Sandra Cristina da Silva Santos
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
24/09/2018 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Sandra Cristina da Silva Santos |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Santos, Sandra |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Psicologia.
|
Endereço profissional
Professional address |
Universidade do Minho Escola de Psicologia Centro de Investigação em Psicologia (CIPSI) Campus de Gualtar Braga 4710-057 Braga Portugal Correio electrónico: sandra.css@gmail.com |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2012-2018 |
Doutoramento Phd |
Doutoramento em Psicologia Aplicada
(3 anos » years)
.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
2010-2011 |
Mestrado Master degree |
Mestrado Integrado em Psicologia Escolar e da Educação
(2 anos » years)
.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
2001-2006 |
Licenciatura Licentiate degree |
Psicologia, pré-especialização em Psicologia Escolar e da Educação
(5 anos » years)
.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Dez/2017-Jul/2018 |
Assistente 1º triénio |
Fev/2016-Jul/2016 |
Assistente 1º triénio |
Fev/2015-Jun/2015 |
Assistente 1º triénio |
Set/2014-Set/2016 |
Outra Situação |
Nov/2013-Abr/2014 |
Outra Situação |
Abr/2010-Set/2013 |
Outra Situação |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Problemas de Cognição e Aprendizagem(Docente)
- Família e o Indivíduo Surdo(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Observação e Intervenção Educativa em Contextos Sociais e Educativos I(Docente)
- Princípios e Práticas do Processo de Ensino-Aprendizagem II (Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Observação e Intervenção Educativa em Contextos Sociais e Educativos I (Docente)
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2014-2016 Ainda estou a aprender desenvolvimento de uma plataforma educativa online de avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem
da leitura-I m still learning development of an online platform for the assessment and intervention in reading disabilities
|
Referência do projeto»Project reference: 134604. Fundação Calouste Gulbenkian
|
Outro Tipo de Participação Other kind of participation |
2013-2014 Avaliar para Prevenir: Estudos de Tracking e Validação dos Inventários de Desenvolvimento Comunicativo de MacArthur-Bates
para o Português Europeu-Assess for preventing: tracking studies and validation of the MacArthur-Bates Communicative Development inventories for European
Portuguese
|
Referência do projeto»Project reference: PTDC/MHC-PED/4725/2012.
|
2010-2013 Investigação e Avaliação de Leitura no 1.º ciclo: Desenvolvimento de Inventários de Avaliação da Leitura-Reading research and assessment in elementary education: Development of reading assessment inventories |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI-PED/098592/2008.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem), Espanhol (Bem). |
Fala Speaking |
Inglês (Bem), Espanhol (Pouco). |
Lê Reading |
Inglês (Bem), Espanhol (Bem). |
Escreve Writing |
Inglês (Bem), Espanhol (Pouco). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2013 |
9.º Prémio CEGOC ,
CEGOC.
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Mai/2016 - Actual |
Investigare - Associação para o estudo da Leitura, Escrita e Neurociências, Membro fundador.
|
Jan/2010 - Actual |
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro.
Especialista em Psicologia da Educação.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Silva, Carla; Santos, Ana L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Lima, Rosa; Costa, João; Acosta, Victor; Meira, Ângela; Santos, Ana S; Lucas, Maria I; Monteiro, Joana. 2017. MacArthur-Bates Inventários de Desenvolvimento Comunicativo. Manual técnico. . ed. 1. Maia: Lusoinfo Multimédia. |
|
|
|
2. |
Santos, Sandra. 2016. Inventário de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura: Construção e validação. ed. 1. Saarbrucken, Deutschland: Novas Edições Académicas. |
|
|
|
3. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Santos, Sandra; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Silva, Carla; Ferreira, Albertina; Costa, Lurdes; Azevedo, Helena; Carvalho, Marisa; Freitas, Tânia; Chaves-Sousa, Séli; Cruz, Joana; Fernandes, Ilda; do Céu C. M; Rodrigues, Bruna. 2016. AINDA ESTOU A APRENDER. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura. ed. 1. Maia: Lusoinfo Multimédia. |
|
|
|
4. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. 2014. Teste de compreensão de textos na modalidade de leitura – informativo. Manual técnico. . ed. 1. Lisboa: CEGOC. |
|
|
|
5. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2014. Teste de leitura de palavras. Manual técnico.. ed. 1. Lisboa : CEGOC. |
|
|
|
6. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. 2014. Teste de compreensão de textos na modalidade de leitura – narrativo. Manual técnico.. ed. 1. Lisboa: CEGOC. |
|
|
|
7. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2014. Teste de compreensão de textos na modalidade oral – informativo. Manual técnico. . ed. 1. Lisboa: CEGOC. |
|
|
|
8. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2014. Teste de compreensão de textos na modalidade oral – narrativo. . ed. 1. Lisboa: CEGOC. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Baptista, Adriana; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Santos, Sandra. 2017. Desenvolvendo competências de letramento emergente na pré-escola: como a investigação sustenta a prática.. In DECOLE – Desenvolvendo competências de letramento emergente: Propostas integradoras para a pré-escola , ed. F. L. Viana, I. Ribeiro, & Barrera, S. D., 59 - 92. . Porto Alegre: Penso Editora. |
|
|
|
2. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Baptista, Adriana; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Santos, Sandra. 2017. Falar, ler e escrever no jardim de infância. Como a investigação suporta a ação (edição revista). In Falar, ler e escrever: Propostas integradoras para jardim de infância, 44 - 73. . Maia: Lusoinfo Multimédia. |
|
|
|
3. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2014. Avaliar leitura. Questões conceptuais e de medida.. In BAL – Bateria de avaliação da leitura. Abordagens teóricas e opções metodológicas, ed. Iolanda Ribeiro & Fernanda Leopoldina Viana , 15 - 28. . Lisboa: CEGOC. |
|
|
|
4. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Brandão, Sara; Baptista, Adriana; Costa, Lurdes; Cadime, Irene; Santos, Sandra. 2014. Falar, ler e escrever no jardim de infância. Como a investigação suporta a ação.. In Falar, ler e escrever: Propostas integradoras para jardim de infância, ed. F. L. Viana & I. Ribeiro , 44 - 77. . Lisboa: Santillana. |
|
|
|
5. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Spinillo, Alina G; Chaves-Sousa, Séli; vale, Ana P. 2014. Bateria de avaliação da leitura. Descrição e opções de construção. In BAL - Bateria de avaliação da leitura. Abordagens teóricas e opções metodológicas, ed. Iolanda Ribeiro & Fernanda Leopoldina Viana , 55 - 62. . Lisboa: CEGOC. |
|
|
|
6. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Costa, Helena; Brandão, Sara; Santos, Sandra. 2013. Avaliação dos efeitos de um programa de promoção de competências de literacia emergente. . In Ensinar e aprender português num mundo plural , ed. M. Teixeira, L. Santos, I. Silva, & E. Mesquita , 300 - 347. . Santarém: Escola Superior de Educação de Santarém e Universidade Federal Uberlândia.. |
|
|
|
7. |
Ribeiro, Iolanda; Rodrigues, Adriana; Monteiro, Sílvia; Nóvoa, Paulo; Ferreira, Albertina; Fernandes, Ilda; Santos, Sandra. 2007. Consulta psicológica de aprendizagem e rendimento escolar: Modelos conceptuais e práticas de intervenção e investigação.. In Intervenção psicológica no ensino superior , ed. Maria do Céu Taveira & Jorge Silvério , 73 - 88. . Maia: Sersilito. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Santos, Sandra; Cadime, Irene; Viana, Fernanda L; Chaves-Sousa, Séli; Gayo, Elena; Maia, José; Ribeiro, Iolanda. 2017. "Assessing reading comprehension with narrative and expository texts: Dimensionality and relationship with fluency, vocabulary
and memory", Scandinavian Journal of Psychology 58, 1: 1 - 8.
|
|
|
|
2. |
Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Viana, Fernanda L; Vale, Ana P; Cadime, Irene; Prieto, Gerardo; Ribeiro, Iolanda. 2017. "Development of a word reading test: Identifying students at-risk for reading problems [ADVANCE ONLINE PUBLICATION]", Learning and Individual Differences 56, na: 159 - 166.
|
|
|
|
3. |
Cadime, Irene; Rodrigues, Bruna; Santos, Sandra; Viana, Fernanda L; Chaves-Sousa, Séli; do Céu C. M; Ribeiro, Iolanda. 2017. "The role of word recognition, oral reading fluency and listening comprehension in the simple view of reading: A study in an
intermediate depth orthography", Reading and Writing 30, 3: 591 - 611.
|
|
|
|
4. |
Silva, Carla; Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Santos, Ana L; Viana, Fernanda L. 2017. "Parents’ reports of lexical and grammatical aspects of toddlers’ language in European Portuguese: Developmental trends, age
and gender differences [ADVANCE ONLINE PUBLICATION]", First Language 37, 3: 267 - 284.
|
|
|
|
5. |
Viana, Fernanda L; Pérez-Pereira, Miguel; Cadime, Irene; Silva, Carla; Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda. 2017. "Lexical, morphological and syntactic development in toddlers between 16 and 30 months old: A comparison across European Portuguese
and Galician [ADVANCE ONLINE PUBLICATION] ", First Language 37, 3: 285 - 300.
|
|
|
|
6. |
Cadime, Irene; Silva, Carla; Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L. 2017. "The interrelatedness between infants’ communicative gestures and lexicon size: A longitudinal study", Infant Behavior and Development 48, na: 88 - 97.
|
|
|
|
7. |
Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Silva, Carla; Azevedo, Helena; Viana, Fernanda L. 2017. "A utilização da plataforma “Ainda Estou a Aprender" na avaliação e na intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura:
um estudo de caso", Calidoscópio 15, 1: 30 - 44.
|
|
|
|
8. |
Cadime, Irene; Santos, Sandra; Leal, Teresa; Viana, Fernanda L; Rodrigues, Bruna; Cosme, Maria C; Ribeiro, Iolanda. 2017. "Compreensão de textos: Diferenças em função da modalidade de apresentação da tarefa, tipo de texto e tipo de pergunta", Análise Psicológica 35, 3: 351 - 366.
|
|
|
|
9. |
Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Brandão, Sara; Ribeiro, Iolanda. 2017. "O ensino explícito da compreensão da leitura. Análise do impacto de um programa de intervenção", Revista Brasileira de Educação 22, 71: 1 - 30.
|
|
|
|
10. |
Santos, Sandra; Cadime, Irene; Viana, Fernanda L; Prieto, Gerardo; Chaves-Sousa, Séli; Spinillo, Alina G; Ribeiro, Iolanda. 2016. "An application of the Rasch model to reading comprehension measurement", Psicologia: Reflexão e Crítica 29, 1: 1 - 19.
|
|
|
|
11. |
Santos, Sandra; Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Prieto, Gerardo; Brandão, Sara; Cadime, Irene. 2015. "Development of Listening Comprehension Tests with Narrative and Expository Texts for Portuguese Students", The Spanish Journal of Psychology 18, E5: 1 - 7.
|
|
|
|
12. |
Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Prieto, Gerardo. 2014. "Calibration of a reading comprehension test for Portuguese students. [Calibración de un test de comprensión lectora para alumnos
Portugueses]", Anales de Psicología 30, 3: 1025 - 1034.
|
|
|
|
13. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Maia, José; Santos, Sandra. 2013. "Propriedades psicométricas da Prova de Reconhecimento de Palavras.", Psicologia, Reflexão e Crítica 26, 2: 231 - 240.
|
|
|
|
14. |
Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Prieto, Gerardo; Maia, José. 2013. "Validity of a reading comprehension test for Portuguese students", Psicothema 25, 3: 384 - 389.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Ribeiro, Iolanda; Rodrigues, Bruna; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Viana, Fernanda L. 2015. "Effects of listening comprehension, word recognition, and oral reading fluency on reading comprehension in second-grade students", Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, In Proceedings of the XVII European Conference on Developmental Psychology, Braga. |
|
|
|
2. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Brandão, Sara; Azevedo, Helena; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Cruz, Joana. 2015. "I’m still learning. A web platform for the intervention in reading disabilities", Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, In Proceedings of the XVII European Conference on Developmental Psychology, Braga. |
|
|
|
3. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Chaves-Sousa, Séli; vale, Ana P; Spinillo, Alina G. 2014. "Battery of reading assessment: Description and validity studies", Trabalho apresentado em 10.º Encontro Nacional (8.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, In Atas do 10.º Encontro Nacional (8.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga. |
|
|
|
4. |
Santos, Sandra. 2011. "Evaluación de la comprension de textos: Opciones teóricas y metodológicas.", Trabalho apresentado em Congreso Internacional Lectura 2011: Para Leer el XXI ha de conocer las fuerzas del mundo para ponerlas a trabajar”, In “Congreso internacional lectura 2011: Para leer el XXI ha de conocer las fuerzas del mundo para ponerlas a trabajar” , Habana. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda; Chaves-Sousa, Séli; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Maia, José. 2015. "Listening comprehension assessment: Validity studies of two vertically scaled tests for Portuguese students. ", Universitas Psychologica 14, 1: 0 - 0. |
|
|
|
2. |
Chaves-Sousa, Séli; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Vale, Ana P; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2015. "Validity Evidence of the Test of Word Reading for Portuguese Elementary Students", European Journal of Psychological Assessment, N/A: 1 - 7.
|
|
|
|
3. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra. 2014. "Los desafíos de enseñar a compreender.", Investigaciones Sobre Lectura, 1: 9 - 32.
|
|
|
|
4. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2012. "Aprender a compreender. Da teoria à prática pedagógica.", Exedra, Dezembro: 447 - 465. |
|
|
|
Produto com registo ou patente Product with patent or official record |
1. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo. Manual Técnico ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5016/2013,"TCTML-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo.".22 set. 2014(Depósito);22 set. 2014(Exame). |
21. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP-2: Teste de Leitura de Palavras 2.º ano,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5109/2013,"TLP-2: Teste de Leitura de Palavras 2.º ano". |
8. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 4.º ano,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5024/2013,"TCTML-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 4.º ano". |
19. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP - Teste de Leitura de Palavras. Manual Técnico ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5106/2013,"TLP - Teste de Leitura de Palavras. Manual Técnico ". |
18. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 4.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5007/2013,"TCTMO-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 4.º ano ". |
17. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 3.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5006/2013,"TCTMO-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 3.º ano ". |
11. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 2.º ano,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5103/2013,"TCTMO-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 2.º ano". |
9. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo. Manual Técnico ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5008/2013,"TCTMO-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo. Manual Técnico ". |
7. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5023/2013,"TCTML-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo ". |
5. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-i: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo. Manual Técnico ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5021/2013,"TCTML-i: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo. Manual Técnico ". |
3. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-n-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 3.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Outra. Patente: Patente de Invenção.n. 5019/2013,"TCTML-n-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 3.º ano ". |
14. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo. Manual Técnico ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 4978/2013,"TCTMO-i: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo. Manual Técnico ". |
12. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 3.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5104/2013,"TCTMO-n-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 3.º ano ". |
6. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 2.º ano,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5022/2013,"TCTML-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 2.º ano". |
13. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 4.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5105/2013,"TCTMO-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 4.º ano ". |
10. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 1.º ano,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5009/2013,"TCTMO-n-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 1.º ano ". |
23. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP-4: Teste de Leitura de Palavras 4.º ano,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5113/2013,"TLP-4: Teste de Leitura de Palavras 4.º ano". |
22. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP-3: Teste de Leitura de Palavras 3.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5111/2013,"TLP-3: Teste de Leitura de Palavras 3.º ano ". |
4. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 4.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5020/2013,"TCTML-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 4.º ano". |
20. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP-1: Teste de Leitura de Palavras 1.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5108/2013,"TLP-1: Teste de Leitura de Palavras 1.º ano ". |
16. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 2.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5005/2013,"13. TCTMO-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 2.º ano ". |
15. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 1.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5004/2013,"TCTMO-i-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 1.º ano ". |
2. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 2.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5017/2013,"TCTML-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 2.º ano ". |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Freitas, Tânia; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Baptista, Adriana; Choupina, Celda. Avaliar fluência da Leitura,II Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar/III Jornadas Internacionais de Alfabetização,Braga,2017 (Comunicação). |
2. |
Rodrigues, Bruna; Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Chaves-Sousa, Séli; Cosme, Maria C. Os efeitos da descodificação, da compreensão oral e da fluência de leitura na compreensão da leitura: um estudo longitudinal
com alunos do 1.º ciclo do ensino básico,II Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar/III Jornadas Internacionais de Alfabetização”,Braga,2017 (Comunicação). |
3. |
Silva, Carla; Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Santos, Ana L; Viana, Fernanda L. Developmental trends, age and gender differences in toddlers’ communicative development: A study in European Portuguese. ,Palma de Maiorca,2016 (Poster). |
4. |
Brandão, Sara; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Chaves-Sousa, Séli; Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda. Is listening comprehension in preschool a significant predictor of reading abilities in the first grade?,Learning and Development in Early Childhood” (SIG5),Porto,2016 (Poster). |
5. |
Silva, Carla; Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Viana, Fernanda L. European Portuguese infants’ communicative development: A longitudinal study.,VIIIth International Conference of Language Acquisition,Palma de Maiorca,2016 (Poster). |
6. |
Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Silva, Carla; Ferreira, Albertina; Costa, Lurdes; Azevedo, Helena; Carvalho, Marisa; Freitas, Tânia; Chaves-Sousa, Séli; Cruz, Joana; Fernandes, Ilda; do Céu C. M; Rodrigues, Bruna. Avaliação e intervenção online nas dificuldades na aprendizagem da leitura: A plataforma AINDA ESTOU A APRENDER. ,3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos,Porto,2016 (Comunicação). |
7. |
Brandão, Sara; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Viana, Fernanda L. O que compreendem as crianças em idade pré-escolar: Avaliação dinâmica da compreensão oral.,II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância,Braga,2016 (Comunicação). |
8. |
Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Silva, Carla; Ribeiro, Iolanda; Sucena, Ana; Santos, Sandra. Construction of short versions of the MacArthur-Bates Communicative Development Inventories for European Portuguese. ,17th European Conference on Developmental Psychology,Braga,2015 (Seminário). |
9. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Azevedo, Helena; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Cruz, Joana. I am still learning. A web platform for the intervention in reading disabilities.,17th European Conference on Developmental Psychology,Braga,2015 (Poster). |
10. |
Rodrigues, Bruna; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda. The influence of listening comprehension, word recognition, and oral reading fluency on reading comprehension: A study with
second graders. ,VI Seminário de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho,Braga,2015 (Poster). |
11. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Azevedo, Helena; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Freitas, Tânia; Cruz, Joana. Ainda estou a aprender. Apresentação de um projeto de intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura.,2.º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura,Gaia,2015 (Comunicação). |
12. |
Ribeiro, Iolanda; Rodrigues, Bruna; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Viana, Fernanda L. Effects of listening comprehension, word recognition, and oral reading fluency on reading comprehension in second-grade students.
,17th European Conference on Developmental Psychology,Braga,2015 (Poster). |
13. |
Ribeiro, Iolanda; Esteves, Miriam; Cadime, Irene; Viana, Fernanda L; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra. Examining the differences between disabled and non-disabled readers in three reading conditions.,17th European Conference on Developmental Psychology,Braga,2015 (Poster). |
14. |
Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Silva, Carla; Santos, Ana L; Lima, Rosa; Costa, João; Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda. A adaptação para Português Europeu dos Inventários de Desenvolvimento Comunicativo de MacArthur-Bates (8-15 e 16-30 meses),II Jornadas de Comunicação e Desenvolvimento da Linguagem,Braga,2015 (Comunicação). |
15. |
Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Collus, Jorge; Santos, Sandra; Viana, Fernanda L. Diagnostic accuracy of oral reading fluency in reading performance.,17th European Conference on Developmental Psychology,Braga,2015 (Poster). |
16. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Chaves-Sousa, Séli. Questões conceptuais e de medida na avaliação da leitura: O desenvolvimento da BAL-Bateria de Avaliação de Leitura,IV Workshop Linguistics, Language Development and Impairment,Lisboa,2014 (Comunicação). |
17. |
Chaves-Sousa, Séli; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra. Análise do papel da precisão e da velocidade de descodificação na identificação de alunos com problemas de leitura,.º Encontro Nacional / 8.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,Braga,2014 (Poster). |
18. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Chaves-Sousa, Séli. Assessment of word reading, listening and reading comprehension in elementary students ,II World Dyslexia Forum,Belo Horizonte,2014 (Poster). |
19. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Chaves-Sousa, Séli. Bateria de Avaliação da Leitura: Caracterização e contributos para a avaliação dos problemas de leitura. ,Conferência Dislexia em Debate: Tendências Nacionais e Internacionais,Braga,2014 (Comunicação). |
20. |
Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Chaves-Sousa, Séli. BAL – Bateria de Avaliação da Leitura: Caracterização e contributos para a avaliação da leitura, IX Congresso Ibero-Americano de Psicologia / 2.º Congresso da Ordem dos Psicólogos,Lisboa,2014 (Comunicação). |
21. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Santos, Sandra. Prevenir os problemas de leitura. O possível e o desejável,Conferência Dislexia em Debate: Tendências Nacionais e Internacionais,Braga,2014 (Comunicação). |
22. |
Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Chaves-Sousa, Séli. Bateria de Avaliação da Leitura: Estudos de validade,10.º Encontro Nacional / 8.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,Braga,2014 (Comunicação). |
23. |
Silva, Carla; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra. Os inventários de desenvolvimento comunicativo de MacArthur-Bates 8-15 e 16-30 meses,IX Congresso Ibero-Americano de Psicologia / 2.º Congresso da Ordem dos Psicólogos,Lisboa,2014 (Poster). |
24. |
Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L. Compreensão da leitura: Avaliação e intervenção,III Jornadas de Psicologia da Universidade de Aveiro,Aveiro,2014 (Conferência ou palestra). |
25. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Brandão, Sara; Santos, Sandra; Cadime, Irene. Speaking, reading and writing: Integrative proposals for kindergarten. ,Congreso Internacional sobre Tendencias Actuales en el Estudio de la Lectura,Madrid,2013 (Poster). |
26. |
Cadime, Irene; Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Gayo, Elena. Reading comprehension assessment. Construction and validation of the TCL test. ,Congreso Internacional sobre Tendencias Actuales en el Estudio de la Lectura,Madrid,2013 (Poster). |
27. |
Chaves-Sousa, Séli; vale, Ana P; Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Brandão, Sara. Teste de Leitura de Palavras: Dados de validade interna e externa,III Encontro Internacional de Português/ III Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa,Santarém,2013 (Comunicação). |
28. |
Gayo, Elena; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Deaño, Manuel; Conde, Ângeles. Evaluación de los efectos de un programa de comprensión lectora en alumnos Portugueses y Españoles,Congreso Internacional sobre Tendencias Actuales en el Estudio de la Lectura,Madrid,2013 (Poster). |
29. |
Chaves-Sousa, Séli; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Almeida, Sílvia; Santos, Sandra; Cadime, Irene; vale, Ana P. Alunos com e sem dificuldades de aprendizagem da leitura: Análise diferencial do desempenho no Inventário de Reconhecimento
de Palavras ,Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos,Braga,2012 (Poster). |
30. |
Chaves-Sousa, Séli; Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene; vale, Ana P; Almeida, Sílvia. Word recognition in students with and without learning disabilities,21st Annual World Congress on Learning Disabilities,Oviedo,2012 (Poster). |
31. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. Development of a reading comprehension test with equated forms for the assessment of informative texts comprehension. ,21st Annual World Congress on Learning Disabilities,Oviedo,2012 (Poster). |
32. |
Chaves-Sousa, Séli; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Cadime, Irene; vale, Ana P. Evaluation of word recognition in elementary school ,21st Annual World Congress on Learning Disabilities,Oviedo,2012 (Poster). |
33. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra. Equalização vertical de uma prova de compreensão da leitura de textos informativos, 9.º Encontro Nacional/7.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,Braga,2012 (Comunicação). |
34. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Brandão, Sara. Oral comprehension of informative texts: construction of an assessment test with vertically scaled forms,21st Annual World Congress on Learning Disabilities,Oviedo,2012 (Poster). |
35. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. Assessment of narrative texts comprehension: Development of a reading comprehension test with three equated forms,21st Annual World Congress on Learning Disabilities. , Espanha: .,Oviedo,2012 (Poster). |
36. |
Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene. Narrative and informative reading comprehension tests: Validity studies,21st Annual World Congress on Learning Disabilities. , Espanha: .,Oviedo,2012 (Poster). |
37. |
Chaves-Sousa, Séli; Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene; vale, Ana P. Reconhecimento de palavras no 1.º ciclo de Ensino Básico: Impacto das características psicolinguísticas das palavras e do
ano escolar e sexo dos alunos,9.º Encontro Nacional/7.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,Braga,2012 (Comunicação). |
38. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Fernandes, Ilda; Ferreira, Albertina; Santos, Sandra; Brandão, Sara. Aprender a compreender: Da teoria à prática pedagógica,Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos,Braga,2012 (Comunicação). |
39. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Brandão, Sara. Oral comprehension of narrative texts: Construction of an assessment test,21st Annual World Congress on Learning Disabilities,Oviedo,2012 (Poster). |
40. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Fernandes, Ilda; Ferreira, Albertina; Santos, Sandra; Brandão, Sara. Ensinar (e aprender) a compreender: Apresentação de dois programas de intervenção ,XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía,Corunha,2011 (Poster). |
41. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Fernandes, Ilda; Ferreira, Albertina; Santos, Sandra; Brandão, Sara; Mendonça, Soraia; Leitão, Catarina; Gomes, Susana; Pereira, Lúcia. O que a ciência nos diz sobre… o ensino da compreensão leitora ,V Conferência Internacional Ler +, Ler Melhor,Lisboa,2011 (Comunicação). |
42. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; vale, Ana P; Albuquerque, Pedro. Inventário de Reconhecimento de Palavras: Opções metodológicas e dados psicométricos,XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía,Corunha,2011 (Poster). |
43. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra. Evaluación de la comprension de textos: Opciones teóricas y metodológicas ,Congreso Internacional Lectura 2011: Para leer el XXI. Se ha de conocer las fuerzas del mundo para ponerlas a trabajar,Habana,2011 (Comunicação). |
44. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra. Avaliação da compreensão de textos,VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica / XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas
e Contextos,Lisboa,2011 (Comunicação). |
45. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Brandão, Sara; Santos, Sandra. Dados de validação do questionário PLCEPE – Práticas de literacia em contextos de educação pré-escolar ,XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía,Corunha,2011 (Poster). |
46. |
Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra. Teste de Compreensão Leitora (TCL): Análise dos itens e construção de versões por ano de escolaridade ,VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica / XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas
e Contextos,Lisboa,2011 (Poster). |
47. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra. Avaliação da leitura no 1.º Ciclo: Construção de Inventários de Avaliação de Leitura, 8.º Encontro Nacional/6.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,Braga,2010 (Poster). |
48. |
Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra. A avaliação da leitura: Apresentação de instrumentos. ,Encontro Leitura: Investigação e Ensino,Lisboa,2010 (Comunicação). |
Organização de evento Event organization |
1. |
Sousa, Otília; Estrela, Antónia; Ferreira, Patrícia; Esteves, Sandrina; Costa-Pereira, Teresa; Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Spinillo, Alina G; Naschold, Ângela C; Pereira, Vera W; Monteiro, Carla; Cadime, Irene; Santos, Sandra. IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: investigação e boas práticas |¿ III Jornadas Internacionais
de Leitura, Educação e Sucesso Escolar ¿| IV Jornadas Internacionais de Alfabetização,2018 (Encontro / Organização). |
2. |
Santos, Sandra. II Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar/III Jornadas Internacionais de Alfabetização,2017 (Congresso). |
3. |
Santos, Sandra. III Jornadas Comunicação e Desenvolvimento da Linguagem,2017 (Seminário). |
4. |
Santos, Sandra. I Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar,2016 (Congresso). |
5. |
Santos, Sandra. 17th European Conference on Developmental Psychology,2015 (Congresso). |
6. |
Santos, Sandra. II Jornadas Comunicação e Desenvolvimento da Linguagem,2015 (Seminário). |
7. |
Santos, Sandra. I Seminário Nacional em Educação e Desenvolvimento Humano: Literacia Emergente na Educação Pré-Escolar,2014 (Seminário / Organização). |
8. |
Santos, Sandra. 10.º Encontro Nacional | 8.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,2014 (Congresso). |
9. |
Santos, Sandra. How can we assess creativity? An invitation to the Torrence Test of Creative Thinking,2007 (Oficina). |
10. |
Santos, Sandra. Seminário Criatividade e Sobredotação: Conceitos, contextos e práticas,2007 (Seminário). |
Dados Complementares (Additional data)
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Santos, Sandra; Íris Oliveira; Sara Fernandes. Participação no júri de
Joana Catarina Soares Sampaio. Relatório de Estágio Supervisionado do Curso de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, 2018. Outra, Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
|
2. |
Santos, Sandra; Íris Oliveira; Maria Araújo. Participação no júri de
Marta Sofia Vilar Teixeira. Relatórios de Estágio Supervisionado , 2018. Outra, Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
37 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
15 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
8 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
7 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
18 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
14 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
4 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
4 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
4 |
Produção técnica Technical production |
81 |
Produtos com registo ou patente Products with patent or official record |
23 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
58 |
Dados complementares (Additional data) |
2 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
2 |
Visualizações do curriculum [
2086
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
15-06-2020
às
14:32:42
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team |
|