MESTRADOS EM BIOLOGIA MOLECULAR 2017/18

Perguntas Frequentes

 
 

Que mestrados da área da Biologia Molecular irão funcionar em 20017/18 ?

Quem se pode candidatar a frequentar este mestrado ?


Quando é que me posso candidatar e como devo proceder ?

Mas em Maio-Junho ainda não concluí a minha licenciatura. Penso conclui-la apenas em Julho ou mesmo em Setembro, em época especial. Posso mesmo assim candidatar-me ?

Quantas vagas abrem e como é que sei se sou seleccionado(a) ?

Quais os critérios de selecção e ordenação de candidatos ?

Enquanto estiver a fazer o mestrado, penso manter outras actividades pedagógico-cientificas e/ou laborais. O horário do mestrado é “pós-laboral”?

Na minha licenciatura fiz várias disciplinas da área científica do mestrado e acho que há sobreposição de conteúdos programáticos com algumas disciplinas do mestrado. Posso pedir equivalências ?

Bolas, a minha pergunta não está aqui
!

T

 

 

 

 

 

 

 

TOPO


BMG

Porta de entrada

 


Que mestrados da área da Biologia Molecular irão funcionar em 2017/18 ?

O mestrado em Biologia Molecular e Genética (BMG) abrirá por completo - o 1º ano (ano curricular) e o 2º ano (ano de tese).

Não especificamente na área da Biologia Molecular e Genética, mas em áreas que têm alguma sobreposição, a FCUL abrirá também o Mestrado em Bioinformática e Biologia Computacional e o Mestrado em Microbiologia Aplicada.

Quem se pode candidatar a frequentar estes mestrados ?

Podem-se candidatar os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal. A licenciatura pode não ter sido obtida na FCUL ou, tão pouco, na UL.


Quando é que me posso candidatar e como devo proceder ?

A FCUL abre duas fases de candidatura a todos os mestrados. A FCUL publicita as datas das candidaturas aqui.

Os sítios web da FCUL publicitam as datas e prestam outras informações relacionadas.
A candidatura é feita por preenchimento de impresso próprio, que pode ser adquirido nos Serviços Académicos da FCUL (edifício C5). Ver mais aqui.

O processo de candidatura será instruído com os seguintes documentos:
- boletim de candidatura ou requerimento dirigido ao Presidente do C. Científico;
- certidão de licenciatura ou grau académico equivalente;
- currículo escolar com enumeração das disciplinas completadas com aproveitamento e respectiva classificação;
- currículo científico e/ou profissional;
- carta de candidatura/ motivação à frequência do curso.


Mas em Junho ainda não concluí a minha licenciatura. Penso conclui-la apenas em Julho ou mesmo em Setembro, em época especial. Posso mesmo assim candidatar-me?

Pode. A sua candidatura ficará condicional a posterior apresentação do comprovativo de conclusão de Licenciatura até data a estipular pela secretaria central em Setembro.


Quantas vagas abrem e como é que sei se sou seleccionado(a) ?

Em 2017/18 abrem 35 vagas para o mestrado em Biologia Molecular e Genética. A Comissão Científica de cada mestrado analisa as candidaturas no final de cada fase de candidatura e ordena os candidatos, podendo rejeitar de imediato candidaturas que não preencham requisitos legais. A 2ª fase de candidaturas só abrirá para as vagas deixadas pela 1ª fase.
Os resultados são publicitados nas páginas web da FCUL. Os candidatos seleccionados são também contactados pelo Gabinete de Estudos pós-Graduados e pelos coordenadores dos mestrados.


Quais os critérios de selecção e ordenação de candidatos ?

Na selecção dos candidatos será efectuada uma avaliação global do seu percurso, em que serão ponderados os seguintes critérios:
a) Classificação do grau académico de que são titulares, pontuado de 1 a 5
b) Currículo académico científico e técnico, pontuado de 1 a 5;
     Com especial atenção à formação anterior do candidato na área científica do mestrado      e em áreas afins (disciplinas e respectiva classificação nos domínios da Genética,      Biologia Molecular e Celular, Bioquímica, Imunologia, etc.) e os méritos de cariz científico apresentados no CV do candidato.
c) Experiência profissional na área do curso, pontuado de 1 a 5;
d) Cartas de recomendação são apenas tidas em consideração se mencionarem explicitamente valências e capacidades do candidato na área científica da BMG.




Enquanto estiver a fazer o mestrado, penso manter outras actividades pedagógico-cientificas e/ou laborais. O horário do mestrado é “pós-laboral”?

Em relaçãoao horário pós-laboral, a resposta curta é não. É extremamente difícil conseguir horários pós-laborais (nomeadamente pós-20 h e fins-semana) pois os docentes são também responsáveis por outras actividades científico-pedagógicas em horário normal, nomeadamente ao nível das licenciaturas e dos centros de investigação. Além disso, os laboratórios não funcionam em horário pós-laboral pois o orçamento não prevê verbas para custear horas extraordinárias dos funcionários laboratoriais.
Contudo, tem sido feito um esforço para concentrar as aulas numa parte restrita do dia e/ou conseguir que os alunos tivessem pelo menos um dia da semana livre. Sempre que possível, procurar-se-á manter esta política de elaboração de horários.


Na minha licenciatura fiz várias disciplinas da área científica do mestrado e acho que há sobreposição de conteúdos programáticos com algumas disciplinas do mestrado. Posso pedir equivalências ?

A resposta curta é sim. Após aceitação do candidato, este deve inscrever-se nessas UCs e depois requerer creditação, individualmente justificada, em impresso próprio do Gabinete de Estudos pós-Graduados. O requerimento é analisado pela Comissão Científica do mestrado logo que possível. Se julgado necessário, o requerente é convocado para esclarecimentos adicionais.



 

 

 

 

 

 

 

 

TOPO



BMG

Porta de entrada

 

 

 

 

 

 

 

 

TOPO



BMG

Porta de entrada

 

 

 

 

 


A minha pergunta não consta da lista acima !

Se a sua pergunta não conta desta lista, p.f. contacte directamente os coordenadores dos mestrados

Mestrado em Biologia Molecular e Genética - Profª Rita Zilhão, Profº Manuel Carmo Gomes

 


TOPO



BMG

Porta de entrada