Dulce Sofia Mendonça Martins
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
21/03/2019 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Dulce Sofia Mendonça Martins |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Martins, D. |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
|
Endereço profissional
Professional address |
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e de Intervenção Social, CIS-IUL Avenida das Forças Armadas 1649-026 Lisboa Portugal Correio electrónico: dulce.sofia.martins@iscte-iul.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2010-2015 |
Doutoramento Phd |
Doutoramento em Educação-Psicologia da Educação
(4 anos » years)
.
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
2004-2008 |
Mestrado Master degree |
Mestrado em Educação-Formação Pessoal e Social
(3 anos » years)
.
Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
1999-2003 |
Licenciatura Licentiate degree |
Licenciatura em Ensino da Matemática e Ciências da Natureza
(4 anos » years)
.
Instituto Jean Piaget,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa |
Jan/2015-Actual |
Outra Situação |
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa |
Jan/2012-Jan/2014 |
Assistente de Investigação |
Mai/2013-Ago/2013 |
Outra Situação |
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Português (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente). |
Fala Speaking |
Português (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Razoavelmente), Francês (Pouco). |
Lê Reading |
Português (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente). |
Escreve Writing |
Português (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente), Francês (Pouco). |
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Salema, Maria H; Martins, D.; Carvalho, C.; Sousa, F.; Conboy, J.. 2014. Educação para a Cidadania Europeia: Teorias, práticas e resultados da formação de professores no projeto Comenius ECLIPSE. ed. 1, 1 vol.. Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.
|
|
|
|
2. |
Bombardelli, O; Galbiati, C.; Santana, L.; Feliciano, L.; Gonzaléz, O.; Ramos, H.; Garcés, Y.; Salema, Maria H; Carvalho, C.; Conboy, J.; Martins, D.; Sousa, F.; Hazlewood, P.; Saunders, K.; Nicholls,T. ; Lange, D.; Huget, D.; Heldt, I.; Stanciungelu, I.; Birzea, C.; Iorga, M.; Puscas, M.; Stanescu, D.. 2014. European citizens are growing up. ed. 1. Madrid: Editorial EOS.
|
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Martins, D.; Carvalho, C.. 2018. Teachers’ Feedback and Educational Self of Institutionalized Youngsters: A Possible Dialog?. In The Emergence of Self in Educational Contexts:Theoretical and empirical explorations, ed. Giuseppina Marsico; Luca Tateo, 1 - 232. . Switzerland: Springer, Cham.
|
|
|
|
2. |
Martins, Dulce; Carvalho, Carolina. 2015. Feedback: Desafios relacionados com a Orientação Vocacional. In Feedback, Identidade, Trajetórias Escolares: Dinâmicas e Consequências , 135 - 156. . Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.
|
|
|
|
3. |
Martins, D.; Carvalho, C.. 2013. The role of feedback from teachers in the perspective of future development of young’s career attending courses EFA and PIEF. In International Studies on Time Perspective , 191 - 197. . Coimbra: University of Coimbra Press. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Martins, D.; Carvalho, Carolina. 2018. "No trilho de uma carreira: oportunidades para jovens institucionalizados em centros educativos portugueses", Psicologia Escolar e Educacional 22, 1: 103 - 114.
|
|
|
|
2. |
Martins, D.. 2017. "Currículo, envolvimento escolar e profissional. Uma análise às práticas curriculares em centros educativos portugueses", Revista de Estudos Curriculares 1, 8: 23 - 34.
|
|
|
|
3. |
Carvalho, Carolina; Conboy, Joseph; Santos, João; Fonseca, Jesuína; Tavares, David; Martins, Dulce; Salema, Maria H; Fiúza, Edite; Gama, Ana P. 2016. "Escala de Perceção dos Alunos sobre o seu Envolvimento Comportamental Escolar: Construção e Validação", Psicologia: Teoria e Pesquisa 32, 3: 1 - 8.
|
|
|
|
4. |
Martins, D.; Carvalho, C.; Pacheco, J.. 2015. "Curriculum Differentiation: A Study with Institutionalized Young's Attending Vocational Education", Procedia - Social and Behavioral Sciences 174, 174: 2590 - 2595.
|
|
|
|
5. |
Carvalho, Carolina; Conboy, Joseph; Santos, João; Fonseca, Jesuína; Tavares, David; Martins, Dulce; Salema, Maria H; Fiuza, Edite; Gama, Ana P. 2015. "An Integrated Measure of Student Perceptions of Feedback, Engagement and School Identification", Procedia - Social and Behavioral Sciences 174, -: 2335 - 2342.
|
|
|
|
6. |
Conboy, Joseph; Carvalho, Carolina; Santos, João; Gama, Ana P; Tavares, David; Fonseca, Jesuína; Martins, Dulce; Salema, Maria H; Fiúza, Edite. 2015. "Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e estudo psicométrico", Análise Psicológica 33, 4: 439 - 452.
|
|
|
|
7. |
Martins, D.; Carvalho, C.. 2014. "Students Perceptions about Teachers Feedback in a Career Construction: a study in Vocational Education", Electronic Journal of Research in Educational Psychology 12, 2: 303 - 324.
|
|
|
|
8. |
Carvalho, Carolina; Martins, Dulce; Santana, Lidia E; Feliciano, Luis. 2014. "Teacher Feedback: Educational Guidance in Different School Contexts", Procedia - Social and Behavioral Sciences 159, 0: 219 - 223.
|
|
|
|
9. |
Carvalho, Carolina; Santos, João; Conboy, Joseph; Martins, Dulce. 2014. "Teachers’ Feedback: Exploring Differences in Students’ Perceptions", Procedia - Social and Behavioral Sciences 159, 0: 169 - 173.
|
|
|
|
10. |
Carvalho, Carolina; Salema, Maria H; Stanciugelu, Irina; Martins, Dulce; Iorga, Elena M; Puscas, Monica. 2014. "The Impact of Differences in Curriculum on Knowledge Related to European Citizenship: A Comparative Analysis in the Case of
Portuguese and Romanian Pupils", Procedia - Social and Behavioral Sciences 149, 0: 152 - 157.
|
|
|
|
11. |
Carvalho, C.; Conboy, J.; Santos, J.; Fonseca, J.; Tavares, D.; Martins, D.; Salema, Maria H; Fiúza, E.; Gama, A.. 2014. "Escala de Perceção dos Alunos sobre o Feedback dos Professores: Construção e validação", Laboratório de Psicologia 12, 2: 113 - 124.
|
|
|
|
12. |
Martins, Dulce; Carvalho, Carolina. 2013. "Teacher's Feedback and Student's Identity: An Example of Elementary School Students in Portugal", Procedia - Social and Behavioral Sciences 82, 0: 302 - 306.
|
|
|
|
13. |
Martins, D.; Carvalho, Carolina. 2013. "A Identidade Vocacional de Jovens Institucionalizados em Centros Educativos: Um Olhar na (Re)Educação Em Portugal", Revista Eletrônica de Educação 7, 3: 25 - 39.
|
|
|
|
14. |
Martins, D.; Carvalho, Carolina. 2008. "Mentiras: um estudo com crianças em Portugal", OIKOS: Revista Brasileira de Economia Doméstica 19, 2: 13 - 23. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Martins, D.. 2016. " Observar para refletir: o (des)envolvimento de um grupo de professores na (trans)formação das práticas pedagógicas.", Trabalho apresentado em I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho
Académico (IICIEAE), In Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para
o Desempenho Académico (IICIEAE), Lisboa. |
|
|
|
2. |
Martins, D.; Rodrigues, R.; Camilo, C.; Raimundo, R.; Patrício, J.; Aguiar, C.; Leandro, A.; Lima, L.; Calheiros, M.. 2015. "Intervenção da equipa de peritos externos TEIP ISCTE-IUL: perspetiva organizacional multinível e multifactorial [OM2] na promoção
do sucesso educativo", Trabalho apresentado em Seminário Internacional de Avaliação Externa de Escolas, In Seminário Internacional de Avaliação Externa de Escolas, Braga.
|
|
|
|
3. |
Martins, D.; Carvalho, C.. 2015. "Feedback do Professor: Discurso Orientador na Autorregulação e Desenvolvimento Vocacional de Jovens Institucionalizados", Trabalho apresentado em II Colóquio Cabo-verdiano de Educação – CEDU 2015: Políticas e Práxis da Educação nas Perspetivas e em Contextos Pós-coloniais, In Feedback do Professor: Discurso Orientador na Autorregulação e Desenvolvimento Vocacional de Jovens Institucionalizados, Praia-Cabo Verde.
|
|
|
|
4. |
Pacheco, J.; Pestana,T. ; Figueiredo, J.; Martins, D.. 2014. "Globalização, currículo e aprendizagem. Para uma análise crítica das práticas curriculares em contextos diferenciados", Trabalho apresentado em AFIRSE, In XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE-Educação, Economia e Território:O lugar da educação no desenvolvimento , Lisboa. |
|
|
|
5. |
Martins, D.; Carvalho, C.. 2013. "A formação profissional e Desenvolvimento da identidade vocacional", Trabalho apresentado em AFIRSE, In XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE: Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas, Lisboa. |
|
|
|
6. |
Martins, D.; Carvalho, C.; Gama, A.; Carvalho, Cristina; Tavares, D.; Fiuza, E.; Fonseca, J.; Salema, Maria H; Valente, M.O.. 2013. "Eu e eles: a construção da identidade em alunos do Ensino Básico", Trabalho apresentado em I Colóquio-Verdiano de Educação: Nas Pegadas das Reformas Educativas , In Nas Pegadas das Reformas Educativas , Praia.
|
|
|
|
7. |
Martins, D.; Carvalho, C.. 2013. "Curriculum: an opportunity to develop the young’s identity?", Trabalho apresentado em European Conference on Curriculum Studies. Future Directions: Uncertainty and Possibility , In Proceedings of European Conference on Curriculum Studies. Future Directions: Uncertainty and Possibility, Braga.
|
|
|
|
8. |
Salema, Maria H; Conboy, J.; Sousa, F.; Carvalho, C.; Martins, D.. 2013. "An Educational and Research Experience in an International Comenius Project on European Citizenship Learning", Trabalho apresentado em International Conference of Education, Research and Innovation , In Proceedings, 6th International Conference of Education, Research and Innovation, Seville.
|
|
|
|
9. |
Martins, D.; Carvalho, C.. 2012. "O discurso orientador dos professores no desenvolvimento da identidade vocacional: vozes de alguns jovens do ensino profissional", Trabalho apresentado em 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, In Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da Investigação e da prática, Lisboa. |
|
|
|
10. |
Martins, D.; Martins, M.; Carvalho, C.. 2011. "Algumas Verdades Sobre Mentiras: Uma Perspectiva com alunos Portugueses", Trabalho apresentado em VI Congreso Internacional de Psicología y Educación y III congreso Nacional de Psicología de la Educación, In Educación: Aprendizaje Y Desarrollo en una Sociedad Multicultural , Valladolid. |
|
|
|
11. |
Martins, D.; Carvalho, C.. 2009. "Can I lie? Childrens’ perspective", Trabalho apresentado em 1st International Conference of Psychology and Education , In Abstract book of icPEd’ 09, Covilhã. |
|
|
|
12. |
Martins, D.; Carvalho, C.. 2008. "As Crianças e as Mentiras", Trabalho apresentado em Livro de resumos do I Congresso Internacional Em Estudos da Criança, In Infâncias Possíveis, Mundos Reais , Braga. |
|
|
|
13. |
Martins, D.. 2008. "TEIP II: Uma Experiência Curricular da Matemática no 1º Ciclo do Ensino Básico", Trabalho apresentado em ProfMat-encontro anual de professores de Matemática, In Profmat2008, Elvas. |
|
|
|
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Martins, D.. Pensamento Emocional nas escolas,I Jornadas do pensamento emocional,Lisboa,2018 (Comunicação).
|
Organização de evento Event organization |
1. |
Martins, D.. I Jornadas internacionais do pensamento emocional: Olhares diversos em educação,2018 (Congresso).
|
Outra produção técnica Other technical production |
1. |
Martins, D.. Antes do sucesso escolar, há que trabalhar as emoções,2018.
|
2. |
Martins, D.. Educação emocional: um caminho para a promoção do sucesso educativo,2018.
|
Apresentação em rádio ou TV Radio or TV presentation |
1. |
Martins, D.. Jornadas Pensamento Emocional,2018 (Outra).
|
2. |
Martins, D.. As Crianças mentem (e sabem disso!),2010 (Outra).
|
Dados Complementares (Additional data)
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Ana Beatriz coutinho Corgas, Aspirações de vida de estudantes universitários:um estudo com alunos de mestrado do ISCTE-IUL, 2017. Dissertação (Psicologia Social e das Organizações) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Martins, D.. Participação no júri de Joana Patrícia Arede Domingues. Novas políticas e práticas Educativas- Casa Municipal da Juventude, 2017. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. |
2. |
Martins, D.. Participação no júri de Catarina Santos de Ornelas Correia. A influência do suporte social total e integrado em indicadores de bem-esatr em crianças de 2º e 3º Ciclo, 2017. Dissertação (Psicologia Comunitária) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. |
3. |
Martins, D.. Participação no júri de Cristiana Pestana Santos. Prática de Atividade Física, Bem-Estar e Resultados Escolares em Crianças e Jovens: Papel do Estatuto Socioeconómico e da
Imagem Corporal, 2016. Dissertação (Psicologia Comunitária) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. |
Curso de especialização Specialization course |
1. |
Martins, D.. Participação no júri de Maria José Maciel Pires Araújo Ferreira. O papel das lideranças educativas na construção de uma escola pública (mais) equitativa: perceções e práticas, 2016. Monografia (Especialização em Liderança Educacional) - Universidade Aberta. |
2. |
Martins, D.. Participação no júri de Catarina Isabel Neiva Marques. Equidade e inclusão: perspetivas e práticas de liderança num contexto de interioridade, 2016. Monografia (Especialização em Liderança Educacional) - Universidade Aberta. |
1. |
Martins, D.. Participação no júri de
Lurdes Neves. Estudo de adaptação e validação de uma escala de motivação de professores em contexto educativo, 2016. Outra, ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
32 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
5 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
2 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
3 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
14 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
14 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
13 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
13 |
Produção técnica Technical production |
4 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
4 |
Produção artística/cultural Artistical/cultural production |
2 |
Dados complementares (Additional data) |
7 |
Orientações Orientations |
1 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
6 |
Visualizações do curriculum [
1303
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
08-02-2020
às
00:08:01
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|