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Nome
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Bioética
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Código
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Departamento
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DBV
e DBA
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Prof
Responsável
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Jorge
Silva , jmlsilva@fc.ul.pt
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Posição
nos cursos
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Créditos
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ECTS:
6, UC: 3
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Posição
em outros cursos
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Pré-requisitos
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A
disciplina não exige pré-requisitos formativos
específicos. No entanto, é vantajoso que os
estudantes possuam conhecimentos básicos sobre algumas
áreas da biologia. nomeadamente genética,
biologia molecular, evolução e ecologia.
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Fundamentação
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A bioética é uma área
transversal a múltiplos ramos do saber, que tem vindo a
suscitar atenção crescente, fruto do progressivo
impacto das ciências biológicas em várias
vertentes de interesse social, em especial as mais directamente
ligadas com a saúde e a reprodução
humanas. De facto, a bioética mantém uma relação
estreita com a biomedicina, mas também sucede que a
biologia tem implicações em muitas outras áreas
de grande pertinência ética e social, que
transcendem o âmbito biomédico estrito, como por
exemplo as que advêm do evolucionismo, as relações
entre humanos e animais, as questões ambientais, as de
carácter social (como as ligadas à demografia ou
direitos humanos), ou as biotecnológicas. Esta
disciplina visa abordar um conceito global de bioética,
desde as questões biomédicas às de ética
ambiental, das biotecnológicas às da ética
animal. O objectivo é dotar os futuros biólogos
de formação, conhecimentos e capacidades
argumentativas sobre a envolvente ética da sua área
de actividade e de saber. A disciplina assume-se assim como um
instrumento para apoiar a percepção e gestão
de problemas no contexto das relações entre
ciência e sociedade.
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Programa
Teórico
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Bioética geral:
Fundamentos de Ética; principais teorias da filosofia
moral; origem, definição e enquadramento da
Bioética; Bioética biomédica e Bioética
Global; relevância da Bioética nos estudos de
Biologia.
Ética biomédica:
Relevância e principais questões actuais; modelos
teóricos de análise em ética biomédica;
o modelo principalista; experimentação no ser
humano; procriação assistida, interrupção
da gravidez e contracepção; clonagem reprodutiva
e terapêutica; transplantes e doação de
órgãos; morte, eugenia, eutanásia; genoma
humano.
Ética e animais: Origens e
antecedentes; Descartes, ou os animais como máquinas;
deveres directos e indirectos para com os animais; de Kant ao
utilitarismo; impacto do darwinismo; Singer e o renascimento da
ética animal; Regan e os direitos dos animais;
experimentação animal; outros usos dos
animais.
Ética ambiental:
Perspectiva histórica e enquadramento; principais
teorias; antropocentrismo, biocentrismo e ecocentrismo;
ecologia profunda e ecofeminismo; ética da conservação
da natureza e da biodiversidade; pressupostos éticos do
desenvolvimento sustentável; conflitos e dilemas em
ética ambiental.
Ética e
biotecnologia: Perspectiva histórica; a ética
face às tecnologias de DNA; organismos geneticamente
modificados; clonagem de animais; patentes, recursos genéticos
e equidade; envolvente ética da controvérsia
sobre alimentos e culturas geneticamente modificadas.
Ética
e deontologia profissional: o Código
Deontológico dos Biólogos.
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Programa
Prático
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Exercícios e discussões
de casos concretos referentes à componente teórica,
segundo um conceito de aprendizagem activa, onde se incluem
análise em grupo de casos de estudo, exercícios
de desempenho de personagens (role-play), tomada de decisões
sobre dilemas, paradoxos ou conflitos de valores, análise
de textos seleccionados, ou apresentação e defesa
argumentativa de pontos de vista em grupos de debate.
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Resultados
Expectáveis
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• aquisição
de conhecimentos básicos sobre teoria ética e
suas principais correntes
• capacidade de análise
crítica sobre diferentes abordagens da ética e
bioética
• percepção das
dificuldades e dilemas morais relacionados com as ciências
biológicas e suas aplicações
•
noções básicas de bioética
biomédica, ética ambiental, ética animal e
ética da biotecnologia
• desenvolvimento de
capacidades intelectuais para compreender, avaliar e argumentar
racionalmente as envolventes éticas da biologia
•
percepção das afinidades e diferenças
entre bioética e conduta profissional dos biólogos
•
percepção sobre as relações,
sinergias e tensões entre ciência, tecnologia e
sociedade
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Literatura
aconselhada
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Geral
• Hottois, G. &
Parizeau, M.-H. (1993). Dicionário da Bioética.
Instituto Piaget, Lisboa.
• Rachels, J. (2004).
Elementos de Filosofia Moral, Gradiva, Lisboa.
•
Rosa, H.D., ed. (2004). Bioética para as Ciências
Naturais. Fundação Luso-Americana,
Lisboa.
Comstock, G., ed. (2002). Life Science Ethics.
Iowa State Press, Ames, Iowa.
Complementar
•
Reiss, M.J. & Straughan, R. (2001). Melhorar a Natureza?
Publicações Europa-América, Mem Martins.
•
Hursthouse, R. (2001). Ethics, Humans and Other Animals, An
Introduction with Readings. Routledge, London, New York.
•
Benson, J. (2000). Environmental Ethics: An Introduction with
Readings. Routledge, London, NY..
Archer, L., W. Osswald e
L. Biscaia, ed. (1996). Bioética. Verbo, Lisboa.
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Avaliação
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Alternativa
1
Exercícios teórico-práticos - 20%
Exame Final - 80%
Alternativa 2
Mini-ensaio
- 20%
Exame Final - 80%
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Página
Web da Disciplina
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