Sofia Inês Ribeiro Lourenço da Fonseca
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
02/03/2018 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Sofia Inês Ribeiro Lourenço da Fonseca |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Lourenço, Sofia |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Outras Ciências Sociais. Ciências Sociais-Ciências da Educação. Humanidades-Outras Humanidades.
|
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2002-2005 |
Doutoramento Phd |
Doutor em Música e Musicologia
(3 anos » years)
.
Universidade de Évora,
Portugal.
|
1989-1993 |
Mestrado Master degree |
Künstlerische Abschlu prüfung Klavier
(4 anos » years)
.
Universität der Künste,
Alemanha. Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry
: Universidade Nova de Lisboa. Com o tipo » With the type:
Reconhecimento » Acknowledgement.
|
1984-1993 |
Licenciatura Licentiate degree |
Línguas e Literaturas Modernas- Estudos Ingleses e Alemães
(4 anos » years)
.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
1983-1986 |
Bacharelato Bachelor degree |
Curso Superior de Piano
(3 anos » years)
.
Conservatório de Música do Porto,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2012-2016 |
Pós-Doutoramento Postdoctorate |
3 anos » years.
Universidade Católica Portuguesa - Porto,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Instituto de Etnomusicologia- Música e Dança |
Fev/2016-Actual |
Investigador Principal |
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes |
Set/2016-Actual |
Investigador Principal |
Ago/2013-Ago/2016 |
Investigador-coordenador |
Dez/2007-Ago/2013 |
Investigador-coordenador |
Mai/2001-Actual |
Professor Adjunto |
Out/1993-Mai/2001 |
Professor Adjunto |
Set/1991-Set/1993 |
Assistente 1º triénio |
Universidade Católica Portuguesa - Porto |
Set/2010-Out/2015 |
Outra Situação |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Curso»Academic program: Mestrado em Música Disciplinas lecionadas»Taught units:
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Música Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Piano Performance I a VI(Docente)
- Música de Câmara(Docente)
- Música Portuguesa (Piano e Música de Câmara)(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Música Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Piano Performance I a VI(Docente)
- Música de Câmara(Docente)
|
Universidade Católica Portuguesa - Porto |
Curso»Academic program: Ciência e Tecnologia das Artes Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Metodologia Científica(Docente)
|
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes |
Jun/2011-Actual |
|
Membro de Conselho Editorial |
Dez/2007-Actual |
|
Membro de Conselho Científico |
Set/1993-Ago/2001 |
|
Membro de Conselho Científico |
Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes |
Dez/2007-Actual |
|
-
Coordenadora de linha de acção - ESTUDOS MUSICAIS |
Set/2016-Actual |
|
-
Coordenador de Curso |
Mai/2001-Actual |
|
-
Coordenador de Curso |
Jun/2010-Ago/2013 |
|
-
Coordenador de Curso |
Mai/2005-Abr/2007 |
|
-
Chefe de Departamento |
Set/1994-Abr/2005 |
|
-
Coordenador de Programa |
Set/1996-Ago/1999 |
|
-
Coordenador de Curso |
Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)
Mai/2002-Mai/2005 |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Coordenação de Projecto Europeu - HARMOS |
Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Universidade Católica Portuguesa - Porto |
Set/2010-Jul/2015 |
|
Atividade realizada»Activity: Mestrado em Ciências da Educação - Ensino Especializado da Música. Seminário de Projecto |
Linhas de Investigação (Research fields)
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher |
2013-2016 MAPP_Multimodal Analysis of Piano Performance-MAPP_Multimodal Analysis of Piano Performance |
Referência do projeto»Project reference: SFRH/BPD/85498/2012. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
2009-2014 Catalogação Espólio Manuel Ivo Cruz-Manuel Ivo Cruz score estate |
Referência do projeto»Project reference: http://artes.ucp.pt/citar/mic/. Parceiro(s)»Partners:
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes; Fundação Calouste Gulbenkian. Financiador(es)»Funding:
Research Center for Science and Technology of the Arts; Fundação Calouste Gulbenkian; Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
2004-2006 HARMOS eContent programme-HARMOS eContent programme |
Referência do projeto»Project reference: Contract No. EDC-11 189 HARMOS. EC Information Society and Media Directorate-General Parceiro(s)»Partners:
Fundacion Albeniz; Escuela Superior de Música Reina Sofia; Lithuanian Academy of Music and Theatre; Staatliche Musikhochshule Stuttgart; Royal College of Art; Escola Superior de Música de Catalunya . Financiador(es)»Funding:
EUROPEAN COMMISSION Information Society and Media Directorate-General .
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem), Alemão (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Razoavelmente). |
Fala Speaking |
Inglês (Bem), Alemão (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Italiano (Razoavelmente). |
Lê Reading |
Inglês (Bem), Alemão (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Razoavelmente). |
Escreve Writing |
Inglês (Bem), Alemão (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Italiano (Pouco). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
1986 |
Prémio Helena Moreira de Sá e Costa,
Fundação Engenheiro António de Almeida.
|
1986 |
Prémio Fundação Engenheiro António de Almeida,
Fundação Engenheiro António de Almeida.
|
1985 |
1º Prémio Concurso Piano "Maria Campina",
Fundação Pedro Ruivo.
|
1986 |
Prémio Margarida Brochado- Concurso de Piano,
Conservatório de Música do Porto.
|
1983 |
Prémio Concurso de Piano "Cidade da Covilhã",
Câmara Municipal da Covilhã.
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Mai/1997 - Fev/2014 |
ÁRVORE- Cooperativa de Actividades Artísticas, Membro.
Sócio.
|
Mar/2009 - Set/2011 |
Associação Portuguesa Medicina e Artes do Espectáculo , Membro fundador.
Membro do Conselho Fiscal .
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Lourenço, Sofia; Nery, Rui V. eds. 2012. As Escolas de Piano Europeias- Tendências Nacionais da Interpretação Pianística do Século XX ed. 1, 1 vol.. Porto: Católica Editora. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Lourenço, Sofia; Clemente, Miguel P; Coimbra, Daniela; Gabriel, Joaquim. 2016. O contributo da termografia na medicina das artes do espetáculo. In TERMOGRAFIA - Imagem Médica e Síndromes Dolorosas, 217 - 230. . Porto: LIDEL. |
|
|
|
2. |
Lourenço, Sofia. 2014. Cem Anos da Arte do Piano: os pianistas na Sociedade de Concertos Orpheon Portuense (1886-2008). In A sociedade de concertos Orpheon Portuense (1881-2008): tradição e inovação, ed. Rui Vieira Nery, 157 - 173. . Porto: Católica Editora Porto. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Lourenço, Sofia; Wanderley, Marcelo; Titts, Mickael. 2015. "European Piano Schools Of Music Performance: Analysis towards a multimodal approach", NEW MUSIC CONCEPTS 2015 1st International Conference on New Music Concepts Technology (ICNMC 2015) 1, 1: 47 - 50. |
|
|
|
2. |
Lourenço, Sofia; Clemente, Miguel P; Pinho, João C; Coimbra, Daniela. 2014. "Three-Dimensional Analysis of the Cranio-Cervico-Mandibular Complex during Piano Performance ", Medical Problems of Performing Artists 29, 4: 150 - 155.
|
|
|
|
3. |
Lourenço, Sofia; Wanderley, Marcelo; Titts, Mickael; Martins, Luís G. 2014. "Towards a multimodal analysis of European Piano Schools of Musica Performance", 9th Conference on Interdisciplinary Musicology PROCEEDINGS 1, 1: 191 - 195. |
|
|
|
4. |
Lourenço, Sofia; Martins, Luís G; Baltazar, André. 2014. "European Piano Schools of Music Performance Building up a Multimodal Analysis", Images of Europe: Past, Present, Future, 1: 752 - 761.
|
|
|
|
5. |
Lourenço, Sofia. 2014. "Jean Claude Risset’s Duet for One Pianist: Challenges of a Real-Time Performance Interaction with a Computer-Controlled Acoustic
Piano 16 Years Later", Journal of Science and Technology of the Arts 6, 2: 31 - 36.
|
|
|
|
6. |
Pereira, Teresa P; Lourenço, Sofia; Ferreira-Lopes, Paulo. 2014. "Subjective appropriation of musical form in Schumann’s Carnaval, op. 9", Journal of Science and Technology of the Arts 6, 2: 7 - 13.
|
|
|
|
7. |
Lourenço, Sofia. 2013. "Emotions in Music and the indefinable of the human knowledge", Emoções e Crime - Filosofia, Ciência, Arte e Direito Penal 1, 1: 300 - 307. |
|
|
|
8. |
Lourenço, Sofia; Cruz, Rui; Ferreira-Lopes, Paulo. 2013. "Reading and understanding performers through critics, or vice-versa", International Symposium on Performnace Science- Proceedings 2013, 1: 200 - 2007. |
|
|
|
9. |
Lourenço, Sofia. 2011. "As Escolas de Piano Europeias no séc. XX: personalidade e identidade estética dos intérpretes,", Revista de Educação Musical 1, 134: 31 - 34. Associação Portuguesa de Educação Musical - APEM. |
|
|
|
10. |
Lourenço, Sofia; Clemente, Miguel P; Silva, António; Gabriel, Joaquim; Coimbra, Daniela. 2011. "The assessment of trapezius muscle symptoms of piano players by the use of infrared thermography", International Symposium for Performance Science 2011 1, 3: 183 - 188.
|
|
|
|
11. |
Lourenço, Sofia; Clemente, Miguel P; Silva, António; Gabriel, Joaquim; Coimbra, Daniela; Pinho, João C. 2011. "An Accelerometer in the Interface of the Pianist Body and Performance: Preliminary Results", PERFORMA '11 Proceedings, 1: 23 - 27. |
|
|
|
12. |
Lourenço, Sofia; Cruz, Rui. 2011. "Antagonism and mutual dependency: Critical models of performance and “piano interpretation schools”", PERFORMA '11 Proceedings, 1: 21 - 26. |
|
|
|
13. |
Lourenço, Sofia; Ferreira-Lopes, Paulo; Luiz, Cristóvão. 2011. "Composer vs. Interpreter: Piano music by Ivo Cruz in early 20th century.", PERFORMA'11 Proceedings, 1: 56 - 60. |
|
|
|
14. |
Lourenço, Sofia; Ferreira-Lopes, Paulo; Aroso, Nuno. 2011. "Narrative in contemporary music for percussion: a preliminary study", 2ª Forum-itinerariosmusicais-musicais-música-e-gesto, 1: 13 - 18. |
|
|
|
15. |
Lourenço, Sofia; Ferreira-Lopes, Paulo; Luiz, Cristóvão. 2011. " “Hommages” de Ivo Cruz, Congresso "O Porto Romântico"", Actas do Congresso "O PORTO ROMÂNTICO" 2011, 1: 25 - 27. |
|
|
|
16. |
Cruz, Rui; Lourenço, Sofia. 2011. "Antagonism and Mutual Dependency. Critical Models of Performance and “Piano Interpretation Schools¿?", Journal of Science and Technology of the Arts 3, 1: 50 - 53.
|
|
|
|
17. |
Lourenço, Sofia. 2011. ""Domingos Bomtempo e a inovação do pianismo no séc. XIX português: o Método de Piano op. 19",", Proceedings do Congresso "O Porto Romântico", 1: 45 - 48. |
|
|
|
18. |
Lourenço, Sofia. 2011. "A Música Romântica em FRANCISCA (1981) Manoel de Oliveira", Proceedings do Congresso "O Porto Romântico", 1: 65 - 70. Lourenço, S. (2011) A Música Romântica em FRANCISCA (1981) Manoel de Oliveira In, Serapicos, A., Castro
L., Lourenço, S.,: "Francisca", "O Pintor e a Cidade" de Manoel de Oliveira: cinema, música e pintura no (e
sobre) o Porto Romântico e Pós-Romântico, Proceedings do Congresso "O Porto Romântico", Centro de
Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Escola das Artes, Universidade Católica do Porto
. |
|
|
|
19. |
Cruz, Rui M.; Lourenço, Sofia. 2011. "Antagonism and mutual dependency: Critical models of performance and "piano interpretation schools"", CITAR Journal, 3: 50 - 53.
|
|
|
|
20. |
Lourenço, Sofia. 2010. "European Piano Schools : Russian , German and French classical piano interpretation and technique", Journal of Science and Technology of the Arts 2, 1: 6 - 14.
|
|
|
|
21. |
Lourenço, Sofia. 2007. "Tendencies of Piano Interpretation in the 20th Century: concept and different types of "Piano Interpretation Schools"", Proceedings of International Symposium on Performance Science 1, 1: 185 - 192.
|
|
|
|
22. |
Lourenço, Sofia. 2001. "O Ensino Superior de piano em Portugal", Actas do 1º Congresso Nacional da EPTAPortugal 1, 1: 12 - 20. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Lourenço, Sofia; Luiz, Cristóvão; Ferreira-Lopes, Paulo. 2015. "O PIANO NO PORTO NA VIRAGEM DO SÉCULO XX: O CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DA CIDADE", Trabalho apresentado em II Congresso "O Porto Romântico" , In II Congresso "O Porto Romântico" Actas, Porto.
|
|
|
|
2. |
Lourenço, Sofia. 2014. "MAPP- Multimodal Analysis of Piano Performance", Trabalho apresentado em CORPO MENTE MÚSICA | I COLÓQUIO DE PSICOFISIOLOGIA MUSICAL, In Actas do I Colóquio de Psicofisiologia Musical, Braga. |
|
|
|
3. |
Cruz, Rui M.; Lourenço, Sofia; Ferreira-Lopes, Paulo. 2013. "Reading and understanding performers through critics, or vice versa", Trabalho apresentado em International Symposium on Performance Science 2013, In Proceedings of the International Symposium on Performance Science 2013, Viena.
|
|
|
|
4. |
Lourenço, Sofia; Barbosa, Álvaro; Clemente, Miguel P; Coimbra, Daniela; Pinho, João C. 2009. "Do Pianists play with their teeth?", Trabalho apresentado em International Symposium on Performance Science 2009, In Proceedings of the International Symposium on Performance Science 2009, Auckland, New Zealand. |
|
|
|
5. |
Lourenço, Sofia; Clemente, Miguel; Coimbra, Daniela; Barbosa, Álvaro; Pinho, José. 2009. "Do pianists play with their Teeth?", Trabalho apresentado em International Symposium on Performance Science (ISPS 2009), In Proceedings of the International Symposium on Performance Science (ISPS 2009), Auckland.
|
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Lourenço, Sofia; Pinho, Nuno P. 2012. "The Creative Process Behind Dialogismo I: Theoretical and Technical Considerations", Artech 2012, 1: 24 - 29.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Lourenço, Sofia. 2012. "O Tema Inesiano no Espólio do Maestro Manuel Ivo Cruz", Trabalho apresentado em Exposição Inesiana - Acervo Maestro Manuel Ivo Cruz, In catálogo - Exposição Inesiana - Acervo Maestro Manuel Ivo Cruz, Coimbra. |
|
|
|
Prefácio, Posfácio Preface, Postface |
1. |
Lourenço, Sofia. 2000. "Bagatelas op. 6- Aforismos e pensamentos de um pianista". Vila Nova de Famalicão. (Prefácio) |
1. |
Lourenço, Sofia. 2000. "Bagatelas Op. 6 - Aforismos e Pensamentos de um Pianista", 230 pp.. Freiburg im Breisgau: Rombach Verlag. (Livro) |
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Lourenço, Sofia. 2012. "A doação do violoncelo Montagnana por Gulhermina Suggia à cidade do Porto", 2 pp.. VISEU: VISEUPÉDIA.
|
2. |
Lourenço, Sofia. 2012. "Notas ao programa Concerto Orquestra do Porto- Casa da Música", 5 pp.. Porto: Casa da Música.
|
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Lourenço, Sofia. Vida e Morte na Música_ Is death before life?,EXposição-Conferência TRÍPTICO ,Porto,2013 (Conferência ou palestra). |
2. |
Lourenço, Sofia. Evocação musical do maestro Manuel Ivo Cruz,Evocação Musical do Maestro Manuel Ivo Cruz,Porto,2011 (Conferência ou palestra).
|
3. |
Lourenço, Sofia. As Escolas Nacionais de Piano Europeias: tendências interpretativas do século XX,Seminário de Investigação CITAR,Porto,2008 (Seminário). |
Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
Lourenço, Sofia. Masterclass de Aperfeiçoamento Artístico de Piano, 2016 (Especialização), promovido por Agrupamento de Escolas da Bemposta/ Câmara Municipal de Portimão. Duração: 3 dias. Local: Escola da Bemposta, Cidade: Portimão, Tipo de participação: Docente.
|
Organização de evento Event organization |
1. |
Lourenço, Sofia. Porto International Conference on Musical Gesture as Creative Interface,2016 (Congresso / Outra).
|
2. |
Lourenço, Sofia. 4ªs Jornadas de Pedagogia de Ensino Especializado da Música,2015 (Simpósio / Outra).
|
3. |
Lourenço, Sofia. 3ªs Jornadas de Pedagogia do Ensino Especializado da Música,2014 (Simpósio / Outra). |
4. |
Lourenço, Sofia. O Porto Romântico,2014 (Congresso / Outra).
|
5. |
Lourenço, Sofia. 2ªs Jornadas de Pedagogia do Ensino Especializado da Música,2012 (Simpósio / Curadoria). |
6. |
Lourenço, Sofia. O Porto Romântico,2011 (Congresso / Organização). |
7. |
Lourenço, Sofia. 1ªs Jornadas de Pedagogia no Ensino Artístico Especializado da Música,2011 (Simpósio / Organização).
|
Apresentação de obra artística Artistical work presentation |
1. |
Lourenço, Sofia. Portuguese Piano Music ,2016 (Musical). |
2. |
Lourenço, Sofia. Recital Piano Solo,2014 (Musical). |
3. |
Lourenço, Sofia. Recital de Música Portuguesa para Piano Solo,2014 (Musical). |
4. |
Lourenço, Sofia. 200 anos de Música Portuguesa para Piano,2013 (Musical). |
5. |
Lourenço, Sofia. Recital Música Portuguesa para Piano,2013 (Musical). |
6. |
Lourenço, Sofia. 200 anos de Música Portuguesa para Piano,2013 (Musical). |
7. |
Lourenço, Sofia; Lobo, José F. Concerto para piano e orquestra- W. A. Mozart-solista com orquestra,2012 (Musical). |
8. |
Lourenço, Sofia. Duo pour une Pianiste,2012 (Musical). |
9. |
Lourenço, Sofia. Homenagem ao Maestro Manuel Ivo Cruz,2012 (Musical).
|
10. |
Lourenço, Sofia. Concerto com Orquestra- piano solista com orquestra,2011 (Musical).
|
11. |
Lourenço, Sofia. Álvaro SALAZAR (n. 1938) NOCTURNO EM LIZARA (in memoriam Ramón Barce), para saxofone alto, piano e percussão ,2011 (Musical). |
12. |
Lourenço, Sofia. Concerto com Orquestra do Norte- Solista com orquestra,2010 (Musical).
|
13. |
Lourenço, Sofia. “Entre o Ar e a Perfeição” para piano, flauta e electrónica,2009 (Musical).
Sofia Lourenço, Piano/ Monika Duarte-Streitová- estreia mundial da obra “Entre o Ar e a Perfeição” para piano, flauta e electrónica
de JOÃO PEDRO OLIVEIRA- Abril 2009- Ciclo de Concertos “Momentum” Auditório DeCa. |
14. |
Lourenço, Sofia. Estreia Gravação DUAL,2008 (Musical). |
15. |
Lourenço, Sofia. Gravação CD "DUAL" piano solo e flauta,2008 (Musical). |
16. |
Lourenço, Sofia. Gravação de piano solo: “Porto Romântico: Mazurkas e Romanzas”,2008 (Musical). |
17. |
Lourenço, Sofia. Estreia mundial em disco da obra "Ex Abrupto" para flauta e piano (2006) de Roman Berger (1930).,2008 (Musical). |
Apresentação em rádio ou TV Radio or TV presentation |
1. |
Lourenço, Sofia. Nota Alta,2016 (Música). |
2. |
Lourenço, Sofia. Entrevista programa "Toma Café"- Porto Canal,2010 (Outra). |
3. |
Lourenço, Sofia. Concerto Aberto no Salão Árabe do Palácio da Bolsa, com gravação em directo para a Antena 2,2008 (Música).
Entrevista de Andrea Lupi; obras de solo: “Porto Romântico: Mazurkas e Romanzas”, com obras de Arthur Napoleão, Óscar da Silva,
Hernâni Torres, Ciríaco de Cardoso, Pedro Blanco, Arthur Ferreira, António Fragoso. |
4. |
Lourenço, Sofia. Entrevista para a Universidade Aberta no Programa “Entre Nós no 985”.,2005 (Outra). |
5. |
Lourenço, Sofia. “Ouvir e falar”- com António Victorino d'Almeida, obras para piano de Manuel de Falla,1993 (Música). |
6. |
Lourenço, Sofia. Jovens na Música- apresentação piano solo,1986 (Música). Repertório gravado:
¿ Franz Liszt, Estudo Paysage ¿ Claude Debussy, Estudo para os cinco dedos. |
7. |
Lourenço, Sofia. Programa "Adagio"- Recital Piano solo- Obras de Debussy, J. S. Bach, Luís Costa,1985 (Música). |
8. |
Lourenço, Sofia. Gravação Debussy a solo,1984 (Música).
Gravação de "Children's Corner" de Claude Debussy. |
Curso de curta duração Short duration course |
1. |
Lourenço, Sofia. Masterclass Piano_interpretação e técnica,2017 (Especialização).
|
2. |
Lourenço, Sofia. Primavera de Piano PORTIMÃO,2016 (Especialização).
|
3. |
Lourenço, Sofia. Masterclass Piano,2012 (Especialização).
|
4. |
Lourenço, Sofia. Masterclass piano,2011 (Especialização).
|
5. |
Lourenço, Sofia. Masterclass Piano,2011 (Aperfeiçoamento).
|
6. |
Lourenço, Sofia. Masterclass Piano,2010 (Aperfeiçoamento).
|
7. |
Lourenço, Sofia. Masterclass Piano Clássico,2009 (Aperfeiçoamento).
|
Outra produção artística/cultural Other artistical/cultural production |
1. |
Lourenço, Sofia. Gravação CD piano solo D. Bomtempo & Carlos Seixas- Estudos e Toccatas,2003.
|
2. |
Lourenço, Sofia. Gravação de CD “Compositores Portugueses Contemporâneos-Piano Solo por Sofia Lourenço”,1999.
Música Portuguesa para piano solo-
obras de: Vianna da Motta, Berta Alves de Souza, Maria Teresa Macedo, Luiz Costa, Fernando Lopes-Graça, Filipe Pires, Álvaro
Salazar e Carlos Azevedo.
|
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Nuno Fernandes Pinto, Música Portuguesa para Clarinete e Electrónica – Processos interativos na criação, interpretação e performance., 2012. Tese (Ciência e Tecnologia das Artes) - Universidade Católica Portuguesa - Porto (Orientador). |
2. |
Teresa Palma Pereira, A expressão emocional na interpretação pianística: o estudo de caso das obras Carnaval op. 9 de R. Schumann e Sonatas op.
110 e 111 de L. v. Beethoven, 2011. Tese (Música) - Research Center for Science and Technology of the Arts, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador). |
3. |
Nuno Peixoto de Pinho, Processos de Reutilização Musica em J. Peixinho - Sucessões Simétricas I, II e III, 2011. Tese (Ciência e Tecnologia das Artes) - Universidade Católica Portuguesa - Porto, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador). |
4. |
Nuno Mendes Aroso, A Narrativa do Gesto Música Contemporânea Portuguesa para Percussão Solo, 2011. Tese (Ciência e Tecnologia das Artes) - Universidade Católica Portuguesa - Porto, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador). |
1. |
Cristóvão Luiz, Compositores-intérpretes no Porto do séc. XX, 2011. Tese (Música) - Research Center for Science and Technology of the Arts (Orientador). |
2. |
Rui Martins da Cruz, Modelos Críterios de Performance Musical , 2011. Tese (Ciência e Tecnologia das Artes) - Universidade Católica Portuguesa - Porto (Orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
João Pedro Brandão, Improvisação sobre Standards de Jazz para instrumentos melódicos Uma abordagem progressiva de base diatónica e linear, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Orientador). |
2. |
Paulo Gomes, Piano solo no Jazz- Prática e ensino, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Orientador). |
3. |
Ana Raquel Barbosa Cunha, A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DE MÚSICA DE CÂMARA NA PEDAGOGIA DA PIANISTA HELENA SÁ E COSTA, 2016. Dissertação (Ciências da Educação - Música) - Universidade Católica Portuguesa - Porto (Orientador). |
4. |
Francisca de Assis Pessanha Madureira Pinto-Machado , MÚSICA PARA TODOS: O Valor de um Sorriso , 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Co-orientador). |
5. |
Sonia Daniela Barreiro Amorim, Vicente e a Fada dos Dentes: o storytelling na aprendizagem do violoncelo, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Orientador). |
6. |
Leonor Fleming, Sobre música portuguesa para viola d’arco no séc. XX: A influência de François Broos (1903-2002) na criação musical em Portugal, 2016. Dissertação (Música - Interpretação Artística) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Orientador). |
7. |
ANDRÉ FILIPE PEREIRA DA SILVA DIAS , Proposta de didática da Percussão para o Ensino Especializado da Música, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Co-orientador). |
8. |
JOÃO MARIA SOARES POTE PERRY DE AZEREDO , A pertinência dos conteúdos e matérias de produção áudio e musical na elaboração de um currículo de ensino especializado da
música, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Co-orientador). |
9. |
ALEXANDRE DAHMEN QUINTAS , A importância do estudo aprofundado da melodia na improvisação , 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Co-orientador). |
10. |
Patrícia Salomé Santos Ferreira, A importância do Estúdio de Ópera na formação do aluno de canto, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Co-orientador). |
11. |
Sérgio Ricardo Alves Leite , “Primavera de Piano – Portimão 2016” Festival com mais de 60 pianistas e 16 horas de Música, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Orientador). |
12. |
Sara Elisabete Teixeira Moreira, Motivação para aprendizagem da técnica da mão direita no violino, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Co-orientador). |
13. |
Joana Magalhães Faria, METODOLOGIA PARA A INICIAÇÃO AO ENSINO DO INSTRUMENTO PIANO: REFLEXÃO E CONTRIBUTO DIDÁTICO, 2016. Dissertação (Ciências da Educação - Música) - Universidade Católica Portuguesa - Porto (Orientador). |
14. |
Vítor André Vidal Castro de Sousa, “A implementação da utilização das tecnologias da informação como complemento ao estudo de violino”, 2016. Dissertação (Música - Interpretação Artística) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Co-orientador). |
15. |
Maria João Rocha de Matos, "Uma Espécie de Ópera, O gesto na condução musical” , 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Co-orientador). |
16. |
Nuno Miguel Amaral Costa, “O repertório musical português no ensino da Tuba", 2016. (Co-orientador). |
17. |
António Montalverne, A pedagogia da pianista Helena Sá e Costa , 2016. Dissertação (Ciências da Educação - Música) - Universidade Católica Portuguesa - Porto (Orientador). |
18. |
António José Peixoto Leal , A Arte de fazer Música em Conjunto, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Co-orientador). |
19. |
Pedro André Moreira Leal, MÚSICA INSTRUMENTAL PARA INICIAÇÃO AO ESTUDO DO OBOÉ: CADERNO DIÁRIO DE EXERCÍCIOS PRÁTICOS, 2015. Dissertação (Ciências da Educação - Música) - Universidade Católica Portuguesa - Porto (Orientador). |
20. |
Mareike Sindermann de Figueiredo, “Das Vokalensemble” Criação de um grupo vocal Criação, concepção e desenvolvimento do projecto, 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Co-orientador). |
21. |
Nuno Alexandre Silva Meira, REFLEXÃO E ANÁLISE SOBRE UMA ESPECIFICIDADE DA DIDÁTICA DO INSTRUMENTO VIOLINO, 2015. Dissertação (Ciências da Educação - Música) - Universidade Católica Portuguesa - Porto (Orientador). |
22. |
Diana Ribeiro, MOTIVAÇÃO PARA O ESTUDO DE INSTRUMENTO EM ESCOLAS PROFISSIONAIS, 2015. Dissertação (Ciências da Educação - Música) - Universidade Católica Portuguesa - Porto (Orientador). |
23. |
Jean-François Lézé, A APRENDIZAGEM DOS TIMBALES NA INICIAÇÃO MUSICAL: ELABORAÇÃO DE MÉTODO INTRODUTÓRIO E PROGRESSIVO, 2014. (Orientador). |
24. |
Ana Margarida Alves Marques, A utilização das tecnologias da informação como complemento ao estudo de Formação Musical: estudo de caso numa turma do 2º
grau, 2013. Dissertação (Ciências da Educação - Música) - Universidade Católica Portuguesa - Porto (Orientador). |
25. |
Lurdes da Conceição Ferreira Carneiro , AVALIAÇÃO DA PERFORMANCE NO ENSINO PROFISSIONAL DE MÚSICA: AVALIAÇÃO E SUBJETIVIDADE DE CONCEITOS, 2013. Dissertação (Ciências da Educação - Música) - Universidade Católica Portuguesa - Porto (Orientador). |
26. |
Cristina Lima, Sobre o programa oficial de piano no ensino proffisional da Música em Portugal, 2013. Dissertação (Ciências da Educação - Música) - Universidade Católica Portuguesa - Porto (Orientador). |
27. |
Hugo Manuel Lima da Silva, O trombone no ensino vocacional de música:contributo para uma metodologia, 2013. Dissertação (Ciências da Educação - Música) - Universidade Católica Portuguesa - Porto (Orientador). |
28. |
André Silva, Pertinência do Ensemble de Clarinetes, como factor motivacional para a continuidade dos alunos do 2º para o 3º ciclo., 2013. Dissertação (Ciências da Educação - Música) - Universidade Católica Portuguesa - Porto (Orientador). |
29. |
Idílio Manuel de Oliveira Nunes , "O Clarinete no Classicismo Musical” , 2012. Dissertação (Música - Interpretação Artística) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Orientador). |
30. |
João Filipe Terleira de Sá Ferreira, Tecnologia de Apoio em Tempo-Real ao Canto. Relação entre parâmetros artísticos e estéticos da voz cantada com fenómenos acústicos
objectivos., 2012. Dissertação (Música - Interpretação Artística) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Orientador). |
31. |
Hugo Miguel Vieira Pinto Leite, “Estudo termográfico de instrumentistas de sopro: Contributo para a prevenção de problemas músculo-esqueléticos no saxofone”
, 2012. Dissertação (Música - Interpretação Artística) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Orientador). |
32. |
Isolda Crespi, O papel do pianista acompanhador ao longo do percurso académico dos estudantes de instrumento nas escolas profissionais em
Portugal", 2011. Dissertação (Ciências da Educação - Música) - Universidade Católica Portuguesa - Porto (Orientador). |
33. |
Paulo Silva , A respiração na técnica do trompete: o estudo de caso da classe da escola ARTAVE, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação - Ensino Especializado da Mùsica) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
34. |
Evandra Gonçalves, A importância da acção pedagógica na prevenção de lesões físicas resultantes da práctica violinistica, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação - Ensino Especializado da Mùsica) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
35. |
José Ricardo Reis, O professor "no palco" ao encontro dos alunos, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação - Ensino Especializado da Mùsica) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
36. |
Jonas Pinho, A Didática Instrumental: Contextos Social, Cultural e Institucional, 2011. Dissertação (Ciências da Educação - Ensino Especializado da Música) - Research Center for Science and Technology of the Arts (Orientador). |
37. |
Eduardo Rocha, O Ensino de piano em Grupo: estudo de caso da ARTAVE, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação - Ensino Especializado da Mùsica) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
38. |
Jonathan Jay Byrnes, How and Why to play the music of the Baroque period on the Saxophone, 2010. Dissertação (Música - Interpretação Artística) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Orientador). |
39. |
Pedro Miguel Silva, Da criação musical à prática interpretativa: um diálogo ao encontro da inovação estética e artística do fagote em Portugal, 2010. Dissertação (Música - Interpretação Artística) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Orientador). |
40. |
Rui Martíns da Cruz, A Dimensão Crítica na Interpretação Musical, 2010. Dissertação (Música - Interpretação Artística) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Orientador). |
1. |
Maria João Correia Fernandes, A interpretação ao piano no século XXI: novas técnicas e recursos, 2014. (Orientador). |
2. |
CARLOS JAVIER POLO INFANTE, El 1er cuaderno de Iberia de Isaac Albéniz: hacia una búsqueda de las características nacionalistas en la interpretación pianística,, 2014. (Orientador). |
Outros Trabalhos Other production |
1. |
Lourenço, Sofia. PORTUGUESE PIANO MUSIC| DADDI & VIANA DA MOTA, 2016. JOÃO GUILHERME DADDI (1813-1887)
JOSÉ VIANA DA MOTA (1868-1948)
PORTUGUESE PIANO MUSIC
SOFIA LOURENÇO
“Daddi, who once performed with Ferenc Liszt at the Opera of Lisbon, was a revelation for me. As I learnt his works, I found
his music beautiful, melodic and intense, revealing someone who can rival the virtuosity and imagination of Ferenc Liszt,
who was similarly moved by Daddi's artistry.
As a pupil myself of Viana da Mota’s foremost students Helena Sá e Costa and Sequeira Costa, I was not unfamiliar with his
works. However, I am always impressed by his music’s richness in subtlety, virtuosity and poetry and in the nostalgic atmosphere
of Portuguese folk music.” – Sofia Lourenço.
|
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Marco Aurélio Aparecido da Silva. O ENSINO DE MÚSICA E SUA RELAÇÃO COM A PAISAGEM SONORA COMO INSTRUMENTO NA CONSTRUÇÃO DE UMA AUDIÇÃO INTELIGENTE: REFLEXÃO
SOBRE O CONCEITO ADORNIANO DE INDÚSTRIA CULTURAL NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITO APLICÁVEL À EDUCAÇÃO MUSICAL, 2017. Tese (Ciências da Educação) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. |
2. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Maria Beatriz Licursi Conceição . A RELEVÂNCIA DOS ASPECTOS COGNITIVOS SOBRE A INTEGRAÇÃO CORPO-MENTE-INSTRUMENTO NA ARTE MUSICAL: AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO POR
PROFISSIONAIS, ACADÊMICOS E ESTUDANTES DE MÚSICA NO BRASIL”, , 2017. Tese (Ciências da Educação) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. |
3. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Eli da Glória Camargo Jr.. MÚSICA DE CÂMARA: SINCRONISMO E ESTRATÉGIAS COMPOSICIONAIS, 2017. Tese (Doutor em Música e Musicologia) - Universidade de Évora. |
4. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Joana Gama. ESTUDOS INTERPRETATIVOS SOBRE MÚSICA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA PARA PIANO: O CASO PARTICULAR DA MÚSICA EVOCATIVA DE ELEMENTOS
CULTURAIS PORTUGUESES, 2017. Tese (Doutor em Música e Musicologia) - Universidade de Évora. |
5. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Fausto Manuel da Silva Neves. Imagem Estética e Expectativa Musical na obra de Fernando Lopes - Graça, 2016. Tese (Doutoramento Música-Performance) - Universidade de Aveiro. |
6. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Sandra Cristina da Costa Santos. A Interdisciplinaridade: da Criac¸a~o ao Ensino da Obra Musical Contempora^nea, 2015. Tese (Ciências da Educação) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. |
7. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Mário Aníbal Gonçalves Rego Cardoso. (Des)construc¸a~o Um Modelo Multidimensional de Educac¸a~o Auditiva, 2015. Tese (Ciências da Educação) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. |
8. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Ana Cristina Gomes Antunes Bernardo. A Música da Câmara com Piano produzida em Portugal: a diversidade de influências na geração nascuda entre 1960/1970 e o seu
reflexo na interpretação, 2014. Tese (Doutor em Música e Musicologia) - Universidade de Évora. |
9. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Ana Sofia Vieira. ESTUDIO DE LA ACTIVIDAD MUSICAL, COMPOSITIVA Y CRÍTICA DE FRANCINE BENOIT, 2011. Tese (DEPARTAMENTO DE DIDÁCTICA DE LA EXPRESIÓN MUSICAL, PLÁSTICA Y CORPORAL) - Universidad de Salamanca. |
1. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de ANDRÉ FILIPE PEREIRA DA SILVA DIAS . título Proposta de didática da Percussão para o Ensino Especializado da Música, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. |
2. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Sérgio Ricardo Alves Leite . "Primavera de Piano – Portimão 2016” Festival com mais de 60 pianistas e 16 horas de Música, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. |
3. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Patrícia Salomé Santos Ferreira. A importância do Estúdio de Ópera na formação do aluno de canto , 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. |
4. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Angélica Salvi. Um contributo didático de implementação da Disciplina de Música de Câmara para os 2º e 3º do ensino integrado de música,
do ponto de vista do ensino individual do instrumento Harpa , 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. |
5. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de ALEXANDRE DAHMEN QUINTAS. A importância do estudo aprofundado da melodia na improvisação, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. |
6. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Sónia Daniela Barreiro Amorim. Vicente e a Fada dos Dentes: o storytelling na aprendizagem do violoncelo, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. |
7. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Joana Rita Arantes Lopes. Relatório de Estágio, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. |
8. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Paulo Manuel Marques Gomes . Piano Solo no Jazz Prática e ensino, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. |
9. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de NUNO MIGUEL AMARAL COSTA . O repertório musical português no ensino da Tuba, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. |
10. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de JOÃO MARIA SOARES POTE PERRY DE AZEREDO . A pertinência dos conteúdos e matérias de produção áudio e musical na elaboração de um currículo de ensino especializado da
música, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. |
11. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Lúcio de Jesus Monteiro. Relatório de estágio, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. |
12. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Sara Elisabete Teixeira Moreira . Motivação para aprendizagem da técnica da mão direita no violino, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. |
13. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Ana Isabel de Oliveira Correia. A Mini Maratona de Violoncelistas AMVP 2016 , 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. |
14. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Leonor Fleming de Oliveira Peixoto. Sobre a música portuguesa para viola d'arco no séc. XX: A influência de François Broos (1903-2002) na criação musical em Portugal, 2016. Dissertação (Música - Interpretação Artística) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. |
15. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de João Pedro Lima Brandão Costa . Improvisação sobre Standards de Jazz para instrumentos melódicos_Uma abordagem progressiva de base diatónica e linear, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. |
16. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Francisca de Assis Pessanha Madureira Pinto-Machado. MÚSICA PARA TODOS: O Valor de um Sorriso, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. |
17. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de António José Peixoto Leal . A Arte de fazer Música em Conjunto, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. |
18. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Maria João Rocha de Matos . Uma Espécie de Ópera, O gesto na condução musical, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. |
19. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Sara Sofia Peixoto Martins. Relatório de Estágio, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. |
20. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Vítor André Vidal Castro de Sousa. A implementação da utilização das tecnologias da informação como complemento ao estudo de violino, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. |
21. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Mareike Sindermann de Figueiredo. “Das Vokalensemble Criação, concepção e desenvolvimento do projecto - um ensemble vocal” , 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. |
22. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de José Manuel da Silva de Oliveira Fidalgo. O Ensino Colectivo Como Complemento à Aprendizagem Individual: Criação de Ensemble de Contrabaixo de Cordas para o 2º e 3º
Ciclos , 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. |
23. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Filipe Azevedo Rodrigues. Contributo reflexivo e didático sobre a prendizagem do instrumento e teoria musical no Ensino Especializado da música em Portugal, 2015. Dissertação (Ciências da Educação - Música) - Universidade Católica Portuguesa - Porto. |
24. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Fernando da Costa Rodrigues. Semana Aberta do Jazz´15: Implementação de Hábitos de Audição de Música Jazz ao Vivo , 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. |
25. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Francisco António Pereira. “Relatório de Estágio Jazz no Conservatório de Música do Porto” , 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. |
26. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de João Tiago Almeida Dias. “A aprendizagem musical da marimba na iniciação a 4 baquetas no 1º e 2º graus: um contributo didático” , 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. |
27. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Vânia Sofia Sousa Bajão. Fatores motivacionais da prática orquestral: o caso da Orquestra Juvenil da Bonjóia , 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. |
28. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Fábio Alves de Almeida. “A disciplina de Laboratório de Improvisação Musical: um contributo didático de implementação do estudo da improvisação como
oferta complementar para alunos do 6º grau do ensino articulado e supletivo“ , 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. |
29. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Isabel Ferreira. A realização da articulação no clarinete , 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. |
30. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de João Filipe Terleira de Sá Ferreira. Relação entre parâmetros subjectivos da voz cantada com fenómenos acústicos objectivos, 2012. Dissertação (Música - Interpretação Artística) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. |
31. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Eduardo António Magalhães da Mota Rocha. O ensino de piano em grupo_ contributos para uma metodologia da aula de piano em grupo no ensino vocacional da música para
os 1o e 2o graus, 2012. Dissertação (Ciências da Educação - Música) - Universidade Católica Portuguesa - Porto. |
32. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Jonathan Jay Byrnes. "How and Why to play the music of the Baroque period on the Saxophone" , 2010. Dissertação (Música - Interpretação Artística) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. |
33. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Pedro Miguel Silva. "Da criação musical à prática interpretativa: um diálogo ao encontro da inovação estética e artística do fagote em Portugal"
, 2010. Dissertação (Música - Interpretação Artística) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. |
34. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Rui Martins da Cruz. "A Dimensão Crítica na Interpretação Musical", 2010. Dissertação (Música - Interpretação Artística) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. |
35. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Maria Luísa Caiano. Memorização em Pianistas, 2009. Dissertação (Performance Musical) - Universidade Católica Portuguesa - Porto. |
36. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Maria Rosa Gondar. “As raízes nacionais na 54 metodologia russa de ensino do piano: um contributo para a busca de uma nova pedagogia em Portugal”., 2008. Dissertação (Instituto Estudos da Criança) - Universidade do Minho. |
37. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de João Paulo Mota Teixeira. O álbum Caleidoscópio de Sérgio Azevedo Contributos para a pedagogia do piano, 2006. Dissertação (Instituto Estudos da Criança) - Universidade do Minho. |
Provas de Aptidão Pedagógica/Capacidade Científica Evaluation of Pedagogic Readiness/Cientific Ability |
1. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Isolda Crespi. Provas de Creditação Pedagógica, 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Provas de Aptidão Pedagógica/Capacidade Científica em Ciências da Educação - Música) - Universidade Católica Portuguesa - Porto. |
Participação em outros júris Other jury participation |
Concursos de aquisição Aquisition concourse |
1. |
Lourenço, Sofia. Concurso Internacional Jovens Músicos , 2009. Atribuição bolsas de estudo a estudantes de mérito do Ensino Superior das Artes (Música) em 6 países Europeus. |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1. |
Júri avaliação cursos de Licenciatura em Artes A3ES, 2014, Avaliação, Ensino Superior. |
2. |
Coordenador Painel ARTES Concurso de Bolsas de Doutoramento e Pós Doutoramento, 2014, Fundação para a Ciência e a Tecnologia. |
3. |
Coordenador Painel ESTUDOS ARTÍSTICOS Concurso de Bolsas de Doutoramento e Pós Doutoramento, 2013, Fundação para a Ciência e a Tecnologia. |
4. |
Comissão Avaliação de Desempenho Docente, 2011. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Lourenço, Sofia. Citar Journal , de 2012/12/29 até 2013/03/29, Função ou tipo de participação: Conselho redactorial, Editora: Catolica editora.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
36 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
3 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
1 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
2 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
23 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
22 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
1 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
6 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
5 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
1 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
4 |
Produção técnica Technical production |
11 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
11 |
Produção artística/cultural Artistical/cultural production |
34 |
Dados complementares (Additional data) |
103 |
Orientações Orientations |
49 |
Outros Trabalhos Other production |
1 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
47 |
Participação em Outros Júris Other jury participation |
1 |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
4 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1 |
Visualizações do curriculum [
4468
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
27-06-2020
às
10:16:42
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team |
|