Tiago Alexandre Fernandes Almeida
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
13/07/2018 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Tiago Alexandre Fernandes Almeida |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Almeida, Tiago A. |
Categoria profissional
Position |
Professor Adjunto |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Ciências da Educação. Ciências Sociais-Psicologia.
|
Endereço profissional
Professional address |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação de Lisboa Campus de Benfica do IPL Lisboa 1549--003 Lisboa Portugal Telefone: (+351)217115500Extensão: 383 Fax: (+351)211766147 Correio electrónico: tiagoa@eselx.ipl.pt Homepage: www.eselx.ipl.pt |
Sexo
Gender |
Masculino»Male |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2010-2014 |
Doutoramento Phd |
Doutoramento em Psicologia Educacional
(1 anos » years)
.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
Portugal.
|
2007-2009 |
Mestrado Master degree |
Mestrado em Psicologia Educacional
(1,5 anos » years)
.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
Portugal.
|
2001-2006 |
Licenciatura Licentiate degree |
Psicologia Aplicada - Ramo Educacional
(5 anos » years)
.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Instituto Politécnico de Lisboa |
Set/2016-Actual |
Professor Adjunto |
Set/2014-Ago/2016 |
Professor Adjunto |
Set/2007-Ago/2014 |
Assistente 1º triénio |
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida |
Jan/2007-Actual |
Outra Situação |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Instituto Politécnico de Lisboa |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Instituto Politécnico de Lisboa |
Curso»Academic program: Mestrado em Educação Pré-Escolar Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Desenvolvimento e Aprendizagem dos 0 aos 6 anos(Regente)
- Observação e Caracterização de Situações Educativas(Regente)
|
Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Instituto Politécnico de Lisboa |
Set/2014-Actual |
|
-
Coordenação Curso |
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Estudos Socioculturais em Educação |
|
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Doutorando Participation as Phd student |
2011-2014 Literacy Practices and Written Language Acquisition-Literacy Practices and Written Language Acquisition |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI-EDD/110262/2009.
|
Outro Tipo de Participação Other kind of participation |
2006-2009 The impact of invented spellings on the discovery of the structure of the alphabetic code in preschool children-The impact of invented spellings on the discovery of the structure of the alphabetic code in preschool children |
Referência do projeto»Project reference: PDCT/PSI/56977/2004 .
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente). |
Fala Speaking |
Português (Bem), Inglês (Razoavelmente), Francês (Pouco). |
Lê Reading |
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente). |
Escreve Writing |
Português (Bem), Inglês (Razoavelmente), Francês (Pouco). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Set/2009 - Actual |
Ordem dos Psicólogos, Membro.
|
Jan/2009 - Actual |
EARLI, Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Fuertes, Marina; Nunes, Clarisse; Lino, Dalila; Almeida, Tiago. eds. 2018. TEORIA, PRÁTICAS E INVESTIGAÇÃO EM INTERVENÇÃO PRECOCE ed. 1, ISBN: 978-989-8912-02-2. Lisboa: CIED.
|
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Carlos, Jéssica; Almeida, Tiago. 2018. Impacto da formação e modelação de interações entre pais e filhos nos problemas de comportamento - uma proposta de intervenção. In TEORIA, PRÁTICAS E INVESTIGAÇÃO EM INTERVENÇÃO PRECOCE, ed. Marina Fuertes, Clarisse Nunes, Dalila Lino, Tiago Almeida, 212 - 234. ISBN: 978-989-8912-02-2. Lisboa: CIED. |
|
|
|
2. |
Almeida, Tiago A; Silva, Cristina. 2015. Comparação de uma abordagem transmissiva e construtivista nos programas de intervenção de escritas inventadas. In Diversidade e Educação: Desafios Atuais, ed. LOURDES MATA, MARGARIDA ALVES MARTINS, VERA MONTEIRO, JOSÉ MORGADO, FRANCISCO PEIXOTO, ANA CRISITNA SILVA, JOSÉ CASTRO SILVA, 191 - 2010. ISBN: 978-989-8384-33-1. Lisboa: ISPA - Instituto Universitário.
|
|
|
|
3. |
Almeida, Tiago A. 2015. Escritas inventadas: Comparação de dois programas de intervenção que agem na zona proximal de desenvolvimento. In Diversidade e Educação: Desafios Atuais, ed. LOURDES MATA, MARGARIDA ALVES MARTINS, VERA MONTEIRO, JOSÉ MORGADO, FRANCISCO PEIXOTO, ANA CRISITNA SILVA, JOSÉ CASTRO SILVA, 241 - 273. . Lisboa: ISPA - Instituto Universitário.
|
|
|
|
4. |
Silva, Ana C; Almeida, Tiago A. F; Martins, Margarida A. 2012. Invented spelling and perspectives on spelling development: The necessity of an integrated cognitive model. In http://www.scopus.com/record/display.url?eid=2-s2.0-84896419947&origin=recordpage, 59 - 68. . Estados Unidos: Nova Science Publishers, Inc.. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Silva, Ana C; Almeida, Tiago. 2018. "Escritas inventadas em crianças de idade pré-escolar: necessidade de um modelo integrativo das abordagens fonológica, construtivista
e da aprendizagem estatística", Psicologia Escolar e Educacional 22, 1: 63 - 71.
|
|
|
|
2. |
Almeida, Tiago; Silva, Ana C. 2017. "Estabilidade gráfica das produções escritas e conceptualizações infantis sobre a linguagem escrita: Escrita cursiva e escrita
a computador", Análise Psicológica 35, 4: 439 - 451.
|
|
|
|
3. |
Silva, Cristina; Almeida, Tiago. 2015. "Programas de Intervenção de Escritas Inventadas: Comparação de uma Abordagem Transmissiva e Construtivista", Psicologia: Reflexão e Crítica 28, 3: 613 - 622.
|
|
|
|
4. |
Silva, C.; Almeida, T.; Martins, M.A.. 2010. "Letter names and sounds: Their implications for the phonetisation process", Reading and Writing 23, 2: 147 - 172.
|
|
|
|
Dados Complementares (Additional data)
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
9 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
5 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
1 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
4 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
4 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
4 |
Dados complementares (Additional data) |
8 |
Orientações Orientations |
8 |
Outras informações relevantes
Tiago Alexandre Fernandes Almeida. Concluiu Doutoramento em Psicologia Educacional - ISPA - Instituto Universitário de
Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida em 2014. É Professor Adjunto no Instituto Politécnico de Lisboa. Entre 2006
e 2014 participou em 2 projectos de investigação. Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia e Ciências
Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 6 colaboradores em co-autorias
de trabalhos científicos.
|
Visualizações do curriculum [
1710
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
28-06-2020
às
16:53:42
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team |
|