Curriculum Vitae

Ângela Maria Nunes Machado Pereira

Data da última atualização »Last update : 14/07/2011


Ângela Nunes é antropóloga. Portuguesa, nasceu em Moçambique, onde viveu até à adolescência. Fez os estudos universitários no Brasil e em Portugal, tendo participado em diversos projetos educacionais e científicos em ambos os países. É doutora em Antropologia da Educação, investigadora associada ao CRIA/UNL e é bolseira da FCT/Portugal (pós-doutoramento). No Brasil, colabora no PINEB/UFBA. As suas investigações têm focalizado as crianças das sociedades indígenas brasileiras e, mais recentemente, as crianças na diáspora portuguesa. Atualmente, trabalha no projeto ‘Infância, Migrações e Diversidade Cultural`, concentrado na comunidade portuguesa na área do Ruhr, Alemanha. Publicou o livro "A Sociedade das Crianças A'uwe-Xavante: por uma antropologia da criança" (1999) e e co-editou "Crianças Indígenas: ensaios antropológicos" (2002), para além de outros artigos científicos, e tem participado em vários eventos científicos internacionais. Em 2009, com 2 colegas, fundou o NEIJ - Núcleo de Estudos da Infância e Juventude, no CRIA, Portugal.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=7358990062689608


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Ângela Maria Nunes Machado Pereira
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
NUNES, Angela
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Outras Ciências Sociais.
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Ciências Sociais-Sociologia.
Endereço profissional
Professional address
Universidade Nova de Lisboa
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Centro em Rede de Investigação em Antropologia
Avenida de Berna, 26-C
1069-061 Lisboa
Portugal
Correio electrónico: angelanns@gmail.com
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2004 Doutoramento
Phd
Antropologia da Educação (5 anos » years) .
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal.

1997 Mestrado
Master degree
Antropologia Social (4 anos » years) .
Universidade de São Paulo, Brasil.
Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry : ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
Com o tipo » With the type: Reconhecimento » Acknowledgement.

1992 Licenciatura
Licentiate degree
Ciências Socias (4 anos » years) .
Universidade de São Paulo, Brasil.
Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry : ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
Com o tipo » With the type: Equivalência » Equivalence.





Formação complementar ( studies)
2010 Pós-Doutoramento
Postdoctorate
3 anos » years. Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

2007-2010 Pós-Doutoramento
Postdoctorate
3 anos » years. Universidade do Minho, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade Nova de Lisboa
Mai/2010-Actual Outra Situação

Universidade Federal da Bahia
Jan/2004-Actual Investigador Associado

ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Mai/2009-Abr/2010 Investigador Associado

Universidade Duisburg-Essen
Mai/2007-Abr/2010 Outra Situação

Universidade do Minho
Mai/2007-Abr/2009 Investigador Associado

Universidade Utrecht / ERCOMER
Set/2007-Out/2007 Outra Situação

ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Jan/1998-Abr/2004 Investigador Auxiliar

Universidade de São Paulo
Ago/1991-Abr/1997 Investigador Auxiliar





Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Inglês (Bem), Alemão (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Português (Bem), Inglês (Bem), Alemão (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Pouco).

Reading
Português (Bem), Inglês (Bem), Alemão (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Português (Bem), Inglês (Bem), Alemão (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Mar/2009 - Actual Associação Portuguesa de Antropologia, Membro.
Jul/2007 - Actual American Anthropological Association, Membro.
Jan/2005 - Actual Associacao Brasileira de Antropologia, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. NUNES, Angela. 2003. Brincando de Ser Criança. Contribuições da etnologia indígena brasileira à antropologia da infância. . ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-8154-32-3. Lisboa: Departamento de Antropologia do ISCTE.
Tese de Doutoramento. Resumo: O reconhecimento da capacidade de ‘agência’ às crianças constitui um tema de investigação recente na Antropologia. Apesar dos esforços testemunhados nos últimos 15 anos, é inegável a necessidade de intensificar e diversificar as pesquisas que poderão revelar a participação efectiva das crianças na constante reconstrução da vida social, em toda e qualquer sociedade, de modo a consolidar em definitivo este novo campo de estudos, quer em termos teóricos, quer metodológicos. Esta tese vem dar um contributo nesse sentido, evidenciando perspectivas de análise bibliográfica e etnográfica especialmente voltadas para as pequenas sociedades não-ocidentalizadas. Para além de propiciar um balanço bibliográfico sobre as contribuições mais significativas, internacionais e brasileiras, estabelece também um diálogo entre a Antropologia da Infância e os estudos etnológicos sobre sociedades indígenas no Brasil, através de um estudo etnográfico realizado entre os índios Xavante. Este estudo concentra-se na análise de situações de quotidiano decorrentes da introdução da educação escolar oficial, em confronto com a tentativa de implementação de um projecto educacional idealizado pelos próprios índios, e está especialmente atento à maneira como as crianças vivem este processo de transformação cultural e à dinâmica que elas próprias lhe imprimem.

2. NUNES, Angela; SILVA, Aracy L.; MACEDO, Ana V. eds. 2002. Crianças Indígenas: Ensaios Antropológicos ed. 1, 1 vol., ISBN: 85-260-0727-0. Brasil: Editora Global; FAPESP; MARI.
Como vivem as crianças indígenas brasileiras, do que brincam, quais são os seus interesses, como ocupam o seu temp, sobre o que aprendem e como o fazem? Há pesquisas sobre elas? De que perspectivas é possível realizá-las? Qual a contribuição que os estudos sobre a infância nas sociedades indígenas podem trazer à etnologia e que impacto provocarão na construção de conhecimento antropológico? Que relevância terão esses estudos para a vida das crianças? Muito mais do que fechar conclusões, os ensaios incluídos neste livro abrem possibilidades de reflexão e ação, lançando um novo olhar sobre aspectos que afetam diretamente a vida das crianças nas sociedades indígenas no Brasil, tais como nutrição, saúde, educação, integração social e failiar, identidade e produção econômica, tentando suprir uma lacuna na literatura etnoantropológica e participando, assim, de uma nova visão que atualmente se constrói sobre a infância no mundo. .

3. NUNES, Angela. 1999. A Sociedade das Crianças A´uwe-Xavante: por uma antropologia da criança. ed. 1, 1 vol., ISBN: 972-8353-88-X. Lisboa: Ministério da Educação, Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.
Resumo: Na Antropologia existem poucos estudos que tenham a criança como eixo central das suas investigações. Deste modo, e contrariamente ao que aconteceu com outros temas aos quais esta disciplina se tem dedicado, não foi possível até agora construir um referencial teórico e um campo metodológico que dessem conta das questões que têm emergido do universo da infância. Este trabalho traz a criança para primeiro plano, demonstrando que uma "antropologia da criança" é possível, viável, e que tem interesse pois abre novas perspectivas para o conhecimento dos povos do mundo. Propõe a criação de um espaço efectivo e sistemático de pesquisa, discussão e reflexão sobre a criança, para que seja possível conhecê-la. Só assim se superará a ideia de que a criança é um ser incompleto e reconhecer-se-á o seu lugar pleno de sociabilidade. A vivência do quotidiano das crianças A’uwe-Xavante e a sua actividade lúdica, pensadas conjuntamente, são os temas que conduzem este estudo. .


Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. NUNES, Angela; KNÖRR, Jacqueline. 2005. Introduction.  In Childhood and Migration: from experience to agency, 9 - 21. . Alemanha: Transcript.
2. NUNES, Angela. 2005. Childhood Dynamics in a Changing Culture: examples from the Xavante in Central Brazil.  In Childhood and Migration: from experience to agency, 207 - 226. . Bielefeld, Alemanha: Transcript.
3. NUNES, Angela. 2002. No Tempo e no Espaço: brincadeiras das crianças A´uwe-Xavante.  In Crianças Indígenas: ensaios antropológicos, 64 - 99. . Brasil: Global; Fapesp; Mari.
4. NUNES, Angela. 2002. O lugar da Crianças nos Textos sobre Sociedades Indígenas Brasileiras.  In Crianças Indígenas: ensaios antropológicos, 236 - 277. . Brasil: Global; Fapesp; Mari.
5. NUNES, Angela; SILVA, Aracy L.. 2002. Introdução: Contribuições da Etnologia Indígena Brasileira à Antropologia da Infância.  In Crianças Indígenas: ensaios antropológicos, 11 - 33. . Brasil: Global; Fapesp; Mari.
6. NUNES, Angela. 2002. A Antropologia da Criança: questão emergente em todos os sentidos.  In Globalização e Diversidade: a escola cultural, uma resposta, 147 - 154. . Porto, portugal: Porto Editora.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. NUNES, Angela; CARVALHO, Rosário. 2010. "Questões metodológicas e epistemológicas suscitadas pela Antropologia da Infância", BIB / ANPOCS, 68: 77 - 97.
2. NUNES, Angela. 2010. "Etnografia de um projeto de educação escolar indígena, idealizado por professores Xavante: dilemas, conflitos e conquistas", Curriculo Sem Fronteiras 10, 1: 84 - 112.
3. NUNES, Angela; CARVALHO, Rosário. 2009. "‘Infâncias’ em povos indígenas (Brasil): idade, gênero e construção da pessoa", Revista O Social em Questão, 21: 74 - 94.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. NUNES, Angela. 02 abr. 2011. "Infância, Migrações, Identidade e Diversidade Cultural: as crianças na diáspora portuguesa" Bolelim da FAPA, 12 - 13.
2. NUNES, Angela. 01 jul. 2010. "Projecto Intercâmbio Põe Crianças a Dialogar em Português " Portugal Post, 6 - 6.
3. NUNES, Angela. 06 jun. 2010. "Crianças na Diáspora Portuguesa" Comunidades - blog da RTP Açores, 1 - 1.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. NUNES, Angela. Can ethnography and participant observation help raise voice, agency and protagonism? Notes from fieldwork with Portuguese children in Germany,International Conference Towards an Anthropology of Childhood and Children / Ethnographic Fieldwork Diversity and Construction of a Field,Liége,2011 (Comunicação).
2. NUNES, Angela. "I was born here! I´m fully German! Yes, I attend the Portuguese classes. And so what?" ,SIEF Conference,Lisboa,2011 (Comunicação).
3. NUNES, Angela. Almost unnoticed: voice, agency and protagonism among Portuguese children in Germany,16th International Metropolis Conference Migration Futures: Perspectives on global changes,Ponta Delgada,2011 (Comunicação).
4. NUNES, Angela; FERREIRA, Manuela. Ethnography: potential, challenges and dilemmas of its practice with children,International Conference 'The doors of perception: Viewing anthropology through the eyes of children',Amsterdam,2010 (Congresso).
5. NUNES, Angela. Crianças portuguesas, brasileiras e dos PALOP, na Alemanha: identidade e diversidade nas aulas de Lingua Portuguesa,X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais,Braga,2009 (Comunicação).
6. NUNES, Angela. Ensino de Língua e Cultura Portuguesa: estudo com crianças portuguesas e luso-descendentes na Alemanha,Congresso Contextos Educativos na Sociedade Contemporânea,Lisboa,2009 (Comunicação).
7. NUNES, Angela; FERREIRA, Manuela. Estudos interdisciplinares sobre a infância e a criança em Portugal e a discreta contribuição da Antropologia: fundamentos e objectivos do painel, em co-autoria com Manuela Ferreira, no Painel Temático Antropologia: que contributos para os estudos interdisciplinares acerca da infância,IV Congresso da APA,Lisboa,2009 (Comunicação).
8. NUNES, Angela. Portuguese migrants in Germany: how deceiving can be integration? ,9th European Sociological Association Conference,Lisboa,2009 (Congresso).
9. NUNES, Angela; CARVALHO, Rosário. Como garantir visibilidade às crianças indígenas no Brasil, quer no âmbito científico, quer no das políticas sociais para a infância: impasses e potencialidades,Seminário Internacional Construções Contemporâneas sobre a Infância: Teorias, Políticas e Práticas Sociais,Rio de Janeiro,2008 (Conferência ou palestra).
10. NUNES, Angela. Children of less visible migrant groups: approach and first reflections,Race, Ethnicity and Migration Studies/REMS/Summer Institute,Utrecht,2008 (Conferência ou palestra).
11. NUNES, Angela. Children of less visible migrant groups: approach and first reflections,International Conference “Children and Migration: identities, mobilities and belonging(s)”,Cork,2008 (Comunicação).
12. NUNES, Angela; CARVALHO, Rosário. As agências das crianças: como apre(e)ndê-las e problematizá-las antropologicamente?, ,I Congresso em Estudos da Criança ¿ Infâncias Possíveis Mundos Reais,Braga,2008 (Comunicação).
13. NUNES, Angela; CARVALHO, Rosário. Questões metodológicas e epistemológicas suscitadas pela Antropologia da Infância,31ª reunião Anual da ANPOCS,Caxambu,2007 (Comunicação).
14. NUNES, Angela. Indigenous Childhood in Brazil,Seminário ‘Multikulturalität und Kindheit in interkultureller Perspektive’,Essen,2005 (Seminário).
15. NUNES, Angela. Reflexões sobre a contribuição das crianças à vida social: o caso da infância indígena no Brasil ,III Seminário Internacional Primeira Infância,Porto Alegre,2005 (Comunicação).
16. NUNES, Angela. Da Antropologia da Infância aos Estudos sobre Infância Indígena, e vice-versa: impasses e possibilidades. ,Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social,Florianópolis,2005 (Conferência ou palestra).
17. NUNES, Angela. Da Antropologia da Infância aos Estudos sobre Infância Indígena, e vice-versa: impasses e possibilidades,GT Infância Indígena: perspectivas e desafios educacionais. VI RAM,Montevideo,2005 (Comunicação).
18. NUNES, Angela. Crianças Indígenas: perspectivas de investigação. ,Braga,2005 (Conferência ou palestra).
19. NUNES, Angela. Indigenous children in Brazil: still a question of invisibility and pheripheral concern,Conference ´Marginality and Voice: Childhood in Sociology and Society´,Wuppertal,2005 (Comunicação).
20. NUNES, Angela. Crianças Indígenas: vozes já presentes no diálogo inter-cultural?’ ,XXIV Conferência da ABA,Recife,2004 (Comunicação).
21. NUNES, Angela. Childhood Dynamics in a Changing Culture: examples from the Xavante people of Central Brazil,Reunião da Associação Alemã de Etnologia,Hamburg,2003 (Comunicação).
22. NUNES, Angela. Mulheres Xavante: entre a lingua-mãe e a escolarização oficial. ,2002 (Conferência ou palestra).
23. NUNES, Angela. Antropologia da Criança: novo paradigma?,Colóquio para Doutorandos,Lisboa,1998 (Seminário).
24. NUNES, Angela. A Antropologia da Criança: questão emergente em todos os sentidos, ,V Congresso da AEPEC,Évora,1998 (Comunicação).
25. NUNES, Angela. Em Defesa da Antropologia da Criança: notas de uma aldeia A´uwe-Xavante do Brasil Central,Colóquio para Doutorandos,Lisboa,1997 (Comunicação).
26. NUNES, Angela. A Criança como Elemento Fundamental na Reflexão sobre Educação Escolar Indígena,GT “Educação Indígena: diversidade e cidadania”, XXI Encontro Anual da ANPOCS,Caxambu,1997 (Comunicação).
27. NUNES, Angela. A Criança na Antropologia: algumas apreciações bibliográficas,Seminários do MARI - grupo de educacao indígena da USP,Sao Paulo,1996 (Seminário).
28. NUNES, Angela. Ritmos, Ciclos e Brincadeiras: um olhar sobre as crianças da sociedade indígena A’uwe-Xavante,GT “Infância, Juventude e Cidadania”, XXI Reunião da ABA - Associação Brasileira de Antropologia,Salvador,1996 (Comunicação).
29. NUNES, Angela. Brincar: Linguagem Universal ,Lisboa,1989 (Conferência ou palestra).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. NUNES, Angela. Curso Introdutório de Extensão Cultural “A Temática Indígena na Escola”, , 1995 (Extensão), promovido por FFLCH / MARI - Grupo de Educação Indígena .
Duração: 4 horas. Local: Universidade de São Paulo, Cidade: São Paulo, Tipo de participação: Docente.
2. NUNES, Angela. Curso de Difusão Cultural "Antropologia e História dos Índios do Brasil, 1994 (Extensão), promovido por MARI - Grupo de Educação Indígena.
Duração: 4 horas. Local: Universidade de São Paulo, Cidade: São Paulo, Tipo de participação: Docente.
3. NUNES, Angela. Curso Introdutório de Extensão Cultural “A Temática Indígena na Sala de Aula”, 1994 (Extensão), promovido por FFLCH / MARI - Grupo de Educação Indígena.
Duração: 4 horas. Local: Universidade de São Paulo, Cidade: São Paulo, Tipo de participação: Docente.
4. NUNES, Angela. Curso de Capacitação de Professores Indígenas (A´uwe-Xavante), 1993 (Aperfeiçoamento), promovido por CIMI, Secretaria da Educação do Estado do Mato Grosso, Mari - USP.
Duração: 1 semanas., Tipo de participação: Docente.

Organização de evento
Event organization
1. NUNES, Angela; PIRES, Flávia; CABRAL, Alcileide. Crianças e Infâncias Luso-Afro-Brasileiras: olhares transnacionais e diversidades em diálogo,2011 (Oficina / Organização).
2. NUNES, Angela; FERREIRA, Manuela; SILVA, Sofia. Seminário Internacional Pesquisa e Infância: desafios que as crianças lançam à etnografia,2011 (Seminário / Organização).
3. NUNES, Angela; FERREIRA, Manuela. Antropologia: que contributos aos estudos interdiscplianres acerca da infância?,2009 (Oficina / Organização).
4. NUNES, Angela; SANTOS, Benedito. Antropologia e Infância,2006 (Oficina / Organização).
5. NUNES, Angela; TASSINARI, Antonella. Infância Indígena: perspectivas e desafios educacionais,2005 (Oficina / Organização).

Outra produção técnica
Other technical production
1. NUNES, Angela. Community-based Innovations to Reduce Child Labor through Education,2006.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Em curso
Ongoing
1. Rosa Paes Nunes, As Diversas Manifestações do Brincar e as Suas Contribuições na Construção da Cultura Escolar: um estudo de caso em uma escola pública da zona rural do município de Serrinha, Bahia, 2008. Dissertação (Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural) - Universidade do Estado da Bahia (Co-orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. NUNES, Angela. Participação no júri de Juliana Prates Santana. Cotidiano, espressões culturais e trajectórias de vida: uma investigação participativa com crianças em situação de rua, 2008. Tese (Sociologia da Infância / Estudos da Criança) - Universidade do Minho.


Mestrado
Master degree
1. NUNES, Angela. Participação no júri de Augusta da Conceição Rangel Vieira Torres Queirós . “Já fiz seis anos!” Os aniversários infantis em espaços comerciais de diversão: a acção social das crianças e a (re)produção de um ritual na contemporaneidade , 2009.  Dissertação (Infância, Sociedade e Cultura ) - Universidade do Porto.
2. NUNES, Angela. Participação no júri de Sarah Siqueira de Miranda. Aprendendo a Ser Pataxó: um olhar etnográfico sobre as habilidades produtivas das crianças de Coroa Vermelha, BA, Brasil , 2009.  Dissertação (Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.


Equivalência
Equivalence
1. NUNES, Angela. Participação no júri de Rosa Paes Nunes. As Diversas Manifestações do Brincar e as suas Contribuições na Construção da Cultura Escolar: um estudo de caso em uma escola pública da zona rural do município de Serrinha-BA, 2008. Exame de qualificação (Equivalência em Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural) - Universidade do Estado da Bahia.
2. NUNES, Angela. Participação no júri de Sarah Siqueira de Miranda. Trabalho e, ou, Brincadeira? práticas e significados do cotidiano infantil da Aldeia Coroa Vermelha, extremo-sul baiano, 2008. Exame de qualificação (Equivalência em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.
3. NUNES, Angela. Participação no júri de Camila Guedes Codonho. Meio-ambiente em perspectiva: em busca de uma cosmologia das crianças Galibi-Marworno, 2005. Exame de qualificação (Equivalência em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.


Bacharelato/Licenciatura
Degree of licentiate
1. NUNES, Angela. Participação no júri de Sarah Siqueira de Miranda. A Construção da Identidade Pataxó: práticas e significados da experiência cotidiana entre crianças da Coroa Vermelha, 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.


Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. NUNES, Angela. Anthropology & Education Quarterly, Função ou tipo de participação: Reviewer.
2. NUNES, Angela. International JOurnal of Social Welfare, Função ou tipo de participação: Reviewer.
3. NUNES, Angela. Cuadernos de Antropologia Social, Função ou tipo de participação: Reviewer.
4. NUNES, Angela. AnthroChildren, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
15

Livros e capítulos
Books and book chapters
9
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
3
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
6
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
3
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
3
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
3
Jornais de notícias
Newspapers
1
Revistas
Magazines
2

Total
Produção técnica
Technical production
39

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
39

Total
Dados complementares
(Additional data)
12

Orientações
Orientations
1
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
7
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
4


Visualizações do curriculum [ 3334 ]
 
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