SAP LAB Seminar

Unidade da Ciência
Coordenação | Coordination:

Catarina Pombo Nabais, Graça Corrêa, Pietro Conte, Sara Fuentes

 

Sobre || About

Neste seminário quinzenal promovido pelo Sci-Art-Philo Lab, serão estudados e discutidos capítulos de obras e artigos académicos sobre a inter-relação entre a Ciência, a Arte e a Filosofia, num ambiente interdisciplinar.
Os seminários estão organizados por módulos temáticos,  em plena conexão com as principais áreas de investigação que estão a ser desenvolvidas pelo SAP Lab.

O seminário terá lugar na FCUL, sala 4.3.30 (Edifício C4, Piso 3, Sala 4.3.30), a entrada é  livre e aberta a todos os interessados. Para participar é requerida a realização de uma inscrição prévia por e-mail. A bibliografia é sempre fornecida com antecedência, a fim de propiciar uma discussão profunda e focada dos textos.

Actividades || Activities

2018

  1. Seminário do SAP LAB por Catarina Pombo Nabais. 8ª sessão. 22 de Maio de 2018, das 14h30 às 16h30, sala 4.3.30. Leitura e comentário do capítulo “Os paradoxos da arte política” do livro O Espectador Emancipado de Rancière.
  2. Seminário do SAP LAB por Catarina Pombo Nabais. 7ª sessão. 24 de Abril, das 14h30 às 16h30, sala 4.3.30. Leitura e comentário do capítulo “Os paradoxos da arte política” do livro O Espectador Emancipado de Rancière.
  3. Seminário do SAP LAB por Catarina Pombo Nabais. 6ª sessão. 11 de Abril, das 14h30às 16h30, sala 4.3.30. Leitura e comentário do texto "The truth of Art" de Boris Groys
  4. Seminário do SAP LAB por Catarina Pombo Nabais. 5ª sessão. 13 de Março, das 14h30 às 16h30, sala 4.3.30. Leitura e comentário do texto "Art workers between utopia and the archive" de Boris Groys
  5. Seminário do SAP LAB por Catarina Pombo Nabais. 4ª sessão. 20 de Fevereiro de 2018, das 14h30 às 16h30, sala 4.3.30. Leitura e comentário do texto “Os paradoxos da arte política” do livro O Espectador Emancipado de Rancière

2017

  1. Seminário SAP Lab por Catarina Pombo Nabais. 3ª sessão. 12 de Dezembro, das 14h30 às 16h30, sala 4.3.30. Apresentação e discussão do projecto de investigação doutoral de João Duarte e leitura e comentário do texto "Comunidade Estética” de Rancière
  2. Seminário SAP Lab por Catarina Pombo Nabais. 2ª sessão. 10 de Novembro, das 14h30 às 16h30, sala 6.1.25. "O que é um acto de criação segundo Gilles Deleuze?"
  3. Seminário SAP Lab por Catarina Pombo Nabais. 1ª sessão. 17 de Outubro, das 14h30 às 16h30, sala 4.2.07.

2016

Philosophy Reading Club: Open SAP Lab Thematic Sessions – Coordenação: Catarina Pombo Nabais

  1. Sessão I: Apresentação do projecto de Doutoramento de João "Cão" Duarte, seguida da leitura, análise e discussão do capítulo "Percepto, Afecto e Conceito" de O que é a Filosofia? de Deleuze&Guattari (pp. 67- 83 do pdf da tradução brasileira [pdf]); 22 de Novembro de 2016, 14h- 16h, FCUL, Sala 4.3.30.

 

Sci-Art Seminar – Coordenação: Pietro Conte.

  1. Sessão III: Módulo 3: Discussão do artigo: JOHN TOOBY and LEDA COSMIDES. "Does Beauty Build Adapted Minds? Toward an Evolutionary Theory of Aesthetics, Fiction and the Arts.", SubStance, Vol. 30, No. 1/2, Issue 94/95: Special Issue: On the Origin of Fictions:Interdisciplinary Perspectives (2001), pp. 6-27 [pdf]; 3 de maio de 2016, 15h - 17h, FCUL, Sala 4.3.30.
  2. Sessão II: Módulo 3: Discussão do artigo: STEPHEN J. DAVIES. "Ellen Dissanayake’s evolutionary aesthetic". Springer, March 2005, Volume 20, Issue 2, pp. 291-304; 19 de Abril de 2016, 15h- 17h, FCUL, Sala 4.3.30.
  3. Sessão I: Módulo 3: Discussão do capítulo: DISSANAYAKE, Ellen. ‘Making special’–An Undescribed Human Universal and the Core of a Behavior of Art. Eds. Frederick Cooke-Brett Turner, Biopoetics. Evolutionary Explorations in the Arts, Lexington, ICUS, 1999, pp. 27-46. 5 de Abril de 2016, 15h- 17h, FCUL, Sala 4.3.30.

 

Sci-Art Seminar – Coordenação: Graça Corrêa.

  1. Sessão I: Módulo 2. Neuroestética: Discussão dos artigos: RAMACHANDRAN, Vilayanur S.; HIRSTEIN, William. The science of art: A neurological theory of aesthetic experience. Journal of consciousness Studies, 1999, vol. 6, no 6-7, p. 15-51; e KAWABATA, Hideaki; ZEKI, Semir. Neural correlates of beauty. Journal of neurophysiology, 2004, vol. 91, no 4, p. 1699-1705. 1 de Março de 2016, 16h- 18h, FCUL, Sala 4.3.30.
  2. Sessão II: Módulo 2. Neuroestética: Discussão do artigo: NADAL, M., GOMILA, A & GALVEZ-POL, A, “A history for neuroaesthetics.” In Jon O. Lauring ed., An Introduction to Neuroaesthetics: The Neuroscientific Approach to Aesthetic Experience, Artistic Creativity, and Arts Appreciation. Copenhagen: Museum Tusculanum Press, 2014, 3-49. 16 de Fevereiro de 2016, 16h- 18h, FCUL, Sala 4.3.30.
  3. Sessão III: Módulo 2. Neuroestética: Discussão do capítulo: DISSANAYAKE, Ellen; BROWN, Steven. The arts are more than aesthetics: Neuroaesthetics as narrow aesthetics. In Martin Skov & Oshin Vartanian (eds.), Neuroaesthetics. Amityville, NY: Baywood, 2009, pp. 43-57. 15 de Março de 2016, 15h- 17h, FCUL, Sala 4.3.30.

2015

Coordenação: Catarina Pombo Nabais e Graça Corrêa.

  1. Sessão I: Módulo 1. Bio-Arte: Discussão do artigo “Bioarte y ontología estética” de María Antonia González Valerio, 22 de Abril de 2015, 14h30-16h30, FCUL, Sala 4.3.30.
  2. Sessão II: Módulo 1. Bio-Arte: Discussão do artigo “Speculative Biology in the practices of Bio-Art” de Ingeborg Reichle, 19 de Maio de 2015, 14h30-16h30, FCUL, Sala 4.3.30.
  3. Sessão III: Módulo 1. Bio-Arte: Discussão do artigo "Bioarte, biotecnociência e metacriação" de José Luís Garcia, 2 de Junho de 2015, 14h30-16h30, FCUL, Sala 4.02.07.

2014

Coordenação: Catarina Pombo Nabais.

  1. Morte e videoarte no trabalho da artista plástica grega Marianne Strapatsakis. Conferência por Dalila Honorato (Universidade Jónica Corfu), 4 de Fevereiro de 2014 às 14h30, na FCUL, Sala 8.2.19.
  2. Leitura e análise do texto «A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica» de Walter Benjamin. Edição aconselhada: «Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política», Relógio d'Água, 2012, 18 de Fevereiro de 2014 às 14h30, Sala 4.3.30. [Ver também esta página]
  3. Leitura e análise do texto «A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica» de Walter Benjamin. Edição aconselhada: «Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política», Relógio d'Água, 2012, 18 de Março de 2014 às 14h30, Sala 4.3.30. [Ver também esta página]
  4. Leitura e análise do texto "Commitment", de Theodor Adorno, 29 de Abril de 2014, 14h30, Sala 4.3.30
  5. Leitura e análise do prefácio de As Palavras e as Coisas de Michel Foucault. 13 de Maio de 2014, 14h30, Sala 4.3.30, com a presença especial de Nuno Melim.
  6. Leitura e análise do prefácio de As Palavras e as Coisas de Michel Foucault. 5 de Junho de 2014, 14h30, Sala 4.3.30, com a presença especial de Nuno Melim.
  7. Leitura e análise de O Sujeito e o Poder de Foucault, 17 de Junho de 2014, 14h30, Sala 4.3.30, com a presença especial de Nuno Melim. [+ info]
  8. Leitura e análise de A Escrita de Si, de Foucault. 24 de Junho de 2014, 14h30, Sala 4.3.30, com a presença especial de Nuno Melim.