Fundamentação e objectivos |
O principal objectivo de FIB é apresentar aos alunos do Mestrado BMG a investigação que decorre na área da Biologia Molecular, Genética, Biologia Celular, Bioquimica e similares, quer na FCUL, quer em instituições que tradicionalmente têm colaborado com a FCUL no domínio da investigação e ensino, mormente na área da Grande Lisboa.
‘Apresentar a investigação', em geral, significa uma assustadora sucessão de seminários de 20 minutos onde os apresentadores tentam comprimir um mundo de informação (contexto, objectivos, métodos, resultados ...) a um ritmo superior a 1 slide/minuto. Isto em geral funciona... mas só para bons entendedores, ou seja, para quem já está razoavelmente por dentro dos assuntos. Os outros, na melhor das hipóteses, ficam ‘com uma ideia' do que se está a investigar.
Não é isto que se pretende em FIB. Cada investigador, terá entre 3 e 9h (i.e. 1 a 3 semanas) para apresentar o seu trabalho ou o do seu grupo. Pretende-se que, embora de grau médio-avançado, as apresentações sejam pedagógicas, de tal forma que mesmo quem não é ‘bom entendedor' possa gradualmente entender a investigação que é levada a cabo com razoável grau de profundidade.
Ao tomar conhecimento da investigação que decorre na área da BMG, os alunos podem também considerar tomar os temas apresentados como futuros assuntos da sua tese de mestrado. Este é um objectivo secundário de FIB. O DBV publicita por volta de Maio uma longa lista de possíveis locais de estágio na área da BMG mas, provavelmente, em nenhum desses locais os alunos terão uma oportunidade tão boa para interagir antecipadamente com os investigadores que os poderão vir a orientar como em FIB. |