Curriculum Vitae

Ana Cristina Fontes da Costa

Data da última atualização »Last update : 30/05/2017


Ana Cristina Fontes da Costa. Concluiu Programa Doutoral em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto em 2015. Publicou 8 artigos em revistas especializadas e 4 trabalhos em atas de eventos, possui 2 capítulos de livros e 1 livro publicados. Possui 20 itens de produção técnica. Participou em 6 eventos no estrangeiro e 14 em Portugal. Entre 2009 e 2016 participou em 3 projetos de investigação. Atua na área de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia. Nas suas atividades profissionais interagiu com 65 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://curriculum.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=7338102853712969


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Ana Cristina Fontes da Costa
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Costa, Ana
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Endereço profissional
Professional address
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen
Porto
4200--135 Porto
Portugal
Correio electrónico: ana.fontescosta@gmail.com
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2011-2015 Doutoramento
Phd
Programa Doutoral em Psicologia .
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal.

2003-2008 Mestrado
Master degree
Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde (5 anos » years) .
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2013-2013 Outros
Others
Measurement Issues in Emotions and Emotional Intelligence Research.
International Society of Emotional Intelligence, Estados Unidos.

2012-2012 Curso de curta duração
Short course
Hiperactividade.
ASAS, Portugal.

2012-2012 Curso de curta duração
Short course
Psicologia Interpessoal.
ORASI, Portugal.

2011-2011 Curso de curta duração
Short course
Curso de Equações Estruturais com recurso ao AMOS.
Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, Portugal.

2010-2010 Curso de curta duração
Short course
Hlm, Multilevel Modeling.
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal.

2009-2009 Curso de curta duração
Short course
Intervenção Psicossocial na crise e na catástrofe.
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal.

2009-2009 Curso de curta duração
Short course
Orientação Escolar e Profissional.
INALCO, Portugal.

2008-2008 Curso de curta duração
Short course
Per(cursos) de educação e formação de adultos.
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal.

2008-2008 Curso de curta duração
Short course
Luto: Intervenção Psicológica em diferentes contextos.
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal.

2007-2007 Curso de curta duração
Short course
Terapia Sexual.
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal.

2007-2007 Curso de curta duração
Short course
Anorexia e Bulimias Nervosas Avaliação e Intervenção.
Clínica de Psicologia de Vila do Conde, Portugal.

2005-2005 Curso de curta duração
Short course
Orientação Vocacional.
INALCO, Portugal.

2005-2005 Curso de curta duração
Short course
Atualização Intensiva em Medicina Legal.
Universidade Lusíada Porto, Portugal.

2005-2005 Curso de curta duração
Short course
Sexologia Forense.
Universidade Lusíada Porto, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Jul/2015-Jul/2016 Assistente de Investigação

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Abr/2010-Abr/2015 Assistente de Investigação

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Jan/2009-Jan/2010 Assistente de Investigação





Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2015-2016
IoGeneration Estado do iodo em Portugal: papel da suplementação em idades escolares.
Referência do projeto»Project reference: 153NU2.
Financiador(es)»Funding: EEA Grants Norway.

2009-2010
Concepções pessoais de competência de alunos e eficácia coletiva de turmas, professores e escolas: Contributos para a promoção do sucesso escolar no ensino secundário.
Referência do projeto»Project reference: FSE/CED/83522/2008.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia; Ministério da Educação.


Participação como Doutorando
Participation as Phd student
2009-2015
Dinâmicas da Inteligência Emocional e do Sucesso Escolar no Ensino Secundário: Estudo Longitudinal nos Sistemas Público e Privado.
Referência do projeto»Project reference: SFRH / BD / 72596 / 2010 .
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Francês (Pouco), Espanhol (Razoavelmente).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Faria, Luísa; Neves, Sílvia P; Stocker, Joana; Costa, Ana C. F.; Costa, Marisa. 2011. Concepções pessoais de competência de alunos e eficácia colectiva de escolas:Que contributos para o sucesso no ensino secundário?. ed. 1. Porto: Livpsic.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Costa, Ana; Faria, Luísa. 2016. Teste de Vocabulário Emocional (TVE): estudos de adaptação e validação no contexto académico português. ..  In Avaliação e promoção de competências socioemocionais em Portugal., ed. A. Marques Pinto e R. Raimundo, 173 - 195. . Lisboa: Coisas de Ler.
2. Costa, Ana; Faria, Luísa. 2016. Avaliação da inteligência emocional: desafios, controvérsias e contributos. .  In Avaliação e promoção de competências socioemocionais em Portugal., 173 - 195. . Lisboa: Coisas de Ler..

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Costa, Ana; Faria, Luísa; Takšic, Vladimir. 2016. "Cross-Cultural Invariance of Emotional Skills and Competence Questionnaire between Portugal and Croatia", The Spanish Journal of Psychology 19, 31: 1 - 12.
2. Costa, Ana; Faria, Luísa. 2015. "The impact of Emotional Intelligence on academic achievement: A longitudinal study in Portuguese secondary school", Learning and Individual Differences 37, 37: 38 - 47.
3. Costa, Ana; Faria, Luísa. 2015. "Emotional intelligence throughout Portuguese secondary school: a longitudinal study comparing performance and self-report measures", European Journal of Psychology of Education 31, 3: 419 - 437.
4. Costa, Ana; Faria, Luísa. 2014. "Avaliação da inteligência emocional: A relação entre medidas de desempenho e de autorrelato", Psicologia: Teoria e Pesquisa 30, 3: 339 - 346.
5. Costa, Ana; Faria, Luísa. 2013. "Aprendizagem social e emocional: Reflexões sobre a teoria e a prática na escola portuguesa", Análise Psicológica  4, XXXI: 407 - 424.
6. Costa, Ana C. F.; Faria, Luísa; Taksic, Vladimir. 2011. "Vocabulary of emotions test (VET): A cross-cultural validation in portuguese and croatian contexts", Psychological Topics 21, 3: 413 - 424.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Costa, Ana; Faria, Luísa. 2017. "Educación social y emocional revisitada: perspectivas sobre la práctica en la escuela portuguesa. ", Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado 88, 31.1: 65 - 76.
2. Costa Leite, J; Keating, Elisa; Pestana, Diogo; Cruz Fernandes, V; Maia, Maria; Norberto, Sónia; Pinto, Edgar; Moreira-Rosário, André; Sintra, Diana; Moreira, Bárbara; Costa, Ana; Silva, Sofia; Costa, Vera; Martins, Inês; Castro Mendes, F; Queirós, Pedro; Peixoto, Bruno; Carlos Caldas, J; Guerra, António; Fontoura, Manuel; Leal, Sandra; Moreira, Roxana; Palmares Carvalho, I; Matias Lima, R; Martins, Catia; Delerue-Matos, Cristina; Almeida, Agostinho; Azevedo, Luís; Calhau, Conceição. 2017. "Iodine Status and Iodised Salt Consumption in Portuguese School-Aged Children: The Iogeneration Study", Nutrients 9, 5: 458 - 458.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Costa, Ana C. F.; Faria, Luísa. 2011. "Teste de Vocabulário Emocional (TVE): Estudo exploratório de adaptação e validação para a população portuguesa.", Trabalho apresentado em VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica. XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , In VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica. XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , Lisboa.
2. Costa, Ana C. F.; Faria, Luísa. 2010. "Percepções de alunos de ensino secundário sobre os factores promotores do sucesso:Comparações entre o ensino público e privado", Trabalho apresentado em I Seminário Internacional Contributos da Psicologia em contextos educativos , In Actas do I Seminário Internacional Contributos da Psicologia em contextos educativos, Braga.
3. Costa, Ana C. F.; Faria, Luísa. 2009. "A inteligência emocional no contexto de enfermagem: Estudo exploratório com o Questionário de Competência Emocional (QCE)", Trabalho apresentado em Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp.4016-4029), Braga. , In Actas X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia , Braga.
4. Faria, Luísa; Costa, Ana C. F.; Costa, Marisa. 2008. "Validação do Questionário de Competência Emocional (QCE): Estudo em contexto hospitalar com enfermeiros.", Trabalho apresentado em XIII Conferência Internacional e Avaliação Psicológica: Formas e contextos. , In Actas da XIII Conferência Internacional e Avaliação Psicológica: Formas e contextos., Braga.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Costa, Ana; Faria, Luísa. 31 jul. 2015. "A Inteligência Emocional no Contexto Escolar" Psicologia, 19 - 23.
2. Costa, Ana; Faria, Luísa. 20 jan. 2014. "Social and Emotional Learning: Listening to the voices of Portuguese teachers. " Educación Responsable, 8: Fundatión Botín., 1 - 1.
3. Costa, Ana. 15 maio 2012. "Tristeza ou doença? Depressão Clínica, uma doença nem sempre fácil de detectar." Aurora do Lima, 13 - 13.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Costa, Ana. 2015. "Dinâmicas da Inteligência Emocional e do Sucesso Escolar no Ensino Secundário: Estudo Longitudinal nos Sistemas Público e Privado.". Porto: Edição de autor (Tese de Doutoramento).
2. Costa, Ana C. F.. 2008. "A inteligência Emocional no Contexto da Enfermagem: Estudo Exploratório com o Emotional Skills and Competence Questionnaire (ESCQ). ". Porto: Edição de Autor (Tese de Mestrado).



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Costa, Ana; Faria, Luísa. A Inteligência Emocional e o Rendimento académico: o contributo de estudos no Ensino Secundário Português,Congresso Internacional ANEIS 2016 “Sobredotação: Saberes Consolidados e Desenvolvimentos Promissores”,2016 (Comunicação).
2. Fernandes, Virgínia C; Maia, Maria L; Norberto, Sónia; Pinto, Edgar; Pestana, Diogo; Costa, Ana; Leite, João C; Keating, Elisa; Moreira-Rosário, André; Sintra, Diana; Moreira, Bárbara; Silva, Sofia; Costa, Vera; Martins, Inês; Mendes, Francisca C; Peixoto, Bruno; Caldas, José C; Guerra, António; Fontoura, Manuel; Leal, Sandra; Moreira, Roxana; Carvalho, Irene P; Delerue-Matos, Cristina; Almeida, Agostinho; Azevedo, Luís; Calhau, Conceição. Biomonitoring of arsenic, cadmium and lead in urine of children from the Portuguese region of Tâmega,International Conference on Occupational & Environmental Toxicology 2016,Porto,2016 (Poster).
3. Costa, Andreia; Costa, Ana; Olsson, Anna. The Emerging Use of E-learning in Laboratory Animal Science Field - An evaluation exploratory study,XIII Congreso SECAL – III Congresso SPCAL ,Caceres, Spain.,2015 (Poster).
4. Costa, Andreia; Costa, Ana; Olsson, Anna. Student’s perception of e-learning in Laboratory Animal Science training.,9th World Congress Alternatives and Animal Use in the Life Sciences,Prague,2014 (Poster).
5. Costa, Ana C. F.; Faria, Luísa. O impacto da Inteligência Emocional no Rendimento académico dos alunos: um estudo longitudinal no ensino secundário português. , IX Congresso Iberoamericano de Psicologia/ 2º Congresso Ordem Psicólogos Portugueses,2014 (Comunicação).
6. Costa, Ana C. F.; Faria, Luísa. Emotional Competence as a predictor of Academic Achievement: A 3-wave longitudinal study with Portuguese secondary students. ,17th European Conference on Personality,2014 (Comunicação).
7. Costa, Ana; Faria, Luísa. Emotional Intelligence and Academic Achievement: Which predicts achievement best, ability or self-report EI measures? ,35th International School Psychology Association Conference,2013 (Comunicação).
8. Costa, Ana; Faria, Luísa. Differential Development of Emotional Intelligence in the Portuguese academic context: Cross-sectional and longitudinal studies with performance and self-report measures. ,4th International Congress of Emotional Intelligence,2013 (Comunicação).
9. Costa, Ana C. F.; Faria, Luísa. Inteligência Emocional e Rendimento Académico: estudo comparativo no ensino secundário português. ,Congresso Internacional ANEIS 2013 “Sobredotação: Desafios de Ensino-Aprendizagem em diferentes contextos”,2013 (Comunicação).
10. Costa, Ana C. F.; Faria, Luísa. Inteligência Emocional: Que diferenças no ensino secundário português?,II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”,Braga,2012 (Comunicação).
11. Costa, Ana C. F.; Faria, Luísa. Perceções dos professores sobre a aprendizagem social e emocional na escola portuguesa: Desafios e obstáculos,Seminário Internacional “Educação para a Cidadania Participatória em Sociedades em Transição”,Porto,2012 (Poster).
12. Costa, Ana C. F.; Faria, Luísa. Differential Development of Emotional Intelligence in the Portuguese Secondary Context,1st International Conference on Time Perspective,Coimbra,2012 (Poster).
13. Costa, Ana C. F.; Faria, Luísa. Teste de Vocabulário Emocional (TVE): Estudo exploratório de adaptação e validação para a população portuguesa. ,VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação – XV Conferência Internacional “Avaliação Psicológica: Formas e Contextos”,Lisboa,2011 (Poster).
14. Costa, Ana C. F.; Faria, Luísa. Vocabulary Emotional Test (VET): Adaptation study with Portuguese secondary students.,III International Congress of Emotional Intelligence , Opatija,2011 (Comunicação).
15. Faria, Luísa; Neves, Sílvia P; Stocker, Joana; Costa, Ana C. F.; Costa, Marisa. Concepções pessoais de competência de alunos e eficácia colectiva de escolas: Que contributos para o sucesso no ensino secundário?,Seminário “As vozes da Escola”,Porto,2010 (Seminário).
16. Costa, Ana C. F.; Faria, Luísa. Percepções de alunos de ensino secundário sobre os factores promotores do sucesso: Comparações entre o ensino público e privado. ,I Seminário Internacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos",Braga,2010 (Comunicação).
17. Costa, Ana C. F.; Faria, Luísa. A inteligência emocional no contexto de enfermagem: Estudo exploratório com o Questionário de Competência Emocional (QCE)”. ,X Congresso Internacional "Galego-Português de Psicopedagogia",Braga,2009 (Comunicação).
18. Faria, Luísa; Lima-Santos, Nélson; Costa, Marisa; Costa, Ana C. F.. Emotional competence and level of satisfaction of Portuguese nursing and voluntary staff. ,4th European Conference on Positive Psychology,Rijeka,2008 (Comunicação).
19. Faria, Luísa; Costa, Ana C. F.; Costa, Marisa. Validação do Questionário de Competência Emocional (QCE): Estudo em contexto hospitalar com enfermeiros. .,XIII Conferência Internacional e Avaliação Psicológica: Formas e contextos,Braga,2008 (Poster).

Organização de evento
Event organization
1. Costa, Ana. Iodo e Saúde,2016 (Seminário / Organização).





Dados Complementares (Additional data)


Participação em eventos
Event participation
Participação como Relator
Participation as Commentator
1. Congresso Internacional ANEIS 2016 “Sobredotação: Saberes Consolidados e Desenvolvimentos Promissores” , 2016 (Congresso).
Nome da Instituição: ANEIS; Cidade do evento: Coimbra.
2. IX Congresso Iberoamericano de Psicologia/ 2º Congresso Ordem Psicólogos Portugueses, 2014 (Congresso).
Nome da Instituição: OPP; Cidade do evento: Lisboa.
3. 17th European Conference on Personality, 2014 (Congresso).
Nome do evento: 17th European Conference on Personality; Nome da Instituição: EAP; Cidade do evento: Lausanne, Suiça. / Suiça.
4. Congresso Internacional ANEIS 2013 “Sobredotação: Desafios de Ensino-Aprendizagem em diferentes contextos”, 2013 (Congresso).
Nome do evento: Congresso Internacional ANEIS 2013 “Sobredotação: Desafios de Ensino-Aprendizagem em diferentes contextos”; Nome da Instituição: ANEIS; Cidade do evento: Porto.
5. 4th International Congress of Emotional Intelligence, 2013 (Congresso).
Nome do evento: 4th International Congress of Emotional Intelligence; Nome da Instituição: International Society of Emotional Intelligence.
6. 35th International School Psychology Association Conference, 2013 (Congresso).
Nome do evento: 35th International School Psychology Association Conference.
7. 1st International Conference on Time Perspective, 2012 (Conferência).
Nome do evento: 1st International Conference on Time Perspective; Cidade do evento: Coimbra / Coimbra.
8. II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”, 2012 (Seminário).
Nome do evento: II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”; Cidade do evento: Braga.
9. Seminário Internacional “Educação para a Cidadania Participatória em Sociedades em Transição”, 2012 (Seminário).
Nome do evento: Seminário Internacional “Educação para a Cidadania Participatória em Sociedades em Transição”; Cidade do evento: Porto / Porto.
10. III International Congress of Emotional Intelligence , 2011 (Congresso).
Nome do evento: III International Congress of Emotional Intelligence ; Cidade do evento: Opatija.
11. VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação – XV Conferência Internacional “Avaliação Psicológica: Formas e Contextos” , 2011 (Congresso).
Cidade do evento: Lisboa.
12. I Seminário Internacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos", 2010 (Seminário).
Nome do evento: I Seminário Internacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos"; Cidade do evento: Braga / Braga.
13. Concepções pessoais de competência de alunos e eficácia colectiva de escolas: Que contributos para o sucesso no ensino secundário?, 2010 (Seminário).
Nome do evento: Seminário "As vozes da Escola"; Cidade do evento: Porto / Porto.
14. X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2009 (Congresso).
Nome do evento: X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Braga.
15. XIII Conferência Internacional e Avaliação Psicológica: Formas e contextos, 2008 (Conferência).
Nome do evento: XIII Conferência Internacional e Avaliação Psicológica: Formas e contextos; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Braga.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. 7º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, organizado pela Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, 2008 (Congresso).
Nome do evento: 7º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, organizado pela Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde; Cidade do evento: Porto / Porto.
2. Simpósio Nacional para a Saúde e Protecção Face às Toxicodependência(s), 2006 (Simpósio).
Nome do evento: Simpósio Nacional para a Saúde e Protecção Face às Toxicodependência(s); Nome da Instituição: CMStatus; Cidade do evento: Porto / Porto.
3. I Congresso Nacional Educação Sexual na Escola e na Comunidade, 2006 (Congresso).
Nome do evento: I Congresso Nacional Educação Sexual na Escola e na Comunidade; Nome da Instituição: CMStatus; Cidade do evento: Porto / Porto.
4. 1as Jornadas Nacionais de Saúde em Meio Prisional, 2006 (Encontro).
Nome do evento: 1as Jornadas Nacionais de Saúde em Meio Prisional; Nome da Instituição: Ordem dos Médicos; Cidade do evento: Porto / Porto.
5. II Congresso Nacional de Psiquiatria organizado por Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental , 2006 (Congresso).
Nome do evento: II Congresso Nacional de Psiquiatria organizado por Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental ; Cidade do evento: Porto / Porto.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
20

Livros e capítulos
Books and book chapters
3
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
1
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
2
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
8
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
6
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
2
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
4
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
4
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
3
Jornais de notícias
Newspapers
1
Revistas
Magazines
2
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
2

Total
Produção técnica
Technical production
20

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
20

Total
Dados complementares
(Additional data)
20

Participação em Eventos
Event participation
20


Visualizações do curriculum [ 1815 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 15-06-2020 às 11:39:28
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis