientações
Orientations
22
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
12
Participação em Outros Júris
Other jury participation
1


Visualizações do curriculum [ 7372 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 04-06-2020 às 04:49:22
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (5)
 Co-authors listed in Degóis