Curriculum Vitae

Pedro Jorge Couto Cardoso

Data da última atualização »Last update : 23/04/2019


Pedro Jorge Couto Cardoso. É Professor Auxiliar na Universidade do Porto. Publicou 3 artigos em revistas especializadas e 23 trabalhos em actas de eventos. Possui 1 software e outros 102 itens de produção técnica. Participou em 22 eventos no estrangeiro e 14 em Portugal. Recebeu 3 prémios e/ou homenagens. Actua na área de Outras Humanidades Nas suas actividades profissionais interagiu com 43 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=5585972650016940


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Pedro Jorge Couto Cardoso
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Cardoso, Pedro
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Humanidades-Outras Humanidades.
Endereço profissional
Professional address
Universidade do Porto
Faculdade de Belas Artes
Subunidade orgânica de Design
Av. Rodrigues de Freitas, 265
4049--021 Porto
Portugal
Correio electrónico: pcardoso@fba.up.pt
Homepage: http://pcardoso.tumblr.com
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2010-2016 Doutoramento
Phd
Arte e Design (3 anos » years) .
Universidade do Porto, Portugal.

2006-2008 Mestrado
Master degree
Design da Imagem (2 anos » years) .
Universidade do Porto, Portugal.

2001-2006 Licenciatura
Licentiate degree
Design de Comunicação (5 anos » years) .
Universidade do Porto, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade do Porto
Set/2016-Actual Professor Auxiliar
Out/2010-Ago/2016 Assistente

Universidade Católica Portuguesa
Set/2016-Jan/2017 Professor Auxiliar





Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade do Porto
Set/2017-Actual
Curso»Academic program: Design de Comunicação

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Gestão em Design(Docente)


Set/2017-Actual
Curso»Academic program: Programa Doutoral em Design

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Gestão da Investigação (jogos como ferramentas de design e investigação)(Docente)


Fev/2016-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Metodologias de Investigação em Design(Docente)


Jan/2016-Actual
Curso»Academic program: Design de Comunicação

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Metodologias de Projeto(Docente)


Set/2014-Actual
Curso»Academic program: Design de Comunicação

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Grafismos Especializados(Docente)


Fev/2014-Actual
Curso»Academic program: Design de Comunicação

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Seminário de Design II(Docente)


Set/2014-Jan/2017
Curso»Academic program: Design de Comunicação

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Introdução às Ferramentas Digitais(Docente)


Set/2012-Jul/2014
Curso»Academic program: Design de Comunicação

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Grafismos Especializados(Docente)
  • Media(Docente)
  • Metodologias de Investigação em Design(Docente)


Out/2010-Jul/2012
Curso»Academic program: Design de Comunicação

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Design II(Docente)




Universidade Católica Portuguesa
Set/2016-Jan/2017
Curso»Academic program: Som e Imagem

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Design Digital(Docente)






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Universidade do Porto
Jan/2016-Actual
Membro da Comissão da Acompanhamento da Licenciatura em Design de Comunicação


Fev/2015-Actual
Membro do Conselho do Departamento de Design






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Português (Bem), Inglês (Bem).

Reading
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Português (Bem), Inglês (Bem).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2005 Bolsa de Estudo por Mérito, Universidade do Porto.
2007 Prémio Engenheiro António de Almeida, Fundação Engenheiro António de Almeida.
2010 Diploma de Excelência Pedagógica (Diretor de Curso Multimédia), Escola Profissional de Comércio Externo.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/2018 - Actual INESC TEC, Institute for Systems and Computer Engineering, Technology and Science, Membro.
Investigador.
2011- 2017 ID+, Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura, Membro.
Investigador .
2011- 2017 i2ADS, Instituto de investigação em Arte, Design e Sociedade, Outros (especifique).
Colaborador .




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Cardoso, Pedro. 2016. "Summarising the 7 Dimensions of an Action-Oriented Framework for Video Games", CITAR Journal: Journal of Science and Technology of the Arts 8, 1: 57 - 72.
2. Carvalhais, Miguel; Cardoso, Pedro. 2015. "What Then Happens When Interaction is Not Possible: The Virtuosic Interpretation of Ergodic Artefacts", CITARJ: Journal of Science and Technology of the Arts 7, 1: 55 - 62.
3. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. 2013. "Breaking the Game: The traversal of the emergent narrative in video games.", Journal of Science and Technology of the Arts 5, 1: 25 - 31.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Carvalhais, Miguel; Cardoso, Pedro. 2017. "Creation of Meaning in Processor-Based Artefacts", Trabalho apresentado em ISEA 2017: International Symposium on Electronic Arts, In ISEA 2017 Proceedings, Manizales.
(accepted for publishing).
2. Lugo-Elías, César; Santos, Cristina; Cardoso, Pedro. 2017. "Navigating Through the Dance Floor: Finding the research elements within spaces of consumption of electronic music", Trabalho apresentado em UD17: 6th Annual Forum on Doctoral Design Research, In Livros de Actas de UD17: 6th Annual Forum on Doctoral Design Research, Porto.
3. Carvalhais, Miguel; Cardoso, Pedro. 2017. "On Procedural Dissemination and Artificial Aesthetics (notes Towards a Philosophy of Computational Media)", Trabalho apresentado em DIGICOM 2017: International Conference on Design & Digital Communication, In Livro de Actas de DIGICOM 2017: International Conference on Design & Digital Communication, Barcelos.
(admitido para publicação).
4. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. 2016. "Playing in 7D: An Action-Oriented Framework for Video Games (A Summary)", Trabalho apresentado em xCoAx 2016: 4th Conference on Computation, Communication, Aesthetics & X, In xCoAx 2016 Proceedings, Bergamo.
5. Carvalhais, Miguel; Cardoso, Pedro. 2016. "Searching meaning through procedurality in computational artefacts", Trabalho apresentado em Designa 2016: International Conference on Design Research, In Livro de Actas da Designa 2016, Covilhã.
6. Melo, Ricardo; Santos, Marta; Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. 2016. "Serendipitous Information and the Design Process: A Case Study", Trabalho apresentado em Designa 2016: International Conference on Design Research, In Livro de Actas da Designa 2016, Covilhã.
7. Carvalhais, Miguel; Cardoso, Pedro. 2015. "Beyond Vicarious Interactions: From Theory of Mind to Theories of Systems in Ergodic Artefacts", Trabalho apresentado em xCoAx 2015: Computation Communication Aesthetics and X, In xCoAx 2015 Proceedings, Glasgow.
8. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. 2014. "Playing in 7D: Considerations for a study of a musical instrumentality in the gameplay of video games", Trabalho apresentado em ICLI 2014: International Conference on Live Interfaces, In ICLI 2014: International Conference on Live Interfaces Proceedings, Lisboa.
9. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. 2014. "Transcoding Action: Embodying the game", Trabalho apresentado em ISEA 2014: The 20th International Symposium on Electronic Art, In ISEA 2014 Proceedings, Dubai.
10. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. 2014. "Profiling: A traversal between the player and the game system", Trabalho apresentado em Videojogos 2014: Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos, In Videojogos 2014: Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos, Barcelos.
11. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. 2014. "In/action: An exploratory approach to dysfunctional responsiveness in interactive narratives and video games", Trabalho apresentado em Avanca | Cinema 2014: International Conference Cinema - Art, Technology, Communication., In Avanca | Cinema 2014 Proceedings, Avanca.
12. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. 2014. "Un-De-Focused: Variations of attention in player action in video games", Trabalho apresentado em xCoAx 2014: Second Conference on Computation, Communication, Aesthetics and X, In xCoAx 2014 Proceedings, Porto.
13. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. 2013. "Traversing the Emerging Narrative in Interactive Narratives and Video Games", Trabalho apresentado em Avanca | Cinema 2013, In Avanca | Cinema 2013, Avanca.
14. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. 2013. "Variations in the mechanics of retro video games (a case study)", Trabalho apresentado em UD13: 2º Encontro Nacional de Doutoramentos em Design, In Atas do 2º Encontro Nacional de Doutoramentos em Design, Porto.
15. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. 2013. "Between Thinking and Actuation in Video Games", Trabalho apresentado em xCoAx 2013: Computation Communication Aesthetics and X, In xCoAx 2013: Proceedings of the first conference on Computation, Communication, Aesthetics and X, Bergamo.
16. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. 2013. "Transcoding Action: A perspective on the articulation between the player's and system's actions in video games", Trabalho apresentado em Videojogos 2013: Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos, In TBA , Coimbra.
17. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. 2013. "Versioning Classic Retro Video Games (A case study)", Trabalho apresentado em Designa 2013: International Conference on Design Research, In Designa 2013: International Conference on Design Research, Covilhã.
18. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. 2012. "A Perspective on Action and Chronology on Interactive Narratives and Videogames ", Trabalho apresentado em Avanca | Cinema, In Avanca | Cinema 2012, Avanca.
19. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. 2012. "In/action: an exploratory approach to responsiveness in interactive narratives and videogames", Trabalho apresentado em Avanca | Cinema, In Avanca | Cinema 2012, Avanca.
20. Cardoso, Pedro; Eliseu, Sérgio. 2012. "Convergências entre jogos e realidade aumentada para a produção de novos modelos de narrativa cinematográfica", Trabalho apresentado em Avanca | Cinema 2012, In Avanca | Cinema 2012, Avanca.
21. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. 2012. "Para um modelo da dinâmica da ação nos videojogos", Trabalho apresentado em UD12: 1º Encontro Nacional de Doutoramentos em Design, In Atas do 1º Encontro Nacional de Doutoramentos em Design, Aveiro.
22. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. 2012. "Explorations on Action Depth in Videogames", Trabalho apresentado em Videogames 2012, Annual Conference in Science and Art of Videogames, In Videogames 2012, Annual Conference in Science and Art of Videogames, Lisboa.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Eliseu, Sérgio; Monteiro, Manuela; Cardoso, Pedro. 2012. "Haptic ARnatomy", Trabalho apresentado em XIII Congresso Técnico de Anatomia Patológica, In XIII Congresso Técnico de Anatomia Patológica, Figueira da Foz.



Software sem registo ou patente
Software without patent or official record
1. Cardoso, Pedro; Valério, Ricardo; Carvalhais, Miguel. Favbox: Aplicação de web social de partilha de bookmarks de media digitais,2006.
Projecto de desenvolvimento/programação e design para a Web. Projecto de conclusão de licenciatura (pré-Bolonha) classificado com 19 valores em 20, proposto a financiamento FCT.

Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Playing in 7D: An Action-Oriented Framework for Video Games (A Summary),xCoAx 2016: 4th Conference on Computation, Communication, Aesthetics & X,Bergamo,2016 (Comunicação).
20160707.
2. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Playing in 7D: Considerations for a study of a musical instrumentality in the gameplay of video games,ICLI 2014: International Conference on Live Interfaces,2014 (Comunicação).
3. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Transcoding Action: Embodying the game,ISEA 2014: The 20th International Symposium on Electronic Art,2014 (Comunicação).
4. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Un-De-Focused: Variations of attention in player action in video games,xCoAx 2014: Second Conference on Computation, Communication, Aesthetics and X,2014 (Comunicação).
5. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Profiling: A traversal between the player and the game system,Videojogos 2014: Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos,2014 (Comunicação).
6. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. In/action: An exploratory approach to dysfunctional responsiveness in interactive narratives and video games,Avanca | Cinema 2014: International Conference Cinema - Art, Technology, Communication.,2014 (Comunicação).
7. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Transcoding Action: A perspective on the articulation between the player’s and system’s actions in video games,Journeys Across Media,Reading,2013 (Comunicação).
8. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Between Thinking and Actuation in Video Games,xCoAx 2013: Computation Communication Aesthetics and X,Bergamo,2013 (Comunicação).
9. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Transcoding Action: A perspective on the articulation between the player’s and system’s actions in video games,Videojogos 2013: Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos,Coimbra,2013 (Comunicação).
10. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Traversing the Emerging Narrative in Interactive Narratives and Video Games,Avanca | Cinema 2013,Avanca,2013 (Comunicação).
11. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Variations in the Mechanics of Retro Video Games (A case study),UD13: 2º Encontro Nacional de Doutoramentos em Design,Porto,2013 (Comunicação).
12. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Para um modelo da dinâmica da ação nos videojogos,UD12: 1º Encontro Nacional de Doutoramentos em Design,Aveiro,2012 (Comunicação).
13. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Explorations on Action Depth in Videogames,Videogames 2012: Annual Conference in Science and Art of Videogames,Lisboa,2012 (Comunicação).
14. Cardoso, Pedro; Eliseu, Sérgio. Haptic ARnatomy: Um estudo sobre possíveis convergências entre a anatomia patológica e tecnologias de realidade aumentada no campo da arte e design,XIII Congresso Técnico de Anatomia Patológica,Figueira da Foz,2012 (Comunicação).
15. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. In/action: an exploratory approach to responsiveness in interactive narratives and videogames,Avanca | Cinema 2012,Avanca,2012 (Comunicação).
16. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. A perspective on action and chronology on interactive narratives and videogames,Avanca | Cinema 2012,Avanca,2012 (Comunicação).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Cardoso, Pedro; Coelho, António; Faria, João. DMLL / BEACONING: Creating a location-based mobile game for learning, 2017 (Outra), promovido por Future Places.
Duração: 3 horas. Local: Media Innovation Labs, Cidade: Porto.
2017/10/20.
2. Cardoso, Pedro. Programação Gráfica com Processing, 2017 (Extensão), promovido por Gabinete de Formação Contínua, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.Tipo de participação: Docente.
Curso de formação técnica a decorrer entre Março a Abril.
3. Cardoso, Pedro; Melo, Ricardo. Antifluffy GO! (Workshop), 2016 (Outra), promovido por Future Places 2016.
20161019, Polo de Indústrias Criativas, Universidade do Porto. Workshop de exercícios de pensamento criativo com recurso a jogos.
4. Cardoso, Pedro; Melo, Ricardo. Facebook Exquis (Workshop), 2016 (Outra), promovido por Mestrado em Multimédia.
20161103, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Workshop de exercícios de pensamento e narrativa criativa com recurso a media digitais na web social.

5. Cardoso, Pedro; Castanheira, Inês. Games to the People: Developing musical/sonorous and visual instruments with video games. (Workshop), 2015 (Outra), promovido por Future Places 2015.
2015/10/22, Polo de Indústrias Criativas, Universidade do Porto. Workshop de hardware hacking a consolas de videojogos para a produção de instrumentos sonoros e visuais.

6. Cardoso, Pedro. Produzir videojogos com Blender. (Workshop), 2015 (Outra), promovido por Colégio Luso-Francês.
2015/11/12, Colégio Luso-Francês. Workshop leccionado em representação da FBAUP. Workshop de introdução à programação visual e ao sistema de física no motor de jogo do Blender.
7. Cardoso, Pedro; Owen, Mariana. Games to the People: Creating video games with Blender — 2nd ed. (Workshop), 2014 (Outra), promovido por Future Places 2014.Tipo de participação: Organizador.
2014/10/15, Polo de Indústrias Criativas, Universidade do Porto. Workshop de introdução à programação visual e ao sistema de física no motor de jogo do Blender.
8. Cardoso, Pedro. Produzir Videojogos com o Blender Game Engine (Workshop), 2013 (Outra), promovido por ENED: Encontro Nacional de Estudantes de Design.
2013/04/27, Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto. Workshop de introdução à programação visual e ao sistema de física no motor de jogo do Blender.
9. Cardoso, Pedro. Games to the People: Creating video games with Blender (Workshop), 2013 (Outra), promovido por Future Places 2013.
2013/10/29, Polo de Indústrias Criativas, Universidade do Porto. Workshop de introdução à programação visual e ao sistema de física no motor de jogo do Blender.

Organização de evento
Event organization
1. Cardoso, Pedro; Almeida, Pedro C.. Metodologias de Investigação em Design: Casos de Estudo,2017 (Seminário / Curadoria).
2017/05/15. Pedro Carvalho de Almeida: Metodologias de investigação em Design: Casos de Estudo. Seminário no contexto da aula da unidade curricular de Metodologias de Investigação em Design da Licenciatura em Design de Comunicação.
2. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel; Costa, Beatriz; Oliveira, Cláudia. Design em Pratos Limpos, edição 1,2017 (Encontro / Organização).
2017/03/17. .
3. Cardoso, Pedro; Simão, Fátima S; Silva, Cláudia; Vasconcelos, Maria J; Pinto, Henrique; Costa, Paula; Múrias, Francisco. Game Camp na UP,2017 (Oficina).
2017/07/23-2017/07/26. Colaboração: Universidade do Porto, UPTEC, Museu Nacional Soares do Reis. Semana de mentoring e visitas a laboratórios da UP, empresas sediadas na UPTEC, e contacto com empresas produtoras de videojogos, com o objetivo de melhorar os jogos produzidos na Game Jam no Museu.
4. Cardoso, Pedro; Simão, Fátima S; Silva, Cláudia; Vasconcelos, Maria J; Pinto, Henrique; Múrias, Francisco; Costa, Paula. Game Jam no Museu,2017 (Concurso / Organização).
2017/07/22 a 2017/07/24. Local: Museu Nacional Soares dos Reis. Colaboração: Porto Graphics, UPTEC, Museu Nacional Soares dos Reis.

5. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Grupo de Leitura: Grupo de apresentação e discussão de projetos de investigação,2017 (Encontro / Organização).
20170601. Rui Penha: Sobre a realidade clarificada pela arte: a criação artística em contexto académico.
6. Cardoso, Pedro; Rodrigues, Rui; Coelho, António; Magalhães, Eduardo. LDC+MIEIC+MM Game Jam Workshop,2017 (Oficina / Organização).
2017/05/13.
7. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel; Costa, Beatriz; Oliveira, Cláudia. Design em Pratos Limpos, edição 2,2017 (Encontro / Organização).
2017/04/27. Oradores convidados: Filipa Namorado, Miguel Januário, Worst Tours.
8. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Grupo de Leitura: Grupo de apresentação e discussão de projetos de investigação,2016 (Encontro / Organização).
2016/05/17. Olga Glumac – Lab of Collaborative Youth: Shaping a learning framework in an active citizenship.
9. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Grupo de Leitura: Grupo de apresentação e discussão de projetos de investigação,2016 (Encontro / Organização).
2016/04/06. Ricardo Melo: Towards Serendipity: Defamiliarisation in Interaction Design. José Carneiro: Back In The Days.
10. Cardoso, Pedro; Vieira, Teresa. Paint Me Blushing,2016 (Oficina / Curadoria).
Workshop com Teresa Vieira sobre texturização e expressões faciais em modelos 3D (20160512).
11. Cardoso, Pedro; Melo, Ricardo. Serendipidades,2016 (Seminário / Curadoria).
Aula Aberta com Ricardo Melo (20160310).
12. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel; Costa, Beatriz; Oliveira, Cláudia; AEFBAUP; Inc., FBAUP D; Marques, Teresa. Design Disruptors,2016 (Seminário).
2016/12/15. Visionamento de documentário com debate. Oradores Convidados: Ricardo Melo, Bruno Giesteira, Clara Vieira, Ana Ferreira.
13. Cardoso, Pedro; Coelho, António; Rodrigues, Rui. LDC+MIEIC+MM Game Jam Workshop,2016 (Oficina / Organização).
2016/04/23, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Workshop e Game Jam realizados no âmbito da colaboração entre as unidades curriculares de Seminário de Design II (Licenciatura em Design de Comunicação, FBAUP), Desenvolvimento de Jogos de Computador (Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação, FEUP) e Design de Som para Media Digitais (Mestrado em Multimédia).
14. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Grupo de Leitura: Grupo de apresentação e discussão de projetos de investigação,2016 (Encontro / Organização).
2016/02/15. Eduardo Morais: Hacking (and) Educational Practice.
15. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel; Bernardino, Maria; Ferreira, Hugo. Design Visto de Fora,2016 (Simpósio / Organização).
20160420.
16. Cardoso, Pedro. Design da identidade gráfica para o torneio "Matrecos ou Matraquilhos", 7ª Edição,2016 (Concurso / Organização).
Concurso-Workshop. Colaboração: unidade curricular Design II da Licenciatura em Design de Comunicação (FBAUP) e Praça da Alegria Futebol Clube.
17. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel; Ferreira, Hugo; Bernardino, Maria. Design Visto de Fora,2016 (Simpósio).
2016/06/08. Moderador: Susana Barreto. Oradores Convidados: Pedro Carvalho de Almeida (UA), Pedro Quelhas Brito (FEP), Arménio Martins (Sovina).
18. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Grupo de Leitura: Grupo de apresentação e discussão de projetos de investigação,2016 (Encontro / Organização).
2016/03/08. Abhishek Chatterjee: Designrascar. Luís Eustáquio: Interferências.
19. Cardoso, Pedro; Coelho, António; Rodrigues, Rui; Magalhães, Eduardo. Arcade Room: Where visitors play video games,2016 (Exposição).
20161021. Passos Manuel, Porto. Exposição dos projetos finais de estudantes decorrente no âmbito da colaboração entre as unidades curriculares de Seminário de Design II (Licenciatura em Design de Comunicação, FBAUP), Desenvolvimento de Jogos de Computador (Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação, FEUP) e Design de Som para Media Digitais (Mestrado em Multimédia).
20. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Grupo de Leitura: Grupo de apresentação e discussão de projetos de investigação,2015 (Encontro / Organização).
2015/06/09. Miguel Carvalhais: "Beyond Vicarious Interactions: From Theory of Mind to Theories of Systems in Ergodic Artefacts". Luís Eustáquio: "Prosody: a measure of expressive affordance".
21. Cardoso, Pedro; Rodrigues, Rui; Coelho, António. Arcade Room: Where visitors play video games,2015 (Exposição / Organização).
20151023. Passos Manuel, Porto. Exposição dos projetos finais de estudantes decorrente no âmbito da colaboração entre as unidades curriculares de Seminário de Design II (Licenciatura em Design de Comunicação, FBAUP), Desenvolvimento de Jogos de Computador (Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação, FEUP) e Design de Som para Media Digitais (Mestrado em Multimédia).
22. Cardoso, Pedro. Design da identidade gráfica para o torneio "Matrecos ou Matraquilhos", 6ª Edição,2015 (Concurso / Organização).
Concurso-Workshop. Colaboração: unidade curricular Design II da Licenciatura em Design de Comunicação (FBAUP) e Praça da Alegria Futebol Clube.
23. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Grupo de Leitura: Grupo de apresentação e discussão de projetos de investigação,2015 (Encontro / Organização).
2015/10/27. André Rangel: "Intangível, tangível, objectile". Rodrigo Carvalho: "Sound, Visuals and Movement, Introduction with diferent types of visual art interacting with technology".
24. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Grupo de Leitura: Grupo de apresentação e discussão de projetos de investigação,2015 (Encontro / Organização).
2015/12/01. Ricardo Melo: "Convergência vs. Divergência em sistemas digitais interativos". Ivo Teixeira: "Open Lab".
25. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Grupo de Leitura: Grupo de apresentação e discussão de projetos de investigação,2015 (Encontro / Organização).
2015/05/05. Eduardo Morais: Educational Software for Higher Arts Education. Inês Castanheira: re co ne tar & re pro gra mar – Exploração criativa de estratégias DIY, hardware hacking e circuit bending em objetos artísticos sonoros e visuais.
26. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Grupo de Leitura: Grupo de apresentação e discussão de projetos de investigação,2015 (Encontro / Organização).
2015/02/27. Ivo Teixeira: The body and digital systems in public space. Ricardo Melo: Sentiency, Information Encountering and the Serendipity Cloud.
27. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Grupo de Leitura: Grupo de apresentação e discussão de projetos de investigação,2015 (Encontro / Organização).
2015/03/24. Pedro Cardoso: An Action-Oriented Framework for Video Games. Horácio Marques: Hacked@CTM2015.
28. Cardoso, Pedro. expanded_cinema.performance(live_coding, circuit_bending, glitching, noising, antifluffying).play,2015 (Concerto / Organização).
2015/10/23, Passos Manuel. Performers/músicos: Ana Romão, Cláudia Oliveira, Daniel Rodrigues Correia, Francisca Rocha Gonçalves, Inês Castanheira, Ivo Teixeira, João Henriques, João Neves, Mariana Sardon, Pedro Cardoso, Rodrigo Carvalho, Tiago Araújo.
29. Cardoso, Pedro. Design da identidade gráfica para o torneio "Matrecos ou Matraquilhos", 5ª Edição,2014 (Concurso / Organização).
Concurso-Workshop. Colaboração: unidade curricular Design II da Licenciatura em Design de Comunicação (FBAUP) e Praça da Alegria Futebol Clube.
30. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Grupo de Leitura: Grupo de apresentação e discussão de projetos de investigação,2014 (Encontro / Organização).
2014/03/31. André Rangel: Um estudo das dinâmicas intermedia. Ricardo Melo: Identidades, Percursos e Ligações e o caso das Indústrias Criativas.
31. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Grupo de Leitura: Grupo de apresentação e discussão de projetos de investigação,2014 (Encontro / Organização).
2014/05/26. Jorge Ribeiro: Efficiency of a video and a tutorial in teaching older adults to interact with smartphones. Ivo Teixeira: The role of the body in the new virtual public space. Relantionship between the signal and the object.
32. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Grupo de Leitura: Grupo de apresentação e discussão de projetos de investigação,2014 (Encontro / Organização).
2014/02/26. Inês Castanheira: Hacking e construção DIY de interfaces audiovisuais. Miguel Marques: A utilização do som como elemento principal de um videojogo.
33. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel; Carneiro, José; Duarte, João; Guedes, João. Tudo isto é Design!,2014 (Simpósio / Organização).
2014/02/13.
34. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Grupo de Leitura: Grupo de apresentação e discussão de projetos de investigação,2013 (Encontro / Organização).
2013/12/11. José Carneiro: Provas de contacto: Identificação de tipologias de apropriação fotográfica em capas de álbuns de música popular. Contributos para uma classificação. Sónia Caires: Interação multi-dispositivo.
35. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Grupo de Leitura: Grupo de apresentação e discussão de projetos de investigação,2013 (Encontro / Organização).
2013/02/25. Ricardo Lafuente: Uma pedagogia para as ferramentas digitais. Luís Eustáquio: Muito Lá De Casa.
36. Cardoso, Pedro; Gonçalves, Nelson. Blender & Animação Livre: a liberdade está a passar por aqui,2013 (Conferência / Curadoria).
20131216 FBAUP, Porto.
37. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Grupo de Leitura: Grupo de apresentação e discussão de projetos de investigação,2013 (Encontro / Organização).
2013/04/22. João Menezes: sonData. José Carneiro: Próximo do fim.
38. Cardoso, Pedro. Design da identidade gráfica para o torneio "Matrecos ou Matraquilhos", 4ª Edição,2013 (Concurso / Organização).
Concurso-Workshop. Colaboração: unidade curricular Design II da Licenciatura em Design de Comunicação (FBAUP) e Praça da Alegria Futebol Clube.
39. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Grupo de Leitura: Grupo de apresentação e discussão de projetos de investigação,2013 (Encontro / Organização).
2013/10/23. Pedro Cardoso: Transcoding Action: A perspective on the articulation between the player’s and system’s actions in video games. Tiago Santos: Sons do Rural.
40. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel; Duarte, João; Guedes, João. Tudo isto é Design!,2013 (Simpósio / Organização).
2013/03/21.
41. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Grupo de Leitura: Grupo de apresentação e discussão de projetos de investigação,2013 (Encontro / Organização).
2013/11/13. Horácio Marques + João Menezes: Maximizing phenomena within the brain. Mécia Sá: Ferramentas para uma cidadania mais ativa.
42. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Grupo de Leitura: Grupo de apresentação e discussão de projetos de investigação,2013 (Encontro / Organização).
2013/03/18. Horácio Marques: Vidi, veni,... pros and cons of the voyager post "google maps”. Inês Santos: A Apropriação Cultural como Ferramenta de Criação: Uma Análise Multidisciplinar do Panorama Artístico Português.
43. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Grupo de Leitura: Grupo de apresentação e discussão de projetos de investigação,2013 (Encontro / Organização).
2013/01/14. André Rangel: Trótica. Pedro Cardoso: From Player to Designer: Exploring the depth of player action in video games.
44. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Grupo de Leitura: Grupo de apresentação e discussão de projetos de investigação,2012 (Encontro / Organização).
2012/05/14 Sara Bento Botelho: Design de comunicação para concertos didácticos Pedro Cardoso: A perspective on action and chronology on interactive narratives and videogames.
45. Cardoso, Pedro. Design da identidade gráfica para o torneio "Matrecos ou Matraquilhos", 3ª Edição,2012 (Concurso / Organização).
Concurso-Workshop. Realizado no âmbito da unidade curricular Design II da Licenciatura em Design de Comunicação (FBAUP) e em colaboração com Praça da Alegria Futebol Clube.
46. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Grupo de Leitura: Grupo de apresentação e discussão de projetos de investigação,2012 (Encontro / Organização).
2012/10/22 Raquel Rei: A infografia na tradução de conteúdos científicos: Uma ferramenta para a comunicação em saúde. Hugo Ribeiro: Usabilidade Acessível: Metodologias para a Avaliação Qualitativa da Usabilidade no Design para a Web.
47. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Grupo de Leitura: Grupo de apresentação e discussão de projetos de investigação,2012 (Encontro / Organização).
2012/06/04 Ricardo Lafuente: Open data e interfaces persuasivos Ricardo Melo: O Acaso, a Associação Livre e a Criatividade.
48. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Grupo de Leitura: Grupo de apresentação e discussão de projetos de investigação,2012 (Encontro / Organização).
2012/03/26 Horácio Marques: RAZÃO e/ou EMOÇÃO: Compreender e explorar, através de BCI (Brain Computer Interface), a dualidade/unidade dos constituintes determinantes da actuação e condição humanas. Jorge Ribeiro: Webdesign Patterns for Mobile Devices.
49. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Grupo de Leitura: Grupo de apresentação e discussão de projetos de investigação,2012 (Encontro / Organização).
2012/01/23. Jorge Almeida: A integração da Imagem na Narrativa Sonora dos Strange Noises From The Woods: o design de experiência nas relações entre a música e a produção imagética. João Menezes: SonData, um toolkit para sonificação interactiva de dados nos paradigmas de Parameter Mapping Sonification e Model-Based sonification.
50. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Grupo de Leitura: Grupo de apresentação e discussão de projetos de investigação,2012 (Encontro / Organização).
2012/03/05 Mécia Sá: Visualização de Informação Noticiosa, Um estudo sobre o design de informação aplicado à visualização de notícias Ricardo Lafuente: Libre Graphics: especulações sobre o livre e o aberto no design.
51. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Grupo de Leitura: Grupo de apresentação e discussão de projetos de investigação,2012 (Encontro / Organização).
2012/09/13 Ana Simões: Fair: Uma Plataforma para a Publicação Independente Roxanne Leitão: Creating Mobile Gesture-based Interaction Design Patterns for Older Adults: a study of tap and swipe gestures with Portuguese seniors.
52. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Grupo de Leitura: Grupo de apresentação e discussão de projetos de investigação,2012 (Encontro / Organização).
2012/01/09 Roxanne Leitão: Design patterns library for smartphones targeted at older adults: gestures and device manipulation José Carneiro: Fotografia depois da fotografia.
53. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Grupo de Leitura: Grupo de apresentação e discussão de projetos de investigação,2012 (Encontro / Organização).
2012/10/01 Ricardo Melo: Call to Adventure designing for online serendipity Jorge Ribeiro: web design patterns for mobile devices.
54. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Grupo de Leitura: Grupo de apresentação e discussão de projetos de investigação,2012 (Encontro / Organização).
2012/02/13 Luís Eustáquio: Vamos por partes: fantasmas Daniel Brandão: Documentação audiovisual participativa: Um caso de estudo no Centro Histórico do Porto.
55. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Grupo de Leitura: Grupo de apresentação e discussão de projetos de investigação,2012 (Encontro / Organização).
2012/04/14 Bruno Giesteira: Graphical User Interfaces & Auditory User Interfaces: Eficiência no design de sistemas interativos multimodais. (Breve apresentação sobre o Problema; Motivação; Estudo laboratorial e Resultados intercalares) Hugo Ribeiro: TBA.
56. Cardoso, Pedro. Design da identidade gráfica para o torneio "Matrecos ou Matraquilhos", 2ª edição,2011 (Concurso / Organização).
Concurso-Workshop. Realizado no âmbito da unidade curricular Design II da Licenciatura em Design de Comunicação (FBAUP) e em colaboração com Praça da Alegria Futebol Clube.
57. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Grupo de Leitura: Grupo de apresentação e discussão de projetos de investigação,2011 (Encontro / Organização).
2011/10/17 Sérgio Eliseu: O Mundo como uma CAVE: estratégias narrativas interactivas em realidade aumentada na produção artística contemporânea. Sandra Araújo: Art Games: Experiência estética transformacional.
58. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Grupo de Leitura: Grupo de apresentação e discussão de projetos de investigação,2011 (Encontro / Organização).
2011/10/10 Pedro Cardoso: "Para um modelo da dinâmica da acção nos videojogos." Katerina Marková: “Digital Dying on Personal Information Management”.
59. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Grupo de Leitura: Grupo de apresentação e discussão de projetos de investigação,2011 (Encontro / Organização).
2011/12/12 Ricardo Melo: Designing for Serendipity Ana Simões: Uma plataforma para a publicação independente.
60. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Grupo de Leitura: Grupo de apresentação e discussão de projetos de investigação,2011 (Encontro / Organização).
2011/11/21 Hugo Ribeiro: Estratégias e metolodogias para a avaliação da usabilidade na Web Raquel Rei: Infografia aplicada a sistemas de saúde Jorge Ribeiro: Padrões de design de interfaces web para dispositivos móveis.
61. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel. Grupo de Leitura: Grupo de apresentação e discussão de projetos de investigação,2011 (Concurso / Organização).
2011/11/07 André Rangel: Metacriação: Projectos e reflexão sobre a distância entre o criador e o público. Carlos Faustino: O Monstro na Arte Contemporânea.

Programa de rádio ou TV
Radio or TV show
1. Cardoso, Pedro. Radio Science: Playing in 7D,2016 (Entrevista).
20160225. on air: TBA. Entrevistado por Heitor Alvelos, no Pólo de Indústrias Criativas, Universidade do Porto.
2. Cardoso, Pedro; Castanheira, Inês. Games to the People: Developing musical/sonorous and visual instruments with video games.,2015 (Entrevista).
Entrevistado por Rádio Manobras, no Passos Manuel.
3. Cardoso, Pedro. Games to the People,2013 (Entrevista).
20131106. Entrevistado por Rádio Manobras, no Maus Hábitos.
4. Cardoso, Pedro. Hipermemórias,2011 (Entrevista).
Entrevistado por Inculta TV, no museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Outra produção técnica
Other technical production
1. Cardoso, Pedro. Paginação do livro "Análise Fourier para engenharia eletrotécnica", publicado por Edições UP,2017.
Paginação realizada em linguagem de programação LaTeX. Colaboração: CEDA / IDD: Laboratório de Design, Centro de Estudos de Design e Arte.
2. Cardoso, Pedro. Paginação do livro "O Rei e a Lei", publicado por Edições UP,2017.
Colaboração: CEDA / IDD: Laboratório de Design, Centro de Estudos de Design e Arte.
3. Cardoso, Pedro. Paginação do livro "De par em par na UPorto", publicado por Edições UP.,2017.
Colaboração: CEDA / IDD: Laboratório de Design, Centro de Estudos de Design e Arte.
4. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel; Ribeiro, Jorge. BI4UP: Design do interface para aplicação web de gestão financeira para a Reitoria da Universidade do Porto,2016.
Colaboração: CEDA / IDD: Laboratório de Design, Centro de Estudos de Design e Arte.
5. Cardoso, Pedro. Design da identidade gráfica de Matosinhos e do website institucional,2015.
Colaboração: Non-Verbal Club, We Came From Space, Escola Superior de Arte e Design (Matosinhos).
6. Cardoso, Pedro. Ilustração em 3D da capa do Livro "Números", publicado por Edições UP,2014.
Colaboração: CEDA / IDD: Laboratório de Design, Centro de Estudos de Design e Arte.
7. Cardoso, Pedro. Website para Biopixel: Research and Development Studios,2010.
8. Cardoso, Pedro. Website para MPersonal,2009.
9. Cardoso, Pedro. Website Babelfishing – FBAUP Erasmus,2007.
10. Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel; Ferreira, Ana; Carvalho, Ana. Consultoria: Análise da plataforma online do projecto CCRE (Centro de Comunicação e Representação Espacial) da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto,2007.
Colaboração: CEDA / IDD: Laboratório de Design, Centro de Estudos de Design e Arte.
11. Cardoso, Pedro. Website Vila do Conde Quinhentista,2007.
Colaboração: Sino Design.
12. Cardoso, Pedro. Website para Câmara dos Despachantes Oficiais de Angola,2006.



Apresentação de obra artística
Artistical work presentation
1. Cardoso, Pedro; Almeida, Ricardo; Júlio, António; Mota, Paulo. […],2016 (Musical).
2016/06/02. Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. (Concerto com recurso a live-coding – Pedro Cardoso e Ricardo Almeida – c/ Performance Coreografada – Paulo Mota e António Júlio) .
2. Cardoso, Pedro; Castanheira, Inês; Sardon, Mariana. ||| |||||,2015 (Musical).
2015/12/12. La Escucha Errante 2015: Encuentros de Investigación, Creación sonora y Electroacústica, La hAcería, Bilbao. Concerto/Performance Audiovisual com recurso a live-coding e hardware-hacking/circuit-bending.
3. Cardoso, Pedro; Castanheira, Inês; Sardon, Mariana. ||| |||,2015 (Musical).
2015/06/26 Maus Hábitos, Porto. Concerto/Performance Audiovisual com recurso a live-coding e hardware-hacking/circuit-bending.
4. Cardoso, Pedro; Castanheira, Inês; Sardon, Mariana; Henriques, João. ||| | (Cinema Expandido: do live coding ao live cinema c/ Julio D'Escriván),2015 (Musical).
2015/05/15 Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Aula Magna, Porto. Concerto/Performance Audiovisual com recurso a live-coding.
5. Cardoso, Pedro; Castanheira, Inês; Sardon, Mariana. ||| ||||,2015 (Musical).
2015/10/23, Passos Manuel, Porto. Concerto/Performance Audiovisual com recurso a live-coding e hardware-hacking/circuit-bending.
6. Cardoso, Pedro; Castanheira, Inês; Sardon, Mariana; Henriques, João. ||| ||,2015 (Musical).
2015/05/16 Centro de Memória, Vila do Conde. Concerto/Performance Audiovisual com recurso a live-coding.

Obra de artes visuais
Visual art production
1. Cardoso, Pedro; Eliseu, Sérgio. Hipermemórias II,2012 (Outra).
FIARTE, Coimbra. Instalação multimédia com recurso a técnicas computacionais de realidade aumentada.
2. Cardoso, Pedro; Eliseu, Sérgio. ARnatomia Patológica,2012 (Outra).
XIII Congresso Técnico de Anatomia Patológica, Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz. Artefacto multimédia com recurso a realidade aumentada e imagens reais de lâminas de tecidos com lesões de cancro.
3. Cardoso, Pedro; Eliseu, Sérgio. Cinecubos,2012 (Outra).
Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Instalação multimédia, jogo com recurso a técnicas realidade aumentada e vídeo (diferido e direto), programada em Processing.
4. Cardoso, Pedro; Eliseu, Sérgio. ARnatomia Patológica,2012 (Outra).
Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Artefacto multimédia com recurso a realidade aumentada e imagens reais de lâminas de tecidos com lesões de cancro.
5. Cardoso, Pedro; Eliseu, Sérgio. Portuguese Legendary Cocks,2012 (Outra).
Projecto de multimédia com recurso a técnicas de realidade aumentada. Presente no festival (Un)seen Sculptures 2012 em Rozelle, Sydney (2012/03/09 – 2012/03/31).
6. Cardoso, Pedro; Eliseu, Sérgio. Portuguese Legendary Cocks,2011 (Outra).
Projecto de multimédia com recurso a técnicas de realidade aumentada. Presente no festival (Un)seen Sculptures 2011 em Sydney, (2011/04/09), Melbourne (2011/05/14), e Cairns (2011/08/17).
7. Cardoso, Pedro; Eliseu, Sérgio. Hipermemórias,2011 (Outra).
Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Instalação multimédia com recurso a técnicas computacionais de realidade aumentada.
8. Cardoso, Pedro. Derivas,2006 (Fotografia).
Apresentado na exposição coletiva "Subver" no Metro do Porto – estação do Campo 24 de Agosto.
9. Cardoso, Pedro; Duarte, Margarida. O INESC visto de dentro para fora,2005 (Fotografia).
Exposição colectiva “002 Entidades 013 Olhares" realizada no âmbito das celebrações dos 20 anos do INESC Porto, presenciada pelo então Presidente da República Jorge Sampaio.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Em curso
Ongoing
1. Alexandre Jacinto, Playfulness as an Attitude for Learning: Disobedient practices on teaching, structuring, enacting, and designing an advanced studies course on motion design in the polytechnic higher education in Portugal, 2019. Tese (Programa Doutoral em Educação Artística) - Universidade do Porto (Orientador).
2. César Lugo-Elias, A Whistle in the Crowd: Mechanisms of Negotiation of Subcultural Capital and Personal and Collective Identity within Spaces of Consumption of Electronic Dance Music in the City of Porto in Year 2016-2017, 2018. Tese (Design) - Universidade do Porto (Co-orientador).
(+ Ana Cristina Santos).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Ana Maria Costa e Silva, Relatório de Estágio, 2017. Dissertação (Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais) - Universidade do Porto (Orientador).
Classificação: 16/20.
2. Raquel Lemos, Estudos para uma framework de performance musical para não-ouvintes: O caso da Casa do Surdo de Custóias, 2017. Dissertação (Design da Imagem) - Universidade do Porto (Co-orientador).
(+ Miguel Carvalhais) Classificação: 16/20.
3. Sofia Laiginhas, Azulejo Padrão de Fachada em Portugal: Criação de uma tipografia modular, 2017. Dissertação (Design da Imagem) - Universidade do Porto (Orientador).
(+ Miguel Carvalhais) Classificação: 17/20.
4. Ever Solano, Detecting the Content of Gender Stereotypes in Videogame Characters, 2017. Dissertação (Multimédia) - Universidade do Porto (Orientador).
16/20 (+ Miguel Carvalhais).
5. Manuel Seixas, A Framework for the Manipulation of Video Game Elements Using the Player’s Biometric Data, 2016. Dissertação (Multimédia) - Universidade do Porto (Orientador).
17/20 (+ Miguel Carvalhais, Rui Rodrigues).
6. Ana Costeira, Interatividade e Storytelling: Desenvolvimentos Narrativos em Videojogos, 2016. Dissertação (Multimédia) - Universidade do Porto (Co-orientador).
17/20 (+ Miguel Carvalhais).
7. Catarina Monteiro, Desafios Estéticos da Imersividade no Documentário Interactivo, 2016. Dissertação (Multimédia) - Universidade do Porto (Co-orientador).
18/20 (+ Miguel Carvalhais).
8. Abel Neto, Exploring the Game Master-Player Relationship in Video Games, 2016. Dissertação (Multimédia) - Universidade do Porto (Co-orientador).
16/20 (+ Miguel Carvalhais).
9. Rúben Silva, Dark Patterns em Estratégias de Ludificação, 2015. Dissertação (Multimédia) - Universidade do Porto (Co-orientador).
17/20 (+ Miguel Carvalhais).
10. Miguel Marques, O som como um elemento fundamental nos videojogos, 2014. Dissertação (Multimédia) - Universidade do Porto (Co-orientador).
14/20 (+ Miguel Carvalhais).
11. Joana Sobral, Portugalidade em Contextos Lúdicos: Repertórios da identidade portuguesa aplicados a artefactos digitais interactivos video-jogáveis, 2011. Dissertação (Design da Imagem) - Universidade do Porto (Co-orientador).
19/20 (+ Heitor Alvelos).
Em curso
Ongoing
1. João Ribeiro, O Audiovisual na Ação nos Videojogos: um estudo descritivo-exploratório sobre a influência da linguagem audiovisual no gameplay, 2018. Dissertação (Design da Imagem) - Universidade do Porto .
+ Miguel Carvalhais.
2. João Ferreira, Uma questão de perspectiva: Padrões de design de jogos para First Person em Realidade Virtual (título provisório), 2018. Dissertação (Multimédia) - Universidade do Porto (Orientador).
3. Ricardo Dinis, TBA, 2018. Dissertação (Design da Imagem) - Universidade do Porto .
+ Miguel Carvalhais.
4. Carolina Ferreira, TBA, 2018. Dissertação (Multimédia) - Universidade do Porto (Co-orientador).
(+ Miguel Carvalhais).
5. Arthur Veras, Virtual and augmented reality: graphic interfaces and heuristics. 2018. Mestrado em Multimédia, 2018. Dissertação (Multimédia) - Universidade do Porto .
+ Miguel Carvalhais.
6. Ana Rita Brioso Ferreira, Relatório de Estágio, 2017. Dissertação (Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais) - Universidade do Porto (Orientador).


Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura
Bachelor/Licenciate degree conclusion work
Concluídas
Completed
1. Emanuel Pereira, P'ra Além do Som: O design de comunicação como ferramenta determinante na relação banda-público, 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Design de Comunicação) - Universidade do Porto (Orientador).
18/20.


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Mestrado
Master degree
1. Cardoso, Pedro; Rui Costa; Eduardo Aires. Participação no júri de Ana Maria Costa e Silva. Relatório de Estágio, 2017.  Dissertação (Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais) - Universidade do Porto.
2017/07/28.
2. Cardoso, Pedro; Pedro Amado; Carneiro, José. Participação no júri de Sofia Laiginhas. Azulejo Padrão de Fachada em Portugal: Criação de uma tipografia modular, 2017.  Dissertação (Design da Imagem) - Universidade do Porto.
2017/10/23.
3. Cardoso, Pedro; Bruno Giesteira; Cristina Sá. Participação no júri de Ever Solano. Detecting the Content of Gender Stereotypes in Videogame Characters, 2017.  Dissertação (Multimédia) - Universidade do Porto.
(Orientador) 2017/07/13.
4. Cardoso, Pedro; Eduardo Aires; Diniz Cayolla. Participação no júri de Ana Isabel Marques Brandão. We Came From Space: Anuário 2016, 2016.  Dissertação (Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais) - Universidade do Porto.
20161221.
5. Cardoso, Pedro; Eduardo Aires; Carvalhais, Miguel. Participação no júri de Leonor Conde Pacheco de Barros Albuquerque. Relatório de Estágio, 2016.  Dissertação (Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais) - Universidade do Porto.
20161221.
6. Cardoso, Pedro; Julio Dolbeth; Eduardo Aires. Participação no júri de Leonor Castanheira Monteiro Correia. Relatório de Estágio, 2016.  Dissertação (Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais) - Universidade do Porto.
20161221.
7. Cardoso, Pedro; Eduardo Aires; António Modesto. Participação no júri de Teresa Maria Fernandes Ramilo Gomes. Projeto Editorial da obra Viagem a Portugal, 2016.  Dissertação (Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais) - Universidade do Porto.
20161221.
8. Cardoso, Pedro; Nuno Flores; Carlos Campos. Participação no júri de Manuel César Bessa Seixas. A Framework for the manipulation of video game elements using the player’s biometric feedback, 2016.  Dissertação (Multimédia) - Universidade do Porto.
20160715.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. A perspective of action in video games, 2017 (Conferência).
Nome do evento: Creative Colab 17; Nome da Instituição: Universidade do Porto.
2017/06/14.
2. Seminário de Doutoramento em Design, 2016 (Seminário).
Nome da Instituição: Doutoramento em Design, Universidade do Porto; Cidade do evento: Porto / PINC.
2016/05/06. + Miguel Carvalhais.
3 O Futuro do Design Português, 2015 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: Encontro Nacional de Estudantes de Design (ENED); Nome da Instituição: Universidade de Aveiro; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro.
20150331.
4. Visuality & Video Games: 10 Topics to keep in mind when dealing with image in video games, 2015 (Seminário).
Nome do evento: Aula de Jogos Digitais; Nome da Instituição: Mestrado em Multimédia; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
20151103.
5. An Action-Oriented Framework for Video Games, 2015 (Encontro).
Nome do evento: Grupo de Leitura; Nome da Instituição: Grupo de Leitura; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
20150324.
6. 10 Visual Concerns for Videogames, 2014 (Seminário).
Nome do evento: Aula de Jogos Digitais; Nome da Instituição: Mestrado Multimédia; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
20141209.
7. Transcoding Action: A perspective on the articulation between the player’s and system’s actions in video games, 2013 (Encontro).
Nome do evento: Grupo de Leitura; Nome da Instituição: Grupo de Leitura; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
20131113.
7. From Player to Designer: Exploring the depth of player action in video games, 2013 (Encontro).
Nome do evento: Grupo de Leitura; Nome da Instituição: Grupo de Leitura; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
20130114.
9. A perspective on action and chronology on interactive narratives and videogames., 2012 (Encontro).
Nome do evento: Grupo de Leitura; Nome da Instituição: Grupo de Leitura; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
20120514.
10. Para um modelo da dinâmica da acção nos videojogos, 2011 (Encontro).
Nome do evento: Grupo de Leitura; Nome da Instituição: Grupo de Leitura; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Belas Artes Universidade do Porto.
20111010.

Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. UD17: 6th Annual Forum on Doctoral Design Research, 2017 (Conferência).
Nome do evento: UD17: 6th annual forum on doctoral design research.
2. #16.Art: Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, 2017 (Conferência).
Nome do evento: #16.Art: Encontro Internacional de Arte e Tecnologia; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
3. xCoAx 2017: 5th Conference on Computation, Communication, Aesthetics & X, 2017 (Conferência).
Cidade do evento: Lisboa.
4. Videojogos 2016: Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos, 2016 (Conferência).
Nome da Instituição: Universidade da Beira Interior; Cidade do evento: Covilhã.
5. SGames 2016: 6th EAI International Conference on Serious Games, Interaction and Simulation, 2016 (Conferência).
Cidade do evento: Porto.
6. xCoAx 2016: Computation Communication Aesthetics and X, 2016 (Conferência).
Cidade do evento: Bergamo.
7. xCoAx 2015: Computation, Communication, Aesthetics & X, 2015 (Conferência).
Cidade do evento: Glasgow.
8. xCoAx 2014: Computation Communication Aesthetics and X, 2014 (Conferência).
Nome do evento: xCoAx2014: Computation Communication Aesthetics and X; Nome da Instituição: Universidade do Porto; Cidade do evento: Porto.
9. xCoAx 2013: Computation Communication Aesthetics and X, 2013 (Conferência).
Nome do evento: xCoAx2013: Computation Communication Aesthetics and X; Nome da Instituição: Università Degli Studi di Bergamo; Cidade do evento: Bergamo.

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1 Arcade Talk: Roundtable about the role of game jams in culture, education and business in Portugal., 2017 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: Future Places.
2017/10/20. Convidados: Fátima São Simão (UPTEC), Francisco Múrias (Porto Graphics), João Alves de Sousa (Universidade Lusófona), Maria João Vasconcelos (Museu Nacional Soares dos Reis), Sofia Romualdo (University of Exeter).
2. UD17: 6th Annual Forum on Doctoral Design Research, 2017 (Conferência).

2017/10/16.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Game Jam no Museu, 2017 (Outra).
Nome do evento: Game Jam no Museu; Nome da Instituição: UPTEC, Universidade do Porto, Museu Nacional Soares dos Reis; Cidade do evento: Porto / Museu Nacional Soares dos Reis.
2017/07/23. Membro do Júri.
2. Media Hackathon, 2017 (Workshop).
Nome do evento: Creative Colab 17.
2017/06/14.
3. Apresentações intercalares do Mestrado Multimédia (parte 2), 2017 (Outra).
Nome do evento: Apresentações intercalares do Mestrado Multimédia.
2017/04/18.
4. Apresentações Intercalares do Mestrado em Multimédia (parte 1), 2017 (Outra).
Nome do evento: Apresentações Intercalares do Mestrado em Multimédia.
Membro do Júri (20170131).
5. Porto Graphics Game Jam, 2017 (Outra).
Nome do evento: Porto Graphics Game Jam.
Membro do Júri. Evento realizado pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto de 2017/04/22 a 2017/04/23.
6. Apresentações Intercalares do Mestrado em Multimédia (parte 2), 2016 (Outra).

Membro do júri (20160506).
7. Apresentações Intercalares do Mestrado em Multimédia (parte 1), 2016 (Outra).

Membro do júri (20160203).
8. MM-XX Game Jam, 2016 (Outra).
Nome do evento: MM-XX.
2016/11/05. Membro do júri. Evento realizado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto no âmbito do Mestrado em Multimédia..
9. Cinema Expandido, do Live-Coding ao Live-Cinema, 2015 (Workshop).
Nome da Instituição: Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
2015/05/11–2015/05/15. Participante. Workshop lecionado por Julio D’Escriván, Universidade de Huddersfield, UK.
10. Interfacing Prototyping Hardware with Unity3D, 2013 (Workshop).
Nome do evento: Videojogos 2013: Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos; Nome da Instituição: Universidade Católica Portuguesa de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.
2013/12/13. Participante. Workshop lecionado por António Gomes, Human Media Lab – Queen's University. .
11. Classification Card Games, 2013 (Workshop).
Nome do evento: Videojogos 2013: Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos; Nome da Instituição: Universidade Católica Portuguesa de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.
2013/12/13. Participante. Workshop lecionado por Jonas Linderoth, Göteborgs Universitet. .
12. Iniciação aos Quadros Interactivos e software A-migo, 2009 (Workshop).
Nome da Instituição: Clasus; Cidade do evento: Porto / Escola Profissional de Comércio Externo.
Participante.
13. 2nd Internacional Workshop on Game Design and Development, 2008 (Workshop).
Nome do evento: CDVJ08; Nome da Instituição: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
2008/05/14 – 2008/05/16. Participante. Workshop lecionado por Verónica Orvalho, FCUP.
14. Introdução à Programação Gráfica (Usando Processing), 2006 (Workshop).
Nome da Instituição: Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
2006/11/22 – 2006/06/12. Participante. Workshop lecionado por Pedro Amado.
15. Decorative Questions for Communicative Plates, 2002 (Workshop).
Nome da Instituição: Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Museu Nacional Soares dos Reis; Cidade do evento: Porto / Museu Nacional Soares dos Reis.
Participante. Workshop patrocinado pela Vista Alegre e dirigido por Sam Baron.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Cardoso, Pedro. Revista de Ciências da Computação da Universidade Aberta, de 2017/03/08 até 2017/03/31, Função ou tipo de participação: Reviewer.
2. Cardoso, Pedro. CITARJ: Journal of Science and Technology of the Arts, de 2016/05/20 até 2016/06/20, Função ou tipo de participação: Reviewer.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
26

Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
3
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
3
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
23
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
22
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1

Total
Produção técnica
Technical production
103

Software 1
Software sem registo ou patente
Software without patent or official record
1
Outros tipos de produção técnica
Other technical production
102

Total
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production
15


Total
Dados complementares
(Additional data)
67

Orientações
Orientations
21
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
8
Participação em Eventos
Event participation
36
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
2


Visualizações do curriculum [ 3533 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 15-06-2020 às 13:21:42
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (3)
 Co-authors listed in Degóis