Curriculum Vitae

Ana Isabel Lemos do Carmo Pereira

Data da última atualização »Last update : 15/03/2019


Ana Isabel Lemos do Carmo Pereira. Concluiu Ensino de Educação Musical no Ensino Básico pela Universidade Nova de Lisboa em 2014. É da Universidade Nova de Lisboa. Publicou 7 trabalhos em actas de eventos, possui 2 capítulos de livros publicados. Possui 1 produto registado e outros 13 itens de produção técnica. Participou em 3 eventos no estrangeiro e 4 em Portugal. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Actua nas áreas de Humanidades com ênfase em Artes e Ciências Sociais com ênfase em Psicologia. Nas suas actividades profissionais interagiu com 10 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=7472409092778156


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Ana Isabel Lemos do Carmo Pereira
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Pereira, Ana Isabel
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Endereço profissional
Professional address
Universidade Nova de Lisboa
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical
Av. Berna, 26C, Edificio I&D - 3º
Lisboa
1069-061 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)217908300Extensão: 1496
Correio electrónico: anaisabelpereira@campus.fcsh.unl.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2012-2014 Mestrado
Master degree
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2 anos » years) .
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

1993-1999 Licenciatura
Licentiate degree
Engenharia do Ambiente (5 anos » years) .
Universidade Técnica de Lisboa, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2016-2017 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Análise de Dados em Ciências Sociais.
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal.

2016-2016 Curso de curta duração
Short course
Propriedade Intelectual .
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

2016-2016 Curso de curta duração
Short course
Comunicação de Ciência.
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

2016-2016 Curso de curta duração
Short course
Criação de Valor.
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

2015-2015 Curso de curta duração
Short course
Professional Development Levels Courses - Music Elementary General.
Michigan State University, Estados Unidos.

2015-2015 Curso de curta duração
Short course
Comunicação de Ciência.
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

2015-2015 Curso de curta duração
Short course
Research Data Management.
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

2014-2015 Outros
Others
Ciências Musicais.
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

2002-2008 Outros
Others
Canto.
Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, Portugal.

2000-2001 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Planeamento Ambiental e Ordenamento do Território.
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

1993-2000 Outros
Others
Flauta Transversal.
Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Instituto Politécnico de Lisboa
Set/2016-Actual Outra Situação

Universidade Nova de Lisboa
Abr/2015-Actual Outra Situação





Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem), Italiano (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Pouco), Italiano (Pouco).

Reading
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem), Italiano (Bem).
Escreve
Writing
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Pouco), Italiano (Pouco).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2014 Melhor Mestre em Ensino da Música do Ensino Básico, FCSH/NOVA.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Abr/2017 - Actual National Association for Music Education (NAfME), Membro.
Sócio.
Jan/2017 - Actual Sempre: Society for Education, Music and Psychology Research, Membro.
Sócio.
Jan/2016 - Actual International Society for Music Education (ISME), Membro.
Sócio.
Nov/2015 - Actual Instituto de Aprendizagem Musical Edwin Gordon, Membro fundador.
Presidente do Conselho Fiscal.
Jul/2015 - Actual Gordon Institute of Music Learning, Membro.
Sócio.
Jan/2011 - Actual Associação Portuguesa de Educação Musical, Membro.
Sócio.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena. 2016. O papel da melodia e das palavras no reconhecimento de canções por crianças de 4 a 6 anos de idade.  In Ecos de Opus Tutti - Arte para a Infância e Desenvolvimento Social e Humano, 217 - 239. ISBN: 978-972-31-1565-9. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
2. Pereira, Ana I. 2004. Processos Químicos: A indústria química, a CUF e o Complexo do Barreiro.  In Momentos de Inovação e Engenharia em Portugal no século XX, ed. HEITOR, Manuel; BRITO, José Maria Brandão; ROLLO, Maria Fernanda (org.), 242 - 285. ISBN: 9789722027922. Lisboa: Dom Quixote.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena; Ávila, Patrícia. 2017. "The relationship between children’s use of singing voice, singing accuracy, and self-perception on singing with text and neutral syllable", Trabalho apresentado em Context Matters: The 6th International Symposium on Assessment in Music Education (ISAME 6), In Proceedings of the 6th International Symposium on Assessment in Music Education, Birmingham.
2. Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo F; Rodrigues, Paulo M. 2017. "“BebéPlimPlim”: A contribution to shared listening experiences", Trabalho apresentado em 8th Conference of the European Network of Music Educators and Researchers of Young Children, In Proceedings of the 8th Conference of the European Network of Music Educators and Researchers of Young Children, Cambridge.
3. Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena. 2017. "The influence of two song-teaching strategies on vocal performance in 6 to 7 year-old children and its relationship with their use of voice registers", Trabalho apresentado em 8th Conference of the European Network of Music Educators and Researchers of Young Children, In Proceedings of the 8th Conference of the European Network of Music Educators and Researchers of Young Children, Cambridge.
4. Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena; Ávila, Patrícia. 2017. "The influence of two song-teaching strategies on vocal performance among kindergarten to fourth-grade children", Trabalho apresentado em The Sixth Conference of the Asia-Pacific Society for the Cognitive Sciences of Music (APSCOM 6), In Proceedings of the Sixth Conference of the Asia-Pacific Society for the Cognitive Sciences of Music, Kyoto.
5. Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena. 2017. "The influence of two song-teaching strategies on vocal performance among kindergarten children and its relationship with their use of voice registers", Trabalho apresentado em I CONGRESO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA DE LA MÚSICA Y LA INTERPRETACIÓN MUSICAL, In Proceedings of the , Madrid.
6. Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena; Ávila, Patrícia. 2016. "The Relationship Between Kindergarten Children’s Vocal Performance and Recognition of Songs with and without Words", Trabalho apresentado em 14th International Conference for Music Perception and Cognition, In Proceedings of the 14th International Conference for Music Perception and Cognition, San Francisco.
7. Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena. 2015. "The effect of timbre on melody recognition of songs among preschool-aged children", Trabalho apresentado em 6th World Conference on Learning, Teaching & Educational Leadership, Centre Internationale d'Études Pédagogiques (CIEP), In (A aguardar publicação), Paris, 29-31 Octobre.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo F; Rodrigues, Paulo M. 2017. "“BebéPlimPlim”: A contribution to shared listening experiences", Trabalho apresentado em 8th Conference of the European Network of Music Educators and Researchers of Young Children, In Abstracts Book of the 8th Conference of the European Network of Music Educators and Researchers of Young Children, Cambridge.
2. Pereira, Ana I. 2017. "The influence of two song-teaching strategies on vocal performance in 6 to 7 year-old children and its relationship with their use of voice registers", Trabalho apresentado em 8th Conference of the European Network of Music Educators and Researchers of Young Children, In Abstracts Book of the 8th Conference of the European Network of Music Educators and Researchers of Young Children, Cambridge.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Pereira, Ana I. 2014. "Concepção de recursos didácticos e construção de uma escala de avaliação de desempenho para os alunos de Educação Musical do 2º e 3º ciclo do ensino básico". Lisboa: NOVA FCSH.



Produto com registo ou patente
Product with patent or official record
1. Pereira, Ana I; Aleixo, Rui. Céu, Circo, Estendal, Mar, Neve, Pomar,2017.
Tipo de produto: Outro;Natureza do produto: Outra.
Patente: Desenho Industrial/Desenho.n. LOC(10) CL.32-00,"Céu, Circo, Estendal, Mar, Neve, Pomar".05 jan. 2017(Depósito);30 mar. 2017(Concessão).

Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Pereira, Ana I. The influence of two song-teaching strategies on vocal performance in 6 to 7 years-old children and its relationship with their use of voice registers,8th EuNet Music Educators and Researchers of Young Children Conference (MERYC 2017),Cambridge,2017 (Conferência ou palestra).
2. Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena. The influence of two song-teaching strategies on vocal performance in 6 to 7 years-old children and its relationship with their use of voice registers,I Congreso Internacional de Psicologua de la Música y la interpretación Musical,Madrid,2017 (Congresso).
3. Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena. The Relationship Between Children’s Use of Singing Voice and Singing Accuracy,III Simpósio CESEM,Lisboa,2017 (Simpósio).
4. Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena. Recognition of songs among kindergarten to fourth-grade children,Social exchange through Audiation ,Lisboa,2017 (Seminário).
5. Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena; Rutkowski, Joanne. The Relationship Between Children’s Use of Singing Voice, Singing Accuracy, and Self-perception on Singing with Text and Neutral Syllable,The Sixth International Symposium on Assessment in Music Education,Birmingham ,2017 (Conferência ou palestra).
6. Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena; Ávila, Patrícia. The influence of two song-teaching strategies on vocal performance among kindergarten to fourthgrade children, The sixth Conference of the Asia-Pacific Society for the Cognitive Sciences of Music (APSCOM 6),Kyoto,2017 (Conferência ou palestra).
7. Pereira, Ana I. Music Psychology and Pedagogy: Projects in progress,Seminário Doutoral de Verão,Lisboa,2017 (Seminário).
8. Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo F; Rodrigues, Paulo M. BebéPlimPlim”: A contribution to shared listening experiences,8th EuNet Music Educators and Researchers of Young Children Conference (MERYC 2017),Cambridge,2017 (Conferência ou palestra).
9. Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena; Ávila, Patrícia. A relação entre o reconhecimento auditivo e o desempenho vocal de canções com e sem palavras em crianças em idade pré-escolar,II Simpósio CESEM,Lisboa,2016 (Simpósio).
10. Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena; Ávila, Patrícia. The Relationship Between Kindergarten Children’s Vocal Performance and Recognition of Songs with and without Words,14th International Conference for Music Perception and Cognition,San Francisco,2016 (Conferência ou palestra).
11. Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo F; Rodrigues, Paulo M. GermInArte Project: Artistic Transformation for Human and Social Development,II Simpósio CESEM,Lisboa,2016 (Simpósio).
12. Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena. A relação entre o reconhecimento auditivo e o desempenho vocal de canções com e sem palavras em crianças em idade pré-escolar,Conferência de Doutorandos,Lisboa,2016 (Conferência ou palestra).
13. Pereira, Ana I. Construção e estudo de validade de uma escala de desempenho musical com alunos do 2º e 3º ciclos,2014 (Seminário).
14. Pereira, Ana I. Brincar com palavras, melodias e canções,III Encontro - Arte para a Infância e Desenvolvimento Social e Humano,Lisboa,2013 (Comunicação).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Pereira, Ana I. Formação Transitiva Música para a Infância: Colos de Música e BebéPlimPlim , 2017 (Especialização), promovido por Companhia de Música Teatral / Academia de Música de Alcobaça.
Duração: 6 horas. Local: Academia de Dança de Alcobaça, Cidade: Alcobaça, Tipo de participação: Docente.
2. Pereira, Ana I. Formação Transitiva Música para a Infância: Colos de Música e BebéPlimPlim , 2017 (Especialização), promovido por Companhia de Música Teatral / Academia de Música de Lagos / Conservatório de Música de Lagoa.
Duração: 6 horas. Local: Conservatório de Música de Lagoa, Cidade: Lagoa, Tipo de participação: Docente.
3. Pereira, Ana I. Formação Transitiva Música para a Infância: Colos de Música e BebéPlimPlim , 2017 (Especialização), promovido por Companhia de Música Teatral / Academia de Música de Elvas.
Duração: 6 horas. Local: Academia de Música de Elvas, Cidade: Elvas, Tipo de participação: Docente.
4. Pereira, Ana I. Formação Transitiva Música para a Infância: Colos de Música e BebéPlimPlim , 2017 (Especialização), promovido por Companhia de Música Teatral / Biblioteca Municipal de Rio Maior.
Duração: 6 horas. Local: Biblioteca Municipal de Rio Maior, Cidade: Rio Maior, Tipo de participação: Docente.
5. Pereira, Ana I. Formação Transitiva Música para a Infância: Colos de Música e BebéPlimPlim , 2017 (Especialização), promovido por Companhia de Música Teatral / Escola Superior de Educação de Coimbra.
Duração: 6 horas. Local: Escola Superior de Educação de Coimbra, Cidade: Coimbra, Tipo de participação: Docente.
6. Pereira, Ana I. Formação Transitiva Música para a Infância: Colos de Música e BebéPlimPlim , 2017 (Especialização), promovido por Companhia de Música Teatral / Centro Social de Carregosa.
Duração: 6 horas. Local: Auditório da Junta de Freguesia de Carregosa, Cidade: Carregosa - Oliveira de Azeméis, Tipo de participação: Docente.
7. Pereira, Ana I. Formação Transitiva Música para a Infância: Colos de Música e BebéPlimPlim , 2017 (Especialização), promovido por Companhia de Música Teatral / Cine-Teatro Alba.
Duração: 6 horas. Local: Auditório do Cine-Teatro Alba, Cidade: Albergaria-a-Velha, Tipo de participação: Docente.
8. Pereira, Ana I. Formação Transitiva Música para a Infância: Colos de Música e BebéPlimPlim , 2017 (Especialização), promovido por Companhia de Música Teatral / Conservatório de Música Calouste Gulbenkian.
Duração: 6 horas. Local: Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, Cidade: Aveiro, Tipo de participação: Docente.
9. Pereira, Ana I. Formação Transitiva Música para a Infância: Colos de Música e BebéPlimPlim , 2017 (Especialização), promovido por Companhia de Música Teatral / Centro Social Paroquial dos Santos Mártires.
Duração: 6 horas. Local: Centro Social Paroquial dos Santos Mártires, Cidade: Bragança, Tipo de participação: Docente.
10. Pereira, Ana I. Formação Transitiva Música para a Infância: Colos de Música e BebéPlimPlim , 2017 (Especialização), promovido por Companhia de Música Teatral / Conservatório Regional de Évora - Eborae Musica.
Duração: 6 horas. Local: Conservatório Regional de Évora - Eborae Musica, Cidade: Évora , Tipo de participação: Docente.
11. Pereira, Ana I. Formação Transitiva Música para a Infância: Colos de Música e BebéPlimPlim , 2017 (Especialização), promovido por Companhia de Música Teatral / Câmara Municipal do Fundão.
Duração: 6 horas. Local: Casino Fundanense, Cidade: Fundão , Tipo de participação: Docente.
12. Pereira, Ana I. Formação Transitiva Música para a Infância: Colos de Música e BebéPlimPlim , 2017 (Especialização), promovido por Companhia de Música Teatral / Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.
Duração: 6 horas. Local: Casa das Artes, Cidade: Vila Nova de Famalicão, Tipo de participação: Docente.
13. Pereira, Ana I. Plano Nacional de Educação Estética e Artística, 2015 (Extensão), promovido por Direção-Geral da Educação.
Duração: 24 horas..

Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico
Didactic and pedagogic material development
1. Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo F. Manual para a Construção de Jardins Interiores: Colo dos Bichos,2016. 
2. Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo F. Manual para a Construção de Jardins Interiores: Colo da Terra,2016. 

Organização de evento
Event organization
1. Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena. Teoria de aprendizagem musical de Edwin Gordon e ensino de violino e violoncelo: Toca a Audiar ,2017 (Seminário / Organização).
2. Pereira, Ana I. Audiation and Social Exchange in Infancy,2017 (Seminário / Organização).
3. Pereira, Ana I; Reigado, João. Developing Musicianship through Improvisation,2016 (Oficina / Organização).
4. Pereira, Ana I; Reigado, João. A Sense of Belonging: Developing Social, Cultural, Emotional and Intellectual Understanding through Audiation ,2016 (Seminário / Organização).





Dados Complementares (Additional data)


Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. The Relationship Between Kindergarten Children’s Vocal Performance and Recognition of Songs with and without Words, 2016 (Conferência).
Nome do evento: Conferência de Doutorandos: 4ª Edição ; Nome da Instituição: Escola Doutoral Pedro Hispano; Cidade do evento: Lisboa / Edifico ID, CESEM.
2. GermInArte Project: Artistic TransFormation for Human and Social Development, 2016 (Simpósio).
Nome do evento: II Simpósio do CESEM; Nome da Instituição: CESEM; Cidade do evento: Lisboa / SALA MULTIUSOS 3 | ED I&D | FCSH/NOVA.
3. The Relationship Between Kindergarten Children’s Vocal Performance and Recognition of Songs with and without Words, 2016 (Simpósio).
Nome do evento: II Simpósio do CESEM; Nome da Instituição: CESEM; Cidade do evento: Lisboa / SALA MULTIUSOS 3 | ED I&D | FCSH/NOVA.
4. GermInArte Project: Artistic Transformation for Human and Social Development, 2015 (Simpósio).
Nome do evento: MusicaKlassen Extra Symposium; Nome da Instituição: Music Impulse Centre for Music; Cidade do evento: Neerpelt / Domein Dommelhof .
5. Construção e estudo de validade de uma escala de desempenho musical com alunos do 2º e 3º ciclos, 2014 (Seminário).
Nome do evento: Seminário de Especialidade em Ensino e Psicologia da Música do Doutoramento em Ciências Musicais; Nome da Instituição: Doutoramento em Ciências Musicais; Cidade do evento: Lisboa / Lamci-CESEM, FCSH/NOVA.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. The influence of two song-teaching strategies on vocal performance among kindergarten children and its relationship with their use of voice registers, 2017 (Conferência).
Nome do evento: I Congreso Internacional de Psicología de la Música y Interpretación Musical (Con Musica); Nome da Instituição: AEPMIN-UNED; Cidade do evento: Madrid / Campus Norte de la UNED.
2. The influence of two song-teaching strategies on vocal performance among kindergarten to fourth-grade children, 2017 (Conferência).
Nome do evento: The sixth Conference of the Asia-Pacific Society for the Cognitive Sciences of Music (APSCOM 6); Nome da Instituição: Asia-Pacific Society for the Cognitive Sciences of Music; Cidade do evento: Kyoto / Kyoto's Women University.
3. The relationship between children’s use of singing voice, singing accuracy and self perception on singing with text and neutral syllable, 2017 (Conferência).
Nome do evento: The Sixth International Symposium on Assessment in Music Education; Nome da Instituição: University of Florida and Birmingham City University; Cidade do evento: Birmingham / Birmingham City University.
4. “BebéPlimPlim”: A contribution to shared listening experiences, 2017 (Conferência).
Nome do evento: 8th Conference of the European Network of Music Educators and Researchers of Young Children; Nome da Instituição: European Network for Music Educators and Researchers of Young Children (MERYC) ; Cidade do evento: Cambridge / Cambridge University Faculty of Education.
5. The influence of two song-teaching strategies on vocal performance in 6 to 7 year-old children and its relationship with their use of voice registers, 2017 (Conferência).
Nome do evento: 8th Conference of the European Network of Music Educators and Researchers of Young Children; Nome da Instituição: European Network for Music Educators and Researchers of Young Children (MERYC); Cidade do evento: Cambridge / Cambridge University Faculty of Education.
6. The Relationship Between Kindergarten Children’s Vocal Performance and Recognition of Songs with and without Words, 2016 (Conferência).
Nome do evento: 14th International Conference for Music Perception and Cognition,; Nome da Instituição: Society for Music Perception and Cognition; Cidade do evento: San Francisco / Hyatt Regency Hotel.
7. The effect of timbre on melody recognition of songs among preschool-aged children, 2015 (Conferência).
Nome do evento: 6th World Conference on Learning, Teaching & Educational Leadership; Nome da Instituição: Organized by Near East University, University of Kyrenia, Academic World Education and Research Center & Association for Human, Science, Natura, Education and Technology; Cidade do evento: Paris / Centre International d’Études Pédagogiques.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
12

Livros e capítulos
Books and book chapters
2
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
2
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
9
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
7
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
2
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
1

Total
Produção técnica
Technical production
34

Produtos
Products
1
Produtos com registo ou patente
Products with patent or official record
1
Outros tipos de produção técnica
Other technical production
33

Total
Dados complementares
(Additional data)
12

Participação em Eventos
Event participation
12


Visualizações do curriculum [ 797 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 27-06-2020 às 10:17:55
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (3)
 Co-authors listed in Degóis