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Nome
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Ética Biomédica e da Biotecnologia
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Horário
de atendimento
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Atendimento aos alunos: 3ª f, 10-12h, 4.3.15
Orientação
Tutorial: 3ª f, 17-18h, 4.3.15 (sala a confirmar)
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Departamento
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Dptm Biologia Vegetal
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Prof
Responsável
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Jorge
Marques Silva
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Posição
nos cursos
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1º ano, 2º sem, Mestrado em Biologia Molecular e
Genética - Obrigatória
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Créditos
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3 ECTS
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Pré-requisitos
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Os alunos deverão possuir conhecimentos básicos
de Bioética, designadamente sobre o seu enquadramento
histórico e conceptual, e conhecimento propedêutico
das principais teorias de filosofia moral. Não obstante,
serão proporcionadas condições de estudo
autónomo aos alunos que não possuam esta
preparação.
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Objectivos
da disciplina e competências a adquirir
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Dotar os estudantes de conhecimentos teóricos na área
da ética biomédica e da biotecnologia.
Colocar os alunos de 2º ciclo em contacto com
problemas-tipo de natureza ética que se poderão
colocar no exercício de funções
profissionais no âmbito da biomedicina e da
biotecnologia.
Dotar os alunos de ferramentas de identificação,
caracterização e resolução de
problemas éticos.
Desenvolver competências de raciocínio lógico
e de argumentação oral e escrita
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Programa
Teórico-Prático
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Parte
1: Ética Biomédica – Introdução
à Ética Biomédica; Génese e
desenvolvimentos históricos; Teorias deontológicas
e consequencialistas em Ética Biomédica; Modelos
teóricos de Ética Biomédica; o Modelo
Principalista; Experimentação no Homem;
Experimentação animal; Elementos de ética
animal: Descartes, Singer e Regan; Problemas éticos
relacionados com a fase final da vida: sistemas de suporte
vital e eutanásia; Problemas éticos relacionados
com o início da vida: aborto e investigação
em células estaminais embrionárias; Problemas
éticos de genética e reprodução
humana; Justiça social e políticas de saúde.
A componente prática assentará na discussão
de estudos de caso, com técnicas de “active-learning”,
incluindo exercícios de “role-play”.
Parte 2: Ética da Biotecnologia – Introdução
à Ética da Biotecnologia; a filosofia de Hans
Jonas; o princípio da precaução;
concepções éticas da Natureza:
antropocentrismo, biocentrismo e ecocentrismo; Plantas
transgénicas: uma análise ética. A
componente prática assentará na discussão
de estudos de caso, com técnicas de “active-learning”,
incluindo exercícios de “role-play”.
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Resultados
Expectáveis
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Aquisição de sólidos conhecimentos
conceptuais de Ética Biomédica e de Érica
da Biotecnologia;
Desenvolvimento de competências de identificação,
análise, discussão e resolução de
problemas de ética.
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Literatura
aconselhada
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Hottois, G., Parizeau, M.-H. (eds.) (1993). Dicionário
de Bioética. Instituto Piaget, Lisboa.
Mappes, T., Degrazia, D. (2006). Biomedical Ethics.
McGrawHill, New York.
Reiss, M., Straughan, R. (2001). Melhorar a Natureza?
Ciência e ética da engenharia genética.
Publicações Europa-américa, Lisboa.
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Avaliação
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Exame final: 85%
Seminários: 15%
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Página
Web da Disciplina
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