Jaime Emanuel Moreira Ribeiro
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
19/12/2018 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Jaime Emanuel Moreira Ribeiro |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Ribeiro, Jaime Moreira |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
|
Sexo
Gender |
Masculino»Male |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2008-2012 |
Doutoramento Phd |
Programa Doutoral Multimédia em Educação
(4 anos » years)
.
Universidade de Aveiro,
Portugal.
|
2001 |
Licenciatura Licentiate degree |
Terapêutica Ocupacional
(4 anos » years)
.
Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2007 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Multimédia em Educação.
Universidade de Aveiro,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Instituto Politécnico de Leiria |
Mai/2012-Actual |
Professor Adjunto |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Jan/2008-Dez/2012 |
Outra Situação |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Instituto Politécnico de Leiria |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Instituto Politécnico de Leiria |
Curso»Academic program: Dietética Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Investigação Aplicada(Docente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Comunicação Acessível Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Noções de deficiência e incapacidade(Regente)
|
Curso»Academic program: Fisioterapia Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Produtos de Apoio(Regente)
|
Curso»Academic program: Terapia Ocupacional Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Tecnologias de Apoio I(Regente)
- Tecnologias de Apoio II(Regente)
- Acessibilidade, Domótica e Robótica(Regente)
- Estágio I(Regente)
- Investigação Aplicada(Docente)
- Estágio V(Docente)
- Opção III(Regente)
|
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Formação de professores - Didáctica e Tecnologia Educativa |
|
|
2. |
Avaliação e Intervenção em Saúde |
|
|
3. |
Educação e Formação em Saúde |
|
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Português (Bem), Francês (Razoavelmente), Inglês (Bem), Espanhol (Bem). |
Fala Speaking |
Português (Bem), Francês (Pouco), Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente). |
Lê Reading |
Português (Bem), Francês (Razoavelmente), Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente). |
Escreve Writing |
Português (Bem), Francês (Pouco), Inglês (Bem), Espanhol (Pouco). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual |
SUPERA - Sociedade Portuguesa de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade, Membro.
|
Actual |
UIS - Unidade de Investigação em Saúde, Membro.
Investigador - Membro Efetivo - Conselho Científico.
|
Actual |
iACT - Centro de Investigação em Inclusão e Acessibilidade em Ação , Membro.
Conselho Científico.
|
Actual |
CIDTFF - Centro de Investigação "Didática e Tecnologia na Formação de Formadores", Membro.
Conselho Científico.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Ribeiro, Jaime E. M; Rodrigues, Pedro B; Marques, Ana; Firmino, Andreia; Lavos, Sandra. 2017. Occupational Therapy’s Intervention on Mental Health: Perception of Clients and Occupational Therapists About Intervention
Priorities. In Computer Supported Qualitative Research, ed. António Pedro CostaLuís Paulo ReisFrancislê Neri de SousaAntónio MoreiraDavid Lamas, 123 - 133. ISBN: 978-3-319-43270-0. Cham: Springer International Publishing.
|
|
|
|
2. |
Honório, Samuel; Martins, Júlio; Batista, Marco. 2015. Physical Activity in Duchenne Muscular Dystrophy. In Duchenne Muscular Dystrophy: Symptoms, Management and Prognosis, ed. Samuel Honório, 25 - 38. ISBN: 978-1-63482-197-1. New York: Nova Science Publishers.
|
|
|
|
3. |
Ribeiro, Jaime E. M. 2014. As TIC e os Produtos de Apoio na Educação de Alunos com Necessidades Educativas Especiais. In Infoinclusão e as possibilidades de ensinar e aprender, ed. Ronaldo Linhares, 15 - 46. ISBN: 978-84-16133-26-0. Salvador: Editora UFBa.
|
|
|
|
4. |
Ribeiro, Jaime E. M; Almeida, Ana M; Moreira, Antonio. 2014. As TIC na educação de alunos com NEE: implicações na formação docente em Portugal. In Tecnologías de la Información y Comunicación – TIC – en Educación Especial, 51 - 76. ISBN: 978-85-232-1120-2. Alcalá: UAH.
|
|
|
|
5. |
Lucas, Margarida; Ribeiro, Jaime; Moreira, António. 2013. Bypassing School Disenchantment: Strategies to Promote School Attainment. In Information Systems, E-learning, and Knowledge Management Research, ed. Miltiadis D. LytrasDa RuanRobert D. TennysonPatricia Ordonez De PablosFrancisco José García PeñalvoLazar Rusu, 1 - 6. ISBN: 978-3-642-35878-4. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg.
|
|
|
|
6. |
Ribeiro, Jaime E. M; Moreira, Antonio; Almeida, Ana M. 2011. Enabling students with SEN through the use of Digital Learning Resources. In Education in a technological world: communicating current and emerging research and technological efforts. , 180 - 189. ISBN: 978-84-939843-3-5. Badajoz: Formatex.
|
|
|
|
7. |
Ribeiro, Jaime; Casanova, D.; Moreira, A.; Almeida, Ana M; Nogueira, F.. 2011. Personal Learning Environments - Meeting the Special Needs of Gifted Students. In Technology Enhanced Learning for People with Disabilities: Approaches And Applications, 67 - 88. ISBN: 978-1-61520-923-1. hershey: IGI Global.
|
|
|
|
8. |
Ribeiro, Jaime; Moreira, António; Almeida, Ana M. 2010. ICT in the Education of Students with SEN: Perceptions of Stakeholders. In Technology Enhanced Learning. Quality of Teaching and Educational Reform, ed. Miltiadis D. LytrasPatricia Ordonez De PablosDavid AvisonJanice SipiorQun JinWalter LealLorna UdenMichael ThomasSara CervaiDavid
Horner, 331 - 337. ISBN: 978-3-642-13165-3. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg.
|
|
|
|
9. |
Ribeiro, Jaime; Carvalho, Paulo; Vasconcelos, Sandra; Cação, Olga; Loureiro, Maria J. 2008. Perspectivas de Alunos Sobre a Usabilidade do Sítio Educativo. In Avaliação Online, 151 - 166. ISBN: 978-972-98456-3-5. Braga: Universidade do Minho.
|
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Ribeiro, Jaime; Souza, Dayse N.; Costa, António P. 2016. "Investigação qualitativa na área da saúde: por quê?", Ciência & Saúde Coletiva 21, 8: 2324 - 2324.
|
|
|
|
2. |
Lopes, Ana S. P; Araújo, Janine V. M; Ferreira, Marco P. V; Ribeiro, Jaime E. M. 2015. "A eficácia do Snoezelen na redução das estereotipias em adultos com deficiência intelectual: um estudo de caso da intervenção
da terapia ocupacional em salas de estimulação multissensorial", Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo 26, 2: 234 - 234.
|
|
|
|
3. |
Ribeiro, Jaime. 2011. "Do papel para o Digital", Cadernos Sacausef, VI: 7 - 18.
|
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Ribeiro, Jaime E. M; Moreira, A.. 2010. "ICT Training for Special Education Frontline Professionals: A Perspective from Students of a Master’s Degree on Special Education", International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET) 12, 5: 55 - 59.
|
|
|
|
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Ribeiro, Jaime M. 2012. "As TIC na educação de alunos com necessidades educativas especiais: proposta de um programa de formação para o ensino básico". Aveiro: Universidade de Aveiro.
|
Dados Complementares (Additional data)
Outros Trabalhos Other production |
1. |
Freitas, Fábio; Ribeiro, Jaime; Brandão, Catarina; Souza, Francislê N.; Costa, António P; Reis, Luís P. In Case of Doubt See the Manual: A Comparative Analysis of (Self)Learning Packages Qualitative Research Software, 2017. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
14 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
9 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
9 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
4 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
3 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
1 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
1 |
Dados complementares (Additional data) |
1 |
Outros Trabalhos Other production |
1 |
Outras informações relevantes
Jaime Ribeiro is PhD and specialized in Multimedia in Education by the University of Aveiro and
graduated in Occupational Therapy. He is an Invited Adjunct Professor of the Polytechnic Institute of Leiria. Is a
lecturer and trainer in the field of Occupational Therapy, Rehabilitation, Special Education, Assistive Tecnhologies and Applied
Research.<br> Integrates the Research Centre “Didactics and Technology in Education of Trainers” (CIDTFF) of the University
of Aveiro, the Health Research Unit (UIS) and Inclusion and Accessibility in Action Research Unit (iACT) of Polytechnic Institute
of Leiria. His research focuses on health, occupational therapy, rehabilitation, function / disability, training teachers
in the use of ICT in Education of Students with Special Educational Needs, assistive technologies, use of technology in teaching
and learning processes. Integrates jury panels for the title of specialist, master's and doctoral exams related to occupational
therapy, ageing, Assistive products and Special Education Technologies. Is advisor/supervisor of academic work (bachelor,
master, doctorate) in the areas of occupational therapy, ageing, Assistive Technology, Health Professionals Training and Special
Education. Has expertise i qualitative research. He is the author of publications and presentations on ICT, ICT in
Special Education, Digital Educational Resources, teacher training, health, ageing, occupational therapy, ergonomics, accessibility
and usability.
Jaime Ribeiro é doutorado e especializado em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro e licenciado em Terapêutica
Ocupacional pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto. É Professor Adjunto Convidado do Instituto Politécnico
de Leiria. É formador/docente na área da Terapia Ocupacional, Reabilitação, Educação Especial e Tecnologias/Produtos de
Apoio e Investigação Aplicada. Integra o Centro de Investigação "Didática e Tecnologia na Formação de Formadores" (CIDTFF-UA),
a Unidade de Investigação em Saúde e a Unidade de Investigação Inclusão e Acessibilidade em Ação (ambas do IPLeiria).
A sua investigação incide sobre saúde, reabilitação, Funcionalidade/incapacidade, formação de professores na Utilização das
TIC na Educação de Alunos com Necessidades Educativas Especiais, tecnologias/produtos de apoio, uso de tecnologias em processos
de ensino e aprendizagem. É júri de provas públicas de título de especialista, mestrado e doutoramento relacionadas com
Terapia Ocupacional, Envelhecimento, Tecnologias de Apoio e Educação Especial. É orientador de trabalhos académicos (licenciatura,
mestrado, doutoramento) nas áreas da Terapia Ocupacional, Envelhecimento, Tecnologias de Apoio, Formação de Profissionais
de Saúde e Educação Especial. Tem experiência em investigação com abordagem qualitativa.
É autor de várias publicações e comunicações científicas na área das TIC, TIC em Educação Especial, Recursos Educativos Digitais,
formação de professores, Saúde, Envelhecimento, Terapia Ocup
|
Visualizações do curriculum [
1475
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
15-06-2020
às
12:09:21
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team |
|